PplWare Mobile

É difícil infectar máquinas com as últimas versões do Windows…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. censo says:

    É natural que assim seja. Quanto mais jovem um sistema mais difícil será de o ameaçar. Com o passar do tempo e aumento dos utilizadores deixa de ser assim. De qualquer forma continuo a achar que a principal ameaça é o utilizador.

  2. Asdrubal says:

    Nunca fiquei com o sistema infectado com vírus em Windows 7 em vários PC’s. Podem ter aparecidos alguns, mas apenas em RAR’s, pens, etc, mas nunca infectou o sistema. 😉

    • Rojer says:

      +1 Continuo a achar haver uma grande propaganda de infecções e inseguranças no windows criadas por empresas de anti-virus

    • Diigo says:

      Ou secalhar tiveste mas não sabes… Há virus que não demonstram lentidao nem pop ups nem ada… Apenas estão la a ver o que andas a fazer e não consomem memória quase nenhuma…

    • mc says:

      Não uso antí-vírus (para além dos integrados) desde os tempos do ThunderByte AV… e o mesmo para a firewall, desde que o BlackIce finou.

    • Miguel Pestana Nóbrega says:

      Se conheceres o teu PC e souberes o que tens instalado sempre consegues ir tendo noção se tens algo indevido a correr no PC…
      Tb não tenho anti-virus, mas volta e meia via os processos, dava uma olhada aos serviços e auto-runs e estava tudo normal, sem lentidões nem eventos estranhos.
      Também nunca tive vírus no Windows 7, nem no Windows Vista (mas esse usei só por uns meses e tinha o comodo)
      Por acaso comecei a usar o Windows 7 desde os primeiros Beta…

  3. paulo g. says:

    Se 1,2% é bom imaginem o que isso seria na aviação… pena é não comparem com outros SO.

    • Sim Sim! says:

      tudo que tem mais utilizadores está mais susceptivel a ataques/virus.
      o numero de utilizadores no mundo nao se compara nem de perto aos restantes SO.

  4. Renato Dalvechio says:

    Mentira! Pergunte ao Baidu. hahahuuaha

  5. jAugusto says:

    blá blá pub para vender os novos sistemas e blá blá …

  6. censo says:

    Útil esse comentário

  7. str says:

    Um estudo da Microsoft sobre um produto Microsoft? ya deve ser totalmente isento e credível, pois ta bem

  8. Nuno says:

    Alguém faz os updates de segurança que aparecem nos opcionais? Só faço os updates recomendados

  9. Linguista says:

    As minhas máquinas é que não vão ser infectadas com as últimas versões do windows… 🙂

  10. Pedro Pinto says:

    Tendo em conta o gráfico e valores normalizados

  11. irlm says:

    então reforcem tambem o Windows Defender porque é uma desgraça face a concorrencia.

  12. Alex says:

    Acredito cegamente num teste de um sistema microssoft pela propria microssoft!!
    eu se tivesse uma empresa ia claramente dizer que nao prestava!

  13. Alex says:

    é de morrer a rir …
    É difícil infectar máquinas com as últimas versões do Windows…
    …pelo menos é o que diz o relatório da Microsoft

    http://geradormemes.com/media/created/smowmc.jpg

  14. W10 Incoming says:

    A partir de certa altura no tempo, a (in)segurança do Windows começou a ameaçar o negócio da Microsoft. A partir daí foi o que se viu. Grande foco na segurança, não só no código fonte mas também na criação de ferramentas auxiliares no combate ao lixo informático. Falo de Antivírus e Firewall integrada, entre outros mecanismos de segurança como o smartscreen.

    Hoje em dia não é qualquer acéfalo que consegue descobrir ou explorar uma falha de segurança no Windows. O problema principal continua a ser o utilizador, que, por desconhecimento ou ingenuidade, continua a abrir anexos manhosos e a clicar em tudo o que aparece nos cantos mais escuros da World Wide Web.

    Windows8.1 a bombear a não sei o que é isso de malware. Para mim não passa duma lenda urbana 🙂
    Dizer que o Windows é inseguro é conversa de Linux & Apple Fan.

  15. Gerardo says:

    É fácil não ter vírus, basta copiarem a Apple. Vão ao vosso PC e desinstalem todo e qualquer software AV e anti-malware e gozem a paz de espírito de não ter nenhum malware no PC. Mas dirão vocês “mas isso não protege o pc, apenas não saberemos se estamos infetados ou não” Epá, os utilizadores da Apple vivem assim aos anos e estado super contentes e seguros, até dizem que é o melhor sistema da galáxia 😀

  16. W10 Incoming says:

    Só para clarificar dando um exemplo.
    Sim é verdade que existe mais lixo informático que tem como alvo o Windows. Mas isto não quer dizer que o malware esteja a explorar falhas no sistema operativo. Significa sim que o Windows é popular e prioritário para a bandidagem.
    Uma moda recente é o ransomware que encripta os ficheiros e exige um pagamento para os desbloquear. Isto nada tem a ver com falhas no Windows. É um “simples” programa que abre um ficheiro e escreve nele. Uma tarefa básica que se aprende no primeiro semestre dum curso de informática. Nada tem a ver com falhas/bugs/exploits.

    Espero que isto dê umas luzes aos desconfiados da noticia.

  17. Albano says:

    Mesmo por isso é que decidi substituir o 8.1 pelo novo Win 10 e digo-vos depois de instalar e uma pequenas afinações, estou gostar.
    Agora só o tempo o dirá, tinha testado antes de sair esta nova versão não se parecia com nada e voltei ao 8.1
    mas agora parece que o 10 tem pernas para andar vamos ver.
    E se o bicho me deixar na mão e só reiniciar a máquina e voilá Linux Mint ……

  18. Amanda says:

    Os maior espião da atualidade é a empresa Google(EUA). Já esta em 100% dos computadores.

  19. Amanda says:

    O maior espião da atualidade é a empresa Google (EUA). Já esta em 100% dos computadores e dispositivos.

  20. Pedro says:

    Digo a toda a gente, quem quer ficar livre de virus e malware compre um mac, sim e mais caro mas e a garantia de que com alguma cabeca tera o melhor portatil durante 10anos, com 10 de bateria em apenas 1kg

    • Pedro O. says:

      Trabalho há 3 anos uma loja de informática e posso dizer que a afirmação de Mac’s estarem livres de vírus é completamente ridícula haha. Simplesmente pensa que não os tem pois nenhum utilizador usa anti-vírus/malware e ficam na ignorância de poderem estar infectados.

  21. Johnny says:

    Lol, vejo comentários absurdos.. o Windows 8/8.1 e 10 têm mais segurança é verdade mas não impede de entrar vírus e claro isso não impede ninguem de entrar no vosso sistema aposto que vocês têm virus nos vossos sistemas e nem sequer dão por conta.. Baidu.. YAC Cleaner.. Advanced System Care (isso não é vírus, por acaso é sim.. estes programas fazem menos do que prometem!) muito cuidado.. se tiverem isto no vosso pc então é porque já vós entrou um “vírus” entre aspas chamado PUP(Programas unwanted programa) por cá chama-se Programas Indesejados tais como url’s de pesquisa, toolbars e extensões..

    E também, não pensem que não é fácil enganar o windows 10, um bom crypter privado com ring0 + persistência + UAC Disable nem notam! Ah e para melhorar bindear um arquivo normal + com o vírus binded então ai a que nem notam por nada.. Há Bypass para tudo.. certos casos é dificil mas o Windows um bom crypter bem programado com boas funções, nem o antivirus detecta quanto mais o sistema!

    E não me venham com tretas, o melhor antivirus é o utilizador, pois claro se um ficheiro vier encryptado vais fazer o que? ver-se têm virus no virustotal? e se der negativo? Imagina se ele abrir o arquivo normalmente.. muita gente pensa que ao abrir normalmente X ou Y programa já não têm virus, cuidado com os binders hehe 🙂

  22. Rui Castro says:

    Amigos se querem testar a segurança do Windows, criam um User de acesso limitado, depois faz download do Google Chrome, Dropbox e Spotify. Tentar instalar. Aconteceu algo? Não somente instalaram as aplicações num ambiente limitado que deveria ter pedido login e password, ou seja qualquer malware (trojan) no mundo entraria no sistema.

    Agora faz o mesmo no Linux e no Mac e ate digo mais, deixa o User como sendo administrador (não root que não seria normal). Agora conseguiram instalar sem por as credenciais? Claro que não, tiveram que por.

    É isto a diferença da segurança dos sistemas. Claro é o user é o culpado por correu e tive que autorizar mas no caso do Windows, quando claramente dizemos que somos um “User Limitado”, porque raio a Microsoft ainda não abriu a pestana?

    Não há nenhum sistema seguro, so queremos que tenha o basico da segurança. Já sei que se pode fazer tweaks no Windows (permissões, policies) mas na compra de um PC com Windows, vem logo como um buraco de segurança.

    O que estas aplicações (malware, google chrome, dropbox, spotify) fazem é instalar no perfil do utilizador e não na pasta de aplicações, dando a volta ao sistema.

    Outro problema no mundo Microsoft é não ter uma Repositorio Official, no Mac o Apple Store e no Linux o Gestor de Software e Repositorios Seguros e Oficiais (ex: PPA). So isto limita a possibilidade de entrar malware. A Microsoft somente faz updates do seu próprio software e nem tem um aplicação oficial com software pago, open source e gratuito no sistema. Já sei que há software para isso mas não vem de base, ao contrario do Mac e Linux.

    Não queria deixar de dizer que Mac e Linux tem varios outros problemas, mas como este artigo é sobre segurança, aqui ficam as minhas ideias.

    • keimatudo says:

      Com perfil “user” e uac activo consegues instalar software? Sem permissoes de administração e sem abrir a janela do uac? Era capaz de jurar quue vejo isso todos os dias! (com os exemplos chrome e dropbox, spotify não é permitido)

  23. vc says:

    Lol. Não acreditem em tudo o que leiam 🙂

  24. sakura says:

    “”Outro problema no mundo Microsoft é não ter uma Repositorio Official”” Loja do windows ??
    no W10 uma app feita por mim presisa de um cretificado para RUN.!!!!! e passaword de admin.
    o menu iniciar não passa de uma sinples app universal…. o windows “”core”” e muito estavel e imune.
    so que agora instalas o google chrome e bay…bay……. o metro stayle não e so para chatear o ppl, “”izola””
    todas as apps do system. (.net,java).
    uma boa firewall, antivirus/malware, I politicas de seguraça que premitem defenir o que se pode executar ficheiro por ficheiro o windows e a prova de bonbas… afinal os ultimos bug mundiais foram de outros OS.
    os 10… lol,

  25. Redin says:

    Eu já disse aqui em tempos e volto a repetir.
    Não existem sistemas menos vulneráveis do que outros porque, pura e simplesmente, as atividades cyber-criminosas estão a virar o seu alvo preferido para os browsers. Ora, será fácil de perceber o potencial que terá um ataque ser melhor sucedido por esta via do que ser dirigido a SO’s.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.