PplWare Mobile

Quer ter cobertura wireless em toda a sua casa?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Dev[B]iam[n]SerDaAlturaDos56k says:

    PowerLine = Viver debaixo de uma Rede Eléctrica de Alta Tensão!

    • Pedro Pinto says:

      Não sabes o que dizes 🙂

      • Dev[B]iam[n]SerDaAlturaDos56k says:

        Típica resposta de um ‘sabe tudo’…
        Fiquemos assim caro Pedro Pinto.

        (EMC have no rules. Be careful and take care with your health.) 😀

        • David.pt says:

          Um pouco de estudo não te fazia mal 🙂 um cabo de alta tensão com powerline ou não vai dar ao mesmo.

        • DorDeCotovelo says:

          Dev[B]iam[n]SerDaAlturaDos56k,

          Além de só dizeres asneiras, deves ser radioamador daqueles analfabetos de certeza, tipo cr7 ou cs7 ou então nem radioamador és, és um macanudo da cb, ou em ultimo casa usas walkietalkies de PMR para vires com esses comentários de quem não sabe o que fala.

          Deves pensar que toda a gente é burra como tu.

          Sou Radioamador à 30 anos e uso powerline em casa e recomendo, só quem não percebe do assunto “como tu” é que vem para a Internet fazer comentários desses género, já é habito isso.

          Tem vergonha e deixa de andar com estes comentários pela Internet fora nos vários sites, vive a vida puto.

          • MAC says:

            à 30 anos? “à” pede uma palavra no feminino. Não será “há” 30 anos?

          • PutoOuVelho says:

            Para quem é radio amador há 30 anos, deixa muito a desejar nos modos como fala, para um possível colega do hobby (seja ou não, e se for, mesmo que seja CR ou CS, se deve mostrar ‘esse’ desrespeito).
            Atitudes com chamar de burro, puto (não sabendo que idade tem a pessoa) e analfabeto (pessoa que chama até escreve mal) deviam ser metidas de parte.
            Alem disso, aqui ninguém falou em radio amador, macanuco ‘da cb’ ou o que quer que seja.
            Ao que li, foi feito um comentário minimalista que não provoca nem tão pouco falta ao respeito a ninguém.
            Ao que percebi foi referido o EMC (e os ‘radiozecos’ não medem EMC).
            Tendo em conta que, supostamente, existem regras e regulamentos para o EMC, acredito que muitos dos equipamento com componentes de fraca qualidade ou construção não passem nestas regras regulamentadas para a Europa. Nesse caso, acredito que os PLC, bem como vários equipamento de transmissão de radio, possam de alguma forma interferir com outros equipamentos ou, talvez, quem sabe, na nossa saúde, visto que hoje em dia temos inúmeros equipamentos a operar perto, das frequências de micro ondas (o que não é o caso de transmissão de PLC).
            Sabendo que o PLC opera numa onda mais curta (onda curta e onda media) cerca de 50w tal como as antigas rádios de onda curta durante a Guerra Fria com potencia ‘gigantescas’, 2kw porque razão, se isolava os operadores dessas rádios com blindagem em chumbo estando os transmissores a dezenas de metros de distancia e porque razão havemos nós de nos sujeitar a estar a escassos centímetros de uma fonte emissora de onda cura e media com alguns Watt’s de potencia… e porque razão os PLC estão proibidos em alguns países!?
            Não estou, com isto, a dizer que os PLC’s fazem mal, até porque já usei, mas há algumas coisas às quais nos sujeitamos pela simplicidade da tecnologia sem nos questionarmos…

        • JG says:

          A tecnologia PowerLine já tem tantos anos que se estranha tanto desconhecimento da tua parte. No Japão hà10 anos atrás já conseguiam velocidades acima das nossas actuais fibras… Sem postes de alta, média ou baixa tensão em cima da carola 😉

        • Jorge Xavier says:

          Portanto, o Engenheiro Pedro Pinto, professor no Instituto Politécnico da Guarda, não percebe nada disto, mas o senhor “Dev[B]iam[n]SerDaAlturaDos56k” (WTF?) já é um especialista…? Hummm…

          • Tecnico Meo says:

            Boas. Então pergunta lá ao teu professor se a Powerline, uma vez que usa os cabos de electricidade para passar vários sinais modulados em multiplas frequências, se esta mesma linha de transmissão não deveria ser blindada, sob o perigo de se tornar elemento tambem radiante de RF e ressonante. Neste caso, ter ou não ter filtros notch pouco influência. Atenção, nem todas as powerlines de uso doméstico são iguais, mas todas continuam desregulamentadas pela ANACOM como elementos de transmissão, ao invés do WIFI, que só pode usar 100mw e algumas frequências. Depois podes passar recado ao Eng Pedro Pinto, que o professor Rogério da EST de Castelo Branco lhe manda cumprimentos…

          • Pedro Pinto says:

            Cumprimentos recebidos 😀 Abraço

          • Pedro Pinto says:

            eh eh eh 🙂 O pessoal já me anda a vasculhar a vida. Vou apresentar uma queixa…não sei é bem a quem 😀

    • Rui says:

      Como se houvesse algum problema de viver de baixo de uma rede eléctrica de alta tensão.
      Se não fosse pelo facto de ser esteticamente pouco apelativo até dá jeito, pois é uma excelente protecção para as tempestades eléctricas.

  2. Diogo says:

    Eu tenho dois quadros elétricos na minha casa, router esta ligado a um e queria usar o powerline no outro quadro… Isso e possível? Ou sera que se usar e depois colocar um extensor ira resultar melhor? Visto que tenho um extensor mas tnho muitas falhas de internet

    • JN says:

      Pois isso é complicado.
      No meu caso que tenho uma instalação trifásica, com distribuição equilibrada das diferentes áreas da casa pelas tres fases, tive de fazer uma pequena alteração no quadro para que as tomadas onde ligam os dois adaptadores Powerline fossem alimentados pela mesma fase.
      Se não estiverem na mesma fase, chapéu…

      • JG says:

        Basta ligar à EDP e eles rapidamente mandam um técnico gratuitamente para colocar em monofásico… e não se corre o risco de levar um piparote! 😉

        • JN says:

          Mudar de trifásico para monofásico é andar de cavalo para burro. Além disso, tenho maquinas com motores trifásicos e passar para monofásico so por causa das powerlienes está fora de questão.

          • RJCA says:

            Das duas uma, ou usas uma fase apenas em toda a casa para usares a Powerline ou então fazes instalação por cabo de rede…

    • pedro says:

      o ideal é ligar tudo no mesmo quadro. se realmente não o pode fazer, talvez consiga o seguinte: emissor ligado ao quadro A, mas o mais próximo possível de um repetidor, ligado ao quadro B. esse repetidor seria um emissor como o anterior, mas configurado como retransmissor. parece-me um esquema complicado de funcionar, mas talvez dê. o mais simples seria talvez passar um cabo desde o quadro B até ao emissor que atualmente tem instalado no A.

    • Manuel Silva says:

      Vou dar-te algumas sugestões que deverias tentar:

      – Canais diferentes – o 1 o 6 e o 11 costumam ser os mais eficazes… Mas deves tentar também o 3 e o 9. Verificas a qualidade com o Inssider ou o Fing (tb em Android);

      – Mudar a encriptação – baixar ou reduzir às vezes traz melhorias. Tenta WPA apenas ou mesmo WEP. Evitar se vives em centros urbanos cheios de espertinhos…

      – Tenta usar uma norma mais antiga. Nem sempre um ponto de acesso com a norma n tem bom alcance (apesar de ser melhor no papel!). A norma b ou a g ou as duas estam disponíveis na maior parte dos router/modens dos operadores;

      – tirar o router de trás do aquário por causa da refracção do sinal. Já tive problemas por causa de uma pipa de vinho!… (Infelizmente não era minha… 🙂 );

      – Tentar antenas com mais dbi ou elevar os pontos com WiFi. Tenho um em cima de um armário com uma antena de 8dbi que “fornece” a casa toda e o exterior! (Claro que a vivenda é modesta…);

      – Tudo o que disse aplica-se mesmo com repetidores e powerlines com WiFi.

      Boa sorte! 😉 E deixa-nos o feedback dos resultados!

      • Diogo says:

        Tentei isso tudo a algum tempo já.. O que noto é que To muito bem e de repent fico sem internet durante 2minutos e volto a ficar com internet.. Passado algumas hhoras vai outra vez abaixo… O que tava a pensar era ligar o powerline na zona mais prox que conseguisse do meu quarto e depois colocar la um extensor ou seja iria partilhar a internet que o pwerline tem correto? Será essa uma boa ideia? Ps escrevi com telemóvel peço desculpa pelos erros

    • Silva says:

      Não tens problema desde que tenhas o cuidado de colocar os equipamentos na mesma fase.

    • Sandro Coelho says:

      A devolo, tanto quanto sei é a única que já dispõe de um dispositivo capaz de ultrapassar essa questão do trifásico, infelizmente funciona apenas a 200megas, no entanto tem a vantagem técnica de passar avrede entre as fases do quadro eléctrico.

      • António Eduardo Marques says:

        Olá Sandro. Todos os equipamentos devolo (200, 500, 650, 1200 Mbps) funcionam em instalações trifásicas. Note que a devolo é uma empresa alemã e na Alemanha (e na maioria dos países do Norte da Europa) o “default” das habitações é terem instalações elétricas trifásicas, pelo que se não funcionasse, a empresa não teria um produto que pudesse vender nesses mercados.
        Encontre mais respostas a estas e outras questões em http://www.devolo.com/pt/Apoio/FAQs.

  3. José says:

    eu quero é um MI nano, ou dois

  4. Fernando says:

    Já o uso há meses e não tenho razões de queixa. Muito bom mesmo.

  5. JCunha says:

    Afinal em que ficamos? Usa-se o quê e como? Confesso que não percebo nada disto, mas gostava…

  6. Mario Pedro says:

    boa tarde pessoal. estou a ver que aqui ha gente que percebe do assunto e portanto é o local indicado para me tirarem algumas duvidas.

    tenho uma ligacao de 100mbps. o meu router é um technicolor TC 7200 U.

    segundo o meu ultimo teste em “speedtest.net” as velocidades da minha ligacao foram: 93mbps de down e 4,7 de up. com 20ms de ping. de referir que utilizo sempre a ligacao à net via cabo ethernet (cat5e).

    como o uso q dou ao portatil é basicamente streaming (vejo tv apenas e só pela internet), gostava de saber:

    – trocando por exemplo o router para um melhor (este n suporta portforwarding por exemplo, e penso q tb n terá portas gigabit), vou obter ainda melhores resultados?
    – se comprar o referido, terá q ser o meu ISP a dar me os dados ou posso copiar pelos dados do actual?
    – a powerline que fala no texto vai me trazer alguma vantagem?
    – mudando para um cabo ethernet cat6 ou 7 irei ver melhorias na velocidade?

    n é q esteja satisfeito com a velocidade actual, mas quem é q esta satisfeito com o que tem? 😛

    obrigado e desculpem o testamento. abraco

  7. Mario Pedro says:

    boa tarde pessoal. estou a ver que aqui ha gente que percebe do assunto e portanto é o local indicado para me tirarem algumas duvidas.

    tenho uma ligacao de 100mbps. o meu router é um technicolor TC 7200 U.

    segundo o meu ultimo teste em “speedtest.net” as velocidades da minha ligacao foram: 93mbps de down e 4,7 de up. com 20ms de ping. de referir que utilizo sempre a ligacao à net via cabo ethernet (cat5e).

    como o uso q dou ao portatil é basicamente streaming (vejo tv apenas e só pela internet), gostava de saber:

    – trocando por exemplo o router para um melhor (este n suporta portforwarding por exemplo, e penso q tb n terá portas gigabit), vou obter ainda melhores resultados?
    – se comprar o referido, terá q ser o meu ISP a dar me os dados ou posso copiar pelos dados do actual?
    – a powerline que fala no texto vai me trazer alguma vantagem?
    – mudando para um cabo ethernet cat6 ou 7 irei ver melhorias na velocidade?

    n é q esteja satisfeito com a velocidade actual, mas quem é q esta satisfeito com o que tem? 😛

    obrigado e desculpem o testamento. abraco

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.