Usamos cookies para garantir a melhor experiência de utilização no Pplware.com - Saiba mais sobre os nossos cookies
Ok

Top10 de Distribuições Linux de 2011

Por Navyseal para o PPLWARE

Durante o ano de 2011, deixamos aqui no pplware.com algumas sugestões sobre distribuições talhadas a determinados segmentos. Se bem se lembram, falámos em distribuições para netbooks, sugerimos distribuições para PC’s antigos,  falámos em distribuições para empresas e deixamos mesmo um resumo muito interessante sobre quais seriam actualmente as principais distribuições Linux.

Hoje deixamos uma lista das distribuições com maior furor durante o ano de 2011 de acordo com o site distrowatch. Todas as distribuições que se seguem já foram apresentadas por cá nos últimos meses, à excepção do CentOS.


O critério escolhido foi a utilização mundial. Estas são as distros mais utilizadas no mundo e que fazem parte da preferência dos utilizadores.

1. Linux Mint

Site oficial: Linux Mint
Última versão: 12 lançada a 26 de Novembro de 2011
Desktop: GNOME, mas também está disponível em: Fluxbox, KDE, LXDE e XFCE
Download: Linux Mint 12

2. Ubuntu

Site oficial: Ububtu
Última versão: 11.10 lançada a 13 de Outubro de 2011
Desktop: Unity
Download: Ubuntu 11.10

3. Fedora

Site oficial: Fedora
Última versão: 16 lançada a 8 de Novembro de 2011
Desktop: GNOME, KDE, LXDE, Openbox, Xfce
Download: Fedora 16

4. Debian

Site oficial: Debian
Última versão: 6.0 lançada a 6 de Fevereiro de 2011
Desktop: AfterStep, Blackbox, Fluxbox, GNOME, IceWM, KDE, LXDE, Openbox, WMaker, Xfce
Download: Debian 6.0

5. openSUSE

Site oficial: Open Suse
Última versão: 12.1 lançada a 16 de Novembro de 2011
Desktop: Blackbox, GNOME, IceWM, KDE, LXDE, Openbox, WMaker, Xfce
Download: Open Suse 12.1

6. Arch Linux

Site oficial: Arch Linux
Última versão: 2011.08.19 lançada a 19 de Agosto de 2011
Desktop: Blackbox, Fluxbox, GNOME, IceWM, KDE, LXDE, Openbox, WMaker, Xfce
Download: Arch Linux 2011.08.19

7. PCLinuxOS

Site oficial: PCLinuxOS
Última versão: 2011.6 lançada a 27 de Junho de 2011
Desktop: Enlightenment, Fluxbox, GNOME, IceWM, KDE, LXDE, Openbox, Xfce
Download: PCLinuxOS 2011.6

8. CentOS

Site oficial: CentOS
Última versão: 6.2 lançada a 20 de Dezembro de 2011
Desktop: GNOME, KDE
Download: CentOS 6.2

9. Puppy Linux

Site oficial: Puppy Linux
Última versão: 5.3.1 lançada a 13 de Dezembro de 2011
Desktop: JWM, Openbox
Download: Puppy Linux 5.3.1

10. Mandriva Linux

Site oficial: Mandriva
Última versão: Mandriva One 2011 lançada a 29 de Agosto de 2011
Desktop: AfterStep, Blackbox, Fluxbox, GNOME, IceWM, KDE, LXDE, Openbox, WMaker, Xfce
Download: Mandriva One 2011

Provavelmente serão da vossa escolha, algumas delas, mas queremos saber ainda mais:

Qual vossa distribuição de eleição actual qual é?


  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


103 Comentários

  1. A minha de eleição continua a ser o ubuntu, ou entao um baseado nele, depois instalo o unity! Não me habituei à primeira com o unity, tanto que mudei para o mint e depois para o pinguy, mas aos poucos o unity convenceu-me…

  2. Destas utilizei as seguintes:

    Opensuse
    - Boa distro,mas conflitos nos repositório devem ser melhorados.

    Fedora
    - O mesmo caso do Opensuse.

    Ubuntu
    - A versão 12.04 vai ter que melhorar muito,para voltar a ser top.

    Puppy Linux(Atual)
    - Dentro das opções minimalistas,é a minha preferida.

    Linux Mint (Atual)
    - É a mais amigável e a mais estável. Destas que utilizei.

    *** O paracer abaixo das distros, é pessoal e nada técnico.

    Abraço

  3. Pclinuxos, para mim sem duvida o melhor. Muito facil de usar, é rolling distro, sem necessidade de andar sempre a fazer download de novas versões. É muito facil de fazer um remaster ou seja, fazeres a tua distro perfeita com o software que mais usas e utilizar em live pen ou DVd ou ainda instalares noutros pc’s.
    Depois de afinada a instalação(actualizada e software à escolha) para criar uma iso basta escrever em linha de comandos mylivecd –gzip nomedaiso.iso e enter, mais simples que isto impossivel. Um forum bastante intuitivo e sempre que surgem duvidas depressa alguem ajuda. Já são 4 anos a usar e apesar de testar varias distros sempre em maquina virtual claro, não consigo mudar. Os amigos bem me tentam influenciar para ubuntu, mas ainda não é desta ;-). Viva o Linux, acima de tudo o importante é ser freeware, seja qual for a vossa distro de eleição.

    • Se dizes que essa é boa porque podes adaptar ao hardware que tens, dá uma oportunidade a Arch ou até mesmo Gentoo.

    • @grifo74
      por favor indica-me que gestor de janelas usas no pclinux?

      • Lxde porque funciona em maquinas recentes e ao mesmo tempo em maquinas antigas, é muito rápido. Tenho a minha distro personalizada com o software que mais uso e com o kernel .pae, que me reconhece + de 4Bg de memoria. Assim estou sempre safo pois na minha casa nem todos os pcs são recentes. tenho um portatil com 6Gb de memoria e um P3 com 512.
        Brevemente vai sair a versão 64Bits estou á espera dessa maravilha para instalar.
        O kde também é muito bom mas como gosto de simplicidade no ambiente de trabalho não sou de grandes “mariquices” quanto mais simples e menos memoria consumir melhor.

        • Obrigado
          em termos de escolha de desktop estamos em sintonia, no que respeita a um ambiente leve. vou experimentar no virtualbox. Pensei que esta distro usasse também o Enlightment.
          O que vou experimentar também é o PC-BSD, fiquei agradado com o novo site e de disponibilizarem logo uma versão para correr no virtual box, sei que não é um Linux. Aproveito para experimentar outra filosofia de open source.

    • Uso o PCLinuxOS à anos sendo o SO de trabalho !Recomendo-o vivamente a quem procura estabilidade e facilidade de uso acima de tudo.
      Quanto ás restantes distros aqui mencionadas,já as experimentei ao longo dos anos e gostei de todas, mas não foram suficientemente boas (para mim) para me fazer mudar.
      Antes do PCLinux OS, o Mandrake foi o meu OS de eleição e depois o Mepis…

  4. ubuntu se bem que ja andei a testar o mint

  5. Actualmente uso o Mint “Katya” (haha! xd), mas migrei apartir do Ubuntu 11.04, e não pelo Unity, mas pelas vulnerabilidades e instabilidades naquela versão, agora a espera do 12.04 a ver como estará!

  6. Gosto muito do Linux Mint (Tanto que estou usando ele nesse momento) Porém o Sabayon (http://sabayon.org) está me convencendo mais a cada dia que passa. Gosto muito do Debian também a Distro Linux mais Estável que você Poderá ter… Além de algumas outras que testei ao Longo do Tempo… Interessante saber que Distros Out-of-Box estão caindo no Gosto do Povo (E já não era sem tempo!)

  7. Arch Way ou No Way!

  8. Zorin (uso atualmente)ou o Mint…

  9. porque não falam do biglinux? é uma alternativa ao kurumin

  10. Chakra linux é uma das distros que mais crescem atualmente. Tem uma ideologia muito boa, que é voltada apenas para o KDE, o que é muito bom pra quem usa a melhor DE que existe atualmente. É bastante estável e é baseado no ARCH, mas bem mais amigável e de fácil configuração e instalação. Vale a pena dar uma olhada.

  11. Boa noite ,

    Kubuntu , Sabayon e Chakra , tudo com a interface KDE , é a interface que mais tem evoluído , a versão 4.8 do plasma já está nos retoques finais , e está cada vez melhor , também gosto de opensuse , nunca m habituei ao Fedora , muito chato com as dependências , perde-se imenso tempo , de facto o opensuse também é ligeiramente menos problemático que o Fedora , mas também tem as suas noias , que nem sempre se solucionam facilmente .

    Reparo que a interface XFCE tem ganho cada vez mais adeptos e eu também confesso que me é muito agradável de trabalhar e extremamente rápida , a Mint 12 para mim foi uma completa desilusão não gosto da Gnome 3 e a distribuição está muito pouco ou nada personalizavel , continua na minha maquina de testes , mas confesso que será daquelas que não irei perder mais tempo , estou com muita esperança na versão final da Pinguy que tarda em surgir .

    Com os caminhos separados entre a Gnome e a Canonical e a consequente adopção do Unity no Ubuntu , penso que a comunidade que usa normalmente o Linux acabou por sair a ganhar com tantas e tão boas distribuições .

    Para terminar irei experimentar na minha maquina de testes o PClinuxOS que de facto tem me passado ao lado , lembro-me que uma vez instalei em maquina virtual e acabei por não explorar o suficiente esta Distro .

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

    • Concordo em muito contigo meu Caro… O KDE é Lindo e Sóbrio! Mas o KDE está a Anos segundo o Mesmo Padrão Porém o Gnome se Renovou e mesmo em Pouco tempo sua Shell já está bem Interessante para se trabalhar Princialmente a Shell desenvolvida Pela Equipe do Linux Mint (MGSE) Maravilhoso… O Gnome está Surpreendente ao meu Ver Justamente pela Capacidade de uso de uma Shell No qual na Mesma Interface Gráfica temos Inúmeras Opções Diferentes como a Unity do Ubuntu a MGSE do Mint ou a Padrão… Também temos Agora o Cinnamon um Excelente fork do Gnome Shell que tem muito futuro!! E concordo sobre o XFCE está crescendo viu! Batendo de Frente fácil ao MATE desktop! Linux é Maravilhoso por Ser Livre o que nos dá a Capacidade de termos Debates Legais assim!!

    • …Pois tenho visto que o Mint tem tido os seus problemas… Mas, na verdade eles estão a caminhar noutra direcção que talvez nos dê esperanças de continuarmos a ter Desktops que agem e aparecem como Desktops… Estou a referir-me ao projeto Cinnamon (http://cinnamon.linuxmint.com/). Já experimentou? Ok, aquilo ainda é alpha software, mas pelo que vou lendo net fora parece que poderá estar à altura quando sair a versão 13… Vamos aguardar e ver no que dá!… Uma coisa parece certa: vamos assistir a um progressivo afastamento da Mint em relação ao Ubuntu, e isso até pode vir a ser bom…

      Bom dia!

  12. Eu uso Ubuntu, mas falando em servidores, eu prefiro o Debian.
    Umas distros são baseadas nas outras, pois a única citada acima, pelo que eu percebi, que não baseada em nenhuma é o Debian. Já testei Fedora, OpenSuse, CentOS, Linux Mint, Puppy, Mandriva, Slackware, porém acabo no Ubuntu.
    Devido as mudanças, eu resolvi testar algumas distros em especial, pois houve muitas críticas ao Unity (que acho muito bom) e ao Gnome3 (que está cada vez melhor), não por min, mas porque trabalho com suporte e quando é necessário reinstalar o SO e o cliente não tem lisença, indico o Linux. Mas como alguns preferem desktops “tradicionais”, tive que procurar alternativas, apesar de a maioria gostarem e aceitarem o Ubuntu.
    Destas alternativas gostei do Linux Mint e o Big Linux que estou testando desde ontem e que me surpreendeu em muitos aspectos, principalmente por usar o kDE que sempre achei bonito e interessante, mas nunca parei para usar, pois pesava demais, porém nesta distro vem me agradando.
    Bom, isso é Linux, é Software Livre e o cardápio está na mesa, é só se servir.

  13. o que é que é a última versão de archlinux?! é uma rolling release não tem versões como as outras distros

  14. engraçado. Das duas primeiras tive problemas com o Gnome. Fiquei me pelo Fedora. Por enquanto safa bem para os trabalhos e para lazer.

    Mas adorei o Linux Mint. As actualizaçoes deste deixavam-me o Gnome “basico” e esta distro ganha pelo Gnome “personalizado”…

  15. Para mim, uma das melhores que aqui não foi falada é sem dúvida, o Slackware.

  16. Neste momento utilizo Mageia, uma distro recente.
    Alguém conhece ?

  17. Das que aí estão, Arch é para quem quer mexer em Linux como deve ser.

  18. Já corri este excelente top 10, mas acabo sempre por me render ao Ubuntu, apesar da decepção inicial que foi o Unity.

  19. Tenho poucos conhecimentos em Linux mas já experimentei algumas distros. A minha favorita sempre foi o ubuntu mas agora não gosto muito do Unity. KDE não gosto e Gnome para mim é o melhor. É pena o Fedora 16 dar erro quando vou a instalar no portátil…

  20. Eu gostava muito do Ubuntu e era o que usava antes dessa barra no unity. Após a saida desta coisa detestável (é a minha opinião) só se o ubuntu começar a oferecer ferraris! Agora uso o Linux Mint que é muito amigável. Também já experimentei outros. Fedora, Zorin, Caiza Mágica, etc. Seja como for viva o linux.

  21. Eu uso o Ubuntu 11.04 e tenho um ambiente extremamente estável, que me permite fazer todo o tipo de tarefas que pretendo. Uso o Classic Gnome.
    Quando testei o Unity, estava extremamente lento! Não gostei da experiência…

    Entretanto, estava a pensar em testar o Arch Linux, mas julgo que é para users muito avançados…

    • Podes sempre experimentar versões mais amigáveis de Arch, que embora não sigam ponto a ponto a sua filosofia, continuam a ser muito boas distros:

      http://archbang.org/ > vem com Openbox

      http://chakra-linux.org/ > vem com KDE

      http://www.kahelos.org/ > vem com GNOME 3

      • Não sou propriamente iniciante de linux, mas também não sou um guru!
        Nesse caso não me enquadro, no Arch Linux?
        Pelo que li, a sua comunidade é muito boa…

        Uma coisa que me incomoda no Ubuntu é o facto de aparecer uma nova versão a cada 6 meses. Não que isso seja mau de todo. Até porque permite em termos de estabilidade uma evolução constante. Mas este conceito de “rolling release”, parece-me bem mais interessante e atractivo.

        • Peço desculpa, eu fui induzido em erro pelo “mas julgo que é para users muito avançados…”.

          A comunidade é fantástica, o conceito de rolling distro foi um dos factores que me fez mudar para Arch! Seguindo a Wiki e o Beginners Guide, instala-se bem o Arch. Eu também não sou nenhum entendido, antes pelo contrário também tive ajuda para instalar o meu, mas admito que agora sei muito mais do que sabia antes de tentar.

          Vale a pena experimentar.

          • Acho que vou experimentar. =)

          • Acredita que não perdes nada. Se estiveres reticente em experimentar no computador, experimenta primeiro numa máquina virtual.

          • Existe algum sitio ou forum mas de comunidade portuguesa?
            Sou sincero isto ter de instalar tudo após nova versão é chato. Ou não se muda.
            provavelmente uma rolin distro é o que procuro, fica a dúvida se existe uma rolin base Debian??

  22. Aconselho experimentarem esta distro: http://elementaryos.org/

    Nunca estive tao contente com um derivado do Ubuntu.

    • A nível de estética está mesmo fantástica.

      • Será Interessante a Nova Versão do ElementaryOS que vai ser Baseado no Ubuntu 12 LTS :D

        • Nesse aspecto eu discordo. A interface do 12.04 não me fascina minimamente, pelo menos segundo o que tenho experimentado e visto pela internet.

          Acho que se o Elementary OS quer continuar a cair nas boas graças do público, deve continuar como está.

          Há que ter em atenção que muitos utilizadores já mudaram de Ubuntu para algumas das suas descendências (Mint, Elementary OS) precisamente pelo seu novo ambiente gráfico, ou até mudaram mesmo para o seu pai, Debian.

          Eu cá mudei para Arch, como já referi neste blog, por culpa da Canonical e das suas imposições. Estão a transformar uma distro de referência numa ruína.

          • Então meu caro… Eu segui o Artigo dos Caras… O Gnome do Elementary é Personalizado na Unha… Assim como Será o Do ElementaryOS Luna o Baseado No Ubuntu 12.04 O Visual pelo Entendido se Manterá no Padrão Elementary Porém o Suporte que eles vão ter com uma Distro Base LTS de 5 Anos é Maravilhosa! É isso que eles querem seguir… O Elementary Luna ao meu ver vai demorar pra sair Justamente porque eles querem Trabalhar todo o Gnome a Forma deles! Foi isso que eu Li no Blogger da Distro

          • @Régis “Tears of Corrosion”:

            Então se assim for, fantástico. Já chega de GNOME 3 por mim, quantas mais alternativas existirem (seja na forma de distro ou na forma de DE/WM) melhor!

    • Então Luis. Rolling com Base Debian é Difícil.
      Existe uma Semi-Rolling que é o Linux Mint Debian Edition que usa o Sid como Base. (Esse que sempre será Sid)

  23. Por ordem de preferência:

    - ArchBang
    - Ubuntu & Mint
    - CentOS (Servidores)

  24. CAIXA MAGICA 17 GNOME É ESPETACULAR QUANDO INSTALADO EM MAQUINAS MAIS RECENTES.

    • @Fernando Santos
      Concordo contigo, tinha-o instalado no meu portatil que tem um AMD Turion64. É antigo mas funciona. Só que o Gnome actualmente é pesado. neste momento uso o CMlxde. Muito mais leve, mas ainda trava um pouco, talvez porque use bibliotecas do Gnome. O XFCE gostei muito deste ambiente que é bastante funcional. Agora o que mais gostei do lxde é que praticamente instei limpinho. Ou seja veio com o basico o restante foi instalar. Não tive de desinstalar, escolher e instalar.
      e já está a ficar tempo de mais para além do tempo normal de teste. A ver vamos….

  25. Alguém conhece uma distribuição que tenha suporte por defeito de placas gráficas com tecnologia optimus?

  26. Comecei nestas lides com Ubuntu e Mint, mas agora a minha distribuição favorita passou a ser Fedora. Uma experiência Gnome 3 & Gnome Shell imaculada sobre uma base de SO bastante sólida da Red Hat. Juntem a isto o FedoraUtils claro e temos festa.

  27. Bom experimentei praticamente todas as que aqui estão ,são todas excelentes distros , mas gosto mais das rolling releases ,porque não tenho que fazer upgrade cada vez que sai uma versão nova.Utilizei durante muito tempo Pclinuxos ,muito boa nunca tive problemas,gostei de Sabayon, actualmente estou com Arch linux.Dá algum trabalho ,mas depois de tudo configurado e com a ajuda de outros utilizadores torna-se mais fácil.
    -Arch linux
    -Pclinuxos
    -Sabayon
    Por esta ordem ,são as minhas distros de eleição.O bom do linux é a liberdade de escolha e não ter que pagar para ter um s.o. Eterna vida ao linux.

  28. Boas,

    Talvez não seja o melhor sitio para perguntar, mas alguém sabe como resolver um problema que tenho com a minha gráfica ATI/INTEL? Tenho o Ubuntu 11.10 x64, é o unico handicap que tenho. Sei que as placas Nvidia têm uns drivers chamados Bumbleebee que resolvem este problema, mas para ATI não vi nada…

  29. A minha release é o Mint Debian e estou muito satisfeito!!
    Já tinha experimentado Caixa Mágica na escola há muitos anos atrás e achei aquilo dificil. Agora, como no trabalho tenho um terminal Debian (para poupar dinheiro em licenças Windows), resolvi experimentar este Mint Debian e raramente uso o Windows.

  30. Uso Ubuntu 10.04 Netbook edition. Leve e eficaz. Atualizei o kernel para o 3.2 e ficou uma maravilha. Recomendo!

  31. Muito Obrigado Procurei com meus Amigos Muito Por este Artigo! Se desejar conversar melhor me Adiciona!
    GTalk: regis.soutello.pessolano@gmail.com
    MSN: tearsofcorrosion@hotmail.com
    Tenho tudo quanto é messenger rsrs

  32. Viva o linux!!!!!

  33. Adorei ler todos os comentários, fiquei surpreendido pela educação deste forum, de defender uma ideia sem ofender os outros.
    Uso Linux mais ou menos um ano. Uso o Ubuntu 11.10 e recentemente o Mint. Não consigo escolher entre os dois.
    Testei KDE, Unite, gnome classic e Xfce, mas gostei do Unite, KDE era muito pesado para o meu PC.
    Depois de ler este forum existe duas versões que vou testar
    -Arch linux
    -Pclinuxos

    Infelizmente nem com wine ou virtualbox consigo me livrar daquele Sistema Operativo das cavernas W…., existe sempre algum programa que me faz ter de ir lá.
    Cumprimentos

  34. Tenho utilizado o mint, mas nos últimos dias tive problemas. O ubuntu ainda dá problemas na escolha da gráfica no meu HP tm2 touchsmart :|

  35. Gostaria de saber qual o melhor sistema operativo para um portátil compaq cq60

  36. É um Netbook Miguel? É muito bom usar uma Distro Voltada para Netbooks como o Meego Netbook (https://meego.com) o EasyPeasy (www.geteasypeasy.com) que é nada mais que um Fork do Ubuntu Netbook Remix ou Até o Android X86 (http://www.androidx86.org/) que em alguns netbooks rodam extremamente bem! existem várias opções interessantes para você. Até o Já Citado Acima KahelOS (http://www.kahelos.org/index.php) em sua Lite Edition é voltada para Netbooks você Pode Instalar Até o Debian (goo.gl/tanV6) numa versão mais Lite.
    Resumindo meu Caro Opção é o que não falta!!

    • Há melhores distribuições para netbooks do que as que foram referidas. Existe Arch, ArchBang, Crunchbang, Lubuntu, Xubuntu… todas elas melhores do que essas.

      • Dogzilla essas são mais “Avançadas” Diria assim LXDE Não sou muito fã! Porém Concordo que o Crunchbang o ArchBang e o Xubuntu realmente são Ótimas Opções que nem pensei!

        • Mesmo tendo em conta que o Crunchbang tem um Window Manager em vez de um Desktop Manager acho que é uma excelente opção até mesmo para principiantes. É bastante user-friendly e tem uma boa base, especialmente desde que está a ser desenvolvida a partir do Debian.

          • Realmente Dogzilla. Agora eu mesmo não consegui acessar discos locais pelo CrunchBang não sei mas ele não detectou as Unidades mas deve ser algo mais Relacionado ao Kernel do que ao WM o Openbox tem uma Capacidade Incrível além de Ser Absurdamente Leve. O CrunchBang é Puro Debian Squeeze! Muito Interessante para Computadores de Baixo e Médio Desempenho!

  37. Eu sou fã do KDLinux, baseado no Ubuntu.
    Agradável fácil de utilizar. Recomendo os testes.
    http://www.linuxkduxp.com

  38. Debian é de longe o melhor, não é por acaso que as vossas escolhas favoritas passem por distros baseados no Debian.
    Já experimentaram o Debian Wheezy com Gnome 3.

    • Qual é a diferença para o Mint 12 com o Gnome 3? Só se for do fundo que mudei e o tema Aqua que adicionei, de resto é exactamente igual.

  39. Ubuntu 10.04 LTS netbook e Mint 12

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.