PplWare Mobile

Edubuntu – o Ubuntu Linux para a escola

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Jose says:

    Isto é que devia de vir com o Magalhães.

    • Santos says:

      Eu também concordo.
      Conheço esta distribuição há bastante tempo. O Magalhães da minha filha começou a dar problemas com o Windows Xp, ficou sem espaço disponível devido ás actualizações. É ridículo colocarem dois sistemas operativos num disco de 30GB. Apaguei as partições e criei apenas uma com o Edubuntu, a professora da miúda não gostou… paciência, que aprenda.
      Opensuse também já tem uma distribuição para a educação.

      • Jorge Tuna says:

        Como é que a professora não gostou?
        O meu mano também tem um Magalhães (30 GB) e NUNCA levou o portátil para a escola porque simplesmente não utilizam!
        Os putos levam os portáteis para a escola? Se sim, estou admirado…

        • Santos says:

          A professora da minha filha de vez em quando, manda os putos levarem o Magalhães para escreverem no Word e pouco mais. A de Inglês também costuma pedir para levar.

      • Hugo Costa says:

        É assim mesmo! É ridículo ter pagar pelos produtos da Microsoft quando existem alternativas muito melhores e ainda por cima gratuitas! É o caso do Edubuntu.

    • Ricardo Loureiro says:

      Boa invenção genuinamente portuguesa é este site!
      Parabéns aos seus criadores!

  2. Ogaita says:

    Para os adultos já é complicado fazer dual boot, e as criancinhas do 1º ciclo no seu super poderoso magalhães têm que ser logo apanhadas com um ecran super simpático para escolher entre linux e windows. Eles só pensam como entro no jogo 😛

    Mas esta versão de linux parece interessante 😉

    • bigkax says:

      Os meus primos que tem o Magalhães não tem problema nenhum com o dual boot, não custa nada, é só carregar nas setas para escolher se quer Windows ou caixa magica(só usam Linux para jogar mesmo, como se no Windows fosse muito diferente)

      • Santos says:

        É verdade, no inicio, a minha filha também estava mais inclinada para o Linux e continua porque agora já só tem esse. OS miúdos sabem o que é melhor para eles…

    • Jorge Tuna says:

      O meu irmão tem também dual-boot (tem todos xD) no Magalhães e nunca teve problema nenhum em escolher ou um ou outro S.O. Aliás, a única complicação do dual-boot é apenas a sua criação, e isso como é sabido, vem de origem… Dificuldade em escolher num dual-boot não existe: é ler e escolher.

  3. bigkax says:

    50% offtopic

    Sera que que os Magalhães e os e-escolas tem algum programa tipo o que aqueles americanos que foram usados para “espionar” os estudantes em casa, e um aluno até foi repreendido por mau comportamento em casa?

  4. José Xavier says:

    Muito bom 🙂

  5. escriba666 says:

    muito bom, todos deviriam usar
    prático, leve. seguro, e grátis
    funcional

  6. Pedro says:

    Backtrack baseada no Ubuntu??

  7. hugo says:

    Cá o meu filho é só Windows, não gosta do Linux e ainda bem pois além de ser o que se usa nas escolas\faculdades(será um futuro informático acho eu), também será o que ele vai usar de certeza profissionalmente. OS miúdos sabem o que é melhor para eles…

    • bigkax says:

      Ele usa Windows porque em termos de jogos é melhor. Profissionalmente depende da empresa, é verdade que as probabilidades de uma empresa usar Windows e maior que OS X ou Linux, mas nunca se sabe(se trabalhar com edição de imagem e coisas do género as probabilidades de ser OS X aumentam).

    • Santos says:

      Mais um “coxo”.
      Se o Governo gasta muito, é porque isto e aquilo, se decidisse pôr tudo Linux, é porque é forreta. Enfim, vai-se lá entender os barnabés e marcolinos…
      Coitadinhos dos vip’s que não percebem nada de Linux, enfim, ignorantes.

    • Guilherme de Sousa says:

      na faculdade enganaste(:

    • FatGiant says:

      Se vai ser um futuro informático, o mais certo é vir a usar Linux. Profissionalmente, ou mesmo na faculdade, se seguir a linha de Programação, não é apenas certo, é garantido.

      Neste momento trabalho com linux, mas em casa ainda tenho windows. De referir, que uso Linux voluntariamente, mas, visto que até ver não tive qualquer problema que não tivesse solução, não tenho mesmo nada a dizer. Já agora, sou utilizador Windows desde 1987.

      • hugo says:

        Pois olha, sou programador e Linux nem velo. Uso na maior parte ferramentas Microsoft para .NET (C#, WPF,etc.). Uma coisa podes ter a certeza, se queres emprego o mais fácil será com Windows como base, quer gostes ou não.

        • BMJ says:

          Pois, eu trabalho numa empresa de programação Oracle com ambiente gráfico Java e aqui é meio termo, metade usa linux ( o que já é um grande feito) e outra metade da empresa usa windows é ao gosto do pessoal. Mas em termos de servidores de Oracle é só linux….

          • hugo says:

            Ninguém disse que o Linux não era usado…calma. O que disse é que a percentagem de desenvolvimento para o Windows ultrapassa em grande as outras plataformas.

    • Kinato says:

      Por norma deve existir, tal como na versão do Ubuntu.
      No momento da instalação é so escolher o idioma. Após a instalação é necessário fazer um download para completar o suporte da lingua, algo simples de fazer, pois surge a informação automaticamente.

    • Rui says:

      Muita coisa pode estar por corrigir.
      Mas podem sempre registarem-se no launchpad.net onde têm as ferramentas para traduzir aplicativos para qualquer língua, simples e rápido. Tudo o que diz respeito a Ubuntus está lá à espera.

      Não custa nada, e 10min por dia a cada um já ajuda e muito.

  8. jorgerosa says:

    Isto sim! É de facto um sistema operativo para todos. Ao contrário do Windows, não tem restrições de uso, é muito útil e muito melhor e mais seguro! Também concordo que era este que deveria vir no Magalhães. Eram uns bons $$$.$$$.$$$ que o estado (ou seja, NÓS!) poupava! Mas afinal parece que não há crise… a haver… cabe sempre aos mesmos… por isso…

  9. kwimerA says:

    Os miúdos têm que se habituar aos 2 sistemas. Eu estudo Engenharia Informática e é impossível estudar para todas as cadeiras apenas com um dos sistemas operativos apesar de eu preferir Linux. Profissionalmente depende da área em questão. No caso de ser técnico de informática ainda é necessário conhecer mais sistemas operativos porque nunca se sabe que utilizadores (Windows, Linux, Mac etc) aparecem lá com problemas e depois a única coisa que sabem fazer é formatar o disco e aposto que se vêm gregos a instalar os drivers e aplicações básicas. Por causa do Windows é que se vê cada vez mais “Engenheiros de rato”.

    • Guilherme de Sousa says:

      Eu tmb estudo Eng Informatica e de Computadores no tecnico e so uso linux.. n preciso de todo de windows felizmente:)

      cumps!

      • Ana Narciso says:

        O mesmo por aqui. Mas agora estou mais em Windows, pois este ano é tudo mais baseado em Windows. É conforme a necessidade. 🙂

        • Guilherme de Sousa says:

          em q cadeira é q precisas de windows Ana? n me digas q vou ter q instalar essa coisa dps.. era o q mais faltava x|

          • Ana Narciso says:

            Computação Gráfica (provavelmente), Interfaces Pessoa Máquina (dependendo do projecto), Modelação, Sistemas Distribuídos e Engenharia de Software.

          • Guilherme de Sousa says:

            pois tive hj aula de CG e o homem disse q nos labs é visual studio(mas q n sabe se ha eclipse, se houver é na boa usar). eu vou usar eclipse em linux.. de resto n faz diferença nenhuma. as outras cadeiras n sei, ainda so estou no segundo ano x)

          • Ana Narciso says:

            Isso é porque já devem tem compilado a biblioteca de funções (CGlib) em Linux. Há 2 anos, isso não acontecia. Tinhas de usar o Visual Studio, quer quisesses quer não…

    • Diogo says:

      Não é impossível!
      Só cadeiras que só têm o propósito de viciar os alunos em determinados produtos de determinadas empresas é que necessitam especificamente do sistema operativo x, ou y. Ou seja essa necessidade é artificial. Do ponto de vista exclusivamente técnico não é preciso.

  10. Rodas says:

    Isto só pode ser humanidade para todos.
    Quero eu dizer,UBUNTU.
    Obrigado Pedro pelo excelente artigo.

  11. Ryan says:

    Cá em casa eu uso Linux (Debian ou Ubuntu) já dei com os olhos noutras distros mas estas ultimas foram as que me agradaram mais. Já agora que venha a nova versão do Ubuntu porque o Karmic Koala epá… prometeu muito mas em performance deixou-me desiludido. Uso o Ubuntu desde a versão 6. A última foi a que menos gostei como performance.

  12. Ze says:

    Como é que isto é possível?? È por isso que este pais não anda pá frente…Vces só sabem dizer mal, de todas as nossas invenções! Ou é porqe traz 2 sistemas operativos, ou pqe tem pouco espaço, ou por aquilo ou por aquloutro!

    Por muitos defeitos que o Magalhães possa ter, e um computador! e faz as funções necessárias, para ajudar os muidos a compreender coisas, muitas vezes difíceis de explicar!
    Serve também para os miúdos, estarem em contacto com tecnologia e ao mesmo tempo poderem navegar com ponderação pela internet!!

    Agora eu pergunto, será que alguma vez vces gostaram de alguma invenção portuguesa? ou melhor sabem quais são as invenções portuguesas?? Se sim, contem agora quantas vezes as criticaram!

    • Rui says:

      O magalhães NÃO É uma invenção nacional.
      É apenas uma versão do projecto Classmate da Intel. Faz uma pesquisa, compara fotos de um magalhães e de um calssmate e é tipo aqueles passatempos “descobre as diferenças” que costumas encontrar nos jornais.

      Uma coisa é o que as coisas realmente são, outra é o que o sócrates apregoa e a imprensa engole e vende.

      O que há de português no magalhães? O nome, a montagem e o sistema Caixa Mágica, por muito que goste do Ubuntu concordo plenamente ser essa distribuição linux a ser incluída. Haviam as memórias da Quimonda que alegadamente eram fabricadas cá, mas isso acabou.

      Propaganda é politica uma coisa, a verdade é, quase sempre, outra.

    • Rui says:

      Magalhães = Classmate da Intel. Pesquise e veja as diferenças, se é que as encontra.

      Infelizmente esse projecto não é nada que possamos afirmar como nosso, porque na verdade não o é, excepto quando se trata de propaganda política.

    • jorgerosa says:

      Magalhães = Português
      Isto é um erro tão grave… Mas a culpa não é das pessoas, mas sim de quem as informa. De qualquer modo passa a ser das pessoas quando estas não procuram saber.
      “Serve também para os miúdos” – Sim, de facto é muito importante, e é mesmo esse o objectivo. No entanto…. vão uns $$$$ do estado para a M$… Como quem não quer a coisa… O que se podia evitar, tendo ainda a agravante de poder ser a custo zero e ter um sistema mais seguro. Mas o que interessa?… Os contribuintes existem para isso mesmo…

    • bigkax says:

      “invenções portuguesas”

      Não sabia que os portateis tinham sido enventados em portugal…

      Acho interesante a película criada pela Edigma que converte superficiem e ecras multitoque. O Cortivis tambem é um project interesante e que faz falta.

      Falando de produtos portugueses o nDrive é um bom GPS, ja testei e gostei mais que os famosos Tom Tom.

      O magalhães há que comcordar que tem pouco espaço em disco, especialmete para dual-boot, mas é um netbook como os outros, concordo é que deveria ter ido a concurço publico como diz a lei.

  13. Virgilio says:

    Boas noites,algum dos senhores acima que transmitiram as diversas opiniões,conhecem o caixa mágica(Linux)?
    Experimentem,e depois digam qualquer coisa,deixo-vos aqui o site:
    http://www.caixamagica.pt

    • jorgerosa says:

      Também é muito bom, de facto. E é nacional! 🙂
      Tem apenas um senão… Não usa os pacotes .DEB o que é uma pena 🙁
      É mesmo só por isso que o não uso.

    • bigkax says:

      No meu 10ºano(á coisa de 4 anos) era-mos para usar caixa magica(exactamente por ser português) mas tivemos problemas com compatibilidade de hardware e acabamos por usar knoppix, no 12º usamos SUSE e em casa usei os acima mencionados e ubunto e backtrack. Caixa magica só mesmo ver os meus primos(que para eles se resumia a jogos), talvez um dia teste.

  14. Marco Pereira says:

    Toda a gente gosta do Windows porque não conhece outro, mas se pensarmos que quase metade do dinheiro de um notebook vai para a licença da Microsoft e que os sistemas como o Ubuntu estão cada vez mais acessíveis…. é de ficar a pensar de queremos dual-boot ou só Ubuntu

    • bigkax says:

      A licença Windows que vem nos notebook custa cerca de 30€, não deve se muito mais que isso, ficas é com a licença apenas para esse pc, fica caro é quando compras o Windows sozinho, podes usar em qualquer computador(se tiveres licença para 1 computador só podes usar em um compotador de cada vez), existem tipo de licença diferentes, corrijam me se estiver errado.

      • Marco Pereira says:

        A licença Ubuntu fica por 0€, não tens problemas de segurança como os OS da Microsoft. Actualizações diárias, muitas delas nacionais criadas por grupos de desenvolvimento como a FEUP.
        Se o Magalhães custa para muitos 50€ sem o XP poderia ficar mais barato.

        Tenho um Eeepc 901 Linux que me custou 90€,e tudo bem que o disco SSD é de 4GB + 16GB mas a diferença para as versões com o Windows é enorme, posso comprar um disco externo com 1TB e ainda poupo muito dinheiro.

        Dá que pensar

        • bigkax says:

          O Magalhães custa cerca de 300€ e para as pessoas que ficam mais barato duvido que ficasse mais barato se só usassem Linux.
          Se toda a gente começar a usar Linux não tarda começam a explorar as falhas das distribuições e usa-las.

          Onde é que compras-te o netbook? 90€ é barato, foi novo ou usado?

  15. OSX says:

    Windows, Linux.
    Os vossos filhos conhecem o OSX Leopard Snow?
    Só o SO mais avançado do mundo. Comprem-lhe um Apple.

    • jorgerosa says:

      Sim. Mas atenção… Não é gratuito e vem SEM quase nada, é mesmo só o sistema operativo quase nú. Além de que ser “o SO mais avançado do mundo” é uma frase da própria Apple (é o marketing do próprio fabricante). Se eu perguntar o mesmo à Microsoft, eles dirão que é o “Windows”, claro. A única vantagem é que tanto o hardware e software são desenvolvidos pelo mesmo fabricante, por isso ser fiável e rápido, isso é um facto. Mas essas máquinas não são de aquitectura “aberta”, é tudo patenteado pelo fabricante… cuidado. Notará a diferença, quando quiser comprar um qualquer acessório para essa máquina (que só a Apple terá…) 😉

    • bigkax says:

      Lá vem o menino rico dar conselhos.

  16. A minha filha tambem tem magalhães , mas só usa os jogos , na escola nunca pedira nada para fazer no pc , anda no 3º ano .

    uma vez de dois em dois meses lá o liga …. (tem uma nintendo DS) isso sim até larga fumo …. LOL

    quanto a mim tenho no meu pc , Snow Leopard , Windows Seven e Linux Mint , desde janeiro que só entro pelo Linux , não sabia nada disto , estou a aprender e cada vez gosto mais , não percebo nada do terminal , e mesmo assim , não houve nada que faça em windows ou OSX que ainda não tenha conseguido fazer no Mint .

    ………não ligo a jogos , por isso não dependo do Windows … 🙂

  17. xpto says:

    A verdade é que fiquei perplexo com alguns dos comentários de futuros engenheiros. É por estas e por outras que qualquer borra-botas que saiba meia dúzia de linhas de código em Java ou c++ é engenheiro. E como saem das faculdades com um know how miserável, só lhes resta ir fazer aplicações para pme’s, ou programar aspx ao kilo. Tem cadeiras de computação gráfica e não sabem o que é um driver, tem cadeiras de redes e não sabem o que é um router. Tem cadeiras de base de dados e não sabem que oracle corre em linux e por aí adiante. Desenvolver…zero, nicles, isso não é para eles. E depois ainda se acham administradores de sistemas por gerirem o pc lá de casa. Eu se quiser um bom utilizador de windows, chamo a senhora ali da secretaria que ganha menos. Que isto seja um abre olhos para quem anda por essas salas de aula. Bem haja.

  18. Luis Machado says:

    E este Ubuntu vem em português?? É que estava já estava há algum tempo a pensar em substituir o sistema do Magalhães da minha filha, ela nunca utilizou o computador na escola e apenas o usa para jogar o SuperTux e agora os avisos de disco cheio são constantes e reeptidos durante a sua utilização. Fui ao site http://edubuntu.org e está tudo em inglês daí a minha pergunta e gostaria de saber se é também 100% seguro instalá-lo no Maga.

  19. Roberto says:

    Sou técnico em uma escola particular em Natal(RN) Brasil. Todos computadores rodam Linux (Opensuse), as Aulas tudo com Linux. Depois vou comprar um pneu na autorizado da Goodyear, na mesa dela um computador com Linux. Depois vou para meu Provedor Interjato, na mesa dela um Linux (Ubuntu). Depois vou tirar dinheiro no terminal do banco BB, Linux. Depois vou para distribuidora de Agua CAERN, na mesa um Linux. Depois vou comprar no Supermercado Extra, a Caixa roda Linux. Depois vou entrar no https://pplware.sapo.pt/ que roda no Linux! Melhor estudar logo Linux e Openoffice.org para conseguir Emprego!

  20. bernardo says:

    ainda nao percebi porque que um simples Post “edubuntu” acaba mais uma vez numa disputa entre win/linux. É simplesmente miseravel.
    Eu sou utilizador de linux (apenas linux) a pelo menos 5/6 anos.. Na universidade fui obrigado a usar Windows isso é se eu queria fazer as cadeiras todas, estou na aleluia ceramicas a estagiar como Gestor de redes e fui obrigado a usar Windows! Por isso sejam utilizadores de windows ou de linux é bom que tejam preparados minimamente para os dois pois na area da informatica quase de certeza apanham windows quase por todo o lado… e linux se quiserem servidores de base de dados ou programar com estabilidade ou whatever tambem se tem que tar preparado… Por mais disputa que exista precisamos de ambos… e por mais triste que seja o windows ha de ganhar sempre ( por enquanto 😉 um dia o linux ha de passar para a frente, quando nas lojas vierem pc e laptops a vender com a escolha entre um ou outro.. ) e o dual boot no magalhães é mais do que bom!! porque se ele nao tivesse dual boot, tinha apenas windows, ja se sabe o que a casa gasta… assim os putos ja vao lidar com o linux desde novos e qual é que vao preferir?? nem vale a pena dizer qual 😉 linux

    • jorgerosa says:

      Nem mais! Plenamente de acordo! 😉
      O único ´problema´ (até ver) é a indústria dos “grandes” jogos ainda só ter como destinatário o MS Windows (daí os mais novos o preferirem… Até ver…).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.