Netbeans 7.1 – Das melhores plataformas para programação

Agora com suporte para JavaFX

No meu tempo de estudante de licenciatura, se havia ferramenta que eu detestava era o Netbeans. Naquela altura era uma ferramenta muito pesada, pouco robusta e apenas dava para programar em Java. Recentemente tive a necessidade de instalar o Netbeans para programar em PHP e fiquei simplesmente surpreendido!

netbeans_00

Netbeans é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento Java. Entre muitas melhorias, esta versão dará suporte às plataformas PHP, JavaScript e Ajax, Ruby e Ruby em Rails, Groovy,  C/C++ e agora também para JavaFx 2.0.

O Netbeans 7.1 apresenta algumas melhorias comparativamente a versões anteriores e das quais destacamos:

  • Suporte para JavaFX 2.0.2 SDK
  • Melhorias a nível do editor (inclusão de uma ferramenta de Batch refactoring)
  • Actualização do GlassFish para a versão 3.1.1
  • WebLogic 12c
  • Suporte para CDI, EJB, JSF, Spring, Web Services
  • Melhorias ao nível do suporte para PHP
  • Melhorias no suporte para Git
  • Melhor integração com bases de dados Oracle

Pode consultar todas as novidades do Netbeans 7 aqui

netbeans_01

Uma das principais novidades é o suporte para JavaFX. Para quem não sabe, o JavaFX foi criado pela Sun como uma tecnologia independente, tendo a sua própria linguagem de script. Com o JavaFX podemos criar vários tipos de aplicações (ex. jogos, animações, applets) para as mais diversas plataformas (Desktop, mobile, web).

netbeans_02

O NetBeans tem um interface bem organizado e disponibiliza um conjunto de funções que permitem aos programadores desenvolver aplicações de alto nível. Considerando que a linguagem de programação Java é uma das mais usadas actualmente (ver aqui), o Netbeans torna-se um excelente IDE para desenvolvimento.

Quem considera esta plataforma uma das melhores para programação?

Licença: CDDL e GPL
Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac
Download: Escolha aqui a versão (Java, C/C++, PHP)
Homepage: NetBeans

  
     Pin It  

Arquivado na categoria: Linux, Windows


41 Comentários

  1. Eu já uso o netbeans desde que entrei para a licenciatura e adoro. Muito fácil de usar e pratico. E dá para programa em todas as linguagens que precisei.

  2. Eu! A melhor para quem desenvolve em cima de Glassfish

  3. Já ouvi falar bem, principalmente pela capacidades de fácil criação de interfaces gráficas em java.
    Mas continuo a preferir o Eclipse.

  4. Antes o Netbeans era muito pesado e ruim de usar. Mas a partir da versão 6 pra cima eles conseguiram fazer uma IDE de alto nível que, na minha opinião, se tornou muito melhor que o Eclipse. A ferramenta de debug dele então nem se compara: muito mais fácil de usar, visualizar e alterar o programa em execução. Outra coisa fantastica que ele sempre teve e o eclipse deixa a desejar é a ferramenta de interface swing. Além é claro dos vários plugins que ele tem e o deixam totalmente personalizavel. Pra ser perfeito só faltava ficar um pouquinho mais leve, porque nesse quesito o Eclipse ainda ganha.

  5. Nada como um Visual Studio :X

    • precisamente eheheheh
      dou-me bastante bem com o visual studio e é suficiente

    • Eu já experimentei para programar em PHP, entre Linux/Windows/Mac, os seguintes IDEs e Editores:
      - NetBeans
      - Eclipse
      - Aptana
      - Komodo IDE / Komodo Edit
      - Zend Studio
      - phpDesigner
      - phpStorm
      - BlueFish
      - Sublime Text
      - E-editor
      - MS Web Visual Studio
      - MS WebMatrix
      - Notepad++
      - Intype
      - Scite
      - Vim
      - Gedit
      - TextWrangler
      - BBEdit
      - PSPad

      Gostei bastante de alguns deles, mas optei por utilizar:

      Em projectos grandes o NetBeans, por:
      - reconhecer as diferentes frameworks de PHP
      - tem uma gestão de projectos muito boa
      - tem uma edição remota que é espectacular
      - tem plugin para o Git, sem o qual não vivo, e funciona bem
      - é multi-plataforma, ou seja trabalho nos 3 sistemas operativos

      Em projectos pequenos o SublimeText, por:
      - ser muito simples e leve
      - ter plugins para tudo e mais alguma coisa
      - ter uma linha de comandos muito boa
      - aceita os comandos do vim
      - também é multi-plataforma

      Na minha pen tenho sempre o Notepad++ portable para desenrascar, mas só dá em Windows

      Nos servidores, através do SSH, utilizo o Vim, embora o Netbeans funcione por sFTP que vai dar ao mesmo, mas numa emergência o Vim é muito bom.

      No entanto o Visual Studio não chega lá, para as linguagens da MS é excelente, para mais que isso há muita coisa melhor.

      • Incrível. Podia ter sido eu a escrever isso. hehe

        À excepção do SublimeText, que não conheço, tenho os mesmos hábitos quer para desenvolvimento local, quer remoto.

        Para pequenos projetos normalmente uso o TextWrangler, que sendo gratuito é uma boa alternativa ao BBEdit.

        Para micro-projetos ou códigos de teste uso o Scribes (gnome) por ser extremamente leve, eficiente, e por fazer auto-save sem nenhuma configuração – já me salvou de perder coisas importantes :)

  6. Também serve para programação WEB além de PHP? Tipo HTML e CSS?

  7. Já uso o NetBeans há muitos anos e é sem quaisquer dúvidas uma excelente plataforma, com muita variedade e ainda consegue ser expandida através de Addon’s. Além do mais é gratuita.

    Geralmente assisti a algumas discussões de NetBeans VS Eclipse, mas pessoalmente sempre fui fiel ao NetBeans.

  8. É melhor que o Eclipse javascript com plugin para PHP, será que vale a pena fazer a imigração?

    • Se estás bem com o eclipse mantém-te. Sem querer entrar na discussão do “este é melhor que aquele”, para mim o eclipse tirando talvez a componente gráfica, está ao mesmo nível e em alguns casos acima do netbeans.

      Mas é como tudo, uma questão de preferência pessoal ambos são bastante completos.

    • Na experiência que tenho dos 2 IDE’s o Eclipse disponibiliza mais funcionalidades/opções, mas o Netbeans é bom no que disponibiliza. Venha o diabo e escolha :D

  9. Já uso à pelo menos dois anos….

    É do melhor para programar em C…. em java também é muito bom….mas o eclipse não se fica atrás…

  10. Uso o Netbeans diariamente no trabalho à cerca de 3 anos, já experimentei o eclipse mas acho que o Netbeans tem demonstrado uma evoluçao (desde a 6.0) muito mais acelerada do que o eclipse em todos os aspectos (funcionalidade, performance, estabilidade, etc.).

    Para “novatos” o Netbeans é especialmente apropriado na minha opinião porque a learning curve é muito mais baixa do que a do eclipse. Por outro lado o eclipse obriga a atenção a mais detalhes e é mais flexivel…

  11. Procuro quem saiba desenvolver apps para o ipad.

  12. Então e há por aqui alguém que desenvolva em javaFX?

    • Pessoalmente parece-me uma linguagem sem grande saída.
      Não me lembro de ver sequer anúncios de emprego onde pedissem a procurassem.

      Corrijam-me se estiver enganado mas não se vêm (pelo menos ainda) aplicações desenvolvidas em FX.

    • Boas,
      em javaFx não, mas tenho um certo interesse em avançar…
      o Java no que toca a componente grafica, é um pouco pesado(a melhor hipotse é swing).Por outro lado sobre de um problema que pode ser contornado, mas que requer mais trabalho e conhecimento…so tem uma thread para eventos graficos…eventdispatcherthread, o que dificulta a leveza da aplicação grafica…isto na versão 6, penso que a 7(ou 1.7) ja tras grandes melhorias, pois a nivel de programação concorrente está melhorada, penso que a nivel grafico também.
      JavaFx nunca trabalhei, é java na mesma e pode-se integrar outros projectos em java, penso que é muito mais rica a nivel de interfaces graficas e rapida(os eventos graficos devem ser tratados por mais que uma tarefa), pois os seus componentes apesar de mais bonitos são mais leves.

      cmps

    • JavaFX? E para fazer o quê?

      Ainda estou para perceber em que é que o JavaFX possa ser usado… em jogos, talvez?

      Mas qual a vantagem em relação ao SVG, por exemplo?

  13. Utilizo na licenciatura, programar em C.

  14. E dicas para usar o Netbean com PHP? Alguém? Sou amador e tenho de ver algumas coisas em PHP para a minha loja online…

    • És Homem com um tanto ou quê de louco. O Emacs é tão bom como complexo, consegue-se fazer projectos de sites ou aplicações web no tempo que o Emacs demora a configurar.
      Este é de outro campeonato.

  15. Também já uso desde o primeiro ano da Licenciatura e recomendo :)

  16. Boas ..
    já algum tempo que utilizo Netbean para programar em java e comecei agora a utiliza-lo para Php e na minha opinião esta muito bom… mas para mi estaria melhore se encontrasse algum plugin k me permitisse ir visualizando o designe de site ( como no dreamweaver ) quando estou desenvolvendo o paginas Webs.. alguem sabe se existe algo parecido ??

    kumps

  17. Uso para desenvolvimento WEB (html, javascript, php etc) e Java. É óbvio que, sendo eu utilizador, recomendo vivamente.
    Já agora deixo uma pergunta offtopic, há aqui alguém que já tenha feito experiências com a api do Nutch da apache?

  18. é o meu IDE de eleição para java.
    Tem do meu ponto de vista uma falha para o eclipse, que é a questão do intellisense, que no eclipse é mais rapido a mostrar metodos etc, no netbeasn pendura um pouco enquanto procura os metodos disponiveis há medida que vamos escrevendo.
    Tirando isso…muito bom mesmo…na questão grafica é muito facil trabalhar com ele, embora eu não seja adepto deste tipo de programação, pois o codigo gerado é meio esquisito, mas faz umas interfaces bem bonitas ;)

    cmps

  19. É realmente o mais fácil de utilizar para principiantes…

    O Eclipse é um canhão e se há coisa que eu adoro é, encontrar sempre um plugin para qualquer coisa. No NetBeans os plugins estão sempre desactualizados, já não são para a versão mais actual, etc etc… Nem a integração com SVN funciona no Netbeans (sim…para quem tem repositórios actualizados na 1.7)

    O NetBeans ainda falha redondamente na memória que come ao PC… Embora nesse campo o Eclipse também não seja melhor.

    Neste último aspecto o IntelliJ IDEA derrota-os em força. É um IDE poderoso e bem controlado nos recursos que come. Tem o defeito de ser pago, mas podem sempre utilizar a versão Community Edition.

  20. Eu uso:

    Netbeans para PHP
    Eclipse para Java

  21. Eu usei bastante o NetBeans quando trabalhei em C para projectos pessoais.

  22. Boa tarde a todos,

    Eu uso o Netbeans desde a versão 6 para php, xhtml, css, JavaScript, tudo.

    Gosto muito dele

    Mas tem um problema muito grande que não sei se é bug ou se é problema de configuração

    Eu uso-o no Windows 7
    O meu servidor é Linux

    O problema é o ftp que não funciona direito

    Eu tenho uma pasta local e quando eu gravo o arquivo ele envia-me o arquivo para o servidor

    Isto é, quero trabalhar direto no servidor

    Já tentei usar o modo passivo ou não e é a mesma coisa

    As vezes grava o arquivo no servidor outras vezes não grava

    Tento fazer o upload ou download de uma pasta do servidor e ele não faz.

    Será algum defeito do Netbeans ou é algum problema de configuração ?

    Por causa disso estou a tentar usar o notped++ mas não gosto tanto como do netbeans

    Há algum outro programa bom que o ftp funcione bem para eu trabalhar directo no servidor com php, xhtml, css, javascript ?

    Obrigado

  23. JAVA SE, JAVA EE = Netbeans
    Android, PHP = Eclipse

    ’nuff said

  24. È um bom IDE, mas para quem está a começar no mundo da programação não aconselho um IDE. Usem um NotePad++ em windows ou Gedit em linux,…. Os IDEs fazem muita coisa por nós mas para ganhar traquejo e experiencia é assim que se começa. :)

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.