Usamos cookies para garantir a melhor experiência de utilização no Pplware.com - Saiba mais sobre os nossos cookies
Ok

TMN introduz 4G em ambientes urbanos reais

…com trials em Cascais e Braga. 4G sai do ‘laboratório’ e já pode ser testado pelos portugueses.

Centrada no desenvolvimento do LTE (Long Term Evolution) ou rede 4G e na verificação das condições necessárias à sua implementação em Portugal, a TMN introduz o 4G em ambientes urbanos reais ao realizar os primeiros trials de abrangência nacional: Cascais e Braga. A TMN assinala, deste modo, o primeiro momento em que os portugueses terão acesso num contexto real a velocidades de Banda Larga Móvel até 150 Mbps.

Comprometida com a disponibilização de soluções precursoras e com a definição de tendências ao nível da comunicação em mobilidade, com vista a reforçar a liderança na Banda Larga Móvel, a TMN tem vindo a destacar-se desde o primeiro momento pelo investimento e o empenho na implementação da rede 4G, tendo apresentado em Março de 2010 a primeira demonstração pública em Portugal. Em Abril do mesmo ano, a TMN demonstrou na PT Inovação em Aveiro um conjunto de novas soluções através desta tecnologia, posicionando-se como o primeiro operador no país a alargar um projecto-piloto 4G aos meios académico/laboratorial e industrial.


Hoje a TMN dá um passo significativo no desenvolvimento do 4G e contribui para tornar a rede do futuro mais próxima da comunidade em geral, deslocando-a do ambiente laboratorial criado em 2010 em Lisboa e Aveiro para os ambientes urbanos de Cascais (9 a 29 de Abril – CascaiShopping) e Braga (brevemente). Os habitantes e visitantes de ambas as localidades poderão experimentar directamente um conjunto de serviços do universo PT que ilustram as potencialidades do 4G, nas vertentes particular e empresarial:

  • MEO Online – A evolução para 4G tenderá a permitir transportar, para um contexto de mobilidade, um conjunto de experiências familiares dos nossos ambientes fixos da casa e do escritório. Neste sentido, vários canais de TV e o Videoclube disponíveis no MEO Online estarão no contexto destas demonstrações da TMN acessíveis num PC, permitindo aos utilizadores visualizar conteúdos MEO com uma qualidade semelhante à que teriam se estivessem em casa.
  • MEO Jogos – Os participantes poderão aceder a diferentes jogos de alta definição e grande complexidade gráfica, numa experiência revolucionária de mobile gamming, com baixos níveis de latência e uma jogabilidade semelhante à de um PC ou consola, apenas acessíveis actualmente através de uma ligação de fibra.
  • Conferência Web – Escolhida no âmbito das necessidades do segmento empresarial, a Conferência Web permite colocar em contacto, através de videoconferência, dois ou mais interlocutores que se encontrem em diferentes lugares e que, com este serviço, poderão não só comunicar entre si como partilhar, alterar e produzir documentos em real time.
  • Multivideo Streaming – Nesta demonstração, os utilizadores podem visualizar num mesmo ecrã vídeos HD em simultâneo, sem prejuízo da qualidade dos mesmos.
  • Speedmeter – Recorrendo a um velocímetro, a TMN ilustra as reais velocidades alcançadas em cada uma das soluções em demonstração, com o objectivo de clarificar as diferenças na transferência de dados entre o 3G e o 4G.
  • Segway 4G – Do conjunto das soluções 4G em demonstração, sobressai uma segway que, equipada com uma câmara de filmar HD e uma placa Banda Larga Móvel TMN 4G, transmite em tempo real e em total mobilidade as imagens que vai captando.

Nestes trials 4G da TMN, em Cascais e Braga, vai destacar-se ainda a presença de Túneis de Vento, duas estruturas através das quais os visitantes podem experimentar a sensação provocada pelas velocidades alcançadas pela tecnologia 4G, em comparação com o 3G. Uma rajada de vento proveniente dos túneis de vento ilustrará de forma divertida a latência proporcionada por ambas as ligações. O conceito explorado no túnel de vento poderá ser também experimentado numa rede de mupis que a TMN implementará em Cascais e, brevemente, em Braga.

TMN 4G – a mobilidade do futuro em demonstração hoje

Ao 4G, a nova geração de comunicações móveis que vem melhorar o 3G, estão associadas desde logo um conjunto de vantagens que equipará a experiência de utilização dos serviços móveis à das comunicações fixas em fibra: maior velocidade, maior largura de banda, melhor cobertura e maior qualidade de rede.

Através do 4G, os clientes da TMN terão a oportunidade de usufruir de maiores débitos de transferência de dados, assim como de uma maior eficiência e performance no acesso a serviços de Banda Larga Móvel. O surgimento de um universo cada vez mais diversificado e completo de soluções convergentes, suportadas em plataformas fixas e móveis, tem vindo a contribuir para que estes dois tipos de acesso sejam complementares e proporcionem experiências equivalentes.

Comparativamente com o 3G, os utilizadores das comunicações móveis podem, ainda, através do 4G, beneficiar de uma melhor eficiência de utilização do espectro radioeléctrico e de uma menor latência, usufruindo de serviços em mobilidade até agora só possíveis através da Fibra Óptica ou ADSL. Considerada uma tecnologia sustentável, acompanha a tendência de desenvolvimento de equipamentos mais pequenos e com menor consumo de energia e, pelas larguras de banda associadas, permite a utilização de soluções que, tal como na Fibra Óptica, são mais sustentáveis (caso do ensino à distância ou da multi-conferência em alta definição).

O investimento que a TMN tem vindo a promover no desenvolvimento e melhoramento da Banda Larga Móvel e da rede que a suporta constitui um factor determinante não só da adesão de serviços em mobilidade, como do aumento da utilização da Internet em Portugal.

Homepage: TMN 4G



  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


34 Comentários

  1. Boa, só espero que chegue ás comunidades rurais!

    • Acho o serviço oferecido pelas operadoras a nível do 3G, igual ao nosso governo…Não funciona…Com muita pena minha, pois preciso da Internet móvel em enumeras situações, e é nesses momentos que ela me deixa quase sempre mal…

    • eu espero q se centrem em cobrir os centros urbanos 1º… n façam como a fibra q passado tanto tempo ainda n tenho e estou perto de lisboa num centro urbano grande!

  2. Boas
    Será que o 4G vai baixar a latência existente no 3G?
    Cumps.

  3. Partindo do princípio que a concorrência não dorme, esta é uma óptima notícia mesmo para quem não é cliente TMN! ;-)

  4. enfim, mais uma de Portugal no seu melhor.

    Apostar na quantidade em vez da qualidade….

    • Podes crer, onde vivo o sinal da rede 3G é péssimo, net móvel qd funciona +- bem não da mais k 1 mbit… deviam primeiro apostar em melhorar os serviços já existentes, principalmente onde os mesmos são péssimos ou são muito inferiores ao oferecidos nas grandes cidades…

    • um bom 3g deve ficar atrás dum 4g mediocre…

  5. Agora é esperar que a Vodafone disponibilize o 4G, porque enfim a TMN deixa um bocado a desejar na consistência da disponibilidade do sinal… enfim, não basta ser os primeiros…

    Agora a questão é… os operadores nem os 24 Mbps conseguem fornecer, como é que os operadores, ainda por cima moveis vão começar a fornece 150 Mbps? E repare-se no até!!! Ou seja se tiverem 150 pessoas penduradas na antena… ficam para aí com 1 Mbps… digo eu… e isto se a torre tiver os 150Mbps para cada uma das antenas sequer, que quase que aposto não vai acontecer em quase lado nenhum, exceptuando se calhar em algumas zonas do país perto de shoppings e assim.

    Já são muitos anos a ouvir promessas de velocidades estonteantes, e de um serviço 5 estrelas e a ficar desiludido promessa após promessa. Isto ainda não é, e duvido que venha a ser a Coreia do Sul em termos de ligações à Internet móvel.

    Caramba, nem a porcaria do GSM conseguem proporcionar com elevada segurança (má encriptação, e segurança nas ligações à central deles… a nível de comunicação que podemos estar a comunicar através de uma torre falsa, com as conversas a serem ouvidas, que não há forma de saber) quanto mais.

  6. Já há telemóveis que suportem esta norma?

  7. Nnão é rede 4G mas sim rede 3.9G . A 4ª geração pressupõe velocidades de 1 Gbit/s o que o LTE não consegue. O LTE advance que penso que esta em desenvolvimento poderá ser 4 geração

  8. com a polémica do tráfego ilimitado da banda larga móvel tmn, como é que querem que os português usufruem de máximas velocidades do 4G?

  9. Como diria o outro “É só garganta…”, 3g, 3.5g, 4g, por favor, vão dar banho ao gato. Quer dizer de que serve apostar no 4g se a PT e outras distribuidoras se recusam a renovar os servidores arcaicos que usam. Quem é entendido nisto sabe o que quero dizer. Basicamente a velocidade de conexão sim estará nos 4g mas o envio e recepção será aquilo que os servidores conseguirem dar, mas ok, vamos indo e vamos vendo.

  10. Bonito vai ser quando a TMN e outras forem obrigadas a tirar a palavra 4G desta pub pois isto NÃO é 4G.

  11. Se o actual 3,5G na rede móvel ainda não cumpre os objectivos propostos, porque lançam a 4G?
    E quanto ao Traffic Shapping? Na Optimus_Kanguru, todos os dias a partir das 20 horas até às 24 horas, a velocidade parece ser a 54kbits.
    Como “rsantos” diz, é triste não fornecerem serviços de qualidade. Prefiro ter um acesso estável com uma velocidade real igual à contratada do que ter promessas de velocidades utópicas.
    Mas isto é apenas a minha opinião…

    • Também sou utilizador da Kanguru, e verifico o mesmo que tu. Nessas horas o donwload é de 6-7KB/s (+-54kbits).

      Supostamente tenho tarifário de 7.2Mbit (900KB/s). Durante o resto do dia anda por volta dos 20-50kbs, excepto a partir das 3h da matina, que tem picos de 200kbs.

  12. O problema muitas vezes das velocidades não está apenas dependente da má cobertura mas também das próprias ligações que ligam as BTS(ou seja, as antenas a que nos ligamos) ao resto da rede. Que serve ter uma ligação de 150mbs por utilizador em relação à BTS quando depois a ligação da BTS a outro nó da rede apenas permite um total de 200 mbs (estes valores são inventados)

  13. porque nao criam voces uma empresa de telecomunicações, investem numa rede perfeita que cubra o país e que as velocidades sejam sempre as maximas.
    penso que sem o minima noção de redes de telecomunicações nao se devia falar assim ao desbarato..
    e ainda se dão ao luxo de criticar quem investe no desenvolvimento tecnológico em Portugal.. é o chamado pobre e mal agradecido..

    • Eu não critiquei o facto de adoptarem a geração 3.9, aliás é um passo lógico e que vai mudar em muito o panorama das comunicações moveis. O que apontei no meu comentarios é uma realidade, e que deves saber caso tenhas esses conhecimentos de redes de que falas

    • “e ainda se dão ao luxo de criticar quem investe no desenvolvimento tecnológico em Portugal”

      oh zé maria pensa lá um bocado sff!!
      Desenvolvimento?? só podes estar a gosar, várias centenas de milhões de lucros anuais e só dá para a m**** do serviço que temos!! Vendo pela PT, gostava que me explicasses porque ora tenho 12Mb ora 6Mb…não há razão!! Aqui à uns anos ainda entendia, agora 4anos depois e não melhora, muito pelo contrário até fiquei com 512 de up em vez de 1Mb.
      Eu pago bem! Porque raio isto não melhora!!

      “porque nao criam voces uma empresa de telecomunicações, investem numa rede perfeita”

      o mercado já tem dono pá! não é qualquer um que vem investir e tem sucesso num mercado tão “controlado”

  14. Ha uma coisa que convem lembrar. E practicamente impossivel garantir o que quer que seja quando se fala em telecomunicacoes sobretudo em termos de velocidades maximas. Em lado nenhum do mundo isso e possivel. Ja estive em varios lugares na Europa e fora dela e todos os utlizadores e mesmo pessoal que usa Internet movel por motivos profissionais e ninguem consegue chegar as velocidades prometidas. Uma coisa e fazer testes em “laboratorios” quando 100, 200 ou mesmo 1000 clientes usam um telefone 3G ou 4G. Quando milhoes de pessoas usam obviamente que e impossivel ter as tais velocidades. Mas convenenhamos que as coisas estao cada vez melhores do que a alguns anos. Agora e preciso ser ingenuo em acreditar que e possivel ter velocidades que os operadores promovem.

  15. Quase que aposto que com 125mb/s de download, vão oferecer 4gb de trafego e passa a 128kb se ultrapassar o limite..

  16. “O leilão para atribuição das licenças de quarta geração móvel permitirá ao Estado arrecadar perto de 500 milhões de euros”

    Depois os operadores irão tentar recuperar o investimento, com juros, nos preços cobrados aos utilizadores.
    Mas sim, em Portugal a 4ª geração vai ser LTE (a 3ª é a UMTS, conhecida por 3G, que deu bastante dinheiro para o Estado, deitar pela janela)
    http://tek.sapo.pt/noticias/telecomunicacoes/leilao_para_redes_4g_em_risco_1139177.html

  17. o que eu acho piada nestes anuncios é que nem a rede gsm ainda funciona bem em certas zonas e ja querem dar o passo a seguir…
    eu na minha zona poderia identificar pelo menos uns 30 sitios onde a Tmn nao tem sinal de vida…

  18. Tendo em conta que estou numa casa a pouco mais de 30km de Lisboa, mas numa zona de campo, mas com vários polos “industriais” perto, a cerca de 3km da central mais próxima e a PT não consegue fornecer-me mais do que 1Mbps com ADSL e que a cobertura 3G de todos (repito, Todos!) os operadores moveis aqui é nula… acredito que vais ser somente mais uma “galinha dos ovos de ouro” para os meios urbanos e nada mais!

    Aqui, a 30Km da Capital, terei que esperar pelo Satélite… que em principio não irá alem dos 10Mbps e sabe-se lá a que preços e com que latência!!

    É o triste país que temos…

  19. Por amor de Deus, ainda nem o pais esta coberto pela fibra e já querem 4G?
    Eu que moro a 10km do centro de uma cidade (Coimbra), ainda falta para aqui chegar a fibra de qualquer uma das operadoras e querem implementar o 4G?
    Pois pois… Gosto da evolução, mas tudo a seu tempo… acho que é tanto cedo como precipitado de mais, ainda mais ao custo de vida que estamos os aparelhos prontos para este tipo de rede devem custar uma boa pipa de massa ao bolso do pobre…

  20. Eu ainda nem tenho fibra cá na terra! bandidos :)

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.