Usamos cookies para garantir a melhor experiência de utilização no Pplware.com - Saiba mais sobre os nossos cookies
Ok

Ubuntu Tweak 0.7 – É hora de turbinar o seu Ubuntu 12.04

No passado dia 26 de Abril anunciamos aqui a disponibilização da nova versão da distribuição Linux Ubuntu, o Ubuntu 12.04 LTS Precise Pangolin. Como qualquer outro sistema operativo, o Ubuntu pode ser personalizado à medida e gosto de cada utilizador, nas mais diversas funcionalidades.

Para esse efeito, a melhor opção é usar o fantástico Ubuntu Tweak.

tweak_00

O Ubuntu Tweak é um pequeno utilitário que está em constante desenvolvimento e que permite de uma forma muito intuitiva configurar facilmente o Ubuntu. Esta é certamente uma das ferramentas mais usadas pelos utilizadores da distribuição da Canonical.

tweak_01

O Ubuntu Tweak é uma autentica “pérola”, onde o utilizador pode adicionar e remover várias aplicações, configurar o Compiz , alterar parâmetros do Startup, adicionar/actualizar lista de repositórios, entre outros.

tweak_04

Principais novidades do Ubuntu Tweak 0.7?
  • Instalação de temas de ícones
  • Activar/Desactivar o HUD e mensagens de ajuda
  • Personalizar o gestor de sessões LighDM
  • Novas ferramentas no centro de aplicações (ex. scripts)
  • Criação simples de quicklists para aplicações
  • Janitor com várias melhorias para limpeza do sistema
  • Pesquisa integrada e em tempo real dentro da aplicação

Exemplo da personalização do gestor de sessões LighDM

tweak_02

Resultado do LighDM personalizado

tweak_06

Como instalar no Ubuntu?

Para instalar o  Ubuntu Tweak 0.7 no seu sistema, basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:tualatrix/next 
sudo apt-get update 
sudo apt-get install ubuntu-tweak

Nota: O Ubuntu Tweak 0.7 ocupa cerca de 5 MB

tweak_05

O Ubuntu Tweak é um must-have para qualquer utilizador que uso como sistema operativo o Ubuntu. Para quem pretenda colaborar no projecto, o autor da aplicação disponibiliza uma wiki onde podem ver como podem colaborar.



  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


47 Comentários

  1. Muito obrigado mais uma vez Pedro Pinto

  2. Excelente trabalho Sr. Dr. Pedro Pinto. :b
    À muito que procurava uma ferramenta destas.
    Instalei o Ubuntu 12.04 e até agora está a superar as minhas expectativas!
    Recentemente utilizei o Mint 12 LXDE e estava magnifico!!!
    Para já vou usar o Ubuntu e ver mais novidades.

    Mais uma vez muito obrigado pela contribuição do seu trabalho em demonstrar o linux a todos os leitores do pplware e muito mais.

  3. Bom dia,tenho algumas,questões:

    -Como é que faço para executar o terminal nesta versão do Ubunto?

    -Instalei o google Chrome e não aparece como ícone na barra da esquerda,será que existe algum sítio “escondido” onde ele está situado?

    • João ,

      Para acederes as aplicações instaladas tens de ir a dash( barra lateral primeiro ícone) e escreveres o nome da aplicação na janela que se abrirá , ou então após clicares no primeiro ícone da barra lateral(dash) , vai abrir-te a mesma janela do primeiro exemplo na parte inferior tens uns ícones aonde podes seleccionar algumas funções , seleccionas todas as aplicações e do lado esquerdo é dada a possibilidade de escolheres aplicações por grupos associados , no caso do Google Chrome escolhes internet e vai-te aparecer todas as aplicações instaladas pertencentes a este grupo , clicas no ícone do Chrome e arrasta para a barra lateral e já está , espero ter sido claro , só acordei agora sorry .

      Ao dispor e bem vindo ao Mundo Linux

      Cumprimentos

      Serva

    • Para encontrares o terminal fazes o mesmo escreve consola , nem precisas escrever toda a palavra que começam de imediato a surgir-te as diversas opções se a quiseres na barra lateral basta arrastares .

      Cumprimentos

      Serva

    • Basta carregares na tecla “super” que é a tecla do Windows e depois de abrir o menu escreves o que pretendes, neste caso “Chrome” e “Consola”. Depois de veres o icon correspondente basta arrastares para a barra do Unity ou então depois de abrires a aplicação carregas com o botão direito do rato e escolhes trancar no lançador.

    • - CTRL + ALT + T ou escreves terminal na barra de pesquisa do ubuntu…

      -Escreve chrome na barra de pesquisa do ubuntu e quando te aparecer o ícone, arrasta-o para a barra do unity

      ;)

    • Luis Filipe Ferreira da Cruz

      Outra opção interessante que costumo usar é instalar o yakuake.
      Basicamente ficas com um terminal que faz drop-down do cimo do monitor (o local é configuravel tal como o tamanho) bastando para isso configurares uma tecla de atalho. Por omissão é o F12.

      Cumprimentos

  4. Excelente aplicação , ainda tenho no meu Ubuntu 10.04.3 LTS que me está a custar muito substituir , as últimas versões do Ubuntu tweak têm vindo com menos funcionalidades desde que a Canonical optou pela interface Unity uma sombra do que era nos tempos do Gnome 2.3 , vou instalar esta nova versão que penso ser a mais completa desde a era Unity e verificar as opções de personalização que esta potente ferramenta nos proporciona .

    Só por curiosidade , instalei no mesmo disco lado a lado o Kubuntu e o Ubuntu 12,04 LTS , após as respectivas actualizações de Kernel , fiquei espantado com a performance do Kubuntu versus o Ubuntu , apesar de consumir mais recursos de CPU a performance do Kubuntu é superior a do Ubuntu a maquina aonde instalei foi num P4 a 3,20 GHZ e 2 GB de ram a 400 com um disco Sata 1 de 200 GB da Seagate que não prima pela velocidade de leitura e escrita , para ser franco fiquei um pouco desiludido com a performance do Ubuntu , mas pode ser também uma experiência algo insípida pelo pouco tempo que ainda dediquei a este sistema , hoje dedicarei um pouco mais de tempo com alguns tweaks e postarei as minhas impressões acerca desta Distro .

    Pedro Pinto muito obrigado pela dica .

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  5. Como é que o wallpaper do lightdm fica o mesmo que o do ambiente de trabalho do respectivo user? Nesses screens está direito, mas eu altero o meu wallpaper e no lightdm continua o default… Não era suposto isto ser uma feature do novo ubuntu?

    Cumps

  6. Pedro Pinto

    Boa tarde , sou só eu ou quando tens a opção auto hide da barra lateral quando a queres trazer para o desktop ela é muito pouco responsiva , já tentei vários tipos de sensibilidade inclusive estabeleci a máxima e continuei a ter imensos problemas para a trazer para a visa do ambiente de trabalho , tens alguma dica para que isto não aconteça .

    Outra coisa que reparei é que existem muito pouco temas para a 12,04 , instalei alguns que supostamente eram compatíveis mas experimentei vários erros , tens algum sitio que me aconselhes .

    Muito obrigado , como podes constatar estou a dar um beneficio da dúvida ao Unity , se souberem de dicas para personalizar força , estou afastado desta interface desde o lançamento da 11,04 agradeço que os utilizadores desta interface façam-me sugestões acerca da sua personalização .

    Desde já os meus agradecimentos pela vossa ajuda

    Cumprimentos

    Serva

    Cumprimentos

    Serva

  7. Alguém sabe como usar Papel de parede animado estilo Android no Ubuntu 12.04.

    Veja o link.
    http://agripinoduarte.radig.com.br/2010/10/10/papel-de-parede-animado-estilo-android-para-ubuntu/

  8. Tenho virtualizado no xp o 11.04 será que se fizer update ele não me mata os dois sistemas ?! Saúde !

  9. Boa noite vejam este interessante vídeo , vale mesmo a pena .

    http://www.youtube.com/watch?v=kbibkwj9TV0&feature=uploademail

    Cumprimentos

    Serva

  10. Já tinha usado o Ubuntu no meu antigo portátil.

    Agora instalei esta nova versão no meu Sony Vaio 13″ Serie S, acontece que aquece muito e as ventoinhas estão sempre a trabalhar.

    Já baixei a velocidade do processador mas continua a aquecer, um dos principais problemas penso que seja a gráfica, Intel 3000 + ATI 6470M.
    Queria mesmo baixar a velocidade.

    Cumprimentos.

  11. Viva, já que saiu recentemente uma nova versão do ubuntu, podiam criar um post onde podiam ensinar o pessoal a que por exemplo, compra um computador ou portatil com o sistema operativo Windows, consigam, passo a passo (com print screens) como fazer partiçao no disco e instalar o novo ubuntu de modo a ter dual booting do pc, ensinando passo-a-passo a instalação do ubuntu a partir dum live-cd e co configurar o ubuntu de modo a configurar as coisas que nas proximas vezes ao fazer um upgrade ao ubuntu, n se perca os dados/files/configuraçoes sem precisar de formatar tudo de começar de novo com o novo ubuntu?

    Pra mim ia ser mto util, pk conto comprar um portatil nos proximos dias e keria meter dualbooting com o recem ubuntu de modo a ficar tudo direitinho e bem configurado pra evitar perdas de dados ou backups na proxima vez k sair nova versao do ubuntu!

  12. Que wallpaper/background usam no LightDM?

  13. Antes de fazer o upgrade do 11.1 para o 12.04 tinha instalado o Gnome 3.4. Já estava a gostar, mas durante o upgrade foi eliminado o Gnome 3.4. Porque será que o Ubuntu 12.04 não vêm com o Gnome 3.4?!

  14. Não consigo ligar a placa Huawei 352 do kanguru nesta versão, aliás quando coloco a pen ele nem a reconhece, muito menos fazer a ligação da net.
    Será que alguém me poderá ajudar?
    cumprimentos,

  15. Bom dia!! Pedro instalei o Ubuntu Twear para customizar a tela de login, já realizei a alteração,porém ao reiniciar o Ubuntu a tela de login padrão do Ubuntu é exibida. Como faço para solucionar esse problema?

    Desde já agradeço pelo apoio.

    João Carlos

  16. Muito bom! Obrigado

  17. Bom dia,
    Você sabe se tem como eu mudar a cor da barra lateral do Ubuntu 12.04?
    Obrigado

  18. Bom dia Pedro,
    tentei fazendo apt-get -f install, dpkg –configure -a e mais algumas outras alternativas e não estou conseguindo safar este problema:

    root@alexbj:/home/alexbj# apt-get install ubuntu-tweak
    Lendo listas de pacotes… Pronto
    Construindo árvore de dependências
    Lendo informação de estado… Pronto
    Alguns pacotes não puderam ser instalados. Isto pode significar que
    você solicitou uma situação impossível ou, se você está usando a
    distribuição instável, que alguns pacotes requeridos não foram
    criados ainda ou foram retirados da “Incoming”.
    A informação a seguir pode ajudar a resolver a situação:

    Os pacotes a seguir têm dependências desencontradas:
    ubuntu-tweak : Depende: python-lxml mas não será instalado
    Depende: gir1.2-unique-3.0 mas não é instalável
    Depende: gir1.2-gconf-2.0 mas não é instalável
    E: Impossível corrigir problemas, você manteve (hold) pacotes quebrados.

    se puder me ajudar, agradeço.

  19. Realmente muito útil para os leigos no sistema operacional. Migrei para o Linux (ubuntu) à uns meses e sinto bastante dificuldade na adaptação, porém me sinto muito confortável no sistema, diferente dos sistemas populares. O programa “Tweak” é fantástico! Parabéns pela descrição detalhada Sr. Pedro Pinto.

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.