PplWare Mobile

Vendas de PCs continuam a cair, mas Apple consegue recuperar

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Baptista Batos says:

    Basicamente hoje em dia, se as pessoas compram um PC, normalmente querem um bom para trabalhar, e os melhores, são os Mac.

    • Fabio Pisco says:

      Essa está boa, já me ri o suficiente esta manhã xD.
      A nível, mundial tem aumentado, há gente que comprar Macs porque é da apple, fim.

      • Miguel says:

        Acho que não te riste mais que eu apos ler o teu comentário, tipico de alguém sem miolos no sítio.

        • miguel says:

          nãoo, so se for pelo sistema operativo…
          porque de resto as pessoas compram por ser apple e ser “bonitinho”, tipo compras a gaja..
          pode nem perceber nada mas escolhe por sem bonito.

          • flavio says:

            olha se as pessoas compram sem saber e compram mac entao acertam mesmo em cheio. é como fazeres uma aposta sem pescares nada de jogo mas acertas

      • Lulz says:

        Continua a acreditar nisso…

        Quem não sabe do que fala, quem não sabe o que é um Mac… é assim…

    • Rui says:

      É a velha historia de saber vender as coisas. É analogo aquela fruta que vês no supermercado com cera por cima para brilhar mais, porque as pessoas olham e parece que ficam hipnotizadas. Depois não têm cheiro, não têm sabor.

      As pessoas compram Mac porque é Apple, não pq são os melhores.
      Assim como fazem com os Iphones.

      • ze says:

        lol, só invejosos por n terem fundos para comprar um, enfim….

      • Lulz says:

        E as pessoas compram Apple porque os Mac, iPhone, iPod e iPad são os melhores.

        Cera? Não sabes do que falas…

        Cara metem os Hp, Asus, Lenovo, etc… Para disfarçar a qualidade foleira que passado dois meses, já têm as dobradiças partidas, as ventoinhas sempre no máximo, no verão aquecem e vão abaixo..

        Já para não falar da porcaria do Windows que nem trocar um ficheiro de uma janela para a outra dá…

        E a porcaria que os fabricantes põem lá dentro, que é só spyware e miners bitcoin e outros malware.

        • David Guerreiro says:

          Os MacBook Pro Retina são uma maravilha, mal se liga vão logo aos 90ºC. Claro que isso não interessa para nada, os outros é que aquecem muito.

          • Baptista Batos says:

            Olha, eu tou aqui a escrever isto no meu MBPr e gostava de ver onde é que estão os 90ºC?

            Ninguém é tão burro como tu pensas…

            Por alguma coisa é que vais a um fnac ou outras lojas, e os PC’s estão todos bloqueados e não podes mexer.

            Os Mac’s, estão todos desbloqueados, e prontos a qualquer pessoa experimentar e usar…

            Diz mas é dos PC’s que andam por aí com pedaços de plástico partido, e a bufar quando se puxa um bocado mais, e sempre a engasgar mesmo no browser, e então se começam a ver um vídeo no youtube, vai abaixo por causa do calor…

          • Dada says:

            Uma coisa fantástica estes apple, parecem ser feitos por deuses para serem tão perfeitos, e desconfio que esses deuses têm olhos em bico e trabalham 20h por dia 6 dias por semana sentados em caixas só para criar algo tão espantoso.
            Talvez seja por isso que os seus utilizadores não consigam encontrar falhas nesses produtos.
            Acho que a humanidade aproxima-se do fim da civilização, a partir do momento que uma marca consegue vender produtos a preços premium e ainda ter do seu lado uma legião de fiéis deixa de ser uma marca e passa a ser uma religião, vai na volta o Steve Jobs ainda vai ressuscitar, vai ser o anti-cristo e vai destruir todos aqueles que não possuem um dos muitos gadgets deles, vem ai o fim do mundo como o conhecemos, e vai renascer um mundo branco e preto com aluminio, vamos ver cores novas pois vai passar a ser tudo em retina display e só vamos poder comer maças.
            O pessoal que usa windows vai ser escorraçado para marte e o pessoal que usa Android vai ser fuzilado….
            Se calhar vou só ali comprar um íwatch por via das duvidas, parece ser um aparelho com muita utilidade, dá horas, dá cores e tal, não interessa, é apple é para comprar, mesmo que os putos passem fome o resto do mês.

          • Miguel says:

            Fala alguém que nunca teve um Mac na vida.

        • Renato Nismo says:

          não sei porque andam para aí a falar ? tenho um i7 da samsung há quase 3 anos, veio com w8, actualizei 8.1 e depois o 10 e nem um único crash nem instabilidade, quase sempre 24/7 ligado, e claro, quem diz que os pc’s andam com bloatwares spywares são pessoas que não deviam pertencer ao mundo da informática, pois eu é que faço clean install, o melhor antivírus é o utilizador, o meu portátil continua novo e jogo jogos nele, o mac pode ? também podemos construir uma torre de pc 2x ou mais potente que um imac a metade do preço, se há pessoas que gastam 2000 por mac só para virem comentar no pplware e que não sabem fazer outra grande coisa no mac, parabéns pelo bom investimento. mac é para vocês quando não sabem resolver esses “defeitos” que andam para aí a falar, são como umas meninas a se queixarem por o motor não trabalhar como deve ser e ela ter metido óleo de cozinha.

    • Realista says:

      Boa Piada 🙂

  2. Bruno M. says:

    A questão/resposta é:

    Vale a pena comprar um pc novo ou fazer upgrade?!
    Como é óbvio muitos já fazem apenas upgrade aos componentes, deixando de parte a compra de um pc novo pela simples razão de que montar/actualizar um pc fica muito mais barato que comprar o pc completo visto que muitos têm já teclado, rato, monitor, impressora, etc….

    Pessoalmente compro componentes e actualizo o meu pc ou de familiares, pc novo fica muito mais caro na maior parte das vezes, muito pelo lucro das lojas (que têm que ter), pelos impostos e em grande parte, pelo país em que vivemos.

    Compro quase tudo fora do país, e já estive a comparar alguns preços depois desta nova lei, e relativamente a armazenamento, é preferivel e aos novos vizinhos espanhóis ou aos Bittish 😀

    Cumps a todos.

  3. David Guerreiro says:

    Cada vez há mais ricos, logo a Apple sobe nas vendas. Por contraste, o número de pobres aumenta, e o número de PCs vendidos é menor.

    • JBM says:

      no mundo só há ricos e pobres. Os outros fugiram do planeta para não estragar a festa

    • Alexandre Leonardo says:

      Isso não é bem assim David, quando a Apple lança um computador novo o preço é bastante competitivo, tenta “montar” um pc com os componentes equivalente e vais ver que a diferença (que existe) não é assim tão grande como se pensa.
      O problema é que esses mesmos componentes são actualizados muito rapidademente e a Apple leva algum tempo a trazer essas actualizações para os seus produtos.
      No entanto quem anda à procura de uma máquina barata, é verdade, a Apple não tem muita opção para escolher.

      • Dada says:

        Não sei em que lojas compra os componentes, mas basta fazer a conta e por metade do preço de um Imac de 21″ Quad-core monta-se um pc equivalente completo.
        Pelos 1549€ que custa esse Imac compra-se um pc muito, mas muito superior.
        Só para vermos a ganância da Apple eles pedem 240€ por 8gb de ram quando essa mesma ram comprada em qualquer loja apenas custa 70 ou 80€.
        Podem alegar que a Apple tem uma vantagem, seja em computadores ou telemóveis que é o sistema operativo de resto estão a vender um fiat ao preço de um ferrari, e é essa a realidade doa a quem doer.

        • David Guerreiro says:

          +1. E os 8GB RAM até custam menos. Compra-se 8GB DDR3 1600 por menos de 60€.

        • Baptista Batos says:

          iMac 5K = 2000€, vem com um monitor 5K e um computador

          Monitor 5K da Dell = 2000€, só vem o monitor

          Não fales do que não sabes…

          • Dada says:

            Esse Imac custa 2349€, talvez seja o unico que compensa tendo em conta o ecrãn, o resto é mais do mesmo, sendo que este já não usa componentes de portátil pois os cpu’s que usa são de desktop, mas mesmo assim ficas com um problema, aquela placa gráfica vai-se ver grega para tal resolução.
            O facto de a Dell custar o que custa tem a ver com ser o unico no mercado 5k para além do imac, a norma tem sido o 4k, o que para aquela resolução já é mais que bom, sem concorrência o preço dispara.
            De qualquer forma falei dos outros imac que são francamente fracos para o preço que custam.

          • JBM says:

            todos os iMac usam CPU de desktop e não de portátil
            Quanto ao ecrã 5k faz todo o sentido para quem necessita de produzir conteúdos a 4k, para ter espaço extra para o interface das aplicações.

      • Pll says:

        hahahha..not sure if trolling or just .. os pcs deles a 1500 euros vem com um i7 dual-core de ultrabook, nem gráfica dedicada tem. Nunca deves ter tentado sequer olhar para pcs do mesmo preço de certeza a absoluta.Por esse preço tens um PC com i7 quad core, grafica dedicada de alta/media gama dependendo da marca. Se formos falar de desktops então ui..

        • ss says:

          Um i7 dual core num sistemas deles, mete o teu i7 quad core no bolso, para a próxima pesquisa o que dizes e teres um pc feito em aluminio (100%), i7 de alta voltagem, ssd pcie, retina e etc… diz-me pcs assim com esse preço.. só azia meu deus… mas pronto, falam de coisas para o ar sem saber nada… enfim

          • Dada says:

            Eu realmente não percebo nada disto, o que é um i7 dual core???? ou i7 de alta voltagem???? Não me digas que a apple faz processadores agora, que eu saiba são i7 de portátil da intel, que são inferiores aos desktop.
            A única coisa que os Macs têm de bom é o design e o SO, mas dar 1500€ por um portátil em forma de monitor é para gente parva ou com a mania.
            E já agora sabes o que quer dizer retina display??? Sabes que já existem ecráns muito superiores a preços justos sem uma maça desenhada para os inflacionar

          • ss says:

            Dada… os processadores podem ser -> ***U ***MQ ***HQ (baixa, media e alta voltagem)… os de alta vontagem são mais rapidos e todos os processadores da apple sao de alta voltagem (exepto os do mac 11′) … dual core = dois nucleos… quad core = 4 núcleos… a diferença é que se houve uma app que puxe aos 4, ate voa xD

        • Baptista Batos says:

          A diferença é que a Apple só usa componentes de primeira e de última geração, em que um i5 é mais rápido que o i7 da geração anterior da concorrência, corpo totalmente em alumínio, sem falhas, sistema operativo brutal, sem malware, actualizações gratuitas, design inconfundível, qualidade do ecrã em vidro simplesmente incomparável.

          Ah, e um serviço de assistência como deve de ser…

          • ss says:

            Mas estas personagens só olham para os números e preços.. depois só reclamam, fogo… até inerva ver alguns comentários sem nexo, sem pesquisa, só disse porque sabe lá deus… enfim

      • David Guerreiro says:

        Aqui a questão não é de preços competitivos, se um iMac com um i5 custa 2100€, de nada serve porque quem tem pouco dinheiro não os consegue comprar, sendo competitivos ou não. Daí que se aumentam as vendas é porque há cada vez mais gente com capacidade de pagar o valor que pedem. Aqui em Portugal esses ricos criam-se à custa da miséria dos outros. Patrões que não pagam o que devem, falências fraudulentas, corrupção, etc.

    • Rafael Paredes says:

      A Apple não faz PCs?!
      Pensei que tinham sido eles a inventar o conceito!!!

      • Carlos Alberto says:

        Pensas mal!
        O típico comentário de quem julga que o mundo não existia sem apple.

        Usa o google ou o bing (até pode ser via safari) para te informares.

        Já agora fica a saber que o GUI dos primeiros apples… não foi nenhuma ideia original do steves dos jobs, conceito que muitos desconhecem!

        “Another seminal product in 1973 was the Xerox Alto, developed at Xerox’s Palo Alto Research Center (PARC), it had a graphical user interface (GUI) which later served as inspiration for Apple Computer’s Macintosh, and Microsoft’s Windows operating system.”
        https://en.wikipedia.org/wiki/Personal_computer

        • Baptista Batos says:

          O primeiro PC for o Apple II.

          O primeiro PC com GUI foi o Apple Lisa.

          O Xerox Alto nunca saiu do Lab, e estava muito longe do produto completo que foi o da Apple.

          Que mais tarde lançou o Macintosh, e depois foi copiado por todos.

          Com botões, janelas, menus e ícones.

      • NT says:

        Pensaste muito mal. Um Mac não é um PC e o conceito não foi inventado pela Apple, nem nada que se pareça.

        • Vlad says:

          Embora um Mac não seja um PC Windows, isto não é impeditivo que este deixe de ser um PC.

        • Tiago says:

          Entao um mac nao é um personal computer? é o que entao? public computer? xD

          • Baptista Batos says:

            Não, o iMac é um interpersonal computer 😛

            Os PC’s não têm net, e não dá para se ligar com pessoas… XD

          • Filipe Coelho says:

            Não, é pessoal, só não é computador.

          • r0ckf3l3r says:

            @Filipe Coelho: Não é um computador?
            Até as máquinas de calcular que muitos utilizaram em exames nacionais (as populares TI-81 Plus) são computadores. 🙂
            Um PC é um computador que não requer a intervenção de um operador para ser utilizado. É orientado ao utilizador final.

          • Baptista Batos says:

            O Mac não é um computador?

            Que LOL… então o que é?

            Um instrumento musical?

    • Baptista Batos says:

      Se quem compra Macs, são só os ricos, então deves ser mesmo muito pobre…

      • SB says:

        Quem compra MAC são pessoas que não ligam a tecnologia, mas sim a moda…

        • Baptista Batos says:

          Quem faz a tua “tecnologia”, muito provavelmente usa Macs…

        • Dada says:

          Muito bem dito.

        • Filipe Coelho says:

          Até que enfim alguém disse isto! A única vantagem que o Mac tem em relação aos outros é ser o único capaz de compilar para iOS. Mas isso é mesmo próprio a Apple, obrigar-te a ter o que é deles para poderes fazer para eles. É como as drogas, força a ficar preso a eles de uma maneira que depois custa sair. E como os drogados negam sempre que é um vício mas quem está de fora consegue ver bem.

        • ss says:

          Pois, ou talvez seja um web designer ou um programador da apple, ou talvez porque tens actualizações para sempre, rápido, super leve, nada de programas de xaxa que só serve para mudar luzinhas, baterias a aguentar 8~10 horas mas prontos, fica-te pela inveja

      • David Guerreiro says:

        Depende do teu conceito de rico. É que se calhar para ti ser-se rico é ter 1 milhão de euros no banco, mas isso não é rico, é milionário.

    • Miguel says:

      Meu deus, tanta inveja……

  4. Hugo Santos says:

    Vendem-se menos PC (personal computer), mas vendem-se cada vez mais computadores (Smartphones – que antigamente se chamavam pc de bolso, Tablets, Smartv, etc)

  5. JJ says:

    O facto de as vendas de PCs continuar a diminuir é por um motivo muito simples:

    Actualmente o hardware esta muito mais avançado do que o software. Enquanto antigamente normalmente era o software que andava mais a frente, hoje é o hardware. Ou seja, quem comprar um PC mediano, fica com um hardware capaz de suportar software durante os próximos 5/6 anos no mínimo.

    Quanto a 10 anos atrás, o hardware de um PC mediano ao fim de 3/4 anos já não iria suportar todo o tipo de software. Hoje, mesmo com algumas limitações, um PC com 3/4 anos continua a ser tão capaz como foi comprado.

    • Emanuel Vitorino says:

      +1 era isto que ia aqui comentar agora!

    • Concept says:

      Exacto. O mesmo vai acontecer com os Smartphones, as pessoas já têm os seus e dada a capacidade que hoje em dia estes têm não compensa comprar tão frequentemente.

    • pedrostrik says:

      +1 até que enfim um comentário sério e verdadeiro, a M$ não tira o mínimo potencial do hardware existente, de há anos para cá, sendo o responsável pelo “funil” tecnológico actual essa é a mais pura das conclusões

  6. filipe says:

    Ha pessoas que se esquecem de que se calhar o pessoal esta a espera do Windows 10 que ja foi anunciado ha ja algum tempo… Quem compra um pc agora sabendo daqui ha poucos meses vem novo Windows?!? Deixem sair o W10 e dp façam o estudo…

    • Flavio says:

      É igual, quem quer que compre agora (ou tenha comprado nos últimos anos) tem o upgrade para W10 á borla garantido.

      Para além disso para o utilizador “mais comum” isso não interessa, eles compram computadores quando precisam deles, não sabem quando foi anunciado o W10 nem isso lhes interessa. Apenas os mais informatizados ligam a essas coisas.

      • 1berto says:

        Não é nada igual porque ao sair o W10 são apresentados novos dispositivos, por isso, muitos utilizadores esperam pela novidades ou então pelas baixas de preço dos antigos.

    • paulo g. says:

      Infelizmente a maior parte dos pc’s ainda vem com esse impo$to. O meu portatil bem velhinho com “apenas” 3gb de ram funciona perfeitamente, com qualquer versão de linux. Em windows já “roda” um pouco mais lento, por vezes com a irritante bolinha azul… Como os SO estão mais leves, até os PC’s antigos ganham uma nova vida, por isso, a mudança de PC’s não é tão necessária.

  7. LG says:

    PC duram mais tempo porque mais facilmente se pode substituir componentes….

    • FG says:

      Afirmação mais ridícula!

      Macs raramente avariam, e consegues arranjar as peças todas, o que não faltam são ecrãs, Logic boards, drives e baterias de substituição de Mac no eBay.

      • LG says:

        Primeiro, não falei em avarias;
        Segundo, eBay? Rly?
        Terceiro, e só um exemplo: So agora é que a Apple oferece suporte TRIM a SSD de marcas terceriras … Apple so admite material Apple. Claro que é sempre possivel dar a volta… mas e se precisares de drivers? Xau

        • RaCcOn says:

          Rly?

          Acreditas mesmo no que estas a dizer?

          • Dada says:

            E os pc’s avariam muitas vezes por acaso?????
            Tenho aqui um no trabalho com 7 anos a trabalhar 10 horas por dia com software pesado e nunca tive um unico problema, por norma o material informático dura muito.
            Mas já agora se vamos por ai o que interessa se o MAc dura 20 anos, ao fim de 5 ou 6 deixa de suportar novo software e de se poder instalar actualizações ao passo que até um p4 software recente.

        • Lulz says:

          Drivers? Lol?

          Drivers para quê?

          Eu ja usava un SSD com TRIM, era apenas um comando, e estava feito, não sabes do que falas…

      • Pll says:

        só te digo duas coisas, vai ver estudos feitos de satisfação de consumidor e a taxa de avarias, apple não é o que tem menos avarias nem perto. Já para não falar no fiasco que os discos que eles metem nos desktops tem sido.

      • David Guerreiro says:

        Raramente avariam? Ui, se conhecesses algum ACMT logo vias o que era avarias… Os equipamentos da Apple avariam, e bastante, só que há pessoas que preferem atirar areia para os olhos.

        • ss says:

          Mac’s avarim como todos os PC’s… mas uns avariam passado 3 meses ou 5 … outros passado alguns anos mas pronto, não atires mais areia para os nossos olhos (:

    • JBM says:

      como é que sabes que os PCs duram em média mais tempo!? Vai reparar no aumento que o Mac continua a ter no uso da internet! Se fosse como o que queres implicar, mera substituição rápida de máquinas sem real crescimento de utilizadores, então o uso de Macs deveria estar estagnado

      • Dada says:

        O mercado dos mac’s não fica estagnado porque ai fim de uns anos tens de comprar outro por imposição da marca, deixas de conseguir instalar software mais recente e fazer actualizações pois a querida apple não faz mais drivers para Mac’s antigos.
        Tenho aqui um G5 comprado em 2005 e que passados 6 anos deixou de ter suporte de drivers para montes de software e passou a ser um pisa papeis gigante.

        • JBM says:

          Não generalizes!
          Os Macs anteriores a 2006 sofreram com a transição para outros processadores, mas foi com os novos processadores que as vendas da Apple começaram a subir consideravelmente indo buscar novos clientes aos PCs.
          Quase todos os aparelhos a partir de 2007 têm suporte da Apple no software. É assim há alguns anos e é de esperar que assim continue durante mais alguns anos. Por isso não tem havido imposição da Apple para comprar novos ao fim de uns anos.
          E por fim, como já expliquei, se fosse como tu estás a querer insinuar, em que as pessoas apenas estão a trocar de Mac por um novo, então não se deveria ver aumento no uso de internet!
          Se o Mac continua a crescer é em grande medida pelos novos clientes, não pelos velhos!

          • Dada says:

            Mesmo assim, o que te adianta teres um computador de 2008 que não podes fazer um upgrade, ainda á pouco tempo mudei o cpu+motherboard comprado em 2009 e fiquei com um pc novo, nem 200€ gastei, saltei de um i5 760 para um i5 4590 e ainda vendi as peças velhas, ou seja por menos de 200€ tenho um pc que mete um imac de 1500€ a um canto.
            Eu não estou a impingir nada, apenas não acho correcto certas politicas dessa empresa e a forma como as pessoas as idolatram, acho doentio para dizer a verdade. Eu gosto da cor azul e não é por causa disso que a defendo com unhas e dentes e digo que é a mais bonita do mundo.

          • JBM says:

            agora a tua questão já é mudar peças? decide-te! Os Macs duram muito tempo. tenho um de 2008 que ainda se porta muito bem. Tenho outro com quase 15 anos que ainda dá para uns biscates quando é preciso. Se tu queres andar a montar peças é a tua opção. Eu não quero andar a montar peças dum portátil e a preocupar-me com os problemas que envolve!

  8. MR says:

    Eu realmente não entendo estas noticias e as pessoas acharem que Mac vai dominar alguma vez o mercado, é tao provavel como o windows phone dominar o mercado dos smartphones. Com o fracasso das novas consolas cada vez à mais gente a pergar em pcs para jogar. existe no mercada 5 ou 7 % do Mac OS contra perto de 90% com windows. Não comparem venda de PCs feitos com Macs, porque só uma pessoa sem noção é que compra torres da HP, lenovo etc… Sinceramente não pensem que tenho algo contra mac, eu uso iphone.

  9. Mikes says:

    Os híbridos entram na contagem ou estes números são apenas desktop e laptop?

  10. Professor says:

    Quem quer um portatil a serio compra mac, tlm a serio iphone e um tablet a serio ipad. Nao e que os outros sejam maus mas Apple tem de longe a melhor qualidade e ecossistema e os haters sao a prova da nossa grandeza

    • David Guerreiro says:

      E já agora para rematar, quem quer um carro a sério compra um Lamborghini. Não é que os outros sejam maus, mas tem a melhor qualidade e ecossistema, e os haters são a prova da grandeza…
      Ter um iMac, iPad, iPhone e não ter um Lamborghini até devia ser considerado crime.

  11. Benchmark do iPhone 6 says:

    Grande trambolhão nas vendas de PC entre o segundo trimestre de 2015 e o de 2014.

    No link estão os dados da mesma fonte (IDC) que comparam o segundo trimestre de 2014 com os de 2013:

    – A Apple nem aparecia nos 5 primeiros (o 5.º era a ASUS, com 6,2%, a Apple devia ser 6.º, com 5,9%)
    – Passou para 4.º com um aumento das vendas de 16,1% quando no geral houve uma uma quebra de 11,8%

    http://www.idc.com/getdoc.jsp?containerId=prUS24981914

  12. Rui Castro says:

    Penso que isto poderá mudar com a utilização de Media Centers na sala e/ou Steam Box para jogos.

  13. Kruskal says:

    Um bom aumento… no ano passado vendeu 3 PCs e este ano já vendeu 4! 😀
    Por acaso os portáteis da Apple devem ser dos produtos da marca da maçã com melhor relação qualidade/preço e curiosamente são dos que menos sucesso têm.

    • Benchmark do iPhone 6 says:

      A unidade do quadro é o milhar e a vírgula em inglês é o separador de milhares. Lê-se:

      – No segundo trimestre de 2014 a Apple vender 4,4 milhões de Macs (5,9% de todos os PCs)
      – No segundo trimestre de 2015 vendeu 5,1 milhões (7,8%), um crescimento de 16,1% quando todos os outros caíram

      Não é propriamente um insucesso 😉

      • Kruskal says:

        Menos de 8% é tudo menos um sucesso…

        • Benchmark do iPhone 6 says:

          São 5 ,1 milhões. A tua asneira está em confundi-los com – v”endeu 3 e agora vendeu 4, isto é, não chegou a 1/10 dos PCs … não conta”.

          Os iPhones também não chegaram a 2/10 dos smartphones.

          A questão parece ser, os Macs não chegam a 1/10, contra a cangalhada dos PCs e os iPhones não chegam a 2/10 contra a cangalhada dos Androids+Microsofrt.

          Segmenta o mercado. Retira a cangalhada e cria um segmento de topo. Vais ficar surpreendido. Por exemplo, nos smartphones de topo, acima dos 500 dólares, a Apple domina com 80%. É que, nestas coisas, qualidade não é o mesmo que quantidade.

          “Ah, mas se a a Apple libertasse o OS X para PCs normais, sem ser hackintosh, subia a quota de mercado!” Pois é, mas não liberta, só está no segmento de topo. Por isso, em querendo, compara os Macs com as vendas de PCs no segmento de topo e também te vai dar os 80%. Um bocado estranho, não é?

          • Rui says:

            Essa análise de mercado é demasiado complexa para muitos que vêem para aqui comentar 😉

            PC é PC, custe 300 ou 3000€ 😉

            Estás agora a criar segmentos de mercado para análise! Isso tira a piada toda à discussão e deixa a nu verdades que muitos não querem nem conseguem ver.

          • Kruskal says:

            Essas segmentaçoes como der mais jeito não dizem muito. Vê lá se os números que eu dei em tom irónico não estão bem proporcionados. Não me parece que o OS X seja o principal apelo dos macs.

  14. Mordor says:

    O que vejo é que a Lenovo e a HP mesmo a perder cota de mercado de vendas, vendem muito mais que a Apple. O resto é pinners…..

  15. Pll says:

    O problema é que a compra de hardware a peças ou faz upgrade não conta como vendas de PCs, logo este estudo e tão retardado que doí.

    • R!cardo says:

      Pensei o mesmo, quem compra um pc gaming por exemplo só deve trocar de tempo a tempo a gráfica e memoria.

    • Bruno M. says:

      +1… É o que se chama dar palha a burros.

      Ah e tal os pc’s estão a acabar e as consolas (ou os portáteis) é que vão singrar….

      No entanto, muitos realmente não compram pc’s, apenas fazem o upgrade e não é por não comprarem que os pc’s (Desktops) nas casas das pessoas diminuiram…

  16. Professor says:

    N ha melhor portatil no mercado que o macbook pro retina, paguei 1200euros pelo meu e tenho orgulho em trabalhar nele

    • David Guerreiro says:

      Parabéns, continua a ser orgulhoso todos os dias. Se calhar não tens orgulho nos filhos e na esposa, mas de usar um portátil que custa 1200€, mas que vale 600€, já tens…

      • MacPro says:

        Não digas asneiras… olhas para as especificações e pensam que os números é que importam… da-me um pc com era retina, ssd PCIe, RAM’s de 1866 MHZ (melhor que as ddr3 que estão no mercado a 1600 ) todo em alumínio, todas as aplicações que a apple traz (são todas necessárias praticamente), o melhor trackpad do mercado, tens sempre o OS mais recente (enquanto na MS, pagas cada actualizaçao ou abres um buraco e piratas), etc, etc… mas sabes pessoas como tu só reclamam porque não podem comprar um … para a próxima esta caminho e pensa no que dizes…

        • flavio says:

          Só uma coisa, na apple pagas cada actualização. Vai ler os termos e condições e logo vês se não pagas o OSX

          • JBM says:

            Pagas? onde? Podes ter um computador de 2007-2008 completamente actualizado tendo gasto muito pouco em actualizações desde essa altura e que muito provavelmente continuará actualizado nos próximos anos sem pagar nada!
            Onde é que nos termos e condições cobriram isto!?

          • ss says:

            Pagas, uma vez, quando compras o Mac! E Windows ? 7 para 8… pagas! 8 para 10… pagas!! (atenção que o 10 é gratuito por 1 ano e ficam com a versão Home Premium que é qualquer coisa de “magnifico”…) Queres de borla ? Windows Pirata mas depois é buracos aqui, buracos ali… mas pronto, cada um com a sua ideia…

          • Renato Nismo says:

            big lol ss, no mac o logótipo já pagas o dobro ou mais do que vale, e já vi xp, 7 e 8 pirateados e funcionam 100% com 1 activador + actualizações até hoje e gostaria de perceber que buracos falas ? isto não é para mac users que não sabem dar uns toques no cmd. pessoalmente não pago mais caro por uma marca, mas também eu e os milhões não pagamos windows.

        • Dada says:

          Tens toda a razão, pagas 240€ por mais 8gb de ram (já agora tens ddr3 bem mais rápida no mercado e mais barata), pagas 240€ por um ssd de 256gb, cá fora custam metade, etc, a lista é longa e sempre bem mais inflacionada.
          Existem caixas de pc em aluminio, lian li por exemplo, tenho uma e é excelente. Outra coisa que ninguém fala é que os cpu’s e gpu’s usados aquecem muito, mesmo muito, e no caso do imac 5k são arrefecidos por ventoinhas de portáteis por isso não dou muito tempo de vida a esse sistema, a não ser que estejam sempre a baixar a frequência para arrefecer prejudicando dessa forma a performance. Resumindo, é só coisas boas, por mim podem nos comprar todos que eu não me preocupo.

          • JBM says:

            discos SSD PCIe não encontras a esse preço, e memória LPDDR3 terás muita dificuldade em encontrar à venda para instalar num computador.
            Gostava de saber onde é que foste buscar a ideia de que o iMac é arrefecido com uma ventoinha de portátil! A ventoinha foi desenhada para o iMac e nem sequer caberia dentro dum portátil da Apple dada a sua grossura

          • ss says:

            JBM, deixa-o sonhar…

  17. Fteixeira says:

    Tenho o mesmo pc há 4 anos, mac 2011, mas a questão n é ser mac, é ter pensado neste ano actualizar o meu portátil e contestar simplesmente, que o mercado n tinha quando evoluído… no portátil, 2011, tenho um i5 com 8G de RAM 256G de SSD + 1T, com uma intel 3000… no final fora a gráfica q n vale um ca**, mas para trabalhar chega perfeitamente, o mercado é que quase não evoluiu… desisti da ideia de trocar de pc pk simplesmente n valia a pena investir… nem pc e mt menos de mac, que estes pararam mm no tempo… Eu antes trocava de PC anualmente. Tv com os óculos rift ou assim a coisa mude…

    Criar sistemas operativos cada vez mais leves, traz estes problemas, antes se uma pessoa quisesse o ultimo sistema operativo tinha q ir comprar um pc novo, agora, tenta-se q as pessoas passem de uma maquina de XP para o SO mais actual…

    • Baptista Batos says:

      Ecrãs retina, Thunderbolt, mais finos, mais bateria…

      Realmente não evoluíram nada… porque um i5 de primeira geração não evoluiu nada até à quarta geração…

      Esse portátil, para 2011, deve ter sido barato…

  18. Fernando says:

    Há muito pessoal de megafone a gritar ao mundo o seu mais que tudo orgulhoso Macbook… Será que já pensaram numa carreira na área do marketing/publicidade? Não digo da Apple pois essa já toda a gente bem conhece, mas podiam ganhar dinheiro noutros produtos. De resto já ninguém duvída do vosso orgulho no ecrã retina, na carcaça em alumínio, na maça com uma luzinha e o trackpad espetacular que na prática é pouco relevante pois quase toda a gente prefere trabalhar com rato tradicional. Eu pessoalmente, uma vez que sou um desses coitados que não podem pagar Apple, continuo com o meu banal PC de pobre que me permite executar todas as tarefas rápida e confortávelmente, sem preocupações que este ou aquele programa não existe para Mac.

  19. 1berto says:

    Queda mais que espectável quando consumidores e fabricantes aguardam pelo Windows 10…

    • Rui says:

      No outro dia fui ao café e fiquei surpreendido por ouvir o pessoal, não a discutir futebol, mas a especularem quando seria o lançamento do win10! Está tudo em á espera do win10 para comprarem o novo PC!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.