PplWare Mobile

Chegou o Ubuntu MATE 16.04! Largue o Ubuntu com Unity

Download

Download:  ubuntu-mate-16.04-desktop-amd64.iso (1,560MB).

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Daniel says:

    Esta é a minha distribuição favorita do Ubuntu. Mas nem tudo é um mar de rosas, há aplicações que ficam com alguns problemas devido a algumas dependências gráficas do Ubuntu (unity).

  2. Wagner Ferreira says:

    É impressão minha, ou o Mate é bem parecido com o Gnome Classic (aquele que instalamos pelo gnome-classic-flashback)?

    Ainda não o utilizei, portanto, não briguem comigo 🙂

  3. David Silva says:

    “gráfico Mate (que vem por omissão no Linux Mint)”
    Errado! O Cinnamon é que vinha por omissão no Mint. O Mate foi desenvolvido 1º para o Arch Linux, e foi depois implementado por outras distribuições. O Mint não tem nenhum ambiente gráfico por omissão.

  4. Tico says:

    A primeira coisa que podiam fazer nesta distribuição para ficar mais intuitiva era por defeito vir com o menu iniciar “Menu Principal” (tudo na mesma coluna) e não como está de origem em que o menu iniciar é “Barra de Menu” (dividido em três colunas, “Aplicações”, “Locais” e “Sistema”), a segunda coisa a fazer era vir por defeito sem as duas barras, uma única inferior… Já que só a personalizar o básico o utilizador já perde tempo… Seria certamente uma forma de conquistarem mais utilizadores.

    • Wagner Ferreira says:

      Se eu não me engano, você consegue essa customização instalando o menu classico do Gnome em um ambiente Debian ou algo do tipo… não me lembro. Mas sim, facilitaria a vida das pessoas que fazem primeiro contato com o sistema…

      • Tico says:

        Eu sei como fazer… aliás está aí explicado, primeiro removes o menu iniciar que aparece por defeito defeito que se chama “Barra de Menu” (dividido em três colunas, “Aplicações”, “Locais” e “Sistema”), depois com o botão direito do rato em cima da barra escolhes a opção “Adicionar ao Painel”, procuras o que diz “Menu Principal” (tudo na mesma coluna), carregas em adicionar e já está…

    • JorgeM says:

      Bom dia Tico.
      O que é “vir por defeito”?
      Vem avariado de origem?

      Talvez “vir por omissão”, isto é, quando não seleccionamos, “ele” escolhe por nós.

      Feliz Ano Novo e muita saúde.

  5. Paulo says:

    Estão a falar do quê?

  6. absurdo says:

    O meu favorito!

  7. Tico says:

    Alguém sabe como remover o chaveiro?

  8. Nuno Santos says:

    A bombar no meu Acer Aspire

  9. EC says:

    Para quem já tem a versão Ubuntu “normal” com Unity e quiser acrescentar o MATE, basta no terminal executar: sudo apt-get install mate-desktop-environment

  10. Miguel says:

    instalei num netbook EeePC e roda lisinho, deu uma nova vida ao pc visto que já andava a ficar bastante lento com o windows 7, porém encontrei um erro que é quando pretendo ir a uma determinada ferramenta de configuração, elas simplesmente não abrem apenas se eu abrir o menu completo dessas configurações!, mais alguem tem esse problema?

  11. Miguelito says:

    Um belo dum sistema operativo. Um pouco menos afinado que o Ubuntu base mas mesmo assim MT bom.

  12. João Gabriel says:

    Não obrigado;
    estava usando a 14.04 e me arrependi de atualizar para 16.04.
    Baixei o Xubuntu ,só alegria agora 🙂 .

  13. David says:

    Decidi não baixar o 16.4 LTS … Uso também o ambiente unity… Pessoalmente acho mais bonito sinceramente. Só não gosto da barra preta dos navegadores e os botões que são muito pequenos. De resto é perfeita. Mas não desgosto desta 🙂

    Quando arranjar um portátil vou instalar uma distribuição com o MATE por ser mais leve 🙂

  14. Alessandro BR says:

    Por favor, alguém tem Ubuntu Mate 16.04 instalado em Notebook? Quero saber se melhoraram a questão da duração da Bateria. Em meu note a versão anterior só dura 30 minutos a bateria.
    Saludo aos Tugas desde Brasil.

    • Francisco PT says:

      Olá boas.
      Neste momento tenho instalado a versão 16.04 do Ubuntu Mate e está uma bomba de S.O.
      Também estive com a versão 14.04 mas arrisquei e não me arrependo.
      No início e durante 3-4 meses esteve algo instável mas depois de ter sido corrigido ficou uma maravilha.
      Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.