PplWare Mobile

Ransomware: O que as vítimas preferem recuperar?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Andreia de Almeida


  1. Sérgio says:

    0. Tenho a informação na cloud e backups

  2. BM says:

    Tendo um bom serviço de backups..recuperar..
    Uma maquina local abrir um email que passou pela firewall..infetou toda a maquina e servidores onde existiam partilhas..
    Servidores recuperados..
    A maquina local substituição de disco

    • int3 says:

      Gostava era de saber como. lol
      Como deves imaginar numa FS é por protocolo de rede e não é por protocolo tipo SATA onde tens acesso ao disco de forma a encriptar dados.
      Mesmo que encripte os ficheiros na FS outra pessoa iria reparar logo um uso anormal na rede.

  3. OK says:

    Usem bitdefender total security 2016 (Tem proteção contra isso), eu uso e dá para escolher as pastas que queremos proteger (ou até mesmo o disco todo).

  4. Miguel Costa says:

    Neste artigo acho que falta a explicação do que é Ransomware, acho que muita gente não sabe 😉

  5. Eu says:

    As pessoas estão dispostas a pagar qualquer quantia, menos 1€ por um DVD-RW para backup. Enfim a precisão lá tem o seu custo de manutenção.

  6. Alex M. says:

    No meu caso só me precuparia com fotos e vídeos pessoais que guardo no PC, na cloud e num disco que só ligo ao PC para fazer a backup. Muito dificilmente perderia os meus dados mas mesmo que os perde-se jamais pagaria um cêntimo a esses gatunos.

  7. Lucineijr says:

    acho q este estudo apontou bem para onde esses caras devem mirar agora para ganhar dinheiro
    agora quem esta por traz disso sabe onde deve agir

    att

  8. sebastião says:

    Depois de muito se falar em possíveis ataques aos androides , esquecem-se de dizer que só há ransoware em produtos Microsoft Windows , e que uma boa maneira de estar protegido do ransoware é não usar Windows , e usar Linux por exemplo.

    • Poeta says:

      Se toda a gente usa-se Linux passaria a haver ransonware para Linux, afinal de contas, apenas existe mais malware para Windows porque este é o mais utilizado.

  9. Paulo Jorge says:

    Zero, pois penso que sou um maniaco dos backup’s. Ele é Cloud (ficheiros encriptados), NAS e HDD externos (off-line) com todas as informações sensiveis ( Fotografias e uns home videos com os pikenos para mais tarde recordar). Nos PC’s zero documentos, só Steam e Origin, nada que um format e install WIn10 não resolva.

  10. Mac Alex says:

    Na organização onde trabalho, de 10 computadores em rede, 3 foram “raptados”. Pediam 150€, em cada máquina.
    Solução: uma semanita na assistência informática.
    Dados … puf, foi-se tudo. Dados apenas recuperados para o servidor da administração, cujo programa de gestão e contabilidade envia os dados para a cloud.
    Um utilizador de um dos computadores inutilizados, fazia backups periódicos em hd e por isso, pensou ele, que os seus documentos estariam a salvo. Pois bem, grande balde de água fria, o backup incremental foi feito depois do “mal” já estar instalado.
    Depois deste incidente, a segurança melhorou? … nãã, continua tudo na mesma!

  11. flavio says:

    Documentos de trabalho estão na cloud e ficheiros pessoais em discos externos se só sao ligados quando é necessário copiar ou ver algo, por isso no caso de algo assim grave é formatar, ou ate mesmo pegar no disco do pc , mandar para o lixo e comprar outro

    • ZE says:

      Nao se esqueçam que os discos externos também avariam, e a sua recuperação em laboratório fica muito cara e pode não correr bem , as penes também podem falhar , o que ainda e mais seguro e gravar em dvd-rw , e criar pastas com o valor de 4,7gb , ou no dvd+rw pode não ser tão seguro , blue ray pode ser outra boa opção , mas nada melhor que 4,7gb

      • Mikes says:

        Os DVDs também avariam.
        Criar backups redundantes (RAID) é o melhor.

        • cardoso says:

          Sim também pode ser uma boa opção , mas não se esqueça que para o resonware o DVD-R depois de gravado não da mas para editar , se for em sistema raid fica tudo encriptado, depois da gravacao feita em DVD coloca-se os mesmos dados num computador isolado da net com discos em redundantes (RAID) , e conforme a utilização deve-se substituir os discos que tem uma duração de 3 anos , caso contraio temos de esperar que a tecnologia utilizada para Backup nos DATA CENTER cheguem as nossas casas .

  12. TrasMontano says:

    Interessante seria saber que programas de proteção os pc infectados tinham instalado.

  13. Redin says:

    Enquanto houverem utilizadores desinformados, (haverá sempre e isto é inquestionável) o sucesso dos criminosos estará sempre garantido.
    Por este motivo, a prevenção do lado do utilizador e com maior relevância e responsabilidade do lado dos criadores de serviços, serão os maiores culpados.
    À custa do lucro rápido e fácil, lançam-se serviços sem o mínimo de prevenção a pensar na utilização dos que mais precisam. Cria-se a necessidade e vem o hábito. Depois para sair dele, é extremamente difícil.
    Antes deste acabar, já andam novos métodos de fraude na forja.
    É um circulo vicioso.

  14. Outro Tansmontano says:

    E as pessoas que pagam acreditam mesmo que os criminosos são honestos e vão honrar o compromisso de dar as chaves para decifrar/desbloquear os ficheiros!?
    Pelo que li em alguns forums, há muitas pessoas que pagaram e nunca mais viram nem o dinheiro nem os ficheiros.
    Quando me aparece alguém com um computador com esse problema, perguntam se consigo recuperar os ficheiros caso contrário é para formatar sff. que se lixem os ficheiros, não vão entrar em sítios desconhecidos e obscuros para dar dinheiro a criminosos.

  15. Wistfultale says:

    Comprem Macs ou Linux masé!

  16. jdoe says:

    Só me preocupo pela minha colecção de pornografia

  17. Jorge says:

    Eu uso um sistema mt simples: 1 disco ligado a um router TP-link com Openwrt a servir de backup, e a funçao nativa do windows que se chama historico de ficheiros. Se houver alteraçao nos fucheiros ele mantem sempre a copia antiga e faz um backup do novo ficheiro. Se algum disco avariar, troca-se e vai-se buscar o backup. Se o backup for ao ar, troca-se e faz-se um novo. Tb uso cloud, mas nao se esqueçam que um ficheiro modificado numa pasta da cloud é automaticamente alterado na cloud.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.