PplWare Mobile

Tor 4.0 já disponível! Não tenha medo de navegar na Internet

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Redin says:

    Ao se criar este tipo de ferramentas úteis para o comum do cidadão, estamos também a criar e potenciar o seu uso a redes criminosas.
    Não será pior a emenda que o soneto?

    Eu prefiro viver num mundo em que o cidadão seja responsável pelo que faz mas sem antes haver uma predisposição para o conhecimento.
    As escolas de todo o mundo deveriam ter um curso de acompanhamento disciplinar para o uso de equipamentos informáticos. Só assim, os novos utilizadores limitariam os erros frequentes à sua exposição online.
    Atenção, eu disse “limitariam”. O fator humano vai ser sempre o “calcanhar de aquiles”.

      • Redin says:

        De acordo… também!

        • Johnny says:

          Ora sendo assim, pelo que voce Redin diz, então não existia Policias,Interpol não existiam, outro exemplo é.. se todos nos não recorresemos ao crime, não havia segurança, nem mais! Imagine se no mundo não houvesse um crime que seja.. onde esta a Policia? Onde esta a nossa segurança? Pois é não esta.. Esses cargos foram criados por necessidade e não por simplesmente o facto de apenas “existir”

          Todos nos temos direito a privacidade, independemente se vão realizar crimes no navegador TOR ou Não.. isso é la com cada um.. Cada um sabe de si, mas que temos direito a privacidade e Segurança temos..

          O que eu vejo é que você quer uma lei “que não permita podermos aceder ao TOR e nem termos privacidade”

          Ora se não gosta de privacidade, deixe a sua porta aberta, fale alto, enfim montes de coisas que você pode fazer, para expor a sua privacidade, é o que seu texto me faz querer entender.

      • Blueparty says:

        como se faz o update no windows? sempre que o faço, não deixa instalar na pasta onde estava instalado antes. É normal?

    • Sérgio V.V. says:

      O Tor serve principalmente para ajudar quem necessite de ter voz anonimamente, (muitas vezes casos de vida ou de morte) como dissidentes políticos, jornalistas em países com regimes opressivos, etc. Por exemplo, voltou a ter um papel muito importante nestas recentes manifestações na China e teve – outro exemplo – um papel fulcral na Primavera Árabe porque foi através do Tor que foram marcadas as manifestações.
      É pelo Tor que são colocados documentos no WikiLeaks que, de outra forma, não seria possível fazê-lo anonimamente.

      O próprio FBI, CIA, as diferentes forças militares dos EUA e outras à volta do globo usam-no para enviar informação. Não esquecer que o Tor foi inicialmente criado pela Marinha dos EUA com esse intuito.

      Para todos aqueles em cujas vidas DEPENDEM do Tor (sim, porque em determinados países, se forem descobertos, significa pena de morte para si e, muitas vezes, também para os seus familiares) não existiriam alternativas caso este acabasse.

      Sim, claro, depois há quem o use para fins ilícitos, obviamente, mas há quem utilize carros para cometer crimes, ou use máscaras de Carnaval para assaltos, ou a arma de um polícia também pode servir para tirar uma vida inocente. As coisas são assim mesmo, cada um dá o uso que acha que deve dar.

      Há uma grande desinformação (propositada) acerca desta rede, pois só se fala do Silk Road ou da pedofilia que por lá existe, e é essa a imagem geral que as pessoas que já ouviram falar ficam.
      Sugiro que vejam um documentário recente da BBC sobre o Tor que está youtube – já explica razoavelmente bem o que é e para que serve na realidade.

      • lmx says:

        Quanto as primaveras Arabes, na Lybia e na Syria por exemplo as manifs foram marcadas por Blackberry, pelo que sei.
        Obviamente que devem ter utilizado outras ferramentas, mas o tor, e mais recente acho eu…

        • Miguel says:

          usei o OperaTor em 2004 ou lá perto

        • Sérgio V. V. says:

          … e OrBot para Android.

          O número de utilizadores do Tor disparou nesses países nessa altura.

        • lmx says:

          Não sabia que o tor já era amplamente usado por essas alturas, ainda por cima num País quase sem acessos a internet, e com um grande controlo sobre aquilo que se podia ver online…

          O ideal era conseguirmos ter uma listagem de downloads por pais, porque o facto de ter aumentado muito, não quer dizer que tenha só por si a ver com estes países…O mundo é muito grande e estes dois países comparados com o mundo são uma gota no oceano…

          O que se sabe é que os midia e não só, esses sim usavam esta ferramenta e ainda usam, em locais mais problemáticos.

    • Bahh says:

      Esta ferramenta pode ser e é usada por criminosos, mas a Internet sem qualquer tipo de cuidado também é usada pelos criminosos… logo com ou sem TOR os criminosos sempre irão usar para o mal, muitas vezes não se importando minimamente em esconder-se… logo é conversa para inglês ver, que vão usar esta ferramenta para o mal… há muito que usam redes wi-fi abertas e mal protegidas, e ainda usam as suas próprias redes à descarada.
      Dito isto, também tem vantagens por exemplo navegar um pouco mais em segurança em redes wi-fi publicas por exemplo ou em países com regimes políticos pouco simpáticos para o povo em geral.

    • Bahh says:

      Ah! E as embaixadas de todo o mundo que usam o TOR também são bons exemplos de criminosos que usam este tipo de redes (um pouco) mais seguras que a Internet direta… se é que me faço entender… até as embaixadas usam, não são só os criminosos, e os jornalistas em países em guerra e em regimes opressivos onde a liberdade de impressa é uma anedota.
      Quanto às pessoas normais? Pessoas normais (celebridades por exemplo e outras desconhecidas) que suspeitem que andem a vigiar a sua ligação à Internet podem beneficiar com esta ferramenta para contornar a vigilância, qualquer que seja o motivo.

      • Miguel says:

        se foi criado
        e continua a ser financiado
        pela marinha americana…

        • Sérgio V. V. says:

          A maior fatia do financiamento continua a vir do governo Americano, mas o projecto é totalmente independente.
          A “guerra” centra-se em NSA/FBI’s e afins que querem backdoors. No entanto, é um pau de dois bicos, porque também eles o utilizam e dependem da sua fiabilidade.
          O chefe do projecto afirma que a maior parte dos “tickets” – vindos através do Tor – acerca de bugs vêm precisamente destas agências, porque são os poucos que podem estar (e estão) dias inteiros a ler linhas de código à procura de falhas. E, pelos bugs reportados, só pode vir de alguém que analisa linhas de código com muita minúcia.

          • Bahh says:

            É claro que eles querem que aquilo funcione bem, porque têm interesse em usar em ambientes hostis e as próprias embaixadas usam (algumas) o sistema. E como devem estar a controlar a maior parte dos pontos de saída do tráfego (diretamente ou indiretamente) e ainda monitorizam os grandes operadores de Internet um pouco por todo o lado no mundo conseguem correlacionar onde se originou o tráfego, porque estão a “ver” praticamente tudo ao mesmo tempo… mas a maioria dos seus adversários não. Logo serve ambos os propósitos.

  2. Gamix says:

    TOR mesmo assim, não exprime-me confiança, pois só ganhamos o anónimo e não o privado, isto é, o que o TOR nos defende é a ocultação “total” do nosso IP, mas todo o tráfego não é encriptado.
    Prefiro ao invés usar uma VPN, na qual recomendo AirVPN ou Private Internet Access, esta ultima é super rápida e das mais protectoras da privacidade que há. Uma VPN faz o mesmo que o TOR mais o trafego todo encriptado, deixando os ISP as cegas.

    https://www.reddit.com/r/TOR/comments/2gimy1/is_tor_still_safe_from_the_nsa/

    Cumps

    • Cris says:

      Pois, além de que, em alguns casos é ainda menos seguro pelo simples facto de algums nodes estarem sob o controlo da NSA/FBI/agência secreta v5.009.2.

    • João Reis says:

      O melhor é usar os 2, TOR com VPN 😉

      Mesmo assim, como disse em baixo, não garante anonimato se não souberem usar.

      Tenham atenção, nem VPN garante anonimato, se achas isso estás enganado completamente.
      Mesmo os serviços de VPN deixam logs e se quiserem saber, vao saber.

      O truque é nao usares contas nenhumas associadas, nesse PC ou nessa rede que uses essa VPN.

      Alem disso le mais sobre VPN e outros serviços, se achas que andam as cegas, estas enganado, estas a fiar-te no Marketing que esses serviços te transmitem.
      Se fizeres alguma coisa séria, eles vao te encontrar. Podes ter a certeza.

      VPN nao te protege de uma analise séria. Claro que em primeira vista, os ISP nao te detectam o trafego, isso sim, mas de resto se alguma autoridade quiser te descobrir associam os tempos de acesso a sites, e contrastam com acessos a contas gmail ou facebook ou qq uma que uses durante…

    • Johnny says:

      Ai a que te enganas, ainda a dias saiu uma noticia https://pplware.sapo.pt/informacao/russia-da-recompensa-de-110-mil-dolares-a-quem-quebrar-o-tor/ que é esta, por tanto.. Seguro é, porque se não fosse não haveria noticias dessas.. É claro que não é 100% Seguro, mas que é seguro é! A NSA diz isso mas a uns tempos disse que não conseguia vigiar o trafego do TOR, embora possa ser possivel saber quem é que esta utilizar, mas agora desencryptar o trafego duvido muito.

      Epá são opiniões de cada um, para mim TOR é seguro.. mas claro tem os seus limites, seguro de todo não é. VPN é a mesma coisa.

      O Ideal é usar o Sistema TAILS com TrueCrypt, MAC Adress Spoof, VPN+TOR posso vos dizer que assim estão bem seguros, como disse nada é completamente seguro.

      • João Reis says:

        Exactamente, é isso tudo, bem tento explicar a malta vai na conversa do VPN é anonimo e faco o que me apetece.

        Basta que façam algo grave o suficiente para alertar alguma agencia de autoridade. Já fostes !

      • Bahh says:

        Duvido muito que a NSA não consiga controlar o tráfego do TOR, provavelmente a maior parte dos pontos de saída da rede está monitorizado pela NSA ou suas associadas… tanto que de vez enquando se fala que apanharam alguém que usava a rede TOR, a última vez que ouvi falar foi um servidor qualquer… disseram que foi porque um captcha revelou o IP da máquina, mas alguém investigou a coisa e o que o captcha quanto muito podia estar a revelar era o IP interno 127.0.0.0 ou coisa parecida… logo era impossível chegar ao IP verdadeiro por ali… ou seja eles tem maneiras de chegar à origem, mas andam a esconder, como esconderam durante a segunda guerra mundial que conseguiam decifrar as máquinas enigma desde o início da guerra, e as máquinas enigma usadas nos navios um pouco mais tarde, mas também conseguiram, mas nunca deram a entender que conseguiam, só atuando quando podiam ter uma desculpa viável, caso contrário não atuavam, porque se os alemães soubessem que todas as comunicações com a máquina enigma eram interceptadas e descodificadas mudavam tudo como era óbvio… e se viessem a público dizer que intercetar o tráfego TOR era canja (e o provasem), lá se ia um manancial de informação por água a baixo,porque toda a gente (que usa de forma legítima e ilegítima) deixava de usar e mudavam a tecnologia.

    • Sérgio V.V. says:

      Atenção, todo o tráfego é encriptado do nosso pc até ao Exit Relay – três camadas de encriptação (daí o nome Onion). Se visitarmos um site .onion temos encriptação de princípio ao fim.
      O Tor não esconde ao ISP o facto de que está a ser utilizado, mas toda a informação é encriptada e, se estivermos a aceder a um site HTTPS, este irá encriptado até ao destino final. O ISP sabe que estamos a utilizar o Tor mas não faz ideia do que estamos a fazer.

      Há que ter muito cuidado com as VPN’s, a maior parte das gratuitas não são seguras para o uso do Tor porque guardam Logs sobre a actividade do utilizador.

      Mas se queres segurança usa o Tails que corre numa pen (ou CD) e é amnésico – depois do reboot tudo volta como estava de origem.
      Há também o Whonix que corre em VM.

  3. João Reis says:

    Não se fiem que é totalmente anónimo.

    Atenção, posso vos garantir que não é anonimo, so se torna anonimo se realmente souberem usar.

    Imaginam que entram no vosso email, ou na conta google, ou facebook.

    Automaticamente podem associar a vossa conta.

    Portanto se usarem estes serviços e querem anonimato, façam completamente fora e desligados, de preferencia numa maquina linux e por tras de uma VPN e o sistema que nao tenha nenhum traço ou conta sincronizada com o que quer que seja.

    Não basta usar o TOR para estar incognito, posso vos garantir. Desaconselho o uso totalmente, a DarkNet tem acesso a coisas completamente ilegais e macabras, e com a tentacao de ir ver podem ter azar.

  4. Willian Silva says:

    Pra que fugir do rastreamento web se de um jeito ou outro estamos a depender dela? Se você não fez nada de errado não tem porque fugir. A web deve ser anônima em computadores que não são nossos como lan houses etc.

    • Johnny says:

      Pra que fugir dos corruptos, se de um jeito estamos a pagar a esses corruptos? Se você não é corrupto não tem nada porque fugir, pague mais impostos, reduza o seu salário, com certeza os corruptos agradecem.

    • Bahh says:

      O que hoje pode não ser considerado errado, amanhã um qualquer ditador pode achar que é… e depois se tiverem a informação limpam-lhe o cebo (mata-o), porque é de esquerda, de direita ou do centro político… ou porque não parece querer saber de política… ou por suas convicções religiosas, ou falta delas… está a entender?

  5. silva says:

    Quem usa o google já perdeu a privacidade. Vc lê um assunto no email e vai em outro site, já tem banner relacionado com o email…

  6. Johnny says:

    Atenção o Anonimato não depende da VPN+TOR, depende de algo que muitos vocês não pensam.. ou ignoram..

    Programas instalados ah pois é.. sabem que os programas instalados enviam automaticamente erros e utilização do programa, para a empresa saber como os users usam isto e aquilo, ah pois é.. ai a que começa a grande historia.. Quem não vos garante que o Skype não recolhe outras informações do sistema? como por exemplo ficheiros de navegação? Ficheiros Temporarios? Cache? Cookies e analisa-os? Ninguem vos pode garantir, isso..

    Para ficarem Anonimo o mais possível convem apenas ter o essensial instalado, nada de facebooks messengers nem de Google Mail’s

    Muito cuidado com o que se tem instalado no PC, se forem ler as politicas de privacidade dos programas instalados no vosso computador até se assustam, sim porque eles podem revelar a vossa informação, ou pensam que eles criam um programa e não recebem logs? Ahahaha 😉

    A mesma coisa digo ao browser, muito cuidado com o Google Chrome, que por ventura é da Google.. e já se pode supor que a Google recolhe imensos dados dos utilizadores, começar a usar Mozilla..

    Linux+Mozilla+VPN+TOR, e se quiserem falar usem chats encryptados com encryptação END-TO-END como por exemplo TORChat, CryptoCAT..

    Como disse, programas instalados são um ninho de logs.. Por isso muito cuidadinho.. Ah pessoal que nem pensa nisto que acabei de dizer, convem ter o sistema mais limpo possível e programas não muitos instalados.. 😉

    • João Reis says:

      Felizmente não é totalmente anonimo.

      Este sistema TOR deve ser usado para ocultar do operador ou da rede/empresa em que estivermos a usar.

      EM Nenhuma altura pensem que usar TOR vão ficar à margem da Lei.

      Actividades ilegais, contem serem monitorizados, não julguem as coisas pela mesma medida.

  7. Wilson Esprag says:

    Alguém aqui já conseguiu instalar o TOR 4?
    Tenho o TOR 3.66 instalado e funcionando, mas sempre que atualizo para a versão 4 ele trava e para de funcionar!
    Depois que reinstalo a versão 3.66 ele volta a funcionar!
    Alguem mais tem este problema?

  8. Pedro says:

    Na minha opinião nos dias de hoje, tudo o que for “novidade” como quando o Tor saiu, o próprio mega como serviço de cloud etc etc, é mais seguro. mas é tudo uma questão de tempo. o Tor provavelmente já é super vigiado pela interpol etc, eles gostam que as pessoas o vejam como seguro apenas. Ainda assim pode ser e é garantidamente mais seguro que andar ai a navegar sem qualquer tipo de “protecção” nem que seja pelos crackers que por ai andam.

  9. ManJ-PC says:

    Oi!
    Uma dúvida que me surgiu é a seguinte:
    com a navegação utilizando este browser… por exemplo: a nossa visualização de vídeos no youtube é contabilizada no para a quantidade de exibições?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.