PplWare Mobile

Série N da Nokia, passará a usar MeeGo

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pplware


  1. Flávio Castro says:

    First…

    Sem dúvida um enorme potencial deste sistema operativo, esperemos que o seu desenvolvimento venha a competir com outros sistemas operativos moveis.

    Parece ter uma interface apelativa e de fácil utilização.

    Esperemos por mais novidades….

  2. phixie says:

    A Sony Ericsson (e não erickson como está no texto) nunca dependeu muito do symbian – uiq -, a Samsung agora tem o Bada pelo que não me parece que queiram o Symbian para alguma coisa.
    O Meego vamos lá a ver se fica por aqui, é que depois de tantas experiências, ele foi o moblin e o maemo…, a malta ja não sabe onde é que anda nem onde vai parar…
    Acho que a certeza é que o futuro vai dever muito ao linux.

  3. Bruno Melo says:

    Finalmente vejo um concorrente à altura dos SO’s da apple. Parece muito bom, pelo menos visualmente.

  4. lmx says:

    boas..
    ao linux ja deve, se pensarmos bem,o propio symbian o maemo,lomi,meego,sei la mais o que dependem dele.

    cmps

  5. Mike says:

    Isto também afecta o N8? Estava considerar adquirir um, e se for Symbian não valerá muito a pena.

  6. Jose Simoes says:

    Suspeito que a Nokia está e hesitar muito.

    Devia ter ficado pelo Maemo onde iria adicionando novas tecnologias à medida que as tivesse. E mesmo assim teria de por cá fora uma máquina com preço/qualidade excepcional para ganhar tracção.

    Assim os utilizadores vão ficar confusos (e os utilizadores da gama alta OU sabem o que estão a fazer E/OU compram apple) e como ninguém quer um SO orfão…

    Mesmo a Samsung tem uma máquina excepcional, mas com “oh não, mais um sistema de operação” não tem hipótese.

    O pessoal que um sistema de operação tal que não tenha de estar sempre a aprender tudo de novo.

    Android, Apple, Microsoft.

    Não vejo que outro sistema de operação possa sobreviver, e mesmo em relação à microsoft, estou a ver a coisa tremida.

    José Simões

  7. mmick says:

    Gostei das imagens 🙂

    Vou só esclarecer que a Nokia nao vai substituir o Symbian:
    – o S^3 terá uma/duas itenerações e é um SO de transição até a chegada do *verdadeiro* symbian, o S^4
    – o S^4 será a revolução -segundo a Nokia- face ao Symbian a que estamos habituados: as apps/jogos vao ser em Qt (o S^3 também mas nao tao poderoso) e suporta resoluções superiores (800×480 e dizem 1024×600)
    – O Symbian e o MeeGo continuarao a co-existir e o Symbian nao vai acabar.

    A mim parece-me é que hoje em dia já temos mais SO que telemóveis e isso provoca uma fragmentação enorme. Se as empresas concentrassem os esforços em 2-3 SO era muito mais proveitoso. Hoje temos:
    – WinMo
    – iOS
    – Symbian
    – MeeGo
    – Bada
    – Android

    Se nao me esqueci de nenhum já vamos em 6 *e isto sem contar com as versoes diferentes*.

    • taralhoco says:

      Concordo plenamente!

      Em relação aos SO, creio que 2 ou 3 seriam mais do que suficientes, potenciavam-se cada um e o cliente final ficaria a ganhar.
      Agora vemos o caso de marcas (Nokia, Samsung, SE…) que têm 3 ou mais SO nos seus terminais, sem que nenhum esteja plenamente aproveitado. A Samsung (e falo desta porque é a que uso) “assassina” grandes telemóveis, como é o Samsung Jét, por padecer de um SO decente…

      Talvez um dia chegaremos ao caso dos computadores, onde o utilizador pode instalar o seu SO preferido e personalizar como lhe convém….

  8. Ghost Rider says:

    Óptimo, tenho um aparelho Symbian neste momento (N73) e é bom ver que finalmente vão dar mais um passo em frente 🙂
    Estive a pensar em comprar o N900, e como dizem, no futuro poderá fazer dual-boot com MeeGo (estou errado? É que se estiver, por favor corrijam-me).
    Temos muitos SO em telemóveis, tal como mmick disse.
    Mas tenham em conta que nem esses todos vão “sobreviver”.
    Por exemplo, peço desculpa aos utilizadores de WinMo, não me parece que ele vá sobreviver assim durante mais tempo (tal como o Symbian), mas atenção, estou a falar em escala de 5 anos. A não ser que o WinMo 7 vá ter mesmo muitas modificações, pricipalmente no seu visual.

  9. Ryan says:

    A Nokia deveria sim apostar neste Maemo ou então repensar de uma forma mais profundo o Symbian. Ou largam um de vez e o outro subsiste. Eu pessoalmente gostei imenso no Symbian. Tive vários Nokias e confesso que espero voltar a comprar material da Nokia porque o hardware é excelente… mas agora há a necessidade do software acompanhar. Não sei exactamente o que acontecerá no futuro mas espero que a Nokia repense o seu software. Se for o Maemo força porque os seus telefones precisam de um bom software. Se continuam com Symbian reforcem e revolucionem o próprio Symbian. Ando farto da luta iPride e Android.

  10. Cognitivo says:

    Finalmente!

    O symbian já aguentava mais essa batalha acesa contra os iOS, Android e até o Windows Mobile.

    Quem sabe agora a Nokia consegue recuperar o tempo perdido.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.