Os 50 locais onde não esperaria encontrar Linux – Parte V

Os “50 locais onde não esperaria encontrar Linux” é uma compilação de cinco artigos que despertou bastante interesse e mostrou até onde pode ir a importância e o poder do Sistema Operativo livre Linux.

Depois de termos repartido os 50 locais pela Parte I, Parte II, Parte III e Parte IV, hoje vamos mostrar os últimos 10 locais desta compilação que pretende e promete não ficar por aqui…

 

Linux_V

41. TOMMY HILFIGER

TommyHilfiger

Segundo indica o artigo no Linux Journal, a empresa de moda Tommy Hilfiger escolheu uma nova estrutura para o seu negócio: e-OneGroup e Linux, no ano de 2001. Os representantes da empresa referem que esta alteração salvou, significativamente, a Tommy Hilfiger de tempo e de despesas e era a única solução comparativamente a outro sistema operativo.

 

42. VENDAS DA TOYOTA MOTOR

toyota03

A Toyota teve um projecto piloto (de 30 exemplares) de um sistema Linux para ligar os concessionários Toyota às suas fábricas. O sistema era “um sistema de raiz baseado na Web e tinha 30 funções diferentes incluindo encomenda de peças, garantias, operações de venda e reparações”. Dado o sucesso desse projecto, a Toyota adoptou-o e fez chegar aos seus outros 1200 concessionários este sistema baseado em Linux.

 

43. TRAVELOCITY

travelocity

A agência online de viagens Travelocity tem ao seu dispor um conjunto de servidores que trabalham com Linux. Segundo indica o artigo da Network World, a gestão da empresa ambicionava melhorar a flexibilidade e diminuir o tempo dispendido. Estas foram das principais razões para a implantação de Linux, que se mostrou a escolha mais vantajosa sobre as outra alternativas do mercado. Os gestores da empresa admitem também serem grandes fãs de sistemas open source, da partilha de propriedades, de custos e de colaboração e preferem usar software e ferramentas desenvolvidas por outras pessoas e, assim, aceder mais facilmente a essas mesmas ferramentas.

 

44. PLAYSTATION 3

playstation-3-d233c

Enquanto o Linux não vem pré-instalado na PlayStation 3, foi projectado de forma a possibilitar uma fácil instalação, e o artigo da Gamespot indicou em 2006 que a Terra Soft Solutions estava a colocar o Yellow Dog Linux 5.0 disponível para download para a PS3. Para a instalação desta distro é necessário um teclado, um cabo USB e um rato. O utilizador deverá ter o disco da PS3 particionado em duas partições, de forma a que o GameOS e Linux possam ser executados a partir do mesmo disco.

 

45. NETBOOKS

albatron_netbook

Também estes laptops em miniatura, designados Netbooks, que têm estado em voga nos últimos anos, são adeptos de Linux e vêm muitas vezes já com distribuições minimalistas como Xandros ou Linpus, optimizadas para funcionar de uma forma eficiente uma vez que os Netbooks são computadores com recursos limitados ao nível de espaço e preço. Apesar da grande maioria ainda ser vendido com o SO Windows instalado, eles são enviados com o Linux, e talvez seja onde mais acontece em massa, ao contrário de outros laptops.

 

46. ALGUNS MODELOS DELL

dell-ubuntu-desktop

Nos últimos anos, essencialmente entre 2007 e 2008, distribuições Linux como Ubuntu colocaram a maior prioridade alguma vez aplicada na facilidade de utilização e nos esforços para angariar a parte do mercado detido pela Microsoft. Como consequência, grandes empresas como a Dell e outros fabricantes de PC em série, colocaram Ubuntu e outras distros Linux no pré-carregamento dos seus produtos.

 

47. ROBOAT ASV

IMG_5984

O artigo da Linux Pro Magazine indica que o Roboat ASV é uma embarcação de pesquisa que se destina a recolher dados sobre a população de baleias do Pacífico e coopera com o departamento de biologia marinha da Oregon State University. Segundo o artigo, esta é uma embarcação movida pelo SO Linux. Este é um teste considerável de capacidades tecnológicas do Linux, uma vez que este género de actividade de pesquisa passou a abranger grandes áreas geográficas durante longos períodos de tempo e a baixos custos. Pode ser visto um vídeo acerca da actividade do Roboat ASV aqui.

 

48. IBM iDATAPLEX (CANADÁ)

Image-15010-045

O maior supercomputador do Canadá, o iDataPlex IBM, encontra-se alojado na Universidade de Toronto e é também suportado pelo SO Linux. Segundo a Globe and Mail, o custo maciço da máquina iDataPlex é de 50 milhões de dólares e tem tanto armazenamento como um depósito cheio de frigoríficos. Apresenta muitas tarefas de carácter exigente, como por exemplo, a execução de 300 triliões de cálculos por segundo, simulando o clima da Terra, daqui a 100 anos, em quatro dias e a ajudar os investigadores no estudo da radiação cósmica de fundo.

 

49. CERN

netboot1

Já aqui tinhamos mencionado o CERN aquando a recriação do Big Bang e da questão da antigravidade. Hoje o assunto é Linux. O CERN utiliza o Scientific Linux em grande escala para aplicações de missão crítica. O Free Software Magazine indica que o SO Linux alimenta a máquina de 10 biliões de dólares, o LHC, Large Hadron Collider, responsável por fazer pesquisas subatómicas importantes. Foi também no CERN que o conhecido Tim Berners-Lee inventou o link hypertext, na década de 80, quando era funcionário da organização. O CERN corre também Linux nos seus 20.000 servidores internos.

 

50. ARQUIVO DA INTERNET

IA

Este é um daqueles serviços que, provavelmente, grande parte dos internautas já usou: o WayBack Machine. É uma máquina do tempo da Internet e guarda o estado dos Websites em determinadas datas. Quem o usa está, inadvertidamente, a ser servido por centenas de servidores x86 a correr Linux.

 

51. ALGUNS SITES MICROSOFT

microsoft

Eram só 50, sim, mas este quinquagésimo primeiro lugar é bastante especial uma vez que pertence à Microsoft. Também a gigante – senão a maior rival – da informática se rendeu à capacidade e competências do Linux. Conforme podem verificar no NetCraft, há vários sites com domínio da Microsoft a utilizar o Sistema Operativo Linux. Alguns desses sites são, por exemplo, o http://download.microsoft.com/ e o http://search.microsoft.com/.

 

E ficou assim completa uma compilação, não de 50, mas de 51 locais onde o Sistema Operativo Livre é o mais capaz de responder às necessidades existentes e também o que mais vantagens traz sobre outros sistemas existentes no mercado. O SO Linux conseguiu ser o preferido em importantes organizações como o CERN, o Departamento de Defesa da América, a FAA, o Parlamento Francês, o Governo Mexicano, a Google, IBM, CISCO, Wikipédia e até mesmo a própria Microsoft.

Esta foi uma compilação extensa mas acreditamos que o mundo Linux ainda tem muitas mais surpresas e estes 51 locais são apenas uma pequena parte de utilizadores.

Hoje temos duas questões:

De todos os locais apresentados, qual foi o que mais vos surpreendeu? E, em Portugal, onde seria mais pertinente colocar Linux, e porquê?

 

Artigos Relacionados



  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


82 Comentários

  1. Esse 51º lugar trouxe-me lágrimas aos olhos :D
    Parabéns Marisa! Óptimo artigo!

    • Concordo com o André, embora não me dê lágrimas, não me admira, até porque Power Shell, é muito igual a Linux em termos de arquitectura.

      Onde Portugal devia de usar Linux, a resposta é óbvia, todos os órgãos do estado deviam de usar Linux, não é só nas mainframes, que neste caso o estado usa AIX-IBM, mas sim em todos os postos de trabalho.

      • Eu também penso que seria vantajoso as escolas adoptarem.
        Sei de um caso em que computadores da escola tinham ambos SO, Linux e Windows, e os alunos pensavam que o pc tinha virús :o :)

        • Lembro-me que nos meus tempos do Básico, a escola recebeu novos computadores com Windows e Caixa Mágica, a qual a Caixa Mágica não durou meio ano até ser removida.

          Para poder ensinar em Linux, seria necessário que os professores de TI também soubessem mexer (ou vontade de.)

        • Nas escolas é um inferno a uns anos quando andava na secundaria aquilo tinha lá linux mas eles tiveram que mudar porque aquilo era um inferno, e não sei o que se passava as formatações de textos quando passadas para outro computador ficavam todas mudadas não sei se era de o OpenOffice ser versões diferentes ou não mas aquilo era um fim do mundo, alem que os professores percebem menos que os alunos, e tornam a situação caotica em situação de problemas de não houver um bom suporte, Linux funciona bem quando funciona quando chateia venha o diabo e escolha. A favor de linux nas escolas quando exista alguem competente para os gerir.

          • Também existe competentes para gerir Windows – ou assim se pensa – porque assim foram ensinados. Tudo se aprende.

          • Só em Portugal é que se diz coisas destas, mas a Microsoft agradece, mas amigo se os alunos utilizassem todos o Openoffice mesmo em casa não acontecia esse problema , mas como inteligência, nega-se , temos sempre que culpar sempre o mesmo a culpa é do linux , talvez a culpa é a falta de vontade em entender o problema.

          • Isso foi problema durante toda a versão 1 do openoffice.

        • Aqui no Brasil praticamente todas escolas tem salas de informática com computadores usando Linux Educacional. Os meninos que não conheciam o Windows, até estranham o Windows. O banco Caixa federal e o Banco do brasil usam Linux em todos os terminais. A casa lotérica que são muitas pelo Brasil, também usam Linux. A Petrobrás também usa Linux e BrOffice em computadores com Windows.

          • Na verdade a Caixa usa Debian apenas em alguns terminais. Em outros usa o Debian com o o Windows virtualizado (ou seja é o Windows que o usuário usa). Usa-se o BrOffice e o MsOffice. A migração está sendo feita aos poucos, muitos formulários recentes foram criados apenas para o BrOffice (Rodando no Windows), a mudança para o Linux deve ser lenta e gradual.

            Qualquer problema vai ser o caos, como foi a migração das loterias.

  2. Existe um exemplo que já não é mais válido. A PS3 já não suporta mais (oficialmente) a instalação de Linux, devido aos últimos episódios do Geohot.

    • Eu acho que estás um bocado trocado, cronologicamente. Os episódios do Geohot a instalar Linux na PS3 vieram depois dessa funcionalidade deixar de ser suportada

      • Exactamente, e a Sonny já foi multada na América por essa decisão, pois a Defesa americana recorre a estas consolas para fazer processamento paralelo, devido aos procs Cell..

        cmps

  3. Verdade que a PS3 já não suporta otherOS oficialmente mas já há opções não oficiais para o fazer.
    O gameOS, obviamente ainda activo, também é, se não estou em erro, baseado em linux. Basta aceder por FTP á consola e está lá a estrutura toda de qq distribuição linux.

    A meu ver é um optimo exemplo da lista em questão.

    E que grande lista. Muito bom mesmo

  4. Excelente artigo Marisa ! Realmente, o 51 demonstra que os servidores baseados em Linux têm o seu valor!

  5. É um fantástico artigo… e sei que ainda não está completo… principalmente pelo complemento destinado ao Brasil e Portugal.

  6. A Radio Popular é também um local onde podem encontrar o Linux

  7. O link http://download.microsoft.com/ redirecciona http://www.microsoft.com/download/en/default.aspx e a extensão “aspx” só corre em servidore IIS, que per sua vez só corre em maquinas Windows, o que deve estar a acontecer é que o domínio está alojado num servidor LINUX (e mesmo assim não sei). E relativo ao search da Microsoft também aspx podem confirmar com o seguinte link http://search.microsoft.com/search.aspx?mkt=pt-PT, o que acontece é que o link das páginas é omitido, logo também tenho as minhas duvidas de ser LINUX.

    • Sobre esses endereços especificos não sei, mas li um artigo aqui há uns anos (2 ou 3) em que a própria Microsoft revelava ter alguns servidores Linux, nomeadamente no apoio ao OpenSource e projectos externos.
      De qualquer forma, hoje em dia já é possível executar páginas asp em Linux (ex. Mono).

      Cumprimentos,
      A. Pedro Coelho

  8. Ponto 51 é mesmo priceless! Muito bom, a Microsoft usar Linux! Ca granda CDN ó AKAMAI!

  9. Continuo a achar o título despropositado… porque raio não haveriam as pessoas de esperar que netbooks tivessem linux?!

    Sítios/Locais onde pode encontrar Linux

  10. Alguns sites da microsoft já era de esperar, mesmo que na brincadeira. Mas aposto que o bill gates, geek como é, tb tem lá uns pc’s com linux instalado. ;)

  11. Em relação ao usar LINUX nas escolas e postos de trabalho do estado, sei de um caso, de uma senhora com 50 e poucos anos, que teve um computador com a Caixa Mágica (através das novas oportunidades..).

    E digo vos, que ela mexia normalmente, sem se questionar de nada. Pois para ela, foi a primeira vez que mexeu num computador, e não está familiarizada/infectada com as ideias da Micro$oft…

    As pessoas (algumas), vêm uma coisa fora do normal, já é o fim do mundo.

    • E isso do familiarizado é meio para o mito. Se uma empresa de transporte mudasse de camiões Renault para Scania será que o patrão aceitaria o pretexto de o motorista não estar familiarizado para que ele fizesse menos entregas? Óbvio que não. Mas em termos informáticos a desculpa do “ser diferente” ainda vai pegando…

      • Sim, é o que eu digo, quando me refiro a quando as pessoas vêm algo diferente, já ser o fim do mundo.

        Estão abituadas a ver o computador com um barra em baixo, um meno do lado esquerdo, as horas em baixo do lado direito, etc etc etc. Se vêm uma coisa diferente já é complicado.

        Eu uso Mac Os X, a mudança não foi dificil, mas sou uma pessoa curiosa. Mas acredito que para muita gente, não seria assim tão facil

      • Boa comparação.
        As pessoas devem estar preparadas para a mudança e a formação deve estar sempre actualizada. Aliás, penso que mesmo que não utilizassem SO Linux nas escolas, todos os docentes/discentes/funcionários deveriam ter formação alargada e saber trabalhar nos variados SO existentes.
        Não é novidade que a grande maioria nem em Windows sabe mexer.. é “muito bom” já saberem imprimir, colocar texto a bold e saber onde se desliga. Mas não se enganam onde se aceitam amigos no facebook, onde se joga farmville, etc, ehehe
        Imagino se pusesse esta “geração” no DOS.

  12. A Nespresso tb é um bom exemplo

  13. “(…) e tem tanto armazenamento como um depósito cheio de frigoríficos.”

    Não percebi.

    Sabem quem é que também tem Linux? O meu telemóvel. Tenho aqui um artigo de 1998 que fala disso, se quiserem eu digitalizo e envio.

  14. “De todos os locais apresentados, qual foi o que mais vos surpreendeu? E, em Portugal, onde seria mais pertinente colocar Linux, e porquê?”

    O que mais me surpreendeu foi o facto da m$ usar.

    Em Portugal seria pertinente usar na função e administração pública, escolas, forças armadas e policiais, além de incitar o privado a migrar principalmente as PME’s.

    E tu Marisa que distro usas? :)

    • Olá Navyseal. Eu não utilizo, ainda. Já tive oportunidade de experimentar algumas, nomeadamente Ubuntu, e realmente percebi que é bastante fácil de trabalhar, para não falar dos jogos fantásticos ;D.
      No entanto uma coisa é certa, utilizar Linux era uma das minhas vontades e, depois desta saga de artigos, digamos assim, fiquei com muita mais vontade e curiosidade. E penso que Ubuntu é a distro que mais se adequa às minhas necessidades bem como parece ser aquela que mais pessoas utilizam.
      Mas não conhecia algumas, e também fiquei com curiosidade pela ScientificLinux. Mas é tudo uma questão de se experimentar e ver qual é a melhor e qual responde mais adequadamente ao que procuramos. :)
      Qual usas tu? E qual aconselhas?

  15. Alguém conhece um programa de POS que funcione em Linux?

    Para quem não sabe, POS significa point of sale, é o sw de vendas usado nas lojas.

  16. Foram distribuídos às escolas, dentro do projecto PTE, 110 000 computadores, com dual boot, windows e caixa mágica. O problema é que a motivação e conhecimento para usar linux é pouca, teria de existir orientações políticas e mudanças nos próprios programas para mudar o panorama. Quanto paga o MEC em licenças? Na minha escola o CM foi substituído pelo Ubuntu, mas poucos o utilizam.

  17. Acho que estão a confundir a Akamai com a Microsoft.

    Aliás, se se clicar aqui http://uptime.netcraft.com/up/graph/?host=download.microsoft.com dá para ver bem que os servidores Linux são os da CDN da Akamai e que os da Microsoft que lhes servem de base são (obviamente) Windows Server 2008 R2.

  18. hoje visto a pele de advogado do diabo para dizer que na realidade a microsoft não usa directamente o GNU/Linux nos seus servidores, pelo menos que se saiba, ainda teve de usar durante creio que mais de dois anos FreeBSD qd adquiriu o hotmail pq não tinham sistemas in-house que aguentassem o que o FreeBSD aguentava.
    http://www.theregister.co.uk/2001/12/12/microsoft_hotmail_still_runs/

    Relativamente ao caso mencionado, a microsoft usa GNU/Linux via o serviço que lhes é prestado pela Akamai, essa sim é que usa e abusa ;) GNU/Linux.

    cumsp,

  19. Aqui no Brasil os orgãos publicos, deviado ao preço da liberação Windows estão migrando para o Linux, escolas prefeituras todos estão migrando….

  20. Software Livre no Parlamento Português
    para quem quiser ver

    http://www.youtube.com/watch?v=fLxVupn6oKo

  21. @Marisa Pinto ,

    Boa tarde , ficámos com 51 lugares sendo que o que ficou a mais tem mais sabor , excelente trabalho o teu , espero pelo dedicado a Portugal que penso que irá surpreender muita gente .

    Quanto a questão da distro a usar existem várias que eu te aconselhava a experimentares Ubuntu já se falou e estou de acordo que não deves passar da 10,10 tens o Kubuntu 11,04 que está muito bom , depois fora da Canonical a minha preferência vai para Suse e para Arch .

    Espero que te divirtas a explorar todas as potencialidades deste sistema operativo que ao fim de 7 anos de uso ainda me surpreende muitas vezes pela sua versatilidade e estabilidade .

    Aceita os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  22. Excelente. É preciso divulgar o Linux. Incansavelmente. E o software livre.
    Com 3 computadores em casa, usamos Linux, eu e a minha mulher, usamos há 3 anos o Ubuntu, embora no trabalho (ambos funcionários públicos que somos) tenhamos de estar obrigados ao Windows.
    Obrigado à Marisa e ao Pplware, que visito diariamente. Fico agora a aguardar as 2 edições DeLuxe prometidas (Brasil e Portugal).
    A terminar: a Bolsa de Londres também usa Linux: http://www.computerworlduk.com/news/open-source/20382/linux-trading-system-to-save-london-stock-exchange-10m-a-year/

  23. Parabens pelo belo trabalho. O “local” 51 me fez lembrar a Área 51 (Roswell). Sinistro.

  24. Em Portugal também se utiliza muito Linux, a TMN com 7 milhões de clientes utiliza nas suas milhares de antenas espalhadas pelo país equipamentos de transmissão de dados criados pela PT Inovação que tem Linux como sistema operativo.

  25. Não sei se aqui foi referido nas partes anteriores, mas na TAP está presente, no sistema de vídeo dos passageiros, concretamente o Red Hat.

  26. Também existe no Museu Machado de castro.
    Usam o Chrome em tela cheia no linux ubuntu(acho eu por causa da cor e do ponteiro do rato).

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.