HERE – O novo serviço de mapas da Nokia

A guerra dos mapas para os dispositivos móveis teve o seu ponto alto há alguns meses atrás. A Nokia sempre esteve presente com a sua alternativa, se bem que concentrada nos seus equipamentos.

Ao alargar o seu serviço para os outros dispositivos móveis deu um passo de gigante e passou a configurar nas alternativas viáveis e passíveis de serem usadas.

Para estarem ainda mais presentes, fizeram alterações profundas no seu serviço de mapas e agora apresentaram o HERE, que permitirá a disponibilização, através da cloud, dos melhores mapas e experiências de navegação, aos utilizadores de uma multiplicidade de dispositivos e sistemas operativos.


Com este lançamento, a Nokia pretende inspirar uma nova geração de serviços e dispositivos de localização, que tornarão as experiências móveis mais pessoais e importantes para os utilizadores em todo o mundo.

Stephen Elop, Presidente e CEO da Nokia, explicou as vantagens do HERE e de que forma os utilizadores vão poder usar este serviço de mapas, para mais do que a simples visualização no ecrã.

As pessoas procuram mapas espetaculares e com o HERE iremos integrar todos os serviços de localização da Nokia, de uma forma que permitirá melhorar substancialmente o modo como os utilizadores exploram, descobrem e partilham o seu mundo.

Além disso, com o HERE podemos estender o nosso conhecimento especializado e a nossa experiência de 20 anos na área da localização a novos dispositivos e sistemas operativos, inclusivamente para lá do universo Nokia. Consequentemente, mais pessoas irão tirar partido do nosso aclamado serviço de localização e mapas

Os planos de expansão da Nokia estão traçados e é esperado para breve, e sob a marca HERE, uma aplicação de mapas para a o iOS.

Esta aplicação será baseada em HTML5 e incluirá funcionalidades offline, navegação pedestre guiada por voz e indicações sobre transportes públicos. Será gratuita e estará na App Store da Apple nas próximas semanas.

A Nokia anunciou também uma parceria com a Mozilla, com o objectivo de disponibilizar o HERE para o Firefox OS. Assim, será disponibilizada durante o próximo ano uma versão Web móvel dos mapas HERE para os utilizadores deste novo sistema operativo móvel. As duas empresas estão a colaborar no sentido de proporcionar a melhor experiência de mapas para o Firefox OS.

Jay Sullivan, vice-presidente da área de Produtos da Mozilla expressou o seu agrado em ver o HERE a ser disponibilizado para este tão recente SO.

A Mozilla é uma empresa líder na tecnologia HTML5, que utiliza a Web como plataforma para o desenvolvimento de aplicações apelativas, sendo que a localização é uma componente importante dessa plataforma.

Estamos muito entusiasmados por colaborar com a Nokia, pois a combinação do Firefox OS com a plataforma de localização HERE proporcionará novas e enriquecedoras ferramentas aos developers de aplicações móveis, que poderão, por seu turno, disponibilizar experiências fantásticas aos utilizadores

A Nokia mostrou ainda uma aplicação baseada no Android e anunciou a disponibilização do HERE SDK para OEMs Android a partir do início de 2013. Este passo permitirá, aos parceiros, a criação de aplicações baseadas em localização para Android, integrando os conteúdos de mapas da Nokia.

Foi ainda anunciado pela Nokia anunciou também a aquisição da empresa earthmine, cujas tecnologias de captura e processamento de realidade aumentada serão integradas no processo de criação de mapas do HERE.

Michael Halbherr, vice-presidente executivo da área de Location & Commerce e responsável pela marca HERE, explicou a razão pela qual a Nokia continua a investir nas aquisições destas empresas e nestes serviços.

A produção de mapas consiste numa tarefa complexa e a localização está a revolucionar a forma como usamos a tecnologia para interagir com o mundo real.

Por isso, temos investido e continuaremos a fazê-lo no sentido de criar a mais poderosa oferta de serviços de localização do mundo, sem paralelo com a oferta atualmente existente no mercado

LiveSight: interação perfeita com o mundo real

A Nokia lançou também a tecnologia LiveSight que, recorrendo a um mapa 3D de alta precisão, disponibiliza uma experiência de realidade aumentada precisa e intuitiva, utilizando a câmara e o ecrã dos smartphones para tornar mais fácil a descoberta de todos os pontos de interesse em redor do utilizador.

A aplicação Nokia City Lens, desenvolvida para smartphones Nokia Lumia, é a primeira a proporcionar uma experiência de realidade aumentada recorrendo à tecnologia LiveSight.

Crawford Del Prete, vice-presidente executivo e responsável pela área de pesquisa global da IDC mostrou que o caminho seguido pela Nokia vai ao encontro dos utilizadores e que os serviços de mapas da empresa Finlandesa estão entre os melhores do mundo.

A Nokia tomou a decisão correta ao lançar uma nova marca para o mercado de localização e mapas, pois os seus recursos nesta área são dos melhores à escala mundial. Acreditamos que o mapeamento e os serviços de localização serão cada vez mais importantes para o desenvolvimento de dispositivos e serviços de nova geração, abrangendo um vasto leque de segmentos

Com esta mudança a Nokia prepara-se para mostrar ao mundo o verdadeiro potencial das suas soluções de mapas e de tudo o que elas nos podem trazer.

Ao alargar o seu suporte para as plataformas móveis, nas quais se engloba o Firefox OS recentemente apresentado, a Nokia consegue abranger a totalidade dos dispositivos onde estes serviços podem ser melhor usados.

A disponibilização de uma API e de uma SDK abrem portas para as aplicações deixarem de estar dependentes das aplicações nativas dos SO’s e das limitações que estas possam impor.

A fase de crescimento da Nokia parece ter recomeçado e mostram que o caminho não está preso à Microsoft ou a outra qualquer empresa e muito menos ao hardware. Mostram ser capazes de desenvolver e manter serviços de elevada qualidade sem dependerem de terceiros.

Homepage: Nokia HERE



  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


22 Comentários

  1. Caramba a nokia tá de parabens.. moro num lugar tão ferrado quem antes não tinha nem as ruas mapeadas com nomes.. agora no Here da Nokia já esta tudo certinho!!

    • Pois…as pessoas só pensam google google google e esquecem-se que por acaso a Nokia comprou a Navteq há uns anos e era(é) conhecida pela base de dados com melhor qualidade, mesmo comparando com a TeleAtlas (Tomtom)

  2. Vivo na roménia temporariamente….e nunca vi mapas tão maus para aqui…! Ainda confesso que é pior que os mapas da Apple…
    Continuo fiel ao meu google maps :)

  3. Finalmente,
    Mais vale tarde que nunca.

  4. será o adeus ao google maps?

  5. Muito bem!
    Estive a experimentar e fiquei bastante espantado com a qualidade global do mapa. Tem bons detalhes e consegue-me oferecer rotas relativamente precisas. Aliás, os caminhos que me apresenta são em tudo semelhantes ao do Google Maps, para o bom e pior (no trajecto casa trabalho ambos me aconselham a fazer mais 2 Km, mas basta colocar um ponto intermédio a passar pela tal estrada e acertam logo).

    Ainda se notam alguns problemas de fluidez e demora um pouco a calcular percursos, no entanto é de louvar o detalhe já apresentado.

    Não tenho dúvidas que darei uma bela olhadela assim que lancem a aplicação para Android. Não espero que supere, desde logo, o Google Maps mas parece-me um concorrente à altura.

  6. Nunca vi tantos erros na minha vida.

    Nem o teleatlas, nem o navteq tem estes erros.
    Na freguesia onde vivo, que pertence ao Porto, tem tantos erros nos mapas.

    Estradas que existem e não estao presentes.
    Estradas em meios de terrenos que nunca foram planeadas em toda a minha vida.
    estradas paralelas sem sentido nenhum em cima de casas.

    Opah, obrigado pela novidade, mas não.
    Decididamente esta solução não irei usar!

  7. Mais um fail dps do Apple Maps.

  8. Tão importante como os mapas é a navevação, com o calculo de trajectórias. A maior parte funcionam bem dentro da cidade e autoestradas, mas quando saimos delas são um verdadeiro asco.
    Sei que a Nokia tem uma equipa imensa a trabalhar nestes quesitos, mas nunca experimentei para poder dar o meu aval. gosto do meu tomtom no iphone, mas tenho consciencia que está longe dos PND (os melhorzinhos). o que tenho satisfaz-me mas não posso dizer que seja igual. ostava de experimentar os da Nokia. Talvez, quem saiba num Lumia

  9. A Nokia está de parabéns.

  10. Wtf tá tudo mal lol
    Na minha terrinha pequena acrescentaram algumas ruas xD

  11. Os mapas na nokia são realmente brutais…mesmo a navegação por voz é fantástica e precisa…tenho um nokia com ecran de 2.4″(é pequeníssimo comparado com android), é impressionante…as vezes ligo o gps no meu android e não se safa…tenho que activar o gps no nokia…esse sim leva-me exactamente onde quero e com instruções precisas de onde virar e na altura certa antes de virar…fantástico!!
    Mesmo comparando-o com um verdadeiro gps da Gigante Garmin, não lhe fica atrás em nada…a não ser claro na potencia de recepção…como se trata de um telemóvel…o sinal não esta sempre no máximo como no verdadeiro aparelho GPS(e como tal introduz erros de calculo, que apenas serão relevantes em modo pedestre)…

    Nos meus computadores não uso o nokia maps, porque existe falta de compatibilidade com linux em algumas coisas…e como Linux para mim é um requisito que não é passível de ser opcional, não os uso…é só por isso.

    cmps

    • É Europeu deveria ser mais divulgado, mas nós não somos verdadeiros Europeus, não somos orgolhosos do que se faz cá e não o defendemos…na américa são todos ou quase todos verdadeiros Americanos…

      cmps

      • Já suporta o meu browser e openGl :P

        cmps

      • Estou completamente de acordo contigo nesse pormenor!! É uma empresa Europeia!! E infelizmente vejo pouca gente a torcer pela Nokia e a desejar que esta volte a crescer nos dias de hoje!!É claramente um grande motivo de orgulho!!

        Fanboys Apple e Samsung ha-os aos montes por aqui pois ve-se claramente que nunca testaram um mapa da Nokia…

  12. Que desilusão, no meu meu bairro (arredores de Lisboa) verifiquei 5 ruas com nomes errados.

    Ndrive for ever :-)

  13. Mapas desactualizados com lapso de tempo superior a 15 anos, penso ser vergonhoso, se não tem técnicos a altura, punham o nome “Beta”, então as fotos de satélite são velhas e sem qualidade…um serviço mau, apenas para dar a impressão que a nokia ainda dá cartas…???
    Em Gondomar descobri para meu espanto que afinal temos ruas que nunca existiram…um espectáculo!!!!
    Tenho pena que o projecto Bing maps tenha quase sido abandonado…
    E que dá cartas mesmo é o google…

  14. A utilização do mapa através do nokia c2-3 é possível? existe custo para este serviço?

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.