PplWare Mobile

Wine 1.5.5 – Correr aplicações Windows no Linux!

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Gaspar says:

    Boas. Eu uso Windows XP e Mint em dual-boot num Pentium IV, normalmente quando preciso do MSOffice vou para o Windows XP, apesar de já conhecer a existência do Wine há algum tempo, como se trata de uma espécie de emulador, será que usá-lo para usar o Office no Linux não fará o sistema travar ou funcionar lentamente? Será que consome muito do sistema?

    • Pedro Pinto says:

      Não, no meu caso funciona bastante bem

      • Gaspar says:

        Obrigado. Sendo assim, irei testar em breve e se correr bem nesta máquina posso dizer adeus ao velhinho XP, não faz sentido uma licença para um desktop já ultrapassado e a própria Microsoft faz questão que abandonemos o XP (basta olhar aos exemplos do skydrive desktop, Windows Live 2011 e outros). O MSOffice é praticamente a única aplicação que me leva a ir ao Windows.

    • Serva says:

      Podes crer que funciona 5 estrelas , com esta versão não sei ainda vou instalar , com a 1,4 foram feitas muitas melhorias na compatibilidade com o Office e não tinha qualquer sinal de bloqueios ou de crashs .

      Cumprimentos

      Serva

    • Bruno Jacob says:

      Eu antigamente tb tinha alguns problemas, depois instalei o PlayOnLinux e com essa aplicação vai buscar tudo o que é preciso para além do Wine…

  2. Carlos Costa says:

    Maravilha!!!

    Confesso que ainda não tive oportunidade para o testar. Assim que pegar nisto, tenho de testar com o CorelDRAW, PhotoShop & Dreamweaver e afins

    • carlosf says:

      Se já dominas MUITO bem esses, talvez seja a opção que procuras.. Mas eu pessoalmente aconcelhava-te a ver as alternativas a essas aplicações para linux.. talvez te surpreendam até.

      • Carlos Costa says:

        Já acompanho o CorelDRAW desde a versão 2 e ele já vai na X6 “16”

        Gosto do Ubuntu, em especial da sua Daí estar mesmo a pensar fazer um dualboot para ensaiar o Corel nele.

        Arranjando tempo neste fim-de-semana, eu testo isso e dou noticias.

    • David Luís says:

      Se o CorelDRAW der avisa 🙂

      • Cristiano Rückert says:

        Lembro que no Corel X5 a instalação não funcionavam, a versão portável corria sem problemas, a X6 vou testar logo mais!

  3. camurso_ says:

    Atenção que o wine não se dá muito bem com cracks e afins…

  4. Arlindo Pereira says:

    Testei o office 2007 no wine 1.4 e deu barraca… dizia que tinha actualizações e ficava tentando actualizar, mas ñ descarregava nada, ficava travado.

  5. HomeGamer says:

    Uso o wine desde algum tempo e acho que quase todas as aplicações (as que eu instalei pelo menos) correm melhor até do que no proprio windows
    só com jogos é que tenho má experiência nunca consegui por um a funcionar direito por isso ainda não migrei completamente para o linux

    • Don Piano says:

      Para os jogos rodarem é necessário fazer umas modificações no registry do wine, para ele utilizar o renderizador opengl ao invés de emular o directx, além de substituir o drive de video nouveau (se for nvidia) pelo oficial (www.geforce.com/Drivers). Aceleradoras gráficas Intel, nem pensar…

  6. Orlando says:

    Boas,

    tenho uma questão em relação ao wine. Dá para pôr jogos a funcionar com esta versao do wine?

    • carlosf says:

      eu testei instalar a propria steam em linux.. e funciona (muito mais não faz, mas roda :P) o meu pc também não é grande coisa, portanto… é experimentar

    • Don Piano says:

      Claro, testei Grid Race, GTA 4, Dead Space 1 e 2, Call of Juarez 2, Left for Dead 1 e 2, Wheel Man, Wolfestein 2011, Fear 1 2 e 3, Dead Island, Crysis 2, Call of Duty Modern warfare 3, Sims 3, Stranglehold, etc… Com perfeição.

  7. GreenTuxer says:

    Hoje saiu o Fedora 17, falar dele está quieto… Se fosse Ubuntu já tinham artigos até com guias de instalar coisas específicas ou alterar configurações…

    • Serva says:

      Instalei a versão beta em KDE e impressionou-me e nunca fui fã do Fedora , já agora o Caixa Magica 18 com a interface KDE está um espectáculo , esta vai ficar no meu segundo PC e provavelmente o Fedora também , quanto ao Ubuntu desisti é pouco produtivo a interface ainda está muito verde , praticamente não existe programação para esta interface a que existe ainda funciona mal , dou como exemplo o Ubuntu tweak , os programas de customização são um desastre com imensos bugs etc , agora a comunidade Linux está bem e recomenda-se e vai certamente crescer , quem gosta de tecnologia quer ter outra interacção com a maquina e com o SO , e isso só é possível com o Linux .

      Aceitem os meus sinceros cumprimentos

      Serva

      • GreenTuxer says:

        Por isso é que gosto muito de usar os DMs tradicionais (sendo XFCE um dos meus preferidos, seguido de GNOME e KDE).
        Se fosse outra distro que não Ubuntu a ter o Unity, uma coisa era certa, o Unity não tinha qualquer saída, mas como é a distro com mais utilizadores, ainda se vai aguentando.

        Já uso Linux há uns 14 ou 15 anos, inclusive é a área em que trabalho. Já usei de tudo e conheço de tudo. No entanto, talvez pelo facto de trabalhar diariamente na área, começo a colocar de lado as minhas antigas distros favoritas, como Slackware. Hoje em dia Fedora é uma das minhas distros favoritas, tal como Ubuntu, pois tem o melhor de Linux, com a facilidade dum SO mainstream.

  8. irlm says:

    e que tal falar-mos KVM QENU XEN

    Fedora 17 estou a testar em VM.

  9. Jose Silva says:

    Boas,

    Alguém sabe como aumentar a perfomance a abrir aplicações, por ex: M$ Office
    Em alguns sites sugerem a usar o wineserver -p mas o que é certo é que não noto nenhuma diferença.

    Abraços,
    José

  10. jpng81 says:

    Por falar em linux e wine… deixo aqui uma sugestão para um jogo muito porreiro para passarem no pplware.
    “Ace of Spades” http://www.ace-spades.com é uma mistura de minecraft com Team fortress, é um jogo bastante viciante e que por acaso corre lindamente em wine.

  11. Arch says:

    Com o Wine, consigo jogar Counter-Strike 1.6 na perfeição. Estou desejoso pela Steam no Linux!

  12. Pedro Gaspar says:

    Demoraram anos para lancar a primeira versao estavel.. foi o software que mais tempo esteve ate hoje em versao alfa, mas eles agora apanharam-lhe o jeito 😛

  13. Glink says:

    vou fazer a pergunta da praxe, o Access já roda bem nesta versão?

    ainda vou ver se consigo fazer a experiência esta semana, mas se alguém já a tiver feito dava jeito 😛

  14. nuno says:

    O Primavera funciona sem problemas?

  15. Paulo says:

    Só ainda não migrei completamente para o linux por causa do AutoCAD, será que agora já funciona? Gostava mesmo de largar o windows…

  16. Senhores,

    Alguém testou o Outlook 2007 nesta versão.
    Preciso saber se está funcionando.
    Na versão 1.4 ele se instala, abre para configuração de e-mail, mas não consegue se conectar no servidor Exchange para validar a conta e assim ele não completa a configuração.

    Desde já agradeço.

  17. Sandro Ribeiro says:

    Boas alguem sabe como instalar o photoshop no wine? já tentei mil e uma coisa e dá sempre erro :/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.