Tutorial: Saiba como recuperar o antigo Facebook

O Facebook é a rede social mais popular do mundo, isso já toda a gente sabe. Mas, pessoalmente, o rede social de Zuckerberg peca por estar sempre a mudar de aspecto. Isto porque ainda nem estamos habituados a um estilo, já está tudo novamente a mudar e, não querendo ser má língua, algo me diz que é devido à concorrência… Mas adiante, eu até estava a gostar da última interface que o Facebook tinha mas, mais uma vez o Zuckerberg, quis dar-nos a volta e implementou a Timeline.

E se houvesse uma forma de recuperar o antigo Facebook? Existe? Então eu quero!

FacebookOld


Se, ao abrir o seu Facebook, se deparou com a nova Timeline e detestou, não desespere pois há forma de mudar. Só necessita de um destes browsers: Google Chrome ou Mozilla Firefox. Infelizmente o Internet Explorer, Safari e Opera ainda não disponibilizam métodos para que consiga alterar a interface do Facebook. Portanto a primeira coisa a fazer, é ter um dos dois possíveis browsers.

Agora vamos por partes pois, para recuperar o antigo Facebook é necessário instalar alguns add-ons diferentes.

1. Alteração da Barra de Notícias

Ticker

Chrome: Instale o add-on Facebook Classic

Firefox: Faça download do add-on Facebook Ticker Removal

Após a instalação, basta abrir a sua página do facebook e verificar as alterações

2. Desactivar as perguntas do Facebook

facebook-questions

O facebook introduziu um novo serviço, que se desenvolve através da resposta a várias perguntas sobre os mais variados temas. Apesar de haver quem goste, e abuse, destas formas de entretenimento, também há aqueles que usam o facebook não apenas para passar o tempo, mas também com um objectivo mais profissional e uma forma de partilhar e adquirir conhecimentos. E este género de serviços acabam por ser um entrave à informação que desejamos ver neste género de redes. Assim sendo, vamos desactivá-lo!

Chrome: Faça download e instale o add-on Kill Facebook Questions

Firefox: Faça download e instale o add-on FB Purity

Após a instalação deste add-on, as alterações serão automáticas. Para as verificar basta aceder à sua página.

3. Veja as fotos no modo Clássico

facebook_mark_zuckerberg_old_photo_viewer
Sinceramente a nova forma que a Timeline trouxe para a visualização de fotos, é uma cópia à forma do Google Plus e se achava a forma do G+ pouco atractiva, então acho que o facebook retrocedeu em vez de inovar. Se também não vos agrada a nova forma como vêem as fotos e preferem o modo clássico, eis o que têm a fazer:

Chrome: Faça download e instale o add-on Revert FB Photo Viewer

Firefox: certifique-se que tem o add-on Greasemonkey instalado, e depois faça download e instale o add-on Photo Theater Killer.

As alterações serão imediatas.

4. Recuperar o antigo Chat

chat

As recentes alterações que o chat do Facebook sofreu foram, na minha opinião, para pior, pois quando entro num chat gosto de saber quem está para poder falar e não se aquela pessoa está mas é no telemóvel, ou aquela não está mas é a que falo mais, etc. Um chat é para se conversar e quero saber quem está disponível para tal. Assim, o modo antigo era, de longe, muito mais funcional. Vamos então recuperá-lo?

Chrome: Instale o add-on Get Back Old facebook Chat

Firefox: Instale o add-on Tidy Facebook Chat que mostra apenas os amigos online.

As alterações são imediatas.

5. Recuperar o Clássico botão ‘Comentar’

commen-button

A imagem acima apresenta uma funcionalidade extremamente simples. Escreve-se um comentário e, no final, clica-se em Comentar. Mais simples é impossível e é isso que se quer. Mas Zuckerberg gosta de complicar e agora já não se pode escrever com parágrafos pois o ‘Enter’ automaticamente publica o comentário. Prefiro o antigo!

Chrome: Faça download e instale o add-on Facebook Comment Fixer

Firefox: Faça download e instale o add-on FB Purity

[via TheTechJournal]

Apesar de não ser possível recuperar o antigo facebook na sua totalidade, estas são as formas existentes de, pelo menos, alterar os serviços mais proeminentes que a rede social oferece e que mais utilizamos. Na verdade haverem estes add-ons pode ser também uma vantagem pois nem todos somos iguais e há quem goste de umas características e não de outras, e assim pode-se agradar a todos.

Caso conheçam outras alteranativas, partilhem!

Não se esqueçam também de visitar as nossas redes sociais Facebook, Google Plus, Twitter e Pinterest!





  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


48 Comentários

  1. quero é mesmo remover a porcaria da timeline.. não gosto…

    • Eu tb gostaria de eliminar esta porcaria, ja fiz os downloads tdos e nada, so altera o modo de vista das fotos, o chat e o feed noticias. MAS AFINAL COMO SE ELIMINA ISTO????

  2. Como gostos não se discutem, apenas tenho a dizer que é um bom “tutorial” para outros gostos diferentes do Zuckerberg.
    (Se bem que o esse já pouco deve interferir no mundo que criou.. :p)

    Apenas um pequeno reparo:
    Relativamente ao botão comentar, quero dizer que é possível escrever comentários com parágrafos. Basta pressionar a tecla SHIFT + ENTER e o comentário não é enviado, mas sim dado um enter.
    Essa dica é dada onde antes estava o botão comentar ;)
    Até concordo com a remoção do botão comentar uma vez que o ENTER é sempre mais utilizado e mais rápido de utilizar.

  3. Em vez de usar tanto Add-on porque não usar só 1?! Faz tudo isso e muito mais… SocialFixar – http:\\Socialfixer.com

    • A resposta a isso está no final do artigo, mas obrigada pela dica ;)

    • o social fixer é giro, mas cada vez que actualizas a pagina, durante 1 segundo aparece a tralha toda, e depois é k o script actua e remove as coisas. embora faça bem o trabalho, é chato cada vez que entras no facebook..veres aquilo tudo, e esperar que ele actue. preferia entrar e ver logo tudo limpo. há um certo delay, se é que me entendem…

  4. Ainda não entendi. Estas mudanças são só para o utilizador (que está a instalar os add-ons), ou todos vão ver o nosso facebook à maneira antiga?

    Já agora, uma dica: é possível, sim, fazer mudanças de linha ao comentar (Shift+Enter).

  5. O Titulo adequado mais adequado seria: Tutorial: Saiba como recuperar o antigo Facebook no Firefox e Chrome.

    “Infelizmente o Internet Explorer, Safari e Opera ainda não disponibilizam métodos para que consiga alterar a interface do Facebook.” Infelizmente isto está incorrecto, na página das extensões do Opera encontram-se uma ou outra extensão que faz isso mesmo (alterar a interface do Facebook).

  6. Timeline foi um flop a meu ver… Muito mais confuso e muito mais pesado…
    Não ativei, nem pretendo ativar tão cedo…

  7. Como já muita gente disse, realmente o ponto 5 é desnecessário. Instalar um add-on no nosso browser em vez de usar shift+enter para fazer parágrafos?…

    Pessoalmente, para ser franco, nem me tinha apercebido de que as pessoas não sabiam dessa maneira de fazer parágrafos. Não admira que só veja “Walls’o'text” nos comentários do facebook, actualmente :P

    Isto tudo só para dizer que não vale a pena… Não é o primeiro serviço/site/jogo/seja-o-que-for que precisa do shift+enter para fazer parágrafos. De qualquer maneira, o resto do artigo está excelente, quem sabe até aproveito algumas coisas :)

  8. Penso que é uma questão de habito, no principio achava horrivel e agora já gosto muito mais da timeline que o perfil normal.

  9. Depois queixam-se que o Firefox é lento ;)

  10. Bom dia e obrigado pela partilha e o manual que voçes nos disponibizam.
    Quanto ao timeline acho que não deviriamos instalar qualquer add-on mas sim forçar a rede social a ter as opções de querer ou não o Timeline,se gostarmos continuarmos com ele ou não retirar-mos isso sim é que era eles fazerem um bom trabalho e não impor aquilo que eles querem.
    Muito Obrigado pela vossa ajuda

    • Usa quem quer…quem não quer…deixa de usar facebook! Parece-me mais assim! Ou querem que a Ferrari faça carros amarelhos com bolinhas pretas só porque vocês gostam? :P

      • Que comparação…
        Quando compras um Ferrari ou qualquer outro carro analisas todos os pos e contras da compra e se gostas compras, a marca depois não vai interferir no aspecto.
        Agora se as pessoas também preferem o FB é devido uma boa parte à aparência simples com que surgiu mas que vem perdendo devido a essas alterações.

      • Bom dia claro que usa quem quer mas essa do Ferrari esta fora do contexto,eu para ter um ferrari tenho que o comprar escolhendo as opções que quero e mediante o dinheiro que tiver como não é caso,quanto ao FB eles impõem as opções deles e não temos escolha de voltar atrás.
        Carlos para me responder como respondeu,mais valia não perder tempo com comentarios fracos
        Obrigado

        • Parece que o JS não gosta de ouvir as verdades. Subscrevo o texto do Carlos em relação ao Facebook. Quanto aos Ferraris prefiro os Muscle Cars…

          • Boa noite srº ElectroescadaS
            Quanto a resposta que me dá acho que também é inoportuna.
            Quanto ouvir as verdades!
            Quais verdades?
            Amigo cuidado com os choques que pode cair abaixo da escada.
            Obrigado

      • Isso não é bem assim porque quem compra um Ferrari, se quiser, pagando como extra, pode pedir a cor que quiser, talvez até amarelo com bolinhas pretas.

      • Quem compra um Ferrari novo pode personalizar praticamente todos os aspectos!
        Até pode colocar o nome em todo o lado! Gravado e tudo… a cor é uma questão de pedir.

        Pode, pagando claro!
        Mas quem compra um Ferrari novo em principio DEVIA poder pagar ;)

  11. Se alguém souber uma maneira de por o facebook como estava antes de existir aí sim agradecia.

  12. O que eu gostava de saber é como se desactiva a cronologia, pois detesto-a!

  13. Não sei porque tanta guerra à timeline. Garanto que é muito melhor que o anterior layout. Tenho quase desde o dia 1 e não quero outra coisa!
    Antes de desativarem com coisas que só colocam o browser mais lento aprendam a usar a timeline.
    Simples, elegante e funcional.
    Está é meio mundo à espera da timeline para as páginas e não apenas só para o perfil!

  14. Não funcionou nenhum no meu firefox :(

  15. Sera mesmo q pode-se recuperar o antigo facebook?????? Pq apenas mudam algumas ferramentas e nao o perfil

  16. Gostaria de saber como se recupera a barra de noticias.

  17. Gostaria de saber como é que faço para voltar ao meu perfil normal do facebook. Odeio a cronolonogia .

  18. Ou então utilizem o “SocialReviver” (o que eu utilizo) que permite pôr o Facebook extamente como antigamente. Basta instalar o addon disponível para Firefox e Google Chrome (não sei tem disponível para mais algum browser), abrir o facebook, clicar na “setinha” ao lado direito de “Página Inicial” e de seguida “SocialReviver Settings”. Abrirá uma janela que permitirá modificar várias opções do Facebook facilmente.

    Skg.

  19. Eu como só conheci o facebook em Maio deste ano, já não apanhei a forma antiga e assim fico sem saber qual a melhor. Até porque não uso perfil mas sim uma página. Não recomendo a ninguém o seu uso particular.

  20. ten este site que os + entendidos poderão dar sua opinião se e verdade ou não o que lá e explicado para remover o Timeline no facebook nos varios browser

  21. vania da silva pereira

    gostaria de saber como faco para obter o meu face antigo, tenho um novo mas gostaria de resgatar o antigo, mas nao seu como posso fazer, vcs podem me ajudar.vcs podem me dar a resposta pelo meu novo email: anitasp37@hotmail.com

    desde ja agradeco.

    Vania Pereira

    • gostaria do meu facebook antigo.tenho comentarios importantes.menssagens tambem.e meus amigos.gostaria de saber como faço para voltar ao meu perfil normal.foi um amigo que crio esse novo.tenho um novo mas gostaria de resgatar o antigo.obbrigada.

  22. joselito rufino dos santos

    eu fui abri um faic para um amigo acabei perdendo o meu faic como eu faço p recuperar eu ja abri outro com o mesmo nome
    ai que ficou ainda mais dificil

  23. ola meu nome e maycom eu tenho um face antigo e quero recuperalo mas nao consigo se eu pesquisar e ammigos eu o emcontro mas se eu tento entrar nele nao dar para axalo o que fasso pelo amor de deus me ajudem

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.