PplWare Mobile

Windows 8 chega no fim de Outubro

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Pim Pam Pum says:

    É engraçado, no início gostei de experimentar a versão Developer Preview, mas acabei por nunca me adaptar ao ambiente Metro e fui dando cada vez menos uso ao Windows 8. Também nunca encontrei grandes diferenças entre essa versão e as que lhe seguiram. Não desgosto do design, mas acho o W8 pouco prático, um bocado confuso com muitas aplicações abertas ao mesmo tempo e, sobretudo, tenho alguma dificuldade em olhar para este sistema operativo como uma ferramenta de trabalho. E eu acho que os patrões irão concordar comigo. É macacada e diversão a mais naquela tela inicial para se ter no local de trabalho 🙂 Se é para usar o ambiente clássico, então para isso já tenho o Windows 7, não preciso de fazer upgrade… mais 10 segundos no boot não me afectam assim tanto, eu posso esperar lol

    • Carlos says:

      A versão Developer Preview estava muito incompleta, era mais para dar um cheirinho que outra coisa.

      Basta ver que a funcionalidade dos “hot corners” que dá um jeito enorme ainda não estava lá, nem a de fechar aplicações estilo metro, e nem o suporte multi-monitor.

  2. Xavier says:

    Enfim um competidor a altura do MacOS X!

    • Anonymous says:

      A sério? um competidor ao nível do MacOS X?! A sério?!
      Oh God!!

    • S3 says:

      Comentário completamente ridículo.

    • Dimu says:

      MacOS ainda vai ter de comer muita sopinha para chegar aos calcanhares de um qualquer windows (menos o millenium vá)…

      • Jorge Rodrigues says:

        então vai lá dizer isso aos profissionais que usam Mac para edição de audio, video e imagem … depois logo ouves a resposta.

        também te abro os olhos para o facto de o sistema em si se aguentar muito melhor com muita coisa aberta e para um facto engraçado… nunca em 5 anos e tal de utilização tive que reiniciar a máquina por ter um erro no sistema ou conflito (tipo os ecras azuis do windows e gelar o sistema quando uma aplicação deixa de responder)

        • Paulo Correia says:

          Por acaso tenho opinião contrária. Tenho um amigo meu que trabalha com produção de audio profissional (trabalha na Antena 3, e faz spots e afins para empresas de publicidade, etc), e ele queixa-se que a mesma versão do programa (acho que era o Pro tools) em Windows é mais estável que a versão de Mac, a bombar num Mac pro de 8 cores.

          Por outro lado, tenho um Macbook Pro, e também já tive vários equivalentes do ecrã azul do windows no OSX. Primeiro no Snow Leopard, e depois no Lion. Na altura o problema eram uns drivers da Vodafone para a pen 3G. Sim sim, podem dizer que a culpa era da vodafone, mas o mesmo se passa com o Windows. Quando aquilo dá o BSOD é normalmente culpa de drivers não certificados e mal construidos. No entanto, o pessoal gosta sempre de dar a ferroada na Microsoft. Já na Apple isso não acontece.
          E sinceramente, isso de não reiniciar, vai na volta, navegar no facebook não deve provocar nada disso. Ter o Xcode a bombar, com parallels e afins, já me provocou vários bloqueios. Ainda ontem tive duas situações de ao voltar do sleep, não voltou e ficou pendurado.

        • Zelig says:

          pois pois , poe o MacOS X! a correr em duas maquinas diferentes e depois ves.
          O windows libertou o mundo para a informatica e o MacOS X! aprisionou…
          se não fosse o windows e cada mac custava 20.000 euros ainda hoje.

          • Lol says:

            Se não fosse o window$ existiria muito mais software para sistemas unix e muito menos pessoas com dores de cabeça…

        • Alexandre Amaral says:

          Ecrãs Azuis não existe, existem de outro tipo! Não vamos ser mais papistas que o papa, o pessoal de imagem não é de perto nem de longe a grande maioria das pessoas que usam um computador, logo não é um indicador válido seja lá do que for. Considero que, da utilização ocasional que tive com um Macbook pro (Lion), o Mac tem algumas qualidades com alguns pontos interessantes que gostava ver no windows, no entanto não é por isso que as aplicações não crasham neste sistema. Dizer que as aplicações não bloqueiam, que o sistema em si não fica lento ou que simplesmente não tem problemas é ser-se mentiroso e ocultar a verdade e, sendo assim só posso concluir que a única pessoa que não abre os olhos és tu.

          Considero o Lion (e snow leopard…os dois sos’s da apple que tive oportunidade de experimentar nos macbook) sistemas operativos com alguns pormenores engraçados, mas no seu global pouco interessante face a um “tanque” que é o Windows 7.

          • Jorge Rodrigues says:

            meteste palavras no meu ost k não estão lá para me chamares mentiroso… ??

            CITO: “..nunca em 5 anos e tal de utilização tive que reiniciar a máquina por ter um erro no sistema ou conflito…”

            não quer dizer que uma aplicação não crache mas nunca tive que reiniciar a máquina por causa do crash de uma aplicação seja o photoshop, dreamweaver o Fireworks o word ou qualquer outra que uso.

            O windows 7 é bom sim é verdade mas o Vista é uma anedota e foi quando saiu o Vista k mudei de Windows para Mac a nivel pessoal.

        • Emannxx says:

          Exatamente: O Mac é bom para quem trabalha na área de multimédia. De resto, é estar a mandar dinheiro à rua. Mas mesmo assim, o Windows com hardware de um mac não fica nada atrás. Já tive a oportunidade de testar – ambos os sistemas com EXATAMENTE o mesmo hardware (só existia uma diferença no espaço de disco, o de Windows tinha 1tb e o mac tinha 750gb) e a diferença é nula. Simplesmente não tem diferença. Mesmos tempos de rendering, mesmos tempos de abertura (excepto no Photoshop em que, no Windows, demorou um pouco mais devido a 14 plugins) etc.

          • Arcadiy Kulchinskiy says:

            Por acaso não é melhor. Eu desde que me lembro trabalho em Multimédia, tenho Curso Profissional e Licenciatura em Multimédia. Agora está o Mestrado a caminho. Para além disso já trabalhei imensos projectos pessoais e ao nível profissional. Faço e gravo músicas, faço curtas e médias metragem com efeitos especiais e sou um designer gráfico e de web. Para além disso trabalho com ferramentas 3D (3ds max) e Flash.

            Trabalhei em vários OS e nunca consegui o mesmo desempenho do Mac como consegui de um PC.

            As pessoas caiem sempre no mesmo erro de atribuir Mac ao Design e Multimédia. Mac OS não é melhor para Design mas sim Mac OS TEM um bom Design que muitos designers se identificam.

            Não estou a dizer que MAC é mau para multimédia, mas sim que não é o melhor. Um mês atrás eu estava a fazer efeitos especiais para o meu filme com um colega meu, eu trabalhei no PC e ele no Mac. Qualquer coisa que ele fazia, demorava séculos enquanto que a mesma coisa no meu processava rápido. Usávamos as maquinas com características mais ou menos semelhantes. E isto é apenas um exemplo dos muitos.

            Mac é muito bom para (como disse o rapaz da publicidade) o Lightstuff. Tipo navegar na net e experienciar a técnologia da perspectiva de um utilizador. Nunca da perspectiva de um profissional.

        • Carlos says:

          Hombre, tu és daqueles gajos que pensa que o Windows parou no tempo do Windows 3.11, ou talvez do 95.

          Eu, no tempo do Windows 95/98/98/98SE usava o Windows NT/2000 e se há coisa que era espetacularmente dificil fazer era crashar o computador todo.

          Bugs que no Windows 95/98/98SE mandavam tudo ao ar e só se resolviam com um reset do PC, no NT/2000 resolviam-se matando o processo empancado pelo Task Manager.

          O NT 4 tinha dois problemas: era chato como o caneco de configurar (não suportava Plug And Play) e jogos era para esquecer (não suportava o DirectX). Mas para correr o Visual Studio? Não tinha nem comparação.

          Felizmente que depois veio o Windows 2000 (aka NT 5.0), que comparado com o 98SE (ou o Me…) estava noutra categoria e suportava PnP e Direct X. O Windows 2000 Professiona era o SO perfeito na altura. Super estável para trabalhar e super rápido para jogos.

          Aliás, não é por acaso que todas as versões seguintes do Windows descendem do Windows 2000.

          • Jorge Rodrigues says:

            não eu só perdi a admiração pela microsoft quando eles lançaram o Vista o meu primeiro PC tinha o Windows 2000 e sim era uma boa máquina de trabalho depois dessa versão apenas o XP e agora o 7 se aguentam de forma util e decente.

        • João Henriques says:

          Comentário estereotípico e de quem não faz ideia do que está a falar. Curiosamente, de momento, não possuo qualquer tipo de versão Windows (seja virtual ou física) nos meus computadores, mas como 99.9999999% das pessoas já usei, e bastante. Este ano, o meu departamento ofereceu-me um MacBook Pro 13″ e um MacPro 12 core, para viagem e trabalho, respectivamente, e como tal tenho usado bastante (honestamente nunca compraria um Mac com o meu próprio dinheiro, mas na Suécia ainda não há crise). No entanto, uso Linux maioritariamente, devido ao meu trabalho. Cada um destes três tipos de OS tem as suas vantagens e desvantagens. Em ultima análise, depende do uso que lhe pretendes dar, sendo que o Mac OS X é bem mais semelhante a qualquer distro Linux, do que o MS Windows alguma vez será (por razões arquitectónicas, são ambos UNIX-based).
          O mundo deve muito à Micrsoft, à Apple, Linux, BSD, etc, porque todos estes “players” trouxeram progresso ao mundo dos computadores, independentemente do seu público alvo. São ferramentas com propósitos diferentes. Cabe ao utilizador saber qual a mais indicada para o seu trabalho e para as suas capacidades.

      • João Tavares says:

        Comentário de quem nunca mexeu num Mac, nem percebe nada do windows…… hehehe

      • PTO says:

        Nem tanto ao mar nem tanto à terra. Ambos os OS’s têm qualidades e pontos fracos. Qualquer frase a radicalizar um deles perde a credibilidade por ser obviamente fundamentalista.

        Como utilizador dos dois OS’s destaco como pontos fortes a versatilidade como OS de trabalho do Windows e a intuitividade de utilização do OSX.

        O Windows é uma ferramenta que faz tudo de forma muito competente e eficaz. Já o OSX permite que tudo seja utilizado de forma muito agradável e sem aquelas arestas “rudes” que caracterizam o Windows.

        A título de exemplo, as “hot corners” que tanto se falam em relação ao Windows 8, já fazem parte do OSX há muitos anos e muito honestamente torna-se difícil perceber como trabalhar no Windows sem isso.

        Não me parece portanto que discussões com base na argumentação estilo “O OSX está a anos luz do Windows…” ou “o Windows supera qualquer OSX…” sejam, de todo, discussões construtivas e/ou abonatórias para a maturidade intelectual de quem as tem.

    • says:

      LOL. E mais nada a dizer…

    • João Tavares says:

      Em quê? Em NADA!!!!!!!

    • Bruno Silva says:

      LOL, mas o Windows em si que seja o 7 ou 8 é muito mais completo que o MacOSX, o MacOSX nem um Paint trás!
      Uso o meu iMac porque tenho de dar que fazer aos 3000€ que gastei nele!

      • Vipan says:

        Se tens um imac de 3000€ e nem sabes utilizar o sistema Mac OSX para fazer o que fazes no paint no Windows, o problema então não está na máquina nem no sistema, mas sim no utilizador… não concordas?

  3. Asdrubal says:

    Em menos de 2 anos sai o Win 9.

    • Emannxx says:

      3, não dois.

      É o ciclo de desenvolvimento da Microsoft.

      • Sérgio says:

        Deve estar equivocado.. A microsoft não tem ciclos regulares..

        A microsoft rege-se pelo sucesso e fiasco do SO que produz, ou pela necessidade de criar uma novidade afim de competir no mercado.
        Tanto é, que o Win XP perdurou no mercado anos e anos a fiu ao contrario do millenium.

        • Jose says:

          O XP é passado, o Windows 7 saiu rápido porque o Windows Vista estava incompleto, a Microsoft tem ciclos de lançamos, e só vais ver outro Windows daqui a 3 anos, quer o Windows 8 tenha sucesso ou não.

        • José Rodrigues says:

          O XP perdurou no mercado porque a empresa teve problemas no desenvolvimento do Longhorn.

          https://www.youtube.com/watch?v=b9ifQvQCO7Y

        • Emannxx says:

          O Windows XP perdurou no mercado porque houve um gigante atraso com o Windows Vista. O sistema estava a meio do desenvolvimento e o Bill Gates mandou cancelar o projecto Longhorn e recomeçar tudo do zero – com a equipa de desenvolvimento da XBox, e pensa-se que foi isso que arruinou o sistema.

          O Windows 7 saiu 3 anos depois do Vista, e o 8 sai exactamente 3 anos depois do 7.

          Windows Vista (RTM) – 8 de Novembro de 2006.
          Windows 7 (RTM) – 13 de Julho de 2009.
          Windows 8 (RTM) – Agosto de 2012.

          • Sérgio says:

            Referi-me ao historico todo da microsoft.. dou mais outro exemplo.. entre o millenium e xp não houve 3 anos.

            Por isso, volta a frisar que isso dos tres anos nao é uam ciencia exacta e depende um pouco do sucesso e do mercado.

          • Jose says:

            Sérgio, já disse antes que isso é passado, a Microsoft já anunciou a tempo os seus ciclos de lançamentos, desde do lançamento do Windows Vista, e vão cumpri-lo.

      • Asdrubal says:

        Referi menos de 2 anos, porque em caso de fracasso do win 8, devem lançar o mais rápidamente possível o win 9 já com melhoramentos.

  4. Rebel says:

    Ja todos estamos habituados a microsoft que so acerta sempre a 2

    vejamos os exemplos

    Windows 3.1 – mau
    Windows 3.11 – bom
    Windows 95 – mau
    Windows 98 – bom
    Windows Me – mau
    Windows XP – bom
    Windows Vista – mau
    Windows Seven – bom
    Windows 8 – mau

    e visto pelos foruns e pelas versoes beta testadas pessoalmente que sairam do 8 diria mesmo que este windows sera o pior windows de todos por mais tretas que metam em comentarios do estilo a e tal funciona com pouca ram e etc nao sera bom so porque nos iludem com essas pequenas fantasias
    pois esse windows para mim nao e um sistema operativo e um facebook SO “o windows perfeito para quem gosta de redes sociais e nao sabe para que serve o teclado” a nao ser para escreverem em programas de chats e etc sei que o comentario pode nao ser o mais elaborado e que falta aqui mt treta ao qual no meu ver sera o fiasco total desse facebook SO

    • André says:

      Windows Me – mau ?

      Adorava esse SO! Era tipo um Windows 98 Second Edition++.

    • Tcoiso says:

      Interessante. Mas há pelo menos duas excepções nessa intermitência: qualquer windows 3.0 ou inferior foi mau, logo vários seguido. E no win98 pode-se muito bem desdobrar em win98: mau, win98 SE: OK, logo o “bug 95” não foi logo assassinado.

    • Pedro A. says:

      O windows 3.1 e o 95 foram maus? Em que planeta??

    • Carlos says:

      Onde está aí o NT 3.51 Workstation, o NT 4.0 Workstation, e o 2000 Professional?

      É que dito assim parece que o XP é sucessor direto do Me, e não é. O XP é sucessor direto do 2000 professional.

      E vale lembrar: quando o XP saiu toda a gente disse que ia ser um fiasco e que era uma porcaria. E no entanto…

  5. Jose says:

    Eu fico-me pelo o Windows 7, o Windows 8 não foi feito para Desktops, a própria Microsoft já o admitiu.

  6. Olly says:

    Nas versões anteriores havia sempre aquele hipe para comprar uma máquina nova e testar o novo Windows mas desta vez, não sei porquê, não me atrai.
    Até pode ser o melhor SO da Microsoft mas houve qualquer coisa, a determinado momento, que me fez deixar de “querer” este SO (e o pior é que não sei dizer o que é).

    Até Outubro vamos ver se mudo de ideias.

    • Ecchin says:

      Se fores como eu, que me sinto um bocado desapontado por todas as novidades introduzidas no Windows 7 (como a super bar, que adoro mais que mil docks…) terem sido passadas para um segundo plano, escondido, completamente secundário… entendo-te :S
      A máquina de onde escrevo este texto não vai comtemplar a instalação deste sistema operativo, pelo menos como SO principal. Se ainda der pra instalar ali ao lado do W7 e do Ubuntu, se calhar arranjo espaço pra testar, quando sair.

  7. Sergio says:

    Volto a reafirmar. A linha de comandos é que é bom. Isso de janelas,e de ratos é para maricas.Um profissional nunca usará isso. Muitos programas de facturação mantiveram-se presos no passado, porque o rato não era prático. Obviamente que não estou a falar dos AS400 porque aí as razões eram outras

    • Sergio says:

      ou se quisermos bem mais recentemente: um smartphone sem stylus?!?! Que se usa os dedos!?!?! Com botões tão grandes!!?!?! Sem janelas!?!?!

    • Gerardo says:

      Prático prático é papel e caneta. Não precisa de energia eléctrica, não dá BSOD’s, é muito barato comparado com os SO actuais, enfim, isto dos PC’s é para maricas….

    • Jose says:

      Chama-se a isso evolução, não venhas cá dizer que são maricas, maricas são aqueles que não conseguem acompanhar a evolução 😉

    • Carlos says:

      Curioso que digas isso porque no Windows Server 2012 vai dar para fazer tudo pela linha de comandos.

      Aliás, aqueles programetas abichanados que se usam para gerir o Windows, no Server 2012 o que fazem é gerar scripts (à descarada, até os podes copiar para o notepad e tudo) e corrê-los às escondidas.

      Como o 8 é irmão gémeo do Server 2012…

  8. Miguel says:

    Bom dia!

    Voces recomendam-me fazer o download do windows 8 que esta no site da microsoft e substituir pelo windows 7 que tenho no meu computador?

    • Jorge Rodrigues says:

      NÂO

      – não está acabado
      – vais ter um choque brutal porque a UI é muito diferente

      • Zahara says:

        OMG. Com algumas horas de utilização e ja encontro tudo o que preciso. Instalação super rapida, bastante mais rapido que o win7, pelo menos em Raid 0 . Tem algumas novidades que são dificeis de encontrar, tais como arrastar para o fundo as app para fechar em vez do famoso “X”.
        Agora vir para aqui dizer que Metro isto Metro aquilo se fosse para ser igual ao windows 7 dexavam estar o 7 e não lançavam nada.
        A unica drive que instalai foram as da grafica apenas para ter o controlo sobre as rotações da ventoinha. Ja tentei varios jogos e programas até agora 0 problemas.

    • Emannxx says:

      Não substituas! O Windows 8 ainda não está terminado e tem diversas instabilidades (por exemplo, no meu portátil, a detemrianda altura, fico com a internet super lenta).

      Podes instalar para brincares e te acostumares à nova interface (não vás nas cantigas de haters ou inadaptáveis que se vêm por essa internet fora, aquilo ao fim de 2 ou 3 horas tá mais que entranhado e não queres outra coisa), mas não o instales como sistema de produção/utilização principal, pois podes ter surpresas desagradáveis (tipo… crashes).

  9. Miguel says:

    alguem já sacou teve algum problema com esse windows 8 release preview

    • Emannxx says:

      A última versão pública do sistema ainda tem algumas instabilidades e não está acabado.

      Não é recomendável instalar o Windows 8 para sistema de produção – se quiseres testar e brincar um bocadinho para te acostumares, ai sim, mas caso contrário é melhor esperares.

      O sistema funciona, mas ainda não está totalmente afinado 🙂

  10. Sérgio says:

    Está a chegar o derradeiro dia do apocalipse..
    Eu ainda não experimentei, porque prefiro esperar sempre pelas versões finais. Mas de tudo que já vi e li, este windows não terá vida fácil.

    Seja como for, faço votos para que as pessoas pelo menos experimentem e não o coloquem logo de lado.
    Até porque é bom para os nossos comerciantes que este windows obtenha sucesso.

  11. Gustavo says:

    há pessoal que fica assustado porque agora qualquer pessoa pode fazer inúmeras tarefas através de “janelinhas” que até a data só os gurus faziam na consola..

    Para uns (para serem os maiores) bom bom era que fosse tudo em linhas de código…

    O W8 está preparado para tirar o melhor partido de uma utilização móvel e fixa.

    Quanto a futuros problemas.. aqui deve ser só pessoal fora de serie no desenvolvimento seja do que for..

    • Zahara says:

      Concordo inteiramente. Isto de dizer que windows 8 nao da para trabalhar ai meu deus. Até agora 5 estrelas. Vamos la ver com se porta a nivel de preformance em outros despositivos com telemoveis e afins, que se a coisa correr bem vai vender como paezinhos quentes.
      Ainda por cima com a possibilidade de se fazer o upgrad de XP, vista, para win 8 por um baixo preço.
      So continuo a achar que a Microsoft falha na possibilidae de se fazer upgrad de 32 para 64 bits. Fui um dos que comprei 1 win 7 por +/-35 euros e tinha ainda a possibilidade de ter acesso a outro e não o fiz, pois nao se aplicava para a versão de 64bits.
      É nao se promover um baixo assinado de forma a demonstar a microsoft a quantidade de pessoas interessadas no upgrad do win caso se aplicasse a versão de 64bits.Podia ser que mudassem de politica.

  12. Tcoiso says:

    Ou seja, se quiserem um portátil com windows corram para as lojas enquanto eles vêm com o 7 instalado. Ou já se esqueceram da épica vergonha da era Vista da solução de “pague para ter downgrade para o vista”… Cheira-me que isso poderá voltar a acontecer.

  13. Pedro says:

    Pelos comentários que vejo aqui reparo que a maior parte não utiliza ou não utilizou o windows 8 mais do que uma semana..
    Eu pessoalmente acho uma evolução natural do windows 7.
    Utilizo-o como sistema operativo principal a par com o linux e acerca do metro UI é uma questão de hábito.
    Relativamente ao facto de não ser um SO para desktops/portáteis discordo porque eu não tive qualquer problema na sua utilização no meu portátil.

  14. Linuxiano says:

    Eu compreendo a opinião de quem diz que não sente aquela excitação pela chegada de um novo Windows e não sabe bem porquê e penso que consigo explicar a razão para isso.

    Esse vazio deve-se ao facto de a maioria das pessoas estar a olhar para o Windows 8 tendo em perspectiva as suas necessidades actuais e aquilo que foi a sua experiência com o Windows até hoje, que atingiu o seu auge com o Windows 7 e não tendo em conta as possibilidades futuras do novo SO.

    Pessoal, a interface metro é apenas o novo menu Iniciar, é o painel de começo onde se tem acesso de uma forma abrangente a todas as funções do SO. Sim existe aquela mistura inicial entre apps e programas convencionais que não me agradou também, confunde e desorienta a navegação natural que se dava nas versões anteriores.

    Mas é preciso olhar para a frente e para as novas tendências. Com a massificação de dispositivos móveis, cada vez mais não vamos depender só de 1 máquina. O Windows 8 é o SO ideal para quem quer ter uma experiência única e personalizada, que seja uniforme em todos os dispositivos que estejam na vossa posse.

    Não dêem tanta importância à interface metro, é apenas a “cola” que une os dispositivos e dá ao Windows 8 o mesmo aspecto em todos eles. Quem sempre viveu dentro do ecossistema Windows até agora só pode beneficiar das suas características, pois une a experiência com a imensidão de aplicações desenvolvidas para PC com a nova tendência mobile.

    Em termos corporativos, que é onde a Microsoft mais ganha, discordo que seja pouco produtivo, pelo contrário, até porque também já se começa cada vez mais a trabalhar com dispositivos móveis, isto aliado às melhorias no desempenho e funcionalidades e integração entre plataformas vai, na minha opinião, facilitar a produtividade (o gestor de ficheiros finalmente está decente).

    Claro que faço essa análise com base na Release Preview, tendo eu testado de forma casual e para fins de curiosidade e entretenimento. Só quando tivermos a necessidade de recorrer a este Windows 8 de forma séria e a possibilidade de experimentar a integração que pretende fornecer, é que será possível apurar com certeza se ele teve sucesso naquilo que pretende implementar ou se é um fracasso nesta tentativa.

    Para já é diferente, há que ter a mente aberta à mudança, esperemos é que seja para melhor, obviamente.

    Se não gostarem, aproveitem o Linux, ele sempre esteve lá, e agora mais fácil de usar do que nunca. De uma forma ou outra, as pessoas no geral vão ter de se abrir a novas experiências, pois a Microsoft, como se sabe vai impor os upgrades a todo o custo, vai acabar rápido com o XP e em seguida com o 7, portanto , seja com a inovação do Windows 8, seja experimentando a entrada no mundo do software livre, as coisas não vão ser mais aquilo a que estamos acostumados 😛

    • SatoMew says:

      Caro Linuxiano, a Microsoft poderia ao menos não remover a funcionalidade que já lá está e dar a opção ao utilizador de qual a GUI que pretende utilizar tanto durante a instalação como após a mesma. É que até o Windows 95, acerca do qual a Microsoft compara com o Windows 8 na forma como este último é igualmente revolucionário permite fazer isso: durante o processo de instalação, o utilizador pode escolher a shell que pretende — ou a então nova shell com o Explorador do Windows (Windows Explorer) introduzida no Windows 95 ou a antiga shell com o Gestor de Ficheiros (File Manager) e Gestor de Programas (Program Manager) do Windows 3.1. E mesmo após a instalação, pode-se usar ambas as shells, dado que se escolher a shell com o Explorador do Windows, pode ir a {partição}:\WINDOWS e abrir os executáveis do Gestor de Ficheiros e do Gestor de Programas, WINFILE.EXE e PROGMAN.EXE. Mais ainda, acedendo ao Registo do Windows, pode escolher qual a shell que deve ser utilizada no arranque do Windows.

      Como vêem, até o Windows 95, o qual celebra em Agosto o seu 17º aniversário, não limitava e forçava o utilizador a uma shell ou GUI com todas as inovações que foram implementadas na altura. Portanto, o Windows 8 pode ser evolucionário e revolucionário, mas é limitativo e impõe ao utilizador que deve utilizar a nova interface sem poder sequer «ver-se livre» da outra, e/ou vice-versa (mas, em particular, «ver-se livre» da nova interface Metro). Além das funcionalidades removidas arbitrariamente, tal como já tem sido feito desde o Windows Vista, e cuja situação já referi mais abaixo. 😉

    • Sérgio says:

      “Não dêem tanta importância à interface metro, é apenas a “cola” que une os dispositivos e dá ao Windows 8 o mesmo aspecto em todos eles ”

      Adorei esta frase
      Já agora excelente comentário

    • Arcadiy Kulchinskiy says:

      Concordo.

      Esses impactos vão passar quando sair o Windows Phone 8 e vai ficar tudo interligado.

      Acho que a Microsoft está a dar realmente um passo para futuro (muito arriscado by the way).

  15. joao says:

    Eu experimentei e acho que o METRO tem muitas potencialidades, penso que irá facilitar na automatização de tarefas, é tudo uma questão de se adaptarem. Em todas as versões tivemos o mesmo problema, ADAPTAÇÃO.

  16. SatoMew says:

    Se as pessoas forem inteligentes, não comprarão o Windows 8. Porquê? Para quê comprar algo que é como um downgrade? Todas as versões do Windows têm sido um pouco de downgrade desde o Windows Vista, embora todo o processo de desenvolvimento do mesmo tenha aliado a esse factor. O Windows 7 é um Windows Vista bastante mais robusto e sólido, sem dúvida.

    Por que é que a Microsoft tem vindo a remover funcionalidades arbitrariamente do SO desde o Windows Vista, sem introduzir substitutos à altura ou se quer implementar um substituto? Por ex., por que raio é que no Windows 7, uma pessoa já não pode desactivar a ordenação automática de ficheiros e pastas (o qual era possível no Windows XP, onde a funcionalidade era opcional), mesmo após todo o feedback que os utilizadores forneceram à Microsoft durante o processo de desenvolvimento do mesmo? E isto é só um exemplo. Falando do Windows 8, um exemplo desta prática manipuladora e enganadora é a remoção da funcionalidade que permite aos programas e instaladores no subsistema Win32 (portanto, no Desktop ou Ambiente de trabalho) de introduzirem ou modificarem associações de extensões de ficheiros a eles próprios programaticamente, quer automaticamente ou a pedido do utilizador. Ou seja, no Windows 8, qualquer software Win32 só pode associar-se a extensões de ficheiros se o utilizador fizer ele próprio essa tarefa, tendo de recorrer exclusivamente ao painel de controlo respectivo do próprio sistema! Mas qual o motivo para esta limitação e para a mesma não ser anunciada a todos os utilizadores (não sei se informaram oficialmente os developers ou não). Cheguei a descobrir isto por experiência própria e com confirmação do xpclient no seu blogue. O post onde podem verificar esta e outras funcionalidades removidas do Windows 8, sem contar aquelas que foram removidas já no Windows Vista e 7, é este.

  17. nelsonjma says:

    Em termos de performance alguém aqui tem ideia se o windows 8 vai ser mais pesado que o windows 7, e caso o seja se o peso é significavo ? ou impeditivo de migrar ?

    • Carlos says:

      Os requsitos do Windows 8 vão ser os mesmos, ou até mesmo menores, que os do Windows 7.

      A ver pelo comportamento do meu Acer velhinho, são bem menores.

  18. darth says:

    comprei ha 2 semanas um portatil qe vinha com win7… ouvi dizer que quem comprasse a aprtir de junho tinha o upgrade para win8 à borla (portes e despesas, uns 15€)… como funciona? na loja disseram-me que nao sabiam de nada…

  19. Mike says:

    Penso que tudo vai depender do volume de vendas e pessoas a aderir ao novo windows.
    Se vender bem e for estavel, os developers vão querer ter a sua aplicação no SO.

    Eu gostei do que vi, mas só migrarei para um Windows 8 se tiver razões para tal, e não por ser o mais recente. Depois, estou curioso como é que aplicações como da Adobe (Photoshop, Premiere, etc), Microsoft (Office, etc.), Autodesk (Autocad, etc.) entre outros, irão ficar com a interface Metro. Caso esta migração não aconteça, o UI Metro passa pra 2º plano com uma pinta do caraças no meu ver 😀

    Depois, a um nivel técnico é optimo, porque manteram a retrocompatibilidade mantendo o desktop e suporte de drivers (W7 pelo menos) e claro, um upgrade é mais acessivel é sempre bem-vindo. Por outro lado, para developers deve ser um pesadelo redesenhar a UI em Metro e migrar o codigo.

    • Carlos says:

      “é que aplicações como da Adobe (Photoshop, Premiere, etc), Microsoft (Office, etc.), Autodesk (Autocad, etc.) entre outros, irão ficar com a interface Metro”

      Newsflash (com vários meses já): não vão ficar.

      E sim, num desktop o interface metro vai ficar em segundo plano.

      O que acontece é que *todos* os sistemas da Microsoft vão ter o interface metro, desde o Windows Phone à XBox, e nesses outros sistemas vai mesmo ser o único interface. E as aplicações estilo metro vão ser iguais (obviamente tendo em conta as dimensões fisicas dos ecrãs) em todos eles, desde o Windows Phone, ao Surface, ao teu desktop, e até à XBox.

      • Mike says:

        Não vão ficar numa fase inicial como é obvio, mas não conheço nenhuma noticia relativamente a nunca criarem uma interface metro. E quando falo de uma interface metro, quero dizer sem a necessidade do Aero UI (nativamente no Metro UI, tipo C#), porque naturalmente vão ter que mudar a UI devido à natureza do mesmo.

        No caso da Adobe e Autodesk, noto a curiosidade nos sistema touch, dai estes terem aplicações para tablets. Como entusiasta/profissional na area de design/audiovisual, é quase natural haver uma versão para touch com dedos e stylus.

        Ninguem gosta de mudanças 🙂 no entanto, EU SEI que o mais recente nem sempre é melhor, mas vamos ter que aguardar. Na minha opinião, a microsoft está a dar um bom 1º passo, mas tambem tem muito que “amadurecer”

  20. Anonimo says:

    Já estou aqui os fans boys da Apple a dizer que o OSx.
    Mas quando vamos tem uma virtual machine porque precisam de instalar Windows, com a desculpa de usar certos programas.
    Então porque não compram esses programas para Mac.

  21. Boa noite

    Tenho a versão 8 release preview e tenho um problema quando abro o Opera ou o Chrome

    Ainda não sei bem qual é o que me causa o problema

    Veja a minha tela mas não posso fazer nada
    O sistema fica congelado
    Tenho que desligar o PC no botão da máquina e voltar a abrir o sistema

    Porque será isso ?
    Será um bug do Windows 8 ?

    A versão anterior dava muito mais problemas

    Esta ficou melhor mas o problema continua nesta e na versão anterior

    Cumprimentos
    César Oliveira
    http://www.profissionalweb.net

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.