Crie a sua Wikipedia com o MediaWiki em 15 minutos

Porque continuamos a construir sites? Esta é a questão que coloco depois de nos últimos tempos terem aparecido tantas ferramentas/plataformas, que nos permitem facilmente construir um site sem a necessidade de termos muitos conhecimentos da tecnologia em uso. Sites com óptimo aspecto, fáceis de gerir, e que normalmente fazem tudo aquilo que pretendemos. As wikis são um exemplo disso.

Depois de ensinarmos a instalar e configurar várias vezes a Dokuwiki, hoje vamos ensinar a instalar e configurar a  MediaWiki em apenas 15 minutos.

media_00

Mas afinal o que é, e para que serve uma wiki?

Imaginem, por exemplo, que querem ensinar ao mundo como construir uma wiki, e querem indicar todos os passos de como o fazer. Usem uma wiki!!! Mais exemplos:

  • Registo de documentação técnica
  • Registo de projectos
  • Sistema Interno/público para partilha de informação/documentos
  • Apresentação de produtos
  • Wiki pessoal para registo de how to’s

Um bom exemplo deste tipo de plataformas é a Wikipedia, pois permite disponibilizar rapidamente conteúdos, e ainda oferece funcionalidades para a realização de trabalho colaborativo.

MediaWiki

Após algumas pesquisas, com o objectivo de encontrar uma plataforma wiki para manter conteúdos de umas disciplinas, decido instalar a MediaWiki . Para quem não sabe, a MediaWiki é a plataforma base da Wikipedia. É simples de instalar, gerir e de consultar os conteúdos colocados na mesma.

Como instalar a wiki MediaWiki?

Instalar a MediaWiki é um processo muito semelhante ao que normalmente usamos quando pretendemos instalar serviços Web. Para tal, devem seguir os seguintes passos:

Passo 1) Instalar Apache + MySQL + PHP

Caso não tenha o Apache, MySQL e PHP instalado, poderá fazê-lo executando o seguinte comando:

sudo apt-get install apache2 mysql-server php5 php5-mysql libapache2-mod-php5

Durante o processo de instalação, ser-lhe-á solicitada a password a atribuir ao MySQL.

media_01

Passo 2) Criação da base de dados

Depois de instalado o MySQL, vamos criar a base de dados para armazenar os conteúdos da Media Wiki. para isso usamos o comando:

mysql –u root –p

(inserimos a password, definida no passo 1)

e para criarmos a base de dados mediawiki executamos o comando

create database mediawiki;

media_02

Passo 3) Download da MediaWiki

Vamos agora fazer o download da mediawiki. Para isso, posicionámo-nos já no diretório definido no Apache para alojar os sites e fazemos download da  ultima versão do mediawiki e procedemos à respectiva descompactação do pacote. No final, vamos passar todo o conteúdo para a pasta mediawiki

cd /var/www
wget http://download.wikimedia.org/mediawiki/1.21/mediawiki-1.21.1.tar.gz
tar xvzf mediawiki-1.21.1.tar.gz
mv mediawiki-*.* mediawiki

media_03

Passo 4) Instalação da MediaWiki

A partir de agora, vamos proceder à instalação da MediaWiki propriamente dita, uma vez que a base já está toda montada. Para isso abrimos o browser e inserimos o seguinte endereço:

http://localhost/mediawiki/

e seguimos os passos:

4.1) inicio da instalação da MediaWiki. Devemos carregar em set up the wiki

media_04

4.2) Escolha do idioma de instalação e da wiki

media_13

4.3) Indicação que todos os requisitos para o ambiente de instalação estão cumpridos

media_05

4.4) Indicação da base de dados e credenciais de acesso

Devem indicar qual o nome da base de dados, prefixo para as tabelas e credenciais de acesso ao MySQL (definidas no passo 1). De referi que podemos criar outros utilizadores no MySQL para associar à mediaWiki.

media_06

4.5) Configurações da base de dados

Neste ponto podem deixar as configurações por omissão.

media_07

4.6) Instalação da MediaWiki

A partir deste ponto, o instalador irá proceder à instalação de toda a estrutura da mediawiki.

media_08

… a instalar

media_09

4.7) Instalação terminada. Cópia do ficheiro de configurações

Após terminar a instalação da plataforma, devemos descarregar o ficheiro LocalSettings.php e colocá-lo em /var/www/mediawiki

media_10

e está feito. Para acederem à wiki basta que abram o endereço http://localhost/mediawiki. Nota: caso estejam na mesma rede e pretendam aceder remotamente, devem mudar o localhost pelo endereço IP da máquina.

media_12

Agora é a vossa parte. Caso necessitem de uma wiki, a nossa sugestão é que instalem a mediawiki pois é provavelmente a melhor plataforma wiki para gestão de conteúdos. Como viram, o processo de instalação é relativamente simples e , no caso de alguma duvida, basta que deixem os vossos comentários que nós damos uma ajuda. Good luck!

 





  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


21 Comentários

  1. hum… isto até pode ser útil para mim
    em vez de andar a criar doc e mais docs com info que acho interessante, e que tal criar uma minha própria private home page?

    interessante
    mais um daqueles projectos DIY para um fim-de-semana destes

    thanks :)

  2. Pedro,

    O wiki foi instalado directamente no Ubuntu. Quero dizer, sem necessidade do XAMPP ou WAMP?

    • Olá “Visitante”!
      O WAMP, MAMP, LAMP e XAMPP são servidores tudo em um.
      WAMP – Windows Apache MySQL PHP Perl Phyton
      MAMP – Mac Apache MySQL PHP Perl Phyton
      LAMP – Linux Apache MySQL PHP Perl Phyton
      XAMPP – X=Qualquer SO Apache MySQL PHP Perl

      Estas aplicações instalam os diversos componentes mencionados acima automaticamente e “transformam” o PC/MAC num servidor. Neste tutorial o Pedro preferiu instalar “manualmente” através deste comando:

      sudo apt-get install apache2 mysql-server php5 php5-mysql libapache2-mod-php5

      Com este comando instalou o Apache, MySQL e PHP. Mais alguma coisa avisa!
      Se estiver em erro avisem.

      Henrique Abraça

  3. Bom trabalho.

    Gostava de saber se conhecem alguma aplicação free para um pequeno grupo de trabalho, em que se possa anotar ideias, tarefas, pequenas textos de ajuda, anexar docs pdf e Imagens.

    Basicamente seria um Bloco de apontamentos para anotar tudo sobre a elaboração e a execução de projectos de programação.

    Obrigado

  4. Boa tarde. O meu hosting possui, como penso todos, um cPanel que tem essa instalação automática. Já a instalei mas vou ter de verificar, com calma, a utilidade dela para as minhas necessidades.

  5. No ubuntu experimentem o ZIM

  6. Tenho uma página wiki em desenvolvimento, basicamente truques e dicas que encontro na net ou uso no dia-a-dia, vou ao site http://www.Ninja.pt e adiciono. Se quiserem podem adicionar os vossas dicas ou completar os artigos ;)
    Abraço

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.