Lançada a polémica sobre jogos no Windows 8!

Se tanto é verdade que desde que há Windows, que há jogos, também é verdade que desde que há Windows há problemas de compatibilidade, estabilidade de versões, … e por aí fora.

À medida que vamos evoluindo no tempo, e as versões do Sistema Operativo da Microsoft evoluem também, vão surgindo novas funcionalidades, novas bibliotecas, novos pacotes de desenvolvimento. Enfim a cada nova versão surgem inovações que têm de ser assimiladas pela indústria dos videojogos de forma a extraírem o que de melhor esses SOs podem oferecer.

No entanto é uma questão que nem sempre é sinónimo de simplicidade ou de sintonia de opiniões e o maior exemplo disto é uma entrevista recente de Gabe Newell, co-fundador da Valve acerca dos videojogos e do Windows 8.


Durante a sua entrevista, Gabe afirmou que a Valve se encontra centrada actualmente em desenvolvimentos para Linux e referiu-se ao Windows 8 como sendo uma “catástrofe” que fará muitos programadores e equipas de Project largar os seus desenvolvimentos para o SO da Microsoft. Referindo-se mais especificamente à potencialidade touch do Windows 8 como também às longas e complexas teias de distribuição de videojogos PC, Newell iniciou assim o que pode ser o abandono da Valve aos PCs. Pessoalmente não acredito no abandono, mas aposto que as suas miras estarão cada vez mais apontadas para o Linux.

Entretanto e apontando também noutra direcção, Newell adiantou que o único problema que está a atrasar a evolução do Linux são mesmo os jogos, pois a partir do momento em que a oferta se equipare à existente para o SO Windows então o boom será maciço.

The big problem that is holding back Linux is games. People don’t realize how critical games are in driving consumer purchasing behavior,” afirmou Newell. “We want to make it as easy as possible for the 2,500 games on Steam to run on Linux as well. It’s a hedging strategy. I think Windows 8 is a catastrophe for everyone in the PC space. I think we’ll lose some of the top-tier PC/OEMs, who will exit the market. I think margins will be destroyed for a bunch of people. If that’s true, then it will be good to have alternatives to hedge against that eventuality.

Entre outras afirmações Gabe indica que o Windows 8 e o seu sistema de touch terá previsivelmente um sucesso curto e que pessoalmente aponta mais para a interação ao estilo Kinect.

We think touch is short-term,” afirmou Newell. “The mouse and keyboard were stable for 25 years, but I think touch will be stable for 10 years. Post-touch will be stable for a really long time, longer than 25 years. There’s some crazy speculative stuff. I do think we will have bands on our wrists, and you’ll be doing something with your hands, which are really expressive.”

Entretanto e como é sabido do público o Windows 8 trará consigo um sistema de compra online de jogos, não só para Windows como também para a Xbox 360, o que por si só traz uma forte concorrência ao serviço Steam … da Valve.

Está lançada a polémica que cada qual interpretará como quiser. Seja como for, prevê-se uma forte aposta da Valve no sistema Linux o que por si só é uma mais-valia para os seus, cada vez mais, fãs e utilizadores.

Também Rob Pardo, Vice-Presidente Executivo de Game Design da Blizzard, se aproximou das afirmações de Gabe Newell e via Twitter divulgou que considera o Windows 8 como Sistema Operativo non-grato, conforme se pode ler nas suas palavras “not awesome for Blizzard either.”

Está lançada a polémica e vamos a ver qual o veredicto final. Resta saber quem sairá a ganhar no fim de contas … para bem de todos que seja o Mundo dos Videojogos e os consumidores … mas a ver vamos!





  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


208 Comentários

  1. Bom dia ,

    Temos a tenda montada .

    Cumprimentos

    Serva

    • Yep!! Acho que sim… mas estou curioso para ver a evolução do linux neste campo!!

      Abraço
      DLC

      • Vai ser a desgraça da Microosft
        um Fail pior do que o vista o milenium juntos lol

        Vamos continuar com windows 7 por muito tempo

        instalei Beta do win 8 o interface e horrível e feio que mete medo ao susto…

        Este texugo Gordo do Balmer só faz merd* queremos o Bill Gates de volta fdx lol

        • Não concordo o windows 8 tem uma boa aparencia sim Só algumas falhas . mas a microsoft tá a crer mudar radicalmente oque a vai fazer se lichar mais uma vez. começam mega utilizadores a abandonar o windows enfim. quem fica ganhar éo linux :D

    • Serva, normalmente costumas fazer comentários grandes, mas quando li este até me espantei :D
      Tenda montada, a guerra vai começar!

      Cumprimentos

      S. Silva

  2. Bem…se começarem a escolher o MacOS como plataforma de eleição para jogos…é desta que me converto lol

  3. Eu não percebo todo este ódio pelo Windows 8?

    É por causa de terem retirado o menu iniciar e terem introduzido a interface metro?

    Eu tenho instalado no meu pc o Windows 8 Consumer Preview, e até agora não tenho queixas. No meu pc, que tem 6 anos neste momento, corre as mil maravilhas, melhor que o XP até que era o que tinha instalado antes e o que vinha com o PC de fábrica.

    E alguns jogos até tem melhor desempenho agora do que o que tinham no XP.

    Mas mesmo assim espero que a STEAM e as outras produtoras desenvolvam mais para Linux, a concorrência é saudável e nunca fez mal a ninguém.

    • Correndo o risco de dizer porcaria, penso que eles referiam-se ao SO como um fail no que toca a compatibilidades para jogos, e não ao SO como um todo, pelo menos foi o que entendi.

    • Também não percebo.
      Estou com windows 8 e tenho jogado tudo muito bem.
      E quem se queixa do menu iniciar é idiota.

      • Pois mas se muito “idiotas” se queixarem, não ter o menu iniciar passa a ser de facto um idiotice e depois vê-se quem é idiota.

        O povo é que manda e tirarem o menu iniciar foi uma grande estupidez e estes erros pagam-se caro.

      • devias de ter em atenção aos propósitos de cada um, quais as dificuldades e se calhar aos reais problemas seguintes das mudanças. Podes não ter encontrado dificuldades nos teus ‘afazeres’ diários, mas quem trabalha à muito com o SO windows sabe que há coisas bem diferentes. Melhor primeiro ver realmente o que se passa em vez de mandares palpites e insultar as pessoas quando não entendes as razões.

        • Trabalho à mais de 20 anos com windows.
          E tudo para os afazeres diários de toda a gente continuam lá. Até o tal menu iniciar continua no sitio (só mudaram o visual).
          Por isso mantenho o que disse.

          • nem toda a gente tem de ser nerd como tu.
            Existia gente que não tem a mesma paciência que tu.. ou que tem mais que fazer.. ou que tem mais idade, e que se habituaram a fazer as coisas.. e agora voltou-se tudo do avesso.

          • “há mais de…” :-P

      • Acho que o teu comentário acerca do “idiota” não é mais apropriado e devias era pensar no que dizes. Esta nova interface é sim uma inovação, mas porém não quer dizer que seja a melhor para cada cliente que use windows. Não criticou simplesmente uma pessoa só por usar o “menu iniciar” em baixo, esquerda, direita, cima, ocultado. Se essas possibilidades existem é para alcançar os requisitos da maior parte dos utilizadores windows, para não os abandonarem.

      • Olha Dimu eu concordo plenamente com o TiagoM
        E o Windows 8 não foi feito para jogos e correr melhor do que o XP. Sabes que o nivel de concorrencia está sempre em alta nestes casos… E num mundo onde se vê o Linux e o Mac OS crescer tanto, eu sou inteiramente da mesma opinião que o co-fundador da Steam.
        A meu ver o Windows 8 será um verdadeiro tiro no escuro. Independentemente das boas funcionalidades que tenha.
        MAS quem sou eu para falar… Há que aguardar e esperar pelos resultados…
        Mas a meu ver o Windows 8 vai ser como o Windows Phone. É bonito, até é minimalista, mas não consegue igualar um iOS ou Android…

        Vah cumprimentos a todos pessoal

        • “E o Windows 8 não foi feito para jogos e correr melhor do que o XP”

          Desculpa, quando dizes isso baseias-te em quê?

          Sim, o Windows 8 não foi feito para “correr melhor” (isso significa o quê, já agora?) que o XP. Sabes porquê? Porque entretanto já saiu o Vista e o 7. E é com esse último, o 7, que deve ser feita a comparação.

          E onde é que vês o Linux e o OS X a crescer tanto? O Linux passou de 1,56% em janeiro para 1,05% em junho, o OS X passou de 6,39% para 6,72%. O OS X realmente cresceu, mas subir 0,33 pontos percentuais é… nada! E o Windows realmente fartou-se de cair, passou de 92,05% para 92,23%! Oh, espera, até subiu!

          E há uma razão para haver pouquíssimos jogos para OS X e Linux comparado com o Windows (para além dos 92,23% do mercado): O DirectX. O Windows é o único SO que tem uma API unificada para jogos (na verdade o DirectX não existe só no Windows, a XBox 360 também suporta o DirectX, na versão 8.1), e relativamente estável, basta ver que a generalidade dos jogos feitos para DirectX 9 ainda hoje funcionam perfeitamente no DirectX 11.

          (E antes que alguém diga “E o OpenGL?”, o OpenGL é só uma pequena parte do que o DirectX é, especificamente é só parte do Direct 3D e do Direct 2D.)

          • Finalmente alguem que falou algo decente aqui! muito bem carlos. Tão a comentar um windows que ainda nem sequer saio a versão final. E vão-se calar todos como se calaram quando passaram do xp para o windows 7. Interface é diferente? temos pena, a tech evolui. e quem se queixou de passar do xp para o windows 7, agora secalhar ate o venera. e agora diziam “por isso é que nunca passei do xp” = Idiota. se fosse a esses gajos metia o windows 95 pa máxima performance. enfim. eu ja testei o windows 8 RP, joguei e fiquei contente com a estabilidade. Aias notei uns 5 frames a mais em relaçao ao windows 7. (no jogo em que joguei em especifico claro)

          • Quanto ao 1% do Linux, ninguém sabe ao certo qual o market share em desktops/portáteis. A própria Microsoft estima que seja no mesmo nível do OSX, em torno de 6% se não me engano. Na Europa um pouquinho mais de 6% (6.23% salvo erro) dos acessos a Wikipedia são feitos através de máquinas usando Linux…

      • Espero mesmo que a programação de jogos para Windows não seja abandonada. Pois eu tenho o W8 e nunca tive problemas em nenhum dos jogos incluindo BF3 só corro ao medio mas devido á minha grafica nao ser do top
        Mas resumindo, espero mesmo que mantenham a programação para o Windows continuando a ser uma exelente plataforma de Gaming

      • Mas não reparaste naquilo que a pessoa que fez este texto disse. Se leres bem eles dizem: ” Entretanto e como é sabido do público o Windows 8 trará consigo um sistema de compra online de jogos, não só para Windows como também para a Xbox 360, o que por si só traz uma forte concorrência ao serviço Steam … da Valve.” Esta entrevista do macaco da valve é tudo menos inocente.

        • O sistema de Linux que a valve vai suportar inicialmente (Ubuntu) também tem uma loja. E nessa loja vendem-se jogos. Penso aliás também acontece no MacOS com a App Store. Na minha opinião o maior receio da Valve é que a Microsoft utilize as suas práticas monopolistas que já todos sabemos para prejudicar a concorrência nomeadamente as stores rivais que corram em windows. Acredito também que a crítica dele seja dirigida para a interface que do meu ponto de vista é inadequada para uma utilização de desktop.

          Ora se muitas pessoas desistirem de jogar no seu pc devido a uma má experiência de utilização, vão-se virar para as consolas, (mercado onde a microsoft tem andado a dominar). Por isso a Microsoft fica de uma maneira ou de outra sempre a ganhar. A valve que tradicionalmente tem tido os seus titulos para pc… bem… estará em apuros a não ser que migre mais para as consolas, e a Microsoft está-se a borrifar para ela.

    • É por causa da integração com store e xbox live. São sistemas concorrentes ao deles. Enquanto estavam só na XBOX nao era problema. Agora no PC começa a ser. E se repararem mudam-se para linux, não para mac, porque no linux a store não tem o mesmo impacto.

      • Não tem a nada a ver com a porcaria de uma loja que nem sequer vai ter sucesso, conta-se com os dedos as pessoas que gostam do Games for Windows Live.

        Com ou sem loja, o steam ganhava a km’s, como tem feito até agora, concorrência já eles têm, não fales sem saber.

        • Mas quem é que falou no GfW? Para além de ti, claro… Aliás, sabes que o GfW nem é compatível com o Windows 8, certo?

          Vê a coisa assim: supõe que fizeste um jogo para PC e agora queres vendê-lo.

          Vais optar pelo Steam que só uma ínfima minoria das pessoas sequer sabe que existe (o Steam tem cerca de 40 milhões de contas ativas, num universo de 1,2 mil milhões de PCs) ou pela Microsoft Store que *todos* os utilizadores do Windows 8 têm? Antes de responderes leva em consideração que numa estimativa por baixo, para o ano, vão vender-se algo como 300 milhões de PCs com o Windows 8. Ou dito doutra maneira: entre 26 de outubro e 31 de dezembro deste ano vai haver muito mais gente com acesso ao Microsoft Store do que utilizadores do Steam.

          Já escolheste?

          • Acho melhores ires testar melhor o Windows 8, porque use o GfW, a compatibilidade com a XBox 360, não se foi buscar do céu, o CfW é a ponte entre o PC e a Xbox 360, vai-te informar.

          • Sim, o Games for Windows Live funciona no Windows 8, mas não é oficialmente suportado. Tanto que até pode dar problemas na instalação do SDK do Windows Phone.

            No Windows 8 tens o Microsoft Store (onde tens os jogos “independentes”) *e* o Xbox 360 Live (onde tens os jogos XBox Live, obviamente), este último é o substituto do Games for Windows Live.

      • O jose tem razão o facto de vir o Games for Windows Live não impede nada… particamente todos os programadores (que não são EA) usam steam e sempre hadem usar

        • Entao devem ser dos inumeros problemas que NÃO EXISTEM no windows 8 a correr jogos que correm actualmente no Windows 7. Acordem para a vida pa.

          • Acorda tu para a vida, ninguém está interessado na porcaria do GfW, nunca ninguem gostou disso, e não é agora que vai mudar, muita gente como eu, só usa Steam, e a probabilidade de isso mudar é extremamente baixa, o problema é o sistema ser fechado, e a microsoft começar a limitar o que se instala no sistema, acorda para a vida.

          • este jose é engraçado, eu tambem só uso steam e recentemente começei a usar a origin porque jogos como BF3 não estao nao steam. Medal of honor nao esta na steam tambem. Nem todos os jogos vao para a steam. se mais jogos do meu interesse sairem para outras plataformas podes ter acerteza que eu mudo. e como eu muitos.

          • Não sejas parvo, nem toda a gente pensa como tu, o BF3 vendia muito mais se tivesse no steam, não fazes ideia do numero de pessoas que está no steam que não está disposto a instalar o trojan do origin, sim chamam-lhe trojan.

            Senão acreditas, tens o meu convite para ir aos fóruns do steam.

    • Não é dificil de perceber, não tem nada haver com o metro!

      Mas sim por causa da Store da M$, não se já se aperceberam mas a M$ está aos poucos a tentar fechar o windows ao estilo dos mac OS, é normal que eles (Steam,origin) estejam um bocado assustados.

      Com isto gabe está-se já a prevenir caso a M$ se meta com esse tipo de maroscas.

      Do ponto de vista do utilizador, o GFWL sempre foi uma valente porcaria, mas das grandes, duvido que o W8 venha trazer um serviço melhor.

      Logo pra onde a steam for eu tambem vou, até porque a origin (EA SHOP) tambem já afirmou ir para linux, a blizzard tambem quer seguir a ideia do Gabe, e o Serious sam III tambem vai ser lançado juntamente com o left4dead 2 no linux mal a steam sair lá, e a intel está a trabalhar fortemente nos drivers juntamente com a valve/steam para optimizar o performance e features do OPENGL.

      Isto pode ser o inicio de muita coisa no linux.

    • «E alguns jogos até tem melhor desempenho agora do que o que tinham no XP.»
      Ou o Windows 8 reformulou as coisas ou então esse XP andava com algum problema… É que desde o Windows Vista que tenho alguma dificuldade em aguentar um jogo aberto durante muito tempo, levando ao aparecimento da típica janela: «O programa deixou de responder…».
      Mesmo com o Windows 7 não consigo algum desempenho semelhante ao que tinha no Windows XP…

      Relativamente ao mencionado no artigo, o que afasta os programadores de jogos, é o facto de terem de começar tudo de novo, pois o SO da M$ foi reformulado em alguns aspetos que podem afetar o desempenho e trazer queixas de alguns utilizadores!

      Em todo o caso, os jogos serão muito bem vindos ao Linux, será que é desta que me converto ao Steam?! :D

      • Acho que quem tem problems no Windows és tu, que isso que descreves não é nada normal.
        Quanto ao Windows 8 (ou o 7) ser melhor que o XP em jogos é natural, pois é suposto conseguir fazer uma muito melhor gestão dos recursos, nomeadamente da RAM.

        • O que o rapaz disse é extremamente normal, deve ser um PC antigo, por mais optimizado que o Windows 7 esteja, não faz milagres, e os jogos que normalmente fazem isso, são os de 90′s/80′s ou mais antigos, e normalmente usa-se o modo de compatibilidade que fica bom.

          • Bem, se meses antes da saída do W7 já é ser antigo… Mas pronto, lá terei de ir ao ferro velho ver de uns PC’s antigos, pois desde o Windows Vista que não consigo jogar durante algum tempo seguido o Need for Speed Underground 2… Pois de vez em quando o jogo vai abaixo…
            O mesmo se passa com um PC adquirido este ano, que tem o W7.

            Já cheguei ao cúmulo de correr melhor os jogos via Wine do que em Windows! Pois nem com a opção de compatibilidade a coisa vai lá!

        • Miguel o factor principal para que os jogos corram bem e com qualidade gráfica é o direct x que já não sei em que versão vai , mas lembro-me que quando saiu o Vista era o directx 10 e por isso existiam jogos que não corriam no XP de todo e claro que o hardware também foi sendo aumentado a medida que os jogos tinham mais detalhes .

          Cumprimentos

          Serva

          • DirectX 10 foi um fail tão grande, como o Windows Vista, veio muito mal opmitizado, não é por acaso que houve uma versão DirectX 10.1 para corrigir esses problemas todos, mas só no DirectX 11 que veio optimizado e com boas novidades.

      • Concordo com o miguel no vista não era propriamente o melhor não… mas no 7 e agr no 8 não tenho tido nenhum problema nem de desempenho nem de “crash”
        O único problema que tenho e que não consigo resolver é o facto da minha net ser uma real m**** mas claro isso não tem nada haver com a M$

    • Tudo se resume à concorrência nas lojas de aplicações/jogos. É claro que a Valve vai dizer mal de um SO que lhe vai criar concorrência…
      Para eles será muito melhor, tendo em conta a carteira de clientes que já têm, terem um SO deles e a baixo custo. Mas para que funcione há começar já a espalhar inverdades para que o desenvolvimento dos SO Linux aumente. Eu sou mega fã de Linux mas tb sei ver que neste caso há “jogo”. ;)

    • O problema da Valve com o Windows 8 está resumido no 6º paragrafo:

      “Entretanto e como é sabido do público o Windows 8 trará consigo um sistema de compra online de jogos”

      Estão a entrar no território do Steam como tal, se fossem dizer bem é que era estranho.

      • Eles já entraram nesse território a anos meu amigo, chama-se Games for Windows Live, e ninguem gosta dessa porcaria, e não é por sermos obrigados a ter isso no PC, que vamos passar a gostar, o sucesso da microsoft nesse ponto de vista e extremamente minimo, e nem a origin faz de ameaça, quanto mais ao steam.

      • Exacto a valve ja aqui está a tentar eliminar a concorrencia

  4. Acho que aqui o problema da “steam” é mesmo a concorrencia e não o OS em si. Actualmente a grande distribuidora de jogos digitais em pc é a steam, depois é a da EA que agora nao me lembro o nome, mas penso que em termos de nºs não chega nem perto da Steam. Com o windows 8, vai haver uma nova forma de distribuir jogos via web, a windows store, que vem por default em todos os win8, logo vai ser uma grande concorrencia à steam em termos de distribuição de jogos.

    Acho que este comentário da valve tem mais a ver com “negócio” que propriamente com se o windows 8 é bom ou não (ainda não experimentei, por isso nem vou dizer nada sobre ele)

    Até pq deixo aqui uma pequena questão à valve: Se linux é assim tão bom jogos, pq só agora é que avançam com a publicação do steam para esta plataforma? (Esta pergunta não tem nada a ver com se o linux é bom ou mau, mas sim com a decisão da valve)

    Abraço

    • Simples, alem da medida da MS e Win8 Store, existe também uma mudança no conceito de mercado devido ao Open-Source se ter massificado. O caso “Android” é o grande impulsionador desta medida da Valve. e o Win8 ao incorporar o Store, veio dar a ultima machada para o que se desse este passo.
      Obviamente que ninguem queria perder “tempo” a desenvolver aplicações nativas 3D para Linux, porque havia o habitual Windows. Mas com a Store do Win8 tudo muda de panorama. Vão perder dinheiro se não mudarem de filosofia, e adaptarem-se ao mercado Open-Source que está a ganhar bastante cota de mercado. e com isso a Valve pode lucrar como nunca, algo que antes não havia necessidade ou, não valeria a pena investir.

  5. O Steam vê um marketplace lançado pelo maior fabricante mundial de SO’s juntamente com a expansão agressiva (?) do GFW (games for windows), “borra-se” todo e já acha que pode desacreditar o SO com meia dúzia de balelas.

    Subscrevo o Pedro, ando a usar o W8 consumer preview no meu hp tx2 e, apesar de sentir um mau pressentimento em relação ao Windows 8 (por muito fanboy Microsoft que seja), a verdade é que até agora…estou a adorar!

  6. O problema não esta no Windows 8, está sim na plataforma MarketPlace do Windows 8, ambos a Valve e a Blizzard (que já se juntou a festa), já tem redes de distribuição dos seus jogos e plataformas próprias, a vinda do Market Place do Windows vai arruinar por completo que têm aos seus clientes. neste caso a Valve-Steam, perderia o seu Core Business.
    E daí esta revolta por poarte da Steam. A MS aproveita-s do marketplace, para vender os jogos que quer, e ainda ganha comissão sobre isso. Logo perdas de lucros nestas empresas que já têm Canais de distruibição.

  7. Caro Pedro, ninguém quer estar a reaprender como usar um computador. Não te esqueças que a maior parte das pessoas não é um “geek” e o simples facto do icone da reciclagem estar no canto superior esquerdo ou no canto inferior direito faz confusão a mais gente do que imaginas. Sendo “IT guy” de uma pequena empresa posso atestar os tempos difíceis que passei por causa do Windows Vista, e tremo cada vez que penso o que me espera quando sair o W8.

  8. Eu gosto bastante do interface W7 mas no entanto já tive alguns dissabores com incompatibilidades e erros atrás de erros em alguns jogos bastante recentes, o que é ridículo visto que estamos a falar de jogos recentes, só troquei do Xp para W7 porque há jogos que já só funcionam em W7.

    Eu acho que isto é uma forma de pressão da industria dos jogos, porque toda a gente sabe que o que move o desenvolvimento e respectiva venda de novo hardware, é a industria dos jogos, tirando alguns programas de desenho, edição de video e renderizações, nós não precisávamos de um hardware tão potente, se não houvesse jogos toda a industria
    tinha estagnado, o que de certa forma já acontece um pouco por causa das consolas de jogos. Por isso isto é mais um aviso “ou fazem o que nós queremos, ou só vão vender o SO a escritórios”, se retirarmos o universo dos pc’s dos jogos da
    equação o que sobra? Iamos ver as marcas de hardware a ir a falência…

  9. Penso que em vez de massiço será massivo…

    O “grande” problema do linux é mesmo a qualidade das drivers gráficas e a não adopção do público em geral…

    • Exacto, se isso for resolvido, e os jogos forem pra lá bem optimizado e ter uma boa adoção de saida de jogos lá.

      Decerto que o linux se tornará numa plataforma viavel para gaming vs windows 8

    • Tenho uma Nvidia e a qualidade da driver é igual ou melhor que no windows alias é desenvolvida pela própria Nvidia , não sei onde as pessoas vão buscar o problema das drivers gráficas em sistemas linux , com a Nvidia não tenho qualquer tipo de problemas em linux

      como pode ver aqui neste video .

      http://www.youtube.com/watch?v=s4Z08QdpE1E

      o video já é de 2009 como podem ver jogar em linux é tão ou melhor que no widows , eu prefiro jogar em linux pois tenho total controlo sobre a maquina , posso por o sistema operativo a correr só o jogo.

      “O “grande” problema do linux”

      não é linux que faz o hardware por isso o problemas que se possa ter é dos fabricantes esses sim é quem tem fazer para melhorar as drivers, e a Nvidia é bom exemplo .

      Quando alguém compra um computador da Apple fica limitado ao hardware suportado pelo sistema deles , mas não vejo miguem dizer a culpa é da Apple .
      Quem tem um pc Apple quando compra hardware tem ter atenção se é compatível ou não com o sistema da Apple

      Mas porque um sistema como GNU/Linux , que da mais suporte de hardware que o sistema da apple , ou ate mesmo que sistema da Microsoft quando falamos de kernel.
      tem que estar sempre estar a ouvir O “grande” problema do linux” é isto e aquilo ?

      Quando isso não é verdade .

      O grande problema são algumas empresas que não dão suporte ao linux .

      Por isso quem quer utilizar sistemas Linux quando compra Hardware tem que ver se é compatível tal como acontece com um pc da Apple .

      • Londres por um canudo

        Não ligues. São coisas que se dizem por aí, de quem não sabe nada ;-)

        http://arstechnica.com/information-technology/2012/06/linus-torvalds-says-f-k-you-to-nvidia/

        • o pessoal não compreende o que o Linus torvalds , estava-se a referir, ele estava se a referir ao suporte ao kernel linux pois o linux é um kernel , a nivida não têm sido a melhor empresa a dar suporte ao kernel linux , mas tem drivers proprietárias de qualidade para sistemas GNU/Linux , antes colocares links compreende primeiro os assuntos.

        • Boa tarde ,

          O Linus está muito na dele , e aqui nesta entrevista que eu vi na integra ele excedeu-se um pouco é verdade que as empresas de hardware não colaboram com o SO Linux isso é mais que evidente , as drives são todas quase na sua totalidade produzidas pela comunidade , mas mesmo as drives não oficias da nvidia funcionam muito bem em Linux , como digo em jogos não posso opinar , mas o que é certo é que tenhas uma AMD ou Nvidia as drives que vêm por defeito das distros Linux funcionam .

          Cumprimentos

          Serva

      • o problema é que nem toda a gente tem uma placa gráfica nvidia :)

        • esse é o problema as pessoas antes de comprar Hardware para linux tem que ver se é compatível com sistemas linux , tal como acontece com os utilizadores de pcs da Apple .

      • Eu tenho Nvidia e queixo-me, ela aquece como nunca, alias no verão é quase impossivel usar Linux pois tenho medo das temperaturas que ele atinge.

        • deves utilizar o ubuntu ?

        • Kekes mas esse aquecimento a que te referes acontece quando jogas ou acontece mesmo numa utilização normal , é que eu não tenho esses problemas .

          Cumprimentos

          Serva

        • Kekes, isso acontecia na versão 295.40, que vinha com o ubuntu 12.04 que tinha um enorme bug de temperatura, despoletado pelo unity. Também no inicio quando actualizei para esta versão, esses drivers faziam a minha placa grafica do portatil ir facilmente aos 70º ou mais.

          Mas isso já está resolvido, instala as actualizações especialmente a versão 295.49 dos updates (pacote nvidia-current-updates se usares o synaptic ou usa A aplicação “drivers adicionais” das definições de sistema e instala e activa os drivers nvidia versão update ) e o problema resolve-se. Se não resolver, tenta usar o unity 2d, que é muito menos intensivo. No inicio para colmatar o problema de temperatura eu usava o unit 2d e não tinha problemas.

          Se continuarem os problemas pode ser a tua placa gráfica (se tiver dissipador com ventoinha) que tem sujidade. Aconselho a se verificar o caso a abrires o pc limpar a zona do dissipador (que muitas vezes não é destacável) com cuidado usando um pincel.

          • eu ate podia por aqui uma aplicação “script” que criei que instala ,desinstala . automaticamente drivers do syte da nvidia ate tem uma interface gráfica , mas é melhor não .

    • Mas tu achas que os problemas com as supostas drives são provocadas por quem ? … pela Nvidia e pela AMD , uma vez que a decisão destes players apontar para o Linux será os fabricantes desse hardware a fazerem as drives para o Linux , tão simples quanto isso .

      Cumprimentos

      Serva

      • Os drivers da nVidia funcionam bem em Linux para aplicações mais comuns, para coisas mais específicas (ou highend) que não sejam ligadas as Tesla (computação paralela etc.) falta ‘informação’ no driver. Ele é apenas um port da versão Windows para Linux e não uma versão toda escrita para Linux. Em razão da Valve estar a desenvolver para Linux a nVidia tem melhorado o driver, inclusive a Valve tem reportado diversas coisas ‘faltantes’ no driver que parecem estar a serem corrigidas. No caso da AMD o driver open funciona bastante bem (para aplicações mais rotineiras) e o closed, dizem (só tenho placas nvidia), é bastante problemático, principalmente pelo fato de a AMD demorar a actualizar o driver para as novas versões do Xorg. Mas parece que a AMD está bastante interessada em resolver esses problemas com o seu driver proprietário. Tem bastante sobre o assunto no Phoronix.

  10. Se começarem a sair jogos para Linux já com a indicação da placa Grafica,e no caso poderá ser a ATI já que a NVIDIA não mostra muito interesse pode modificar atitudes,por outras palavras ninguem quer perder mercado e ai a NVIDIA mesmo não querendo tem de se chegar a frente.

  11. O problema esta nos equipamentos que vao ser desenvovidos daqui para a frente. Porque quer queiram quer não o interface metro so faz sentido com ecras touchscreen.

    Mas tambem concordo que comecem a desenvolver jogos para linux pois vai melhorar em muito os sistemas operativos que ate aqui tem sido apenas umas optimas estações de trabalho.

    Mas sinceramente estou um pouco desiludido com este “avanço” da microsoft.

  12. O medo desses criticos é apenas um:

    Perca de receita pois as vendas em Win8 são feitas preferencialmente via o Marketplace da MS..

    Ou seja o Steam e afins ali perdem significado e logo €€€ para eles!

    Não é mais nada… o Win8 não é pior para os jogos…

    Sobre a pirataria .. essa tende a diminuir com os jogos online… sejam o attach rate de jogos por consola.. NUNCA foi tão algo como na X360 … onde o risco de perder o online não supera a vantagem de “cracar” a consola e jogar cópias…

    Quanto ao linux.. é e será sempre um nicho (e muito bom mas para servidores) …vejo muito mais a cena gaming a crescer em iOS que em Linux…

    Mas pronto vejamos o que o futuro reserva :)

    • Bom dia @cmm ,

      Sabes porque que estás enganado ? …. é que na Apple a mudança de hardware ou os upgrades que possas fazer as maquinas não são simples e nem sempre são possíveis , em Linux a flexibilidade é total podes mudar o que quiseres porque no fundo estamos a falar de PCs que tu podes montar e não em maquinas proprietárias essas sim destinadas a um nicho de mercado , era previsível que mais tarde ou mais cedo o Linux se tornasse no fenómeno que está a ser o Android .

      Cumprimentos

      Serva

  13. Quando as gráficas se comportarem decentemente em Linux, aí sim, podemos ter jogos e um concorrente total ao Windows.

    • As placas da Nvidia funcionam bem linux

      • Bom eu posso ser suspeito porque não uso jogos , mas confirmo que em 5 maquinas que tenho Linux instalado não existe nenhum problema com as gráficas e também tenho uma AMD e sem problemas , agora mais uma vez digo já existem vários jogos para Linux mas não é a minha praia e por isso não me posso pronunciar .

        Cumprimentos

        Serva

  14. Só tenho o windows 7 por causa dos jogos,se passarem a ser compativeis com linux deixo de usar windows…é um bom S.O.,mas prefiro linux!
    cumprimentos a todos

  15. mais não entendo porque os meus comentários levam mais tempo serem aprovados que outros ?

    fiz um comentário as 10:35 ,

    mas outros comentários depois do meu comentário já foram aprovados .

    Qual é a justificação ?

    • É o pessoal do Pplware que está na praia a dormir. Tenho aqui um bom numero de comentários para aprovar, ja la vi o teu :)

      • passar 20 minutos depois do meu comentário , foram aprovados vários .

        também já notei que favorecem os comentários dos utilizadores do windows ou da Apple,eu já testei isso , na qual fiz um comentário a favorecer o windows , foi logo aprovado , e tinha feito um antes a criticar o sistemas da Microsoft e a favorecer os sistemas openSource demorou muito tempo para ser aprovado. já testei isso varias vezes , blog podia ser mais pluralista, mas no meu ver não é .

        • Óooo CMatomic, as coisas que tu inventas !!!!
          Como te disse, os comentários estavam em moderação, apenas foram aprovado quando alguém teve disponibilidade para os aprovar…. O que referes é treta.

          • mais uma vez não entendo porque os meus comentários levam tanto tempo a serem aprovados, já ouve aqui comentários muito depois dos meus já foram aprovados .
            aqui fica o exemplo
            este comentário já esta por ser aprovado a mais de 50 minutos
            “31 de Julho de 2012 às 12:03 pm
            O seu comentário aguarda moderação.
            deves utilizar o ubuntu ?”
            eu não estou inventar Pedro Pinto , é aquilo que vejo , pode ser uma interpretação errada , mas já me aconteceu varias vezes as mesma situação .

          • CMatomic, tal como dizes estás a interpretar mal aquilo que vês.

            Nem todos os comentários são sujeitos a moderação, e os que são é porque o algoritmo do sistema assim decidiu.

            Os comentários que referes que foram aprovados depois do teu, surgiram porque não foram sujeitos a aprovação manual e o sistema decidiu que podiam ser publicados.

            Não há aqui manobras nem esquemas de perseguição. Relax…

      • Vai trabalhar malandro!

        Lá porque a gente não te paga isso não é ra… oh, espera lá! Pois é, a gente não te paga!

        Então nesse caso, quando puderes e tal, sff, obrigadinho!

        :)

  16. É preciso relembrar que este senhor foi o mesmo que disse que a SONY deveria recolher todas as consolas porque tinha sido muito mal conseguida…

    Tal como foi escrito no artigo… duvido que ele largue o sistema windows e o desenvolvimento em directX.

    Se fosse facil ele já lá estava a muito tempo

  17. Londres por um canudo

    O homem falou em Linux e toda a gente ficou presa à questão do Linux.
    Na verdade ele só disse que ia portar os jogos para Linux para manter uma plataforma estável para jogar os jogos para PC de maneira tradicional – com teclado e rato (ou comando).

    Está muito desconfiado dos jogos para ecrã touch que aí vêm. Acredita mais em jogos por comando gestual à Wii e Kinect mas ainda não estão para breve para PC.

    A mudança para o touch e as alterações na comercialização de jogos, esmagando as margens,, vão acabar com muitos produtores de jogos. É isso que o leva a dizer que o Windows 8 vai ser uma catástrofe – para os que desaparecerm. Para os que souberem aproveitar a oportunidade não vai ser, digo eu.

  18. Agora só precisava que fizessem uma versão do Office e um iTunes para o Linux.

    São as únicas coisas que me mantém preso no Windows.

    • tens o libreOffice “eis OpenOffice da comunidade ” que faz o mesmo trabalho da que Office da Microsoft , as empresas e as pessoas em vez de andarem gastar milhões com o Office da Microsoft , podiam dar esses milhões ao projecto libreOffice . , sobre o Itunes , a muitas alternativas na web ao itunes , o itunes é uma questão de moda . eu prefiro comprar cds , musica em formato mp3 queima-se num instante se haver um problema com o dispositivo de armazenamento na pratica são sempre discos rígidos ,SSD , , enquanto em formato fisco “CD” esse risco é diminuto .

    • podes instalar os dois no linux

    • Pois realmente,comigo é igual, o open office ou libreoffice nao teem comparaçao. Principalmente o Outllok é que me prende ai Windows ainda mais agora que parece que o thunderbird está prestes a desaparecer.

  19. Bom dia ,

    A suite de produtividade da Microsoft é de longe o melhor produto que esta empresa produz , por isso não estou a ver algo com esta qualidade tão cedo para Linux , o Libreoffice é uma boa suite , mas para certos trabalhos ainda não está apta para os executar , e depois de facto o tamanho gerado pelo Libreoffice bem superior ao Office da Microsoft também pode ser um inconveniente , esse penso que até seria fácil ultrapassar .

    De qualquer das formas já estive a experimentar o novo office e para mim foi uma desilusão .

    Cumprimentos

    Serva

  20. O W8 corre perfeitamente os jogos todos, até consegui correr no limite jogos que o W7 não corria no meu netbook. O que este senhor esta a fazer é meter medo pois a realidade e que se ele tem medo dos jogos em Windows pois vao ser uma dor de cabeça, eu nao quero imaginar a dor que cabeça que vai ser programar para Linux, em que eu como utlizador Linux tenho sempre graves problemas para correr software principalmente jogos, mesmo aqueles feitos mesmo para Linux.
    O que ele realmente tem medo é de perder a confortavel fatia de mercado de venda de jogos que tem, tem medo que as productoras deixem de andar de joelhos perante a sua “presença” e de deixarem de fazer e desfazer como têm pasado nos ultimos anos.
    Basicamente ele tem medo de perder o monopolio, esta cagadinho pela concorrencia.

    • alguns utilizadores novatos de sistemas GNU/linux querem fazer do GNU/LINUX um windows , logo as coisas não funcionam, realmente não entendo os teus problemas com os sistemas GNU/Linux , instalar jogos nativos para Linux é tão fácil como no windows , grande parte deles nem a consola “linha de comandos “é preciso , e tudo através de cliques o pessoal é que complica .

  21. Isto é muito simples de explicar, com o lançamento da “Store” no Windows 8 os produtores vão começar a optar por lançar por lá as aplicações / jogos visto que só tem vantagens face à sua centralização (e normalmente até se traduz numa baixa de preços no software). Logo este tipo de coisas não interessa à Valve pois tira mercado (dinheiro!) a Steam.

    • Exactamente isso que pensei, a Valve tá so a puxar o seu peixe a braza, enfim mas também percebe-se, agora inventar logo que o Windows 8 vai ser um insucesso e na sei que mais é absurdo, only time will tell.

  22. Não eram eles que estavam desenvolvendo um novo console baseado no PC? Provável que o SO dele seja baseado em Linux também. Penso que esse é o motivo real por trás dos comentários.

    Fazer o steam rodar no linux e portar os jogos desenvolvidos por eles é uma coisa. Convencer todos os outros desenvolvedores fazer o port de seus jogos a venda no Steam é outra história. Talvez se for para um console, seja mais fácil de convencer. Mesmo com a toda a padronização que OSX têm, ainda são poucos os títulos pra ele à venda no Steam.

    Pra quem usa o WIndows só pra jogar vai poder aposentá-lo de vez , caso tenha todos os seus jogos portados.

    Mas não é os jogos o responsável pela popularidade ou não do Linux, a maioria das pessoas que usam o Windows sequer jogam.

    Acho que a disputa aí é entre ele e o Ballmer pra ver quem fala mais asneiras.

    Pra mim é uma boa notícia, pois uso o Steam, Linux e o Windows 8, que até então, não se mostrou nenhuma catástrofe, tem rodado tudo sem problemas.

  23. Microsoft para seus usuarios > Eat Shit

    Win8 é outro win ME…a maioria vai ficar no win 7 para nao ter que migrar para esse OS infantil .

  24. Se a MAC é a MAC e tem muitos mais utilizadores do que o Linux e a maioria das empresas não investe fazer jogos para MAC, agora é que vão começar a fazer para Linux!?

    Até podem fazer, mas dizerem que vão deixar de fazer jogos para Windows é uma grande treta! Até aquelas empresas que antes só faziam para consolas, estão a adaptar quase tudo para Windows, era agora que os já fazem para Windows iam deixar de fazer! Francamente.

    Se quando a Microsoft criou o Visto, que tem uma arquitectura totalmente nova, os jogos eram compatíveis… Era agora com o Win8, que é uma melhoria do Vista e do Win7, que os jogos deixam de ser compatíveis…

    E depois, quem tem de fazer com que os jogos sejam compatíveis ou não, não é as empresas de jogos, mas sim a própria Microsoft. Ou acham que a Microsoft ia fazer o Win8, sem ser compatível com os milhares que jogos que já existem e que vão ser criados?

    Isto não tem haver com o tipo de arquitectura do Win8, nem de questões de compatibilidade, nem que vão ter mais trabalho para fazer jogos para Windows. Mas sim, como já foi referido é o Win8 vir já com uma loja online de jogos.

    Pode ser difícil a mudança, mas nestas coisas da tecnologia tem de se saber mudar.

    • Boa tarde ,

      É mais fácil existir uma migração massiva para Linux do que para OSX , porque quem quiser migrar para MAC tem de comprar um Mac e isso implica muitos € e no Linux essa questão não se coloca porque basta instalar nas nossa maquinas actuais até os P4 vão ficar com outra alma .

      Cumprimentos

      Serva

    • o pessoal as vezes esquece que o android é Linux também .

  25. Uso o 7 não gosto do windows 8 por enquanto.
    Ainda não esta na versão final.
    Também só uso para jogos visto que tenho um mac… Jogos para mac já começa a haver alguns, não esta assim tão mal. Linux é que não sei..

  26. Os proximos tempos vao ser incertos pro lados de MS, relaçoes fragilizadas com a distruibuidoras de jogos e os fabricantes de hardware (com o lançamento do Surface).

    Penso que a Valve e comp. ja deveriam ter investido em Linux à mais tempo bem como a MS num tablet proprio.

  27. E se me permitem o W8 para as empresas vai ser um total fracasso , aonde prevejo melhor resultados é no mercado dos tablets e mesmo só os tablets nem mesmo nos Smartphones me parece que vá ter sucesso , mas só o tempo o dirá .

    Cumprimentos

    Serva

    • Nem mais, plenamente de acordo..
      Total desastre num ambiente profissional.
      Além de agora o foco, começar a serem aplicações fullscreen e metro. O que vai ainda “lixar” mais a productividade em windows daqui em diante. Não se compreende ter um ecrã de 24 ou 27′ com uma aplicação em full screen

  28. Espero que seja o seguinte… Concordo que se comecem a fabricar jogos para linux mas espero que se mantenham para W8 e que nao parem de dessenvolver para Windows

  29. Se meterem jogos em linux e desta que mudo para uso diário

  30. isto é conversa mas que é que trocar o windows pelo linux , isso era como se enforcar

  31. o Windows vai continuar a existir , o windows pode não ter sucesso como o windows 7 , mas uma coisa sei linux nem vê-lo .

  32. esta certo, e o burro sou eu ?

    • tas falar de que ?

    • sim,penso que sim, serás mesmo tu.

      A popularidade do win nao vem dos jogos, nem de ser melhor ou pior que os outros, mais ou menos seguro.

      A popularidade do win vem de ser um so natural que todos conhecemos. (e como se fosse a lingua mae).

      com esta versao parece que tudo isto é posto em causa, e de facto, pode ser uma oportunidade para o linux. Para o mac nem tanto, tudo na mesma, o facto de exigir hardware proprio afasta, especialmente para o preço.

      ja para o linux, ao ter de reaprender a mexer num pc, estou seguro que muitos optarao por aprender em linux, por ser livre, nomeadamente nas empresas, custos mais reduzidos com SO. e formaçao… tanto vao ter de dar para win8 como para linux… mais varias distro de linux nao sao assim tao diferentes para o utilizador, lembro-me por exemplo do mint.

      claro que se houver os jogos mainstream para linux, isso sera um boost para a adopçao de linux, pois os jovens querem e jogar nao interessando muito se é em win em lin ou na PS.

  33. É claro que o Windows 8 é uma catástrofe…

    …para o Steam.

    Quem é que vai instalar o Steam para comprar jogos se o Windows 8 já vem com uma loja de aplicações e jogos? Mais ainda quando os jogos comprados pela loja do Windows poderem ser jogados em até 5 dispositivos, coisa que os do Steam não podem.

    • Não é por aí.

      Muita gente tem o Games For Windows Live no PC, o Steam, o Origin e ainda mais uma ou outra Store. Ter uma não implica não ter as outras.

      Assim aproveita-se o melhor de vários mundos.

      • E podes continuar a ter, eu tenho o Steam e o Games For Windows (faz parte do SDK do Windows Phone) no Windows 8 Release Preview.

        O Games For Windows não funciona lá muito bem, mas o Steam funciona perfeitamente.

  34. Antes de mais, sou utilizador dos 3 sistemas operativos, Windows, OSX e Linux (quando preciso, na faculdade).

    Tenho iOS no iPad, Android no telemóvel, e agora vou passar a Windows Phone 7.5 no telemóvel, pois o meu android já deu o berro (bateria)

    Sou completamente agnóstico para plataformas.

    Acho que este gajo é um estúpido de um fanboy parolo. Não há problema nenhum com o Windows 8, afinal de contas, é só um Windows 7 com uma interface extra para touch, que mal é que isso pode fazer?

    A culpa é dos que desenvolvem motores gráficos para tecnologias proprietárias como o DirectX da MS. Se desenvolvessem para OpenGL, dava em todo o lado! Desde Windows, Mac, Linux, Android, iOS, etc. etc. etc.

  35. é pá e pessoal aqui é rápido aprovar os comentários .

    • é verdade só os meus é que levam muito tempo a serem aprovados.

      • sabes acho que devem estar a bloquear o teu nome , tipo um filtro.
        vamos ver se isto é aprovado . depois de ter dito “é pá e pessoal aqui é rápido aprovar os comentários .” começaram a bloquear os comentários

    • Se calhar é porque estamos com uma afluência muito grande de comentários (ainda bem).
      Deixem-se de teorias da conspiração. Temos um filtro de spam que é conhecido por todos e que tem em conta diversos factores, não é preciso spammar a zona de comentários acerca disso.
      É um filtro que por vezes é chato (eu própria sou bloqueada N vezes e pertenço ao site), mas é algo necessário pois recebemos mesmo muito spam e linguagem inadequada. A solução é ter paciência e a administração aprova. Não somos o primeiro nem o último site a usar este sistema.

      Obrigada pela compreensão.

  36. Porque que o Windows 8 vem afastar a STEAM do PC mesmo?

    Que eu saiba, com o lançamento do Windows 8, as versões anteriores, principalmente o 7, não vão ser destruídas instantaneamente.

    Eu senão gostar do Windows 8 (que é o que vai acontecer provavelmente tendo em conta o que já experimentei) continuo com o Windows 7 que ainda tem muito para dar e durar (e se o Windows 8 for o FAIL que muitos adivinham, o 7 irá durar ainda mais).

    Sinceramente não compreendo estes argumentos. Podem não suportar o Windows 8, mas têm muitos clientes com versões anteriores deste SO, e muitos destes não estão dispostos a mudar para Linux, logo, onde ficam estes clientes?

    Só posso ver estas palavras como hype para os futuros novos clientes, que fanáticos como são olham para estas palavras como algo delicioso.

    Quanto à mudança para Linux acho muito bem, todos devem ter direito a usar softwares 3rd Party independentemente do seu SO.

    P.S: Quando usei a palavra “fanáticos” não quis generalizar nem insultar ninguém. É apenas o reflexo de uma realidade que vivo constantemente: tendo Windows e estando inserido em grupos onde muitos têm iOS e Linux sou constantemente alvo de bocas foleiras e constantes provocações a denegrir o meu produto e a vangloriar o deles (não sou defensor da marca, mas era como se alguém comprasse um Citroen, e depois um grupo estivesse constantemente a dizer que aquela marca não prestava, etc. – torna-se desagradável). O pessoal que tem Windows não tem igual comportamento geralmente. Com certeza não serei o único a viver essa realidade.

  37. O Windows 8 vai fazer concorrência com a Stream da Valve, por isso toca a dizer mal

  38. Então deixem cá ver se eu percebi.

    Estes senhores estão a rasca porque já sabem que a Store da MS vai ter uma boa visibilidade e os jogos XBOX Live têm sempre muita visibilidade. Quer isto dizer que em vez de investirem na sua propria store mais integrada com o Windows 8, usando o UI metro e adicionando essa store como um TILE, acabando assim com a real diferença que possa existir entra a deles menos visivel com a da MS mais visivel, preferem pressionar os programadores a mudarem-se para um sistema operativo que nunca vingou no mercado de consumo?

    O Linux tem o quê? 1-2% de utilizadores? Não estou a incluir aqui o Android nem o uso de Linux em Servidores. Estou a falar de quem vai jogar os jogos que até agora eram Windows e que agora vão aparecer no Linux também.

    Só quem nunca jogou um jogo como o EVE Online que existe nas varias plataformas é que pode pensar que eles venham a ter sucesso. Da wikipedia: “At Fanfest 2008 Transgaming announced and demonstrated that the Premium graphics client is now running on Mac OS X 10.5 Leopard. In February 2009 CCP announced that they planned to discontinue the official Linux client with the next major patch,[75] and advised on using third-party programs to run the Windows version of the client under Linux.[76][77]”

    I rest my case. E este jogo nem tem tantos jogadores como o WOW.

    • O problema é que a M$ não permite ter a sua store integrada no metro, pelo menos sem cobrar parte dos lucros para si (não sei como funcionam exatamente as restrições) por isso é que eles não estão contentes e vão tentar aumentar a popularidade do Linux que permite mercado livre

  39. Em primeiro lugar, é mais do que óbvio, ainda que muita gente se queira aproveitar destas declarações para implicar com o Windows 8, que Gabe Newell da Valve está simplesmente preocupado com a concorrência da Store do Windows 8 (e não me venham com o Games for Windows Live, é que não tem nada a ver, a Store vai ser transversal a Xbox e PC, o que acarreta um grande perigo para a Valve por exemplo, até porque já se fala em correr títulos de renome da Xbox no Surface Pro, como o Halo 4). Ele está a procurar aproveitar o desagrado ou desmotivação que o Windows 8 tem provocado na opinião geral para instigar as outras pessoas a procurar alternativas e assim não perder clientela. Agora pensem, porque é que ele refere Linux em vez de MacOS? Pois, porque Linux é o sistema livre e gratuito, e se houver muita gente a querer migrar do Windows, a maior parte delas vai procurar primeiro por uma alternativa viável e com usabilidade semelhante ao Windows no Linux, como é o Ubuntu e seus derivados e só depois irá ponderar gastar centenas ou milhares de euros num Mac. Se isto irá fazer evoluir o Linux? Sim, porque haverá maior compatibilidade com hardwares que possuem drivers closed-source, mas tem de ser uma migração generalizada, não apenas actos isolados deste e daquele estúdio.

    Agora, aquilo que continuo sem entender é porque razão as pessoas continuam a querer viver no passado e a ter uma dificuldade tremenda em se adaptar à mudança. Eu já testei a fundo o Windows 8 e só tenho coisas positivas a dizer acerca dele.

    Não posso deixar de fazer um reparo à forma como a generalidade do público comenta sobre assuntos de tecnologia. Por exemplo, vejo alguns comentários a dizer que desde o Vista que os jogos não correm na perfeição em Windows. Parem de falar como se o vosso PC, com o vosso fabricante e as vossas configurações fosse o modelo padrão! A cada máquina a sua história, as suas incompatibilidades e vantagens/defeitos. Eu por exemplo tenho vários jogos de última geração a correr perfeitamente bem no Windows 7, dentro das limitações do poder de processamento gráfico do meu hardware. Mas conheço gente que não tem a mesma sorte porque possui outras configurações. Igualmente com o Windows 8 RP, até aqui neste artigo temos pessoas a dizer que não tem problemas e outras que têm. E o mesmo se pode dizer do Linux, uns tem mais dificuldades em correr certa distribuição, outros não tem qualquer problema. Porque é que insistem em cometer esta falácia de argumentação que consiste em achar que o que funciona bem connosco é o melhor que existe no mercado e o que não funciona tão bem connosco é o pior que já alguma vez foi feito e que outras pessoas não têm o direito de gostar e ter uma boa experiência, com produtividade/diversão?

    A nova interface do Windows 8 não agrada a todos. Tudo bem. Não oferecem alternativas, sobretudo para desktop, sim isso é criticável. Agora, porque é que continuam a insistir que a interface que já vem desde o Windows 95 é a melhor de sempre e nada que seja feito acerca dela pode ser para melhor, para mais inovador, só porque quebra a rotina a que estão habituados? Aprendam a abrir a mente, porque à parte da interface, o Windows 8 vem com claras melhorias em todos os aspectos, performance, segurança, explorador de ficheiros, sincronização, integração de plataformas, consumo de recursos e bateria e por aí fora. E digo o mesmo do Ubuntu, tão criticado que é por apresentar uma interface virada para o futuro, mas que depois de alguma digestão, já começa a reunir adeptos pela sua tremenda facilidade e usabilidade.

    • essa interface tao antiga como tu dizes é que é a base do sucesso do windows e a sua alateração representa uma grande oportunidade para os seu concorrentes, especialmente linux, por ser livre.

  40. A M$ está a correr grandes riscos com o Win8 e cada vez mais querem imitar a Apple a fechar tudo e até lançam os seus dispositivos. Arriscam-se a concorrer com os seus parceiros em vários níveis. Se lhes correr bem ficam com grande domínio, se correr mal podem-se enterrar forte mas isso só esperando para ver..

    Isto da Valve é porque lhes estão a roubar o negócio e obriga a Valve a ir para Linux. Só não tinham ido antes porque com tão poucos utilizadores nunca valeu a pena, agora as coisas mudaram e vão ser eles próprios a contribuir para que Linux aumente de popularidade e ainda bem. Eu como utilizador de Ubuntu fico radiante de alegria porque assim talvez possa largar o Win de vez. Vão ser tempos muito interessantes para o Linux, provavelmente vai aumentar a sua quota de mercado e nvidia e ati melhorarem os drivers!!

    • Fechar tudo ?? Fechar o que exactamente??
      A Microsoft é das poucas empresas em que as tens rectro compatibilidade para correr software da idade da pédra pá!!

      “… arriscam-se a concorrer com os seus parceiros em vários níveis…”, penso que a ideia seja precisamente essa! Já ouvis-te falar de um mercado não concorrencial?

      “…Se lhes correr bem ficam com grande domínio, se correr mal podem-se enterrar forte mas isso só esperando para ver…”, A isto chama-se o principio do 3º excluido penso eu! Uma coisa ou é ou não é, a 3º hipotese está excluida á partida. Adoro quando se comenta o óbvio!

      “…agora as coisas mudaram e vão ser eles próprios a contribuir para que Linux aumente de popularidade e ainda bem…”, O linux é muito lindo quando apenas “meia duzia de especialistas” o utilizam! Sejamos francos, Linux para utilizadores sem experiência no mundo das TI é uma dor autêntica. Tenho experiencia em dar formações e sei um bocadito daquilo que falo!

      Sou utilizador de Windows mas tenho que trabalhar constantemente com Linux e, apenas na minha opinião, os produtos Microsoft não têm comparação! Seria, por exemplo, incapaz de trocar o Windows 7 ou mesmo o Visual Studio ou o SQL Server 2012 que utilizo por qualquer outro programa ou S.O.!

  41. Esta frase explica tudo:

    “Entretanto e como é sabido do público o Windows 8 trará consigo um sistema de compra online de jogos, não só para Windows como também para a Xbox 360, o que por si só traz uma forte concorrência ao serviço Steam … da Valve.”

    Aqui o problema não é o S.O. mas sim como fazer frente á concurrência. Reparem que no discurso do senhor numca existe uma explicação ou é apresentada uma razão para as previsões que faz!!!

    Isto é como diz o outro … previsões só mesmo no final do jogo!

    • o ubuntu já tem uma loja desse tipo onde vende jogos na aplicação de instalação de programas , mas miguem do mainstream acha relevante isso , quando sair isso no windows ate abrem noticias no jornal da noite , sobre a novidade da Microsoft atiram todos os louros para a Microsoft.

  42. A todo o propósito desta discussão, leiam o que pensa sobre este assunto o fundador da Fundação para o Software Livre e do GNU.

    http://arstechnica.com/information-technology/2012/07/gnu-founder-stallman-calls-drmd-steam-for-linux-games-unethical/

    • o richard stallman é um defensor do software livre por isso tudo que seja proprietário de código fechado ele é contra .

      • Sim um pouco extremista eu sei, mas neste caso eu concordo em absoluto, sobretudo quando ele diz que se vai perder um pouco daquele espírito de software livre se houver uma debandada geral para o Linux, a comunidade livre do Linux não se pode conformar em apenas ser o escape para albergar os clientes insatisfeitos com Windows, tem que continuar a investir em melhorar as aplicações e jogos opensource já existentes e criar novos produtos completamente livres. Tenho receio que uma migração em massa para o Linux faça inevitavelmente surgir uma clivagem na comunidade livre, entre os que apoiam as distros mais fáceis de usar mas que recorrem a material closedsource e possuem até lojas de aplicativos para compra (Ubuntu e Linux Mint) e entre os outros, como o Stallman, que querem que o Linux como um todo seja livre, o SO e as aplicações opensource, disponíveis para todos.

  43. Tem outras cenas do W8 que ninguém comentou como o secure boot, que o W8 por padrão não lerá DVDs etc. Fora outras coisas que só aparecerão depois do lançamento.

  44. “Entretanto e como é sabido do público o Windows 8 trará consigo um sistema de compra online de jogos, não só para Windows como também para a Xbox 360, o que por si só traz uma forte concorrência ao serviço Steam … da Valve.”

    Igualar o Steam? não me parece, só as +promoções Steam, não dão chances a ninguém. Nem o Origin conseguiu fazer promoções a este nível. (alem que já apareceram bons negócios no origin)

  45. Arcadiy Kulchinskiy

    Esses gajos de empresas de jogos são mas é uns preguiçosos de mer*a, e claro culpam o Windows, é facil criticar Windows e a Microsoft para justificar-se de alguma forma.

    Claro que agora o Windows 8 é pensado não só em teclado/rato mas também em touch, o que automaticamente obriga os desenvolvedores de videojogos a criarem jogos que ao mesmo tempo podem ser jogados com teclado/rato e com o touch.

    Só que o problema é, a microsoft não é obrigada parar na sua evolução só por causa de uns tipos que não querem trabalhar e pensar. Quando a Apple deixou de flash, eles não pensaram duas vezes, agora é a vez da Microsoft.

    • O Windows 7 já tem touch, e não vês nenhum jogo a usar touch, não estou a ver como se joga um fps tipo call of duty com touch, mas boa sorte, da minha parte acho que podes esperar sentado até haver jogos de grande calibre que suportem touch, já o 3d foi posto a força nos jogos de pc, e mesmo assim quase ninguem usa.

      • mmm…Deixa-me ver….

        N.O.V.A. 1 e 2, Rage, Dead Space e…last but not least…. Call of Duty: Black Ops Zombies!! Todos Touch. O conceito é possível…tarda sim é ter o detalhe gráfico que uma máquina Windows poderá oferecer, mas está perto ;)

        • Se quissesem isso no PC já o tinham feito, queres comparar a jogabilidade desses jogos, com o hardcore nos pcs?

          Podes ter a certeza que nenhum jogador hardcore quer Touch, da mesma maneira que ninguem da atenção ao 3D.

          • A questão do 3D é mais vasta do que a indústria do jogos. É o problema de achar que apenas pôr 3D nas capas, faz magia. Passasse o mesmo com o cinema e a TV.

            A questão do touch…bem logo-se verá. Mas o Kinect e o Ps Move (ok este foi um flop) já vieram mostrar que há espaço para novas formas de controlo de jogos. O touch poderá não ser pau para toda a obra, mas vai ganhar terreno, acredita…

      • Arcadiy Kulchinskiy

        Pá, eu não disse que queria. Disse que o Windows 8 é um SO hibrido. O que significa que é necessário fazer também jogos híbridos e é o que os desenvolvedores de jogos não curtem nada, por isso que criticam o W8. Lê com atenção antes de criticar.

        Microsoft não é obrigada de parar de evoluír por causa dos outros.

  46. Boas,

    Li a maior parte dos comentários e “guerras” à parte, se o pessoal dos jogos virar para o linux é ver o Windows a “arder”. Acho que o grande entrave no mercado de PC’s para o linux é os jogos e entertimentos(netflix e coias do estilo), já estou farto de ver pessoal que só tem windows (eu por exemplo) por causa dos joguitos. Agora qual deles é melhor, cabe a cada um saber das suas necessidades. E para aqueles que ondeiam com paixão o linux só lhes peço para descerem à terra, pois a “internet” está montada em cima de servidores linux (a GRANDE percentagem), smart tv, setop boxes, routers, discos multimédia correm linux, telemóveis correm linux (android é linux)… Portanto todos de uma forma ou de outra usam linux.
    Caso os jogos venham para o linux (e já está mais que visto que os utilizadores linux estão dispostos a pagar por bons jogos, vejam o exemplo indiebundle) estou a ver uma GRANDE mudança no mercado… a ver vamos. A steam à anos que vem a dizer(ou fazer entender que) que vai ter suporte para linux, mas agora estou mais virado para ‘ver para querer’…

  47. Lendo grande parte dos comentários, a conclusão que tiro é que as pessoas esquecem-se que cada um tem necessidades diferentes e gostos diferentes.

    É muito relativo falar no sucesso ou não do windows 8, as MASSAS é que mandam e a cultura do momento é que manda.
    Há sempre a situação das milhares de milhoes de pessoas apaixonadas pelas redes sociais fazerem deste Windows 8 “pouco pratico”, um Windows de sucesso.

    Em relação à temática abordada no Post, penso que o sr. Gabe Newel está apenas muito preocupado com o crescimento/impacto do market neste Windows. Por isso, do ponto de vista estratégico fez bem em tomar esta posição e rebaixar um pouco este windows 8.

  48. Ola !
    Pessoal, é preciso primeiramente entender que a Microsoft não lançou nenhum sistema novo. O Windows 8 é uma atualização do UI do Win 7, com METRO etc… e nada mais. Tudo o que era compatível com o Win7 o é também com o Win8 salvo raras exceções.
    Mas aqui para nós, tem gente por aqui precisando de se divertir. Tipo ” to get a life” . Vejo muita gente com raiva.
    Divergir não é motivo para insultos etc…
    Não deixem que a crise os amargure. É nessas épocas que as grandes idéias afloram.
    Valeu ?

  49. O que vejo nesta situação é a velha guarda a tremer que a sua lojinha não seja a única no bairro a vender. Valve, Blizzard: adaptem-se. O conceito de App Store veio para ficar. E não me parece que a MS bloqueie a instalação manual de aplicações, seria matar a galinha dos ovos de ouro.

    A MS está a inovar no últimos anos por causa da pressão da concorrência. Há 10 anos algo do género da parte do gigante seria impensável. O que é certo é que a indústria dos jogos está numa crise. Nem os baby-boomers, como a Zynga, se estão a safar….Inovem ou desapareçam….

    • Estás a comparar jogos indie, com um sistema de distribuição de jogos, e empresas que ganham milhões e fazem series que passado 5 anos continuam com milhares de jogadores?

      Não tem comparação possivel, a Zynga faz jogos da treta para as pessoa jogarem no facebook e coisas parecidas, a valve é uma das pioneiras do FPS, tem uma das maiores lojas digitais do mundo, dizeres que eles ou outras empresas de grande porte estão em crise é crime.

      Take-Two com o seu Max Payne 3, ganhou 3M, isso é crise? Podia dar aqui mil exemplos de outras empresas que tiveram lucros este ano, mas não quero aumentar o post, investiga por ti mesmo, o mercado de jogos esta tudo menos em crise.

      • José,
        Apesar de partilhar a tua opinião em relação à Zynga, não deixa de fazer parte da mesma indústria, principalmente para quem financia estas empresas. Portanto sim, estou a compará-las. O que não entendeste é que estava a falar enquanto empresa não quanto ao tipo de conteúdos que produz, seja FPS, RPG, plataformas, mobile, consolas, desktop etc, etc..

        Obrigado pelo conselho, mas já o tinha feito muito antes de ter comentado, não ando aqui só a mandar bitaites e postas de pescada:
        http://www.businessweek.com/ap/2012-07-31/how-the-video-games-industry-is-faring

        Parece que tu é que não fizeste os trabalhos de casa, já que a Take-Two apresentou resultados negativos no último trimestre, apontando para as vendas abaixo das expectativas do Max Payne como uma das causas: http://www.eurogamer.net/articles/2012-08-01-take-two-sales-were-lower-than-anticipated-for-max-payne-and-spec-ops

        Crime é um termo um pouco forte não??? Bem talvez seria para tanto caso eu fosse o Chairman da Goldman Sachs e fizesse com que essas empresas sangrassem até à ruína…..aí sim tínhamos um caso para a Judite! :D

        Mas não te preocupes José que parece que o mercado está destinado a crescer com as novidades que aí vêem nos próximos tempos…e sim, contínuo a acreditar que as empresas têm de se adaptar à inovação e não somente criticar o Win8 (neste caso) porque lhes vai mudar os planos. Quando li essas notícias há uns dias atrás o que vi foram adultos a fazerem uma birra infantil. Se realmente acreditam que o Windows 8 é assim tão mau mostrem porque, não digam só que não gostam do modelo das App stores porque lhes vai à carteira.

        • Lamento informar que os teus dados da Take-Two, estão errados.

          “A Take-Two revelou os seus dados sobre os resultados financeiros do último trimestre, de abril a 30 de junho, revelando um lucro de 226.1 milhões de dólares.

          Apesar do lucro a companhia revela que os lucros estão abaixo do esperado, muito devido às vendas de Spec Ops: The Line, que não vendeu tanto quanto esperavam.

          O Max Payne 3 é o principal jogo que contribuiu para o lucro trimestral, sendo considerado pela companhia como a melhor série após GTA.”

          • E podes ver tambem no site oficial da Take-Two.

            “Launched Max Payne 3 on Xbox 360, PS3 and PC. The title received excellent reviews and has sold-in over 3 million units to date. Max Payne 3 is being supported by a comprehensive downloadable content plan, with new releases starting in July and extending through the fall.”

        • Jose,

          “All together this quarter, the company lost about $110.8 million in total revenue.”

          Perdeu 33% de lucros. Achas isso positivo? Não interessa o valor bruto. O que importa aqui é a perspectiva negativa da empresa e do mercado de jogos.

          Não sou eu que o digo….é a web.

          Fonte (+1): http://www.examiner.com/article/take-two-interactive-s-first-quarter-2012-2013-report

  50. Bom dia

    Isto parece a discussão do sexo dos anjos, eu defendo que cada um deve defender o seu negócio à sua maneira, a microsoft com o windows está a tentar criar uma plataforma unica para varios dsipositivos, sejam eles Smart phones tablets e PC’s que a meu ver é um passo à frente e não me lembro de ver ninguém a fazer isso, OK pode alguem ter feito algo parecido mas isto poderá ser um passo em frente à união de todos os dispositivos que usamos diariamente e podermos aceder remotamente a cada um deles sem ter de usar APPs de terceiros.
    Quanto à critica À Microsoft que quer rmonopolizar a Plataforma de jogos, sim deve ser esse o objetivo, mas eles querem defender o seu negócio uma vez que este senhor da Valve esta já a defender o seu dizendo que vai abandonar a Plataforma Windows até porque se realmente vai haver uma loja online no W8, a meu ver quem nao quer concorrencia é a valve e nao a MS.
    Eu defendo que para jogar o melhor são as consolas, podem não ter o mesmo grafismo que muitos high-end PC’s mas não à isto das compatibilidade, mas sim a eterna guerra dos exclusivos, mas se juntarmos o dinheiro que se gasta num high end gaming PC dá para comprar as 2 cito x360 e PS3.
    Um bem haja.

  51. Acho que a valve disse isso se ter nosão do que estava dizendo
    .

    afinal ainda hoje vi aqui no site que Linux tem menos de 1% da fatia de OS. isso por que tem milhares de distruções.

    quer dizer seria lucrativo tentar vender pra 1% ou ou tentar a concorrência coma loja da EAGames-Origin ou mesmo a plataforma de games da M$ em quase 100% ?

    • Roger Carvalho ficas a saber que QUALQUER Plataforma linux ou melhor qualquer sistema Operativo Gnu Linux (por exemplo UBUNTU,FEDEDORA,LINUX MINT,DEBIAN,ETC…) não podem Vender NENHUMA DISTRIBUIÇÃO LINUX

      • GNU/Linux não é um sistema operativo, mas sim um kernel
        E sim podem vender, tens o exemplo da Red Hat

      • Pior anda, nem sendo grátis Linux vai pra frente.
        O projeto existe desde 1983 e não vinga.
        com muito custo, ajuda e alguns fanáticos tem 1% de usuários no mundo.

        agora me diga as pessoas adoram coisas grátis,
        desde que sejam boas, mas Linux nem de graça o povo aceita.

        • roger
          O LINUX NÃO VAI PARA A FRENTE?
          opa deves te ter enganado e falado no Windows esse sim não vai para a frente falhas de segurança sempre no máximo e mudam os sistemas operativos rapidamente sem olhar para a segurança oque vai originar fracaso TOTAL

          o Linux deste 1983 bem em segurança adaptação perto do Windows lhe encosta de lado.

          90% das pessoas não conhecem Linux outras não tao nem ai de modificar as cenas então preferem o Windows é ta tudo pronto
          com falhas de segurança no máximo e essas porcarias

        • não vinga? Domina nos servidores, super.computadores, smartphones, sem contar com touters box’s, GPS’s, e mais aparelhos. Linux tem 94% de share em super computadores, e 80% em servidores. O Windows apenas domina em desktops. Não percebes nada disto. Vai estudar o Roger

      • E o que é o android?

  52. Não uso Windows porém não achei essa nova interface tão ruim!
    Mas de qualquer modo, torço para que o cenário gamer para os usuários GNU/Linux mude.

    Ansioso para jogar Half Life 2 no meu Ubuntu! :D

  53. Linux é um fracasso para o usuário comum e por isso ninguém usa-o no desktop. As pessoas querem facilidade e liberdade de instalarem e rodarem o que eles quiserem (aplicações, games, bankline..) sem se preocupar se o sistema operacional suporta ou se ele tem algo “similar”..

    É por isso que a imensa maioria dos computadores com Linux pré-instalado acabam instalando Windows: assim que o comprador percebe que ali ele não pode rodar os games e programas que ele está acostumado, ele instala Windows (pirata) na mesma hora.

    O maluco Sérgio Amadeu tentou enfiar o Linux “goela abaixo” para todos há uns anos, e deu no que deu: despacharam ele pois nem o governo acreditava em algo tão fora da realidade.

  54. LINUX FRACASO?
    almir arc para tua confirmação o “fracasso do Linux” é bem mais seguro que o Windows e modificável se ele é fracasso o WINDOWS que tem mais vírus que sei la oque é o que?
    PORCARIA EM BOM PORTUGUÊS. normalmente usa-se mais Windows porque bem tens mais acessibilidade a jogos e essas merdas.
    Um bom exemplo é que nenhuma distribuição Linux fracaçou exemplo o ubuntu desde a primeira versão sempre foi brutal.
    já os sistemas operativos da Microsoft Comporation bem metade deles foram um traste!
    Exemplo o Windows Vista
    Pessado que nem pedra lento a fartar.

    chega-te de descombestura ou queres mais?

  55. Ó Leo, pá, ao menos usa argumentos com menos de 10 anos.

    Aliás, és bem o exemplo de porque é que o Linux nunca passa da cepa torta: os fanáticos do Linux como tu andam sempre 10 anos atrasados e é por isso que ninguém vos liga nenhuma.

    É assim que se vê a diferença entre um fanboy do Linux e um da Apple: para o fanboy do Linux o Windows é uma porcaria, e nem uma palavra sobre o Linux propriamente dito, para o fanboy da Apple, o OS X e o iOS são o cumulo da perfeição, e nem uma palavra sobre o Windows.

    Basta ver as conferencias do Linux, há sempre alguém a dizer que os outros é que não prestam, e as da Apple, em que só se fala e exalta os produtos da Apple.

    (Se bem que também há um subgrupo de fanboys da Apple que usa os mesmos velhos argumentos dos fanboys do Linux, mas são menos e nunca é ninguém da Apple mesmo)

  56. Olha o Linux pode estar 10 anos atrasado mas te digo se ele tá 10 anos atrasado o WINDOWS TA AINDA NO INICIO DO DESENVOLVIMENTO PORQUE SEGURANÇA NO WINDOWS É escaço . mais uma coisa sabes de onde a SR MICROSOFT FOI BUSCAR A INTERFACE METRO o menu iniciar em ecrã completo?
    pois bem ela foi lançada na versão 11 do ubuntu só ai a Microsoft decidiu a inserir no WINDOWS NEXT OU MELHOR WINDOWS 8

    Quem tá mais atrasado?

    pois bem ai vesse.

    Outra coisa o UNIX foi criado a partir do 0
    O MSDOS de onde vem o Windows não foi criado a partir do 0
    chega para te calares CARLOS?

    • Eheheh!

      Tens umas piadas muito boas.

      Portanto estás a dizer que a interface do Windows 8, que só um cego é que não vê que é uma expansão (em tamanho e em cor sobretudo) da do Windows Phone 7 (lançado em outubro de 2010) e que foi mostrada ao mundo em janeiro de 2011 foi inspirada numa versão do Ubuntu que só foi lançada 10 meses depois?

      WTF?

      E se quanto a isso o grau de ignorância já era bem alto, quanto ao resto salta para astronómico…

      É que sabes, ao contrário de ti que não sabes patavina sobre o Windows, eu uso o Linux desde a versão Slackware 3.0 (quando o kernel ainda só ia na versão 2.0…) e sinceramente achava essas versões bem mais interessantes (ter de recompilar o kernel através dum makefile gigante para “instalar” drivers era um espetáculo e havia sempre o risco de correr seriamente mal).

      Mas bom, tanta coisa e no fim resume-se a: mantenho tudo o que disse e repito: é esse tipo de ignorância dos fanáticos do Linux que *afasta* as pessoas normais (aquelas que só querem um PC para trabalhar ou ocupar o tempo na net). E mais, tal como a Apple faz, devias era dizer porque é que o Linux é bom para essas pessoas em vez de te limitares a dizer — ou nem sequer isso — porque é que o Windows não presta.

      • NÃO SEI PATAVINA DO WINDOWS?
        dizes tu não sabes com falas nao sabes do meu conhecimento. IGNORANTES COMO TU acho que nem sabe oque é spyware looool.

        OPA Dou isto como encerrado
        aturar ignorantes NÃO OBRIGADO

  57. Usei o Windows 8 pro e enterprise com todos os drivers atualizados e instalados, e percebi uma diferença drástica em relação ao desempenho em jogos, agora voltei pro Windows 7, pois o Windows 8 usa mt directX em sua área “Metro” e deve ser por isso que todos estão reclamando que ele é horrível para jogos, eu comprovei isso,e tive perca de 30% em desempenho nos jogos que eu jogava no Windows 7.

  58. muitos jogos tão dando problemas ao jogar com o dx 11

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.