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Portugueses querem fim de contrato de 2 anos com operadoras

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Miguel says:

    La está sou emigrante em Inglaterra e aqui são fidelizado por 12 meses apenas, sendo que alguns operadores muito poucos obrigam a 18 meses mas a grande maioria só 12 o que acho muito mais justo. Não faz sentido em Portugal obrigarem 24 meses…

  2. rui says:

    A fidelização é a coisa mais ridícula que podiam ter implementado só para ganharem ainda mais com os fracos serviços que prestam, comparando com outras operadores noutros países e os preços praticados.

    • miguel says:

      a unica operadora portuguesa sem fidelização é a cabovisão, tenho pena de não ter na minha zona, nos e meo, é uma banhada. 24 meses de fidelização, o serviço não é tao bom como pintão, os equipamentos são uma miseria.

      Uma pergunta, porque é que não substituem os eqipamentos????? eu tenho nos ha 4 anos e queria um equipamento mais recente(não quero fazer mais fidelização de 2 anos).

  3. Jorge says:

    Aqui na alemanha em regra a fidelizacao é tambem de maximo 12 Meses e já há algumas operadoras em que se pode rescindir o contrato mensalmente.

    • Miguel Ribeiro says:

      Eu, quase todas as que vi säo de 24 meses.
      Na o2, paguei o router e näo tenho fidelização. Escolhi esta por causa disso mesmo, foi a única que encontrei que me permitia näo ter fidelização.
      No entanto, já tenho o serviço há mais de dois anos, mas era um descanso saber que a qualquer momento poderia cancelar o serviço.

  4. Bruno says:

    Espero que acabem com esta roubalheira. Não é só uma questão de ser muito tempo a pagar , ou uma questão de desemprego ou trocar de operador. Ficamos presos a um contrato que melhora se calhar 1 mês depois de aderir ficando ou mais barato ou com mais serviços ao preço que se está a pagar. Se fores negociar ou não aceitam por saber que tens contrato que ainda falta X meses para acabar. Ou ficas novamente com mais 2 anos PRESO ao mesmo. Pode ser que assim algum se preocupe com a qualidade do serviço que as vezes é uma valente…M…………
    E assim aumentando o grau de qualidade da operadora em questão, bem como nos preços competitivos. Pois na Europa em termos destes serviços nos Portugal temos dos mais caros. Abraços a todos….

    • David Guerreiro says:

      Que culpa tem o operador que ficar desempregado? Se não quer correr riscos, não adere, é simples, ninguém é obrigado a ter serviços de TV, internet e telefone. Se esta lei for alterada, sabe o que vai suceder? Acaba a fidelização mas para iniciar um serviço vão cobrar-lhe cerca de 300€ logo à cabeça para instalar. Aí já não acha piada…

      • O Burro sou eu? says:

        David Guerreiro, já todos percebemos que ou trabalha na NOS, na Meo ou na Cabovisão.

        Um serviço de comunicações deveria ter sim preço de instalação (como à vários anos se fazia quando surgiu a TVCabo – O equipamento ficava a ser do cliente), e os serviços deveriam poder ser cancelados mensalmente. Porquê? Porque a operadora presta apenas serviços a um equipamento cujo Cliente é dono.
        E não venham com tretas de que a instalação até à casa do cliente (que hoje é quase sempre oferta) custa milhares de euros, que isso é tudo pago pelo cliente largamente por mês. Façam como na finlandia, tens muito mais velocidade upload/download e pagas mensalmente, se quiseres cancelar no final do mês termina o contrato.
        Eu já trabalhei nas três operadoras, tanto no D2D como em Callcenter e é tudo uma roubalheira.

    • APereira says:

      As instalações não são gratuitas, os serviços prestados não são gratuitos…

      Em Portugal, vem alguém instalar-te a net em casa e se tiveres problemas ligas para a operadora e eles tentam resolver, caso contrário mandam um técnico a casa para verificar… em 90% dos casos sem qualquer tipo de custo…

      Por exemplo no Uk… fazes contrato, a operadora manda-te o modem para casa e tu instalas… queres que eles instalem?pagas e eles vem.
      Tens um problema?ligas, perdes horas ao telefone a fazer testes para despistar…fazem testes na linha e se do lado deles estiver tudo bem, queres um técnico?Pagas por ele…

      Velocidades de acesso a Internet…Fibra é uma coisa que está disponível em “poucos” locais, logo contentas-te com uma linha ADSL e é se queres…

      Telemóveis, rede é mesmo muito má e instável principalmente se andares em zonas mais remotas… 4G?Raro…

      Em Portugal queixam-se mas é de barriga cheia…

      • Catarino says:

        Estás bem enganado que se tiveres um problema e ligares para Meo por exemplo pagas por isso, e caso tenha de vir um técnico a casa para resolver o problema, por vezes tem de vir 5 técnicos e tu por vezes é que acabas por explicar qual o problema para eles resolverem.
        Por isso não fales que se queixam de barriga cheia quando não sabes do que falas.

        E acho injusto uns pagarem 15€ de serviço e outros com o mesmo serviço pagarem 50€, simplesmente porque estão agarrados 2 anos e os de 15€ acabaram de fazer renovação contrato.

        A ideia principal é andarem toda a vida a chupar na teta da vaca.

  5. Danny says:

    Realmente essas operadoras andam a abusar demasiado quer na refidelização ou até mesmo de obrigar os cliente a ficarem fidelizados.

    Na Meo ja queriam fidelizar-me por dois anos, pois nas contas deles eu gastava em media 15€, (o que era mentira)valor este que por acaso era o mesmo da proposta deles. LOL.
    Basta eu carregar o meu moche com 20€ num mes e la vinha a chamada de proposta. Tinha de carregar 10€/mes para nao receber a tal chamada!
    Ou seja, se sou livre de contratos pagando apenas quase 20€ em 2 meses, porque haveriam de aceitar uma proposta que faz com que gaste mais dinheiro OBRIGATORIAMENTE?

    E quanto a refidelização é mais uma treta! nao podemos mudar uma pequena coisa e ja nos espetam a refidelização. É um abuso. Sou cliente a mais de 10 anos da mesma operadora e até para adicionar o telemóvel ao pacote de Tv /net/telef, somos de novo direccionados a refidelização. A mim nem me afecta muito a refidelização , no entanto quando vejo pessoas que querem desistir do serviço, pagar um pack de valor mais baixo, as surpresas estão sempre a espreita.

    • lmx says:

      pois compreendo..
      Eu tambem sou e fui..ja nem sei bem cliente da meo…e desde o niicio do ano começaram a cobrar me um balurdio em chamadas, que não fazia sentido pelo que comecei em janeiro a reclamar e que queria facturas detalhadas dos meus gastos…
      Pois…disseram-me que não podiam emitir porque era uma questão de “protecção de dados”…PASMEM-se!!

      Esta situação chegou ao ridiculo de com um contrato do 15,99 euros me chegarem a mandar facturas de 60 euros…as quais obviamente não pagava!
      Então a operadora conrava-me mais 3 euros de multa por não pagar a factura..
      A unica coisa que eu queria era uma factura com os meus gastos e não uma factura para “ajudar” a meo a crescer monetariamente!

      Agora vamos para tribunal,…um contrato realizado por telefone onde não me devem ter explicado nem 10% do contrato, e isso era valido…mas enviarem-me as facturas detalhadas para a minha morada do contracto…já era uma falha na protecção de dados…

      Embora acha-se estranho a “Oferta” desde o inicio achei estranho, mas como me diziam que era uma oferta para previligiar os clientes de longa data, aceitei…nem queiram saber os problemas que tenho tido com a tal dita “Oferta”!!

      Em Portugal vale tudo!

      • int3 says:

        Boa sorte em tribunal.
        Foste tu que iniciaste o processo? Julgados da Paz?
        Arranja um advogado. Caso não conseguires pagar-lo tentar saber na segurança social se te podem apoiar os custos jurídicos. 😉

        • Rui Nascimento says:

          Advogados???
          Devem estar a brincar comigo, com certeza…
          EU QUERO SABER MAS É QUAL É A LEGISLAÇÃO que comptempla esses dois anos… mas a DECO não o diz!!!

  6. Pedro says:

    2 anos é muito tempo. Muitos casamentos não duram tanto…
    Só deveria ser permitido no máximo 1 ano. Isso obrigava às operadoras a melhorarem serviços e ofertas. neste momento, grande parte dos seus esforços é gasto em manter clientes através de fidelizações e não na melhoria do serviço.

    • Mota says:

      Exatamente!!

      As empresas assim que apanham os contratos “cagam-se” para o cliente. Até em lojas é assim.. se forem para fazer contratos é so sorrisos e promesas e tudo mais..

      Qualquer outra coisa que precisem? Ligue pra linha.

  7. TFAndrade says:

    Para além disso, com tantas operadoras, não vejo um mercado concorrencial.. Este oligopólio também deveria ser pumido.

  8. Daniel says:

    No dia em que fizerem isso, da minha parte, estão desgraçados da vida…

  9. Danny says:

    Quando me ligam, eu pergunto o tempo de fidelização e só digo: “volte a ligar quando for só 12 meses.”

    • JB says:

      Exatamente!
      Que eu saiba nenhum operador obriga a contratar nada!
      Os planos tarifários vêm em pacote de condições.
      Tás disponível para aceitar o pacotes de condições – as boas e as menos boas – então dizes “Sim”.
      Se achas que as condições más não compensam as boas, então dizes “Não” e ainda podes perguntar se há um plano sem essas condições menos boas para ti.
      Esta é a vantagem de existirem as palavras “Sim” e “Não”.
      Acho que nenhum operador bate no cliente por este dizer “Não”.
      É verdade que muitas vezes são muito insistentes, mas é para isso que existe a liberdade de podermos dizer “Não” muitas vezes.
      JB

      • luis reis says:

        o problema é quando as operadoras não cumprem, há 2 anos renegociei o contrato com a meo telefonicamente, além do preço a condição que exigi foi que o contrato não fosse superior a 12 meses, após concordância e com a chamada a ser gravada dei o aval á renovação. Passado 12/meses quis rescindir, vieram com a conversa de que a fidelização era de 2 anos, contrapuseram e exigi gravação que nunca me foi facultada com a desculpa que não a localizavam, resolveu se graças á provedoria de cliente que me deu razão. tudo vale para se fazer contratos

        • JB says:

          Neste caso a razão está do teu lado e aqui sim é de facto um problema dos contratos feitos telefonicamente.
          A operadora é que fica com a gravação e não é nada fácil o cliente ficar com uma cópia da mesma. Mesmo sendo chato frequentemente a operadora não faculta cópia da gravação e aqui sim nós temos de recorrer à Deco ou outras instâncias para termos aquilo que deveria ser básico num contrato – ambas as partes ficarem com uma cópia do contratualizado.
          Se houver um abaixo assinado para isto, não terei problemas em assiná-lo.
          JB

  10. Hugo says:

    Acho uma piada o pessoal queixarem-se das fidelizações…
    Só é refidelizado quem quer e se na chamada telefonica não for isso referiado explicitamente a refidelização não é valida.
    E quem quiser pagar a instalação e quiser ficar com o preço de tabela não tem fidelização 😉

    E lá fora dizem que é muito bonito mas não têm a assistência que tem cá, é instalação paga e em trocas de routers, eles enviam para casa e safa-te….

    • Jacinto says:

      Lá onde? Na Bélgica não há fidelização. E sabes que mais as coisas funcionam bem e não andamos sempre a mudar de operadora.

    • Sequeira says:

      Esta comprado ou trabalha para eles so pode …

    • fjcp says:

      concordo plenamente, as pessoas tem forma de instalar o serviço em casa sem qq fidelização, mas como é obvio os operadores não vão estar a dar ofertas, nem a oferecer a instalação. E quanto a refidelizações uma pessoa só fica fidelizado porque quer aceitar ofertas… posso ser único mas não tenho qq problema em estar fidelizado, principalmente porque isso significa pagar menos no final do mês…

    • miguel says:

      aqui é pior… que me mandei um router novo para casa. POIS mentira, não mandam nem veem ca o por.
      tenho contrato a 4 anos e tenho um router que nem band N nem 50megas por wireless da… e tenho 100mb contratados.
      Resporta: liga por cabo de rede LOOOOOL

      • Jorge says:

        E que portatil / placa de rede tens tu? Desculpa desiludir-te mas nem esses 50 mbps que vês é realmente o que apanhas

      • int3 says:

        tenho NOS e chego aos 80 no router de há 3 ou 4 anos.
        Neste momento até tenho no meu quarto um AC1750 ligado ao bridge no router da NOS. apanho 100-110. por cabo 120…

        • andre says:

          Amigo, se não percebes de redes mais vale estares calado… Norma N não significa 150mb download nem internet em todo o lado, vai antes aprender qualquer coisa de jeito em vez de dizeres baboseiras. Ainda para mais vai de um Router em Bridge! LOL mexem nos serviços instalados e depois vai disto, querem suporte à porcaria que lá metem.

  11. Manuel Silva says:

    Quando mudei de casa pude rescindir o contrato!

    Na nova morada não havia o mesmo serviço de TV e internet…

    Por acaso estou agora no mesmo operador com TV por satélite e internet 4G (às vezes), mas fui juntando os serviços aos poucos e com campanhas vantajosas financeiramente…

    Tive sorte…

    • miguel says:

      tives-te sorte??? eles Obrigaram-te a Internet 4g e tv por satélite…. e estas fidelizado e não te queixes, ja tive conhecidos na mesma situação.. é uma porcaria
      rescindes o contrato haha, rescindiste um e fica-te com um novo

    • Joao Magalhaes says:

      Aconteceu o mesmo comigo, tinha acabado de fazer um contrato com a Meo e vim para a Polónia. Transferi o contrato para o meu sogro mas como ainda não havia fibra da Meo canceleram o contracto sem qualquer custo.

  12. Bruno says:

    Devia ser como o mercado da electricidade e gas,livre.

  13. André Ferreira says:

    A parte final:

    “Em jeito de sugestão deixamos também um alerta: tenha sempre em atenção quando a sua operadora lhe disser que por algum motivo estendeu a sua fidelização por mais dois anos, solicite prova escrita, assinada por si, assim como essa fidelização aconteceu com o seu conhecimento. Vai ficar surpreendido com a reacção da operadora a essa sua reacção!”

    Esta não resulta, o meu contracto diz que ele renova automaticamente, a não ser que 30 dias antes do fim do mesmo, eu peça para cancelar. Caso não o faça, ele vai renovar por mais 2 anos.

  14. Koelho says:

    Tb concordo, não sou emigrante as não estou contente com o operador que escolhi e agora não posso mudar ate fazer 2 anos.
    Tenho amigos no estrangeiro e dizem que não tem fidelização e a net que têm é a net que pagaram(ex: pagam para ter 38mb e têm 38 mb direitinhos, não é como aqui que se paga para ter 100mb e raramente se chega lá).

  15. César Oliveira says:

    Isso tem que acabar
    Se uma operadora tiver um excelente serviço e a um bom preço o utente não precisará mudar para outra operadora.

  16. Rui says:

    É por causa dessas coisas que temos clubes de futebol a receber 400M em contratos, ligas de futebol a chamarem-se liga NOS, clubes de futebol com patrocínio da MEO e coisas do género. Quem paga isso tudo somos nós, a verdade é essa!
    Quando as fidelizações diminuírem ou deixarem de ser como são, aposto que essas parvoíces também acabam.

  17. Ricardo says:

    Atenção, que muitas pessoas provavelmente não se devem estar a lembrar, que com o fim da fidelização (e sim 24 meses é demasiado tempo), alguém terá que pagar as passagens de cabos, os custo dos equipamentos, etc. Assim sendo, caberá ao cliente o pagamento de TUDO!!

    Só fica fidelizado 24 meses um cliente novo, um cliente já com serviços activos, fica 12 meses e não paga nada pelas instalações nem pelos equipamentos (excepto tomadas extra).

    • Tico says:

      Pareces um vendedor de banha da cobra, já que tens uma teoria que não tem qualquer lógica, já que a empresa pode aproveitar a instalação da anterior operadora e só adicionar o modem dessa operado na residência, que cabos é que são esses? No passado dia 11-12-2015 a NOS enviou uma mensagem aos clientes do tarifário de telemóvel com o nome “TUDO” com o seguinte conteúdo “A NOS oferece o dobro da net do seu tarifario durante 1 ano, sem acrescimo da sua mensalidade. Responda OK para aderir. Boas Festas! InfoLegal 16101” ou seja ou esquema (burla/fraude) para fidelizar clientes que não estão fidelizados, embora a lei obrigue sempre a que sejam enviadas as condições pré contratuais, se calhar é para pagar o investimento no benfica.

  18. rui miranda says:

    A Deco fala, fala.. mas eu nao os vejo fazer nada… ou fazem pouco.
    Claro que as operadoras têm muitas queixas, logo compensa-lhes ter um batalhao de advogados
    Claro que o cliente normalmente não têm dinheiro para ganhar a guerra, mesmo que tenha razao
    Claro que as operadoras sabem disso e obrigam o cliente a assinar a venda da alma pois sabem que os clientes nao se podem defender
    mas.. na verdade o cliente deveria poder retaliar com a mesma moeda, pois os serviços das operadoras são péssimos, sem excepção. Gostaria de ver clausula inventadas pelos clientes e nao so clausulas inventadas pelas operadoras. Gostaria de dizer às operadoras que se me falharem 1 minuto que seja no serviço de internet teriam de me indeminizar no valor do que a minha imaginação permitisse. O que é certo é que eles não cumprem o contrato deles, dificultam as reclamações, têm processos que só a eles interessam.

    E é aqui que a DECO & a AnaCom me parecem mais interessadas em “deixar andar” do que em defender o mercado, em que o cliente é sempre o projudicado pois não tem uma estrutura por tras que o defenda.
    É mais do mesmo.

  19. Liliana Baptista says:

    Gosto de ver aqui só um lado da questão. A fidelização das operadores permite-lhes não cobrar nada pela instalação do serviço. Essa instalação, que pode incluir a instalação de cabos e receptores, pode ascender a quantias de 200€ pelo tempo da instalação. Se não houver fidelização, não existe nada que incentive as operadoras a excluir estas quantias do serviço…

    Posso dizer que nunca tive problemas com a operadora com quem tenho contrato e já fizeram pelo menos 3 intervenções a custo zero, sem serem contactados por mim e apenas porque as leituras de sinal deles não se encontravam dentro dos parâmetros normais. Além disto, todo e qualquer problema com routers, hubs e boxes foram resolvidos no prazo de 3 dias.

    • rui miranda says:

      Liliana,
      Sobre o serviço prestado digo-lhe que ainda bem que não teve de pedir suporte técnico, só isso explica não ter razões de queixa. Aqui começa um circo. Experimente ligar para o numero de apoio, e veja a qualidade do serviço. E a forma como eles abordam o problema.
      Podia enumerar-lhe todas os procedimentos obscuros das operadoras, desde o pagamento da chamada(s) do suporte tecnico, até ao pagamento do serviço que não foi fornecido por falha técnica, os meios de prova das falhas, o prejuízo causado pela interrupção do serviço (em empresas é critico) enfim. É mau demais.
      Sobre o excepcional desconto de 200€ (ou mais, depende do delírio da argumentação das operadoras). Porque não dão a opção das pessoas pagarem essa instalação? Ou porque não dão a opção de na desistência do serviço durante 24 meses o cliente paga essa instalação e não o serviço contratado? Não faz sentido.
      São vendas agressivas, de legalidade duvidosa e feitas de má fé, contando com a conivência da AnaCom.

      • Liliana Baptista says:

        DIga-me uma coisa. Se o senhor fizer a instalação, o que é que impede as operadoras de depois dizerem que a culpa é da instalação que foi mal feita? Depois atiram as culpas para cima de si… E isto aplica-se aos routers, hubs e boxes. Aposto que se legalizarem esta hipótese, o número de queixas será igual, apenas o conteúdo das mesmas será diferente.

        Quanto ao suporte técnico, apenas falei dos casos onde não foi preciso contactar a operadora. Já tive necessidade de os contactar e correu tudo bem. Acredito que haja situações desagradáveis, mas também acredito que muitas pessoas telefonam para o suporte técnico com 7 pedras na mão e à espera de todos os seus problemas, técnicos ou não, sejam resolvidos.

        As imensas queixas do, por exemplo, Portal da Queixa às operadoras de comunicações baseiam-se, na sua maioria, em situações patéticas que poderiam ser resolvidas com bom senso. Por exemplo, a alteração de um contrato implica SEMPRE refidelização (geralmente 24 meses). Se deve ser ou não, é outro assunto. Asssuma sempre que há refidelização e que está no seu interesse saber todas as informações pertinentes.

        • Ricardo says:

          Cara Liliana, eu trabalhei na linha de apoio técnico da Zon Tv Cabo dois anos.
          Se pensa que é tudo um mundo das maravihas só porque lhe está a correr tudo bem, engane-se!
          Eu presenciei situações em que o operador de callcenter comunicava a um cliente que não tinha sinal de internet para fazer um DVL (Desligue e Volte a Ligar) – Ora é lógico que um cliente que esta ao telefone (a pagar a chamada) quando desliga o router vai cair a chamada e ter que ir ligar novamente ficando em espera. E foi dito assim de esticão sem mais nenhuma explicação.
          Mas somos assim todos tapadinhos Liliana?
          Agora é claro que depende do profissionalismo de quem a atender do outro lado.
          Agora é claro que quem liga com 7 pedras na mão, vai fazer com que quem o atende perca a vontade de o querer realmente ajudar.
          Será que as pessoas não percebem isto? Quantas vezes quem trabalha em Callcenters, por apenas respresentar uma empresa e estar ali para ajudar não é verbalmente agredido? E depois de ajudar houve pela centezima vez “Aquilo que disse não era para sim, mas sim para a empresa”.

          Para as operadoras funcionarem correctamente é preciso formarem primeiro pessoas como deve de ser, começando nas vendas transparentes e terminado no apoio das linhas que ajudam os clientes. Quando isto acontecer, as pessoas até poderam querer pagar 24 meses de mensalidade, uma vez que terão um serviço decente e saberão sobre o que pagam.

        • rui miranda says:

          Enfim… poderia dar tantos exemplos em que nao há bom senso das operadoras que nem me vou dar ao trabalho.
          Um dia quando a Anacom fizer o seu trabalho as operadoras metem o rabinho entre as pernas.

    • macid says:

      tenho a meo contratei um pacote que tem 140 canais nunca os vi pois so tenho 90 canais telefono para a meo pago um euro e meio nunca resolverão o meu caso já desesti de telefonar terminando meu contrato não quero mais nenhum operador pois são toudos uns aldrabons

    • alibaba says:

      se a instalação já tiver sido feita por um operador anterior, só têm de emprestar o router e pedir o redireccionamento à PT, ou coisa que o valha!

  20. joao says:

    É muito fácil evitar as fidelizações. Em vez de se aproveitar os bónus que as operadoras dão na adesão (instalação e portabilidade gratuitas, descontos em aparelhos, etc), basta pagar na íntegra esses serviços e a fidelização deixa de existir.
    O que o tuga quer é o melhor de dois mundos: descontos muitos, obrigações nenhumas.

    • miguel says:

      descontos??? mas quais descontos?? quando é que fazem um serviço de SO Internet a um preço justo??
      contratares 100mb só de internet sai ao mesmo preco que tudo LOOOL
      Eu so quero internet, mas ando com mais 50 canais a tras e telefone(que nem uso)

  21. Benchmark do Surface Book says:

    Aqui no Brasil é no máximo 1 ano. Também há operadora que não aplica fidelização.

  22. MAC says:

    Há ainda uma situação gravíssima não contemplada no artigo: se durante a vigência do contrato, o cliente fizer uma alteração, a compra de um aditivo de internet, por exemplo, são mais 24 meses a partir dessa data.

    • Liliana Baptista says:

      É uma alteração ao contrato, logo implica refidelização.

      • Luis says:

        nao, nao implica. Desde quando uma mudança de tarifario ou a simples adiçao de um produto no contrato causa custos a um operador? é tudo automatico, se tudo correr bem fica tudo ativo no mesmo minuto. é ridiculo o cliente ter que ficar mais 24meses.

      • MAC says:

        A este tipo de golpe baixo e sujo eu chamo velhacaria e nunca uma despudorada e imoral refidelização, uma vez que não se trata de um novo contrato, mesmo que a situação esteja contemplada numa das centenas de linhas minúsculas do contrato. A operadora fez-me isso e no fim do contrato teve o que merecia: perdeu 4 clientes.

  23. yaclicka says:

    Os contratos a manterem-se deve ser principalmente pelo fato se ter firmado um comum acordo entre ambas as partes, por palavras simples _ respeito _ pagas pelo que recebes, Os provedores não cumprem com o mais básico, que e o respeito………….

  24. Lurdes Mendes says:

    Está a terminar, o prazo, do meu contracto, com a nós e, antes q isso aconteça, telefonam-me a oferecer mais serviços, pelo mesmo preço; na altura, fico um pouco indecisa, mas, de repente fez-se luz, nova fidelização á vista, não quero, respondo á assistente, até posso continuar com a mesma operadora, mas assim, posso escolher, quando me apetecer.

  25. Hugo says:

    Na Alemanha, a minha tia queria por net e telefone e a operadora cobrou-lhe a instalação.

    E sim, trabalho para um e depois, sou cliente de outro.
    Mas só quero ver que não é só terminar com fidelizações, é preciso saber que as instalações/material/deslocação do técnico tem que ser paga, ou preferem pagar 120€ pela mesma???

    Agora já ninguém fala xD
    Eu tenho vodafone, nos dois anos que tenho o serviço dou à vodafone 620€ (25,9×24).
    Uma instalação de 120€, mais umas avarias de routers e deslocações técnicas, sobra muito para os contractos de milhões com os canais e a suportar os servidores que é necessário para ter um ISP a funcionar???

    • Manuel says:

      eu quero pagar 120€ pela instalações/material/deslocação, arranja-me lá uma operadora que faça isso, sou completamente contra a fidelização obrigatoria de 2 anos (para ter net tive que o fazer claro)

    • paulo says:

      mas sobra para fazer contractos de 400 milhoes com clubes…para patrocinar a liga e etc..
      Penso que o que aqui esta em causa nem será tanto (para mim) a fidelização de 24 meses..e aceito o facto que seja para fazer face ao nao pagamento da instalação como disse..
      Mas então como justificar a fedelização de mais 24 meses no final do contracto, com pequenas mudanças a nivel se serviço e às vezes sem qualquer mudança de preço..
      Mas aí já teve alguma despesa?!
      Não teve já o cliente durante 24 meses..não vai fazer nova instalação!!!!
      Ah! em relação às deslocações por avarias etc,,temos pena..o material é deles..eu que até tenho que pagar a chamada para os poder chamar para consertarem os seus aparelhos e fornecerem-me o serviço que continuo a pagar.
      Caiu por terra o seu argumento!!!

  26. Manuel says:

    devia ser lei “3 meses no maximo”, querem 12 meses oferecam a instalaçao e aparelhos, quem nao quiser 3 meses.

  27. Joel Pereira says:

    Pior do que o contrato de 24 meses é mesmo a obrigação de ter um serviço de telefone e pagar por ele quando este não é usado e atualmente todas as pessoas têm telemóvel, ou ainda ter de pagar o mesmo por 12mb de ligação à internet por cabos de cobre ou 100mb por fibra. Já tou nervoso!

    • Liliana Baptista says:

      Alguém o obrigou a ter telefone no serviço? Que eu saiba todas as operadoras têm as mais variadas combinações que podem incluir todos ou só alguns serviços. Se escolheu um pacote que seria mais vantajoso para si por ter telefone, está a queixar-se de quê agora?

  28. Mota says:

    “Portugueses querem fim de contrato de 2 anos com operadoras”

    E já não é de agora.
    Mas em Portugal é assim.. até isto tocar a alguém que se possa mexer nada acontece, a DECO vai fazer tanto como fez até hoje.
    Fidelizações de 12 meses eram o suficiente
    Palavras leva-as o vento.

  29. Antonio Pereira says:

    eu fui vitima com a MEO da refidelizaçao, ou seja em determinada altura decidi colocar tb os tlm no pacote existente, nao sabia e tb nao acho correto, o meu contrato sem que eu tenha assinado foi prolongado, recorri à Anacom, pois foi, recebi conversa esfarrapada para tentar chegar a acordo com a operadora, e é assim neste país, apesar de eu ter razao de queixa da Meo, pois quer o serviço de Net movel ser fraca e cair constantemente, à Tv onde a boxe me deixa pendurado, mesmo assim a Meo sem cumprir com o acordado no contrato, que é fornecer me tv e net, eles tem razao, isto é Portugal

  30. Joao says:

    O problema é que não há opção de não fidelização. Nenhuma. Se se quer um serviço tem de se fidelizar 2 anos, o que é rídiculo. Mas os deputados em vez de fazerem leis decentes, fazem leis para os amigos.

  31. Pedro T says:

    As fidelizações são coisas da Idade Média, mas que vão sobrevivendo. É absurdo que algum seja obrigado a fazer um contrato de, pleno menos, um ano, quando pode ter necessidade imperiosa que denunciar ou rescindir esse contrato, ficando impedida de o fazer.
    Acho incrível que alguém venha aqui defender esse atentado contra os consumidores, sob o pretexto da “instalação gratuita”.
    Podem-me explicar que tipo de instalação tem um telemóvel?
    Qual o tipo de instalação que tem uma Internet de Banda Larga?
    A Minha mãe tem um “home” da NOS, qual a instalação que isto necessita?
    Piores do que os cegos são os que tapam os olhos para não ver.

    • David Guerreiro says:

      Eu tenho um telemóvel e não tive nenhuma fidelização…

    • fjcp says:

      o telemovel e a blm não tem qq instalação mas tambem podes ativar o serviço sem qq oferta e não terem qq fidelização… pagas é uma mensalidade superior no final do mês pois não vai ter descontos mensais…. cada um escolhe aquilo que quer

    • JB says:

      Mas que operador é que te obrigou?
      Foram à tua casa ameaçar-te? Encostaram uma arma à cabeça?
      Que eu saiba nenhum te obriga a dizer “Sim”.
      Se não concordas com as condições proposta dizes “Não” e podes ainda pedir um outro plano sem fidelização.
      Tenho a certeza que qualquer operador te dá um plano tarifário sem fidelização.
      Os preços são outros! Ai, são, são!
      Ou só queres as partes boas de cada plano tarifário?
      Eu também preferia que a minha empresa me pagasse o salário sem eu ter de me deslocar às instalações da empresa, mas as condições contratuais são que eu tenho de trabalhar nas instalações da empresa e só assim me pagam o salário!!! Se quero é assim! Se não quero, posso sempre demitir-me que ninguém na empresa vem atrás de mim para me bater!!!
      JB

  32. Victor says:

    Acho que ter pelo menos 70% da velocidade de internet contratada seria melhor do que acabar com os contratos de 2 anos.

    • Darkvoid says:

      Eu tenho 100% velocidade contratada (100Mbits) ! Mesmo à “hora de ponta”.
      Tens que procurar outra operadora ou tentar resolver o problema da tua!

  33. mário says:

    E a maior parte das vezes quando dizemos que nao estamos interessados ainda insistem e discutem conosco como se estivessem a fazer a melhor proposta do mundo

  34. Nuno Barros says:

    E ja repararam que mesmo para poderem ter acesso a informação ou para resolverem algum problema tecnico que muitas vezes diz respeito ao operador têm que pagar uma chamada de valor acrescentado, quando isso deveria ser exactamente ao contrario???????

  35. Livre says:

    Querem ser livres? Optem pela TDT ou tv pirata e esperem.

  36. Antonio says:

    E se seu tiver um contrato com assinatura falsificada por um comercial?
    O que fez a DECO e a ANACOM? Nada, zero.
    O que fez a NOS? Igualmente nada, é perfeitamente normal e usual este
    tipo de procedimento nas Operadoras…

  37. Manuel António says:

    Depois de todos os comentários que li,é mais do que óbvio que sou mais um,mas mesmo assim não quero deixar de dar o meu a conhecer,ainda que muita boa gente diga que não é obrigado a ter serviços de internet/tv/telefone/telemovel ,verdade , mas que eu saiba , também ninguém é obrigado a ficar de boca calada no meio de toda esta escandaleira que se verefica nos contractos , porque nem todas são juristas , e eu falo por mim , mas como não sou diferente também cai na armadilha , passo a expor ; por razões profissionais solicitei dois cartões de telemóvel a juntar ao pacote que já tinha , e que era Tv/internet/telefone fixo , o qu eu fui fazer! Quando dei por isso cai na redefidelização , faltava-me três meses para acabar a que tinha , levei com mais dois anos em cima . alguém diz abrisse os olhos , mas no contracto que tenho nada dizia sobre tal ; resumindo , é assim que se arranja dinheiro para dar de desbarato aos clubes de futebol e não só , 400 milhões ao benfica para já , amanhã é ao porto e ao sporting , e por ai fora , resultado , bilhetes caros logo estádios ás moscas , solução, instalamos a spot tv, que até nem é obrigatória , só instala quem quer não é ? ; a utilização do telefone fixo não é assim tão acessível quanto isso , com excepecção para alguns países , o resto é só o (21… e 22…) porque o resto é bem pago , se precisar ligar para um número móvel , ou para um 707… , nem é bom falar ! E quando falamos em ANACOM e TDT,nem vale comentar .

  38. Marco says:

    Bom dia a todos…
    É logico que todos os portugueses estão contra as fidelizações… Ha todos os dia uma nova campanha ou promoção que não se pode agarrar porque estamos fidelizados…
    Agora, vamos aos factos… quem está disposto a pagar 150€ ou 200€ por uma instalação de internet? continuariam a mudar de operador se por cada mudança pagassem esse valor?
    Quanto aos outros paises terem fidelizações de 12meses ou menos… Muito bem… Mas ja agora, peguemos num serviço 3P base… VDF… 100M 120canais telefone ilimitado pelo custo de 25.90€. Ja que temos neste forum tantos estrangeiros, quanto pagam pelos vossos serviços?
    Telemovel com 1G de internet e chamadas ilimitadas a 15€? Quanto pagam pelo mesmo serviço noutro país?
    Morei na alemanha 3anos e pagava qq coisa como 90€ por um suposto pacote 3P em 2008. A net era a 2M, mas nunca chegava la, a tv tinha 20canais e o telefone pagava as chamadas a parte… Sim, na alemanha ganha-se mais, mas vamos com calma… ha um preço justo por um serviço…

  39. Darkvoid says:

    Ainda este fim de semana me ligaram com ofertas da NOS, para tentarem que eu re-negoceie o meu pacote (TV, net. fixo, telemóveis) e claro me fidelize por mais 24 meses!
    A mulher teve a lata de me dizer mas são só mais 24 meses de fidelização!
    Eu disse-lhe mesmo “só”? você não brinque comigo… Não aceito mais fidelizações, só aceitei a primeira porque fui praticamente obrigado.
    Perguntei-lhe de seguida: mas porque é que eu haveria de agora fazer um contrato que me compromete durante mais 2 anos, quando já estou bem servido e descomprometido?!
    Ela responde: Para lhe podermos garantir os melhores preços!
    Acabei com um: Oiça, esqueça isso não faz sentido nenhum, não me volte a incomodar por favor. bom dia!

    Se todos fizéssemos isso acho que começaria a ter efeito.

  40. Darkvoid says:

    Ainda este fim de semana me ligaram com ofertas da NOS, para tentarem que eu re-negocease o meu pacote (TV, net, fixo, telemóveis) e claro me fidelize por mais 24 meses!
    A mulher teve a lata de me dizer mas são só mais 24 meses de fidelização!
    Eu disse-lhe mesmo: “só”? você não brinque comigo. Não aceito mais fidelizações, só aceitei a primeira porque fui praticamente obrigado.
    Perguntei-lhe de seguida: mas porque é que eu haveria de agora fazer um contrato que me compromete durante mais 2 anos, quando já estou bem servido e descomprometido?!
    Ela responde: Para lhe podermos garantir os melhores preços!
    Acabei com um: Oiça, esqueça isso não faz sentido nenhum, não me volte a incomodar por favor. bom dia!

    Se todos fizéssemos isso acho que começaria a ter efeito.

  41. Darkvoid says:

    Ainda este fim de semana me ligaram com ofertas da NOS, para tentarem que eu re-negociasse o meu pacote (TV, net, fixo, telemóveis) e claro me fidelize por mais 24 meses!
    A mulher teve a lata de me dizer mas são só mais 24 meses de fidelização!
    Eu disse-lhe mesmo: “só”? você não brinque comigo. Não aceito mais fidelizações, só aceitei a primeira porque fui praticamente obrigado.
    Acabei com um: Oiça, esqueça isso não faz sentido nenhum, não me volte a incomodar por favor. bom dia!

    Se todos fizéssemos isso acho que começaria a ter efeito.

    • JB says:

      Exatamente!
      Não concordas, dizes “Não”. Essa atitude está certíssima, na minha opinião.
      O que me parece não fazer sentido é ficar a choramingar, à espera que outros (Deco, autoridades, etc) venham fabricar regras e leis protecionistas não sei muito bem do quê.
      JB

  42. Tico says:

    Petição para se acabar com as falhas de estado na ANACOM / http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT80512

  43. Rui Nascimento says:

    A legislação existente é mais do que suficiente!
    Não se deixem levar pela DECO PROTESTE!
    Saibam porquê em DIREITO LOW COST:
    https://drive.google.com/file/d/0B8PiSEdG1yXCVVIyUzFuZF9jOVk/view

  44. Carina Alexandra da Costa Santos says:

    Olá boa tarde, eu quero cancelar o contrato com vocês mas não estou a conseguir faze-lo?

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