E o Óscar para Filme Mais Pirateado vai para…

No passado Domingo, 7 de Março, decorreu a 82ª entrega dos tão desejados Óscares de Hollywood.

A grande surpresa desta noite para alguns, ou não, foi a entrega do Óscar de Melhor Filme para “Estado de Guerra”, ficando assim “Avatar” a ver passar navios em Pandora.

cinema-ascares-2009-nomeados

No entanto, para além destes Óscares, o Blog especializado americano, TorrentFreak, levou a cabo uma pesquisa, para saber quais são, dentro dos 10 indicados para melhor filme, os mais pirateados.

O critério seria, a cada download na rede BitTorrent, vale um voto:

3940-district-9

E o vencedor do Óscar de Filme mais Pirateado é… “Distrito 9” (que chegou mesmo a concorrer para melhor filme) com 12 milhões e 600 mil downloads;

avatar-james-cameron

Em segundo lugar ficaria “Avatar”, de James Cameron, com 11,3 milhões de downloads.

hurt_locker_poster_m

O grande vencedor do Óscar “Estado de Guerra”, parece não ter tido muito sucesso no mundo dos downloads ilegais, pois ficou em 3º lugar, com 7 milhões e 900 mil downloads, seguido do filme de animação “Up – Altamente” com 5,4 milhões de downloads.

PreciousLeeDanielsFilmRR01

O quinto lugar foi parar às mãos do filme de Tarantino “Sacanas Sem Lei” com 5,3 milhões de downloads, seguidamente do drama “Preciosa” que obteve 4,9 milhões de downloads.

up-in-the-air

Nas Nuvens” de George Clooney, não obteve qualquer Óscar em Hollywood, mas foram sacadas, ilegalmente, 4 milhões e 855 mil cópias do filme. Já no 8º lugar, com 3,8 milhões de downloads está o drama dos irmãos Cohen “Um Homem Sério”.

the-blind-side-movie-225

Esta lista acaba com os que parecem ser menos populares, e são eles “Um Sonho Possível” com 1,8 milhões de downloads, e “Uma outra Educação” com 683 mil downloads.

No entanto, quem sabe se estes números não se alteram, depois da passada noite de domingo?

FONTES Fonte: TorrentFreak





  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


46 Comentários

  1. Essa pesquisa para mim não faz grande sentido apenas por vários factores, como por ex:

    * Disponibilidade, não foram todos lançados ao mesmo tempo.
    * Qualidade, as pessoas optam sempre por esperar pelos DVDrip (ou seja, o Avatar por exemplo ainda não há disponivel nessa qualidade)

    e é claro, o factor principal… Publicidade! ;)

    O grande vencedor dos Oscares, desses filmes foi o que menos publicidade teve, a aposto que só agora é que está muita gente a saca-lo por desconhecimento antes.

    • @a Friend

      Mesmo assim, Avatar, apesar de não estar disponível em DVDRIP ou BluRay [já preferem mais este formato], foi o filme que ficou em 2º lugar.

      E em relação ao filme The Hurt Locker [Estado de Guerra], tenho conhecimento de muita gente que já o viu há um ano, na altura que saiu.

      Muitas vezes o factor é mais os nomes dos actores/realizadores que não são tão conhecidos.
      Todos os filmes são de 2009. Excepto The Hurt Locker que é de 2008.

      • Opinião pessoal, para mim Avatar foi apenas um puro Hype… mas dou exemplo de outro filme que não está nessa lista e teve um HIT de downloads extremo…

        2012… acho uma verdadeira “tanga” de filme, mas teve downloads até dizer chega… mas a opinião geral é muito negativa quanto a esse filme.

        Já agora baseio-me não num só site, mas num portal de vários sites, que é o torrentz.com (que liga todos os grandes sites de downloads, num só)

        • Sim ouvi dizer que o tema do 2012 era bastante polémico, ainda não o vi.

          Talvez a grande chave para se cativarem as pessoas a ver/fazer download de um filme seja também essa, a grande polémica e/ou interesse pelo tema.

        • A questão do 2012 era muito estranha, até que havia muita gente a falar mal e outra muita gente a falar muito bem do filme. Imagino que grande parte dos downloads que houveram foi devido a tirar a teima.

          Fiquei admirado com o District 9 ter sido o mais sacado, só tive conhecimento desse filme por um colega meu.

          Avatar não houve muitos downloads a meu ver devido a ser 3D.

          Bom artigo Marisa!

          Cumprimentos

          • Devido a ser 3D? Não percebi.

          • @Hugo Cura

            Como é 3D leva as pessoas a ir ao cinema para aproveitar o 3D e ter uma experiência diferente da que teriam em casa.

          • Sim… Aliás, foi esse o único motivo que me levou a pagar 7€ e tal para o ver.

            Mas acho que isso não é um factor condicionante da pirataria do filme. O filme, sem ser 3D, continua lá e é na mesma bom de se ver como os outros, tal como o Beowulf, Ice Age 3 etc.

            Por isso é que fiquei na dúvida em relação ao que o Luis Leite queria dizer, que me pareceu que não foi isso.

    • A qualidade de um DVDscr é muito próxima (em alguns casos mesmo igual) a um DVDRip. A release do DVDscr do Avatar tem mais de 1 mês.

      E, de facto, nem conhecia o The Hurt Locker…

      • Sim é bastante proxima a qualidade, normalmente só não têm é o som masterizado e as cores também (Por causa do PAL, NTSC.. etc.. )

        DVDscr e os R5 são filmes (em bruto) entregues às distribuidoras para fazerem os DVD’s com os menus no país de origem, idiomas, etc…

        É como quase um RAW de DVD :D

        • Por essa lógica um DVDscr é melhor que um DVDrip, já que pelo que dizes, se vai fazer um a partir de outro…
          Mas não é isso. Ao que sei, um DVDscr serve para promover o filme e é destinado aos criticos. É tirado do DVD final (ainda não lançado) e não contém os extras e afins que um dvd traz. A qualidade será um pouco mais reduzida. Costuma também ter marcas de água (que normalmente até são retiradas ou disfarçadas pelos rippers) e frames identificativos do critico que teve direito a ele (tal como existe disso nas salas de cinema, para combater os Cam, Telecine e Telesync).

  2. gostei muito mais do hurt locker (estado de guerra) do que do avatar.

  3. Vá lá, um bom filme no topo, para variar… Normalmente nestas coisas é quem tem mais marketing que ganha…

    E o Avatar é muito fraquinho também, talvez por isso é que menos pessoas se importam com ele que com o D9.

    • D9 foi um bom filme?? podia ter sido muito mais explorado!! Quanto ao facto do avatar não ter sido mais sacado justificação vão comparar com o numero de pessoas k foram ver o filme num ecran que valesse a pena?? normalmente quem vai ver um filme ao cinema já não o saca atá pk o Avatar ainda são uns gigas e para valer a pena sacar tem de ser em HD k são muitos gigas

  4. Como é que eles conseguiram contabilizar os downloads? Foram a todos os sites de torrents que existem e perguntaram quantos hits teve cada filme? E os outros sistemas de P2P?

    A credibilidade dessas estatisticas é = 0.

    De qualquer das formas, pessoalmente apenas contribui para as estatisticas do District 9 e é como o a Friend® diz, desconhecia o The Hurt Locker mas vou arranjar porque fiquei curioso.

    • Como é que eles conseguiram contabilizar os downloads? Foram a todos os sites de torrents que existem e perguntaram quantos hits teve cada filme? E os outros sistemas de P2P?
      A credibilidade dessas estatisticas é = 0.

      ….
      o teu rigor informatico é que aparentemente é 0….

  5. Por esse ver o lua nova que deve ter mais download que “Um Sonho Possível”, é melhor. Não me parece…

    • Estes são os dados APENAS dos filmes que foram nomeados para categorias dos Óscares.

      Lua Nova não está entre os indicados. No entanto é o filme, segundo o TorrentFreak, a nível geral, mais sacado no BitTorrent.

      No último lugar, de um TOP 10, encontra-se The Hurt Locker.

      Mas este situação é curiosa, visto que a nível de Rating, The Hurt Locker possui uma pontuação de 8.0/10, ao passo que Lua Nova [New Moon] nem chega aos 5, e tem uma pontuação no Rating de 4.6/10, segundo o IMDB.

      Marisa Pinto

      • Essa do Rating no IMDB é outra questão em que já me fiei mais. Esse rating traduz basicamente o sucesso de um filme nos EUA. Há filmes fantásticos que têm um rating miserável, e vice-versa…

        • Podes crer… não sei se conheces o site http://www.rottentomatoes.com que é também um site muito conhecido nos EUA e costuma ter cotações opostas… e também tenho uma aplicação no iPod Touch sobre reviews de filmes (Movies) que é baseado no site Flixster, e nessa mesma aplicação permite ver as cotações do Flixter ou do Rotten, e um chega a dizer 8… e o outro 80… :P

          • Por acaso alguém conhece uma aplicação para windows que pesquise esses sites e diga a nota/review de um determinado filme? e para Albuns de música?

        • Tens razão , depois de ir ver A Estrada ao cinema por no imdb tar 8.X nunca mais confio xD

  6. Por acaso conhecia o “The Hurt Locker” e vi-o no ano passado e fiquei surpreso ter ganho o Óscar.

    Bem na minha opinião mereceu, pois eu gostei muito do filme.
    Já o avatar e a grande seca do D9 na minha opinião não valeram nada. Foi muito fumo e pouco fogo xD…

  7. Já tinha visto o Estado de Guerra, mas nunca pensei que viesse a ganhar, mais pela publicidade que não houve.

    Quanto ao filme, esta bom, mas o argumento faz lembrar os filmes sobre a guerra do vietnam.

    • de facto tambem fiquei com essa impressao! quando estava a ver o filme so me vinha a cabeça o Platoon e o Apocalypse Now!!

      • … que, por acaso, são dois filmes magníficos! E, juntamente com “O Caçador”, do meu ponto de vista, os melhores filmes jamais feitos sobre a guerra do Vietname. A contrastar com as toneladas de porcaria feitas sobre o mesmo tema que proliferaram durante anos!

      • Apenas faltou referir o “Full Metal Jacket”

        • Tens razão. Subscrevo por inteiro. E já agora deixem-me acrescentar que, mesmo para fazer grandes “filmes de guerra” (acho a expressão um tanto idiota…) é preciso muito mais que o simples recurso a uma panóplia de efeitos especiais e “muita acção”… É que a guerra é um fenómeno muito complexo e difícil de compreender. Não se resume a contar o número de mortos, tem implicações sociológicas e psicológicas demasiado profundas e importantes para a vida de todos, mesmo os que nela não intervêm directamente…

  8. gostava de saber porque falam em downloads e n em cópias originais (vendas)… l0ol

  9. ok, n tinha lido o titulo, ja sei

  10. Off-topic:

    Se és contra o DRM da Ubisoft, assina isto http://www.petitiononline.com/ew15dl94/petition.html

  11. Também surpreso pelo Hurt Locker ter ganho. É um bom filme, mas não sei se merecia. O Avatar é puro Hype, vale mais pelos aspectos técnicos que pela história ou performance dos actores…

    Fiquei ainda mais surpreendido como o District 9 não ganhou nem um Óscar. Pelo argumento, e o facto de ser um filme estrangeiro, o facto de ser ficção científica (talvez por isso, não tenha ganho), julgo que merecia um galardão.

    Este Hurt Locker sente-se que é o “Obama Effect” na justificação de uma necessidade das guerras estúpidas criadas pelos U. S. of A.

    É por isso, que cada vez mais os Óscares estão a ser ignorados, e os festivais de Cannes, Berlim e Veneza, preferidos.

    • Tenho que concordar.. Hurt Locker é muito bom mas não vejo ponta para um Oscar no filme..

      Faz-me lembrar um filme estilo “Jarhead” mas mais sério…

      Avatar, 3D.. mas nada por aí além.. 15 anos à espera da tecnologia para o fazer?.. Pensei que o James Cameron tivesse “mais a frente no tempo” …

      Revolucionário foi o Jurassica Park, fazer dinossauros muito reais numa epoca que o 3D era como quase meros poligonos (decada de 90)

      E nem vou tão longe.. The Benjamim Button…
      Brad Pitt foi totalmente renderizado a 3D, e quase toda a gente pensa que é caracterização… isso sim é 3D, que faz o virtual rossar a realidade…

      http://www.youtube.com/watch?v=eYSXaU6eKm4

  12. O Hurt Locker foi um dos que mais gostei de ver em 2009, mas o que me ficou na retina foi: “O Solista” (a meu ver um extraordinário filme)

  13. Hurt Locker é muito bom …mas para u oscar xS

    …Deve ter sido a maquina d propaganda dos EUA a dizer k a guerra faz-nos mta falta!

  14. Ñ estou nada suprendido já vi o avatar e o estado de guerra, e deu para ver a diferença.

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.