Site Freeport.pt foi atacado… entre outros

Todos os dias somos brindados pelos media com vários casos de corrupção e “atentados” à lei. Um dos casos mais mediáticos que sucedeu em Portugal foi o caso Freeport onde a mais mediática figura pública lá envolvida era o ex-Primeiro-Ministro José Sócrates e que chegou a contar pelo menos com 7 arguidos.

Hoje, o grupo LulzSecPortugal esteve em actividade e “hackeou”, à data de escrita deste artigo, 5 sites. O que faz acusações mais relevantes é o site Freeport.pt.


No site Freeport.pt encontram-se duas imagens, uma delas a culpar José Sócrates, e a citação de uma notícia onde refere que o ex-Primeiro-Ministro deveria ter sido arguido no referido caso pois existiam indícios suficientes para o fazer.

“Júlio Castro Caldas, o magistrado relator do processo disciplinar instaurado pelo Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) aos procuradores que investigaram o Caso Freeport, considera que havia indícios suficientes para José Sócrates e Pedro Silva Pereira terem sido constituídos arguidos. No despacho de arquivamento, a que o i teve acesso, o ex-ministro da Defesa de António Guterres, e colega de governo de Sócrates, sustenta ter havido uma “violação do princípio de igualdade processual, e debilidade instrutória”, graças à existência de “indícios de suspeição suficientemente fortes que permitiam a inquirição dos governantes com o estatuto de arguidos”. “Não se mantém um cidadão sob suspeita sem que seja constituído arguido, para que se possa defender”, disse ao i o magistrado, discordando também da “orientação dada ao inquérito”. “Deixou-se para o fim a inquirição de um cidadão que estava sob suspeita, mesmo que esse cidadão fosse o primeiro-ministro.” Júlio Castro Caldas considera ainda que, “havendo fundamentos para um juízo de suspeição, deveriam ter sido tomadas todas as precauções para se fazer a inquirição”. “Se fosse para arquivar mais tarde, justificava-se essa decisão. Caso contrário partia-se para uma acusação”, afirmou o magistrado, considerando assim “inútil” a inclusão no despacho de arquivamento das perguntas que nunca foram feitas a José Sócrates e a Pedro Silva Pereira. “Votei vencido. Mas não fiquei convencido.” “

O grupo LulzSecPortugal sugere que deve ser feita justiça e que Sócrates deve pagar pelo que, alegadamente, fez.

No Twitter do grupo são ainda referidos outros sites que foram alvo de ataque. São eles crie.min-edu.pt (já reposto), psdlisboa.net, jsd.pt/index.php (não disponível) e pgdlisboa.pt (não disponível).

Os site freeport.pt (ver screenshot) e psdlisboa.pt (ver screenshot) encontram-se neste momento (7/11/2011 2h45) disponíveis e apresentam a página colocada pelo grupo LulzSecPortugal, nomeadamente pelos hackers gr0un, c0ldc0d3r e sl0bw.

Qual a sua opinião acerca deste tipo de ataque? Servirá de alguma coisa?

LulzSecPortugal @ Twitter





  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


122 Comentários

  1. Os problemas que reportaram que estão a ter com o pplware também se devem dever ao ataque de LOIC – Low Orbit Ion Cannon que os LulzSec Portugal fizeram ao site da sapo. :P

  2. Confirmo sim senhor. São 3.44 da manha e o site do freeport está todo minado, tal como mostra no screenshot. Haha, Muito bom!
    Para alem da transcrição acima referida, o grupo de hackers termina dizendo no final da pagina:
    “Nós também não ficámos convencidos! Já chega de corrupção! Sócrates, está na altura de pagares por tudo aquilo que roubaste ao povo! Sócrates na cadeia já!”

    Aparte politiquices e de torcer por este ou aquele partido, louvo a acção deste grupo de hackers pois o caso freeport e a forma como ele foi tratado foi no minimo escandalosa. Afinal de contas, acho que ninguem chegou a ser considerado culpado (para variar) das ilegalidades associadas ao processo freeport, coisa, de resto habitual, neste pais

  3. mais um para acrescentar ai à lista… http://www.parquetematicodamadeira.pt/

    loool

  4. para quem quiser seguir os ataques deles…é só tar atento:

    http://twitter.com/#!/LulzSecPortugal

  5. sera esta a segunda faze de “Anonynous”

  6. Grandes administradores de sistemas 6:41 e ainda tudo OK (conforme noticia acima).

  7. Faltou dizer que no sábado o SAPO também foi alvo de um ataque bem sucedido, tendo estado em baixo cerca de 2h.
    A RTP também esteve sob fogo, resistiu melhor, mas também acabou por ir abaixo.
    Afinal quem é que tem a melhor defesa anti denial-of-service?

    Quanto aos defacements, o problema está nas frameworks que estão minadas de vulnerabilidades…

  8. Caso interesse, são 7 da manha e ainda está assim :)

  9. 7:22, sítio do freeport continua igual :)

  10. 07:48… na mesma!
    Onde estão os admins do site do freeport?

  11. 7:50 – Freeport em alta…

  12. 8:00 E está igual. NINGUÉM NOTOU! XD

    • E como já era de esperar… neste país nem o próprio presidente envolvido no caso nota alguma coisa estranha… POIS SABEM QUE É TUDO UMA VERDADE IRREFUTÁVEL :D

  13. Deve ter sido um site feito por uma empresa externa e na volta é essa empresa que detém a gestão do site e do alojamento LOL como tal se “existir” um administrador de sistemas vai ter de esperar para corrijir este GRANDE erro!

    É assim mesmo, a verdade tem de aparecer! Andamos todos a pagar pela corrupção de outros e esses “outros” safam-se sempre pela forma mais fácil, novamente a “corrupção”.

  14. Espectáulo páááááá!!!

  15. /*
    *
    *
    *
    Qualquer dia irei vós dar mais rebuçados…..
    *
    *
    *
    *
    */

  16. Boas.
    Deface pessoal, deface… Qual hack qual que!
    Os trully LULZ sabem que estes tres skidies andam a dar defaces de lammer/skidie e a usar o nome deles? Pois pois, creio que nao.
    Nao sejam noobs ppl!!! Estes tipos nao “hackam” nada, e a prova disso mesmo, é que foi so o “admin chegar ao trabalho” e limpou tudo.

    Long life to skidies!!! :D

  17. Não posso compactuar com esta palhaçada, há formas honestas de luta, estas cobardias não são uma forma de mostrar que há desigualdade, que há irregularidades e corrupção.

    Estas pessoas que não dão a cara são uns falhados, pois não sabem lutar à séria.

    Prejudicam o trabalho honesto de terceiros, de pessoas que, com estas cobardias, ficam com os seus postos de trabalho ameaçados.

    Estes tipos deveriam ser chamados à barra dos tribunais e serem condenados e mais, deveriam ser mostrados, sim, que alguns eu gostaria de os conhecer, certamente haveria muita gente que teria o prazer de conhecer o quanto gosto deles… mas pessoalmente!

    Sejam honestos a lutar, apontem às pessoas certas, não se sirvam dos intermediários, pessoas comuns e trabalhadoras com o pressuposto objectivo de atingir os graúdos isso nunca acontece é romantismo e falta de inteligência.

    • Vitor o que queres dizer com lutar a sério ?
      o sistema está corrupto. nunca vais a lado nenhum.Além disso quem paga os ordenados da justiça é o estado ora a justiça nunca vai morder na mão que lhe dá de comer.

      • Lutar a sério == fazer investigação por meios dos conhecimentos informáticos; descobrir podres das organizações/indvididuos das organizações-alvo; alavancar o conhecimento de falhas para lançar ataques mais sofisticados através de engenharia social, insiders…. leva mais tempo é um facto mas tem pés e cabeça. Esses putos irão provavelmente ser apanhados (pobres de espírito) e causar um susto e vergonha aos pais.
        Eu nunca vi ataques da anonymous ou lulz assinados por alguem, como vi pela por estes miudos wannabes.

      • Não é verdade, as pessoas não podem simplesmente baixar os braços, há formas de lutar honestamente, sem prejudicar os mais fáceis de prejudicar, devemos criar insatisfação, devemos criar ruído, devemos dizer que estamos descontentes, devemos questionar, devemos sair à rua, devemos criar pressão na comunicação social, devemos deixar o sofá confortável e apontar directamente esses casos de corrupção mas sempre até serem resolvidos, devemos boicotar (mas todos) o sistema que está disfuncional, devemos deixar as cores politicas e olhar mais para nós, devemos boicotar as compras a lojas chinesas e comprar produtos nacionais e os produtores nacionais devem olhar com outros olhos para o consumidor nacional, deixar a mediocridade do lucro rápido e a exploração do trabalhador.

        Devemos ser os policias em cada canto e denunciar as irregularidades em vez de compactuar e até em muitos casos de sermos também nós parte dessas irregularidades.

        Há dias, contratei um serviço para a minha casa e a “prestadora do serviço” pressionou para que não quisesse factura do serviço, que seria menos oneroso se fosse sem documentos… começa logo na cultura de cada um de nós. Não, quero factura sff, não acredito que seja mais barato sem factura pois essa falácia tem de parar nalguma lado, eu também pago impostos.

        A luta começa logo em cada um de nós, ao obrigarmos o sistema a funcionar.

        Vais ao restaurante, pede factura, compras um livro, pede factura, uma revista, um jornal, tomas café… o que for… pede factura. Tu também pagas impostos.

        Agora esta mediocridade de ataques?

        Existem muitas outras formas de luta, cada um de nós tem por obrigação saber uma mão cheia delas.

        • Sou contra essa de pede factura pede factura… Acho muito bem que haja quem fuja aos impostos, pois quem tem 1 negócio pequeno é sempre pequeno pois é difícil arranjar preços competitivos, às vezes a fuga é uma maneira de ganhar a vida…
          Quem pede a factura dos erros constantes de todos os governos que aqui passaram???
          Acho muito bem esta forma de luta, pois como disses-te existem outras mas esta é uma forma..
          Numa revolução existe sempre alguém que não dá a cara senão nunca haveria uma revolução e espero que 1 dia a próxima comece por pessoas como estas que não dão a cara! AINDA bem que existem pessoas anónimas!!! bem haja

          • Sou contra. Eu não fujo, não posso fugir, pago e pago bem, quero que todos paguem.

            Não ando cá para manter os filhos dos outros. Se todos tivermos isso em mente, todos ganharemos com isso. Se tu pensares em fugir aos impostos, como tu milhões e estás a prejudicar-te a ti também, é uma bola de neve.

            O mal é esta cultura:

            “Na Alemanha quem foge aos impostos é considerado um criminoso, em Portugal é um herói, até é motivo de vangloria em frente aos amigos.”

            Já dizia um amigo meu há uns anos. E é bem verdade.

            Mas… cada um que siga o que aprende com a vida.

        • “Vais ao restaurante, pede factura, compras um livro, pede factura, uma revista, um jornal, tomas café… o que for… pede factura.”

          E nos transportes públicos também pedes factura? É que ia ser engraçado ver o condutor a passar factura (com nome completo, morada e nif) a cada utente que entre em cada paragem (como (supostamente) mandará a lei), isto para uma despesa de menos de um euro por bilhete :)

          E já pensaste qual a margem de lucro de um jornal ou café vs. o custo duma factura?

          No outro dia comprei meio metro de tubo para aquário – quanto é?, perguntei… nada, não dá nem para o custo (do *talão* da caixa registadora) – imagina eu reclamar factura… era caso para mandar alguém à “concorrência” ;)

          • Os bilheres dos transportes servem de factura. Caso nao sirvam podes pedir factura. Todos os pontos de venda de bilhetes têm a opçao de recibo.

        • Tu és dos que acrediota que a democracia funciona…. hahaha. Quando chegares a minha idade talvez penses ed forma diferente :) Como se costuma dizer o povo tanto leva que atina :)

    • O teu cartão é rosa ou laranja?

      Tudo bem que contestes este tipo de acção. Mas que se deve fazer então? Assobiar para o lado como fazemos há mais de 100 anos?

      É muito bonito falar em trabalhadores honestos, mas milhares de trabalhadores honestos vêm os seus postos de trabalho ameaçados em consequência de muitas trapaçadas feitas por gente desta cujo o site é a “cara”.

      Mas deixem lá meia dúzia de administradores de sistema dormir em paz, enquanto dezenas de milhar perdem o sono a fazer contas à vida com o que vão perder para cobrir buracos criados por derrapagens, luvas, trocas de favores, e, acima de tudo, por intervenções para salvar bancos que “caíram no charco” devido a negócios ILEGAIS.

      Falas que eles devem ir a tribunal, obviamente que sim, por muito nobres que sejam as intenções o que fizeram vai contra a lei, mas nunca antes de todos os outros terem respondido pelos seus crimes muitíssimo mais graves. Mas, como já foi dito num comentário acima, tantos casos na justiça só demonstram que o próprio sistema judicial é um caso.

      • O mal é muitos de “vocês” porem tudo no patamar dos cartões.

        Cada vez essa treta me mete mais nojo.

        Cada vez esse “mundo” precário me irrita mais. Sou pelas pessoas com méritos, principalmente malta inovadora com escola após o estado novo.

        Quando falas na justiça está minada, no poder politico e afins… isso deve-se a quem lá está na cadeia de comando ser alguém que estudou no tempo onde a lei era “primeiro eu, depois eu, a seguir eu e por fim ainda eu”… filosofia Estado Novo.

        Correr com essa gente de lá.

        Vamos colocar malta jovem no poder, que tem outra visão, esse é o caminho.

        Enquanto tivermos menos anos de democracia do que tivemos de fascismo, não conseguiremos evoluir, onde estão os liders dos últimos 15 anos que arruinaram o nosso país?

        Estão todos ricos e bem de vida.

        Onde está o palhaço que disse em viva voz, há uns anos atrás que Portugal não deveria ser refém do deficit?

        Anda ainda a debitar postas de pescada nas televisões?

        Onde está o tipo que disse que Portugal estava de tanga?

        Deixou o país que estava de tanga e vestiu um “fraque” e foi sentar-se no cadeirão dos euros.

        Gente que não presta mas que quando vem às cidades de cada um de nós… estendem-lhes o tapete vermelho e as pessoas fazem-lhes vénias.

        É isso que se tem de combater, é essa cultura de mediocridade que tem de ser combatida, é essa ilustração que deveremos seguir… agora esta vergonha de palhaçada, coisa de putos andarem a brincar às bonecas?

        Não devemos assobiar para o lado, devemos lutar, a minha participação neste tipo de luta activa leva quase 12 anos e tenho frutos conseguidos desse trabalho contra a corrupção autárquica… sei do que falo e digo-te… este país está na mão de meia dúzia de “velhos” que jogam xadrez com as pessoas no tabuleiro da vida.

        • Agora sim, gosto mais do tom deste texto.

          Mas é muito fácil falar em colocar malta nova, com ideias inovadoras e tendo a sua integridade inviolável. Mas na prática não é possível tal coisa com “paninhos quentes”. Quem tem poder financeiro tem poder sobre quem pode ou não chegar aos cargos políticos. Se aparece alguém disposto a remar contra a maré é logo feito um investimento em campanhas de desinformação para o desviar de cena e permitir que se mantenha a “dança ao som do vira o disco e toca o mesmo”.

          Tenho pena que o povo português seja passivo e continue a olhar como se fosse tudo uma fatalidade inevitável. Não quero com isto dizer que tenham que ser agressivos, ou violentos, longe disso, basta que sejam activos e saibam bater o pé a estes escândalos.

          Mas a mentalidade é esta, roubas um banco e pensam todos “é linchar o gajo”, metes dinheiro público ao bolso indevidamente e pensam todos em “quem me dera saber fazer o mesmo”. Quando na realidade o crime é praticamente igual, quando o segundo não é mesmo pior.

          Por isso que um grito de revolta deste tipo não é o fim do mundo. E já agora quero dar os parabéns por terem dado esta notícia, pois nos media “main stream”… Passou ao lado…

          • Para memória futura:

            O tom dos meus textos é sempre o mesmo, sempre, visto sempre a mesma roupagem, não mudo conforme as cores politicas nem me “aninho” a vontades de determinados senhores.

            O que digo aqui, digo-o em qualquer lado, mesmo que nalguns lados possa ser inconveniente… mas é a vida. Por isso hoje o pplware.com é um enjeitado dentro desses que falas, dos media “main stream. Mas gostamos de ser quem somos, temos identidade e visitantes que queremos ter.

    • Vitor em parte concordo com a tua opiniao pois o trabalho informatico foi feito por pessoas que possivelmente conheces e que nao estao ligadas ao corruptor em causa.
      Por outro lado acho que e estes actos fazem um pouco falta. A culpa em Portugal morre sempre solteira. A justica no nosso pais nao funciona. Se nao funcionou para mais uma mancha na politica nacional achas que deveria funcionar para quem ataca um site so porque temos simpatia para quem esta no mesmo ramo de actividade?
      Acho ate um exagero ter de levar o grupo a tribunal. Levem o Socrates primeiro e julguem-no. Depois podem tratar do resto.

    • Estou totalmente de acordo com o Vítor.
      Este tipo de “ataque” não leva a lado nenhum.
      É muito giro e tal mas quando tiverem o vosso site atacado já não vão achar piada nenhuma.
      Infelizmente vemos ataques deste tipo todos os dias, e normalmente ocorrem por falhas humanas, particularmente dos programadores ou designers que não actualizaram o software que utilizam nos sites.
      99% destes ataques devem-se a falhas conhecidas em software frequentemente utilizado (Joomla, WordPress, etc) e não a um conhecimento técnico elevado do suposto hacker.
      O que podemos ver normalmente é que os designers/programadores instalam o software e não o actualizam pelo que, quando ocorrem problemas, é o Sys Admin que tem que andar a descobrir onde está a falha e a comunicar na maioria das vezes ao designer/programador que basta actualizar o software utilizado.
      Resultado, os Sócrates deste país todo continuaram a dormir sem nada saber, e os Sys Admins é que tiveram o trabalho chato de descobrir a falha e recuperar backups, sendo que no final ainda ouvem dizer que são incompetentes e com jeitinho são despedidos…
      Quem se lixa é sempre o mexilhão pois os reais alvos podem dormir descansados já que não vão ser eles a resolver o problema…

    • Certamente desconheces o significado de lulz, o que é uma pena :(

      Pensa assim: Estes ataques foram inofensivos, eles não chegaram lá e apagaram tudo nem distribuiram cópias de bases de dados em torrents; foi apenas uma maquilhagem temporária, que alertou os administradores para o facto do sistema deles estar inseguro.
      A parte boa é que a segurança destes mesmos será melhorada.

      Senta-te, relaxa, sente o lulz da situação, deixa-o fluir em ti e assim serás feliz :)

  18. Oh Vitor, nenhum admin que se preze se sentira ameaçado por tres skidizitos ;)

    Long live to them (um gajo parece ganda boss das INTERWBZ a frente do chefe quando estes artolas “atacam” HAHAHAHAHHAHAHAHA)

    • Criam ruído desnecessário, criam danos, o fim de semana foi de perda pois tivemos rotas com problemas e muitos acessos perdidos. Isso não traz produtividade, houve instabilidade e é altamente prejudicial a quem trabalha de forma honesta. Esses tipos são uns atrasados mentais, uns retardados.

      • mal do que faz julgamento dos outros sem os conhecer! acho que devemos fazer todos como disses-te, pedir facturas de tudo, no fim pelo menos seremos roubados a torto e direito mas somos uns cidadãos com os impostos em dia!

        • Cada um responde por si. Se usarmos o demérito dos outros, haverá sempre desculpa para não cumprirmos….

          É esta cultura que está a arruinar este país.

          • Eu tambem acho bem que se pague impostos, mas nalguns ramos se não fugires estás morto! quem foge é crime, mas quem julga os verdadeiros criminosos que roubam aos milhões e condenam toda a gente por más accoes??
            Ainda há dias era noticia Fernando Vara fugiu em 800 mil euros em impostos! Sabes o que lhe vai acontecer??? Nada! Mas se 1 desgraçado que tem uma pequena mercearia compra 1 saco de batatas com melhor preço está sujeito a ir preso!

          • Sérgio concordo contigo, mas esses não servem de desculpa para os outros também poderem roubar.

            Prendam esses, isso é o que deve ser feito e não liberar o acto de roubar.

            O Isaltino, o Sócrates e a pandilha… metam-nos da cadeia… é isso que teremos de fazer valer.

          • Entendo Sérgio, mas nos outros países são mais protectores dos produtos nacionais que nós! Por vezes ainda “temos” aquela mania que os produtos importados são melhores….

        • Pedir factura é importante, e devemos pedir sempre, mas ainda mais importante é preferir produtos portugueses em tudo o que compramos!!
          Acabei de descobrir que os produtos de marca Continente são 99% de origem espanhola!!!!!!
          Fosga-se, só querem é o lucro rápido! querem lá saber dos portugueses! E depois ainda se queixam das politicas do nosso governo, eles acabam por dar origem aos desequilíbrios que existem hoje na nossa economia!!
          Para mim o Continente acabou… comprem o que é português, se não der, pelo menos que sejam marcas com representação em Portugal, sempre gera algum emprego…

          • Tens razão mas vivemos nunca economia que não permite que toda a gente esteja bem! imagina que em todos os países se compra apenas o que é produzido nesse país?? imagina que quem compra aqui a portugal tambem comeca a consumir o mesmo tipo de produto mas feito nesse mesmo país??
            Eu também tento dar preferência à marca portuguesa, alias quase tudo de alimentação é portugues, mas às vezes penso na quantidade de computadores telemoveis tvs etc que se compra por dia em portugal e nada é feito aqui…

      • Vitor compreendemos-te mas a luta tem de ser feita seja ela convencional ou nao. Isto so signfica uma coisa e que o pessoal tem de pensar em alternativas de por as coisas a funcionar de maneira diferente.
        Quanto a luta amigo… desculpa… o Socrates roubou o povo Portugues descaradamente. A justica ilibou-o.. Opa a luta tem de ser feita de todos os meios possiveis. Tenho pena de voces que trabalham nisto mas pior esta o povo que se ve privado de direitos so porque um punhado de calmeiroes anda a roubar o que e de todos

      • Isso que tu estas a dizer também se aplica às greves/manifestações do povo… a não ser que sejas contra manifestações da população acho que devias estar calado e pensar antes de falar.

        “eu pago impostos e não posso fugir por isso toda a gente tem que pagar” —- de rir

        • Filipe… rir e assobiar para o lado tem alimentado esta inércia que impulsiona a corrupção e o clientelismo, por isso estamos como estamos.

          Ri à vontade, infelizmente não és o único.

          • O que alimenta esta “inércia que impulsiona a corrupção e o clientelismo” é a ignorância da população em geral quanto à política monetária usadas na grande maioria dos países do mundo.

            Fuga aos impostos não é uma questão de corrupção, é uma questão de liberdade.

            Tu podes pagar todos os impostos que tens de pagar e no fim vamos estar na mesma, porque a divida é IMPAGÁVEL.

            Todo o nosso dinheiro é emprestado com juros, se todo o nosso dinheiro é emprestado, como se paga a divida?

            Cá vamos nós de mãos dadas a caminho da perda da Soberania.

            É o resultado de sermos governados por fanáticos.

          • Filipe lá está, cada um entende a partir da sua perceptiva, a minha é de discutir as ideias:

            Pessoas medíocre falam de outras pessoas
            Pessoas comuns, falam sobre fatos
            Sábios, debatem idéias

            Proverbio Chinês

            Prefiro discutir ideias, coisa que até hoje incomoda muita gente, pois quando o fazemos chegamos à conclusão que o nosso país alberga muito corrupto que por sua vez mantém um estado de clientelismo que por sua vez satisfaz muita gente que faz questão de deixar as coisas como estão.

            Acredito que saibas o que quero dizer e fuga aos impostos é uma questão sim de corrupção.

      • Vá deixa-te disso. Metes mais umas 3 ou 4 noticias de windows phone e iphone e recuperas já os clicks / $$$ perdidos :)

        • L. Mata… sabes que nem é isso que está em causa. felizmente isso nem é assunto, a mim irrita-me profundamente as dezenas de reclamações que temos nas redes sociais das pessoas que não conseguiram ter acesso ao site durante o fim de semana e o facto de alguns dos nossos admins não conseguirem colocar os seus trabalhos.

          Isto porque uns atadinhos do cérebro se lembrarem de provocar o caos nalguns serviços da web.

          Isso é parvo.

    • “Long live to them”. O Inglês não é o teu forte…

  19. E alguém sabe o porquê de http://lulzsecportugal.com/ estar em baixo? Era giro se tiver sido uma resposta de alguma das vitimas.

  20. A CULPA FOI DO RUI CRUZ, O HOMEM QUE SEDUZ!! OU ENTÃO DO BUZZYBEE!!!!

    INVESTIGUEM!!!!!!

  21. Isto é muito irónico… então o Tugaleaks noticia isto há 3 meses e agora que atingiram o “mainstream media” temos sites como o Pplware a falar – e incorretamente – sobre o assunto.
    Os sites não foram “hackeados” mas sim sofreram um “deface”.

    No entanto, obviamente que é bem vindo todo o tipo de notoriedade que LulzSec Portugal possa ter, porque merecem. São os verdadeiros heróis, porque quem vai às manifestações ou ao Ocupar Lisboa, não está sujeito a ser preso. Cada um destes membros em cada site que faz deface, está com um grande risco de ser preso se não tiverem cuidado.

    Por Portugal, pela livre circulação da informação e pela transparência, devemos todos apoiar LulzSec Portugal.

    Rui

    • Pplware a falar – e incorretamente

      Rui raios parta, até isso tenho de te dizer?

      Porra:

      Hack (do Inglês: verbo to hack) é um termo que refere-se à re-configuração.

      Impressionante.

      Quando não souberes, por mail pergunta-me, assim escusas de dizeres estas coisas em via aberta.

      • Eu não tenho o teu mail e calculo que não queira ter.

        De qualquer forma, o termo usado está incorreto na minha humilde opinião. A forma como abordaram também. Ênfase ao freeport? Houveram mais importantes.

        Claro que a minha opinião não costuma contar para muito neste site.

        Um grande abraço via web Vitor. Espero ver-te numa manif. :)

        Ru8i

        • >Claro que a minha opinião não costuma contar para muito neste site.
          Como se fosse apenas neste site. Tu só és assim porquê queres ser assim. Quando é que vais crescer e começar a agir como um adulto?
          Sabes que também podes atrair atenção de uma maneira positiva? Pensa nisso!

        • Rui Cruz, desculpa lá, se não contasses… homem… nem me dava ao trabalho de te responder.

          E o meu mail é simples: geral@pplware.com e será encaminhado para mim o que for para mim de certeza.

          E não é a primeira manif que eu estarei se me vires numa próxima. ;)

    • Rui, deface é uma técnica utilizada por hackers/crackers. Hackearam o site e fizerem deface. A terminologia desta área ainda é pouco explicita e muito vaga, pelo que, não se devem dar a ideia de que somos donos da razão.

      Na minha opinião, são putos com capacidades para coisas grandes, que só fazem coisas pequenas. Fazer um deface pode no máximo resultar na perda de algum tempo de trabalho.

      Se a luta fosse pela transparência e não pelos holofotes, a abordagem seria obter informação oculta e importante e ai sim divulgar.

      Já nem falo do DDOS..

      Por outro lado, estes grupos, trazem vantagens para os profissionais da área. Arrumam-se com os maus developers/administradores de rede que povoam as grandes companhias.

  22. Ah, engraçado foi não terem noticiado que o sapo.pt ficou offline há uns dias atrás por causa deles também.

    *cof*

    Rui

  23. Sim realmente estes rapazes são do melhor. O que é que a Junta de Freguesia do Telhado tem de relevante para ser hackada. Acho que a FCCN devia por-se em cima do acontecimento e aliada à PJ levar estes meninos à barra do tribunal. Existem outras formas de luta e esta apenas serve para dar dores de cabeça a administradores de sites que normalmente são mal pagos, mas que ficam com a cabeça a prémio.

  24. È de louvar essas iniçiativas, mostrar como é a vergonha de uma justiça Portuguesa. Força

    • O novo acordo ortográfico está inventado: o Ç passou a ser usado SEMPRE e o C DESAPARECEU DE VEZ! SÓ O ANALFABETISMO E A IGNORÂNCIA DAS PESSOAS PODE LEVAR AO APOIO DE INICIATIVAS COMO ESTA. ESCOLA TAMBÉM ESTÁ A FALTAR. E MUITO!

  25. SÃO PUTOS (em mentalidade, mas já têm idade para ter juízo) QUE PENSAM QUE PODEM FAZER JUSTIÇA PELAS PRÓPRIAS MÃOS DEVEM SER PRESOS IMEDIATAMENTE e ficar lá dentro até apodrecerem!

  26. O Anonymous group já abriu uma filial em Portugal, lol.

  27. São apenas uns scripkiddies que andam a brincar ao SQL Injection com sites que têm 0 de relação com aquilo que supostamente estão a defender.

    Eram os únicos para os quais eles tinham capacidade de fazer alguma coisa lol. Enfim….

  28. Rui Cruz, o homem que seduz…

  29. É pena que tanto poder so façam ‘avisos’ destes…
    O hacking devolve o poder ao povo, e só lá fora se vê gente com coragem para fazer algo a sério.

    Já agora, alguém costuma ver regularmente o site http://www.thehackernews.com ?

    • “O hacking devolve o poder ao povo!” Mas em planeta é que tu vives. Gostava de saber se também gostavas se alguém entrasse na tua casa e “grafitasse” as tuas paredes com palavras de ordem. Era giro não era.

    • O hacking devolve o poder ao povo?????

      A sério.. eu não sei muito bem o que entendem como reivindicar e por estado de direito e por liberdade de expressão… a sério.

      Existe uma espécie de vontade anarquista mas apenas para os outros…. do estilo:

      - Se tivesses dois Mercedes, davas um aos pobres?

      - Dava.

      - Se tivesses duas casas, davas uma aos pobres?

      - Dava.

      - Se tivesses dois barcos de recreio, davas um aos pobres?

      - Dava.

      - Se tivesses duas galinhas davas uma aos pobres?

      - Ei lá… isso não… parou….

      - Ai não? Então porque?

      - Porque duas galinhas eu tenho!!!!

  30. LulzSecPortugal é um bando de meninos a usar scripts sacados de um sítio qualquer.
    Não me parece que seja difícil identificá-los.

  31. Pelo andar da carruagem consigo ver o Fascismo como o futuro da Democrácia

  32. Realmente a mandar os sites que estão a mandar a baixo irão obter a sua justiça n haja duvida…

    Ir para a rua furar uns poucos que mereciam, isso sim era de valor, agora mandar sites a baixo? Pff, que perda de tempo.

    E pronto é esta a minha opinião a este tipo de ataques, 2 garotos com mt tempo em mãos e q optaram por ir brincar para o recreio.

  33. Vítor M. leio os teus comentários a muito tempo já, e muitas vezes tens razão no que dizes, mas ultimamente não aceitas simplesmente uma opinião diferente.. parece que te sentes acima do utilizador normal. Cada qual tem a sua opinião só tens que aceitar. Não é raro dos teus comentários saírem “porras” que mais parecem “fdx” tens uma atitude muita ofensiva contra quem é o motivo de fazeres umas croas com o blog, que são os seus visitantes ! Apesar de gostar do blog, o qual já visito a muito tempo(desde o inicio) acho que te havias de conter mais um bocadinho, ou pelo menos postar como anónimo! Nunca vi este tipo de comentários por parte dos admins do Gizmodo ou Engadget…

    desculpem o português, n sou nenhum génio, apenas uma pessoa normal..

    em relação aos lulzsec… é um tipo de revindicação como qualquer outro… voces dizem que é brincar com o trabalho dos outros.. e que dizem as greves dos transportes que deixam milhares em casa?

    Cumps
    Fábio

    • Fábio, estás enganado, eu aprecio a razão de cada um, não quer dizer que tenha que concordar com essa razão. O que eu faço e porque gosto é discutir ideias, como as pessoas discutem as minhas. Repara que não faço juízo de valores dessas pessoas, mas discuto ideias.

      Depois, é curioso, citaste dos sites controversos, um até ficou sem o seu mais popular admin que por ser amordaçado, saiu e abriu outro site ;) como vês estás equivocado. ;)

      Mas repara, em todos os aspectos há quem discorde e concorde com o que eu digo, o que é salutar, nunca agradamos a todos.

      Também não quero agradar a todos… ou até nem tenho que agradar a alguém, apenas quero ter sempre uma opinião válida, pelo menos para mim, sobre qualquer assunto.

      Postar como anónimo?

      Isso é coisa de gente sem carácter meu caro, aqui damos a cara aqui assumimos o que dizemos.

      Aqui, por mais diferente que seja a opinião das pessoas que nos visitam e são essas as que nos importam, nós lemos, é-nos importante a sua opinião, por isso temos todo o interesse em responder, em dialogar, por isso somos diferentes dos outros sites, cada pessoa que nos visita é muito importante para nós.

      Abraço, fica bem.

      • concordo com o que o Fábio disse… E quanto ao Vitor que respondeu a vários “tópico” deixados no comentário acima porque não respondeu ao ultimo e não menos importante: “em relação aos lulzsec… é um tipo de revindicação como qualquer outro… voces dizem que é brincar com o trabalho dos outros.. e que dizem as greves dos transportes que deixam milhares em casa?”

        • Essa questão eu próprio não tenho uma opinião “chapa 5″, existem greves que até percebo, outras que simplesmente as considero de oportunismo, então os lideres dos sindicatos, profissionais dos sindicatos, para mim são os maiores oportunistas.

          Quanto aos lulzsec… são uns inúteis. Não fazem nada de produtivo. Destroem.

      • Vítor quanto ao anonimato se Bradley Manning não tivesse sido descoberto era 1 anónimo feliz! nem todas as lutas é possível dar a cara! senão nenhuma revolução acontecia!

        P.S. isto não tem nada a ver com lulzsec

        • Sim, ok nem tudo é transversal, mas, como dizes, isto não tem nada a ver com lulzsec.

          Repara que estas organizações terminam quando os seus lideres conseguem para si os benefícios que intimamente ambicionam. Pensa nisso.

          Há casos e casos, é verdade, mas no geral…

          Mas eu quanto a essa malta nem quero saber… não gosto é que destruam o trabalho de quem dedicou tempo útil, que retirou de outras actividades indispensáveis.

    • Fábio: a greve é um direito que assiste ao trabalhador. É um pouco diferente. Em todo o caso, a fazerem hacktivismo, faça-se de forma mais inteligente. DoS é equivalente a terrorismo – não tem quase nada de inteligente associado. Causa downtime por uns instantes, gera hype em fóruns como este, no máximo consegue umas linhas de texto na rádio ou TV e morre aí. Mais vale organizar uma manif e ir pra rua – é muito mais eficaz e menos cobarde. My 2 cents.

      • Terrorismo? é uma declaração arrojada

        Terrorismo- sistema de governo por meio de terror e de medidas violentas; atos violentos praticados contra um governo ou uma classe dominante.

        Não vale usar palavras sem saber o significado delas :p

        • Caro Filipe. Quando referi “equivalente” acreditei que o significado era no sentido mais figurado em analogia às TIs. E aí, um DoS, defacement ou outros actos semelhantes são considerados terrorismo.

    • Concordo a 100% com o Fábio.

      Vítor, em primeiro lugar, deves separar o Vítor, fundador e administrador do Pplware, do Vítor, cidadão com as suas opiniões e convicções. (Penso que quando o Fábio falou em falares como anónimo, foi precisamente para fazer essa separação).
      É que quem vem aqui debater ideias contigo, pode facilmente sentir-se em confronto com o Vítor errado (o administrador do Pplware) e, por isso, deixar de cá vir. O Vítor, administrador, deve ser um moderador.
      Depois, tal como o Fábio disse, julgo que por vezes mostras incapacidade para aceitar uma crítica. Repara, é óbvio que toda a gente tem o direito de se defender duma crítica, mas muitas vezes acabas por te defender com argumentos inadequados. Devemos ver as críticas como uma ajuda para evoluirmos e não como uma ameaça a nós mesmos.
      Eu vejo que, precisamente por te sentires ameaçado com as críticas, reages com o que julgas ser assertividade, mas que é na verdade agressividade.

      Pensa nisto.
      Parabéns pelo blog.

  34. quanto aos eventos de hoje, o meu agradecimento pelo contributo de LulzSecPortugal

    quanto as vozes de descontentamento…
    estamos num cenário, de legislação adaptada a belo prazer de políticos corruptos e negligentes…
    sistemas de “Paga e reclama depois! (A Arquivar)”…
    Um eleito “Quero, Posso e Mando”

    onde a informação e a sua divulgação ainda esta condicionada e limitada, por nem todos terem acesso a internet e outro por nem a procurarem!

    estamos num cenário global de pré guerra civil, motivado por politicas que só beneficiam os mesmos 1% e medidas opressivas aos restantes 99%

    todas as formas de luta são validas, não só na constante divulgação e procura de soluções para estes problemas, como também na demonstração do que se pode fazer!
    há que ter também em atenção, na ocultação e desprezo tanto pela comunicação social como pela classe politica dos Movimentos e Acções desenvolvidas
    Vítor M. todas as ideias são validas…
    e um tanto como diz Nuno, chega de conversa,vamos para a rua manifestar o nosso descontentamento.
    é em quantidade e alta voz que nos devemos fazer ouvir, a falta de organização destes, recorre-se ao hacking, e entre outros meios
    exemplos de portugal… temos Argentina e Islândia

    • Mas desde quanto o hacking e o distúrbios nas ruas de Londres são são ideias válidas?

      Confesso que me faz confusão misturar destruição com manifestação. Mas ok… isto hoje está desvirtuado mesmo!

      • distúrbios, onde? Londres? Praça de Londres? quando?

        em Oakland(USA) ate um veterano do Iraque agrediu violentamente uma bala de borracha a cabeçada!

        não há direito!!!

        ninguém disse aprovar o que se passou em Londres no inicio do protesto global!
        atenção que na realidade do nosso pais, a Policia também esta descontente e no mesmo barco! embora alguns se esqueçam!
        e para quem fala por falar a boca cheia, FOME ja passo! NAO TENHO NADA A PERDER!

        • Sim, só te disse que não percebo onde destruição é modo de manifestação de desagrado.

          Os exemplos que destes, e bem, são outros que corroboram o que eu disse.

          O restantes que disseste… meu caro não posso sequer tecer uma opinião, é a tua vida e a tua vivência.

        • Se tens fome, rouba aos outros… E com essas mentalidade que não se vai longe, se os outros tem mais que nos bora destruir para ficarem iguais a nos.
          Com essas mentalidades e que o nosso país nao avança, pois os operarios tem medo que o patrao fique rico, depois temos a productividade que temos e o desemprego que temos, pois o patrao nao tem obrigaçao nem pode manter pançudos.

          O Vitor em tudo que tem dito tem muita razão.

          • “Se tens fome, rouba aos outros… E com essas mentalidade que não se vai longe, se os outros tem mais que nos bora destruir para ficarem iguais a nos.”

            A mim, a resposta parece-me tão simples quanto isto: Se não existisse tanta desigualdade, esse fenómeno não ocorreria!
            Se aqueles que têm, lutarem para os que não têm poderem vir a ter, em vez de os ignorarem de forma egoísta, então isto pode ter uma solução. Mas também admito que os que têm menos devem lutar pelos seus interesses sem atropelar os dos outros.

      • o Hacking cometido neste caso, foi um acto, não uma ideia!
        e sim, é uma forma de protesto valida

        USA numa acção “anti-terrorista” mata uns quantos civis! “são danos colaterais”… um “radical-islâmico” detona-se com uma bomba, “é um terrorista”
        ninguém passa de 8 para 80 ou de 80 para 8, pacificamente! e embora concorde com .algumas. das suas ideias (publicadas) deve ter isso em conta!

        o que quero dizer, na anterior resposta, é que a policia cá partindo para a violência, dificilmente não terá resposta!

  35. O freeport já está a tanto tempo com erro , só agora é que fizeram ? ….

    Não compreendo.

  36. As vulnerabilidades desses sites já estavam na internet à algum tempo, bastou uma pequena pesquisa…

    -crie.min-edu.pt
    http://ptsec.info/wp/vuln-erte-dgidc-min-edu-pt/

    -Freeport.pt
    http://ptsec.info/wp/vuln-freeport/

    Nesse blog há bastantes que ainda têm falhas graves….

  37. Vitor M li tudo antes de comentar acho que és 1 pessoa literado mas estás enganado todas as formas de protesto servem quando tens 1 pais como este, trabalho na área de informática + especificamente com programas de gestão trabalho com muitas empresas grandes e com o estado e digo abertamente 70% e corrupção e os outros 30% se não estão prestes a fazer já viram a frente e fecharam os olhos que para mim é a mesma coisa (tanto é ladrão o que rouba como o que ve roubar e não diz nada) sobram 5% de pessoas que são verdadeiramente dignas e honestas e essas são postas fora pq não interessam as 5 ou 6 familias que controlam este pais.

    Em conclusão só tenho pena de não haverem + protestos deste género apesar de achar que tambem se deve continuar com greves e as demais formas de protesto.

    • Bom, não posso nem quero obrigar seja quem for a ter a minha opinião. protestos com destruição seja do que for… não são válidos. Usar exemplos de corrupção para validar corrupção não é sequer um exemplo, é uma forma ignóbil de pensar e provavelmente muitos do poder politico usam essa forma para pousarem tranquilamente a cabeça na almofada.

      O certo é lutar pelos direitos à cidadania, ao trabalho, aos cuidados sociais, aos serviços governamentais, à liberdade e à educação com qualidade. São direitos da constituição, roubar não está na constituição e por muitos anos que estejamos de baixo de uma forma frontal de corrupção não fará escola no futuro deste país. Eu pelo menos não quero um país assim.

      O adágio “ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão” é uma falácia que apenas sossega os paladinos dos colarinhos brancos.

      Sejamos honestos até a pensar no nosso futuro.

      • Desculpa meter a colher, mas só é válido DESTRUIR FAMÍLIAS com miséria, fome e direitos que não são permitidos usufruir por falta de meios?
        Quem tem DESTRUÍDO têm sido todos os governantes deste País.
        Destruíram o País, as escolas,a saúde, a possibilidade dos filhos de “não políticos” ou de famílias do círculo do regime acederem a empregos.
        Onde estão os filhos dos políticos, ainda que alguns sejam completas nulidades? PT, EDP, CGD, GALP, etc…
        Todos com ordenados de gente com provas dadas a alto nível em vez dos rookies que são!
        Tribunais dizes tu… Há na net um acordão muito engraçado sobre tribunais e maçonaria. Quem se der ao trabalho de ler, não dormirá descansado.
        Quem está preso neste País, além dos pilha-galinhas?
        Se os tribunais, funcionassem devidamente que interesse teria fazer o que esse grupo fez?
        Os 380 milhões que a família Sócrates meteu no offshore, donde apareceram? Serão lícitos? Não destruíram o trabalho honesto de muita gente?
        Eu por mero acaso vi na net os documentos que o Mário Machado publicou antes de ser preso.
        Só para concluir… Numa escuta, ou num vídeo vejo ou oiço alguém a matar outro. Não serve de prova apenas porque um Juíz não autorizou? O que estará em causa é a autorização ou o acto cometido? Em que mundo vivemos?

        • Fazes bem meter a colher, caro amigo, é para isso que cá estamos.

          Os teus argumentos são válidos para punir essas injustiças e esses crimes, mas não são justificações para os contermos também, verdade?

          Com esse pressuposto, por aqui me fico.

          Abraço.

  38. Hackers: O mundo precisa de vocês contra a corrupção “MARCHAR MARCHAR”

  39. Os defaces são apenas brincadeiras, não vão mudar nada. Se tivessem acedido a trocas de emails e bases de dados, encontrando informação reveladora, isso sim seria interessante. Andar nestas brincadeiras não muda nada, cada vez há mais gente a usar a bandeira dos Anonymous, talvez seja uma forma de atacar o hacktivismo propositadamente e descredibilizar as suas actividades.

  40. Vitor M.quando me referi à “população em geral” estava-me a incluir a mim próprio e como não estou a falar “deles” mas sim de “nós” esse proverbio não me parece acertado.

    Por querer discutir fatos e idéias é que mencionei que a divida é IMPAGÁVEL (caps lock usado para dar ênfase).

    Sendo a divida impagável e estando o mundo envolvido nesta crise não percebo qual o teu problema com a fuga aos impostos já que defrontramos uma crise monetária e não uma crise fiscal.

    Uma crise monetária é combatida com politicas monetárias e não com politicas fiscais que só pioram a situação.

    Não nego, de todo, a existência de corrupção, clientelismo, corporatismo, etc. mas para atacar estes problemas temos de ir à raiz que para mim é a politica monetária em vigor.

    Basta perceber o Business Cycle da Austrian School of Economics para perceber que a crise era inevitável assim como vai ser o colapso do próprio sistema.

    • Sim Filipe, percebi perfeitamente, estava a generalizar, nem estava a falar de ti tão pouco, por isso excluí no final do meu comentário, apenas disse que muita gente fala dos outros, como exemplo, percebes? Servem-se dos maus exemplos como desculpa.

      Mas percebi a tua abordagem. O provérbio vem nesse seguimento de discutir ideias e não “falar” “usar” exemplos dos outros, percebes?

  41. Já Voltou ao normal

  42. Os sites em causa, não devem usar Linux!

  43. Cão que ladra…
    Deixa-o ladrar…..

  44. LLLLIIIIIIIIINNNDDDDDOOOOOO!!!!!!!

    http://www.psfaro.com

  45. Está aqui uma discussão muito interessante… NOT! Vão mas é trabalhar.

  46. Se a inveja matasse…

  47. Fala-se aqui de muita liberdade, muito isto, muito aquilo.. e que estas não são as formas de luta??
    Deixem me lembrar-vos que os políticos dos últimos 30 anos não mais fizeram senão roubar Portugal e continuam ricos e barrigudos a rir e a gozar ás nossas custas!
    O pançudo do Mario Soares Maçom grau 30, o mais elevado de Portugal ainda hoje anda com carro e gasolina da AR!
    Com esse Filho da P*** iniciou-se um ciclo de corrupção e favorecimentos que duram ate hoje!
    Dormem descansados porque sabem que ninguém lhes mete a mão, em Portugal ninguém vai preso.. só o desgraçado que aparece na TV por ter roubado uma carteira porque não tem que comer.

    Todas, digo e repito TODAS as formas de lutas contra estas pessoas e grupos sem escrúpulos são poucas!

    Tem todo o meu apoio os que fazem alguma coisa pelo nosso país, seja de que forma for!
    Eu vou a manifs junto a minha voz á massa, façam o mesmo!

    P.S. 3 ou 4 Putos com scripts fizeram isto? Então quem souber fazer melhor em vez de criticar que é que só fazem.. façam melhor.

  48. Este tipo de ataques só leva a um pai de familia a ficar com o seu posto de trabalho em risco, a passar por serias dificuldades.
    O que retiramos desta luta quando o resultado é divulgar mails das newsletters etc? Simplesmente nada, nao contribui para causa nenhuma, apenas para o fim da liberdade de cada um.

    “A tua liberdade acaba onde a dos outros começa.”

    Não posso aplaudir quando os únicos afectados são o povo e não o verdadeiro “target” anunciado. Não posso compactuar quando roubam informação do cidadão português e divulgam sem qualquer tipo de filtro ou sem pesarem consequências.

    Querem lutar? concorram contra estes “ladrões” e não se tornem também em ladrões, interessem-se pela politica e economia, não apenas quando algo dá no jornal da noite.

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.