ArchLinux 2011.08.19 – Uma distro de eleição!


Destaques PPLWARE

30 Respostas

  1. João Cardoso says:

    my distro!!!a melhor mesmo….instalação 100% modular como gentoo mas com a vantagem de não ter que compilar NADA!!

  2. Hugo Correia says:

    Definitivamente a melhor distro, que já utilizei até agora. A documentação é muito boa. Recomendo.

  3. eu says:

    eu já instalei esta versão no virtualbox, mas depois da instalação ao fazer pacman -Syu da erro dos updates. não actualiza nada. mas queria era saber o que fazer e quais os comandos que devo fazer depois da instalação, já corri ao wiki do arch e aos vídeos do youtube, ainda continuo sem sucesso. o pplware não se importa de fazer um how to da instalação do arch sff?

  4. ainda estes andava a falar com um colega meu sobre esta distribuição, pessoalmente acho-a bastante interessante, a ver se encontro tempo para a experimentar.

  5. Minha distro de coração! Paixão na primeira instalação, rsrsrsrs….
    Para ajudar os curiosos e marinheiros de primeira viajem, recomendo a leitura do livro: Utilizando o Arch Linux no Desktop, do companheiro Sérgio Berlotto. Link abaixo…
    http://archlinuxbook.wordpress.com/2011/02/27/utilizando-o-arch-linux-no-desktop/
    Fuiii….

  6. Gomes says:

    já a uso há um ano e simplesmente simples com a ajuda da documentação software sempre actualizado, distro sempre actualizada. simplesmente acho que é das melhores que andam por ai.
    combinação fantástica com o KDE faz o que quero e como quero é assim que deveria ser um SO. :p
    quem não experimentou aconselho se tiverem medo experimentem o ChakraProject em tempo baseado no Arch agora é diferente mas a estrutura é muito semelhante trás KDE livecd.

  7. João L says:

    Ainda me lembro do tempo que passei a encontrar uma distro que realmente tivesse a meu agrado, fui explorando. Ouvi dizer bem do arch e experimentei nao foi há primeira que consegui uma instalção sólida, demorou mas não desisti. Dou preferencias ao openbox como “desktop”, a nivel de configurações nunca vi mais simplicidade, nao tenho problemas com dependencias ou conflitos, simplesmente facilidades.

    cumps

  8. NT says:

    Vamos lá ver se o fedora ide ao ar… :)
    É pena que não tenha algo mais “next”… “next”… mas tenho visto muito boas reviews !

    • Gil says:

      A instalação do SO ser do tipo “next”…”next”… vai contra a filosofia do arch.
      Neste SO o utilizador deve ter a possibilidade de configurar tudo à sua maneira, mesmo durante a instalação.

      • NT says:

        Yup…

        Sei disso… Já fiz uma instalação do LFS portanto do Arch deve ser bem mais fácil! Ainda não arranjei “tempo” para me por de volta disso. O mais porreiro é que depois de instalado estás sempre atualizado, sem ser necessário reinstalar quando sai uma release nova o que é mto bom.

  9. Glink says:

    ando a pensar instalar isto no meu portatil, mas visto que ele tá mais morto que vivo(o lce não funfa, tenho de usar um segundo ecrã que só liga quando o OS inicia) vou esperar até ter um novo 😛

  10. Vítor Moreira says:

    Vão todos cair-me em cima por causa de a distribuição ser rolling-release… mas existe a possibilidade de “fixar” uma versao de um determinado pacote?

    Esta “feature” é importante para ambiente mais empresariais, em que existe a necessidade de ter versões controladas (p.e., jdk)

    • maneu says:

      Em ambientes empresariais é importante saber o que instalas. Podes usar o ABS ou o AUR. Quando te referes a “fixar” uma versão, pretendes algo como package.mask do gentoo? No ficheiro de configuração /etc/pacman.conf a flag IgnorePkg e IgnoreGroup permite bloquear upgrade ou downgrade de pacotes.

      https://wiki.archlinux.org/index.php/Pacman_Rosetta

    • Guilherme de Sousa says:

      Podes sim. No pacman.conf tens la ignorepkg salvo erro. Pores nessa lista os pacotes que queres que nao sejam actualizados e já esta. Quanto a kernel tens ate uma versão lts 😉

  11. cmking says:

    Boas a todos ,finalmente tomei a coragem de instalar esta distro depois de muitas outras,agrada-me ,acima de tudo,a ideia de ser rolling release. Uma questão como faço para gravar as configurações ,ou seja ,salvar as configurações que faço.Desde já obrigado.

  12. AJ says:

    Recomendo esta distro, já uso à mais de um ano e nunca me deixou mal. Muito boa documentação. Quem está com dificuldades consulte a wiki tem lá quase tudo. Ou então perguntem no forum que o pessoal la ajuda.

  13. Xico Bandito says:

    Experimentei e gostei do conceito do archlinux, mas ontem tive de experimentar o centos 6 minimal e prefiro-o ao archlinux.

  14. Kxp says:

    Uso Sabayon (baseado em gentoo) á uns meses e agora instalei esta nova versão do Arch, para experimentar, num PIII e corre lindamente com o Xfce4, é muito mais rápido que o meu no quadcore a iniciar o 7.
    Para aqueles que quiserem experimentar até bastante simples o processo de instalação (basta ter a wiki ao lado que explica tudo), a única dificuldade pode ser em instalar e configurar o ambiente gráfico, que no meu caso deveu-se ao facto das drivers actuais da nvidia não suportarem a placa que tenho(geforce 2) depois de identificar o problema foi fácil.
    Experimentem.

  15. Raclima23 says:

    Hello Sei que provavelmente o pplware não irá ler esse comentário + como vós têm uma rubrica só a falar de Arch linux e associando a uma certa preguiça em relação a pesquisar como instalar arch linux num computador será que não poderia apresentar um tutorial de exemplo de como instalar o arch num laptop/desktop? nem que seja um tutorial muito simples como vós sabem fazer muito bem… :) enfim estou divagando de modo que não quero perder muito tempo a pesquisar em videos no youtube, nos sites do OS… preferia ler e seguir como habito e premissa um tutorial vosso (amante fiel do vosso site) :)

  16. osvander says:

    Cruz credo nesta distro da arch muiiiiito difícil instalar nem se compara com o PCLINUXOS que é minha distro de eleição a preferida e instalada na raiz do meu notbook e roda maravilhosamente bem sem nenhum problema !!!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administra&cceil;ão site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.