PplWare Mobile

TestFlight da Apple está disponível para programadores do iOS

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Nuno says:

    This just in – Dear Nuno,

    Starting today, you can invite up to 1000 testers to beta test your iOS apps, simply by sending an email invitation through iTunes Connect. Once your testers accept your invitation, they can install your beta app on their iOS devices, get push notifications for updated builds, and provide feedback, all within the TestFlight app.

    Portanto já esta aberto a não developers iOS, só é necessário o email para poderem testar as apps.

  2. Raquel says:

    Estou a precisar de um portatil para engenharia informatica, gostaria de saber se o macbook air i5 e suficiente para eclipse, e tudo o que venha a precisar para o curso ou se e preciso um macbook mais potente ou mesmo um com windows. Obrigada

    • Nuno says:

      É suficiente, so precisas mm do i5, creio que também ja traz 4 gigas de ram, estas a vontade.

    • tfae says:

      Quando ao processador, se for só para programação e etc, chega perfeitamente.
      Quanto à RAM, como o Nuno falou, não aconselho Macs com menos de 8GB, por experiência própria.
      E se por acaso alguém comprar um Mac com 4GB de origem a pensar em fazer upgrade para os 8GB, que pense logo em fazer para os 16GB.

    • tiago says:

      com os actuais MAC estilo AIR o melhor é colocar toda a RAM dd o inicio pk a alteração é no minimo dificil…

      pessoalmente todos os macs que já comprei artilhei sempre ou na compra (quando foi um air para a namorada) ou depois quando foi um normal para mim.. resumindo são pc’s que me fazem em média 6 anos sem complicações e com limitações podem chegar aos 10…

      outros… é sempre sofrível…

  3. Melo says:

    Bom dia,
    fico bastante agradado com esta noticia pois, de ora em diante, será menos admissível lançar apps com bugs de acessibilidade.
    Basta, ao developer, incluir na sua comunidade de testes utilizadores com necessidades especiais de modo a que estes posssam testar a acesssibilidade da app.
    Cumps.

    • tiago says:

      Boas Melo,

      Sim é vdd em termos de teste fica facilitado para todos incluindo esse aspecto. no entanto aplicações com requisitos para utilizadores com necessidades especiais é mais um problema de sensibilidades do que possibilidade de teste. Contra mim falo mas quase sempre essa característica não está no topo dos requisitos (nem no meio).
      Mas é óptimo que fales nisso para aos poucos mudarmos mentalidades.

      cumps.

  4. Rui says:

    Olá, alguem me explique uma coisa se conseguir,
    Tendo eu o iphone 4s vou ser no futuro obrigado a fazer upgrade para IOS 8?

    Se sim, visto que não rola bem nem é totalmente compativel com o iphone 4s, e me recusar a fazer o upgrade o meu telefone fica inutil?

    Não poderei ligar mais ao Itunes?

    • Nuno says:

      Não és obrigado a fazer update, podes sempre ligar-te ao iTunes com qualquer versão do iOS, o inconveniente de permanecer em versões antigas de iOS é que não se pode usar certas aplicações que pedem a ultima versão, no entanto o iOS 8 é totalmente compatível com iPhone 4S, teve bugs nas versões 8.0 e 8.0.1, mas com a versão 8.1 está 5 estrelas, instalei no 4S da minha filha e pelo que ela me diz está ao nível o iOS 7 no que toca a fluidez.

    • pebh says:

      Rui, também tive receio de actualizar o da minha mulher quando saiu o IOS 8. Havia muitas queixas de lentidão e erros.
      Aguardei até à saída da 8.1, que aconteceu na 2ª feira passada. Instalei e está Bom!
      Ela diz que não nota diferença no funcionamento e até diz que a bateria está a aguentar mais tempo. Está agradada com as novas funcionalidades!
      Apenas fiz a actualização pelo iTunes.
      Boa sorte!

    • Francisco Pinto says:

      Isso de se deixar de poder ligar à app store se não se actualizar é um mito urbano principalmente criado/gerado pela concorrência!
      Vais sempre te conseguir ligar o que se vai passar é que com o passar do tempo cada vez vai haver menos app que são compatíveis o que é normal em todas as plataformas! Agora o 4s ainda tem suporte por mais um ano, grande parte das app novas ainda são/serão compatíveis com ele. mesmo depois de a apple deixar de lançar ios compatíveis com ele durante 2 ou 3 anos não vais ter grandes problemas em encontrar app compatíveis, obviamente que serão cada vez menos!
      Para veres tenho um ipod da 1º geração que ainda se consegue ligar apesar de haver poucas app e das que há são app de develupers que permitem descarregar versões mais antigas das suas app!

  5. Melo says:

    Tiago,
    concordo plenamente consigo de que o cerne da questão está na falta de sendibilidade. Não se compreende que, atualmente, nos deparemos com falhas tão básicas como apps cujos botões não são etiquetados o que as torna inacessíveis ao VoiceOver.
    Eu, que não sei nada de programação, quando resolvi criar um blog, já lá vão uns anitos, uma das primeiras coisas que aprendi foi a necessidade de etiquetar botões e imagens de modo a tornar o blog acessével a leitores de ecrã. Para tal, apenas tinha que editar uma singela palavra ou simples frase. Como posso aceitar que developers profissionais criem apps para edições de grandes grupos editoriais, como é o caso do grupo IMPRESA , totalmente inacessíveis. É absurdo, até porque, dada a sua condição, os portadores de deficiência mais facilmente se tornarão asssinantes das publicações digitais.

    O facto da Apple lançar esta ferramenta que posssibilita a criação de uma comunidade de 1000 beta testers, de forma simples para ambas as partes, poderá constituir uma oportunidade para se implementar a acessibilidade. Cabe-noa a nós, portadores de deficiência, sencibilizar a comunidade de devlopers para estas questões e disponibilizarmo-nos para ser parte ativa da solução.
    Cumps.
    Meo

    • Nunes says:

      O problema, para além da falta de sensibilidade para o assunto, creio que também é por haver muitas aplicações que não usam as ferramentas da Apple para construir o interface. Há muitas aplicações que não têm problemas de acessibilidade, mesmo que os programadores não tenham pensado nesse problema. As ferramentas de programação da Apple já tratam de grande parte disso.

    • tiago says:

      Boas Melo,

      não sei se conhece os 3 pontos do triângulo de qualquer desenvolvimento… Qualidade, Rapidez, e custo. quem encomenda quer sempre os 3. Mas por definição são três objectivos que nunca se encontram…
      -se é barato e rápido nunca é bom…
      -bom e barato, demora muito…
      -bom e rápido não vai sair barato…

      algo que também acontece em sites é o uso de tecnologias não amigas dos leitores de ecran. que no entanto tendem a não perdurar pois o Google não indexa correctamente essas paginas…

  6. Pedro says:

    O facto que a Apple ter de aprovar as aplicações para testes torna esta funcionalidade a roçar a inutilidade. A não ser que a aprovação seja diferente da que é efetuada quando se manda para a App Store.

    Neste momento a Apple demora 10 dias a aprovar uma app, agora faz testes com esse tempo de espera e sempre que resolveres um pequeno bug esperas mais 10 dias para voltarem a testar, não vai dar!

    • Nunes says:

      A aprovação só é necessária para testes que envolvam utilizadores externos. E o mais certo é não ter que esperar muito tempo entre cada versão de teste.
      “The external testing status for the build changes to Waiting for Review. The first build for a prerelease version submitted to Beta App Review requires a full review. Later builds for the same version may not require full review.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.