PplWare Mobile

Half-Life e Counter-Strike já disponíveis para Linux

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Simão says:

    Quero é ver chegar o dia em que vou jogar CS 1.6 de teclado e rato no smartphone! xD Talvez nos próximos com o SO Ubuntu. Mas não queria ver de modo algum a Valve ser adquirida pela Apple, e ainda assim não sei se me agradaria o preço do produto que poderiam desenvolver juntas!

    • nome says:

      Para android tens o “Critical Strike Portable”, que é tal e qual ao cs 1.6, só não é desenvolvido pela valve. E se o teu telemóvel tiver suporte OTG podes ligar um rato ou um teclado ao smartphone para jogar.

      • Simão says:

        Sim eu conheço esse jogo mas não faz sombra ao CS 1.6, o que obviamente é normal… Agora se o meu telemóvel tem suporte para OTG é que já não sei. É um
        Galaxy S2, sabes se tem suporte? Pelo menos já joguei Dead Trigger com o comando da ps3 nele…

  2. Carlos says:

    Um jogo com 15 anos e outro com 14 vão mesmo revolucionar o mercado.

    • Dogzilla says:

      Tendo em conta que um deles continua a ser inexplicavelmente um dos mais jogados de sempre, penso que vá fazer diferença.

      • Carlos says:

        Se estivéssemos a falar do CS:GO, seria uma notícia importante, mas não estamos.
        Ao precisar de mais de 10 anos para portar esses jogos para Linux, o que é isso diz do Linux? Que não tem capacidade para os jogos mais novos? Ou que é especialmente difícil e precisaram deste tempo todo?
        Além disso, o CS é um jogo só de gammers hardcore, que são uma minoria.
        Por isso volto a dizer, vai ser revolucionário! Lançar um jogo só jogado por uma minoria para um SO só utilizado por uma minoria vai mesmo mudar o mundo.
        Principalmente porque nenhum desses jogos funciona perfeitamente em, bom, todas as versões do Windows do XP ao 8 e se calhar até no NT e no 2000…

        • Ricardo says:

          Que barbaridade Carlos. Eles não passaram 10 anos a fazer nada. Só começaram de volta disto o ano passado (e não foi estes jogos, começaram pelo team fortress). E já foi provado que o openGL oferece melhor performance que o directx. É fácil desenvolver em OpenGL, e é multiplataforma. Eventualmente, é possível desenvolver para windows/linux/osx com pouca variação e pouco esforço adicional

          O comentário apenas demonstra completo desconhecimento por o ecossistema linux. Se fosse dificil desenvolver para linux não tinhamos carradas de telemóveis android (android=linux) com aplicações para tudo e mais alguma coisa.

          As pessoas apenas desenvolvem/desenvolviam para windows por que é o que toda a gente tinha. Isto agora já não é verdade.

          • Fábio Marques says:

            huuum… Concordo, no entanto OpenGL > DirectX, não tenho tanta certeza. Certos jogos que melhoram a performance em OpenGL, passado pouco tempo melhoram também em DirectX.

        • Pedro Reis says:

          Não sei se estás a trollar se não…

          “Se estivéssemos a falar do CS:GO, seria uma notícia importante, mas não estamos.” O GO vai ser portado tal como todos os jogos Source da Valve, tens é de esperar já que até a Steam é Beta.

          “Ao precisar de mais de 10 anos para portar esses jogos para Linux, o que é isso diz do Linux? Que não tem capacidade para os jogos mais novos? Ou que é especialmente difícil e precisaram deste tempo todo?”
          Então assim o MacOS também é uma “porcaria” porque também só recebeu agora o HL1 e o CS 1.6, por ser antigo não quer dizer pior ou fraco, toda a gente no mundo do gaming conhece Half-Life e Counter Strike.

          “Além disso, o CS é um jogo só de gammers hardcore, que são uma minoria.”
          A sério?? Toda a gente que conheço alguma vez na vida jogou 1.6 ou 1.5 e AINDA hoje 1.6 é jogado fervorosamente, vá-lá que é uma “minoria” de milhões de jogadores…

          “Por isso volto a dizer, vai ser revolucionário! Lançar um jogo só jogado por uma minoria para um SO só utilizado por uma minoria vai mesmo mudar o mundo.
          Principalmente porque nenhum desses jogos funciona perfeitamente em, bom, todas as versões do Windows do XP ao 8 e se calhar até no NT e no 2000…”
          Não é revolucionário, é um grande passo para o Linux ter dois jogos mundialmente conhecidos, consagrados e que de certeza já foram jogados por milhões de gamers. Lá por funcionar bem no Windows quer dizer que tens de ficar limitado ao Windows para jogar os teus jogos favoritos?? E apesar de os users de Linux serem uma minoria como sempre disse… Somos poucos mas bons!! xD

          Cumps

        • Obviamente não sabes do que falas, counter strike ainda é dos titulos mais jogados em PC, e de qualquer das maneiras, eles iam ter de começar por portar algum jogo para linux, e fizeram bem em escolher uma franquia bem sucedida. Acho é estúpido, para quem tem uma conta steam já com esses jogos, ter de os comprar de novo só para rodar no Linux. Relembro que o Counter Strike na steam em promoções relâmpago fica a 1 euro.

        • s-k says:

          “10 anos para portar o jogo” hã? Isso foi uma piada Carlos? LOL

          Tem cerca de 15 anos mas é o jogo de ação online número 1 do mundo. E uma referencia quando se fala em jogos online.

          E claro que vem ai jogos “atuais” para Linux, ainda estamos no Steam beta.

          Um erro grave seria esquecer de portar o lendário e ainda muito utilizado cs para o Linux.

          Já passaram 15 anos e o jogo ainda está a venda até em lojas físicas! Dá um saltinho na fnac ou worten e tens lá “Counter-Strike Anthology” nas primeiras posições de venda. Estamos a falar de 15 anos!!! E de Lojas físicas.

          Só é preciso uma minoria, e até mesmo meia dúzia de pessoas com visão para mudar o mundo. 😛

    • JP (djlinux) says:

      Tinham de começar por algum lado, ou não? Já existem mais de 60 jogos da Valve/Steam que rodam em Linux. Muitos foram os que diziam que ia ser uma “luta perdida”, bem, podem ir buscar um copo com aguá para ajudar a engolir essas palavras.

      Ainda por cima, a cada semana que passa fica cada vez mais provado que quem tem Linux compra mais jogos do que quem tem Windows. Mais uns meses e Windows passa a historia de ser a melhor plataforma para jogar, dá tempo ao tempo 🙂

      • Dumitru says:

        JP desde quando esta provado que usuarios de linux compra mais jogod do que os windows?! Quero ver provas disso! Mas isto é um autentico disparate! O linux so roda os jogos assim mais leves, ou jogos da valve, entao meta ai un Batlefield 3 no linux! lolz! Eu gosto do linux, mas desde ai dizer, que os que tem linux compram mais que os windows nao sei nao! Mas estao todos ai a falar mal do windows e talz! Mas toda gente practicamente começou a conhecer de informatica pelo windows, e agora cospem no prato que comeram! Enfim… queria era ver que un dia linux tirasse o lugar do windows, e depois so poder instalar jogos pela steam! Ou seja nada de jogos piratas! Ai todos ja iam falar mal… Nunca se pode agradar todos portanto…

        • JP (djlinux) says:

          Expressei-me mal, o que queria dizer é que em todos os jogos em que “pagas o que queres” os que usam Linux pagam sempre mais do que os que usam outros SO’s. Basta veres as estatísticas que as paginas dos jogos disponibilizam.

          Jovem, não estou a ver ninguém cuspir no prato que comeu, usei Windows durante muito tempo, mas a verdade é que desde que instalei Ubuntu no meu PC que nunca mais voltei para o janelinhas e só me arrependo de não ter conhecido Linux a mais anos…

        • Dogzilla says:

          Quando o Battlefield 3 for desenvolvido para Linux, tenho a certeza que correrá sem problema algum.

          Ao correr a versão de Windows em Linux é óbvio que os resultados não são os melhores.

      • Paulo Correia says:

        Podes apresentar provas dessa conclusão de quem tem Linux compra mais jogos? Do que me recordo, a conclusão é a oposta.

        Que o diga a editora do Tribes, que ver a conversão do jogo de Windows para Linux e depois arrependeu-se publicamente a dizer que os users de Linux não estão habituados a pagar por software e que por isso nunca mais fariam nenhuma versão Linux de nenhum jogo deles, já que as vendas foram nulas, apensar da comunidade dizer que iria comprar, e depois limitaram-se a piratear o jogo.

        • Flávio Antunes says:

          Ele deve-se ter enganado. Dizem sim é que os utilizadores de linux estão dispostos a pagar mais pelos jogos,por causa do que acontece nos humble bundle que os utilizadores de linux pagam em média o dobro do pessoal do windows

          • JP (djlinux) says:

            Sim, é isso mesmo, este pessoal não perdoa e ainda por cima aparecem logo com pedras na mão…

            Humble Bundle é um dos muitos em que isso acontece, mas como não sou de jogos não me lembro os nomes…

    • Pedro Pinto says:

      Há jogos com um serie de anos que são altamente viciantes . Estes não me parecem ser excepção

      • jose says:

        Eu gosto do AOE2 e sou grande agarrado!! 😀

      • s-k says:

        É verdade Pedro Pinto.
        Além de viciante esse “joguinho” de 15 anos ainda deve dar uma boa fonte de receita para a Valve. Passado 15 anos ainda existe em loja física. E tem ainda a publicidade que aparece nos mapas oficiais para ajudar na receita. Além de ser um jogo quase “universal”. Ao contrario dos jogos actuais que exigem uma máquina recente e cara.

        Esses jogos viciantes só provam que um bom jogo não é só gráficos. E “gráficos de topo”. também não são sinonimo de mais receita para quem desenvolve o jogo.

        Abraço

      • Le Focamother says:

        Sim sem dúvida,
        Por vezes gosto de jogar Super Mario que já tem perto de 30 anos e Pokemon que já vai a caminho dos 18,sem falar de Red Alert 2 que dá para matar as saudades
        Por falar em portar jogos, a Rockstar games também demorou uns 10 anos a portar o GTA 3 xD

    • Jeromo says:

      Procurei a palavra revolução no texto e não achei… Você inventou?
      Tem gente que faz questão de ver o mundo de forma negativa, sempre…

  3. Fábio Gonçalves says:

    Já não era sem tempo. Cada vez menos razões para ficar no Windows

    • Fábio Marques says:

      Espero que instales Linux no portátil e não tenhas problemas nenhums com gráfica nem driver nenhuma, nem que te deixe de funcionar após uma atualização qualquer. 🙂

  4. D. Albertina says:

    Aiii Jesus! Que jogos tão violentos! No meu tempo jogávamos à macaca e à apanhada e eramos felizes. Aii esta juventude, são muito inovadores, até de mais.

  5. Slyder says:

    sinceramente nao me parece que um utilizador regular (que queira o pc pra + do k jogatana) mude pro ubuntu pa jogar cs, pff. ou e se Quiser outros jogos?

    eu gosto do linux mas acho que vai andar sempre uma passo atrás do windows.

    • faustino says:

      No geral ? Ou só nos jogos?

    • k3bra says:

      Um passo atrás do Windows?
      Por favor…

    • Z4VR says:

      Um paço atrás?
      Porque dizes isso Slyder? Não entendo este povo que nem sequer deve conhecer o SO e critica.
      Um paço atrás em quê? Na velocidade? Na fiabilidade? Na segurança? No desempenho (gráfico e processamento)?

      Por favor…

      Eu adoro Linux, mas por necessidades de trabalho necessito utilizar o Windows, pois desenvolvo em ASP.Net. Caso contrário já não utilizava Windows.

      Linux rocks…

      Cumprimentos a todos e viva ao Linux… 😀

  6. Paulo Bastos says:

    Half-Life I e II ainda jogo e são dos melhores jogos que até hoje fizeram, melhor só mesmo o Half-Life III quando sair, e recomendo quem nunca jogou a serie Half-Life que experimente e vai ver pq dizem que o Half-Life II é o jogo da década em relação ao I podem fazer o download gratuito e completo da versão HD neste site:
    http://www.blackmesasource.com/

  7. luis says:

    Felizmente ainda tenho a embalagem original,com cd, manual e código. Vou tentar iniciar através do sitio da Steam.

  8. Jose says:

    Quero a apple a km’s da valve, a apple apenas ia estragar a melhor companhia de jogos actual.

  9. roliveira says:

    Já agora para completar o artigo. O Half-life e o counter-strike 1.6 também forma disponibilizados para OSX. Por isso não é apenas uma boa notícia para Linux, mas para o pessoal do “Unix” no geral 😉

    A pouco e pouco começa a cair o legado da microsoft de ter jogos exclusivos. Principalmente a rapidez como a valve “portou” o Counter-Strike (um jogo amplamente jogado a nível mundial e dos mais populares de sempre), é uma boa machadada para a Microsoft. Só espero que o Counter-Strike GO chegue rapidamente.

    • Pedro Nunes says:

      O source e o GO devem vir para cá mais dia menos dia.
      Tenho a sensação que tem apenas o TF2 cá fora para haver mais bug reporting e descubrir eventuais problemas com o source Engine.

      Quando o source engine, já tiverem bem adptados, vai ser cagativo portar todos os jogos Source Engine based (HL2 + Counter strikes e derivados).

  10. Bruno Kp says:

    cs 1.6 jogo online nº 1? ta bom…
    esqueçeram-se do CROSSFIRE EUROPE, amigos.

  11. Pedro Nunes says:

    Acho que eles tem de começar por algum lado, de qualquer das maneiras, o Team fortress 2 e o serious sam 3 que é bastante exigente graficamente estão cá fora.

    A qualidade do OpenGL em ultra é tal e qual ao que consigo em windows.
    Infelizmente, a optimização é que nem por isso (isto referindo ao Serious Sam 3).
    Por isso não me parece que o OpenGl seja mau, apenas precisa de apoio e o MAC e linux podem vir a trazer isso.

    Corri tambem já o amnesia the dark descent sem espinhas a 60FPS.

    Ok CS 1.6 e HL1 podem não ser jogos nada recentes, mas é bom saber que estão se a dedicar a portar os todos.
    O Source/GO tambem devem vir é uma questão de tempo.

    A malta não pode simplesmente querer tudo de uma vez. Desde que tenho a beta da Steam à 1 mês, não há semana nenhuma que não vá lá parar 1 ou 2 jogos novos à lista.

    Deixem-os trabalhar, isto é algo que precisa de tempo e de muito apoio.

  12. lmx says:

    Boas…

    Também eu fico contente, por ver títulos tão apetecidos no linux…
    no meu Mint LMDE não tenho steam…
    Um dos meus jogos favoritos é o Alien Arena, mas jogarei certamente jogos da valve 😛

    cmps

  13. Nosferatu Arucard says:

    Já era de esperar que a Valve lançasse os seus jogos na nova plataforma, se bem que já joguei todos eles via Wine (e sem ele, a Valve nunca conseguiria portar o jogo, porque ninguém no seu perfeito juízo vai alterar o código-fonte e mudar as funções uma a uma manualmente).
    Mas creio que houve aqui algum disparate, porque mais valia portarem o motor Source de vez, e lançar a versão Source dos jogos Half-Life I e Counter-Strike e deixar o obsoleto GoldScr como recordação histórica.

    Na prática, eu creio que o remake Black Mesa já substituiu o jogo antigo, mas não existe versão portada do Source 2007 SDK, o que não deixa de ser curioso (mas como existe o Wine…)

    A respeito do Battlefield 3 correr em Linux, a única coisa que faltava era implementar algumas funções do DirectX 10 que ainda faltam (e o problema está no dxgi.dll, que está cheio de funções não documentadas, mas lá resolveram parte do problema), e com um computador bem artilhado já deverá correr ao menos…
    (E sem a mesma peça, não será ainda possível correr o Assassin’s Creed III no Wine, uma vez que os restantes jogos correm bem neste sistema desde que tenhas um CPU dual/quad core e uma placa gráfica com 1 GB de memória, e criar um gaming mode do qual é basicamente desligar todo o Desktop Linux, ou abrir um novo modo gráfico sem qualquer toolkit aberto, que resulta na maior performance gráfica.
    Desta forma é possível até jogar Crysis com elevado framerate!)

    A respeito de camadas de compatibilidade como o Wine, podiam abrir um artigo sobre o Darling, que permitirá correr aplicações do Mac OS X em Linux. Até ao momento só corre algumas aplicações Cocoa, poucos Carbon e muitos programas Darwin (e com alguns hacks, até é possível correr o runtime Magenta que pretende emular o iOS!)
    darling.dolezel.info/

  14. Tiago Santos says:

    As horas que eu passei a configurar a wine para rodar o 1.6 no linux…. Avé Steam on Linux … Avé valve!! \m/ 😀

  15. Inseres says:

    Faz tempo que o Linux roda Batlefield 3 pelo playonlinux, e muitos outros títulos ;D.

  16. heisenbergpt says:

    Alguém já testou o Cs no Ubuntu? Pode dizer se roda mal,igual ou pior do que em Windows?

    Cump.

    • Pedro Nunes says:

      Não.
      Aqui testei com o linux mint 14 e só consigo entrar windowed, devido a um problema com as drivers da intel.

      Depois entrei windowed e notei que tenho 20fps a jogar sozinho no mapa coisa que no windows8 tenho 40.

      Não consigo juntar-me ainda a nenhum serve dá sempre erro.

      No entanto para já vejo já que tem que haver muitos improvements no performance, e limpeza de erros ainda.
      De relembrar que tanto o cs1.6 como o cliente da steam ainda estão em beta.

  17. Morbidos says:

    Parece ser mais rapido que no windows isto no xubuntu. Tou a ter e varios problemas com os downloads dos modelos o erro ja anda ai nos foruns da steam e ubuntu mas ainda nao consegui resolver.TB nao tenho grande tempo. So consegui jogar em 1 servidor dos 10-30 que tentei.

  18. Osvander Franco says:

    OlÁ AMIGOS do Linux.
    Gostaria de saber como copiar jogos de ps2 no linux ubuntu no meu caso eu uso o elementary os luna…
    obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.