PplWare Mobile

Windows 8 – Vai ser possível montar ISO’s e VHD’s

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Lxxs says:

    Eu não acredito que o win8 vai ter esse visual á office … Espero bem k mudem isso!

    • joao l says:

      A M$ a inovar mais uma vez!! … Para pior!

    • manel says:

      Realmente essa interface é bem foleira. Em vez de simplificarem as coisas ainda complicam.

    • Hélder Ferreira says:

      Podes querer que o Windows 8 será assim.

      Já desde o Windows Vista que a Microsoft vem implementando este visual, só para que conste, o visual do Office 2007 é ainda o preferido.

      A Microsoft poderia entrar mais no mundo à estilo Mac OS, cujo é actualmente o mais bonito e bem desenvolvido, mas seria criticado por muitos, e a própria Apple entraria com uma queixa de violação do Look & Feel do Mac OS.

      O Windows 8 é a introdução à nova gama de sistemas operativos, e à introdução da nova geração de kernels (deixando de uma vez por todas a geração NT).

      O Windows 8 irá levar o mesmo tempo de construção do que o Windows XP (3 a 4 anos), portanto, muita coisa pode mudar, incluindo o design. Acredito que o Windows 9 venha a ser a revolução dos sistemas Windows e quem sabe da era do PCs.

      Não vale a pena andarem a criticar ou a dizerem coisas à toa, é esperar e ver qual será o resultado final, a Microsoft pode superar todas as expectativas e deixar todos de boca aberta, nunca se sabe.

      E isto de próprio sistema poder emular imagens ISO é muito bom, pelo andamento da carruagem, a Microsoft irá chegar ao nível de dinamização do Mac OS, já esteve mais longe.

      • José Rodrigues says:

        Não é querer, é crer.

        Estou a gostar do que estou a ver em relação ao Windows Oito.

      • Ricardo Antonio says:

        “O Windows 8 é a introdução à nova gama de sistemas operativos, e à introdução da nova geração de kernels (deixando de uma vez por todas a geração NT).”

        Por acaso pensava que o Windows 8 continuava a ser NT, mais concretamente NT 6.2.

        “O Windows 8 irá levar o mesmo tempo de construção do que o Windows XP (3 a 4 anos), portanto, muita coisa pode mudar, incluindo o design. Acredito que o Windows 9 venha a ser a revolução dos sistemas Windows e quem sabe da era do PCs.”

        Não sei se o Xp demorou tanto tempo a ser desenvolvido… tenho ideia que Xp não foi lançado 3 ou 4 anos após o 2000.

        • Hélder Ferreira says:

          O desenvolvimento do Windows XP começou 1 ou 2 anos antes do lançamento oficial do Windows 2000 (17 Fevereiro de 2000).

          Tal como o Windows 8 começou a ser desenvolvido mais ou menos meio ano antes do lançamento oficial do Windows 7, após o lançamento do Windows 7, começaram os rumores de que a Microsoft já estava a trabalhar num novo projecto, que provavelmente seria o sucessor do Windows 7, onde depois passado 2 3 meses um senhor da Microsoft acabou por confirmar de que esse projecto seria o novo SO.

          A Microsoft raramente anuncia um novo projecto se já não tiver a trabalhar nele a algum tempo, ainda que nem passe de ideias no papel.

          Relativamente ao kernel, foi afirmado pela Microsoft que o Windows 7 seria o ultimo sistema a levar um kernel da família NT, até havia rumores de que o Windows 7 trazia um kernel NT com algumas coisas novas que viriam no novo kernel, se o Windows 8 for o 6.2, então ainda não foi desta que a Microsoft deixa de vez a família NT, provavelmente será no Windows 9.

          É assim eu falei conforme aquilo que foi anunciado, mas os planos podem ter sido alterados, como pelo que se está a ver.

          • Ricardo Antonio says:

            Pelo que sei, as realises que tem aparecido na net vem com kernel NT 6.2 mas ninguém sabe dizer se essa vai ser a designação final ou se NT 7. Relativamente ao “novo kernel” não estarás a fazer confusão com o MinWin, o MinWin não é um kernel mas o nome dado a um desenvolvimento de um núcleo do windows (contem kernel e componentes bases do sistema) reduzido que começou no Vista, foi implementado em pleno no se7en e vai ser melhorado no 8 em que se pensa que ainda vai ser mais um pouco reduzido para alem de agora também funcionar em ARM.

        • Ricardo Elias says:

          “Informacao sobre o desenvolvimento do Windows XP.”
          http://en.wikipedia.org/wiki/Development_of_Windows_XP

          O desenvolvimento do XP comecou pouco antes do lancamento oficial do 2000, com a continuacao do codigo do Windows 2000 e juntando-lhe outros projectos que andavam a ser desenvolvimento anteriormente.

          “Relativamente ao kernel, foi afirmado pela Microsoft que o Windows 7 seria o ultimo sistema a levar um kernel da família NT”

          Desconheco de alguma vez a Microsoft ter anunciado o abandono do kernel NT. Eles teem vindo a estruturar o codigo, simplificando e minimizando a base do kernel/sistema. O que vi muito nessa altura, foi jornalistas a misturarem afirmacoes de responsaveis da empresa e tentarem dizer que essas afirmacoes significava que a Microsoft iria abandonar o NT.

          Fiquem Bem!

    • Olly says:

      Como diz no texto:
      “O desenvolvimento de sistemas operativos e de aplicações é sempre assim, nem tudo o que se entende como necessário e inovador é bem recebido. Aconteceu desde o início e continuará a acontecer.”

      Pessoalmente gosto e acho prático. Mas é apenas uma opinião no meio de tantas outras.
      Quanto ao assunto do texto em si… finalmente! Aos anos que esperava essa funcionalidade (menos um programa a instalar aquando da instalação do Windows).

    • YourPaysafe says:

      Primeiro estranha-se, depois entranha-se

      Não sejam mentes tacanhas e aprendam a aceitar o desconhecido e só depois sim, podem criticar caso já tenham uma opinião apoiada em bases.

      Em relação a estas funcionalidades todas que vejo aparecer com o windows 8, começo a pensar que vão existir muitas empresas de software descontentes com o aparecimento de funcionalidades que tiram a utilidade aos seus programas.

      • Fernando says:

        O windows também tem gravador de cd’s de origem e nem por isso que as pessoas deixaram de usar os programas de terceiros, não pensem que o windows vai ter uma ferramenta tão polida como o deamon tools…

        • Dlencastre says:

          Eme os um aplicativo a instalar, não é isso que a Apple faz? Fazer com que os clientes dependam deles? Ainda acham que o iPad ou iPhone não processa flash por desentendimentos? A ideia é vender jogos e não deixar jogar nos sites de borla, como faço com o meu iPad jailfree. O interface apple é despido e ninguém se queixa. Eu sou a favor do mínimo, se a micro entra a onda acho que é bom.

    • andre says:

      Ainda não repararam que tem um collapse?? vai dar para ocultar…

    • lol says:

      A solução é fácil! Não saiam do Seven.

    • Fontes says:

      Se reparares tem um botao que aparenta ser para esconder a ribbon :p

      O design ta feio, mas fica bem mais pratico que é o que importa 😀

    • Existe um botão que dá para ocultar essa tal barra que não gostas. Simples.

  2. NunoR says:

    Não e’ o Windows 8 mas o Windows Explorer. O Ribbon ja’ e’ imagem de marca da Microsoft e vai marcar presença nos seus produtos daqui em diante.

  3. Hr says:

    Erro digitação 🙂 “mutos”

    A novidade mais recente vem dar conta de uma funcionalidade que era pedida há mutos anos por todos os utilizadores. Falamos da capacidade de montar ficheiros ISO e VHD.

  4. Djan89 says:

    Ja não era sem tempo lol! mas como se diz mais vale tarde que nunca, o ideal seria implementarem também o processo inverso ou seja criar ISOs apartir de CDs/DVDs sem recorrer a ferramentas externas mas enfim parece que não vai ser desta.

  5. Acorreia says:

    Em Windows 7 já é possivel montar VHD’s! pelo “Disk Management”

  6. Esse recurso já existe nos sistemas Linux há pelo menos uns 15 anos. M$ sempre chegando atrasada…

  7. Zécolmeia says:

    Menos gente a instalar o Deamon Tools? hehehe

  8. Filipe Sousa says:

    Era engraçado ter aqui no Blog a opção de aparecer à frente do nome de quem publica aqui os comentários a informação do sistema operativo utilizado e o browser utilizado como acontece em outros blogs.

    É que vê-se tanto aqui como em outros sites sempre pessoas descontentes e a criticar a microsoft e era engraçado saber que sistema operativo utilizam.

    Mais engraçado ainda era ser possivel saber se o windows que utilizam é genuino…

    Quanto ás novidades que a microsoft tem vindo a revelar, eu estou a gostar.

    • pmni says:

      Bato palmas se isso acontecer! 😀

    • Hélder Ferreira says:

      A partir do browser é impossível saber se o sistema é genuíno ou não, para tal coisa acontecer tens de manipular uma variável do sistema, e como deverias saber, nada que seja web script passa do browser para o sistema, nem com HTML5 é possível.

      Nunca poderá ser possível tal coisa, é uma falha de segurança dos browsers se isso for possível, até mesmo para manipular a localização via HTML5 o browser pergunta se quer executar a aplicação.

      Agora, dá para saber qual é o sistema, se é x86 se é x64, se é PT ou se é outra linguagem, que browser usa, que versão é, que linguagem é, mais do que isto, só explorando vulnerabilidades dos browsers.

      • Filipe Sousa says:

        Eu sei que não é possivel ter acesso a essa informação sobre o windows ser genuino ou não, daí eu ter escrito que “…era ser possivel…”.
        Se até o próprio windows update é possivel enganar com cópias não genuinas, não ia ser aqui que ia ser diferente. Mas que era curioso era… 😀

        Quanto ao resto da informação sobre o sistema operativo e browser eu sei que é possivel fazer o que descrevi, conheço blogs que tem essa informação disponivel em todos os comentários.
        E como o Vitor M. disse mais abaixo eles na área de amdinistração tem acesso a essa informação.

    • Vítor M. says:

      😀 pois é e olha que é muito interessante, nós “pela área de admin” temos acesso a esses e outros dados… e por vezes são mesmo muito interessante algumas opiniões 😉

      • Filipe Sousa says:

        Então activem lá a opção de colocar a informação do sistema operativo e browser utilizado em frente ao nome de cada pessoa que coloca aqui um comentário para…. digamos que tornar tudo mais “transparente”.

        • Fernando says:

          Facto de estares a responder de um determinado SO, não quer dizer que seja o teu SO, podes estar a trabalhar, de férias, em casa da namorada…

          • João Cardoso says:

            Claro. E pelo menos o konqueror de origem, e no firefox existe um plugin, que permite alterar essa assinatura do browser.
            Podiam todos gostar de ver mas isso dá para ser alterado facilmente por isso não provaria nada.

          • Filipe Sousa says:

            Tens razão em tudo o que dizes, mas para quem visita este site várias vezes ao dia chega a uma altura em que se começa a conhecer os que são do contra e facilmente se apanham em contradições sem ter a informação do sistema operativo e browser disponiveis, o que faria se tivesse essas informações.

            Eu levantei a questão não foi com a ideia de provar coisa alguma, foi mesmo só por curiosidade.

            Quanto ao que o João Cardoso disse mais abaixo, é verdade que isso é possivel de se fazer, o Opera que uso desde a altura em que era um browser pago já dava para fazer isso por causa dos sites manhosos que só funcionavam em IE.

            Mas acho que se torna doentio andar a alterar essa informação só para ficar bem na fotografia.

            Há pessoas que para além de gostarem de enganar os outros, também gostam de se enganar a elas próprias.

            Mas pronto, fica a sugestão para a administração fazer essa alteração se assim o entender. 😉

      • Vítor M. says:

        Filipe Sousa, temos isso na nossa lista de ” a fazer”. Existem alguns ajustes e até nem sei se será viável, pela quantidade de comentários que o site gera, e o peso que esses comentarios representam para a BD. Se adicionarmos mais querys… lá está, temos de testar. 😉

        Mas existem dados curiosos, quando os cruzamos. São para consumo interno mas dão-nos informações muito interessantes.

  9. João Ribeiro says:

    Isto realmente já devia estar implementado desde o Windows Vista. Em relação à interface também não gosto. Ocupa demasiado espaço e na maior parte das vezes penso que não será útil para utilizadores já com alguma experiência, que raramente utilizam as funções já disponibilizadas nos menus existentes. No Office, ainda pode fazer algum sentido, mas no explorer penso que não.

    Com os melhores cumprimentos,
    João Ribeiro

  10. Arcadiy Kulchinskiy says:

    Realmente… Eu ainda não mudei para linux por utilizarem a barra de ferramentas no gestor de ficheiros injustificadamente enorme e feia, agora Microsoft vai fazê-la ainda maior?!

    Realmente, acho que vou desta. Só falta à Linux correr Adobe (sem wine) e jogos e estou lá de certeza!

    Ou então mantenho-me no Windows 7… Para sempre -_-

    • DUUH!! says:

      Obviamente se abrirem os olhos aquilo vai estar encolhido e só mostrará uma pequena barra! DUH!

      • Arcadiy Kulchinskiy says:

        Ah yaaaaa! Tens razão. tem ali uma seta que, penso eu vai ocultar o menú. Agora… será que explorer pesará mais com estas mariquices todas?

    • João Cardoso says:

      “Realmente… Eu ainda não mudei para linux por utilizarem a barra de ferramentas no gestor de ficheiros injustificadamente enorme e feia”

      o quê???????no mínimo andas distraído.

  11. Tiago says:

    Realmente este aspecto assim como o do office é mau… Trabalho com o office 2010 diariamente e não gosto nada disto, agora ter de gramar com o windows com estas tretas todas… eh pá que poluição visual.

  12. Emanuel says:

    como utilizador de windows (porque não gosto dos restantes sistemas, especialmente da interface) acho bem que a microsoft inove o sistema e essa interface não é propriamente a melhor.

    Há certas coisas essenciais que ainda faltam nowindows 7, como por exemplo multiplos ambientes, e por ai fora.

    Estou à espera de um bom sistema, espero que nao me desiludam.

  13. K says:

    Só monta ISO’s? tipo ficheiros .iso?
    Porque há uma grande variedade de imagens que a “concorrencia” consegue montar, .iso é mesmo a mais “básica” delas todas (*.b5t, *.b6t, *.bwt, *.ccd, *.cdi, *.bin/*.cue, *.ape/*.cue, *.iso, *.isz, *.mds, *.mdx, *.nrg, *.pdi, etc)

    E ainda há os sistemas de protecção que os 3rd party conseguem emular.

    E criar esses ficheiros (iso/vhd) directamente a partir do windows?

    Fica a dúvida. Se der para fazer isso tudo, realmente estraga a vida a muito software 3rd party.

    Já agora, um software/interface decente de gravação optica não era pior (algo como o imgburn), embora já venha um bocado tarde (tecnologia a ficar ultrapassada), se isso acontecer.

  14. José Rodrigues says:

    Se andaram quase 10 anos com o XP também podem andar 10 anos com o Sete…

  15. Ricardo Amaral says:

    Para quem não gosta da Ribbon no Office só tenho a dizer que estão muito mal habituados. Não percebo como preferem um conjunto de menus infinitos em que às vezes se tornava impossível encontrar a opção desejada. A Ribbon só veio ajudar nisso e na minha opinião é das melhores coisinhas que a Microsoft inventou (a nível de interface) nos últimos anos.

    No Office assenta que nem uma luva. Em certas aplicações também acho que faz muito sentido, como em algumas do Windows Live Essentials.

    Agora no Explorer, estou um bocado céptico também… Só experimentado é que terei uma opinião concreta. Mas à primeira vista, pelas imagens/vídeos não me agrada muito. Mas é esperar para testar e ver…

    Na minha opinião, a Ribbon funciona muito bem em aplicações com montes de opções e funcionalidades. Consegue concentrar tudo isso num espaço relativamente compacto e acessível, ao contrario dos infinitos menus. Mas noutras aplicações, como o Explorer, não acho que justifique.

    • Leandro Pereira says:

      Penso que é só mesmo a questão da adaptação, no Office já usei mas como sou utilizador do openOffice não posso falar, mas posso fazer a comparação através da minha experiência com os produtos da Autodesk já que os menus deles são o mais parecido que existe com o Ribbon.
      No CAD fruto dos anos a usar apenas a linha de comandos não dei pela diferença apesar de mal ter acabado de instalar o 2010 mudar para os menus antigos pois a nova disposição era um pouco “esquisita”, mas após a passagem para os produtos BIM deles aquele menu revela-se do melhor que existe, por exemplo se estiver a colocar uma laje numa estrutura, mal seleccione introduzir laje o menu muda automaticamente e as opções relativas a lajes são apresentadas e assim sucessivamente até terminar o processo após terminar o menu volta à configuração inicial e acreditem depois de perceber a mecânica daquilo é 5 estrelas, pelo que se a microsoft implementar um sistema deste tipo vai ser bom acreditem.

    • Ricardo Antonio says:

      Por acaso gosto do ribbon e tb axo bastante funcional, não desgosto do visual e qd ocupa muito basta ocultar…

  16. Emannxx says:

    Não compreendo como é que as pessoas desgostam desta interface… deve ser melhor andar em menus e menus e mais menus e mais e mais e mais… e dropdowns e mais dropdowns e mais dropdowns…

    Isto vem trazer uma lufada de ar fresco para quem não tem “muito jeito” com o computador e, não sei se sabem, com esta interface ribbon, o sistema poderá finalmente ser utilizado decentemente em sistemas com ecrã touch, vai ajuda imenso mesmo!

    No entanto, é típico do ser humano estranhar algo de novo… é uma das grandes quebras no que toca a uma evolução rápida… mas ao fim de um tempo não se quer outra coisa. Aconteceu o mesmo com a superbar do Windows 7, vai acontecer com esta nova interface do Windows Explorer, e irá sempre acontecer em qualquer sistema, em qualquer versão.

    Não julguem já uma coisa que ainda nem sequer usaram. Poderão estar a enganar-se a vocês próprios, criando uma ilusão de que a interface ribbon no Windows é má, quando no final, quando a tiverem em mãos, irão levar com a praticidade da mesma na cara e pensar para vocês próprios que afinal estavam enganados (no entanto, nunca o iriam admitir, não é?!).

    Enfim… que venha ele 🙂

  17. Vitor Barbosa says:

    Gosto! 😀

    vai poupar mais uma instalação 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.