PplWare Mobile

Ubuntu 14.04 LTS – Navegue escondido na Internet

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Francisco says:

    ” Navegar de forma anónima não é uma tarefa fácil especialmente porque tudo aquilo que fazemos fica registado. ” Onde,no nosso fornecedor de internet ? Alguem pode explicar melhor

    • Joaquim says:

      Nunca ouviste falar de pegada digital? Ao estares numa rede e a realizar comunicações fica registado nos equipamentos ativos por onde passas até chegares ao “destino” que queres, por exemplo um Website.

    • Joaquim says:

      Além dos programas que existem que conseguem, em tempo real, ver todas as comunicações que estão a ser realizadas numa rede incluindo os protocolos, IP de fonte e IP do destino. Muitas vezes com o nome do computador correspondente a esse IP e etc…

    • Torreta says:

      Se utilizares o chrome tudo o que fazes fica registado. Sites como o facebook, google, youtube, etc, etc… também registam tudo o que tu fazes.

      Qualquer pesquisa que faças fica registado no teu histórico de pesquisas do Google. Tens que desligar o histórico em https://history.google.com.

      Se não estiver desligado vais ver que está lá tudo.

      Para além disso tens o histórico nos browsers que no caso do chrome a Google consulta e também o registo nos ISP’s e dos sites que visitas.

      A NSA cruza esta informação toda e vê quem é que visitou o que e quando.

      E quem deixou que comentário.

      Mas isso até o pplware faz porque registam os IP’s de cada comentário. Assim mesmo que mudes de nome sabem quem és pelo teu IP.

      A não ser que utilizes por exemplo um browser como o Tor que por enquanto parece……. seguro.

  2. filipemendes says:

    A rede Tor sempre me suscitou grande curiosidade … aliás como a DeepWeb mas um enorme receito também, uma vez que o seu uso não é aconselhado a quem, por exemplo, pretende fazer compras ou transações online .. é que essa informação é susceptivel de ser capturada pelos servidores pelo caminho … ou será que estou errado?!?

    Se alguém puder responder agradeço é que nunca experimentei o Tor também por isso.

  3. Atitudes says:

    Boas, eu já utilizo há algum tempo e recomendo! Ver filmes bloqueados por protecções “nacionais” nunca se tornou tão fácil (entre muitas outras vantagens claro!!!)

    Apenas quero chamar à atenção e reforçar que é necessário ter alguns cuidados na sua utilização para não corrermos riscos desnecessários…(já referidas em outros artigos do pplware)

    Tks, e cumps!

  4. Marco says:

    Já necessitei pois já estive protegido por “paredes” (que não laborais) no acesso à internet, e o estúpido era que eram applicados filtros automaticos (falha-me agora o nome) onde eram bloquados sites normalissímos porque continham palavra x ou y, e sites porno estavam todos abertos …
    Com o Tor felizmente essas paredes desapareciam se bem que a estabilidade era algo fraca, no entanto quando funcionava a 100% 5 estrelas, mesmo a nivel de velocidade conseguida.

  5. R o B says:

    Especial cuidado ao usar a rede para tráfego não encriptado tipo http, apesar da comunicação com os vários nós ser encriptada, a saída do último nó para o destino não é o que dá a este a possibilidade de logar todo o tráfego de passagem se estiver configurado para isso, se dão paranoicos ao ponto de usar a lentidão desta rede devem também ter isso em consideração. Qualquer um, se o quiser, pode ser um nó da rede tor, tudo dependa das suas intenções.

  6. Alexandre says:

    Boas
    Na instalação ao fim de digitar: “sudo apt-get install tor-browser”, dá este erro:

    “E: Não foi possível encontrar o pacote tor-browser”

    Isto, mesmo se depois fizer: sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade

    Alguém sabe do que se trata?
    Obrigado

    • Rui Castro says:

      então deve ter falhado a inserção do repo. Volta a tentar inserir:
      32bits
      sudo add-apt-repository ppa:upubuntu-com/tor
      ou 64bits
      sudo add-apt-repository ppa:upubuntu-com/tor64

      • Rui Castro says:

        podes sempre tentar pesquisar:
        apt-cache search tor-browser

        abre os teus sources e ve se ficou adicionado o repo
        sudo nano /etc/apt/sources.list
        ou pelo GUI no teu menu “Software Sources”

        • Alexandre says:

          Com o seu segundo passo não percebi o que era suposto procurar.
          O primeiro passo ja o fiz várias vezes e nada… Sempre o mesmo erro!
          Obrigado

          • Rui Castro says:

            Quando usas o commando sudo add-apt-repository estas a adicionar uma entrada no ficheiro sources.list. Deves confirmar se realmente foi adicionado uma entrada. Se quiseres tambem podes ir pela aplicaçao “Software & Updates” e no separador “Other Software” ve se esta inserido o repositorio.

            O commando apt-cache search permite procurar no repositorio se algo existe, ou seja, procura o tor-browser. Caso nada aparece, é porque o repositorio não esta adicionado ou esta adicionado o repo errado

            Já agora, o os commandos sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade
            tenta estes. Somente apt agora faz mais algumas correcções, foi adicionado à pouco tempo. Penso ter aparecido primeiro no Linux Mint: sudo apt update && sudo apt upgrade

  7. Rafael f. says:

    Apenas um adendo: o jascript é habilitado por default. Hay que desabilita-lo no noscritp.

  8. V@mpyro says:

    … e que tal usar uma VPN, IPsec, pfSense etc… 🙂

  9. KitKat says:

    Ninguém está seguro na Internet, a rede Tor é utilizada pela NSA, quem utiliza essas FreeVPNs desconhece que são front-ends da NSA e por aí fora. Inclusivé a NSA já anda pela Deepweb nomeadamente pela HiddenWiki

  10. KitKat says:

    BTW, não percebo porque é que referem o Ubuntu, visto que em Windows também se pode utilizar o Vidalia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.