PplWare Mobile

Scalpel – Recupere ficheiros apagados acidentalmente no Linux

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Apaxe says:

    Sempre útil.
    Obrigado.

  2. sakura says:

    ty, nao conhecia…. e ja fez falta ….
    “https://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?id=136280” pq de bug ja mitico na net. …. ai ai os virus do linux lol.

  3. Rui Castro says:

    Por experiencia, este nunca foi muito bom. O Scalpel como o software que basearam, Foremost nunca me deram sorte nenhuma 🙁

    Photorec (ficheiros mas sem os nomes reais) e Testdisk (tabela de partições e ficheiros) são os melhores no linux para recuperar montanhas de extenções como sistemas de ficheiros. Ate já recuperei ficheiros de um gravador de voz que não montava.

    Ate devem primeiro fazer uma imagem com dd_rescue e depois tanto o Photorec e Testdisk trabalham sobre esse ficheiro DD sem danificar mais ainda o disco original.

    https://help.ubuntu.com/community/DataRecovery

  4. sakura says:

    “”Photorec (ficheiros mas sem os nomes reais)””
    os ficheiros fiquam la? o nome e me indiferente… podem ser lidos? ou como o windows que guarda so os fragmentos …..?

    é que graças a EDP. tenho 1 para…. quem sabe.. e vai ser a faca não me apetece fazer uma imagem . por isso agradeço a experiencia do ppl.

  5. Rui Castro says:

    Sim o Photorec poe as extenções dos ficheiros mas o nome deles é que se perde. Mas devem sempre tentar primeiro com Testdisk (escolher o disco>a formatação>Advance e “List ou Undelete”).

    Caso a partição é que foi ao ar é que podem usar o Analyse
    http://www.cgsecurity.org/wiki/TestDisk_Step_By_Step

    Testdisk poe os nome direitinhos. Caso falhar é usar o Photorec.

    No Photorec devem ir às opções escolher a extenção desejada ou vai recuperar um monte de lixo. Eu pessoalmente ainda ligo recuperar ficheiros corrumpidos.

    Os ficheiros corrumpidos podem depois ser recuperados por outras aplicações destinadas a esse fim ex: OfficeFix,ScanPST do Office, Stellar, EaseUS Email Recovery, Libreoffice, Google Docs, etc…

    No Windows o melhor que encontrei foi R-Studio. O recuva e Pc Inspector são tambem bons.

    Já agora antes de usar o Testdisk ou Photorec, podem fazer uma imagem com dd_rescue e ambos estas aplicações recuperam sobre uma imagem.

    Tambem uso muito o Spinrite 6 recuperar bad sectors dos discos

  6. Gil de Abreu says:

    Quero recuperar arquivos com extenção m2t
    como faço?

  7. Ricksarre Sarre Santana says:

    Sera que recupera mesmo após apagar a partição e criar uma nova?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.