PplWare Mobile

É utilizador do Windows? 6 coisas que deve saber sobre o Linux

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Emílio says:

    Infelizmente ainda existem é razões para não mudar para Linux… uma delas é a ausência de aplicações necessárias à realização das tarefas laborais diárias…

    • Marisa Pinto says:

      Depende, de que aplicações estamos a falar? Actualmente, e cada vez mais, existem ferramentas que colmatam essas lacunas.

    • ToneZe says:

      Outra é não ter tempo nem paciência para os problemas do linux.
      Já dizia alguém muito inteligente… Se temos algo simples, para que complicar?

    • Rui Castro says:

      E temos sempre o Wine ou ainda Virtual Box com Windows

    • Pedro says:

      Viva ao Linux:)

      Acabei de trocar windows 7 para Linux:)

      porquê?

      1º Gratuito,
      2º Seguro,
      3º Desempenho,

      Impressionante logo no inicio da instalação, o quê 5 min.. bem nem reparei foi tão rápido, que pensem bem dever ter feito apenas um teste a máquina:) só quando iniciou-se o ambiente de trabalho e com uma resolução poderosa 2560×1600, bem afinal foi mesmo concluída a instalação:)

      Impressionante o tempo de actualização o quê 1 min… eu nem diria tanto, fantástico:)))

      Open Office, bem ao clicar no ícone a abertura foi instantânea:)

      há era daqueles que também dizia, pois mas se eu instalar o Ubuntu será que vou ter aquela chatice dos drivers? bem foi fantástico, até porque o meu portátil é um IBM Think Pad com algumas funcionalidades avançadas, o facto é mesmo as opções mais avançadas foram reconhecidas automaticamente 5 estrelas.

      E depois a nível de aplicações existem n aplicações para Linux, e atenção são muito poderosos e eficientes para aquilo que realmente precisamos, por ex: processador de texto, calculo, browsers, desenvolvimentos e produtividade.

      Bem para terminar e uma vez que sou um profissional de mercados financeiros, acima de tudo a minha escolha para essa mudança para Linux foi: Estabilidade e Segurança prá-lem da performance claro e já agora ser gratuito.

      • ro301 says:

        Rico texto bela experiência.

        O problema acredito eu é a mente “enquanto não me apanham ando em paz” e “o que é bem pago é melhor”.

        Se formos a ver a maior parte dos windows e das pessoas que insistem em usa-lo são pc’s pirateados. Se fossem de alguma maneira obrigados a paga-lo não creio que o usassem. Quando nos sai do bolso pensamos se vale assim tanto a pena não é verdade?

    • says:

      Instalei o Windows 8.1 Pro na minha máquina Centrino 2 com 6 anos de idade e aquilo parece que voa. Arranca o Windows em 15 segundos. Depois instalei tudo aquilo que preciso: Office 2013 Profissional, Photoshop CS5, Lightroom 4.4.
      A sério, Linux é fixe… mas quando se tem um Windows tão bom como o 8.1, para quê inventar?

  2. Fernando Santos says:

    Execelente artigo obrigado.

  3. Um “ponto” engraçado para meter no fim era “android é (baseado) em linux”. Gerava confusão, mas bastantes pessoas com menos conhecimentos eram capazes de experimentar qq coisita :p

    Ainda assim, concordo que ainda “não há” razões suficientes para mudar… Estamos formatados para o windows, mudar para linux ia levar muito tempo a habituar (mesmo nas distribuições mais parecidas). Há distribuições fantásticas (o ubuntu para utilizadores finais é fantástico) mas continuamos com o problema da adaptação… Tal como aconteceu com o lançamento do Windows 8. A verdade é que “todos” agora o adoram e o mesmo iria acontecer com o linux!

    • Nuno Machado says:

      A única coisa que o Android tem de GNU/Linux é o kernel…

      De resto é a mesma porcaria que o o software do demónio de Redmond.

      Em vez de se pagar com dinheiro… Pagas com as tuas informações pessoais.

      Querem GNU/Linux? Instalar Ubuntu for Phones e isso sim, é ter GNU/Linux.

      Usuário do #! e LinuxBBQ aqui.

      Saudações! 🙂

      • André says:

        Já cansei de ver gente que pluga o smartphone no Linux e fala:Ué?!!! Como que no Windows funciona? No Windows abre normal…

        Sou fã do Linux. Mas sou contra o fanatismo cego.

  4. MIKE says:

    pensava que vinha um artigo mais interessante. 6 coisas que os utilizadores do windows devem saber do linux????? podiam mudar o nome do título. omg

  5. Joao says:

    Antes deste artigo sair tinha acabado de instalar o Xubuntu no meu desktop. Tenho uma impressora HP ja muito antiga (Deskjet 695c) so que o sistema nao reconhece a porta paralela, no windows funciona bem.

    • tavares says:

      Reinstala o Windows…recomeça a funcionar de imediato!rsrsrsr

    • Pedro Pinto says:

      http://www.openprinting.org/printer/HP/HP-DeskJet_695C (Apesar de ser uma máquina essa impressora, já é antiguinha :))

    • pirolito says:

      Pois é, Joao, “coisas da vida”… A mim, aconteceu-me exatamente o contrário: tinha um scanner HP (ScanJet 3300C) no sótão que a toda-poderosa HP decidiu que só haveria de servir para o Windows98 e nunca se deu ao trabalho de atualizar os drivers para as versões mais recentes do Windows, nem sequer para o XP…
      Foram, na altura, várias dezenas de contos deitados ao lixo, numa questão de poucos meses, resultado dos caprichos de uns rapazes que têm de “fazer dinheiro” a qualquer custo, nomeadamente com a vetustez [qualquer coisa como o ‘coeficiente de vetustez’, do IMI, que a também toda-poderosa Finanças (às ordens dos tecnocratas que sabemos) se “esquece”, sistematicamente, de atualizar, uma vez que desvalorizaria os imóveis, levando a um IMI mais acessível] do hardware – vetustez que, por sinal, ainda é “combatida” por muitas versões/distros baseadas em Linux (LXDE, XFCE, etc.).
      E então não é que o dito scanner funciona “às mil maravilhas” nas diversas distros que tenho testado? Lubuntu, LXLE, Linux Mint, ‘you name it!’.
      A minha “sorte”, julgo, também tem a ver com o facto de já ter ligação USB, …o que menos desculpa a atitude da HP…
      Prontx, nem tudo é perfeito, também tenho um leitor-gravador de cd’s externo da dita marca (HP) que não é reconhecido…

    • Bruno M. says:

      Experimenta outra distro..

  6. neokpt says:

    É impossível não gostar de Linux, é realmente muito “fixe”. A questão dos drivers é boa (excepto em algumas placas wireless), mas o que me agrada e muito, além de ser gratuito claro, é a possibilidade de ter uma pen com apenas 2gb e com o sistema lá em live, e para quem tem máquinas antigas existem as distros “light” que tornam qualquer máquina outra vez funcional.
    Mas não posso de deixar de dizer uma coisa, TODOS os sistemas são bons, Linux, Windows, Ios, uns melhores para umas coisas outros para outras, os fanboys que não metam palas nos olhos s.f.f.

  7. Alexsandro says:

    Razões há muitas, vou dar um exemplo do que aconteceu comigo e com a minha família… Mudei de windows para linux os pc´s da minha mulher, minha irmã, meu pai, minha sogra.

    Benefícios:

    1- Vírus nunca mais
    2- Reinstalar SO com menor frequencia
    3- Maquinas com o vista estavam condenadas com linux ganharam nova vida

    • tavares says:

      Aí está uma “prova” de que o tipo de utilização/utilizadores conta muito quando utilizamos qualquer “coisa”…estou a escrever esta resposta num notebokk com Windows Vista instalado e:
      1-NUNCA apanhei um vírus em qualquer pc;
      2-NUNCA tive necessidade de fazer uma reinstalação do SO;
      3-Esta MÁQUINA com o Vista instalado funciona perfeitamente desde o primeiro dia e nunca teve qualquer problema de hardware/software!!
      Tenho um desktop com o seven instalado e outro note com o 8.1…e a mesma coisa.
      Devo ser um “tipo” cheio de sorte…

      • Pedro Costa says:

        Eu sou do mesmo género. Portátil com o Vista desde 2008. Utilização intensa. Zero problemas ou problemas residuais. E tanta gente fica espantada por ainda utilizar. Então se não tenho problemas, vou mudar para quê?:-)

        • Emanuel Lopes says:

          Não mudar por não saber mudar é uma coisa 🙂

        • Pedro says:

          Desculpe… Vista:(((

          não faça mal as pessoas srº por experiência e por aquilo que se verificou, o windows vista foi o pior Sistema Operativo que já foi feito.

          1º Lentidão (desde o Iniciar ao Encerrar o computador)

          2º Segurança (anti-virus bons mas pesados, muitos virus para 1 só sistema operativo)

          3º Linux (muda para uma nova vida, Livre, sem virus, muito rápido desde o iniciar ao encerrar o computador, milhares de aplicações disponiveis de forma gratuita:))).

          • Pedro Fonseca says:

            Penso que o Windows Vista não foi o pior; passei-lhe por cima lol; o 8 e 8.1 bate-o aos pontos! Eu já tive o 8, esperançado instalei o 8.1 e sendo utilizador windows à mais de 20 anos tomei uma decisão, desinstalei o windows e instalei o linux (ubuntu) e é mais do que esperava 🙂

      • Alexsandro says:

        Cada caso é um caso…

        Com certeza sabes o que fazes mas no meu caso os meus familiares não, então o resultado era o que eu mencionei.

        • Pedro says:

          Sem margens para dúvida,

          o Linux é ideal para familiares com menos conhecimentos sobre segurança “virus, spam, trojan ect”, uma vez que no Linux a nivel de segurança não necessita de anti-virus despendioso pra-lem de ser uns dos Sistemas mais seguros do Mundo:).

          • ro301 says:

            Desculpa não concordar contigo. O linux é seguro porque só 2% da população o usa. Então não compensa nem para as marcas como a Adobe (photoshop, etc) terem versão para linux como os piratas nem sequer se dão ao trabalho. É por isso que não se encontra virus com tanta facilidade como se encontra no windows.

          • RC says:

            Vantagem do Linux é ser totalmente configurável.
            A minha mãe gosta de ir ao e-mail para ver o que as amigas lhe mandam e por isso criei uma utilizador no linux só para ela. Basicamente, para além do ícone do lixo no ambiente de trabalho, só tem uma barra com o botão para desligar o computador e outro para aceder ao e-mail. Todos os downloads são enviados para o ambiente de trabalho e ela depois de ver arrasta para a lixeira.

            Demorei 10min a criar este ambiente. No windows nem sei se conseguiria fazer o mesmo…

            P.S.: O pc em causa estava parado há 2 anos porque era lento…

          • pirolito says:

            Mas, @ ro301, há outra “pequena” questão: Quando um vírus infeta o Windows – qualquer Windows –, TODO o S.O./sistema operativo fica contaminado; quando um (eventual) vírus infete um S.O. baseado em Linux, ele só consegue infetar um utilizador e não todo o sistema – o que, convenhamos, para quem esteja ‘de fora’, tentado sacar/roubar informação, já não é tão tentador, até porque muita da informação mais sensível poderá estar noutro utilizador, …que continua incólume. Se houver o cuidado de não ‘expor’ o utilizador ‘Administrador’, a, por exemplo, ‘passeios’ na net, o risco de ter de recorrer a ‘ações drásticas’, como o reinstalar tudo, é muito menor,
            … a não ser que se ‘acredite no pai natal’ e se creia estar protegido com o Win$, só porque o antivírus (muitas vezes, grátis) não acusa nada…

      • José Patrão says:

        Eu adoro o “nunca apanhei vírus” e ” maquina a funcionar perfeitamente desde o primeiro dia ” esse tipo de comentários são mesmo fantásticos. xD

      • Joao Peixoto says:

        Sera que tens mesmo zero virus ou tas carregadinho deles e com sorte o teu pc faz parte de uma bootnet e tu nem fazes a mínima ideia
        Ou isso ou o teu pc nunca esta ligado a net…
        Tambem tinha um pc “livre” de virus ate que um dia decidi fazer um scan e vi que o pc estava carregadinho de trojans a espera do dia X

      • João says:

        Não és caso único, também tenho uma máquina com Vista desde 2008 e não tenho problemas. O mesmo digo do XP (ainda tenho um eeepc com ele instalado), e do 7 que tenho no portátil. Tenho o ubuntu em dual boot nesse mesmo portátil e causa-me alguns “problemas” na altura de actualizar software, problemas estes que ocorrem com mais frequência do que eu desejaria. Por exemplo, sempre que o grub é actualizado a configuração leva um reset, o que me obriga a ter que o reconfigurar de todas as vezes (este é daqueles que nunca me dá tréguas). Mas já tive outros problemas com outros programas como o postgres, ou desconfiguração de definições gráficas, etc. No geral o linux obriga a mais “manutenção” que o windows. Mas também tenho coisas boas a dizer acerca de linux, é muito bom para ter um servidor web/BD ligado 24h por dia. Já tive um servidor web e BD para um trabalho da universidade que esteve com um uptime de 6 meses sem problemas (CentOS). Na minha humilde opinião para uso em servidores e afins->linux, para uso pessoal->outra coisa qualquer como Windows ou OS X.

      • Bruno M. says:

        Experimenta instalar un spybot search and destroy eou um anti malware bytes, faz uma pesquisa completa de cada vez com cada um desses, depois abre a boca e admira-te 😉

        Cumps.

    • lmx says:

      hehe,

      A minha mãe e a minha tia, andam que se desunham nas maquinas delas 🙂

      É facebook , navegação web, email :)…é a loucura…so consegui polas em computadores, depois de lhes dar uma maquina com linux a cada uma 🙂

      Já tinha experimentado com windows, e até cheguei a me chatear com elas(actualmente com algum arrependimento), porque chegava a um ponto que não dava, e eu ficava lixado, porque queria que elas tivessem conhecimento deste mundo maravilhoso que é a internet, o email, etc.

      Com SO’s simples, lá conseguiram avançar, vai devagar, mas navegam, vão ao email, etc 🙂 .

      Devo dizer que são um orgulho para mim!! 😉

  8. nxxs says:

    Muito sinceramente, estou ansioso para poder mudar para Linux, já aos anos, mas sou obrigado a permanecer no Windows.

    Quando a Autodesk e a Adobe se dignarem a lançar as suas aplicações para Linux, talvez faça a transição.

    De momento não posso viver sem 3ds Max, Zbrush, Photoshop, Illustrator e pequenas aplicações como Knald, Substance Designer, Quixel Suite, etc etc.

    A Adobe diz que ao Linux faltam standards e que já fizeram estudos de mercado e as estatísticas dizem que não compensa o risco.

    Eu penso que se eles tomassem iniciativa, muitas empresas preferiam comprar o seu software para Linux visto o Windows ser super instável mas okay, eles lá sabem…

    • Emanuel Lopes says:

      Com muita pena minha quem quer usar programas da adobe em linux, usa o Mac, podem tirar o cavalinho da chuva porque a adobe não vai portar esses programas para linux

      • nxxs says:

        Mac também não serve no meu caso porque maior parte das mini aplicações que preciso só existem para Windows…

        Mas sim, para quem só precise de software da Adobe, go Mac!

      • Avenzel says:

        Da forma que o Linux está a crescer, a Adobe não vai ter outro remédio. E com o crescimento dos tablets em (Linux) Android a juntar aos telemóveis Android, não há escapatória.

    • Pedro Pinto says:

      É verdade nxxs. Algumas empresas ainda não apostaram no Linux…mas estou convicto que vai mudar

      • Cold says:

        As mentalidades de alguns técnicos ainda estão aquém das modernidades!
        Enquanto as mentalidades estarem “corrompidas” pela Microsoft e a “beleza” dos seus Windows, nada irá mudar!

        Talvez quando o governo começar a apostar nas distribuições livres, e apoiar o desinvestimento na Microsoft as coisas (mentalidades de alguns pseudo-técnicos) mudam!

  9. Jorge says:

    Viva

    Isso de não precisar de drivers era bom, era bom.
    Mesmo com as ultimas distros experimentem instalar um Ubuntu, por ex, numa board com chip set x85 ou x87, com placa de som realtek HD e placa de rede Intel série i2xx, placa gráfica integrada (para uso empresarial chega e sobra)…. e vão-se meter numa alhada por falta de drivers… E isto num hardware com cerca de 1 ano…

    Cumprimentos
    Jorge

  10. Manuel says:

    Isso de não ter que usar o terminal… bem… ainda hoje lá tive que ir pq nao estava a atualizar. porém sempre que vou ao terminal tenho a papinha toda feita na net.

  11. Joao says:

    Raramente são necessários drivers mas quando são é uma dor de cabeça.. tive um fujitsu siemens com uma grafica mirage para arranjar drives para aquilo que dor de cabeça e mesmo assim não houve nada para ninguém… mas sim era Windows user e por razoes acadêmicas tive de migrar para linux/unix e ao inicio não gostava mas agora é o que uso

  12. Gilberto Pereira says:

    Mudei para Linux nalguns serviços, máquinas onde os funcionários têm apenas acesso a um web serviço para comunicar stocks, máquinas onde apenas usam o Colibri para gestão de loja (POS) e em máquinas onde apenas são usados programas de edição simples de imagem para produzir cartazes de preços de loja.

    Além de poupar muito dinheiro em licenças, nunca mais em 4 anos, formatei essas máquinas. Zero problemas nas lojas.

    Para eu trabalhar uso sim OS X e Windows (por causa do programa de contabilidade e salários) se não era apenas OS X E Linux.

  13. k says:

    Isso dos drivers é… quase assim. Principalmente nos gráficos. Funciona com os iniciais mas quase sempre que fui instalar os recomendados proprietários pelo OS muitas vezes da para o torto e depois o ambiente gráfico nem inicia. Da para trocar outra vez via linha de comandos mas e muito pior de o fazer, principalmente de esse for o único computador com acesso a net para consulta. Que agora não tem ambiente gráfico.

    Não digo que é mau, longe disso. Mas esse quadro aí em cima foi pintado muito cor de rosa.

  14. melo says:

    Ja n uso windows ha anos e não faz falta… Pelo menos a mim. Ja converti familiares; amigos; e colegas de trabalho…

    Ontem fui instalar um ubuntu a um tio que teve o ubuntu; arrependeu s e voltou para o windows e pediu umas semanas depois para voltar para voltar a ter o ubuntu 🙂

  15. fernando correia says:

    Boa tarde

    A questão linux windows é de dificil contentamento para a generalidade dos utilizadores.
    Vou falar por experiencia propria.
    Toda a vida desde windows 3.1 o utilizei.Contimuo a o utilizar exporadicamente o unico senão é que sempre que o temos que actualizar temos de pagar as licenças e ao mesmo tempo como não é de codigo aberto as alterações que podemos efectuar são meramente a nivel aparencia.A grande maioria das pessoas utiliza o sistema windows pirateado com o inconveniente de este estar com cavalos de tria e backdoors que ninguem sabe o que este fazem no sistema.
    No linux que actualmente é o sistema que uso não tenho de me preocupar com as viroses e afins em virtude do software instalado provir de origem certificada.Vão me dizer que não existe software capaz de suprir as nossas necessidades e então eu digo que não é verdade.Tal será em alguns casos pertinente esta falta em softwares proprietarios e especificos mas para isso existem fornecedores de linux que procedem á sua adaptação/implantação e aí tem de pagar como é logico.
    As principais vantagens do linux actual são:
    -distros com longa actualização(cinco anos);
    -grande variedade de escolha;
    -adaptaveis e personalizaveis;
    -não exigem maquinas muito potentes e portanto de facil aquesição em segunda mão;
    -seguras e confiaveis a nivel de trabalho.
    Optem pelo linux que só ficam a ganhar e é facil instalar um sistema operativo,não faltam tutoriais na net.

  16. fernando marques martini says:

    ja vi no que see topico vai dar mais de 1000 do mesmo, ah linux é isso, ah windows aquilo, esses topicos nem deveriam ser feitos, é só politica, da forma que está hoje, vai continuar assim.

  17. Avenzel says:

    Deixei o Windows há 3 anos e só tenho pena de não o ter feito há mais tempo.
    Tenho também andado a migrar utilizadores do Windows para Linux (Mint) e ainda nenhum voltou atrás nessa decisão. E por impressionante que pareça, depois disso ainda não me chatearam para resolver problemas que seria suposto terem acontecido. E estou a falar de pessoas com poucos ou nenhuns conhecimentos de informática.

  18. CMatomic says:

    Por aqui falam-se do linux como fosse uma empresa , o que não é na realidade , falta isto e aquilo , a não funciona isto e aquilo .

    A culpa é do Linux , ou do desconhecimento das alternativas e de certas empresas que não dão apoio ao linux ?

    Em Portugal país pro Microsoft , onde se gasta milhões com os sistema desta empresa miguem se queixa dos gastos que são feitos para adquirir os produtos desta empresa .

    Não seria melhor investir em sistemas de software livre ?

    No meu pc tudo funciona , a e tenho uma placa gráfica nvidia , por caso só utilizo placas gráficas nvidia em linux . ha!!! , funciona ??? sim há muitos anos , nvidia tem as melhores drivers para Linux .
    Deve ser magia ? não , é a realidade .

  19. Rúben Silva says:

    Boa tarde, após ler o tópico a 100%, com calma e com olhos bem abertos (depois de ler alguns comentários aqui colocados), desde que descobri o unix/linux no mundo da informática no ano léctivo de 2004/2005, não tenho usado outra coisa. Há quem fale que é mau e que ao mesmo tempo é muito bom, mas numa forma geral usamos todos nós unix/linux todos os dias e nem damos por isso. Pessoalmente e empresárialmente, uso-o todos os dias, só uso windows em “part-time” em casa por causa da minha mãe e a minha cunhada… Em qualquer distribuição linux que utilizei até hoje, visto que a minha primeira experiencia com linux foi atraves do Caixa Mágica nas aulas de SEAC (Sistemas de Exploração e Arquitectura de Computadores), quando comecei a aprender como usar este OS mais que poderoso, estável, seguro (em comparação com o windows) e principalmente na configuração e gestão de redes de computadores. Penso que toda a gente deveria usar por algum tempo linux, independentemente da distribuição escolhida e/ou sua finalidade, sendo diferente do windows no inicio atualmente é práticamente igual ou mais simples de usar em ambiente gráfico que o windows. Até hoje, não me lembro de grandes problemas, a não ser as tradicionais incompatibilidades com algum hardware, que ao final de algumas pesquisas pela net, encontrei inumeras soluções, fáceis de implementar. Concluindo, só tenho a dizer que o uso de linux mudou a minha vida como técnico de informática e de redes de computadores para melhor, evito ao máximo o uso de windows para não atirar nenhum pc pela janela… 😀
    Uma dica que dou aos utilizadores deste PPLWARE, que só usam windows e que são fanboys do mesmo, antes de virem dizer que linux é mau porque não tem software equivalente ao existente em windows, informem-se devidamente bem antes de falarem sobre aquilo que não sabem.

    Abraços ao Staff do PPLWARE pelo trabalho que por aqui estão a fazer e continuem a faze-lo bem e cada vez melhor. 🙂

  20. ubuntu says:

    Qual o nome do ambiente de trabalho que está no ponto 5? alguém? 😀

  21. MauFeitio says:

    Boas, iTunes funciona em Linux? E que tenho dois equipamentos que precisam do iTunes… Ando renitente em mudar, por esta matéria e mais algumas… Uma pergunta técnica, e possível ter dois discos num pc que suporta dois discos, mas ter um flash e outro normal?

  22. Carlos Pereira says:

    Qualquer developer conhece os defeitos e feitios dos vários sistemas disponíveis. Eu não defendo nenhum deles, apenas ataco um, MAC OS… É que a Apple não gosta de facilitar a vida a quem ganha o seu sustento a programar para OS X.

    Quanto a Linux vs Windows, só quem utiliza alta produtividade e quem está na Hardcore Gaming Scene é que se pode queixar de compatibilidades Unix. E mesmo neste campo, as melhorias têm sido evidentes nestes últimos anos.

    A verdade é que, o melhor do Linux é o que o torna difícil de disseminar. As várias distros existentes não permitem uma coesão tão efectiva como acontece com releases Windows.

    Mas para quem tem curiosidade, instalem Linux e Windows em duas partições, vão ver que vai valer a pena.

  23. BENNY says:

    Boa Tarde,
    Excelenteartigo, muito embora se pudesse dizer mais sobre o Linux. O problema principal é que peofissionalmente não existem muitas aplicações (falo da banca e seguros por ex.).
    Quanto à adaptação, isso é como tudo rápido nos adpatamos especialmente à nomenclatura, mas penso que é bem mais simples e estável trabalhar em linux que em windows, mas enfim não se pode agradar a todos. Posso dizer por experiencia que o trabalho em rede por exemplo, onde o windows “emburra” o linux “limpa” sem problemas… divirtam-se
    mas se pudesse profissionalmente estava há muito só com linux.
    Um abraço para o todos e em especial para o Pedro

  24. Carlos Teixeira says:

    Podem contar as histórias que quiserem, mas não troco o Windows por nada. Já tive experiência com o Linux e é muito limitado. Enquanto que no Windows posso ter o programa que eu quiser, isso já não acontece no Linux ou noutro sistema operativo.

    • camt says:

      Legal ou pirata, porque legalmente a maioria custa uma pipa de massa comparado com o que se paga pelo software linux.

      • Carlos Teixeira says:

        sim….mas as opções livres que existem para Linux também existem para Windows, não é por ai, e o Windows tem ainda mais opções livres que o Linux

        • camt says:

          Claro que tem, na sua maioria são freeware por um certo tempo e aquelas que na realidade são livres grande parte das vezes trazem spyware, malware e outras coisas que nem damos conta.
          Dou-te um exemplo que aconteceu comigo precisei de um conversor de audi/video e encontrei um chamado freemaker que é muito bom o problema é que ele trás por defeito a instação do webserch se não me engano que faz spymware e envia todos os dados do que procuras na net para eles, mesmo que indiques que não o queres ele instala-se automaticamente, tive um trabalhão para desistalar aquilo e tinha um anti-virus mas free tive de comprar um para o desistalar.

  25. Vidal says:

    Viva

    Sou utilizador do Windows e nunca experimentei Linux apenas porque não é compativel com jogos tipo BF3 e BF4 que são os que jogo atualmente ou estou enganado? Se não houvesse essa lacuna já muita mais gente teria mudado de sistema operativo.

  26. Paulo Afonso says:

    O único motivo pelo qual regresso sempre ao windows… PHOTOSHOP nas versões mais recentes, todas as vezes que consigo instalar com wine há bugs… Não me falem no GIMP, sff.

  27. Pedro Carvalho says:

    Reconheço os vários aspetos que destacam, mas ainda existem muitos motivos para não mover para linux. Sou utilizador diário e regular de vários sistemas operativos, pelo que tenho recolhido ao longo dos anos a experiência e aspetos fortes de cada alternativa. Assim, o meu uso costuma concentrar-se na melhor utilização consoante a necessidade.

    A questão dos drivers é relativa, pois os drivers ajudam (bastante) na otimização do hardware, o que nem sempre acontece com os drivers genéricos (por exemplo, no meu portátil causa uma diferença de autonomia de 3 horas!…).

    Para o dia a dia, utilizador que só usa o computador para aceder ao facebook ou ver umas notícias, serve. Mas quando começamos a pedir um pouco mais de produtividade, fica muito a desejar. Falo por exemplo da suite Office, que não existe melhor do que o da Microsoft. Podem falar de alternativas e até escrever um artigo a comparar todas as ofertas, mas nada chega aos calcanhares do MS Office para Windows. E para o utilizador comum, que quer chegar a casa, abrir o computador, aceder ao facebook e abrir uma apresentação ou escrever um documento “como deve ser”, fica a desilusão.
    Já tentei a migração de todas as máquinas da minha família para linux. No final, todos voltam para o windows pois “encravam” nas tarefas mais simples, por mais que o SO tente ser “simpático”. Isto sem contar, claro, com o software em falta (já aqui referido noutros comentários).

    Só em nota adicional, engane-se quem acha que linux não dá problemas também… é igual, para pior. A facilidade com que tive que formatar uma máquina foi elevada, causado por utilizadores comuns e sem grande experiência – não precisaram de um vírus para dar um nó no sistema…

    Por último, “food for thought”: se o linux há tantos anos luta por marcar uma posição de diferença no mercado, por que motivo tem-se aproximado, ano após ano, do Windows?

    Linux? Sim, talvez daqui a uns anos. Por agora precisa de muito “man power” e de concentração de esforços – enquanto existirem tantas distribuições e tantas alternativas, desviamo-nos de um SO que seja realmente concorrente. É mais aparato do que sumo. My 2 cents.

  28. Luis Trindade says:

    Olá

    Gostaria de Saber qual a distro mais comum
    e que programas equivalentes existem em Linux

    AutoCad
    Photoshop
    CorelDraw
    Outlook (o thunderbird não é equivalente)

    Como fazer para correr programas do windows tenho um programa de Gestão Comercial Certificado e a empresa não tem opção de Linux.

    Obrigado pela ajuda

    • Rúben Silva says:

      Boas Luis,
      Para AutoCad tens o DraftSight, FreeCAD, …
      Para Photoshop tens o GIMPshop, Pixel, Cinepaint, Inkscape, …
      Para CorelDraw tens o Xara Xtreme, sK1, Karbon, …
      Para Outlook tens o Zimbra, Evolution, Kmail, Balsa, …

      Para correr programas windows em linux podes sempre usar o wine, uma pequena pesquisa no google e tens vários guias de como o configurar, com sorte até encontras um guia para a tua aplicação.

      Espero ter ajudado,
      Abraço

  29. Rui says:

    Para quem só vê um mar de rosas na utilização do linux, que é gratuíto….. Já alguém questionou a sí próprio porque há ainda tantos utilizadores com o windows xp? Um SO com quase 15 anos!!! Deve ser porque só dá problemas, chatices, etc. E sabem por acaso que ainda há PC a funcionar com o windows 95 em algumas empresas? (Abaixo desse so não conheço nenhum caso, mas acredito que tb haja).

    Têem razão, os utilizadores são uns grandes nabos ao não utilizarem o linux, nem percebo porque não abandonam o windows!

    Meus caros, muitos utilizadores sem o botão iniciar já nem sabem desligar o PC…..

    Agora mais a sério, já aconteceu com algum de vós fazer um apresentação com o openoffice e saír tudo desconfigurado? Pois….
    Há muitos aspectos que o windows consegue prender um utilizador, pela enorme facilidade dos drivers, pelo java necessário para os portais das finanças, dri segurança social, cga directa…. Experimentem utilizar os sites dos bancos dedicados para empresas em linux……

    Experimentem também encontrar programas de contabilidade, facturação, salários, etc, etc…..

    Mas como são da área informática, podem já começar a programar esse tipo de programas 🙂

    Agora para os utilizadores mais básicos, que precisam de um browser e pouco mais, sim, o linux é excelente. Quem trabalha numa empresa com dezenas ou centenas de postos e sm um batalhão de programadores…… Continua a utilizar o windows até rebentar…..

    Cumprimentos (estou a escrever de um terminal que nem utiliza windows nem linux 🙂

    • lmx says:

      O XP é o mehor SO da MS de sempre…por isso muita gente ainda o mantém 😉

    • Nuno Machado says:

      O XP foi um dos melhores sistemas operativos que existiu.

      Sou user hardcore de Linux e admito-o com toda a naturalidade.

      Um dos melhores não significa o melhor.

    • Jonatan says:

      E esses programas para Win são pagos ou gratuitos? Há pois.
      porque é que não existem? Não há procura! Quando se compra um PC novo o que é que traz? Win! Win! Win!Se eu for a uma suprficie comercial e pedir um PC limpo, não há! E assim as pessoas só conhecem o Win e quase só se produz para o Win. No Brasil, onde há menos poder de compra já não é bem assim, vê-se pelos fóruns relacionados com o tema.

    • Pedro Fonseca says:

      Compreendo-te perfeitamente, eu posso falar com conhecimento de causa pois fui utilizador windows durante 20 anos e digo-te já o XP foi o melhor SO da microsoft, usei e abusei dele. Tive o 8 e 8.1 instalado e rejeitei-os (toma nota que nem os chineses o querem…) E digo-te mais, preferia não ter mudado do XP! Neste momento utilizo o ubuntu e o xubunto (empresa onde trabalho) e digo-te é um XP e muito mais.

      Drivers? Digo-te o mesmo que me disseram: o linux é self-contained; não há nada melhor de tão simples que é.

      Java? Instalas o icedtea-plugin

      Bancos, cgd, etc: utiliza o chrome na eventualidade de não funcionar em firefox.

      Nota final: alguém sente que o windows 8 está feito para não pensar nem perceber que raio está afazer quando bloqueia, quando se reinicia sozinho ou quando aparece o ecran azul? Meu rico XP…

  30. Jorge Gomes says:

    Digam o que quiserem façam tantos quantos comentários fizerem não existe melhor que linux e mac os x windows é so para brincar

    • Rui says:

      Tens razão Jorge. Quando vamos a qualquer empresa só vemos malandros a jogar em PC com windows! Os sacanas!?

      • lmx says:

        calma que também vejo muita malta a curtir em pc’s linux…e ainda bem…

        Quando começas a olhar para a malta e eles ja esbracejam por todo o lado…deixa-os descomprimir um pouco, se não vão começar a guerrear 😀

        Deve-se fazer uma pausa a cada hora de trabalho, a pŕopria medicina do trabalho avisa e aconselha!!Depois não se queixem, que tiveram um avc, ou um ataque cardiaco, vou problemas de artrite, ou outra coisa qualquer derivada da compressão muscular constante, e sempre nas mesmasposições sentados…

        Estão-vos a falar alguém que já sofreu um pouco com algumas destas coisas…

  31. ro301 says:

    Sou utilizador do linux à 6 meses e posso dizer que a adaptação nas primeiras semanas foram muito difíceis mas hoje não o troco por nada.

    É sempre um desafio quando nos põem a pensar, e o linux ao contrario do windows obriga-nos a pensar portanto não pensem que vai ser fácil.

    “contrário do que ainda se pensa, o Linux é acessível a qualquer utilizador.”

    Apesar de ser um grande fã do trabalho linux e não entender nada de programação (portanto estou de pé de igualdade com a maior parte dos utilizadores do windows) não concordo com a afirmação do autor do post.

    Se a minha Avó quisesse um pc eu oferecia um windows. O windows é amigo do usuário. Atenção que ponho neste o windows também à frente do MAC.

    Esta é talvez a carta trunfo que a microsoft soube bem investir. É o ponto de diferenciação.

    É verdade que no linux vocês não precisam usar o terminal mas também é verdade que executar algumas tarefas simples e desvendar alguns problemas que podem surgir é caso de alguma dor de cabeça para quem não tem hábitos de pc.

    O que sugiro é: o windows para quem nunca usou um pc e/ou para quem não quer pensar muito nem gosta muito do mundo digital. É o mais amigo do usuário. ATENÇÃO: Windows 7. Penso que o windows 8 perdeu em usabilidade.

    Para quem passa muito tempo no pc, gosta de pc e está habituado a usa-lo então neste caso o linux é uma verdadeira opção. Neste caso. Por exemplo, a minha irmã não gosta muito de pc’s mas usa-o para ir à internet e fazer alguns trabalhos então eu instalei o linux porque o windows é muito lento e ela adaptou-se no primeiro minuto ao linux. Porém se ela tentar fazer algumas funções como desistalar programas, editar fotos, etc, vai ter de perder algum tempo a entender como usar novos softwares e novos conceitos. Cá está o mano para ajudar xD. Faz pensar mais que as mesmas tarefas do windows.

    Existem outros pontos no artigo que quero comentar:

    ponto 3 do artigo – sim há muitas mais mas vocês se repararem que assemelham-se em alguns aspectos umas ás outras e numa grande parte são difíceis de usar. Isto acontece porque as pessoas que doam o seu trabalho gostam mesmo é de programação. Não são especialistas de usabilidade (etc).

    5 – este ponto é perigoso. Já tentei alterar o ambiente de trabalho para outro igual ao do mac e acabei por ter de voltar a instalar o linux porque não soube como desinstalar aquilo (deu erro). Isto no inicio quando mudei para linux. Portanto cuidado.

    Tive que fazer estas notas para as pessoas não se sentirem enganadas. Isto é um pouco como o vegetarianismo. Ninguém obriga ninguém a ser vegetariano não pensem que nos estão a fazer um favor. O bem é para vós. Depois ser vegetariano não é passar fome nem comer saladas. Na verdade ao contrario das pessoas que comem carne a alimentação dos vegetarianos acaba por ser mais rica e nutritiva pela sua própria natureza. Comem mais variedade de pratos. Então no linux é o mesmo. Você para editar as fotos usa por exemplo o GIMP mas os videos já usa o Lightworks. No windows usa tudo da adobe (pirateado) e faz um sorriso amarelo quando é apanhado nas suas apresentações públicas enquanto tenta vender o seu livro protegido por direitos de autor.

  32. Ricardo Silva says:

    Como faço para jogar PES, FIFA, VIRTUA TENNIS, NEED FOR SPEED e milhares de jogos no linux?!

    P.S. Não gosto de consola porque não me habituo ao gamepad.

  33. delaorden says:

    Ótimo artigo.
    Há uma grande razão sim para se usar Linux; é feito por milhares de pessoas que trabalham horas a fio para entregar o sistema totalmente gratuito.
    Se somente contassemos os Windows licenciados, talvez a diferença entre usuários Linux e Windows cairia para menos de 1 dígito.
    Aqui no Brasil, e acho que em muitas partes do mundo, centenas, talvez milhares de empresas, até grandes, usam Windows PIRATA. Uma vergonha.
    Para mim, que mudei para Linux Mint, só achei vantagens.
    Claro que uso o Windows, principalmente para gravar música, mas não porque o Linux não é capaz, mas sim porque eu ainda não aprendí a usar suas ferramentas.
    Não acredito em sistemas que não sirvam a ninguém. Cada qual com seu cada qual. Mas elogiar Windows e rodar software pirata no PC não dá credibilidade à sua opinião.

    • Ro301 says:

      Existem muitos aplicativos para esses efeitos (gravar musicas). Se pesquisar no google ou em sites e foruns de linux encontra. Por exemplo o viva linux.

      Penso que não compensa usar o windows se for só para isso. A unica coisa que é mais complicada no linux é encontrar programas mais tecnicos como por exemplo um software do tipo fireworks da adobe. Mesmo assim pelo wine o assunto resolve-se 🙂

      O wine é um aplicativo para linux que permite você gravar programas do windows.

  34. Leitor says:

    Atualizaçoes de sistema operativo no windows é aquela base que atualiza mal sai…

    No ubuntu ao menos pergunta e avisa quento é para fazer download 🙂

  35. Simão Sá says:

    Atualmente trabalho com os três sistemas operativos. Cada um tem a sua especificidade.
    Linux é muito bom, disso não há dúvidas, mas quando precisamos de um programa (ou mesmo um driver) muito especifico é bastante complicado arranjar.

    O osx é excelente para trabalhar. (é funcional e intuitivo e há bastantes boas ferramentas, embora pagas, para quase tudo)
    O Linux é excelente para um computador pessoal, (navegar na internet, fazer pequenos trabalhos, uns desenhos, ouvir umas musicas, aprender a trabalhar com comandos, etc)
    O Windows é bom para jogar, pois todos os jogos de pc são desenvolvidos a pensar neste sistema operativo.

    Para uma pessoa que não usa o pc para jogos Linux é o ideal para ter no computador pessoal.

  36. Moody Blue says:

    Já instalei o Linux por diversas vezes e acabei por voltar sempre para o Windows. Há problemas técnicos que nunca consegui resolver:

    1) Nunca consegui imprimir numa impressora USB ligada a um modem da NOS (tive de comprar uma impressora wireless)
    2) O meu Synology “virtualiza” serviços MFP das impressoras USB. No Windows consigo digitalizar via wi-fi, no Linux não (ambos conseguem imprimir)
    3) De vez em quando desenvolvo aplicações em Lotus Notes e em Linux não há como o fazer
    4) Não consigo ver com qualidade os ficheiros WMV e PPS
    5) Tenho um comando “Logitech Harmony”, para o programar só em Windows
    6) Tenho a minha biblioteca de música em ALAC, nunca encontrei um codec para Linux que me permita converter os CD para ALAC

    Etc. São nicas, eu sei, mas são nicas chatas que me fazem voltar sempre para o Windows.

  37. Ricardo Ruivo says:

    Linux é fixe!
    Apesar de vir com os drivers todos nem sempre funcionam pois tenho um tablet da motion computing modelo ls800 que de placa de som tem uma sigmatel stac9758,59 que apesar de ser reconhecido pelo sistema não dá som. Isto acontece porque na instalação em Windows os drivers tem uns files interface que adicionam funções ao kernel (ikernell.dll) e eu ainda não descobri maneira de por isto operacional. Mas mesmo assim gosto bem mais de Linux do que do Windows. Então alguém da uma ajudinha?
    Uso muito o ssh para configurações remotas.

  38. Rui says:

    Usei em tempos ( 2011/2012) o Linux Mint, que em termos de performance, gostava bastante , mas o facto de nao ter suporte para os drivers da placa wireless . Tenho um Toshiba.

    Será que esse problema de drivers já está resolvido? Queria usar o portátil como máquina de programação.

    • Caro Rui.

      No mundo Linux , ( 2011/2012) é uma eternidade , pode ter certeza que a sua placa wireless vai funcionar . Mas se por um acaso não funcionar , não desista do Pinguim.

      saudações.

      • Rui says:

        Eu na realidade não desisti, fiz apenas um stand by.
        Como utilizador intensivo, agrada-me bastante a fluidez e a robustez do Linux.
        Mexer no terminal trouxe-me saudades do MS-DOS mas com comandos bastante mais poderosos.
        Vou ver se antes do fim do mês volto a instalar o Mint neste Toshiba.
        Abraço

  39. tyu says:

    Pois,mas ainda eu sendo muito verde nas questoes linux,pq é q de vez enquando faço update de distro,ou updates mais simples,o linux deixa de arrancar,o grub.graças a pesquisas q fiz encontei um live cd q faz repair ao mesmo,senao já nao conseguia revolver a questao,mesmo tentando com instruçoes de foruns de linux.

    • Rui says:

      Lá está, se mesmo para pessoas da área, instalar e manter o linux não é fácil, agora imaginamos aqueles utilizadores do windows, que a microsoft só por retirar o botão iniciar já nem sabem desligar o computador………

      Ainda falta muito “user friendly”

  40. pmaster says:

    Pra quem quer jogar no Linux: Steam, GOG, Wine, e Playonlinux. ;D.

  41. “O Linux é seguro porque só 2% da população o usa.”

    Isso é um dos maiores mitos em relação ao Linux , a questão de insegurança dos produtos de Redmond , estão directamente relacionados
    a estrutura do sistema operacional , e outra que o Linux não esta em apenas 2% , ele encontra-se em proporção muito maiores se levarmos em conta tudo que é Linux , de embarcados a supercomputadores..

    saudações a todos.

  42. Rui Moreira says:

    Na minha opinião o que faltam ás distribuições e aplicaçoes linux são designers..
    Neste momento podemos ter a aplicação com as piores funcionalidades do mundo, mas se forem “bonitas”, os utilizadores vão experimentar.

    E concordo com o que dizem, acho que o linux ainda tem de percorrer um longo caminho até conseguir fornecer algumas ferramentas de qualidade que a microsoft tem neste momento. (Apesar de cada vez mais, estarem a dar longos passos nesse caminho)

  43. Luis Trindade says:

    Ė curioso que para uma pessoa que não entende muito de Linux, como eu, e que tenha feito umas perguntas pertinentes neste debate, verificar que se perde tempo em questões de qual é o melhor se o Windows ou o Linux e não exista nenhum dos experts deste debate que perca um pouco do seu tempo a tentar exclarecer quem efectivamente tem duvidas.

  44. Parrudo says:

    Bem por causa deste “post” decidi arriscar e instalei o linux mind 17 de raiz formatação total, ou seja windows desapareceu totalmente e digovos uma coisa até agora estou nas nuvens, agora vamos ver com o passar dos dias, isto dos sistemas operativos torna-se uma dependência e eu fui windows desde o win95 por isso ….. vamos ver mas valeu a experiência , parece que mudei da água para o vinho, gostando eu mais de vinho ….. heheheheh

  45. Pedro Figueiredo says:

    Photoshop e lightroom no Linux é possivel?????????????

  46. João says:

    Quando o League Of Legends e outros grandes sucessos do mundo dos jogos conseguirem rodar em linux avisem sff que eu penso em mudar 😀

  47. Carlos says:

    É preciso esclarecer de uma vez por todas algumas coisas que foram faladas,
    primeiro, linux não é seguro porque pouca gente usa, a arquitetura do sistema é robusta, so o root ou usuário que use o sudo pode alterar qualquer coisa no sistema ou ate ser infectado com malwares, o que mesmo assim daria um trabalho, pois teria que tornar um arquivo executável, dar permissões com o root e executa-lo, tendo em vista que usuários do pinguim so usam softwares dos repositórios oficiais, ainda torna mais difícil um dia ser infectado, pois os softwares dos repositorios são testados e imunes de qualquer malware, são totalmente confiaveis.
    Segundo que vejo pessoas falando de jogos pra linux, se pesquisarem verão que a steam aprova o linux, esta migrando jogos pra plataforma, como CS,Left4dead etc…
    A steam ate possui seu proprio SO Linux, o SteamOS, é claro que não possue tantos games quanto windows, mas acredito que sera questao de tempo.
    Outra coisa que deveria ser dito nesse tópico é o fato do sistema ext4 do linux não fragmentar,ja o fat32 e ntfs eu nem comento rsrs,
    Dificilmente um sistema linux ira travar,é estável,seguro,personalisavel
    É OpenSource uma das maiores vantagens na minha opinião, pois eu sei como o sistema funciona, sua arquiterua aberta permite que milhares de pessoas desenvolvam pro sistema, e ajudam em sua melhoria, ambientes fechados como windows possuem backdoors de fábrica , ajudam na espionagem, nenhuma politica de privacidade.
    São tantas as vantagens de se usar Linux, fora que o sistema hj em dia esta presente em quase todos os aparelhos, celulares,roteadores etc…
    Respondendo a pergunta do Luis Trindade.
    Alternativas

    Autocad – LibreCad
    Photoshop – Gimp
    CorelDrawn – Inkscap
    Outlook – Ja não sei tenho q pesquisar, nunca gostei de outlook
    Programas do windows, vc pode tentar rodar com wine, mas nem todos talvez funcione.

  48. Luís Silva says:

    O windows é mais fácil…. Blá blá blá blá

    Claro que sim, é só piratear, gravar um DVD, instalar. Sacar o office…. Pirateado claro está… Tudo muito simples. E pronto.
    Claro que a maioria nem drivers mete… Tudo funciona… Ou quase
    Passado um dia mesmo com antivírus la vem as janelas chatas a lentidão passado uns tempos…

    E assim se vive num mundo em que a simplicidade da pirataria reina.

    É mais fácil? Já testaram um linux nos últimos tempos? Até a maioria das impressoras se auto instalam em linux.

    Continuem a usar o windows eu prefiro que continuem na ignorância.

    Não imaginam o que lamento por um multimilionário visionário sul africano um dia se lembrou de oferecer CDs a toda a gente com um linux novo… Os puros sabem do que falo… Ai Ai LINUX Volta a ser a consola, um sistema para geek ou curiosos… Belos tempos de partir pedra, ai tempo volta para trás… Já lá vai i tempo que não compilo nada 🙂 meninos não falo de sexo.

    Força MS tantos computadores com windows à força… E tantos outros ou mais pirateados… Ou melhor disponíveis na internet

    LuisS

  49. JOAO ALVES says:

    Boas, so nao mudo para linux por causa duma coisa…. jogos… como gosto de jogos de estrategia tipo Anno 1404 ou a serie age of… ou ainda o wow. Estar a instalar o linux seria uma perca de tempo. Agora quando poder fazer no linux o que fazo no windows, ai mudo sem pensar duas vezes

  50. Carlos says:

    Hoje em dia não tem necessidade nenhuma de ficar usando wine,playonlinux etc.. Usuario de Linux usa as proprias ferramentas do sistema que são excelentes, sempre tem alternativa pra tudo, com força de vontade se aprende a usar qualquer ferramenta pro linux, não vejo pq usar wine, quanto a jogos use a Steam que ja tem alguns games bons, e com o tempo vem aumentando, muito melhor usar jogos da steam do q ficar usando tudo de windows via wine,quanto a programas as pessoas tem que parar de defender o seu sistema pq ele roda corel, photoshop e essas porcarias que custam o olho da cara e ninguem compra, se fosse pra comprar suite adobe,corel,office,windows ta tinham pago um carro mtu bom, então basta as pessoas pensarem fora da caixa e usar linux que alem de gratuito possui inumeras vantagens, quem usa windows nunca sera dono do sistema, e sim da licença de uso, ficando preso ao software proprietario, quem usa linux pode fazer o q bem entender com o sistema, distribuir,alterar,etc…

  51. Robson says:

    Discordo do item 4, no Windows só precisamos duplo click no install.exe e avançar, avançar e Finish.

    Abraços!

  52. halnaweb says:

    Em conclusão… Viva a liberdade de escolha!
    Eu escolho Linux para a maioria das tarefas do meu trabalho e o Windows para outras menores, uso Android no telemóvel, gostava de usar um dia o iphone. Gostei do sistema no Nokia Lumia com linux mas também gostei com windows.

    Nasci com o Spectrum, no pc o MS-DOS e mais tarde com o Windows, Experimentei Linux e não o deixo. Evoluí por minha escolha, pela liberdade de escolha.

  53. Loureiro says:

    Eu uso Linux e Windows. O único problema que tenho com o Linux no meu portátil é a falta de eficiência com as drivers, o portátil tem um consumo muito maior de bateria e aquece muito mais. No que toca a autonomia, o Windows 7 ainda é melhor.
    Mas há muitos distros que são uma excelente opção para um utilizador normal de computadores, que não se aventura muito, e pode até ser mais fácil de aprender as funções mais básicas. Quem trabalha com algum software mais específico torna-se complicado. Mesmo existindo substitutos, muitas vezes são softwares muito mais difíceis de aprender e habituar. E o wine para mim não é solução para tudo. Mas claro que ha software que funciona melhor num distro que no Windows. Em suma, o dual-boot é sempre a maneira mais fácil de ter uma máquina funcional com o melhor dos dois mundos 😉

  54. Rodrigues says:

    Acho uma piada às pessoas que dizem que não há aplicações para o Linux… Claro que não há as aplicaçõezinhas que estão habituados a usar no Windows. O que não quer dizer que não haja outras iguais ou melhores…
    As pessoas estão é formatadas para usar certas aplicações impostas pela Microsoft (ou outras empresas que só desenvolvem para Windows).

    Antes de falarem, experimentem, nao falem do que não conhecem e não sejam atados!

    Cumps 😉

  55. Daniel M. says:

    Eu não entendo algumas coisas muito honestamente. Para quê o movimento de conversão para tudo o que não seja windows? Peço desculpa mas, aqui, desde há muito que tenho lido em abundância artigos que promovem a mudança de um SO da MS para outro, mais frequentemente da Apple, mas também muito para Linux. Virou moda falar mal da MS, e agora quem não fala mal não é “cool”, está apegado ao passado. A verdade é que, tirando isto ou aquilo, a MS tem feito um bom trabalho, tirando o Vista está claro. Todos os problemas dos sistemas da MS são escrutinados, mas para os outros, “é assim, foram opções e tem o seu objectivo”. Eu sinceramente, não percebo. Cada um tem os seus pontos fortes, e a sua utilidade depende de cada utilizador. Gostava de vos ver explorar mais o que os sistemas da MS têm para oferecer.

    • Vítor M. says:

      Cuidado que grande parte dos visitantes aqui são Windows users. A grande maioria de software apresentado é para Windows. Atenção ao conteúdo geral e não só ao particular. O que há é alternativas para tudo, ainda bem que assim é 😉

    • Paulo jaime says:

      Em uma linguagem acessível e simples espero que fique a entender um pouco , pois parece-me que o problema é falta de informação ( mas ela existe na net )

      1 – Existem centenas de distribuições Linux , cada uma mais compatível com a finalidade e a interface desejável .
      2 – milhares de aplicações para todo de utilização , a grande maioria de qualidade profissional ( exemplo suites office , edicão de imagem e video etc . ) totalmente GRÁTIS !
      3 – Grande nível de personalização…. para quem gostar de manter o ” look ” de seu sistema preferido , Windows , Mac ou outro , é possível alterar o aspecto , inclusive transpar~encias , botões das janelas etc….
      4 – Muito mais estável e responsivo …. se instala e passado 1 ano ou o tempo que passar , trabalha sempre estável e igual , não acusa ” cansaço ” , tranqueira/lixo pouco ou nada , não desconfigura … tipo Mac ( ou seja o Mac é que é tipo Unix/linux )
      5 – NÃO NECESSITA DE ANTIVÍRUS , sistema altamente seguro !
      6 – Não necessita de software para manutenção , limpeza ou manutenção
      7 – Maioria dos servidores a nível GLOBAL possuem Linux instalado , nas grandes corporações / empresas , embora possam ter eventualmente os terminais de utilizador final com Windows ( A maioria das pessoas têm essa percepção errada que é feio e ruim de entender o Linux , nada mais errado ) . O Linux nos servidores são a maior GARANTIA DE ESTABILIDADE E SEGURANÇA !
      8 – BANCOS , GRANDES EMPRESAS NOS E.U. , EUROPA , JAPÃO E ÁSIA EM GERAL usam Linux nos seus servidores . NASA ( Agencia Espacial Americana ) BOLSAS DE VALORES UM POUCO POR TODO O MUNDO , SUBMARINOS NUCLEARES , BASES LANÇAMENTO DE MÍSSEIS , AVIAÇÃO , COMBOIOS ( Trens ) REGULAÇÃO DE TRÁFEGO RODOVIÁRIO ( Semáforos ) INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA , etc etc…..
      O Windows é mais instável , desconfigura , sofre ataques cibernécticos com muito mais frequência e tem que usar ANTI-VÍRUS ! Indispensável software de limppeza , manutenção e optimização , sob pena de o sistema começar a ficar lento e mais instável . Desconfigura com facilidade e funciona mal …..
      Para quem não domina o Windows com facilidade e o mantém ” domesticado ” , só tem dores de cabeça ! E se não souber você próprio cuidar do seu sistema , então é gastar dinheiro nas assist~encias técnicas ( Pcs-Clinics ) que abundam por aí …..
      Tem mais razões ….. mas acho que fico por aqui …. Uso os 2 sistemas mas vivo muito mais tranquilo com o Linux !

  56. Jonatan says:

    Eu uso Linux há 5 anos e nunca me arrependi!
    Não precisar do terminal de comandos para nada? Hummmm…Duvido

  57. androidUser says:

    4) Instalar aplicações é mais fácil
    Mais fácil? windows tem sempre executável que é só fazer next. se for com CD/DVD, põe-se e ele abre instalador sozinho.

    Só uso distros ubuntu, e vou falar do gestor software: sempre desatualizado e super lento e a pesquisa é ridiculamente fraca, só existe para fazer feitio e ficar bonito.

    • Paulo jaime says:

      Está totalmente errado…… e a nivel de estabilidade então nem se fala ! Mas acabei de postar em resposta a um outro amigo e vou fazer copy paste para você ….. é óbvio que não é uma pessoa informada !

      5 de Julho de 2015 às 10:08
      Em uma linguagem acessível e simples espero que fique a entender um pouco , pois parece-me que o problema é falta de informação ( mas ela existe na net )

      1 – Existem centenas de distribuições Linux , cada uma mais compatível com a finalidade e a interface desejável .
      2 – Milhares de aplicações para todo tipo de utilização , a grande maioria de qualidade profissional ( exemplo suites office , edicão de imagem, audio e video etc . ) totalmente GRÁTIS !
      3 – Grande nível de personalização…. para quem gostar de manter o ” look ” de seu sistema preferido , Windows , Mac ou outro , é possível alterar o aspecto , inclusive transparências , botões das janelas etc….
      4 – Muito mais estável e responsivo …. se instala e passado 1 ano ou o tempo que passar , trabalha sempre estável e igual , não acusa ” cansaço ” , tranqueira/lixo pouco ou nada , não desconfigura … é tipo Mac ( ou seja o Mac é que é tipo Unix/linux ) e não precisa formatar o disco rígido .
      5 – NÃO NECESSITA DE ANTIVÍRUS , sistema altamente seguro !
      6 – Não necessita de software para manutenção , limpeza ou optimização .
      7 – Maioria dos servidores a nível GLOBAL possuem Linux instalado , nas grandes corporações / empresas , embora possam ter eventualmente os terminais de utilizador final com Windows ( A maioria das pessoas têm essa percepção errada que é feio e ruim de entender o Linux , nada mais errado ) . O Linux nos servidores são a maior GARANTIA DE ESTABILIDADE E SEGURANÇA ! Muitos Governos usam nos seus serviços e ministérios o Linux ( Inclusive Portugal )
      8 – BANCOS , GRANDES EMPRESAS NOS E.U. , EUROPA , JAPÃO E ÁSIA EM GERAL usam Linux nos seus servidores . NASA ( Agencia Espacial Americana ) BOLSAS DE VALORES UM POUCO POR TODO O MUNDO , SUBMARINOS NUCLEARES , BASES LANÇAMENTO DE MÍSSEIS , AVIAÇÃO , COMBOIOS ( Trens ) REGULAÇÃO DE TRÁFEGO RODOVIÁRIO ( Semáforos ) INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA , etc etc…..
      O Windows é mais instável , desconfigura , sofre ataques cibernécticos com muito mais frequência e tem que usar ANTI-VÍRUS ! Indispensável software de limppeza , manutenção e optimização , sob pena de o sistema começar a ficar lento e mais instável . Desconfigura com facilidade e funciona mal …..recomenda-se formatar de tempos em tempos , dependendo do estado do sistema….
      Para quem não domina o Windows com facilidade e o mantém ” domesticado ” , só tem dores de cabeça ! E se não souber você próprio cuidar do seu sistema , então é gastar dinheiro nas assistências técnicas ( Pcs-Clinics ) que abundam por aí …..
      Tem mais razões ….. mas acho que fico por aqui …. Uso os 2 sistemas mas vivo muito mais tranquilo com o Linux !

  58. Rodo varias versoes linux slackWare nos servidores,desktop Biglinux,muito estavel e bonito,disco solido,nem se compara com windows tem 10 anos funcionamento nunca formatei pc.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.