Saiba como ensinar os mais velhos a usar o Computador


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47 Respostas

  1. DekkeR says:

    Boas dicas.

    Costumo pô-las em prática regularmente, de tal forma que muita gente pensa que lhes estou a chamar burras.
    Agora ganhei o hábito de perguntar, à priori, o nível de conhecimento para não se sentirem ofendidas.

    Cumprimentos

    • Lynx says:

      Percebo perfeitamente o que queres dizer. 😉
      Já me chamaram à atenção por causa disso, que não devia ser assim tão directo e deixar a pessoa pensar 1º antes de indicarmos logo de imediato o local do assunto/objectivo. (Esse é um dos maiores erros que podemos cometer!)

      Penso que o segredo está em ler-mos de alguma forma a mente da pessoa em causa e tentar-mos perceber se está no caminho certo.

    • JHZX says:

      uma pessoa nao faz por mal mas as vezes sem querer la se diz qualquer coisa que o outro interpreta mal…

      Eu uma coisa que acho importante é ensinar sobre as publicidades que aparecem de lado nos sites…

    • Ana lucia almeida says:

      Estou ensinando inha irmã,quando o professor fala,tem muitas coisas que eu não entendo direito.e como vou responder oque ele ta encinando,onde.desculpe os erros,não entendo muito não de pc…….dsculpe…agradeço se ser atendida

  2. Álvaro Anjos says:

    Excelente artigo!

  3. albarquel says:

    ironicamente uma das dificuldades que noto que algumas pessoas mais velhas têm não é a utilização do teclado (embora a digitação seja lenta, o que é normal) mas sim o uso do rato, o acto de mover o cursor e clicar nos objectos.

    • Marisa Pinto says:

      Mas falas do rato independente? ou do rato integrado, por exemplo os do laptop? Eu sinto que há mais dificuldade nestes últimos. Já nos independentes, sinto que as pessoas de sentem mais confiantes, é-lhe mais fácil seleccionar, mover, fazer alguma acção sobre pastas/ficheiros..

      Cumprimentos

      • gpuser says:

        no meu caso, a pessoa em questao tem dificuldade em movimentar o rato.. mas talvez seja de eu ter o rato EXTREMAMENTE sensivel

        vou tentar por mais lento
        uma coisa que ajuda bastante é aumentar o tamanho dos icons e botoes ou melhor.. TUDO

        • Marisa Pinto says:

          Sim, não convém ter muita sensibilidade pois é frustrante o cursor estar sempre a fugir, pois é o que acontece nesses casos.

          Icons grandes é também uma questão importante, tal como já foi referido no artigo as fontes, e aconselha-se também a colocar as pastas/ficheiros mais importantes sempre à vista.

          Cumprimentos

          • albarquel says:

            por acaso nunca me tinha ocorrido essa da sensibilidade e eu tenho a mania de a meter no máximo. com a sensibilidade mais baixa a coisa já deve correr melhor :)

    • Dusac says:

      Sem dúvida, é no rato que têm mais dificuldades. Isto no básico claro…mas o que me supreende, é que não desistem e avançam.É uma janela que se lhes abre para o Mundo, e eles ficam agradecidos.

  4. Nuno José says:

    Dica 6

    Ensine a usar computador e não Windows.

    Sem nenhum estudo a fundamentar esta minha opinião a não ser a questão pessoal e alguns relatos, o Windows, sem os vícios do hábito, é o ambiente gráfico mais complicado de aprender.

  5. Olly says:

    Um artigo muito útil! Boas dicas mesmo!

    Ah, e convém referir também que a paciência deve ser um dom a ter em conta.
    Devido às eventuais falhas de memória (que a Marisa referiu, e bem), é frequente sermos chamados a resolver/esclarecer a mesma dúvida vezes sem conta. A solução pode estar apontada num papel (porque eu “exijo” que apontem todos os passos e que os façam à minha frente para ajudar a memorizá-los) mas é sempre mais amigável ter alguém para refrescar a memória (ou pela companhia apenas). 😀

  6. Depende da pessoa mas quando estive a ensinar um familiar apercebi-me que as pessoas mais velhas tendem a mecanizar os processos e não a apreender a lógica por detrás dos mesmos.

    Ou seja, acaba por aprender o processo para atingir um fim, mas se alguma coisa acontece que faça alterar o processo, por exemplo o aparecimento de uma mensagem de confirmação de actualização do software, já fica perdido sem saber o que fazer.

    Não sou antropólogo ou psicólogo, mas julgo que isto se deve a que com a idade, a predisposição para aprender seja cada vez menor.

    • Marisa Pinto says:

      Não é a predisposição que é menor, mas sim o “tempo indicado” à aprendizagem que já passou. Esse tempo diz respeito à nossa infância e adolescência, e foi aí que nós aprendemos aquilo que sabemos fazer hoje, não falo só da informática (quem a aprendeu nesta altura decerto que é mais ágil que quem a aprendeu na adultez), mas também a leitura, escrita, etc..

      Predisposição diz respeito à disponibilidade/disposição que a pessoa tem para aprender, e aí a pessoa pode ter todas essas condições, simplesmente a sua condição cognitiva já não lhe permite adquirir tão bem, certas informações.
      Por isso é que, é em idade precoce que começamos a aprender as coisas, e com o passar do tempo as melhoramos. Mas a qualquer idade se pode aprender, isso é um facto. Agora há é que criar as condições necessárias para que a pessoa aprenda de forma adequada. Aconselha-se à escrita do que se vai dizendo, dar dicas para a pessoa memorizar (ex: não dizer messenger, mas sim “para falar clique aqui nestes dois bonecos”), e depois tudo vem com a prática, como também foi referido. :)

  7. Ruben aguiar says:

    Realmente muito BOM ARTIGO,qualquer pessoa seja la idade deve tentar aprender ao maximo o que poder de inovacoes,as vezes penso como adoro este mundo se algum dia com a idade vou perder tanto o gosto como pratica nas novidades

  8. Anderson says:

    Ótimas dicas!!!
    Minha avó estava querendo que eu desse umas dicas a ela em como “mexer” no computador… vai ser muito útil.

  9. Gonçalo says:

    Já ensinei pessoas que não percebiam nada de computadores e só com estas dicas não ia lá. Se eles querem ver um email com anexo têm que perceber o que são ficheiros.. têm que perceber o sistema de pastas..

    Para além disso têm que perceber o que são as janelas do windows.. faz-lhes muita confusão “fechar” uma janela.. dizem “tirar”. Não percebem quando se faz click ou duplo-click. Não percebem que a internet não é um programa..

    Há muitos passos que se podem/devem incluir no meio destes aqui apresentados! De qualquer modo.. boa iniciativa..

    • Marisa Pinto says:

      @Gonçalo
      Estas são dicas muito básicas, como pudeste reparar.

      Quando se ensina alguém, que não percebe nada de computadores, pela primeira vez a utilizar um, decerto que há muito trabalho a fazer antes de se falar em e-mail.
      E é uma dica também muito importante essa do “click/duplo click” :)

  10. Guilherme de Sousa says:

    Muito bom Marisa!

    Realmente ja passei uma vez ou outra por esta situaçao, de ter que ensinar a alguem mais velho o funcionamento basico de um computador e nao é tarefa facil não.

    As dicas sao muito boas, e realmente ja me tinha apercebido delas (ou algumas delas) ao longo do processo.

    Uma das coisas que notei que desperta maior interesse, é sem duvida o Google.
    Ficam maravilhados com isto de poder escrever-se o que se pretende, e o Google nos devolver tanta informação. Tem a sua piada ver aquele entusiasmo, por algo que hoje em dia todos nós já nos habituamos e consideramos banal.

    cumps!

  11. Amadorjp says:

    Eu dei a conhecer a internet ao meu pai e os computadores tal como conhecemos hoje, pois ele só usava “aquilo” para trabalhar nos seus programas de contabilidade. Hoje navega e faz de tudo sem problemas de maior.
    Já a minha mãe tive de explicar do zero mesmo. É mesmo complicado, pois temos de deixar de lado os nossos termos e explicar tudo passo por passo. Acho que o artigo está muito bem escrito.

    Hoje em dia deparo-me com outro tipo de experiência. Explicar ao meu filho como fazer as coisas no computador. Por estranho que pareça ele ainda nem 4 anos tem, mas já faz imenso no computador, ao ponto de ter um programa tipo sandbox só para ele mexer. Nestas idades é mais simples de eles entenderem e repetirem, mas os termos têm de ser ainda mais acessíveis.

    • Lynx says:

      E não esqueçer que os miúdos aprendem logo à primeira porque as “gavetas da memória” ainda estão muito vazias 😉
      Tenho uma de 6 anos e chama-me para lhe explicar algo, mas quando chego lá ela diz-me que já não precisa e resolveu o problema. Claro que lhe vou perguntar de imediato o que tinha sido para confirmar 2 coisas:
      Se precebeu o problema e se o resolveu da melhor forma.

  12. PIU !! says:

    valeu a intenção e as dicas mas o titulo tem algo que eu não utilizaria…não por estar na calha e também “sofrer do tempo como todos nos né…” mais dia menos dia…

    • Marisa Pinto says:

      Se te estás a referir a “mais velhos”, não vejo qual o problema. Se ali estivesse “Saiba como ensinar os velhos…” aí sim, dar-te-ia razão.
      Mais velhos são aqueles que, têm uma idade mais avançada que nós.

      Cumprimentos.

  13. says:

    Deixei um laptop (em dualboot) velhote que tinha, em casa dos meus avôs, ensinei o basico (ligar, desligar, click e duplo click, botão esquerdo e direito, e o mais importante ir a net).
    Depois de algumas semanas a acompanhar e repetir sempre os mesmo ensinamentos, fiquei admirado com a alegria dos velhotes em navegar, o youtube e o google earth é o que mais utilizam.

    Acho que o mais importante foi terem utilizado desde o inicio tanto windows como linux. Até preferem o linux porque não é tão chato a pedir actualizações para tudo.

    Queria deixar só duas dicas:
    preparar o computador, teclado, rato, programas, configurações basicas, ligações com perifericos, etc (para que se torne descomplicado e não meter medo);
    já que a net é 95% do uso, explicar por alto que pode haver virus, spam, etc. Mas sem assustar, e deixa-los clicar a vontade.

    Como a memoria já não é o que era, um bloco de apontamentos é fundamental, onde possam apontar a password e username e os passos para cada tarefa.
    È engraçado como esse bloco rapidamente passou a servir para apontar centenas de nomes de artistas de fado e folclore, LOL.
    Não imagino o meu avô a jogar o COD ou a programar, lol, mas é porreiro ver o velhote a usar o pc para ouvir musica e procurar noticias.

  14. Uma dica que eu recomendo: nunca diga que a Internet é o ícone do Internet Explorer. Internet Explorer é um navegador assim como o Firefox tambem é. Isso é um problema grave. Há muitas pessoas adultas e idosas que eu conheço pegaram esse mau hábito.

    • Vítor M. says:

      Sem dúvida. A grande maioria das pessoas, temos de assumir isso, a grande maioria das pessoas que usam os computadores na óptica do utilizador comum, olha ára o E do Internet Explorer e aquilo é a Internet juntamente com o Google: IE+Google=Internet

      Por isso podem tirar daí as vossas ilações.

    • Nuno José says:

      Adultas e idosas? eu diria qualquer pessoa.

      Este tipo de conversa comigo dá nunca conversa de doidos 😀

      – olha,entra aí na net
      – mas eu estou na net
      – mas tens tudo fechado
      – não deixo de estar ligado à net
      – …………………….
      – queres ir a um site é?
      – sim, mas isto não tem o E em lado nenhum
      – isto é linux escolhe o navegador que te apetecer qq um é mulhor que o IE
      – …………………….
      – vai onde diz internet e escolhe por exemplo este que é mais parecido com o que usas
      – ………. ai n percebo nada disto tu e a mania de seres diferente

      depois passado uns minutos
      – afinal isto é fácil de usar e bem mais rápido

  15. tony says:

    Sinceramente, velhotes?
    Eu tenho uma neta de 11 anos, e já diz que todos estes comentários são de velhos, rssss
    Abraços

  16. Ana Narciso says:

    Excelente artigo Marisa!
    Só acrescentaria uma dica relativa à segurança na Internet. “Nunca cliques em nada que te ofereça prémios, numa escrevas os teus dados pessoais, nunca abras e-mails desconhecidos”.

  17. osmar azevedo de carvalho filho says:

    procuro uma pessoa entendiada em informatica para me ensinar alguns tópicos com: enviar curriculum-vitae por e-mail, criar um twitter, fazer um blog, ensinar-me a entrar no orkut, e outras dúvidas com relação a ampliar meus conhecimentos em informatica, se alguem puder me ajudar a indicar uma pessoa par ensinar-me , agradeço…

  18. PM says:

    Boas dicas, sim senhor.

    E nunca se esqueçam de utilizar analogias,com situações do dia a dia, dessa forma a grande maioria das pessoas mais idosas,irá entender mt melhor como as coisas funcionam.

  19. Dani says:

    Obrigada pelos conselhos isso ajudara eu ensinar minha avó….
    se tiver mais dicas me mande por favor

    Obrigada

  20. Giovanna says:

    Obrigada! :)

    Precisava de dicas para ensinar minha vó a usar o computador :)

    Agora eu percebi que meu comentario é igual o da Dani :p

    Obrigada

  21. aninha says:

    obrigadaminha vo ja a te aprendeu(:

  22. gabriela says:

    gostei muito desse site e muito legal explicar tudoo muito bem da para enteder td muito bem

  23. PENI says:

    MEU PAI ELE NAO ENTENDE!!! E UMA COISA NAO TEM PACIEMCIA!!me ajundem o meu ermao quer falar co ele na emternete soque ele nao sabre me AJUMDEM!!!

  24. suyane says:

    Ótimas dicas gostei!!! :)

  25. Pedro Henrique says:

    Gostei das dicas. agora eu sei por onde começar para ensinar o meu amigo a usar o computador.

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