Critical Strike Portable – a reencarnação do CS nos smartphones

Disponível para Android, iOS, Windows e Web.

O Counter-Strike é já um clássico e são poucos os que não conhecem. É um título da Valve que, após adaptado do Half-Life, ganhou uma posição muito forte nos jogos multi-player online e em LAN.

É assim que surge o Critical Strike Portable que, embora com bastantes semelhanças (até no nome), foi algo criado de raiz pela recém criada empresa Studio OnMars e esteve a cargo de uma pequena equipa de 5 elementos. Lançado oficialmente há poucos dias na Google Play Store, este jogo gratuito e com a possibilidade de jogar Online alcançou rapidamente o meio milhão de utilizadores. “Bora” lá jogar??


A magia deste Critical Strike Portable resume-se no elevado número de plataformas que, desde o início, são suportadas. Graças ao motor gráfico Unity3D, este jogo está agora disponível para Android, iOS, Windows e ainda numa versão Web, a partir do Browser. Portanto… disponível gratuitamente para toda a gente!

Existem os modos de jogo SinglePlayer e MultiPlayer. Em SinglePlayer é possível escolher entre os modos Team Deathmatch, Classic e Zombie Survival e, em todos eles, é possível escolher o número de bots (jogadores virtuais) que cada equipa terá. Note-se que a inteligência artificial destes bots é bastante razoável e, na falta de uma ligação à rede, é o suficiente para desfrutar de um bom momento de entretenimento.

No modo MultiPlayer pode (e deve) ser feito um registo para que um jogador fique devidamente identificado com o seu nickname. De seguida deve ser escolhido o local mais próximo de si (entre Europa, América e Ásia) no modo Online e bastará escolher um servidor para iniciar o jogo. De outra forma, em vez de escolher um continente, é possível escolher o modo LAN para jogar numa rede local. Aí é possível iniciar um servidor (Host Game) ou entrar num já iniciado (Join).

Tudo é muito simples e o divertimento está garantido, quer esteja no seu dispositivo móvel ou no computador.

De forma resumida, as funcionalidades são:

  • Suporte das plataformas Android, iOS, Windows e outros PCs (com recurso ao Unity Web Player)
  • Utilização da tecnologia nVidia PhysX
  • É possível jogar com recurso a uma rede móvel 2G
  • Vários modos de jogo: DeathMatch, Matrix mod, Zombie mod, Survival, Bomb planting e Hostages resque
  • Suporte de bots (jogador virtual)
  • Administração da própria sala de jogo com possibilidade de ajustar as definições
  • Suporte para modo LAN
  • Suporte para mapas produzidos por terceiros
  • Dois modos de câmara: primeira pessoa e terceira pessoa

Relativamente à plataforma iOS, a instalação com recurso à AppStore ainda não está disponível e apenas é possível fazê-lo com recurso a um ficheiro .ipa (requer jailbreak). No entanto é referido que deverá estar disponível nessa loja em breve.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Android, iOS, Windows, Unity Web Player (via Browser)
Download Android: Critical Strike Portable @ Play Store
Download iOS: Critical Strike Portable v2.00d (não-oficial)
Download Windows: Critical Strike Portable v2.18
Versão Web: Critical Strike Portable Web-Version
Homepage: Critical Strike Portable





  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


25 Comentários

  1. utiliza o gamepad do xperia play?

  2. Os jogo em smartphones são todos muito bem feitos, com bons gráficos, boa simulação da física etc etc mas é muito dificil jogar num ecrã, não sentir os botões…sem falar do tamanho dos ecrãs (maioria são pequenos) onde os dedos ocupam o espaço visivel

  3. É engraçado.. No web de um computador, num dispositivo movél é muito dificil jogar..

  4. já conhecia esse jogo e vi a evolução ao longo do tempo, está muito melhor que a versão inicial

  5. Sinceramente está bem engraçado, super fluído no meu smartphone (One X). talvez pelo ecrã grande torna-se fácil de jogar, claro que nunca é comparável a um teclado e um rato, mas está bastante agradável de jogar e já passei umas boas horas online neste jogo..

  6. Tb já instalei no meu transformer, o jogo esta muito parecido com o cs como o conhecemos, falta é o Gun Game, p mim ficava 5 estrelas com esse mod…

  7. O jogo está bastante bem conseguido, e adaptado (dentro do possível) a ecrãs tácteis com controlos personalizáveis.

    Contudo um pormenor que achei interessante e invulgar para jogos deste detalhe gráfico, a julgar pelos comentários do play store, é a relativa leveza de recursos necessários. Existem por exemplo jogadores que conseguiram correr o Critical Strike num Samsung galaxy GIO.

    Se tivermos em consideração que este telemóvel tem apenas um processador single core de 800 MHZ, não é de facto muito para um first person shooter (FPS).

  8. Adoro este jogo! jogo bem no Transformer! Para mim um jogo essencial para ter no Android!

  9. Muito bom… mas… a Valve detém os direitos do Counter Strike. E se fosse só pela semelhança no nome até não havia problema, mas a imitação quase “ao milimetro” dos mapas, armas e gameplay pode vir a trazer problemas a estes 5 programadores. Espero que não… mas…

  10. Bom dia,

    Não estou a conseguir sacar a versão para o iOS. Sou só eu ou nem por isso?
    Alguma sugestão?

    Obrigado

  11. FPS’s em sistemas mobile? NOT!

  12. Testei, é muito bom.

    O negócio é acostumar com os controles, mas é a mesma coisa que acostumar com o joystick dos consoles.

  13. Não consigo baixar esse jogo para o IOS do meu Ipad 2, alguem tem uma solução ?

  14. Caraca jogo muito loco, adorei o modo Zumbi axei muit fodhh!
    Axei paia apenas contem 3 armas que são a sniper, shotgun, e a metraladora!
    mais o jogo em si ficou show de bola!
    fiquei 5 horas jogando direto.

  15. eu qero saber como fazer umas barreiras barreiras no jogo

  16. Como faço para mudar de patente no jogo?

    jogo a bastante tempo e ainda nao sair do nivel de recruta gostraria de saber como faço para subir de nivel mais rapido?

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.