PplWare Mobile

ArchLinux 2011.08.19 – Uma distro de eleição!

Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

Deixe um comentário

30 Comentários em "ArchLinux 2011.08.19 – Uma distro de eleição!"

avatar
  Subscreva  
Notify of
osvander
Visitante

Cruz credo nesta distro da arch muiiiiito difícil instalar nem se compara com o PCLINUXOS que é minha distro de eleição a preferida e instalada na raiz do meu notbook e roda maravilhosamente bem sem nenhum problema !!!

Raclima23
Visitante
Hello Sei que provavelmente o pplware não irá ler esse comentário + como vós têm uma rubrica só a falar de Arch linux e associando a uma certa preguiça em relação a pesquisar como instalar arch linux num computador será que não poderia apresentar um tutorial de exemplo de como instalar o arch num laptop/desktop? nem que seja um tutorial muito simples como vós sabem fazer muito bem… 🙂 enfim estou divagando de modo que não quero perder muito tempo a pesquisar em videos no youtube, nos sites do OS… preferia ler e seguir como habito e premissa um tutorial… Read more »
Kxp
Visitante

Uso Sabayon (baseado em gentoo) á uns meses e agora instalei esta nova versão do Arch, para experimentar, num PIII e corre lindamente com o Xfce4, é muito mais rápido que o meu no quadcore a iniciar o 7.
Para aqueles que quiserem experimentar até bastante simples o processo de instalação (basta ter a wiki ao lado que explica tudo), a única dificuldade pode ser em instalar e configurar o ambiente gráfico, que no meu caso deveu-se ao facto das drivers actuais da nvidia não suportarem a placa que tenho(geforce 2) depois de identificar o problema foi fácil.
Experimentem.

Xico Bandito
Visitante

Experimentei e gostei do conceito do archlinux, mas ontem tive de experimentar o centos 6 minimal e prefiro-o ao archlinux.

AJ
Visitante

Recomendo esta distro, já uso à mais de um ano e nunca me deixou mal. Muito boa documentação. Quem está com dificuldades consulte a wiki tem lá quase tudo. Ou então perguntem no forum que o pessoal la ajuda.

cmking
Visitante

Boas a todos ,finalmente tomei a coragem de instalar esta distro depois de muitas outras,agrada-me ,acima de tudo,a ideia de ser rolling release. Uma questão como faço para gravar as configurações ,ou seja ,salvar as configurações que faço.Desde já obrigado.

Vítor Moreira
Visitante

Vão todos cair-me em cima por causa de a distribuição ser rolling-release… mas existe a possibilidade de “fixar” uma versao de um determinado pacote?

Esta “feature” é importante para ambiente mais empresariais, em que existe a necessidade de ter versões controladas (p.e., jdk)

maneu
Visitante

Em ambientes empresariais é importante saber o que instalas. Podes usar o ABS ou o AUR. Quando te referes a “fixar” uma versão, pretendes algo como package.mask do gentoo? No ficheiro de configuração /etc/pacman.conf a flag IgnorePkg e IgnoreGroup permite bloquear upgrade ou downgrade de pacotes.

https://wiki.archlinux.org/index.php/Pacman_Rosetta

Guilherme de Sousa
Visitante

Podes sim. No pacman.conf tens la ignorepkg salvo erro. Pores nessa lista os pacotes que queres que nao sejam actualizados e já esta. Quanto a kernel tens ate uma versão lts 😉

Glink
Visitante

ando a pensar instalar isto no meu portatil, mas visto que ele tá mais morto que vivo(o lce não funfa, tenho de usar um segundo ecrã que só liga quando o OS inicia) vou esperar até ter um novo 😛

NT
Visitante

Vamos lá ver se o fedora ide ao ar… 🙂
É pena que não tenha algo mais “next”… “next”… mas tenho visto muito boas reviews !

Gil
Visitante

A instalação do SO ser do tipo “next”…”next”… vai contra a filosofia do arch.
Neste SO o utilizador deve ter a possibilidade de configurar tudo à sua maneira, mesmo durante a instalação.

NT
Visitante

Yup…

Sei disso… Já fiz uma instalação do LFS portanto do Arch deve ser bem mais fácil! Ainda não arranjei “tempo” para me por de volta disso. O mais porreiro é que depois de instalado estás sempre atualizado, sem ser necessário reinstalar quando sai uma release nova o que é mto bom.

João L
Visitante

Ainda me lembro do tempo que passei a encontrar uma distro que realmente tivesse a meu agrado, fui explorando. Ouvi dizer bem do arch e experimentei nao foi há primeira que consegui uma instalção sólida, demorou mas não desisti. Dou preferencias ao openbox como “desktop”, a nivel de configurações nunca vi mais simplicidade, nao tenho problemas com dependencias ou conflitos, simplesmente facilidades.

cumps

Gomes
Visitante

já a uso há um ano e simplesmente simples com a ajuda da documentação software sempre actualizado, distro sempre actualizada. simplesmente acho que é das melhores que andam por ai.
combinação fantástica com o KDE faz o que quero e como quero é assim que deveria ser um SO. :p
quem não experimentou aconselho se tiverem medo experimentem o ChakraProject em tempo baseado no Arch agora é diferente mas a estrutura é muito semelhante trás KDE livecd.

Plínio Matos
Visitante

Minha distro de coração! Paixão na primeira instalação, rsrsrsrs….
Para ajudar os curiosos e marinheiros de primeira viajem, recomendo a leitura do livro: Utilizando o Arch Linux no Desktop, do companheiro Sérgio Berlotto. Link abaixo…
http://archlinuxbook.wordpress.com/2011/02/27/utilizando-o-arch-linux-no-desktop/
Fuiii….

Tony Silva
Visitante

Grande livro. Ele já está a escrever outro.

dezignerdrugs
Visitante

ainda estes andava a falar com um colega meu sobre esta distribuição, pessoalmente acho-a bastante interessante, a ver se encontro tempo para a experimentar.

eu
Visitante

eu já instalei esta versão no virtualbox, mas depois da instalação ao fazer pacman -Syu da erro dos updates. não actualiza nada. mas queria era saber o que fazer e quais os comandos que devo fazer depois da instalação, já corri ao wiki do arch e aos vídeos do youtube, ainda continuo sem sucesso. o pplware não se importa de fazer um how to da instalação do arch sff?

maneu
Visitante
joao l
Visitante

sem definires os repositorios que queres duvido muito que saco alguma coisa

nano /etc/pacman.d/mirrorlist

joao l
Visitante

saques*

eu por norma seleciono pelo menos um dos server que se encontra no any, (kernel.org). depois coloco mais dois do meu país.

Hugo Correia
Visitante

Definitivamente a melhor distro, que já utilizei até agora. A documentação é muito boa. Recomendo.

João Cardoso
Visitante

my distro!!!a melhor mesmo….instalação 100% modular como gentoo mas com a vantagem de não ter que compilar NADA!!

Filipe
Visitante

Estou agora mesmo à “garreia” com uma instalação de arch linux. Depois de ter feito uma actualização (logo depois da instalação) aquando do boot a placa de rede desliga e a única maneira de a voltar a ligar é desligando o portátil e tirando a bateria.
Acho que vou aproveitar limpar tudo e instalar esta nova versão. Obrigado

eu
Visitante

quais os comandos que fazes depois da instalção? tipo para ver o ecrã de login e tal?

Filipe
Visitante

Não é assim tão simples. Como o maneu disse
https://wiki.archlinux.org/index.php/Beginners%27_Guide
É um óptimo guia.

Helder
Visitante

Gostaria que fizessem um tutoria passo a passo sobre a instalação archlinux a iniciar em dual boot! Para quando visto que a instalação é super complicada?