Joli OS 1.2 – Bem-vindo ao novo Jolicloud

O seu ambiente de trabalho em qualquer computador!

Imagine um sistema operativo centralizado na interacção com os nossos amigos. Imagine que o utilizador não tem de se preocupar com actualizações do sistema ou outro qualquer tipo de software. Imagine que todas as sua máquinas são automaticamente sincronizadas entre elas. Imagine que as aplicações da Internet passam a ser as aplicações do seu PC?

Essa era a filosofia do sistema operativo Jolicloud que a partir de agora passará a ser designado como Joli OS (apesar da área de trabalho continuar a designar-se de jolicloud). Vamos conhecer as mudanças.

joli_os_05

De acordo com um comunicado disponibilizado no site oficial do projecto (ver aqui), Tariq Krim (fundador e responsável pelo projecto Jolicloud ) referiu que é hora de “alargar” a área de acção e apostar em novos segmentos. Apesar de após o lançamento da versão Jolicloud 1.0, terem sido efectuados cerca de 300 mil registos e instaladas mais de 3,6 milhões de aplicações, Tariq Krim refere que tais números não são suficientes para que o projecto se possa manter no mercado.

joli_os_01

Como novas medidas, o Jolicloud passará agora a designar-se de Joli OS e existirão versões do sistema operativo para Firefox, Safari, Chrome e até uma versão específica para iPad (através de um port experimental do HTML5). Actualmente é possível testar ainda uma versão do Jolicloud no Chrome acedendo ao seguinte link Jolicloud Chrome App e utilizando as credenciais do próprio serviço Jolicloud ou do Facebook.

Além das alterações da mudança de nome, o Joli OS apresenta um interface renovado, com um novo launcher.

joli_os_00

Com Joli OS é simples criar as nossas próprias “aplicações”. Para tal, basta indicar o URL dos nossos sites favoritos e o Jolicloud adicionará o mesmo com uma “nova aplicaação” no launcher. Posteriormente é possível partilhar as nossas aplicações com os nossos amigos

joli_os_02

O Joli OS, através do Jolicloud permite a integração com o serviço Dropbox, funcionando assim como um sistema de ficheiros.

joli_os_03

Além das características já apresentadas, é ainda possível criar uma página pública, com a informação relativa à nossa pessoa. Outras novidades podem ser visualizadas aqui.

joli_os_04

O Joli OS (tal como o “antigo” Jolicloud), é um SO completamente baseado no conceito de cloud computing. Segundo informações na própria página do projecto, o Joli OS tem uma excelente performance em computadores com cerca de 10 anos. Existem actualmente duas versões: a versão que pode ser integrada com o Windows permitindo o acesso ao sistema de ficheiros e a versão “standlone”.

Download: Joli-OS-Installer-1.2 [700 MB] – Integrado com o Windows
Download: Joli-OS 1.2 [691 MB]
Homepage: Jolicloud



  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


31 Comentários

  1. Quando chegar a casa a ver se actualizo do 1.1 para este 1.2! -» Asus eeePc 901

  2. Bom dia.
    Nao entendi bem a se é um SO tipo linux, Windows, etc ou uma extensão para o browser ?!?!?!

  3. Obrigado pela Explicação

  4. Ou seja se bem percebi podes instalar a versão integrada do windows e simultâneamente usar o jolicloud para aceder ao teu “SO”?

  5. É caso para dizer: “Joli… es o cão da malta” ehehehe
    Será um SO para testar em breve mas não sei se para usar.

  6. dá para instalar num cartão SD e arrancar pelo mesmo? queria testar no magalhães :P

  7. Bom dia. E é possível fazer dual boot Com o xp e este? Obrigado

  8. Sou utilizador deste sistema operativo desde a sua versão alfa e digo honestamente que está cada vez mais interessante e completo. A nova possibilidade de criarmos as nossas próprias web apps e o novo gestor de ficheiros eram ideias dos próprios utilizadores que os criadores do Jolicloud, implementaram nesta versão. Recomendo

  9. Fiquei curioso com o conceito.

    No entanto, não percebi uma coisa. É baseado no Ubuntu, certo? Permite instalação de aplicações como no Ubuntu?

    • Permite.
      Das que experimentei todas funcionaram mas a minha prioridade com este SO é encontrar web apps que façam tudo o que preciso, pois só assim poderemos ter acesso ao nosso computador em qq parte.
      É natural que algumas app ubuntu criem problemas porque a equipa de programadores do Joli já desenvolveu muitas “afinações” próprias para a distro

    • Esqueci de acrescentar que o wine também funciona pelo que alguma coisa da MS também corre nele.
      Em relação ao ubuntu, as aplicações ficam disponíveis via synaptic.

  10. Tenho instalado desde a versão 1.0 e nunca consegui ter som em vídeos embutidos nos browsers. Tenho som com os players de vídeo, chego ao youtube e não ouço nada.

  11. Mete-me confusão o facto de todos os dados inseridos passarem a ser propriedade da empresa que gere o Jolicloud… Vejam no contrato…

    Além disso não é opensource penso… quem sabe, de repente, começam a cobrar…

  12. em breve nao precisaremos de disco nas nossas maquinas apenas ligação á net

  13. É a mais incrível criação em cloud que já existiu, e merece todo o mérito possivel por ser a primeira de uma geração que será o futuro…

    Já o uso há algum tempo e a cada dia é mais revelador… Só ainda falta chegar aos smartphones nas mesmas condições…

  14. - O “enigmático” Chrome OS, é uma cópia deste impecável SO .
    - Infelizmente com o poder Google, o projeto JoliCloud vai parecer o inverso .

  15. Existe alguma forma de aceder através de outro PC às pastas que temos no computador com jolicloud? Só consigo aceder à pasta da dropbox.

    Cumps

  16. disseram-me que seria necessário conta no Facebook para utilizar este SO.
    é verdade?
    cumps.

  17. Bom eu instalei ele, só que não sai da tela de inicialização do Joli OS. Interessante. :)

  18. Saudações,

    instalei o JoliOs 1.2, mas a minha questão é: e instalar programas? Não tem o centro de software como no ubuntu, nem sequer o synaptic..

    Obrigado pela ajuda..

    Cumprimentos

  19. mesmo em relação as imagens que aparece no post, eu não obtenho nada disso.

  20. sobre o joli os e fantastico faco tudo com ele so nao acedi ha camara e preciso um programa mas nao sei o nome algen sabe eu instalei com o windows no boot da os 2 mas nao cria particoes so
    uma pasta com o nome ubuntu e arranca dai sobre aceder a outro pc sim da em rede com o smb noutro pc em qualquer lado teamviwer e o melhor

  21. Jose Ribeiro - Portugal

    Olá. Vamos falar dele novamente?
    Se instalado num computador (1) como vai ele configurar o driver por exemplo da minha problemática placa wireless atheros? que tem dado barraca em tudo quanto é linux excepto Fedora.

    Como faço para que a partir do computador (1) entre no 2 e controle através do remot desktop.

    Isto seria o seguinte cenário:
    computador 1: balcão – Computador 2: secretaria onde tem todas as aplicações e documentos a serem acedidas pelo computador 1. Agradeço a atenção q me possam dispensar.

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.