PplWare Mobile

O Flash foi banido de vez do Windows 10?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Miguel says:

    Por aqui funciona tudo no Edge…
    25.10586.0.0/ 13.10586

  2. Renato says:

    Ainda me lembro da controvérsia que foi do iPad não ter flash!

    • Wistfultale says:

      O mais engraçado é que tanto criticaram a Apple e agora estão a fazer igual, LOL! Depois dizem que a Apple é que imita as outras marcas *tosse*.

      • DL says:

        Quem criticou? a Microsoft?

      • tekMan says:

        A crítica era válida quando o iPad foi lançado há 6 anos atrás, numa altura em que havia muita coisa em Flash na internet.
        Vi amigos e familiares a tentarem aceder a sites, jogos e vídeos Flash que não conseguiam reproduzir no iPad, portanto não vale a pena desconversar, era uma limitação concreta.
        Mas seguindo o memso raciocínio, vamos retirar já o suporte a HTML5, porque algum dia deixará de ser utilizado e nessa altura seremos considerados “visionários”…

        • Wistfultale says:

          Não fales do que não sabes, por favor. O Flash nunca foi implementado nos dispositivos móveis da Apple por uma razão muito simples, isso só retira desempenho enquanto a navegar queimando ainda mais bateria. Não foi porque o Steve se lembrou de dizer que mais tarde ou mais cedo seria descontinuado.
          Antes de falares sobre algum tema, aconselho-te vivamente a pesquisares sobre ele, só para não dar asneira.

          • Vlad says:

            O Steve tirou o suporte para flash porque iria cortar-lhe nos lucros da App Store, ponto final. O resto são desculpas. E não me venhas falar do HTML5, pois quando saiu o iPhone original ainda nem sequer existia, bem como o tag tinha acabado de ser proposto.

          • JBM says:

            Vlad,
            O iOS nunca teve suporte para plugin Flash, nem o plugin Flash tem grande coisa a ver com a loja de aplicações… ou será que achas que as pessoas iriam passar a vida a ir ao browser no telemóvel para usar o Flash mal optimizado tendo uma aplicação no telemóvel que faria o mesmo sem consumir dados e de forma imediata? As primeiras “aplicações” de terceiros para o iPhone usavam o browser e rapidamente foram postas de parte mal surgiu a possibilidade de aplicações nativas.
            Os argumentos do Steve Jobs para não aceitar plugins para o browser, segurança e estabilidade, rapidamente se confirmaram como correctos. A Adobe nem demorou muito a desistir do plugin para o Android.

          • Vlad says:

            Lamento mas essa desculpa não pega. Na altura do lançamento existiam toneladas de jogos a correr em flash. Isto seria uma machadada nos lucros da app store. Não nego que o flash seja pouco otimizado, e um consumidor nato de recursos. Mas na altura não tinhas alternativa. Foram uns anos até ser possivel ver um simples vídeo da net. Muitos sites também utilizavam flash e estes não podiam ser visualizados.

          • tekMan says:

            Há pessoas que acham que os comunicados da empresa X ou Y são a única verdade aceitável. Não só se dão por satisfeitos, como se gabam disso.

            Mas na altura houve quem se desse ao trabalho de analisar os pros e contras da decisão, do ponto de vista da Apple. E lembrasse que o Flash, para além do consumo de bateria, era um risco para um modelo de negócio baseado numa loja de apps.
            O Flash era apenas e só a principal tecnologia web para jogar online, ver videos e ouvir música. O player do Youtube e Vimeo eram em Flash, havia sites só de jogos em Flash, e os próprios jogos do Facebook eram em Flash.
            Portanto, se o iPad e o iPhone suportassem Flash, seria muito fácil jogar e ouvir música sem ir à loja.

          • JBM says:

            Só podes estar a querer rescrever a história.
            Na altura do lançamento não havia nenhuma versão do flash plugin para iOS, e o Flash para sistemas móveis estava longe de ter paridade com o Flash nos computadores para o qual a maioria desses jogos tinham sido escritos, isto sem falar na questão de input diferente do que existia até aí por o iPhone não ter botões ou rato.
            A Adobe demorou anos a ter uma versão do plugin minimamente em condições para o Android e mesmo assim havia muita coisa que não corria como deve ser. E não me vais dizer que a existência desse plugin interferiu com a loja no Android.
            Gostava também de saber como é que achas que as pessoas iriam preferir estar sempre a descarregar aplicações Flash no browser e a esperar algum tempo para iniciar, ainda + quando nem havia iPhones com 3G

          • JBM says:

            tekMan,
            explica onde é que exactamente isso implica um ganho para a loja? Antes de haver loja a Apple tinha implementado uma forma para se criarem aplicações para o browser. Mal surgiram as APIs nativas a maioria perdeu interesse nessas aplicações no browser – as nativas eram + rápidas, não era preciso esperar para descarregar, ou consumir dados, etc.
            Não havia na altura Flash para sistemas móveis capaz de usar a maioria do que existia na internet. Foi preciso esperar alguns anos para aparecer Flash aceitável no Android.

      • Tiago says:

        Mas a mente por detrás dessa decisão era o steve, infelizmente já não está lá.. E isso nota-se cada vez mais

    • Ralk2 says:

      Lembro do jobs também falando do tamanho dos tablets da concorrencia. Lembra?
      Quando se faz muitas previsões uma hora vc certa.
      Flash foi muito util, porém agora há outros recursos q podem substituí-lo.

  3. Carlos says:

    Eu desconfio que é um problema da Adobe, porque já há uns tempos que o Flash deixou de funcionar no Firefox também. Não dá erro nenhum, simplesmente não funciona.

  4. Mylittlelife says:

    Eu já nem sei o que é flash visto que uso browser sem sorte flash e nunca dei pela falta …

    Por mim como consumidor não me faz falta nenhuma, e ao pplware pelos vistos também não porque recebo a publicidade toda…

  5. rui says:

    Nunca mais acabam é com o flash de vez. Só puxa mais pela máquina e tem menos capacidades do que a linguagem que o irá substituir no futuro.

    • pablito says:

      dá-me muito mais trabalho o java! cada vez que sai uma versão nova, lá se vai a compatibilidade com uma aplicação qualquer!

      • TiJoaquim says:

        Java não vale nada que linguagem de programação mais “desarranjada”. Só por causa de ser multi plataforma? Por amor de deus, antes compilar numa linguagem de jeito como c++ para cada plataforma.

    • Jorge says:

      Qual a linguagem que vai substituir? O javascript?

      Por alguma razão o flash continua a ser utilizado na maioria dos jogos do facebook, a par do unity é a única plataforma que pode garantir elevados níveis de performance.

  6. pablito says:

    a microsoft tá é a tentar que o silverlight não morra de vez!

    • Celso says:

      Sabes lá tu o que dizes! A própria microssoft ja anunciou a morte do silverlight! nem aconselham a sua instalação! Nem o moonlight para o linux!

      “Note: Moonlight isn’t actively developed anymore. If you’re feeling adventurous you can probably get it working by compiling from source, but we recommend you move away from Moonlight as soon as possible.”

      • jaugusto says:

        Pipelight no linux funciona, o moon stuff já era algum tempo.
        Pena o cotonete player já não funcionar agora que o spotify faz pub de 2 em 2 musicas.
        Alguém sabe se isso vai voltar?

  7. vector says:

    Tenho Windows 10 com Firefox e o Flash funciona na boa!

  8. KingDi says:

    Comigo o Flash funciona na perfeição no Edge como no Firefox!

  9. Redin says:

    Tenho o meu website em wordpress com dois conteúdos em flash e funcionam bem por aqui.

  10. mariana says:

    Uma pergunta não da para instalar posteriormente o flash para as versões que não trazem? No pro 4 da para instalar programas certo?

  11. paulonovais says:

    dá. bais ao site da adove ou intão instalaz o adobe aire que debe ter isso de sertesa. Eu no meo pC tênho e foi assim que lá o botei. São pugramas que eles disponibelisão gratuitos para todos. Também no dawnload aqui -> acho que é assim o nome -> lá consegues basta procurar flasch e botares o dawnloader a dar e depois grabas pro disco e depois ezecutaze. Espero ter ajudado.

  12. Carlos Gomes says:

    “A luta para eliminar o flash e forçar a adopção de tecnologias mais modernas e mais capazes”

    Quer elaborar? Que tecnologias mais capazes e modernas são essas?

  13. Nitroglycérine says:

    Sem contar que com o Edge não é posso fazer envios a partir do Citius para os tribunais, pois não suporta o Plug in que permite o uso de linguagerm Java. Mas não deixa de ser bastante rápido para navegar na net.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.