PplWare Mobile

Linux Mint 17 Qiana – Desktop Perfeito (Parte I)

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Mario Jorge says:

    Mate ou cinemoon. Qual o melhor?

    • Mario Jorge says:

      *cinnamon

      • César Augusto says:

        Colega, uso o Cinnamon quase desde que saiu no Mint e nunca tive problemas (2gb ram, intel core 2 duo de 2007)

        Mas recomendo uma placa gráfica de no mínimo 64mb de memória… se tem um pc muito antigo instale o mate

        • César Augusto says:

          Quer dizer, problemas em termos de bugs até tive, como descrevi aqui no pplware num post que fiz, mas em termos de velocidade/consumo de recursos, é 5* 😉

        • K says:

          Instalei o Cinnamon ontem num Acer Travelmate 3004WTMi (ecra 12”, 2Gb ram, Pentium M 760 2Ghz, gráfica intel GMA 900 com disco ide 100Gb), ou seja, um portátil bastante antigo. Tudo funciona como é suposto e relativamente rápido. A única coisa que usa um driver que ele não instala durante a instalação, por ser um driver proprietário, é o de um modem56k que também não uso (embora ele se ofereça para instalar depois).
          Isto é um portátil no qual eu não consegui facilmente instalar o win7 porque durante a instalação crasha com bluescreens (já tentei várias versões do windows) mas tive zero problemas a instalar o mint.

          Este portátil está ligado a uma TV de 42” pelo cabo VGA (este portatil não tem hdmi) e a umas colunas pelo jack stereo 3.5”. A utilidade dele é xbmc, spotify, youtube, a ocasional navegação tudo controlado via unified remote com o telemóvel e tudo funciona lindamente mesmo sendo um hardware antigo – recomendo.

    • Maurilio says:

      Não existe esta de qual ambiente é um ambiente mais maduro visto que ele é mais antigo, já o Cinnamon é muito novo, mas é muito bonito. O Mate é mas leve já o Cinnamon é mais “pesado”, para máquina mais antigas e fracas com certeza a recomendação é Mate. Mas tanto um quanto o outro são ótimos ambientes gráficos. Eu prefiro Cinnamon pela beleza dele, porém uso Mate porque minha máquina é muito fraca.

    • Wender says:

      Cara eu na verdade sou iniciante em Linux mas me apaixonei totalmente, comecei pelo ubuntu mas o unit e muito chato e feio, utilizei gnome, não gostei, usei o mint sinemoon, bom mas não gostei e utilizei o mate, todos são exelentes mas por fim estou uzando o KDE, e esse eh na minha umilde opinião o mais perfeito sistema operacional de uma distribuição linux lembrando que usei por pouco tempo o debian KDE e não me adaptei.

  2. Xoxota says:

    Antigamente um gajo instalava o X e depois o ambiente grafico á escolha. Hoje fazem estas porcarias como se fossem novidade e chama-lhe “distribuição”. A retalho..

    • TiagoM says:

      Antigamente nao havia computadores e uma pessoa fazia as escolhas que queria. Hoje xoxota ficas tu agarrado ao passado e nao acompanhas a evolução. Se queres perder horas ou dias a conseguir a tua “distribuição” força porque nessa altura muitos outros estarão a tua frente por uma questão de evolução acompanhando o mercado (retalho).

    • Pedro Pinto says:

      Xoxota…se queres isso, tens de escolher outra “distro”.

      • Xoxota says:

        Evolução? Onde raio é que está a evolução nisto?! Um XFCE esverdeado e meia duzia de icons alterados?! Existem Linux’s que trabalham há anos com o mesmo ambiente gráfico e não deixam de ser out-of the box. É bem diferente do que lavar a cara ao que já existe e chamarem-lhe distribuição. Estes oh TiagoM, nunca terão mercado. 🙂

  3. Mario Jorge says:

    Podiam ensinar a criar atalhos de teclado, no Mint e no Luna.
    Por exemplo programar a tecla do windows…

    • Caio Caiado says:

      Boa ideia. Acabo de sair do windows e sinto falta dos atalhos com a tecla dele.

    • Willamys says:

      Oi a criação de atalho de Teclado é simples, basta ir em configurações do sistema > Teclado > Atalhos Personalizados > Adicionar atalhos personalizados, vai abrir uma caixa onde você colocará o nome do teu atalho e o comando que inicia dado aplicativo, por exemplo. Atalho: Monitor do sistema, comando: gnome-system-monitor

      Caso não saiba o comando que inicia o aplicativo use o terminal para tirar dúvidas, o comando que inicia o Firefox é firefox, a calculadora pode ser iniciada pelo comando gnome-calculator.

  4. joven says:

    Já podia sair era o xfce 🙂

    Espero que já tenham arranjado o problema do Skype, quando se lembra só mete ruido na placa do som.

    Sou da opnião do Mario Jorge, mas era para a tecla Windows + L para logout

  5. chico jose says:

    Continua apresentando problema com a nvidia. Nao por culpa da nvidia.
    Mas eu instalei e depois quando vou reinciar, simplesmente nao aparece nada. Só uma tela escura.

  6. Curioso says:

    e quanto ao resto do tutorial da instalação do arch linux?

  7. Jorge says:

    Pedro,
    Gostei do fundo do ambiente de trabalho. Qual o tipo de fonte do texto “Linux Mint – O desktop perfeito”?

  8. cnavigator says:

    O Linux Mint é a única distribuição que consigo instalar e ter tudo a funcionar como deve ser, sem obrigar a trabalho adicional. Aguardo ansiosamente as versões KDE e XFCE. Boa dica em relação à MEO Cloud, até o cliente gráfico, que se encontra em beta, funciona tão bem como o Dropbox.

  9. miguel says:

    Olá.

    O MEOCLOUD está a funcionar perfeito, à exceção do icon que desapareceu da barra no canto inferior direito…

    alguma dica?

  10. João Miranda says:

    Boas, tenho a dizer que este mint 17 e simplesmente fantastico, estava a usar o mint 13 e fiz o upgrade para este e o pc ficou ainda mais fluido. Consumo de recursos mais eficiente, a ram é mais ou menos identico o consumo em relaçao ao mint 13 mas em termos de cpu tem uma melhor eficiencia, no 13 tava quase sempre nos 100% e neste 17 por volta de 50% a 80% com o firefox aberto. Matherboard msi nao sei das quantas, cpu AMD sempron 3300+, RAM 938 MiB. Jurassico…….

  11. Jorge says:

    não venho defender nenhum SO, mas Linux PAREM DE LANÇAR distros e Linux mints maria, antonia, Joaquina. Dediquem-se a fazer apenas um Linux básico, simples e que seja userfriendly para utilizadores domésticos sem tretas de comandos e afins, basicamente um Linux bom, rápido e fácil de funcionar como o Windows.

    • Joaozinho says:

      Se for para funcionar como o windows, é melhor ficar do jeito que está. A questão não é a quantidade de distros. Existe um monopólio muito grande da microsoft, se todas as distros se unissem, haveria possibilidade de convencer fabricantes de hardware e software a abandonar o windows? A diferença entre distros é bem menor do que você imagina.

  12. JP says:

    Jorge tens o Mint 17. Super rápido, bom e custa zero. Aí está, o pessoal faz as coisas e mesmo qd é de borla há sempre quem exiga algo…
    Aprendam a programar e trabalhem vocês de borla e depois mandem as papaias…

  13. Marcio Faria says:

    Duas perguntas:
    1) Como alterar o tipo da fonte do menu do Cinnamom?
    2) Como fixar a largura das colunas do Nemo?

    Mint com Cinnamon: sem saber tudo já acho 10 se aprender mais um pouco vou acabar virando fan-boy ahahaha

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.