Faça download de todo o conteúdo da Wikipédia

A Wikipédia é um género de ‘Bíblia’ do conhecimento online, que nos auxilía a saber o significado de determinada palavra, a definição de variados conceitos, a biografia de ilustres pessoas, entre outros… sempre que quisermos, com apenas um clique. A Wikipédia é dos sites mais pesquisados em toda a Internet e é já uma referência a nível Mundial. Quando não temos acesso à Internet, poucas vezes nos lembramos de consultar um dicionário, mas agora é possível consultar a Wikipédia mesmo offline pois todo o seu conteúdo está disponível para download!

wiki

A Wikipédia foi desenvolvida por Jimmy Wales e Larry Sanger em Janeiro de 2001, e o nome resulta de wiki significar ‘rápido’ em havaiano, o que se traduz em enciclopédia rápida.

Hoje, 11 anos depois, a Wikipédia dipõe de 21 milhões artigos onde 3,9 são em inglês, e está disponível em 284 idiomas. O site conta com a colaboração de escritores voluntários e já tem mais de 100.000 colaboradores regulares, sendo hoje uma das referências mais importantes da Internet.

Assim sendo, seria um desperdício esta ‘cultura online’ não ir connosco para todo o lado, uma vez que nos é muito útil e, desta forma, a Wikipédia está disponível também para download.

O ficheiro para download está no formato OpenZIM, o qual foi desenvolvido exactamente para os conteúdos da wikipédia.

Existem variados programas com os quais pode ler ficheiros OpenZIM, no entanto o mais popular é o Kiwix que tem como autor Emmanuel Engelhart, o mesmo responsável pelo OpenZIM.

Kiwix_-_English_Wikipedia

O Kiwix está disponível para variadas plataformas, como Windows, Mac, Linux, Sugar, Ubuntu, Gentoo e ArchLinux.

O conteúdo para download está disponível em vários idiomas, e o leitor por escolher nesta página a plataforma do Kiwi que deseja, assim como o conteúdo que pretende fazer download.

Nessa página também terá acesso a outros conteúdos como o Wikicionário, Wikisource e Wikimedia.

Apesar de um pouco diferente da Wikipédia, o Kiwi fornece ao leitor comodidade e organização no conteúdo, proporcionando uma agradável leitura e pesquisa do mesmo.

Caso deseje enviar o seu feedback ou sugestões acerca do OpenZIM ou do Kiwi, faça-o para o endereço contact@kiwi.org ou contacte directamente o Kiwi Feedback System. [Wikimedia]

Download: Kiwi e Conteúdo da Wikipédia



  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


24 Comentários

  1. Nada para Android ainda?

    Dammit…

  2. Carlos Gabriel Lopes

    DOWNDLOAD???

    Ou não será download??

  3. ja tinha andado a procura por algo do genero.
    wikipedia da jeito em qualquer lado em qualquer altura

  4. A ideia está boa. Pena que o projecto que tem a Wiki PT não tenha uma actualização desde de Setembro de 2010 e a inglesa por alguma razão é a única que não tem imagens.

  5. Quantos petabaytes? :D

    • Hmmm segundo as minhas contas dão ao total 108.8 Gb…
      Infelizmente não sei onde está a informação do rácio de compressão do formato, mas não posso ir pelo ZIP porque existe HTML, PNGS, SVG’s e AUDIO ( e sabe-se lá mais o quê )

      Eu aposto que chega actualmente aos 3 Terabytes de informação… Não acredito que seja um valor absurdo como 22 petabytes que o megaupload diz que tem para lá guardados… :p

  6. Numa cadeira de mestrado já tive que fazer o download do dump portugues da wikipedia e depois indexar aquela porra toda com o SOLR. Numa máquina virtual com 1G de RAM foi coisa que demorou umas 3 horinhas :P Mas valeu pela experiencia ;)

  7. Qual a diferença entre a BD indexada e a outra? Será que a indexada possuí hiperligações para outros artigos da BD e a outra não?

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.