PplWare Mobile

Tablets vão superar vendas de PCs até 2015

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Eu says:

    hum acho que ja falaram aqui nisto à uns anos e ainda nem tenho um tablet xD

  2. Joel says:

    Acho que até faz sentido venderem-se mais tablets que PC’s, uma vez que ainda é uma novidade e nem toda a gente tem. Embora pessoalmente não penso que tenha alguma utilidade, talvez para ler e-livros, visitar sites de informação, ler notícias por exemplo, penso que para outros ainda poderá ser útil em apresentações de diapositivos, ou transporte rápido de informação de trabalho, acho que pouco mais passa daí, e não me venham com ideias de words ou jogos, desenvolvimento web ou programação e design ou multimédia, que não é nada prático. Hoje em dia pretende-se para este tipo de aplicações requerem ecrãs cada vez maiores e não me parece que seja muito prático num tablet que a maior parte das vezes ainda é necessário grande parte do visor para servir de teclado virtual.

    • Alex says:

      Para a grande maioria das pessoas, um tablet substitui o PC quase totalmente. Pois se formos ver o que as pessoas fazem nos PCs, é ver o email, vídeos, musica, ebooks, redes sociais, jogos casuais. E mesmo a edição de um texto simples em “word” já se faz muito bem num tab.
      E um bom tablet ligado por hdmi e com um comando, já se consegue jogar hoje em dia jogos bem bons.

    • TC says:

      partilhamos a mesma opinião, não conseguem substituir computadores.

      não tenho tablet, mas se tivesse acho que o uso que lhe dava só se justificava se custasse 100-150€. basicamente era para alturas como agora que tenho o portátil no colo, e me está a aquecer as pernas, sendo que só estou na internet poderia usar o tablet. De resto só quando fosse de férias para ter alguma coisa onde ver e-mails e ir à net.

      • Joel says:

        O tablet não consegue substituir os computadores, mas é uma óptima ferramenta, por exemplo imagina num laboratório em que é necessário movimento constante de um lado para o outro e estar a registar dados, um tablet é perfeito. Depois apresentar os dados registados para uma equipa para para um projector via wireless e poder alterar as páginas sem estar a segurar um portátil, magnífico, e para fazer um relatório faz perfeitamente com calma sentado num PC com teclado adequado com ecrã suficiente de modo a poder arrastar imagens e vizualidar a informação obtidos.

        • Rafael Cardoso says:

          Usam os smartphones que fazem o mesmo que um table, e ainda é mais fácil de levar de uma lado para o outro.
          Estas noticias de que os tables vão substituir os computadores é puro marketing para as pessoas os irem comprar.
          Quem tenha um smartphone não precisa de um table para nada.

    • GM says:

      Concordo, sobretudo com a parte das pessoas não terem 1 e pensarem que necessitam de tal aparelho. Outro motivo parece-me o descontentamento nos equipamentos que compram. Haviam, e ainda existem à venda tablets com 1GB de RAM. Uma arrastadeira total. Fora o cuidado inexistente que as pessoas têm com tais aparelhos.

      Puro marketing! Nunca inventarão algo que substitua o feeling teclado + rato. A não ser que com o algo como o Google Glass consigamos simular que estamos no meio da batalha, isso é que era 🙂

  3. sakura says:

    pois, por isso é que uso windows….no tablet.

  4. JP (djlinux) says:

    Se a União Europeia realmente fizer o que promete, Net gratuita em toda a Europa, acredito que isto possa vir a acontecer… Até lá só mesmo os que ou precisam ou gostam de gastar dinheiro…

    • Joel says:

      Net gratuita? E o negócio dos ISP’s?

    • eduardo says:

      net gratuita? nunca ouvi tal promessa! A única coisa que se fala é em acabar com o roaming
      Quanto aos tablets, é bem possível que assim seja. Este ano já devem ultrapassar as vendas de portáteis

      • Bruno M. says:

        Um desktop é actualiazável, um laptop ou um tablet não.

        Hoje sai um laptop ou tablet com determinadas caracteristicas, amanha já sai outro 2 ou 3x melhores…

        Enquanto hoje compro a ultima geração de um PC com tudo actual, do bom e do melhor, amanha actualizo sem gastar muito dinheiro. Sendo que um Pc dura no mínimo 3 a 5 anos até ficar obsoleto!

        Já um tablet ou um desktop não dou 2 anos( e j+a estou a esticar a corda) até ficar obsoleto…

  5. Curioso says:

    a não ser que me ofereçam um, não tenho razões em comprar um tablet, por melhor que seja…
    o meu tipo de utilização de pc ultrapassa muito o tablet, mas a minha irmã ia gostar…

  6. Vítor M. says:

    Mas depois aqui há uma questão importante: o Surface Pro é um PC ou tablet?

    As muitas ofertas de mercado, com esta gama de oferta o que são?

    • JG says:

      É os dois, ou seja é o mais completo e o único que talvez permita substituir o pc standard de verdade.. O número de vendas de tablets está diretamente relacionado com o preço.. A partir de 60€ já se compra um Tablet..

      • Afonso Gomes says:

        Para informar que não é o único. A Toshiba vai lançar um e a Samsung(ATIV) e a Acer(W500 e W700) já lançaram híbridos com W8 e até com preços mais competitivos que o Surface Pro.

    • Phil Walker says:

      Para mim neste momento é um híbrido, que se tornará no novo pc, ou seja no futuro o tablet terá aproximadamente as mesmas características dos pcs, mas sendo nomeado de tablet.

  7. Rui says:

    Acho que para a maioria das situações um híbrido como o Microsoft surface pro ou o sony dualtouch, substituem ambos (tablet + portátil), quase na totalidade. A minha próxima compra será no sentido de substituír o ipad2 que estou a usar agora e o meu sony vaio z31 de 13 polegadas, com uma só compra.
    Uma uma excelente aposta os novos híbridos, substituem quase na totalidade ambos, falta saber como se chama esta nova categoria, tablet, portátil ou outra coisa?

  8. Abílio says:

    Acho que é fácil perceber. Até já foi aqui comentado.
    Havia e ainda há um segmento de utilizadores de PC que os compravam exclusivamente para email, IM, redes sociais, ler noticias, fazer pesquisas, ver fotos e ouras funções essencialmente de leitura ou consulta. Este segmento de mercado substituirá em muitos casos o Pc pelo tablet.
    Eu continuo a necessitar do PC apesar de ser um sortudo em ter possessibilidades de ter os dois.

  9. Woot! says:

    Engraçado… Estou a pensar comprar um novo pc e tablet ainda n tnh… Será assim tão verdade?

    • Bruno M. says:

      Claro que não é verdade.. é puro marketing.

      Estes estudos que fazem não compraram as vendas de apenas hardware.

      Repara:
      Num desktop, podem actualizar basicamente tudo. Desde board, memórias, disco, gráfica.. Num tablet não…

      Hoje um tablet sai amanha sai um 2x melhor e nem poder melhorá-lo comprando tu as peças.

      Ora, num desktop, tudo o que compras de hardware não é contabilizado como um “novo” pc e há muita gente (eu incluido) que faço upgrades ao meu desktop sempre que acho que está a ficar desactualizado.

      Se comprares um gráfica, uma board e memórias super actuais, esse pc daqui a 5 anos continua +/- actua, potente! Já um tablet ou um laptop não.

      Puro marketing.

  10. Gualter says:

    Continuo achar que um tablet não tem utilidade nenhuma. Facebook? jogos para crianças? Enfim…

  11. Miguel says:

    Lazer = Tablet
    Trabalho = Portatil

  12. Rui says:

    Eu de momento continuo a utilizar um ipad2 + Sony Vaio Z31 de 13 polegadas. Mas a minha próxima compra será um híbrido para substituír os 2. Porque ao ter o windows 8 x64 Pro no híbrido (ex: Microsoft Surface ou o VAIO Duo 11 Ultrabooks) como tenho no meu actual portátil, porta USB 3.0, etc, substitui totalmente os meus 2 terminais actuais. No entanto, e se for necessário, continuo com as 2 torres (trabalho e casa) com monitores de 24 polegadas. Se fosse adquirir agora, a minha dúvida seria entre adquirir o surface Pro com 900 gramas ou o Vaio duo 11 com 1,250Kg. Ambos fazem tudo o que faz o ipad + portátil, a única limitação é o ecrãn de 10,6″ ou 11,6″ e teclados mais pequenos (que fazem de capa).

  13. RJ45 says:

    Com notícia pode-se constatar que a maioria das pessoas utilza o computador pessoal como uma ferramente de diversão. Os tabletes até podem vir a monopolizar, esta é a estratégia das três grandes empresas, Microsoft, Google e Apple. Os conteúdos só podem ser acedidos a partir dos seus servidores e não será possivel partilhar os conteúdos entre plataformas.
    Bem-vindos ao futuro…

    • Rui says:

      Discordo, com os híbridos que vejo a serem lançados (microsoft, sony, etc) faço tudo o que faço actualmente no meu portátil ou no meu posto de trabalho.

      A perspectiva da Apple, aí sim, é a de restringir ao máximo a portabilidade de conteúdos para amarrar os seus utilizadores.

      Quanto ao que sugeres de utilização da nuvem, sou frontalmente contra a utilização da nuvem como plataforma. Ainda para mais tendo eu acessos à internet a velocidades ridículas (consigo 3G com as janelas de alumínio abertas…….)Mas não digo que a nuvem é despropositada, eu próprio utilizo o dropbox para muitas coisas (mas nunca utilizo com ficheiros confidenciais, para isso utilizo uma pen encriptada).

      Nesse aspecto o mundo apple sempre foi muito mais fechado e restritivo (o que eu detesto, por isso em breve vou ver-me livre do ipad2 🙂

      • marina says:

        podes pôr qualquer conteúdo num iPad. Qual é a restrição?

        • Rui says:

          Tens uma pen USB com dados, e não consegues abrir no ipad sem a intervenção de um computador/portátil.
          Também não consegues forçar programas a abrir extenções não proprietárias como num PC com Windows ou Linux.
          Meteres músicas ripadas num ipad também não é fácil, ou MP4, mp3, filmes…. Já para não falar no armazenamento no ipad que é mediocre, a alternativa que tenho é usar (eu recuso-me subscrever o serviço) o iCloud!!!! São demasiadas limitações.
          Em princípio vou optar pelo novo Sony Vaio Duo 11 e acabo com estas dependências todas e restrições!

          • marina says:

            Isso é limitação na conectividade, não limitação de conteúdos!
            Não é fácil meter mp3, filmes? nunca tive qualquer problema com isso, e há programas que te permitem ir buscar conteúdos directamente ao computador sem ter que descarregar, para além de teres acesso a outros serviços que o iCloud.
            Mas entendo que a forma como funciona possa não ser do teu agrado

      • Rj54 says:

        Tenta usar só o Nexus 7, para criar uma base de dados e fazer uma pequena aplicação que aceda a essa base de dados. Agora faz o mesmo no teu pc, qual é a diferença?

  14. Sergio J says:

    Pará mim o caminho que estamos a seguir é evidente: dispositivo único universal. Ou seja um único dispositivo para tudo.
    Por isso é as marcas andam a testar vários formatos de display, para ver o que tem um melhor compromisso.
    Faltara a ligação sem a monitores, carregamento wireless, ligação de periféricos wireless. Sei k existe mas estamos a falar em algo de uso geral

    • eduardo says:

      tal não me convence muito pois não só há alternativas para obter a mesma funcionalidade como ignora por completo as vantagens de ter mais do que um aparelho – maior flexibilidade, melhor optimização, melhor autonomia por não realizar todas as tarefas num único aparelho!

  15. Bruno M. says:

    Não se esqueçam que um PC pode ser “actualizável” em todos os sentidos não sendo necessário comprar um novo pc…

    Se eu comprar uma board de ultima geração, grande quantidade de memórias, uma gráfica de ultima geração e pouco mais, tenho um pc para pelo menos 5 anos (decerto que será mais)… não contanto para “vendas” as estas mesmas actualizalções!

    Enquanto que um tablet compro hoje um e amanha está um 2x melhor… Logo haverá condideravelmente mais vendas..

    Além do mais, não considero justo comparar a venda destes dois “sistemas” porque um é actualizável com componentes novos e o outro não.

    Não passa de unica e exclusivamente de marketing para tentar fazer com que os consumidores comprem tablets em vez de pcs…

    • marina says:

      este tipo de estudos olham para o mercado de vendas, identificam quais as preferências e prioridades das pessoas! O que dizes pode caracterizar uma parte das motivações das pessoas, mas nada muda nos factos apresentados. A actualização de computadores sempre esteve presente, mas face ao volume de vendas penso que é relativamente pequeno
      Quanto a ser marketing, não faz muito sentido pois é feito por analistas estabelecidos para as empresas do ramo. Creio que não tem havido nenhuma análise a mostrar o contrário do que é apresentado

      • Bruno M. says:

        Cara marina, muitos desses estudos pedido pelas empresas são apenas isso, estudos…

        Além do mais em muitos deles são escolhidas apenas o que interessa para a comunicação social!

        Depois, a questão das actualizações de hardware que pus em cima, tem tudo a ver com a compra dos PC’s..

        Quem actualiza os componentes não vai de certeza comprar um PC, já quem o tem e que dura alguns anos, pode comprar um tablet, actualizando esse mesmo pc.. Aqui tem tudo a ver com esses estudos 😉

        Acontece o mesmo com os smartphones, tenho pc, mas compro um smartphone em que posso aceder à net, ver emails, ir para o facebook, excrever textos, msn, etc, mas no entanto também tenho pc..

        Podes fazer a comparação do smartphone com um tablet também..

        Esses estudos são, grande parte das vezes, “encomendados” sendo que a informação que passa para a comunicação social é a que mais interessa precisamente para o marketing…

        • marina says:

          este estudo não é pedido por nenhuma empresa! faz parte da actividade normal da IDC que acompanha desde há muitos anos o mercado de vendas de PC e electrónica, sendo uma das referências do mercado. A IDC tem todo o interesse em apresentar estudos de qualidade pois depende dessa qualidade para que lhe comprem os resultados e análises dos estudos que realiza!
          E o facto é que já este ano se espera que se vendam mais tablets que portáteis, dada a queda de vendas nos PCs, por isso não é nada complicado imaginar que daqui a poucos anos haja mais vendas que todos os PCs.
          O estudo não diz que as pessoas vão deitar os PCs no lixo e substituir por tablets, e as pessoas nem sequer precisam de actualizar hardware para manter os PCs. O estudo fala em vendas, só vendas! Alguma coisa para além disso é extrapolação tua! Por isso estás a lutar contra moinhos de vento, tal como o Dom Quixote quando pensava lutar com gigantes! Tb não entendo muito bem para quem é que seria esse suposto marketing, pois muitas das empresas que vendem tablets tb vendem PCs e têm perdido algum dinheiro com a queda de vendas

          • Bruno M. says:

            Eu não disse que ESTE estudo era encomendado, disse que muitos desses estudos o eram e não me referi a esta empresa…

            O que eu disse foi relativamente à comparação da venda de pcs diminuir relativamente aos tablets que uma pessoa é capaz de se aguentar uns bons anos com um PC sem comprar um novo, visto que pode comprar hardware ou até pode comprar as peças e montar um pc em casa que é o que hoje em dia muitos fazem e essas vendas não contam para as estatísticas!

            nada mais. e não, não estou a lutar contra nada, apenas estou contribuir com a minha opinião, nada mais!

            Já agora, todos os estudos contribuem positiva ou negativamente para o marketing de um produto, neste caso para os tablets.

            Além do mais, o mercado dos tablets pode não ser o mesmo que o dos Pc’s e não estou a falar apenas dos laptops, mas também dos desktops.

          • marina says:

            pela forma como falaste puseste em causa o que era apresentado pelo estudo! Ele pode eventualmente até errar, mas os volumes estão rapidamente a aproximar-se.
            Ao contrário do que pensas pouca gente monta um computador em casa, pois 95% da população nem tem conhecimentos suficientes para isso, ou confia nessa abordagem. Para este tipo de estudos nem sequer tem grande relevância pois servem para as empresas poderem antecipar vendas de novos PCs e agora tablets.
            Os tablets substituem funcionalmente os computadores em muitas situações, competem pela mesma “atenção” do utilizador. Ao reduzir o espaço de acção dos PCs torna-se natural que os tablets interfiram nas vendas pelos mais diversos factores – dinheiro disponível, utilidade perspectivada, valor inerente, etc.
            Por isso tem lógica analisar em conjunto pois competem entre si. Não se sobrepõem completamente, mas estão num espaço comum.

            Quanto ao marketing, é sui generes a tua ideia, basta falar em PCs e já é marketing!

          • Bruno M. says:

            As aparencias iludem bem como, muitas vezes, as maneiras de se falarem sobre determinados assuntos e neste caso até me interpretaste mal… Não pus em causa nenhum estudo até porque não falei deste em particular, apenas generalizei..

            Também entendi que defendes esta tese com unhas e dentes bem como serás aficcionada pelos tablets, mas também poderá ser só ilusão minha….

            Depois, até mesmo muitas lojas de informática, dependendo das necessidades de alguns clientes e dependendo de quem está à frente do balcão, sugerem muitas vezes aos clientes para actualizarem o seu PC comprando hardware em vez de comprarem um PC completo. E estas vendas não contarão de certeza para as estatisticas e talvez esses 95% serão um pouquinho menos…
            Quanto ao confiar nessa abordagem basta o vendedor sugerir para actualizar o pc e o cliente nem pensa 2x.

            Acredito até mais que um smartphone poderoso substitua mais rapidamente um PC do que um tablet.. (se bem que já começam a aparecer os “tablet phones e mesmo assim duvido da sua aderencia por parte dos consumidores)…

            Há muita coisa que se faz num pc que é quase impossível se fazer num tablet.
            De qualquer das maneiras um PC tão cedo não será substituível até porque começam a aparecer pcs poderosos e compactos e num escritório de certeza que um tablet não dará jeito para facturar entre outras situações.

            Um tablet é bom sim para um comercial, por exemplo, andar de loja em loja a mostrar os seus produtos, para ver o mail no carro.. mas se quiseres algo mais complexo e poderoso terás que ir para um laptop.

            Sim, eu sei que já existem os hibridos, e que estes até podem ser uma mais valia, mas não me acredito que venham a substituir um PC (seja desktop ou laptop).

            Mais uma vez digo, quem tem pc em casa pode ter os 2. Tendo os 2 (tablet e pc) compra mais depressa outro tablet para substituir o antigo (obsoleto, apareceu um modelo novo, etc) do que o pc que, como disse anteriormente e desvalorizaste, dura muito mais tempo antes do utilizador o considerar obsoleto!!

            Só isto contribui para as vendas!

            já agora e por ultimo, se não fosse marketing, as empresas não faziam comparações desnecessárias para consumidores alvo completamente diferentes, para tentar forçosamente fazer com que se substituisse os tablets pelos pcs, até porque isto não é de agora…

          • marina says:

            por acaso lendo todos os teus comentários reforça a minha ideia, houve um em que dizias claramente
            “Claro que não é verdade.. é puro marketing.” relativamente ao estudo
            Quanto a tablets, não tenho nenhum, nem tou a contar em comprar um no curto prazo, satisfaz-me o meu iPod de 3 anos, nem sequer defendo que os tablets substituem completamente um PC, embora para muita gente possa ser suficiente. Por isso como vês não tenho qualquer interesse particular, apenas limito-me a constatar a variação do interesse de compra de muita gente, que é o que este estudo mostra, e é o que muitas companhias de hardware têm sofrido.
            És tu quem acha que o estudo pretende mostrar que os tablets substituem completamente os PCs, e que de alguma forma é uma conspiração para convencer as pessoas a não comprar PCs, quando só está a olhar para vendas e nada infere sobre o uso das pessoas. Tenta te colocar na posição das pessoas comuns, e não na visão de alguém muito interessado em tecnologia – que é uma minoria da população

          • Bruno M. says:

            “Claro que não é verdade.. é puro marketing.
            Estes estudos que fazem não compraram as vendas de apenas hardware.”

            Que eu me lembre e a minha memória por acaso é muito boa, disse isso em resposta a uma pergunta de outro user, não em resposta a ti!

            Depois, sim, continuo a dizer que é puro marketing GRANDE PARTE DESSES ESTUDOS reforçarem a ideia de que os tablets vão substituir os PC’s. (se bem le lembro as reticências serverm ainda para alguma coisa).

            Algo dito por ti:
            “Os tablets substituem funcionalmente os computadores em muitas situações, competem pela mesma “atenção” do utilizador.”

            Eu nunca disse “que o estudo pretende mostrar que os tablets substituem completamente os PCs, e que de alguma forma é uma conspiração para convencer as pessoas a não comprar PCs”

            Mas sim que e generalizando, é marketing para fazer com que as pessoas comprem tablets. (e generalizando não estou a falar deste estudo em particular mas na sua grande maioria).

            Não fui o único a dar a minha opinião por este ponto de vista, mas até acredito até que tenhas sonhado comigo com o traseiro à mostra para marrares assim tanto comigo hoje..

            Mas enfim. Cumps saudáveis e resto de bom fim de semana.

  16. navega says:

    depois de ler certos comentários vê se que há pessoas que têm uma mente muito fechada, eu neste momento não tenho nenhum tablet, mas consigo ver facilmente que os tablets são o futuro e que os portáteis têm os dias contados(muito mais que os dektop)…
    ja escrevi isto aqui a cerca de um ano, muitos me disseram que nao se imaginavam a trabalhar num tablet, pois eu em 2000 tambem nao me imaginava com um telefone com 2gb de ram com processamento quadcore…

    • Rj45 says:

      Se vires as coisas nessa perspetiva no futuro talvez só uses óculos interativos com realidade aumentada. Nos quais tens acesso a tudo e ainda telemóvel.

  17. Freq says:

    Os portateis perdem terreno, no entanto as pessoas compram teclados para os tablets. dah!
    Detesto esta febre consumista. Os brinquedinhos para os utilizadores medianos.

    E já agora, qual o tempo de vida de um tablet?

    • Bruno M. says:

      Aquestão é mesmo essa… o tempo de vida de um tablet é considerávelmente mais pequeno que um laptop, e este último é bem mais pequeno que um tablet..

      às vezes (quase sempre) as pessoas vêm só um lado e ou porque não lhes interessam ou porque simplesmente não querem saber, ignoram e/ou desvalorizam o resto só porque sim.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.