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Qual a opinião dos portugueses relativamente ao serviço UBER?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Ze Colmeia says:

    É natural que os inquiridos achem que ó serviço Uber é superior que outro serviço de transporte, nomeadamente o taxi, pois se trata de um serviço premium e cujo valor pago reflete esta realidade. Se eu recorrer a um outro serviço de transporte privado, como de limousine ou de chouffer privado, também espero que seja superior ao serviço de taxi.
    Resumindo, taxi é um serviço publico de transporte e o Uber é privado e como tal não compreendo o porquê de tanta confusões. Serviços de transporte privado já existiam antes da Uber e na altura ninguém dizia nada.

    • Eu says:

      O Táxi acaba por ser um serviço privado, já que ao contrário dos transportes colectivos, não recebem subsídios do Estado.
      E o problema para os taxistas não é o serviço ser mais caro, é mais barato talvez porque ao contrário dos táxis, eles não têm que pagar taxas, alvarás, etc, e apresentar condutores certificados. Resumindo concorrência desleal.
      Se não porque é que a Uber não se legaliza e paga tudo conforme os outros? será que eles descobriram a pólvora ou vale tudo?

      • Vitor says:

        A Uber funciona de fora diferente e por esses mesmos motivos não pode ser regulamentada da mesma forma que os taxis comuns.

      • Vitor says:

        A Uber funciona de fora diferente e por esses mesmos motivos não pode ser regulamentada da mesma forma que os taxis comuns.

      • Bruno says:

        Lamento, mas parece que não entendes como a Uber funciona..
        Dá uma olhada no site deles, para veres as condições necessárias para se ser condutor na Uber. Não é qualquer macaco com carro que o pode fazer…

        Sem falar nos pagamentos. Tudo é facturado, tudo com IVA, não há pagamentos por fora. A única contestação é a autoridade exigir que paguem licença de transporte, quando é um serviço privado.

      • Ze Colmeia says:

        Compreendo o teu ponto de vista, mas estás a esconder alguns detalhes. Em Portugal, o serviço de táxi ainda é muito conotado com transporte privado. Taxi é um transporte público de aluguer em veículos automóveis ligeiros de passageiros e Uber apenas presta serviço privado – não responde a sinalética das pessoas na rua, não fica em praças de taxi e também não circula no corredor BUS.
        É verdade que os taxistas têm que ter alvarás e certificações, no entanto quando falas em concorrência desleal em taxas e impostos, “esqueceste” que as viaturas utilizadas para o serviço Uber pagam taxas e impostos integrais de um carro “normal” e enquanto as viaturas para o serviço de taxi são beneficiadas de redução/ isenção de ISV e inseção anual do IUC. Um exemplo: Um carro diesel como motorização 2000cc paga cerca de 6000€ de ISV aquado sua aquisição e 215€ anuais de IUC. Os taxis não pagam estas taxas. Onde está a deslealdade?

        • Sergio J says:

          e quanto custa um alvará?

          • Ze Colmeia says:

            Não sei ao certo, mas pelo que espreitei no site do IMTT:

            Taxas para Licenciamento Empresas para serviço de taxi (validade máxima de 5 anos)
            Pedido de emissão de alvará: € 90,00
            Pedido de renovação do alvará: € 70,00
            Pedidos de 2ªs vias: € 30,00

            Taxas para Licenciamento de Veículos
            Pedido de cópia certificada do alvará: € 20,00
            Pedidos de 2ª vias: € 30,00

            Certificação Inicial de Motorista (val. 5 anos)
            Formação Tipo I – Propina € 765,00
            Taxa IMTT: € 30,00
            Renovação/Formação € 75,00

            Emissão da licença Municipal de Táxi (varia conforme o municipio)
            Ex: CM Oeiras
            Emissão da licença de Táxi – € 139,83
            Mudança de título ou transferência de propriedade – € 35,21

            Atenção que não sei se existem outras taxas.

            Se tirarmos o valor da formação inicial de motorista, os custos para ser taxista e ter um carro licenciado para a atividade não é elevado, ainda com a benesse de não pagar taxa anual IUC.

          • Sergio J says:

            Zé Colmeia,

            As Camaras tem definido um numero de licenças pré-definidos para o seu municipio. Se alguem quer operar nessa localidade tem ou de esperar que o Municipio resolva emitir mais licenças e adquirir ao Municipio (não sei como se processa) ou tem de comprar a licença de um taxi que já opera. Uma especia de trespasse. Em cidades médias esses valores podem andar por volta dos 100 000€. Não sei como se passa em Lisboa.

            A Uber se quer operar como os restantes Taxi “só” tem de adquirir essas liceças. Obviamente mais as restantes obrigações legais.

            Os municipios querem que haja um serviço equilibrado, por isso não emite licnças à toa. Quando a Uber tiver esses custos falamos.

        • Tiago Rodrigues says:

          Existe um serviço legal regulamentado de Taxis, e existe a uber. Qual é a moral de uma empresa que vem operar de forma ilegal não estando regulamentada em Portugal, que para tal não tem que pagar alvaras, curso de aptidão de motorista profissional, mais impostos normais para o estado? Se isto fosse a republica das bananas, tudo bem, porque não se regulamentam e pagam impostos ficando a par dos taxis?
          E dizer que é totalmente seguro, nos EUA assasinos e pedófilos conseguiram inscrever-se como motoristas da UBER…

      • Pedro Rebelo says:

        condutores certificados.???? em q? má educação???? antipatia ????

    • Luis says:

      Proponho um inquerito online à https://pplware.sapo.pt/
      Que tal ?

  2. Márcio says:

    A meu ver o problema da Uber não é o seu serviço em si, se os condutores são ou não simpáticos, ou se são ou não mais confortáveis os carros. O grande problema é os “princípios” da pessoas e da sociedade. Porque razão a alguns exigimos que pague enormes impostos e tenham que cumprir dezenas de burocracias e regulamentos; e outros só por não terem um letreiro com 4 letras no tejadilho não necessitam de cumprir as regras de viver em sociedade. Ao contrario que pode parecer eu não sou taxista, mas tudo é que uma questão de princípio, o dinheiro não é tudo na vida. Da mesma maneira que eu critico quem compra tshit a 1 euro, será que vale mesma pena comprar uma tshirt por esse preço, sabendo que foi uma CRIANÇA da China ou do Bangladesh, que em vez de estar na escola está é a trabalhar 16 horas por dia, 7 dias por semana. Será que vale apena, só para poupar alguns cêntimos?

    • Ciro Espítama says:

      A sua questão deveria ser: Por que razão a alguns exigimos que pague enormes impostos e tenham que cumprir dezenas de burocracias e regulamentos, que não servem para nada?

      • YaBa says:

        Assim como a sua questão devia ser:

        Porque implicamos com alguém que teve uma boa ideia em vez de olharmos para o futuro e começarmos a apostar nas novas tecnologias para atrair mais clientela e servir melhor?

  3. Marco says:

    Os táxis é que inspiram pouca confiança, especialmente quando os condutores notam que as pessoas desconhecem as rotas …

  4. The Reality says:

    O consumidor é que manda, concordo que a Uber tem de cumprir certos requisitos, tem de ser regulada este tipo de empresa.

    Mas não estará na hora das associações de Táxi repensarem o seu serviço, falam dos taxistas pagarem muitas taxas, não são estas taxas a maioria para estas rádios táxis não sei das quantas, que fazem o que? Por exemplo em Lisboa, entramos em alguns táxis sem limpeza nenhuma, que serviço é este? Estas associações que baixem é as suas taxas, que deixem de querer mamar a grande.

    Cumprimentos

  5. David Ferreira says:

    ainda agora estava a dar isso na SIC, foi de onde tiraram a ideia deste tópico?

  6. Antonio says:

    O taxistas deviam tirar tirar lições em vez de se lamentarem, parece que ainda não se aperceberam que está tudo contra eles, é uma questão de tempo. Faz-me lembrar os clubes de video, tanta reclamação para agora não existirem.

    • Croky says:

      Há quem diga que Portugal é Lx e o resto é paisagem. No entanto, esta afirmação é de mais … os taxis vão desaparecer como os clubes de vídeo ?! Lol. O serviço da Uber é capaz de ter mercado em Lx (única cidade portuguesa onde opera) e no Porto. De resto, não creio que tenham mercado noutras cidade para se estabelecerem.

  7. rand says:

    Desde que os carros tenham que cumprir os mesmos requisitos dos táxis, ou seja, taxistas ou motoristas da Uber abrangidos pelas mesmas obrigações, não vejo qualquer problema com alguma concorrência, no que toca à confiança prefiro não dizer nada para não levar a mal entendidos.

    • Croky says:

      A grande questão de fundo é mesmo esta. Muita gente, e com razão, a dizer bem do serviço da Uber mas esquecem-se que a Uber funciona pela “porta do cavalo” … se houvesse o mesmo tratamento, tanto para taxis como para a Uber, não haveria qualquer problema e esta polémica nem existiria.

      No entanto fica a questão óbvia: Se é a Uber que terá que tomar a iniciativa para regularizar legalmente o seu serviço, porque é que ainda não o fez ?

  8. Eu says:

    Bem, porque é que a UBER não quer se legalizar e pagar todas as licenças, alvarás e taxas a que os táxis estão obrigados por Lei? Será que ainda fariam os mesmos preços?
    Se eles poderem porque é que eu não posso abrir um Banco? ou um Hospital? Repeito as leis que me apetecer e ignoro as outras….

    • Sim Sim!!! says:

      Gosto muito do UBER e uso ca no UK.
      Mas isso que dizes faz todo o sentido!
      nao faco ideia das normas e regras que se aplicam á UBER, mas as leis teem de existir para todos e nao para alguns apenas!

    • Ze Colmeia says:

      As leis existem e estão a ser aplicadas, senão a Uber não operava em Portugal. Tudo é facturado com IVA, não há falcatruas e nada por fora. As licenças, alvarás e taxas que todos mencionam não são aplicados à serviços privados. Nada é ilegal.

      • zombie says:

        Como ?????????
        Nunca tiveste um negocio privado, so pode !!!!!! seja restauraçao, bares, discotecas, segurança privada, transitarios, saude, estabelecimento comercial, concessao balnear, …etc…todos tem que adquirir essa panoplia toda, , caso contrario estarao ilegais e sujeitos a elevadas coimas e encerramento coercivo !

      • R o B says:

        Se fosse assim tão linear como tu cegamente julgas, a providência cautelar teria sido indeferida e a UBER não estaria impedida de operar em Portugal.

  9. Mike Bern says:

    Tenho utilizado o serviço e só posso dizer bem.
    Experimentem!

    Se quiserem uma viagem grátis (até 10€) usem este código “9fnct6z7ue”.

  10. pena33 says:

    Gostava que colocassem mais dados sobre o estudo.
    – Os inquiridos foram pagos?
    – Mais de 70% das entrevistas foram realizadas em Lisboa?
    – A maioria dos entrevistados tem um salário mensal superior a 2500€?

    Quanto a UBER ou outras empresas do mesmo género, que venham, desde que as regras/obrigações/deveres sejam iguais para todos. Depois o consumidor escolha o melhor para ele.

  11. Tiago says:

    Ha quem diga que gostava de ter o “tacho” sempre certo, esses tipos eram os Taxistas.

    Quando há concorrência e não se sabe jogar o mesmo jogo a melhor maneira é “inventar” Processos, Regras, Penas, Códigos, Proibições e mais não sei o que.

    Acredito que a Uber consiga passar pela chuva e pela trovoada mas no fim vingar no seu Serviço.
    Qualidade não falta!

  12. Jose says:

    Boa noite. Eu trabalho para a UBER em Londres modo LUX. Eu tenho uma licença PCO para poder conduzir. Tenho água dentro do carro revistas jornais chocolates etc. Servico elevado. Os blacks cabs também não gostam mas aqui a concorrência é feroz.

  13. ac says:

    curioso a atividade da Uber em Portugal

    “NIPC 510481442
    Firma UBER PORTUGAL, LDA

    CAE Principal 82990

    8299 OUTRAS ACTIVIDADES DE SERVIÇOS DE APOIO PRESTADOS ÀS EMPRESAS, N.E
    .
    82990
    Compreende, nomeadamente, as actividades de: elaboração de relatórios textuais ou gravação de
    procedimentos legais ao vivo e transcrição posterior do material gravado (relatórios de audiências
    de tribunais, serviços de estenografia públicos, etc.; captação em tempo real de televisão ao vivo,
    em circuito fechado, de encontros, conferências, etc.); codificação e impressão de códigos de
    barras; pré-selecção de correio; leitura de contadores de gás, água e electricidade; recolha de
    moedas de parquímetros e de outras actividades de apoio aos negócios não classificados nas
    Subclasses anteriores. Inclui a actividade dos leiloeiros independentes.
    não inclui:
    · Actividades técnicas de pós-produção (59120);
    · Fornecimento de serviços de transcrição de documentos (82190)”

  14. Simão says:

    É a concorrência e evolução. So porque não pagam impostos não se tem de acabar. Para quem é taxista é lixado mas a evolução é mesmo assim, há actividades que vão ser comidas como já tem acontecido no passado e vai continuar assim. Quando começou o aluguer de filmes via online foi o mesmo, os video-clubes também pagavam impostos e não foi por isso que não desapareceram para dar agora origem aos Netflix e alternativas similares prestadas até pelas operadoras.
    É a lei da qualidade vs preço e se a UBER for bloqueada pelo tribunal é por essas e por outras que somos um país que não evolui tecnologicamente e culturalmente. Nos outros países “evoluídos” a UBER trabalha ao lado dos taxistas locais e não é por isso que uma ou outra tem de deixar de existir. Quem quer utilizar uma utiliza e quem quer a outra também é livre de escolha, amigo não empata amigo.

    • Tiago Rodrigues says:

      Defende não pagarem impostos e não se regulamentarem de acordo com as leis portuguesas?
      Mas que evolução? a app? que comparação ridicula… voce nao viaja atraves da internet, nao tem nada a ver um exemplo com o outro. A UBER é uma empresa de Taxi, que capitaliza os lucros todos para si, todos esses principios de difirença, são argumentos para pessoas que se pensam com uma mente aberta e totalmente liberais por defenderem tudo o que é inovação. Não e inovação nenhuma! é apenas o centralizar o poder dos táxis a nivel mundial. Ideia de génio não há duvida! Por estas e por outras e que o pais está como está… desenvolvimento sim, mas a pensar em nós, Portugueses!

  15. R o B says:

    Muitos falam e poucos acertam. Concordo que exista muitas Uber’s mas devem cumprir a lei existente uma vez que não têm legislação especial para o serviço prestado, havendo igualdade os preços com certeza serão parecidos à concorrência.

  16. Lima says:

    A UBER é ILEGAL…. nada mais a dizer!

    • Bruno M. says:

      mais um taxista ganancioso… ?!

      Também manda vir com os clientes por este querem um percurso curto? Está sempre a reclamar??
      É que é normal nos taxistas nacionais…..

      • lima says:

        Por acaso não sou taxista…. Mas a UBER é um serviço prestado por qq um que tenha um carro e não paga impostos. E em caso de acidente….

        • YaBa says:

          Então e se eu estiver a dar boleia a um amigo do Porto para Lisboa e tiver um acidente? Não é a mesma coisa?

          • zombie says:

            Obviamente que nao ! Se quer dar boleia a alguem, seja amigo ou nao eh problema seu e dessa pessoa. Arrisca-se é se houver acidente, a levar com um processo de indemenizaçao por perdas e danos , o seu de responsabilidade civil é so contra terceiros (os danos proprios, que ate sao outra cobertura, sao so os do seu veiculo)e o de danos fisicos, tem limites ridiculos para os passageiros e alguns nem o tem e nem sabem ). E olhe que a indemenizaçao pode doer se der boleia…» a pessoa errada, sendo CULPADO de acidente com graves consequencias !
            Por isso é que nao dou boleia a ninguem..e mesmo amigos ou familiares, convem ter mto juizinho ao volante, pq depois os familiares, podem nao achar tanta piada !
            Para alem disso, nao cobra pelo serviço…ou se o fizer, é uma ilegalidade, que obviamente pode nunca ser detetada, como tantas outras….ate algo correr mal. E pode correr mesmo mto mal, acredite!

        • Kal says:

          Lima, antes de mandares bocas assim para o ar, sobre qualquer um com carro pode ser motoris a da Ube, pesquisa um pouco, e tenta aprender mais sobre a empresa e os seus serviços em Portugal… É que fazer figura de urso por nao ter conhecimento do que se esta a falar é mau….

    • YaBa says:

      Há muita coisa ilegal, não quer dizer que seja má.

      • Tiago Rodrigues says:

        nao defende a legalização total do serviço? voce nao paga impostos tambem?

        • YaBa says:

          Eu defendo que quando uma empresa, seja nacional ou estrangeira, tem uma ideia interessante, esta possa ir para a frente sem que uns atrasados que ainda vivem em 1980 ofereçam porrada publicamente na TV.
          No entanto, defendo também que um tribunal deva OBRIGAR essa dita empresa a cumprir as normas ao invés de declarar ilegal.

          • Tiago Rodrigues says:

            A ideia é interessante sim, mas não precisa de apoio e incubação! Uma ideia interessante que ainda não se tenha posto em prática, aí sim, deve ser apoiar, isso sim é um incentivo ao desenvolvimento. A uber não precisa disso, todos sabem quem é e o que faz, é bastante objectiva naquilo que quer fazer.
            Acha que é o tribunal que tem que incentivar e criar condições para o cumprimento das normas portuguesas pela UBER? o tribunal declarou a empresa ilegal, ponto final. A UBER face a isto tem que se regulamentar, ponto final. Se for regulamentada e pagar impostos por isso, tudo bem, está em igualdade com outros.
            Outra questão e forma como algumas pessoas da área dos taxistas se expressam, não tome a parte pelo todo, isso e vulgarizar a classe. SIm sei, que quem falou é o principal representante, não estou a defender que esteve bem naquilo que disse, isso é outro assunto totalmente diferente, não desculpa nem justifica a UBER. A forma como falou foi radical, mas não se esqueça que a uber continua a operar em portugal de forma ilegal, acha justo? ponha-se no lugar de pesssoas (sem considerar se é simpatico ou antipatico, se oferece uma garrafa de água ou nao , isso para aqui não interessa nada!!) que tem um trabalho para o qual pagam impostos, e aparece outra empresa que presta o mesmo serviço se ter essas contrapartidas? achava justo? Portugal é um país desenvolvido que vive em democracia, e isto não e defesa de igualdade de direitos, é defesa da anarquia… ao defender isto, defende muitas outras coisas ilegais, isto é mercado paralelo, economia paralela.

  17. Tiago Rodrigues says:

    O que a UBER pretende é ser uma empresa de taxis, mas a nível mundial, e meia duzia de tolos veem defende-los, estão com lucros astronómicos a conta dos “tolos” que defendem tudo o que seja novidade. O principio de boleias está correcto, mas perderam todos esses ideais da poupança de combustivel, conceito de partilha de boleia para ajudar o ambiente, mas todos esses principios se perderam, agora é um serviço de taxi, em que a unica diferença e ser uma unica empresa a captar os lucros e ter uma app em smartphone… Acho ridiculo defenderem veemente este serviço, com a desculpa ridicula de os taxistas serem antipáticos, como em tudo na vida ha bons e maus profissionais , na uber sao todos simpaticos? sao pessoas iguais as taxistas… nao veem importados de outra país. Qual o problema de uma chamada para a central de taxi? ja ninguem paga chamadas…. O sistema de radio é arcaico, mas e o mais eficaz, para gerir uma rede, é mais eficaz que a app, na rapidez de resposta.

  18. José Alves says:

    Se for regulamento, vai acontecer o mesmo que em outros países. Os próprios taxistas vão ter de mudar para motoristas da uber, mas aí já vão ser excelentes motoristas e ter um serviço de excelência… Quando forem UBER aí sim, o carro é igual e o motorista também, mas como opera pela uber, é fantástico.

  19. noone says:

    Acho que para ser condutor “privado” deveria ser necessário um curso para alem da carta de condução, não me parece justo os taxistas terem de pagar e tirarem um curso se existe um serviço que mete amadores com carta a fazerem o mesmo que eles através de uma aplicação!!!

    • noone says:

      e já agora porque não pedem o livro de reclamações a um condutor da UBER e quero ver como se vai safar lol

    • YaBa says:

      Nunca deu boleia a um amigo?

      E se esse amigo contribuir para a gasolina?

      E se juntarmos isso numa aplicação e AINDA passarmos fatura?

      • Tiago Rodrigues says:

        Mas ainda nao percebeu que a uber não tem como objetivo as boleias???? Isso não é a uber!!!!! Leia os comentários que fiz e não passe ideias erradas. As boleias foram um inicio, mas a forma como estão a querer montar este sistema em nada tem a ver com boleias, chega de vender esse peixe!!!!!

      • noone says:

        se o amigo pagar é porque esta pagar um serviço ou queres ser como o Sócrates lol
        vive de “pequenas” lembranças dos amigos

      • noone says:

        se paga fatura tem de ser legalizado assim acho bem e tirar um CAP pelo menos sem isso acho ilegal e de má fé contra a economia

      • noone says:

        se quiser dar boleia a um amigo uso o telemovel e faço uma chamada ou mando uma sms se somos amigos não preciso da UBER para nada ou a UBER é um site de encontros???

      • noone says:

        se quiser dar boleia a um amigo uso o telemovel e faço uma chamada ou mando uma sms se somos amigos não preciso da UBER para nada ou a UBER é um site de encontros???

  20. Tiago says:

    Em Portugal não temos o o “Uber POP” onde qualquer um pode ser um “taxi”. O X e Black são carros de rent’cars e empresas do género e os condutores precisam de um cadastro limpo.

    Sempre que ando de Uber sou bem tratado, carros limpos e até faço viagens de 2, 3km quando estou com malas e ninguém reclamar… já um Sr Dr Taxista chora na hora que saiu para ganhar 3€…

    Agora chorem menos e inovem 😀

  21. Sental says:

    Não vou fazer um comentário longo como muitos fizeram mas deixo o link abaixo falar por mim…
    http://www.portaldaqueixa.com/reclamacoes/pesquisar.html?search=ANTRAL

  22. paulo says:

    todos falam mas ninguem acerta. A Uber é uma plataforma para telemóveis que EMPRESAS LICENCIADAS E COM TODAS AUTORIZAÇÕES PARA O TRANSPORTE DE PASSAGEIROS utilizam para essa plataforma para angariar mais clientes. a UBER não é um serviço de transporte de passageiros

  23. Jorge says:

    os tempos mudam e as vontades tb, as pessoas procuram produtos mais economicos e vantajosos, nao vejo mal o servico da Uber ca em Portugal, isto e normal em quase todos paises do mundo, e um bola de neve a crescer, a Uber entrou em Portugal por um buraco legal, o governo sabe disso, eu conheco pessoas que trabalham com a Uber ca em Portugal e pagam o iva da faturacao, nao ha contato com dinheiro mas tudo e registado online atravez da plataforma legal, so precisam de ter carros dentro das exigencias, motoristas com registo criminal e infracoes limpo, ter capital social da empresa, dependendo do numero de carros, ter a licenca do imt e do instituto do turismo, empregam 300 mil pessoas, e vao crescer mais em varios setores, e o futuro, o povo que bom servico, comodo e barato, a maioria das pessoas o dizem assim na estatisticas, podem cobrar mais taxas ou licencas mas a Uber quer queira-mos ou nao, e para ficar, e um servico normal como outro qualquer, desde que se pague as taxas normais porque tanta duvida.

  24. RM says:

    Tenho uma série de argumentos acerca deste assunto mas o mais válido é, provavelmente, também o menos válido. Os taxistas de Lisboa são uma vergonha! Em cada 10 viagens, 9 são um suplício para mim: ou porque me tentam roubar descaradamente, ou porque não têm trocos, ou porque tenho que ouvi-los a chamarem nomes a outros condutores, ou porque nem bom dia dizem, ou esquecem-se de ligar o taximetro, ou acham que são os donos da estrada. Em resumo, podem ser condutores profissionais mas, no geral, têm 0 formação pessoal. São os taxistas que empurram os clientes para a Uber. Eu sou fã da Uber e assim continuarei.

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