PplWare Mobile

YouTube WebApp em HTML5

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Foxizzel says:

    Que bela noticia =)

  2. Rui Oliveira says:

    Penso que é o mercado que o HTML5 deve começar, o Mercado do Mobile. Deste ponto de vista é uma boa nótícia.

    Já que lembro que o HTML5 an sua componente de “embed” de video ainda não está preparado para substituir o Flash em toda a sua plenitude no desktop (Como Steve Jobs diz). A própria Google, apresentou as suas razões que justificam a continuação da utilização do Flash em desktop, (na qual eu concordo plenamente), embora aponte para o Futuro o HTML5 e mais concretamente o WebM.

    Vale uma leitura atenta, para verem onde o HTML5 (parte de video) deve ainda melhorar:

    http://apiblog.youtube.com/2010/06/flash-and-html5-tag.html

    • a Friend® says:

      No desktop, videos HTML5 “embutidos” ainda não estão totalmente preparados mas já estiveram mais longe. É tudo uma questão de browsers agora, para que os programadores comecem a migrar os videos Flash para H.264 ou WebM.

      Casos de sucesso, nesta area desktop, relembro apenas o VIMEO, que mostra perfeitamente o potencial do HTML5 Video “embutido”, possíveis de serem testados actualmente no Safari/Chrome/Opera. (indo à pagina, e no canto inferior direito carregar onde diz “Switch to HTML5 Player”.

      Na qualidade de video está igualada ao Flash. Com as vantagens de não recorrer ao Plugin e necessitar de menos processamento para a sua leitura. Quem tem smartphones, se abrir esses mesmos sites, a tag HTML5 video irá fazer precisamente o mesmo efeito que está demonstrado neste video do Youtube, o que comprova ser a tecnologia perfeita a adoptar para todas as plataformas (desde desktop, smartphones, tablets e netbooks)

      Há muitas questões que ainda se levantam a favor do flash, mas no caso de padrão video está mais que visto que irá ser substituido, será a primeira substituição deste padrão, entre os vários que o Flash detêm.

      Agora no resto, como jogos e em especial animação vectorial, ainda há um bom caminho a percorrer. Mas as luzes também vêm precisamente da Adobe que diz estar a trabalhar em excelentes ferramentas para o HTML5.

      Dos testes que fiz a este renovado Youtube, tenho gostado bastante, é mesmo instantaneo. Antigamente quando me aparecia um video do Youtube, ele abrir o Youtube Player, só depois o Video… agora já não, é directo…faz tipo um efeito “zoom in” e toca a rolar… 😀

      Gostava de ver o Feedback do pessoal com Android também, seria bastante interessante.

  3. Nuno says:

    Não dá para gravar em forma de aplicação no BB.

  4. fran says:

    ja soube disto hoje de tarde, mas a mim continua-me a aparecer o youtube antigo…

    em cima tem o campo de pesquisa e por baixo tem “casa” “videos” “a minha conta”…

    ainda nao me aparece esse novo youtube mobile 🙁 🙁

  5. murder_rabbit says:

    Ainda vai haver alguém que vai tirar o melhor que cada um desses dois SO´s tem para criar um ainda melhor ou não esqueci me das patentes e do Sr. Jobs lol… mas pronto o que interessa é que a escolha entre IOS4 e android 2.2 depende muito daquilo que se pretende fazer com o smarthphone embora nao seja fanboy da google escolhia o android pelas suas ferramentas de produtividade mas se fosse ver a nível de design ai sim ia sem duvida para o iphone

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.