YUMI – Coloque vários sistemas operativos numa PenUSB

Ao longo de vários artigos, apresentamos algumas aplicações que permitem de forma muito simples colocar qualquer distribuição Linux numa PenUSB (ver aqui). No entanto, uma vez que actualmente as penUSB possuam uma grande capacidade e até são baratas, porque não meter mais do que um sistema operativo?

Uma forma bastante simples de incluir vários sistemas operativos numa PenUSB é usando o YUMI (Your Universal Multiboot Installer).

mutiboot_00

O YUMI é o sucesso do MultibootISOs e pode ser usado para criar Multiboots em Pens USB/Discos externos USB. Com o YUMI podemos colocar vários sistemas operativos num único dispositivo USB, que a aplicação encarrega-se de criar a interface do boot. Além de sistemas operativos, podemos ainda colocar anti-vírus que funcionem em modo portable, ferramentas para discos rígidos, ferramentas de diagnóstico e muito mais (ver imagem inicial).

Contrariamente ao MultiBootISO, que recorria ao grub para fazer boot directamente dos ISOS, o YUMI usa o syslinux para realizar essa tarefa.

Com criar um sistema multiboot com o YUMI?

O YUMI funciona de modo semelhante ao Universal USB Installer, no entanto, como já referido, permite fazer o multiboot das distribuições Linux. Depois de instalado, o YUMI permite ao utilizador escolher a drive associada à PenUSB e indicar as distribuições que pretende incluir na mesma (o download pode ser automático).

yumi_00

Depois de criar a “pen multiboot”, basta arrancar com a mesma e escolher qual a distribuição pretendida através do boot apresentado. A última versão do YUMI suporta já o Backtrack 5 e o WifiWay.

Para os computadores que já não suportem o arranque via dispositivos USB, podem sempre recorrer ao PLoP Boot Manager.

Artigos relacionados

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows
Download: YUMI-0.0.1.3 [840KB]
Homepage: PenDriveLinux





  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


14 Comentários

  1. Excelente ferramenta, usei a há um mês para fazer uma Pen com Kaspersky Rescue CD, Avira Rescue CD, Hirens Boot e Gparted…

    Mas o Kas não funciona muito bem com este multiboot.

  2. Bastante útil, recomendo!
    Já agora, o link de download directo tem uma pequena falha, tem ” do final ;)

  3. Para quem usa vários SO’s é muito útil. Ou até para ter o SO e um sistema de recuperação e teste.

  4. Com esta aplicação é possível ter dois sistemas windows (XP e 7) e linux?
    ou alguma das alternativas o permite?

  5. Ja estou a testar e estou a gostar muito… queria só saber se é possível actualizar pelo apt-get upgrade o Mint? é que já o fiz e ele diz-me que não tenho espaço livre na Pen :(
    Já andei a procurar e não encontrei nada explicito :(

    Obrigado pessoal.

  6. Não dá para colocar win 7 a correr pois não?
    Pelo que vi apenas dá para o installer…

    kodaik

  7. Bom Dia, Boa Tarde, Boa Noite.

    Por favor… me ajudem.

    Baixei o YUMI, coloquei o acronis, hirens boot, e o iso do windows xp… consegui bootar e rodar normalmente o acronis e o hirens, mas no XP, ele começa a rodar, mas dai da um erro de tela azul… alguem pode me ajudar POR FAVOR?

    Desde já, muito Obrigado.

  8. Alguem sabe como posso colocar o Windows 7 e XP juntos com este programa?

  9. Não é possível colocar o Windows XP pelo YUMI, por motivos de Hardware e compatibilidade. Estava lendo uma página em inglês sobre o YUMI que informou que o YUMI não trabalha com windows xp, porque senão, Não acham que o Windows XP apareceria na lista?

  10. nao da, vc teria que mexer no registro do xp.

  11. Coloquei o XP, Hiren’s boot , Ubuntu o Windows 7
    Todos funcionaram juntos menos o Windows 7 que ate começa a formata mais quando inicia da um erro e não termina a formatação
    Alguém porte min ajuda

  12. Muito bom esse Yumi ..
    Fim um pen de boot do windows 8 e rodou filé , instalaçao
    muito mais rápida em comparaçao ha instalaçao via dvd

  13. Faltou postar em que formato deve estar o pen drive (fat32 ou ntfs)

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.