PplWare Mobile

XBMC – Vamos transformar o Ubuntu 11.10 num Media Center?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. FerreiraL says:

    Tenho isso instalado num PC ligado à TV e ligado por wireless a uma partilha de rede…!

    O melhor media center que existe! sem dúvida! Já usava no tempo da xbox original mas devido ao cpu dela tive que fazer o upgrade para a versão PC pq não conseguia reproduzir 1080p! Mesmo assim ainda a tenho a funcionar na sala de descanso do pessoal lá no trabalho! 😀

  2. Arthgrafic says:

    Parece muito interessante. Mas instalei no Windows 7 e não percebi como funciona!!!

  3. João Sosua says:

    Sempre pensei que fosse Microsoft pois com o nome Xbox Media Center ……

    mas afinal é open source.

  4. luis says:

    Qual a diferença da versão LIVE das outras?

    • MiniMe says:

      Live como o nome indica corre de um cd ou de uma pen. Como uma versao Live de linux pode ser posteriormente instalada no disco rigido (em MBs com chipsets ION depois de instalar a versao Live, desabilitem o mute no alsamixer!)

  5. Tony Silva says:

    Vejam também o Boxee. É baseado no XBMC citado mas mais user-friendly. A minha primeira opção.

    http://www.boxee.tv/

  6. Guilherme de Sousa says:

    É top!

    Melhor media center de sempre. Uso diariamente.

    cumps!

  7. Xis says:

    Sem duvida o único verdadeiro media center…
    Montei um sistema com um pc já antigo na sala e experimentei as 3 versões, live, com ubuntu e com o windows 7 starter. Acabei por escolher o windows, é o que funciona melhor.
    Tenho esse pc ligado a um modelador e assim consigo ver pela casa toda e uso a aplicação para android para por os filmes e reproduzir a partir de qualquer aposento, muito bom mesmo.

  8. Zé batata says:

    Não é mau, mas melhor é o “Ps3 Media server”, que faz de servidor DLNA na rede e a grande vantagem é as legendas sincronizadas on the fly. Ha é verdade, suporta qualquer formato.

    • flamarro says:

      nem precisas de legendas sincronizadas on the fly. A este XBMC instalas varios plugins, buééééés mesmo, sendo que um deles pode ser o xbmc subtitles. Tem dezenas de sites de legendas que podem ser configurados, só é feito uma vez. Depois é só pores o filme/serie a correr, fazer enter , subtitles e aparecem as legendas sincronizadas, é só escolher e tá a dar a cena legendada, um mimo… fora o navi-x aqui falado e um porradão de outras coisas. Obrigatorio ligar a TV e a amplificador de som, utilizando som digital…. um mimo.

  9. Zé batata says:

    Outro é o Boxee. Tal como o “PMS” (ps3 media server) suporta tv por IP, só não suporta legendas.

  10. Parece bom.

    Os links do fundo do artigo não funcionam. Apontam para a imagem respetiva…

  11. Goncalou says:

    Experimentem openelec (XBMC sem mais nada) numa pen e …

  12. Abílio says:

    Também uso muito e há bastante tempo
    Tem app para iphone que dá imenso jeito como controle remoto por wifi.
    O ponto fraco são os codecs.
    Alguém sabe com contornar?

  13. SmurdDaddy says:

    O MediaPortal dá para controlar os codec…

  14. serva says:

    Bom dia ,

    A pessoas que ainda não perceberam que existem N aplicações Open Source que são as melhores escolhas .

    Bom artigo , também uso , quem tem Ubuntu instalado basta no inicio de sessão escolher se quer arrancar com a XBMC ou com o Ubuntu de qualquer das formas dá sempre para ter acesso a partir do Ubuntu , a vantagem é que podes arrancar só mesmo com o media center .

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  15. Redin says:

    Já ando a acompanhar este fantástico XBMC hé uns 2 anos e não estou virado para tentar mais nenhum. Apareceu recentemente uma compilação LIVE concorrente ao próprio XBMC-LIVE de Nome OpenELEC (http://xbmc.org/natethomas/2011/10/26/openelec-1-0-released/) que é fantástico, visto ser possível usar uma pen (ou idêntico) de forma a podermos ter o XBMC configurável e as alterações são feitas sem serem perdidas, como acontecia ao XBMC-LIVE.

    O único problema que eu encontrei é que acabei por desistir, foi que, não me reconhece o meu monitor (TV-LCD) e dá-me sempre a resolução mínima.

    Sei que existe uma maneira de forçar a resolução mas como não “pesco” nada do “Pinguim”, ainda não me atrevi a fazê-lo.

    Alguém que possa dar uma ajudinha?

    Obrigado.

    • Hugo Nogueira says:

      Primeiro uma pequena correcção, não são concorrentes, tanto é que se ajudam mutuamente e publicitam um ao outro, o OPENELEC é apenas uma versão +/- live que se kiseres podes “limitar” um pc apenas para um SO base linux e por cima disso o xbmc fazendo com que o sistema seja muito mais rápido não estando dependente da velocidade que o sistema operativo tem, posso dizer que tenho instalado no meu Xtreamer Ultra com um disco SSD de 8gb e demora não mais de 25 segundo a entrar no xbmc ja com o wifi activo e já preparado a actualizar a biblioteca, quanto ao teu problema tens que ver se instalaste uma versão própria para o teu pc, e se for o caso de teres que alterar alguma coisa se tiveres o pc ligado na rede, a partir de windows consegues aceder aos ficheiros do OPENELEC e alterar o que for necessário na tua situação

      • Redin says:

        Sim, disseste bem. Não são concorrentes. Eu iria corrigir o que disse se já não o tivesse dado entrada.
        Quanto à tua ajuda, fico agradecido. O meu computador é próprio até porque se eu usar um monitor diferente, a resolução aparece a desejada e com possibilidades de personalizar a mesma.
        O problema está mesmo no meu monitor (LCD-TV Panasonic) e a única forma de o fazer é forçar nativamente a resolução para a desejada e também sei que ele suporta resoluções até 1360*768.
        A forma de aceder aos ficheiros do OPENELEC não é possível até porque quando procuro por eles, o windows não reconhece a drive pedindo sempre se quero formatar. OBVIO.
        Se conseguires dizer como fazer o “Pinguim” resolver este problema, contacta-me para redinpais arroba yahoo ponto com.
        Mais uma vez, muito obrigado.

  16. Gosto desta parte “Tem um PC mais antigo e não sabe o que lhe fazer…”. Convém especificar as capacidades desse PC, pois este programa é pesadissimo mesmo a correr como sessão. Tenho um Duron 1800, com 2 gigas de memória e o rato nem mexe.

    • Xis says:

      Tenho um P4 2.4 com 1gb ram a correr o xbmc no windows 7 starter e funciona ás mil maravilhas.
      Só tive de comprar uma ATI HD das mais baratas para ver filmes HD.
      Tens de rever as configurações disso que de certeza funciona bem nesse pc.

    • Hugo Nogueira says:

      Para essas situações tens a resposta mesmo em cima, o OPENELEC resolve-te o problema pk depois de instalado não vais ocupar mt mais de 250mb so mesmo com os add-ons é que irá ultrapassar esse valor e ainda tem mais uma vantagem é o facto de haver diferentes versões optimizadas para diferentes configurações pc (baseadas em intel, ion, fusion, appletv e xtreamer que é o mesmo que ion mas tem as configurações certas do controlo remoto)

  17. João Batista says:

    Como é que tem ligado do pc a tv ?

  18. ergos says:

    tenho o xbmc instalado no pc e em duas xbox isto para ver filmes online pelo navi-x é um mimo e claro o plugin sportdevil para ver canais de tv incluindo os canais tv cabo e sporttv mais dicas aqui…

    pc
    http://forum.xbmc.org/

    xbox
    http://www.xbmc4xbox.org/forum/

  19. juaoh says:

    Boas Pessoal

    Sou um frequente utilizador de windows mas não pesco nada de linux..

    Desculpem a ignorância mas a maneira de no boot do pc conseguir optar por iniciar o w7 ou iniciar este media center sem ir a interface do ubuntu??

    Algo do género:

    -windows 7
    -xbmc

    Cumps

  20. Pedro says:

    boa noite,

    instalei num asus k52jc com uma grafica geforce 310M e ao abrir o programa da um erro.

    a mensagem é:
    XBMC needs hardware accelerated OpenGL Rendering.
    Install an Appropriate graphics driver.

    a mensagem é clara mas como instalo os drivers apropriados?
    pensei que estive-se tudo direito depois da instalação do ubuntu. uma vez tendo a grafica que vem com o processador como sei qual a que esta em funcionamento e como altero ou instalo a que suporta melhores graficos que neste caso e a 310M.

    agradecia uma ajuda o programa é muito interessante e queria explorar mas como estou a iniciar com o linux não estou à vontade em certas situações.

    obrigado e cump..

  21. Dexter says:

    Gostei do artigo, e tentei já no passado tornar o Linux num media center, a minha única limitação foi o espaço em disco e a forma como o Linux se comporta com drives USB externas: muito lento! O USB é 2.0 mas comporta-se como se fosse um 1.0 não sei porquê, pesquisei em forums e o meu problema é comum mas não encontrei respostas. A alternativa sim seria criar uma partilha de rede, no entanto irei precisar de um NAS ou de outro PC com Windows para o fazer. Alguém sabe como dar a volta a isto e ter um disco USB 2.0 a bombar rápido com o Ubuntu? Será que isto foi já ultrapassado nas versões mais recentes do Ubuntu? Será que isto é tema para um artigo à parte? Eu já desisti e coloquei o Windows 7 que eu adoro tal como o Ubuntu, mas gostaria de saber qual a solução.

  22. Kimoaz says:

    RMVB

    Boas alguém sabe se se mantém os problemas com o formato RMVB. Já tive uma versão anterior, a correr em ubuntu, q se portava mt mal com RMVB.
    Se alguém souber algum truque que possa partilhar…
    Obrigado

  23. xpBest says:

    fonix ainda utilizam comandos em linux que atraso , um dia queriam que muda-se para essa coisa linux fonix .

  24. jose says:

    eu tenho isso na xbox original e é do melhor!

  25. Nuno Pereira says:

    E depois ainda existem os plugins ou add-ons que transformam completamente o XBMC…

    Experimentem o XBMC + XBMC Subtitles + Icefilms add-ons… é qualquer coisa 🙂

    • Hugo Nogueira says:

      Boas

      Conseguiste por filmes do Ice filmes com legendas?? eu tenho esses dos add-ons instalados mas não conseguir que ele me fosse buscar as legendas, se me puderes dar dica agradecia

      cumps

  26. Pedro says:

    Pessoal, quero montar um média center de raiz, algo low cost. Que componentes (CPU, processador, memoria RAM, motherboard, fonte Alimentação, disco rígido, etc) recomendam?

  27. SMartins says:

    Pessoal só tenho a dizer que é Fantástico.
    Tenho a correr a versão Linux à uma serei de anos e é 5 estrelas tenho agora a bombar numa board ZOTAC- ion itx A-E com 2GB de Ram; Filmes 1080p, youtube, sereis, musica, fotos e facebook tudo na TV em grande qualidade

  28. Nuno says:

    não conhecia o XBMC, mas experimentei e adorei. Entretanto descobri o openelec. Segui todos os passos para instalar numa pen e maravilha. Contudo em alguns pcs mais antigos por exemplo (Acer travelMate 4001wlmi)e ele não arranca o openelec dá o seguinte erro e não passa daqui:
    find: /storage/.xmbc/addons/*: no such file on directory

    depois instalei no HD (porque pela pen dava o mesmo erro) de um outro PC – P4 1.5Ghz 256mb ram (memórias rim)- e após a instalação sem problemas, ao arrancar aparece isto e não “anda” mais

    find: /storage/.xmbc/addons/*: no such file on directory

    swapon: /storage/.cache/swapfile: suapon failed: function not implemented

    cat: can’t open ‘/storage/.xmbc/temp/latest’: no such file or directory

    sh: bad number
    sh: bad number
    sh: bad number
    sh: bad number

    Nota: a versão que tenho é a “OpenELEC-Generic.i386-1.0.2”

    Alguma ideia de como por isto a funcionar?

  29. Nuno says:

    Alguém me pode ajudar com o post anterior?

    Obrigado
    Nuno

  30. Vitor says:

    Viva!

    Estou a pensar construir um htpc.
    Quem ja experimentou e usa pode partilhar a configuracao de hardware?
    No forum do XBMC recomendam o uso de SSD. Sera mesmo necessario?

  31. Walter says:

    Tentei instalar o XBMC,mas apareceu a seguinte mensagem:

    Lendo listas de pacotes… Pronto
    Construindo árvore de dependências
    Lendo informação de estado… Pronto
    Alguns pacotes não puderam ser instalados. Isto pode significar que
    você solicitou uma situação impossível ou, se você está usando a
    distribuição instável, que alguns pacotes requeridos não foram
    criados ainda ou foram retirados da “Incoming”.
    A informação a seguir pode ajudar a resolver a situação:

    Os pacotes a seguir têm dependências desencontradas:
    xbmc : Conflita: xbmc-standalone
    xbmc-standalone : Depende: xbmc-data (= 2:10.1-8~ppa1~oneiric)
    Depende: xbmc-skin-confluence (= 2:10.1-8~ppa1~oneiric)
    E: Impossível corrigir problemas, você manteve (hold) pacotes quebrados.

    Segui conforme como instruído no site:

    sudo apt-add-repository ppa:nathan-renniewaldock/xbmc-stable
    sudo apt-get update
    sudo apt-get install xbmc xbmc-standalone

    Será que alguém pode me ajudar.

    Abraços

  32. Realmente o XBMC é o melhor Media Center existente. Já testei uns cinco Media Center diferentes. Obtive excelente resultados em conjunto com o win 7. Ótimo post Pedro Pinto.

  33. Jolas says:

    Walter consegui instalar o xbmc conforme esses comandos mostrados aí por você. Estou há dias tentando, já havia até desistido, foi quando, por acaso, achei este site e resolvi ler os comentários até o final na esperança de alguém está tendo o mesmo problema que o meu. O seu era parecido com o que estava acontecendo comigo e resolvi seguir essas dicas sua mesmo você falando que teve erro, pois o seu repositório estava diferente dos que eu já havia tentado. Estou usando a versão final do Big Linux (big 5 ou 11.10, que é a mesma coisa) e o xbmc não consta no synaptic, porém graças ao seu erro eu consegui acertar. Te aconselho a buscar no google, alguns comandos para remover pacotes quebrados e bibliotecas que não são mais utilizadas e depois tentar novamente.

  34. NoxDiogo says:

    Boas Malta,

    Alguem sabe com por a reproduzir numa SMART TV Samsung, através de DLNA, os add-ons com canais?

    Obrigado,
    Cumps

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.