Usamos cookies para garantir a melhor experiência de utilização no Pplware.com - Saiba mais sobre os nossos cookies
Ok

Linux… o mais forte no segmento dos supercomputadores

Em Julho deste ano, demos a conhecer aqui o supercomputador mais poderoso do mundo, que pertence à IBM, e ao qual deram o nome de Sequoia. O Sequoia é capaz de fazer 16,32 quatrilhões de cálculos por segundo…um nível de processamento que até ao momento não foi alcançado por mais nenhuma outra máquina (ao que parece, a Fujitsu já está a trabalhar nisso). Desde esse momento que ficamos atentos ao mundo da supercomputação e também ao que acompanha estas super máquinas, tendo informado nesse mesmo mês que o sistema Linux era responsável por 92.4% e share (em cerca de 462 supermáquinas).

Passados quase 5 meses, como estão as estatísticas?

linux_01

Toda a gente sabe que o Linux é o sistema operativo ideal para a supercomputação, devido a sua versatilidade, níveis de personalização e como consequente, níveis elevados de desempenho. Esta segunda-feira, na 40ª edição do Top500  dos supercomputadores, ficamos a saber que o Linux reforçou a liderança do TOP500. O sistema operativo do pinguim numa sua vertente não específica (isto é, versões personalizadas que nada têm de comum com distribuições de Linux), contabiliza nesta lista 94% de share o que equivale a 469 dos 500 supercomputadores. Relembramos que em Junho eram apenas 462 (ver aqui)

linux

Nesse mesmo ranking há a salientar que apenas 3 supercomputadores estão equipados com Windows.

windows

Se por um lado o Android tem uma quota de mercado de smartphones na ordem dos 70%; iOS ronda dos 60% na vertente tablet; e utilizadores com Windows nos PC’s rondam os 90%…o Linux domina por completo no mundo da supercomputação com 93,8%, atingindo um novo recorde.

Para quem usa e saber usar Linux, sabe certamente que o Linux é um sistema operativo que oferece características e performances  fantásticas e que pode tirar partido do hardware de qualquer servidor. Por outro lado, e falando por experiência própria, o Windows Server é também um fantástico sistema operativo para cenários onde se pretende ter uma rede bem organizada e com uma gestão centralizada.

Fonte: top500.org



  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


13 Comentários

  1. Ou seja, mantendo os 500 supercomputadores existentes ( claro que é possível vir a existirem mais ), em 2 anos serão 500 de 500 com Linux. =P

  2. Ainda há poucos dias entrou para o primeiro lugar do Top500 o renovado Titan. Acho que o peopleware deveria abordar mais a supercomputação.

  3. qual é o software linux usado para o super pc funcionar ?

  4. Boa tarde ,

    Certamente que chegará a um ponto que neste sector o domínio será total , para quem usa e sabe das suas potencialidades não estranha estas noticias , e já para não falarmos na cota que o Linux tem de servidores que é sem dúvida a maior embora o domínio aqui não seja tão expressivo com mais de 90% .

    Cumprimentos

    Serva

  5. Quando lançam um destes em versão raspberry pi? :D

  6. Digam qualquer coisa quando chegar a 1M, não é todos os meses a mesma coisa, já parece mais publicidade que outra coisa, já todos sabemos que o Linux e o mais usado em super computadores.

  7. boa noite.

    alguem me pode dizer qual a build do windows 8 que saíu para o mercado? estou a utilizar a 8400 que descarreguei através do pplware, no entanto não sei se existe uma mais recente.

    obrigado

  8. Pedro Gomes ,

    Existe sim , desta vez a Microsoft vende barato o SO por isso penso não valer a pena piratear para quem gosta do Windows .

    Cumprimentos

    Serva

    • Pois eu comprei por 30 e fiz-o para passar de uma versão 7 pirata para uma 8 legal….mas por 15€ já se consegue fazer a festa, agora só faltava era uam versão de office para casa e estudantes mais acessível.

    • Mesmo assim é caro. Só mudo de sistema quando comprar um pc novo.
      Embora para mim não faça especie porque uso arch linux 95 % das vezes.

  9. Nada de novo!

    Mas quem é que, no seu perfeito juizo, utiliza Windows num supercomputador? :)

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.