Importar correio de uma conta Hotmail para o Gmail

… ou outra com IMAP.

Há largos anos que criei a minha primeira conta de email, no Hotmail. Desde sempre lhe tentei “ser fiel” e, mesmo com alguns pontos mais fracos na sua evolução perante a concorrência, fui conseguindo mantê-la como a minha conta de email principal, tendo também simultaneamente conta no Gmail para um melhor uso dos serviços que lhe estão associados.

Até então, o Windows Live Mail fez com que a conta do Hotmail conseguisse estar “ela por ela” no meu uso diário do email, não notando por isso desvantagens perante as outras. A sincronização por HTTP que o Hotmail oferece era suficiente para manter o correio todo sincronizado e, nesse mesmo cliente de email (idêntico ao velho Outlook Express), tinha várias contas configuradas.

Agora que decidi passar a usar um smartphone diariamente, não é sustentável usar o browser sempre que quero ir consultar o email. Portanto, como o Hotmail não suporta IMAP (apenas HTTP e POP3), é altura de mudar a minha conta de email principal para uma que o suporte. A escolha, obviamente, foi o Gmail. Contudo, a minha conta do Hotmail está carregada de informação que me é bastante importante e da qual não posso prescindir. Pois bem, o correio teria de ser importado na totalidade… mas como?

Nas definições do Gmail existe um separador, Contas e Importação, que tem uma funcionalidade de importar correio e contactos de contas de email com POP3. Mesmo tendo o meu correio organizado em quase duas dezenas de pastas, tinha algumas dúvidas que a sincronização pudesse ocorrer como esperava… no entanto experimentei.

Após configurar a importação, apareceu-me uma mensagem a informar que o processo poderia ser longo, até 2 dias. Pois bem, não tinha pressa! Os contactos foram importados correctamente em alguns minutos. Quanto ao correio, tinha de esperar.

Fui consultando diariamente o novo email do Gmail para verificar o estado da importação.

As notícias eram “zero”. Passados 7 dias sem ver um único email importado desisti e debrucei-me sobre o assunto. A solução é simples e trivial, mas nem sempre poderá ser óbvia.

Método de importação

O processo é conseguido com a ajuda do Windows Live Mail. Se não o tiver instalado, deve fazê-lo. É também possível fazer este método com o Microsoft Outlook e o uso da ferramenta Outlook Connector. Os passos são:

  1. Certificar que o Windows Live Mail está instalado e funcional (faz parte integrante do pacote Windows Live Essentials);
  2. Configurar ambas as contas de email, do Hotmail (em HTTP e não POP3) e do Gmail (em IMAP);
  3. Certificar que o IMAP está activo no Gmail;
  4. Transferir todas as mensagens e pastas do Hotmail para o cliente Windows Live Mail;
  5. Seleccionar os emails a importar (para seleccionar tudo usar CTRL+A). Clicar com o botão direito sobre a selecção e escolher “Copiar para a pasta…” ou “Mover para a pasta…” consoante a vontade;
  6. Escolher a pasta correspondente no email para o qual vai ser importado o correio e confirmar.
  7. Feito.

Caso o email do Hotmail contenha várias pastas, é necessário repetir o mesmo processo para cada pasta. Caso se queira que a organização do email seja feita por pastas, é necessário criar marcadores (aparentemente pastas) na conta do Gmail. O processo é simples e para fazê-lo basta ir às definições do email, no separador Marcadores, e na zona Marcadores devem ser criados os novos marcadores (ou pastas).

Muitas foram as vezes os amigos me diziam algo como “tchiii, como é que ainda usas Hotmail?”. De facto, o que ainda o salvava era o cliente Windows Live Mail… mas agora, onde o básico IMAP se tornou essencial para mim, não me restou outra opção.

Isto aconteceu numa altura onde, há cerca de duas semanas para cá, o Windows Live Hotmail mudou e melhorou radicalmente a sua estrutura tanto por acesso no browser do PC como por acesso móvel. Infelizmente essa mudança não incluiu o IMAP.

Artigos relacionados:

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7
Download: Windows Live Essentials
Homepage: Windows Live Mail





  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


40 Comentários

  1. Muito, mas muito útil!

    Mas tenho uma dúvida, este processo apenas transfere o correio que está na conta hotmail até à data, certo? Não faz qualquer tipo de sincronização entre Gmail e Hotmail pois não?

    Tenho esta dúvida porque consulto de vez enquanto os mails num nokia E71, e gosto muito da simplicidade da aplicação do Gmail para este telemóvel. No entanto a minha conta principal também é hotmail, que não tem qualquer tipo de aplicação semelhante à do Gmail, e consultar no browser com teclado físico é desesperante. Há alguma forma se conseguir sincronizar uma nova conta Gmail com a minha actual conta hotmail, de forma a ter tudo igual nas duas? Pastas, correio lido e não lido…sempre tudo sincronizado.. Se calhar nem vale a pena ter trabalho a fazer uma coisa dessas, mas fica a dúvida :P

    Abraço.

    • Não, não faz sincronização.
      Transfere apenas os emails, no computador local, até à altura da selecção para a outra conta IMAP. Depois se quiseres mantê-los sincronizados ainda assim, basta configurares o reencaminhamento numa das contas.

    • Eu não sei o que querias dizer com “sincronização”, mas eu no Gmail recebo os meus do meu Hotmail.

      Tenho o meu Gmail divido com vários marcadores e um deles é a conta do Hotmail (tb tenho o mail da Universidade). Faz imenso jeito pq apenas preciso de consultar o Gmail para verificar os mais diversos correios electrónicos.

      • A sincronização que falei seria, por exemplo, os emails lidos serem automaticamente marcados numa conta quando lidos na outra, ou as pastas/marcadores estarem sempre sincronizados (ao mover um email para uma pasta, ele também seria movido na outra conta). Parece-me que isso não é possível fazer…

  2. Excelente tutorial! ;)
    Bom trabalho Hugo!

  3. Já faço isto que vem neste artigo há cerca de um ano – o meu email do gmail e também recebo os emails da faculdade. É mais cómodo, por assim dizer. Tudo num, quando quero, envio emails com o meu endereço do gmail, e quando quero, envio email com o endereço da faculdade.

    Agora tenho uma dúvida:
    No Evolution (Ubuntu) adicionei ontem a conta do gmail. Pensava eu que quando queria compor uma mensagem, que teria à mesma a opção de enviar com um, ou com outro email.

    Há uma solução – adicionar a conta da faculdade ao Evolution, mas não queria ir por aí. O que queria é que alguém me ajudasse a colocar a opção de enviar com um ou outro email, porque eu recebo na mesma os emails da faculdade na caixa de entrada do gmail – só não consigo é enviar com o endereço dela.

    Alguém sabe de uma forma fácil de resolver isso?

    • Por acaso tenho isso ainda para fazer. Vou averiguar. Estou a usar o Thunderbird.
      Se chegar a algum resultado, digo como fiz.

    • Configuras mais um SMTP server, o da faculdade. Não configuras a parte POP da faculdade porque os mail já chegam através do gmail. No entanto não vejo qualquer utilidade em clientes de mail (outlook, evolution, thunderbird, etc.) quando se tem GMAIL. E eu sei do que falo pois uso o GMAIL profissionalmente e não profissionalmente. É o meu “outlook”, ao todo devo ter umas 7 ou 8 contas, perfeitamente configuradas.

  4. Boa Tarde Caríssimos!
    E fazer a mesma coisa, mas em vez de uma conta Hotmail ser com uma conta Sky. Alguém sabe?

    Já tentei várias vezes e não consigo.
    Também já tentei configurar o Outlook para receber emails da minha conta Sky enão funciona.
    Inclusive já segui todas as instruções dadas no site da Sky e mesmo assim dá me erro.
    Alguém por aqui tem conta Sky?

    Continuações de Boas Férias!

  5. Excelente!!!

  6. E não é que ainda a cerca de 2/3 dias andei a fazer isto a minha conta Hotmail…sem sucesso claro.
    Mas agora com as dicas vai lá de certeza.

    Obg

  7. “Muitas foram as vezes os amigos me diziam algo como “tchiii, como é que ainda usas Hotmail?”.”

    Custou mas foi né?! ;D

    • Pena é que nem imagens consiga colocar como deve ser num email através do gmail online. Muito bonito, mas um bocado limitado em alguns aspectos.

      • So para dizer que no hotmail também é a mesma porcaria. O que quero dizer é que para essa funcionalidade ainda estão um bocado limitados. Não posso fazer resize a imagens e ajustalas onde quero no texto.

        • Mas um e-mail não é uma apresentação em powerpoint. Não é suposto fazeres coisas muito elaboradas com imagens e tudo. E nada te garante que o remetente veja o email como o desenhaste, seja onde for. Basta que envies para uma empresa ou webmail que não active os mails HTML e puff, lá se vai o teu trabalho. O destinatário só vai ver um monte de linhas de código. Se queres fazer uma coisa elaborada, faz um PDF e anexa. Assim tens a garantia que toda a gente vê da mesma maneira. (claro que há casos especiais em que isto não se aplica, como newsletters, mas são excepções e não regra).

      • O gmail permite excelente trabalho de imagens. tens e activar o LABS e aí o item de imagens inline. funciona tal como no blogger, mesmo uploader e gestão de tamanhos.

        Aproveita e instala mais alguns extras do labs que são muito úteis para funcionalidades extra.
        quem tem conta no picasa, youtube só ganha com o uso do gmail.
        Vais ficar fã.

        PS: aproveitem para ver a nova funcionalidade nos contactos do Gmail. Muito bom

  8. Jose Daniel Jose Abuquine

    gostaria de ter uma conta Gmail mas nao esta ser possivel, se calhar voces e que nao querem que tenha o meu Gmail

  9. Boas,

    Na minha conta Gmail já recebo emails de várias outras contas minhas (Hotmail, Gmail, Sapo) e até aí tudo funciona bem (execpto, por vezes, a demora que o Gmail faz na verificação de novos mails). No entanto, tenho uma dúvida, como essa verificação de correio é feita por POP3, isso quer dizer que ficamos sempre com o email original, na conta redireccionada. Por exemplo, recebo 1 mail na minha conta do Sapo, que por sua vez é redireccionado para a minha conta Gmail. Mas o mail, pesar de ter sido reencaminhado para a conta Gmail, ficou na conta Sapo também. Ora, coloco essa questão porque com o passar do tempo acabamos por ficar com centenas de mails na conta inicial. Isso poderia ser resolvido com IMAP4 mas não vejo forma de configurar isso no Gmail. Alguém sabe algo sobre isso?

    • A minha conta de email principal, gmail, trata de 8 de emails.
      Um deles é puxado por POP e lá (no gmail) tem a opção “Deixar uma cópia da mensagem recuperada no servidor”.

      Alguns do hotmail que tenho, o próprio hotmail é que reencaminha os emails para a minha conta gmail e, no hotmail, existe a opção “Mantém uma cópia das mensagens reencaminhadas na sua pasta A Receber do Windows Live Hotmail”.

      No SAPO essa opção está disponível exclusivamente a quem tem acesso à área de cliente. Em Email > Criar/Gerir email > Reencaminhar é possível definir o email para o qual se pretende reencaminhar correio e há também a opção “Pretendo guardar as mensagens recebidas”.

      • Boas,
        Agradeço a tua resposta.
        Então, se bem percebi, quase que podíamos evitar essas configurações na conta geral do Gmail. Ou seja, pode-se configurar o reencaminhamento directamente nas várias outras contas (hotmail, sapo, gmail,…)? Bem, se assim for, isso resolveria o problema da demora em verificar as contas que o Gmail por vezes apresenta.

  10. Entretanto tb tinha lá chegado ;)
    O que me induziu em erro foi que no próprio webmail também tem lá ‘Área do cliente’ e eu estava a explorar por lá. Resumindo só quem for cliente dos serviço afectos ao Sapo é que tem essa funcionalidade…No meu caso até só mas…se amanhã deixar de ser… :/

    • Bem, pelo que vi, se tivermos uma conta de email do Sapo desde antes de termos sido cliente Sapo, esse mesmo email não faz parte da nossa conta de cliente e, como tal, não é possível fazer redireccionamento :/

  11. Hugo, estamos em 2012, sou do Brasil e achei esse seu tutorial que resolveu meu problema de exportar pastas do Hotmail para o Gmail. Genial! Muito obrigada =)

  12. Queo , tranferir, minhas fotos, hotmail, para Gmail ou para Yahoo.
    Como faço, pois não estou usando , mais o hotmail.
    Quero colocar fotos no Face, e não conssigo.
    Me ajudem.
    Obrigada!

  13. Boa tarde,
    Actualmente não encontro esta opção,
    De importar contactos e emails de outras contas para o Gmail, podem-me dizer se deixou de existir, ou está numa outra opção que não esteja a ver de momento.

    Atenciosamente:

    Nuno Vieira

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.