PplWare Mobile

Alerta: Bug do Ubuntu remove “silenciosamente” dados do disco

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Gonçalo Silva says:

    Aconteu-me uma vez uma coisa parecida. Eu tenho um SSD que tem o Windows instalado e um HDD com os meus dados. Uma vez ao instalar o Ubuntu e escolhi a opção substituir Windows pelo Ubuntu e ele formatou-me o SSD e o HDD e instalou-me o Ubuntu no segundo. Resumo fiquei sem Windows e sem dados por ter escolhido pela primeira (e última) vez aquela opção.

    • Marco Espanha says:

      Aí foi cupa sua inteiramente, não do instalador.
      O bug se refere á informações de programas, que deveriam ser substituídas no /home pela das novas versões dos programas, ou seja, os arquivos das pastas ocultas no diretório /home.
      Se você pediu para instalar por cima do Windows, pediu tambem para apagá-lo, aí não tem como colocar como bug, e sim como problemas de BIOs: Bicho Ignorante Operando o Sistema.

  2. okapi says:

    off topic
    Este é um bug com correção. o “HACIENDA” No link abaixo a descrição, preocupa muito mais.

    https://fsf.org/blogs/community/gnu-hackers-discover-hacienda-government-surveillance-and-give-us-a-way-to-fight-back

  3. Rui says:

    E depois o Windows é que é mau…

    • says:

      Mas alguém chamou o Windows para aqui?
      Mais valia estares calado…

    • YaBa says:

      Cada macaco no seu galho. No instalador do Windows não tens um terço da flexibilidade que tens em qualquer distribuição Linux.

    • pedro says:

      Claro que é chamado porque quando acontece a mínima coisa no windows vem logo os fanboys de linux dizer que o linux é que é bom. Mas também tem os seus problemas. É caso para citar o que algumas pessoas de idade dizem sempre: “se fosse bom, ninguém o dava”.

      • YaBa says:

        Pedro, esse ditado não se aplica e só demonstra um grande desconhecimento.
        Como é que alguém “dá” algo que é feito pela comunidade ? Não é propriamente como se fosse uma única empresa a fazer e depois “dar”, certo?
        É aberto, gratuito, todos podem contribuir, inclusivé o Pedro.
        Eu como utilizador de ambos, posso concordar consigo, todos têm os seus problemas, falhas, bugs, vantagens, desvantagens, etc… e podíamos estar aqui a noite toda, mas vamos resumir o assunto:
        Gosta de Windows? use.
        Experimentou Linux e não se adaptou? Paciência.
        Já cansam as guerrinhas…

        • NUK says:

          O problema das distros GNU/Linux e mesmo as mais intuitivas é a facilidade de uso. A comunidade GNU/Linux teima em usar um discurso palerma: “as pessoas é que têm que se adaptar às distros”, mas na verdade é exactamente o contrário. Ninguém, a não ser que goste de GNU/Linux ou tenha curiosidade sobre tal, vai perder a carrada de tempo que demora a adaptar-se a uma distro GNU/Linux. Instalar uma aplicação numa distro pode ser a coisa mais pateticamente complicada que existe requerendo o uso do terminal/console e a coisa agrava-se se se quiser instalar essa aplicação numa pasta específica. A pessoa comum com outros afazeres e responsabilidades não vai estar a perder o pouco do seu tempo livre com os obstáculos e perdas de tempo que as distros GNU/Linux impõem. Se já usar Windows ou MacOS para algumas pessoas é complicado, apesar da sua simplicidade (principalmente o Windows), então distros GNU/Linux é pedir uma tempestade.

          No final, a diversidade é uma coisa positiva e traz competitividade que quando saudável, só traz benefícios. Mas deixemo-nos do discurso de “não se adaptou” que quem se tem que adaptar é o SO e não a pessoa ao SO. Se a pessoa não consegue achar o seu caminho pelo SO, é fácil arrumá-lo num canto.

          • YaBa says:

            @NUK
            “as pessoas é que têm que se adaptar às distros”
            Como se no Windows tivesse alguma hipótese de escolha.
            Até o menu iniciar tiraram no Windows 8, com tanta gente a reclamar e quem manda? A MS 🙂
            Ao menos nas “distros” podemos contribuir com ideias e desenvolvimento.
            Não gosta, não use.
            Cansei disto.

          • Jorge says:

            Completo disparate !! Uso windows e linux (linux mint), em dual boot . Não trabalho em TI , e embora me desenrasque em informática estou longe de ser um expert . Não tenho qualquer problema em instalar programas em linux(mint,ubuntu,caixa mágica,… ) . Existe um menu iniciar bastante intuitivo , com um gestor de programas onde a instalação de programas esta ao nível do windows , senão mais fácil ainda . Raramente uso o terminal ,a não ser para ativar a firewall (ufw) , e mesmo isso não seria necessário , porque há uma interface gráfica para a mesma . O que acontece é que é mais fácil ficar no windows ,muito deles piratas e com malware dentro ( e falo por experiência própria ate ter aberto a pestana ) , porque levamos com windows logo quando adquirimos o 1º pc sem saber que existe alternativa para outro SO , ou porque somos preguiçosos para aprender algo novo ( ainda não vi ninguém pegar num pc com windows a º1 vez e saber logo como funciona ) , isso para não falar no marketing que ofusca a existência de qualquer outro SO ,excepto talves os mac os . Muita gente só não muda porque não quer , porque desconhece ,ignorância , ou até por preguiça em usar as suas celulazinhas cinzentas ( pensar cansa muita gente !!! )

        • YaBa says:

          @Jorge
          Exactamente Jorge, tenho visto muitos utilizadores com conhecimentos básicos e muito raramente, note-se o raramente, precisam de aceder ao terminal.
          Não sei que distribuição o colega NUK testou, ou que má experiência teve.
          É certo que para determinadas situações é preferível usar o terminal (mais prático).
          Se calhar baseou-se nos tutoriais que o Pedro Pinto costuma fazer aqui 🙂 🙂 🙂
          Oh Pedro, não assustes os novatos 😉 😉
          @NUK lembrei-em agora, tive à uns anos atrás, uma máquina digital cujos drivers para Windows eram um castigo de instalar (nada como as modernices de agora, tipo pen). Testei no Linux, reconheceu inclusivamente o modelo exacto da máquina, sem tocar em nada, verdadeiro Plug & Play.
          Portanto, Jorge, resta-me apenas acrescentar ao seu já completo comentário, se vejo miúdos pequenos a usar Ubuntu sem qualquer dúvida, para uma utilização “normal” (net, joguitos, um trabalho ou outro), só tenho a dizer: “Só não aprende quem não quer”.
          Antes de embirrarem, experimentem, leiam blogs e fóruns. É mais fácil dizer que não presta, certo?….

    • ze says:

      Fica lá com o teu Windows e com o Paint e espera 5 minutos para abrir o Explorador…
      Não te esqueças de pagar as licenças…

      Há com cada nabo!

  4. Mario says:

    boa tarde,

    Eu instalei o ubuntu no meu pc em dual bot com o windows 7, mas ficou mal o grub entao voltei a instalar, meti o cd de novo e escolhi esta opçao de reinstalar.

    no final de instalar o grub ja funcionava corretamente, mas o windows quando tento iniciar da me blue screan e desliga se nao carrega o windows.

    ja tentei fazer reparação de arranque restauro etc nada o tras de volta.

    sera que foi por causa deste bug?

    alguem me consegue ajudar?

    no ubuntu consigo aceder aos disco do windows

    Obrigado e ja agora LINUX/Ubuntu é o melhor que tive no pc ate agora mas windows para trabalhar da geito

  5. Rui says:

    Pois… Por isso uso o upgrade dentro da distribuição desde a versão 5.04 sem problemas nenhuns.
    Cheguei a considerar usar o CD, mas isso acaba sempre não sendo opção.

  6. DIDI says:

    Já me aconteu mas à cerca de 2 anos… Instalei o ubuntu e tudo o resto foi-se. Felizmente a pessoa só queria mesmo o Ubuntu… mas fiquei bastante surpreso

  7. Marco says:

    Happened to me! :\

  8. Sim já me aconteceu, desde então passei apenas a utilizar a instalação manual, indicando sempre onde quero instalar o SO.

    Quanto ao @Rui ali em cima (windows lover), tenho a dizer, que o próprio instalador do windows não consegue ser mais claro que o do ubuntu mesmo com este BUG. O gestor de partições do instalador do windows não tem qualquer informação que mostre ao utilizador (que nada percebe do assunto) como proceder naquela situação.

    Não se trata de ser mau nem bom, trata-se de haver melhores maneiras de apresentar as coisas, neste caso do ubuntu é um BUG e têm de ser corrigido. Qualquer software tem BUGs!

    • Benchmark do iPhone 5 says:

      “will delete all your Ubuntu 14.04 programs, documents, photos, music, and any other files”

      “irá apagar todos os seus programas do Ubuntu 14.04, documentos, fotos, músicas e quaisquer outros arquivos”

      Realmente era mais compreensível escrevendo: “tudo o que existe no disco será apagado” 🙂

      Isto nem é bug, é desmazelo. Então se isto está a acontecer com algumas frequência não corrigiram a frase porquê, ao fim de um ano? É típico, claro que o suspeito/culpado é o utilizador, que é burro.

  9. Ro301 says:

    Obrigado por partilharem o OMG Ubuntu, não conhecia e fiquei fã 🙂

  10. Marco says:

    Aconteceu-me isso. No final ainda agradeci o gesto lol livrou-me do windows8 e fiquei 100% ubuntu

  11. Miguel Sousa says:

    Então foi por isso que no outro portátil ele me formatou o disco e a pen que estava ligada. Depois mudou as letras sem autorização.

    Felizmente foi simples de mudar de volta as letras das unidades. E o disco externo estava desligado para minha sorte.

    Parece que as últimas versões tentaram facilitar nalguns serviços mas obrigam a que os utilizadores tenham muito mais conhecimentos dos milhares de instruções do SO.
    Acabam por dificultar a ideia que ubuntu está a ficar muito acessível mesmo para quem não percebe nada de programação…

  12. Paulo says:

    Nem dou por este bug
    1) Backup
    2) Instalação
    3) Restore
    Desvantagens
    1) voltar a instalar o que está fora das VM
    2) as VM demoram um bocado a repor
    3) o Dropbox demora a descarregar
    4) esqueço-me sempre de qualquer coisa
    Mas fica uma instalação limpa. Prefiro.

    Já agora, existem alternativas ao gparted: http://alternativeto.net/software/gparted/?platform=linux

  13. Ariano says:

    Obrigado por me avisarem pessoal. Tenho o Ubuntu instalado no portátil mas se for preciso reinstalar acho que vou instalar outra distro. O linux mint e a melhor alternativa ao Ubuntu, de acordo com a minha experiência 🙂

    • Ro301 says:

      Pessoalmente não tenho qualquer identificação com o mint. O xubuntu é capaz de ser mais interessante para pc’s mais fracos. O ubuntu é **)

      Mas já instalei o mint numa máquina e corre porreiro 🙂

  14. João says:

    Lamentavelmente desde a versão 13.04 o Ubuntu tem dado enormes problemas, mesmo a versão 14.04 LTS ao ponto de editarem uma 14.04.1 LTS, o que é um contra censo.

    Não removam NUNCA o UNITY em troca do Gnome3, por exemplo e vou ficar por aqui…

    Estou tão incrédulo que nem tentei instalar a nova versão e pelos vistos ainda bem….

  15. augusto says:

    Tenho um portátil com 2 hd’s, uso 1 para dados e outro para software.
    O portátil trazia de origem o SO Vista, pelo que passei a utilizar o ubuntu, versão 10.04, atualizei para a 10.10, instalei a versão 12.04 LTs de raiz.
    Em julho instalei a 14.04 LTS e noutra partição instalei o W7. Funcionam na perfeição.
    Até à data não vi bug nenhum, continuo com os meus dados desde o inicio.
    O problema (bug) deve estar nos utilizadores que ao instalar não atualizam o grub.

    • neopunk says:

      Augusto, não sei se leu o artigo até ao fim…

      “ao que parece, a culpa é mesmo de um bug no instalador ou melhor de uma indicação do instalador já que o refere que apenas irão ser apagadas as informações pessoais da versão anterior…nunca toda a informação do disco”

      Porque raio é que a culpa é sempre do utilizador? Aqui é “Bug”.

  16. Jadson says:

    É um bug sem dúvida, seria mais interessante em vez de “instalar por cima”, antes fazer um backup.

  17. Maria says:

    Boa noite,

    Estive bastante tempo sem usar o computador onde tenho o Ubuntu instalado, e esqueci-me da password que utilizei. Ora “ele” não me dá nenhuma hipótese. Acham que terei que instalar de novo, ou haverá outra solução?
    Obrigada

  18. João says:

    Boa noite,

    Embora seja um tópico já bem antigo, estava aqui a navegar pelo site e este em concreto despertou-me a atenção.
    Mais ou menos por altura em que este tópico foi apresentado (Eu ainda não era leitor do site), tinha instalado no meu computador o Windows 7 e o Mint. E queria substituir o Mint pelo Ubuntu.
    Foi o que fiz, ao instalar optei pela opção de substituir o Mint e apagar todo o conteúdo daquela partição.
    O problema é que apagou-me a minha partição do Windows também, (Burrice a minha que não tinha um backup de tudo! xD).
    Como escolhi uma opção de encriptar os dados do disco, depois ainda tive dificuldade em ir buscar algumas coisas (poucas que a maioria vinha corrompida) ao “disco D”. E a partir daí nunca mais consegui fazer um dualboot nesse HDD, sempre que instalava um SO ele sobrepunha-se ao que estivesse já instalado. Mais tarde o HDD morreu, felizmente para mim ainda estava na garantia e recebi um novo.

    Pronto não sei se está diretamente relacionado com este bug mas eu precisava desabafar! xD

    É a primeira vez que comento neste site, então aproveito para agradecer pelo vosso excelente trabalho.

    Cumprimentos!!

    PS: (Não se esqueçam de fazer o Backup!!) xD

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.