PplWare Mobile

Saiu o Caixa Mágica 16 – O Linux português

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Márcio says:

    A interface é muito parecida com a do Ubuntu.

    Até a fonte é a mesma. Nós não conseguimos ser mais originais?

  2. Navyseal says:

    Não concordo com o titulo, porque não é a única distro portuguesa:

    Alinex
    PAIPIX
    Super OS
    Xange

  3. ruben says:

    Tenho um erro 141 do ubi-partman quando estou a tentar instalar o CM no meu PC, podem ver mais acerca do meu problema no ticket que enviei á CM em:http://contribsoft.caixamagica.pt/trac/ticket/834
    Alguem sabe como resolver este problema?

  4. Nuno A. says:

    Acho que vou esperar pelo KDE. Não consigo gostar do gnome… :S

  5. lumitoro says:

    Quando experimentei numa máquina virtual,alguns anos atrás, não achei grande espingarda e depois quando se deram conta que o gcompris estava mal traduzido e era instalado por defeito nos magalhães fiquei exasperado, não houve uma supervisão correta da parte da caixa para fornecer aos pais uma plataforma open-source credível. Mas nem tudo é mau :P. Da ultima vez que experimentei até gostei mas como usava, e uso, kubuntu, não era para mim uma opção que agradável, já que tinha de relembrar algumas coisas do mandrake (ou mandriva) e reconfigurar quase tudo, mas agora com debian vou testar de novo. Abraço.

    • lmx says:

      boas…
      Zé…nao deve valer a pena a explicação :), as vezes pregamos para dezenas de pessoas mudas…

      cmps

    • lmx says:

      Boas..
      õ comentario anterior foi mal inserido…deveria ficar num outro contexto que não este…
      Em relação ao GCompris, perdes-te uma boa oportonidade de ficar calado, a caixa magica nada tem a ver com o GCompris, este era traduzido por um senhor que salvo erro vive em França e tem claramente o triplo de formação académica que os nossos deputados da treta, foi muito feio da parte desse artista ter tentado destruir algo que podia nos 10-20 anos futuros vir a ser uma coisa em grande para o PAis…mas quis a ignorância e os interesses de terceiros que assim não fosse, aliados á atitude vampiresca dos jornais que aproveitam cada gota de sangue para a sugar…
      Quantos programas tinhas que instalar extra para que conseguisses trabalhar no XP???Ou será que a malta tem umas palas do lado…e a falta de segurança aliada a maquinas windows, onde as criancinhas vão navegar…alguém tem isso em conta…e os valores altruístas presentes no linux, e que são bastante educativos, alguém tem isso em conta??Ninguém teve e o português retirou essa possiblidade aos seus filhos de aprenderem o significado dessas coisas…portanto não culpem a Caixa Magica por tais actos cobardes, e mesquinhos…culpem sim o povo!!!

      cmps

  6. Marcello Hermannio says:

    Hoje em dia todos os derivados o ubuntu continuam com a mesma interface. não se dão ao trabalho nem de modificar.

  7. O Caixa Mágica já foi baseado em duas distribuições. Talvez o tema baseado seja um pouco forte. Porém já usou em tempos idos, algumas coisas de Suse Linux (E sim Paulo 300, até os scripts de arranque eram), e agora mais tarde Mandriva. O que é até uma boa escolha.
    De qualquer das formas o Caixa Mágica sempre se apoiou em outras distribuições com packages “RPM”.
    Por isso parece Ubuntu não encaixa bem até porque o Caixa Mágica além de existir à mais tempo que o Ubuntu, os temas deste ultimo podem ser usado em todas as demais. Existe ali muito trabalho feito por baixo de um tema generico.
    Não tirem valor às coisas. E claro que a Caixa Mágica não tem o poder de uma Canonical ou de uma Novell ou Red Hat.
    Em relação ao título parece-me bem. De todas as que existem é a que mais representa Portugal. Cá e lá fora.

  8. gramer says:

    experimentem la ‘uname -a’ a ver se ainda aparece ubuntu como tal acontecia na versao beta

  9. R o B says:

    Então é um ubuntu sem unity?

    • lmx says:

      Boas..
      sim a CM desta vez acertou em cheio, obviamente ouvindo o feedback dessa interface….
      Mas o que esta debaixo, e embora esta seja a primeira versão tem muitas diferenças…mas claro a partilha é uma coisa fundamental no mundo linux…e também o motivo por ela ser tão forte e ideológica!!
      As proximas versões virão ainda melhores tenho a certeza…será de esperar.
      Resta-me desejar Long Life to Magic Box!!! 🙂

      cmps

  10. Paulo Ferreira says:

    Bom dia. Alguma maneira de instalar CM16 no magalhães 2 com todo o software que vem por defeito na instalação pré-configurada do mesmo (CM14 !!!!!). Obrigado

  11. Bruno Coimbra says:

    Malta tenho uma questao!
    Quero instalar o Mint e gostava de saber qual a melhor versao se a com Gnome se com KDE ou LXDE, a diferença de performance é grande?

    É q a maquina onde vou instalar é velhinha um reliquia, compaq presarium pentium 4 1.6Ghz 512Ram….aguenta?

    Abraços

  12. Alucard says:

    Confesso que como actualmente até ando a tentar variar e procurar coisas diferentes do Ubuntu, como o SUSE e o Mageia/Mandriva, a decisão da Caixa Mágica não me é muito agradável.Mas de facto, eles deram ouvidos aos seus utilizadores e isso é de louvar. Desejo-lhes o maior dos sucessos. O primeiro Linux que instalei no computador foi o CM10 e nunca hei-de de esquecer a experiência que foi descobrir um mundo totalmente novo.

  13. Tiago Ribeiro says:

    Até fico maluco com maior parte de voces, se fosse uma distro estrangeira secalhar até era boa, como é portuguesa é tudo imitação.
    Vamos lá apoiar o que é nosso porque eles têm merito, a caixa magica ja existe a uns bons anos e ainda está viva contra a febre do “ubuntu”

  14. Ryan says:

    Vou fazer o download disto e experimentar num live cd… se me agradar acho que nao sera ma ideia dar uso a um projecto portugues que bem precisa. Tirando algumas coisas no nosso pais, entre elas a politica e o futebol, o que e Nacional e mesmo bom.

  15. Nasp says:

    E o Unity ficou de fora…. gosto disso 🙂

  16. brso01 says:

    Esta versão ainda usa o gnome2 ou já vai ter o novo gnome3? ainda não experimentei o novo….
    É sempre bom ter uma distro linux feita por portugueses, seja ela qual for,e acho que o segredo do linux é a partilha de conhecimentos e desemvolvimento que dai resulta, por isso não sejam injustos e quem me dera que todos os magalhaes tivessem o CM16 instalado assim as crianças não cresciam a pensar que o windows é o mesmo que pc..

  17. nocomentes says:

    DEB?!

    estes gajos não devem estar bem da cabeça!!! A esta altura vão trocar o RPM pelo DEB?! É por isto que andamos para a frente…. tão devagarinho………………

  18. Laggunna says:

    Sendo novo nestas andanças, parece-me bem que, agora que saiu o Ubuntu 11, o caixa mágica 16 passou a ser igual ao ubuntu 10. Esperava-se mais imaginação!

    Bem hajam!

  19. Laggunna says:

    O projecto é Português e é de louvar mas vamos lá a ser mais criativos e arrojados. Continuem a trabalhar e a melhorar.

    Bem hajam!

  20. Luis Machado says:

    Desculpem todos a minha singela ignorância mas eu depois de instalar o Cx Mág 16 ainda posso instalar o GNOME_3.i686-1.0.0-Build1.1 se não gostar do ambiente gráfico, ou estou a dizer asneira??? Alguém iluminado esclarece este pobre coitado que se iniciou agora nestas coisas do Linux, a minha luta para deixar os sistemas comerciais foi dura…

  21. MGuerraT says:

    Boas , alguém conhece algum programa que permita sacar músicas no Caixa Mágica 16 ?
    Agradecido ,
    MGuerraT

  22. josé says:

    boas sempre tive windows mas como gasto imenso dinheiro com windows jmff.gel@hotmail.com aora no pc com windows seven o caixa magica gnome ao qual a mim parece o melhor penso eu , algume me diz quais as diferenças entre os varios tipos de caixa maigica 16 ? parece igual ao unbutu so com uma diferença o caixa magica é mais velho, mas eu não sei com se descarrega aqui os donwloads

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.