Os mistérios do Windows… Longhorn


Destaques PPLWARE

167 Respostas

  1. Fernando says:

    Muito curioso, e grande tópico.

    Será que o famoso windows vienna renascerá das cinzas do longhorn???
    O que acham???

  2. Olá, sou brasileiro e seu é muito bom, seus textos são excelentes, com uma profunda análise ligada ao tema principal. Parabéns.

    Talvez se a Microsoft não tivesse desistido do Longhorn, o Vista poderia ser menos prematuro e com mais funcionalidades, e agregaria muito mais credibilidade ao sistema, ao invés de duras críticas e desaprovações.

    Abraços.

  3. mushi says:

    EU axo que vai haver montes de updates p o Vista a tentar remediar o mal feito. Eu so mudo para o Vista daqui a 2 anos (ja venho a dizer isto à muuuuito tempo).
    tealvez o Vista fique bom por essa altura.

    Entretanto acredito q a m$ ja esteja a contruir outro so de raiz, esse sim com features revolucionarias

    entretanto, o vista é uma valente bosta

  4. krepter says:

    @Fernando

    Espero bem que sim….

  5. Freud2004 says:

    “Devido à pressão a nível mundial a Microsoft lançou um sistema operativo dado pelo nome Windows Vista, prematuro, instável, incompatível com muito software/hardware e a pedir demasiados recursos de um computador.”

    Realmente existem pessoas que deveriam proibidas de dar a sua opinião na Internet…

    Pela inabilidade de entenderem o que os rodeia ou por falta de experiência para destingirem um Sistema Operativo de um carro puxado por animais.

    [b]Prematuro, instável, com muito software/hardware[/b]; não foi o que aconteceu com o Windows 98, com o XP e agora com o Vista, não é esta a ordem natural das coisa, não é o mesmo que acontece com os jogos para computador ? Sempre mais e melhor hardware, sempre incompatibilidades, sempre instabilidade com aplicações desenhadas e programadas para outros SOs que não aquele em questão.

    Instável, alguma vez tiveram um Linux nas mãos, também ele é instável com determinado hardware, mas aí a culpa é das drivers… E não se passa o mesmo com o Vista ? Quem fabrica o Hardware a Microsoft ?

    Realmente, tenho dois PCs com os Vista, cuja estabilidade só revejo no Windows 2000, mas é um código imaturo, diz o senhor…..

    Ai senhores!!!! Existe gente a escrever na Net que dá dó ler, porque um idiota escreve que um sistema operativo é mau e os outros afirmam o mesmo sem lhe porem as mão em cima e o testarem até à exaustão do seu ser….

    Para terminar, há uns 3 anos eu afirmava que o Kaspersky era um dos melhores AVs que existia, mentes brilhantes da nossa praça, defendia, que nada desafiava o Norton. Hoje os Kaspersky é considerada uma das melhores se não a melhor “ferramenta” de segurança”. Cheguei a ver escrito na “Exame Informática” que o Norton 2006 era uma aplicação leve… Será que sequer o testaram….

    Testem, tirem as vossas conclusões, e parem de repetir o que meia dúzia de idiotas escrevem sobre SOs sem perceber grande coisa do que falam….

    Um abraço Freud2004, não têm de concordar comigo, só tem de pensar no que escrevi!!!!

    • Ruaben says:

      é o pior so que passou pelas minhas mãos, até o win 2000 é melhor

    • Pedro Fonsea says:

      Eu já o experimentei e é muito mau !!!!

    • estevan says:

      Ex-Windows Longhorn… O Windows que “não fede e nem cheira”. A versão mais odiada da atualidade? A meu ver, não. Mas, ao perguntar a qualquer pessoa que eu conheço, por unanimidade, a resposta é sempre a mesma: “Esse Windows é um Lixo!”, “Ele não abre mais de 3 janelas, é uma bosta!”, “Ele é lento e sempre reinicia sozinho!”… Comentários que talvez sejam bem equivocados… Porquê?

      O Windows Vista talvez tenha sido tão mal recebido devido aos seus requisitos mínimos, que em 2007 eram um tanto “inalcançável” para a maioria dos usuários brasileiros e mundo afora. O resultado não poderia ser pior, não? Sim, poderia! Você que odeia o Windows Vista, muito provavelmente tenha adquirido um desktop ou mesmo notebook com a versão mais limitada deste Windows, a Starter… A versão do terceiro mundo, que limita até a utilização de aplicações !

      Como já utilizei todas as versões do Windows Vista (da Starter até a Ultimate), posso com certeza afirmar, este Windows teve seu lançamento equivocado, afinal, se você reparar, o Windows 7 não passa do Windows Vista de roupa nova com tudo nos conformes.

  6. Miguel says:

    André concordo a 100% com o que disseste, infelizmente as políticas capitalistas do Sr. Gates impediram a passagem natural para uma nova geração – deitando ao lixo rios de dinheiro por causa da pressa em fazer tudo rápido…

    Não uso o Vista, e não usarei enquanto não for absolutamente necessário – recuso-me.

    Continuo com o Ubuntu e o XP, sem problemas!

  7. José Dias says:

    Não me parece que o longhorn reapareça nem que seja disfarçado com outros nomes.

  8. Zafa says:

    Realmente o Vista é um nojo os meus colegas que tem Vista todos se queixam ou porque 1GB de RAM é pouco ou porque está sempre a pedir autorização para tudo e mais alguma coisa ou porque não detecta as drives externas, não reconhece o rato se o mudarmos de USB, já para não falar das placas da NET móvel que já muita gente se queixa que é complicado o Vista as reconhecer entre tanta incompatibilidade. Em fim o Vista devia vir acompanhado de uma caixa de aspirinas, para aliviar as dores de cabeça que provoca. Mas como tudo na vida também há quem o adore. Cada macaco no seu galho. E eu não me mudo lol.

    Cumps

  9. alcapone says:

    Alguem esta a usar o Longhorn em multi-boot?
    Estou disposto a instala-lo mas só se não rebentar com a dupla Ubuntu/XP cá em casa…

  10. t@ndre says:

    Muitos parabens pelo artigo.. muito bom!

    Muito boa investigação 😉

    ——————–
    http://www.sounatural.com

  11. Marco Martins says:

    Meus senhores, se a 20 e tal anos, o Bill Gates e Companhia nao tivessem inventado o Windows, ainda estavamos na pre-historia dos computadores.

    • Ricardo Carvalho says:

      Meu amigo Marco Martins, o que você chama de Windows, tem outro nome chama-se GUI (Graphical User Interface) e foi inventado pela Xerox em 1973, adoptado pela Apple e por fim copiado pela Microsoft. A única coisa que a Microsoft inventou foi o conceito de receber um valor por cada pc com uma instalação do seu produto.

  12. O Windows não é um mal, é um padrão, e, com isso, deve ser considerado referência em questões do compatibilidade, mas também deve se dar ao trabalho de “se compatibilizar” com Hardwares e Softwares.

    O Vistá já tem mais de 1 ano de vida e ainda não faz isso.

  13. Vítor M. says:

    Freud2004 garanto-te que não és mais utilizador nem apreciador do Windows que eu, e olha que sou da mesma opinião que o André. Não tenhas duvidas que foi um sistema operativo saído de uma “fornalha” ainda a aquecer, não tenhas duvidas que nas versões iniciais era um sistema ainda enjeitado.

    Quando comparas com a apresentação dos Versões anteriores estás a dar razão ao André, então pensa:

    Se a Microsoft já tinha um know how do XP, onde tudo estava afinado, drivers devidamente limados, se tinha já um XP que conseguía um desempenho equilibrado em máquinas actuais e mesmo em máquinas mais antigas, era de esperar um Windows Vista mais estável, mais completo em termos de compatibilidade com os drivers (requeria uma negociação antecipada com os programadores) coisa que não aconteceu, melhorou positivamente meses depois com muitos updates.

    Também sabemos que a estrutura dorsal do Windows actual vem do Kernel do NT, logo é mais do que conhecida a versatilidade e compatibilidade do Vista com o mundo que o rodeia.

    Mais… o Vista é sem duvida um grande SO, consome mais mas gere melhor a ram, recorreu a técnicas de terceiros para gerir a ram desta forma, se houvesse o tempo útil necessário para o Vista ser o que ainda esperamos que venha a ser, este ainda não teria saído.

    Por fim, não é só a Microsoft que obriga o mercado tecnológico a evoluir, é um conjunto de operadores que ditam as leis da evolução, muitas vezes os sistemas operativos limitam-se a acompanhar e adaptar as suas estruturas, o que seria da uma Intel ou de uma AMD se não houvesse quem tirasse proveito dos produtos que saem diariamente dos seus laboratórios.

    Risco por baixo do que afirmou o André e acrescento que o Windows Vista foi desenvolvido com um esqueleto que de facto tem arcabouço para se afirmar em todas as frentes, por isso o Vista é bom… mas tem ainda muito caminho pela frente.

    Mas estamos na investigação, vamos apurar a verdade 😉

  14. Nuno José says:

    Mas ainda usam windows??????

  15. Luís Santos says:

    Somos dois: XP e Ubuntu, e mesmo assim vejo-me “obrigado” a usar mais o XP por questões de praticalidade e compatibilidade (não entre aplicações, mas entre pessoas, mesmo :P).
    O Vista… obrigado, mas não. E mesmo assim tenho que levar com ele às vezes porque é o que a minha namorada tem no portátil dela. E cada vez gosto menos daquilo 😛

  16. ZeX says:

    Bom artigo. Claro, curto e conciso.

    Em jeito de conclusão reitero ainda a minha convicção de que o lançamento prematuro deste “coiso” se deveu não tanto à noção de um real valor acrescentado para os clientes que é praticamente nulo quando não mesmo negativo, mas sim à necessidade de acalmar os accionistas da M$, que já desesperavam por lançamentos “globais” de produtos “novos” de grande implantação.

    Foi um enorme tiro nos próprios pés que só o mastodôntico tamanho da M$ ajuda a disfarçar, e em certa medida a absorver pois este, quanto a mim, clamoroso erro de estratégia numa outra qualquer empresa de menor dimensão teria sido mais do que o suficiente para acabar com ela de vez.

    Esperemos que a lição tenha sido bem apreendida pois, mesmo com todos os seus mais do que conhecidos e tão debatidos defeitos, a M$ faz falta ao universo da informática. No fim de contas, quanto mais equilibrado estiver o mercado mais ganham os consumidores.

    E, entretanto devagarinho e quase sem se dar por ela, a Apple lá vai agradecendo o erro, quase caido do céu, que tanto jeito lhe vai dando. 😉

  17. Luís Santos says:

    @Freud2004: precisamente por tudo isso que enumeraste é que a MicroSoft já devia ter aprendido (com os erros). Desde quando um SO que aposta na drenagem de recursos e na “incompatibilidade” é um bom SO?
    O melhor elogio que consigo fazer ao Vista é que… é “engraçadinho”, vá.
    Até o Windows MC é melhor 😛

    E em relação ao Norton… aquilo nunca foi bom e, curiosamente, por alguns dos mesmos motivos que se apontam ao Vista: consumo desmesurado de recursos e uma certa instabilidade. Farinha do mesmo saco, por assim dizer.

  18. André says:

    Freud2004, já reparas-te que es o único que deu essa opinião? Tu é que devias de ter vergonha pela tua má educação.

    Tu aqui não estás na tua casa, estás só de passagem por isso cuidadinho com a forma como falas.
    Uma coisa é dizeres que não concordas por XYZ do que foi escrito, outra coisa é falares da forma que falas.

    Olha que aqui não mandas nada. Tu não estás no Btuga. Se queres arranjar confusão e sentires-te o “senhor” de tudo com as peneiras do costume, isso é no BtNext não é aqui.

    Da minha parte não vou dizer mais nada referente a ti mesmo que dês resposta.
    Gente como tu não precisamos.

    Só peço desculpa ao Vitor por este comentário, mas eu tinha de dar resposta.

  19. vartaxe says:

    eu já só peço que o “windows seven” traga o “winfs”!

  20. Morbus says:

    Se a Microsoft fosse à falência hoje, o mundo mudava-se para a maça meia comida meia por comer…

    Anyway, já se sabe o que o vista é, o grande problema é que o Windows 7 vai ser EXACTAMENTE o mesmo fiasco. O XP foi-o em parte, mas não se pode dizer o mesmo do Win2k. São as diferenças entre mudanças tecnológicas e mudanças mínimas. Claro que, passado algum tempo, as coisas mudam, e é muito provável que o Vista se torne mais famoso e tal, daqui a um ano? A questão é que a Microsoft, ao que parece, recusa-se a lançar um sistema operativo realmente revolucionário, até porque não é propriamente isso que dá dinheiro… DX10? For god’s sake, isso não é revolução. As VISTAS eram uma revolução, se não fossem sido tiradas do Vista (ou, vá, substituídas por uma funcionalidade antiga que se chama “View…”… E o Windows 7, apesar de supostamente vir a ter um novo kernel, pensam mesmo que vai ser aquilo que o Vista prometia ser há 7 anos atrás? Lembram-se?

    Longhorn? Só vai existir se se tornar open source, e o código é proprietário portanto podem esquecer. Se querem um sistema operativo kewl, arranjem, sei lá, um Linux ou assim, ou façam uns mods no vosso XP/Vista. Se querem um estável, façam como acharam melhor, eu cá tenho o XP SP3 e é mais doce que nunca.

    • Recruta says:

      E 7 anos e 5 depois desse comentário, o Windows 7 não foi um fracasso, mas sim um sucesso estrondoso, inclusive superando o XP por uma longa margem…

  21. Creio que longhorn não tenha sido descontinuado, na verdade o Vista foi um tapa buraco por tantos atrasos, o próximo que dizem vir em 3 anos e não 4 como de costume, na verdade vai vir de 7 ou 8 anos?
    Eu acredito que o Vienna ser o Longhorn como prometido de início, e aqui fico eu puto por ter gasto meu suado dinheiro em um sistema que classifica meu laptop como 3,0 e pela configuração que escolhi o julgava como uma super maquina.

    http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/document?docname=c01163904&lc=en&cc=br&dlc=en&product=3548620&rule=44210&lang=en

  22. Nuno Martins says:

    Eu na minha modesta opinião de quem testou o Vista até nem axo mau, no inicio não achei nada de especial é certo mas depois com o tempo lá me fui habituando e com os updates que foram saindo lá consegui por o Vista a trabalhar bem na minha máquina e ainda tenho um AMD 64, pelos vídeos que vi do longhorn este sim poderia dar algo mais estimulante aos utilizadores do Windows em vez de andarem a dizer mal do Vista, saiu à pressa isso é um facto, o XP no inico tbm não era grande espingarda e só dava problemas e eu passei por isso, mas com o tempo cá está estável como nunca, o Vista vai ser assim também espero eu, para já aqui é o XP pois prefiro para esta máquina e só não uso linux porque sou gamer, mas tenho linux num P3 que tenho cá em casa e isto sim é um sistema operativo como deve de ser.
    O problema não foi a microsoft em si mas sim as pessoas aficionadas da Microsoft que precionaram e queriam uma coisa nova.
    Com o tempo tudo vai ao sítio, é mesmo assim a vida.

  23. Bruno Antunes says:

    p mim um dos grandes problemas com os SO nao é o SO em si mas as aplicações que vêm com os mesmos, ora vejamos:

    comprei um portatil recentemente com o vista home premium e ao fim de um mes tive de o formatar devido a tanto lixo que la vinha, que por causa desse feito eram só erros atras de erros..

    assim que o formatei, eliminei as partições incluindo a de “recovery” e instalei novamente o vista home premium (uma nova oportunidade, vejamos assim), sem nenhum software adicional.

    ora bem, foi limpinho, personalizei o SO à minha maneira e desde então nunca mais tive problemas, agora, la está, o SO não é compatível com metade dos jogos que circulam nem com metade do Hardware, daí dizer também que o SO não presta.

    comparando com Linux a incompatibilidade, este SO não tem suporte oficial, por isso só usa quem quer, agora o windows não. Este ultimo, tem milhares de programadores, imenso suporte para quem não percebe e deveria ser o mais “user friendly” possível.

    resumindo: dou razão a uns em alguns aspectos mas noutros não. utilizei aquilo que vos agrada, façam testes com o que não conhecem e depois dêem a vossa crítica da melhor forma possível…

    um bem haja a todos..
    e terminando, espero que o win7 venha realmente com ideias revolucionarias.

  24. Agapytho says:

    A atitude inteligente da M$ seria terem deixado o Longhorn na mão dos “maluquinhos” do open-source. Teria conseeguido ganhar respeito nessa área, onde está em franca desvantagem. Mas…

    Acredito que o Vista seja o próximo SO de fiar. No entanto, não posso comprová-lo porque não tenho a placa gráfia necessária para o correr e não estou com disposição financeira para investir em semelhante equipamento para apanhar congelamentos de ecrãs e ecrãs azuis como apanhei no Win98 e WinXP (estou neste momento a usar um XP estável, actualizado e que preenche todas a minhas necessidades imediatas).

    Já examinei performances de máquinas com Vista, cujos donos, futuros engenheiros informáticos, afirmam categoricamente que o Vista É (note-se o presente do indicativo) “um nojo”, “uma dor de cabeça do #######”, e que só o têm instalados porque são obrigados. Vejo-me obrigado a concordar com eles. Se o XP funciona, está estável e agrada, para quê mudar?

    Mas , se quem tem o Vista não tem problemas, não há muito a dizer.

    Grande bem-haja,
    Agapytho

    P.S.: Tenho reparado numa falha gramatical recorrente nos posts, que me deixa um pouco triste. Eu sei que não há testes de Português aqui,

    “Reparas-te”,”Comentas-te”,”Achas-te” referem-se a um sujeito em particular, no Presente: “Achas-te capaz?”

    “Reparaste”,”Comentaste”,”Achaste”referem-se a acções tomadas no Passado:”Reparaste no carrão que passou?”

    Isto ocorre repetidas vezes, seja em que post seja. Fica a dica…

  25. Freud2004 says:

    “André” Eu sei bem que esta não é a minha casa, nem o sitio onde costumo postar, no entanto nunca deixei de dar a minha opinião esteja a onde estiver.

    Imbecil, seria concordar com algo que discordo totalmente, só porque me parecia bem e ficava bem…. Ou ter um Blog, onde a opinião tenha de ser a mesma de quem escreve os textos.

    Continuo a não perceber, o XP quando foi lançado ( e fui um dos 1º a colocar o XP a correr numa máquina, tendo postado na altura a minha opinião no desaparecido Btuga ), e a máquina nem se mexia, não existiam drivers para a minha placa de TV, não encontrava o que queria no SO, etc. Tal como agora no Vista…

    Tenho duas máquinas com o Vista, uma arrasta-se, mas a outra voa, e é uma delicia correr o Vista numa máquina PREPARADA PARA ELE. Um simples portátil, com dual core, intel turbo memory, uma placa preparada para DirectX 10, etc. Dá gosto trabalha naquele portátil, pelo desempenho, pela estabilidade, pela performance, etc.

    Isto, porque corro uma máquina que está preparada para o Vista, desenhada para ele e não para XP.

    Mas isto aconteceu com o XP, não sei como as pessoas se podem esquecer, ou então sou eu que sou muito velho para postar aqui…. Ou em qualquer lado….
    Os problemas que tem no Vista foi o que aconteceu com o XP, o XP teve N, mas N, correcções super importantes com o SP1 ( também já se esqueceram disto )….

    Resumindo, o Vista é bom, quando têm hardware desenhado para ele e não para o XP. È assim que se teste um SO, não se testa com Hardware desenhado para o irmão mais velho o XP, pois esta na sua atura sofria do mesmo problema para o 98SE ( SE que corrigiu N porcarias no 98 )….

    O grande falhanço da Microsoft foi o ME, muito mau mesmo, com Hardware novo, velho não havia maneira de aquilo ter o mínimo de estabilidade, foi uma desgraça técnica e comercial.

    Agora gostava que alguém me diga quais das grandes industrias ( leia-se sectores de actividade ) nunca se abandonaram projectos, até de memória nos lembramos de alguns modelos de automóveis que nunca foram lançados, ou de medicamentos que nunca foram lançados… Todos os sectores têm projectos que não vão para a frente por N situações.

    Creio que se gosta muito de dizer mal da Microsoft, sem perceber que ela fez mais pela “informática” que qualquer outra companhia ou empresa.

    Um abraço, não é a minha casa, mas eu gosto de dar opinião, especialmente quando não concordo, ou quando vejo que as pessoas que escrevem vão pela cabeça de outras e não por elas próprias muitas vezes…

    Se eu fosse assim ainda hoje não tinha experimentado uma distro Linux, porque aquilo era só linha de comandos e não era para mim. ( para que conste o Linux é fácil de trabalhar, pelo menos na óptica do utilizador, depois algo mais avançado já se tem de aprender umas coisinhas ).

  26. Freud2004 says:

    Agapytho ( OFF Topic ):

    ” P.S.: Tenho reparado numa falha gramatical recorrente nos posts, que me deixa um pouco triste. Eu sei que não há testes de Português aqui,

    “Reparas-te”,”Comentas-te”,”Achas-te” referem-se a um sujeito em particular, no Presente: “Achas-te capaz?”

    “Reparaste”,”Comentaste”,”Achaste”referem-se a acções tomadas no Passado:”Reparaste no carrão que passou?”

    Isto ocorre repetidas vezes, seja em que post seja. Fica a dica…”

    Concordo contigo, eu bem necessitava de uma reciclagem do meu Português. E os sms, e as “postagens” na net não ajudam nada, pelo contrário cada vez escrevo pior e com mais “K”.

  27. Paulo Rogério says:

    Boa tarde.
    Sou um grande frequentador deste Blog. Tenho sempre em meus favoritos e sim sou brasileiro! Vi logo no inicio o Johnnyum, um brasileiro como eu, comentar sobre o Blog e seu conteudo. Em seguida deu sua contribuição sobre o tema lançado, Windows Longhor. Infelizmente notei que outro usuário, o senhor Freud2004 rebateu o simples comentário de meu compatriota com ironia, despreso e pouquissima eduçação. Não sei ao certo se esse infeliz tem tanta raiva de nós brasileiros ou não estava em um dia muito bom. Mas sei de uma coisa.
    Um pouco de educação e respeiro não faz mal a ninguêm Senhor Freud2004.
    E concluindo o raciocinio do tema, sim o Windows Vista é uma porcaria. Troquei a familia Windows pelo Mac.

    Abraços a todos (Os educados)

    Paulo Rogério.

  28. Hugo says:

    blá blá blá…a Microsoft obriga alguem a instalar o Windows Vista?…ai e tal, os Pcs já vêm com o Windows vista…culpem os fabricantes! A Microsoft só produz apenas os sistemas operativos mais usados no mundo…que é o que a Apple tenta à muito…sem sucesso.

  29. gspr says:

    @ freud2004
    “Realmente existem pessoas que deveriam proibidas de dar a sua opinião na Internet…”

    Pela arrogância e grosseria dos teu comentários, tu sim é que te deverias de abster de deixar a tua baba raivosa espalhada por aí !

  30. Vítor M. says:

    Agapytho é verdade, temos de ter mais cuidado, temos de estar atentos e não desleixar o português, obrigado pela sempre atenção dispensada.

  31. Paulo says:

    Bom, vou fazer uma pergunta provavelmente estúpida, mas aqui vai.
    A versão beta do Longhorn que la esta em cima pra download, é a mesma ou similar, ao vídeo apresentado?

  32. Shadow says:

    Longhorn Reloaded 2008 Beta 1 (25MB): http://www.joejoe.org/forum/index.php?automodule=downloads&showfile=22

    So da para instalar quem tem o Longhorn Reloaded 4047 (que foi uma alpha do windows vista) assim tornando o SO mais seguro e actualizado.

    E para que quizer:
    Cover: http://i124.photobucket.com/albums/p35/porsche908/DVDCoverV2.jpg
    CD: http://i124.photobucket.com/albums/p35/porsche908/DVD.png

  33. Fernando says:

    Como tive uma experiência negativa com o “Vista” não o aconselho.

    Defenderia ardentemente o Vista somente se eu fosse funcionário da Micro$oft

    Em todo caso é apenas uma opinião pessoal, se tivesse sido bom, também o aprovaria, como aprovo o “Kurumin – Linux”

    A versão “starter” é uma negação total, horrível !!!!!

    2000, XP, vão longe…

  34. Nuno Peralta says:

    Vim comentar só para dizer que concordo com o Freud2004.
    Não pela maneira “insultuosa” que ele falou, mas pela opinião dele.

    Eu tenho o Vista desde março de 2007 e ainda estou a usá-lo. Nunca tive problemas com ele.
    Eu gosto do Vista, porque é muito mais prático que o XP.

    Digam-me, se fizerem o favor: quais são os problemas do Vista?
    Só leio “é uma bosta. é instável”… mas podem ser mais específicos? dar exemplos? incompatibilidade?????? eu tenho todos os programas que tinha no XP… só o antivirus é que não funciona, mas neste momento não tenho anti-virus e o Vista continua a funcionar bem…
    vão-me dizer que é por ter tantos virus, que o Vista até funciona melhor?

    sejam-me mais específicos.
    Obrigado.

  35. Shadow says:

    Exato, eu nunca tive problemas com o Vista, mais recursos, mais facil de usar, visual melhor.
    Agora vou testar o longhorn reloaded com os updates de 2008.
    Em breve vai sair um tema po vista “Cairo Shell” como podem ver no site: http://cairoshell.com/

  36. Gerardo says:

    @Freud2004
    Disseste tudo.

    Quanto a mim volto a repetir a minha opinião (peço desculpa a quem já leu):

    Vocês podem integrar um Porsche num Fiat uno? Se quiserem um porshe compram e não reclamam.
    Muito compatível é o Vista, de certeza que poupava muito trabalho à Microsoft fazer como a Apple, o Vista só corria em máquinas dual core para cima, 2GB de RAM para cima… Ai já ninguém reclamava que o Vista era lento, porque o Vista não é lento (à excepção da cópia de ficheiros que dizem será resolvido no 1º SP), as máquinas é que são. É como como se costuma dizer: quem pode pode, quem não pode sia de cima (para os maiores de 18 substituir o p do pode por f 🙂 )
    E quem não pode, faz como eu, não tem máquinas com o vista para não reclamar. Tentei no portátil, comprei mais memória e tudo, não deu, paciência, o Vista não tem culpa de o meu portátil ter 3 ou 4 anos.

    Profissionalmente trabalho com montes de SO e todos têm vantagens e desvantagens. Como não sou vendedor da Worten, sei aconselhar os meus clientes de maneira explicita de modo a que não pensem que podem fazer uma coisa com a máquina, que efectivamente não podem. Actualmente ainda se vendem computadores com o vista instalado que são uma bela merda, os pcs não o Vista. E de quem é a culpa? Bem isso agora é outra história.

    Se querem criticar o Vista, trabalhem com ele numa máquina decente, e depois façam criticas construtivas, não do tipo “o Vista arrasta-se no meu 386″ !!!!!!!

    O meu Fiat uno 1100 também se arrastava……..

  37. AIR says:

    A propósito de instabilidade e incompatibilidade… acho que qualquer SO, no momento em que é lançado, sofre desses e de outros problemas. Até aqui, acho que estamos todos de acordo.

    O facto de o código-fonte dos SO Microsoft ser fechado, não possibilita que esses sejam testados e até melhorados antes do seu lançamento oficial (ao contrário do que acontece com as distros Linux, através das vastas comunidades).

    Outro ponto que me parece interessante ser focado é que tipo de utilizador vai usar determinado SO. Um utilizador comum, com escassos conhecimentos informáticos, vê-se e deseja-se para efectuar algumas operações de manutenção do PC. Actualizações, configurar uma rede entre 2 PC’s que tenham em casa, usar ferramentas de segurança (muito importantes), etc.

    Para facilitar a vida dos simples utilizadores, acho é que os SO deveriam ser cada vez mais user-friendly. Para as tarefas menos comuns e mais complexas existem os programadores, os webdesigners, os administradores de rede, etc. Estudaram para isso.

    Porque verdade seja dita, quem não é originário do mundo informático (das várias áreas que ele comporta) deve “ficar às noras” com algumas coisas que acontecem com os seus PC’s. “E agora o que faço???”, devem perguntar…

    Se os utilizadores médios e avançados reflectem sobre este tipo de questões… imaginem o quanto devem sofrer, aqueles que poucos conhecimentos têm.
    Claro que a utilização de um PC não se faz de qualquer maneira… a formação e a partilha de saberes é um bem para esta vasta comunidade.

    P.S. Apenas uma reflexão, ou não.

  38. knozer says:

    Venho apoiar o Freud simplesmente quem tem um PC decente corre o Vista Fantasticamente, eu uso o XP, devido a uma serie de questões (é mais leve certo!) mas tenho pena de não usar o Vista diariamente, como usei a uns tempos, corre fluidamente em 2gb de RAM, um dual core, numa gráfica com dx10, em fim uma delicia para que o usa, e negar isto e negar a realidade…

    Existem muitas incompatibilidades, mas as companhias de software, por vezes podiam facilitar a coisa, criar uns patchs para o software seria fantástico na maior parte das vezes, e não seria assim tão difícil, mas e mais fácil dizer que a culpa e do vista, que a Microsoft e que tem de resolver, mas eles esquecem-se que a Microsoft, criou um SO diferente como tal e natural que algum software não corra das melhores maneiras, há que adaptá-lo então para correr nas mil maravilhas.

    As drives, falam de que as do Xp correm bem… estúpida essa afirmação, e claro que corre bem foram 5 anos (estou a facilitar com os anos) a adaptá-las, agora em 1 ano querem que estejam de igual nível? Bem eu ate digo, as drives para o vista, para o meu portátil, são muito melhores que as do XP.

    Agora digo, o Xp actualmente não é assim tão leve no inicio 256mb de RAM (digo 2002) chegava perfeitamente, o meu PC voava com aquilo, mais recentemente, 256 mb de RAM (SP2 e tal) não davam para nada, 512 e que era, mesmo assim se tivéssemos 765mb de RAM (o que eu pus depois no meu PC) a diferença é enorme, e digo 765mb de RAM não e brincadeira, eu ate acho um absurdo aumento.

    A segurança do visto e inigualável, com a do Xp, da 20-0 se bem que com antivírus ou sem ele um não apanho um único vírus, uma atenção especial cuida de tudo…

    E muito bonito dizer que ele e lento, bloqueia o PC, mas então ponham um PC decente a corrê-lo que vêem o que eu estou a falar… e testem as coisas antes de dizer o que as vezes dizem

    (se fui agressivo desculpem lá mas a agressividade que usam para criar teorias e enorme, porque não falam também dos problemas dos outros SO’s com a agressividade que falam deste? Os outros também tem os defeitos, e as vezes muito mais graves que este, mas simplesmente não é fixe dizer mal deles… não esta na moda? Todos os SO’s tem os seus problemas e isso de que se deveria falar nao falar de um SO…)

  39. PTVR says:

    Tive o vista no meu portátil durante 2h… Não gostei. E sinceramente acho que foi lançado sob muita pressão e que a M$ é capaz de fazer muito melhor. Acima de tudo acho-o demasiado pesado. À pouco tempo tive a desenvolver um projecto em java para uma disciplina, e no meu grupo tínhamos 3 computadores XP, 1 Vista e 1 Mac. Todos os elementos do grupo corriam os vários PC’s porque, quando algum tinha alguma dúvida, outro ia ajudar e acabavam por trocar de PC durante algumas horas. Trabalhar com o Vista era mau… Mesmo muito mau… Abrir aplicações, compilar… Tudo!!! (Claro que em termos de hardware o PC com o Vista era o melhor dos 5, mas para trabalhar nele era mesmo o pior).
    Fico a aguardar o lançamento do Win 7… Que o façam com todo o tempo do mundo e que façam alguma coisa de jeito 🙂

  40. BlueEagle says:

    “”Ai senhores!!!! Existe gente a escrever na Net que dá dó ler, porque um idiota escreve que um sistema operativo é mau e os outros afirmam o mesmo sem lhe porem as mão em cima e o testarem até à exaustão do seu ser….””

    LOL vista com a estabilidade do 2000? quem está a insultar agora és tu estás a insultar o Win 2000 que ainda foi dos melhores So’s que a MS fez.

  41. daeil says:

    Gosto de ler estes posts… São animados! 😉

  42. daeil says:

    Já agora, no Longhorn eram boas as promessas… Pena que não se tenham concretizado.

  43. knozer says:

    @PTVR

    Nisso nao digo nada, eu programo como hobbie e quando usei o vista nao tive nenhum problema bombou como sempre, agora depende das tuas necessidades e acima de tudo do habito, o habito e muito importante, e nessa area nao se pode dizer nada, mas digo o vista como uso para lazer nao e bom e muito bom, agradavel de se trabalhar… e acima de tudo nao complica, torna-se facil…

  44. aver says:

    Voltando ao Longhorn Reloaded. Não sei porquê, no post, quando li, “O Longhorn Reloaded nasceu o ano passado por uma equipa independente da Microsoft que agarrou na versão 4074” percebi que era pessoal da Microsoft independente da equipa que finalizou o Vista.

    Percebi depois que são pessoas ligadas aos site “Longhorn Reloaded”, que não têm nada a ver com a Microsoft.
    http://news.softpedia.com/news/Windows-Longhorn-Resurrected-and-Available-for-Download-55624.shtml

    P.S. O nome “Longhorn” foi aplicado pela Microsoft a um Beta do Windows Server 2008.

  45. Espog says:

    Nuno Peralta, ja encontras-te uns dos problemas do Vista, eu ca como Eng das obras feitas ja vi muita gente a pedir-me para lhes instalar o XP, por razoes muito praticas e de acessebilidade, sempre que queiras ser um pouco mais curioso acerca do teu Windows (fazer asneiras) o Vista é bastante restricto o XP é muito mais funcional, isto pela minha experiencia, achei seriamente o Vsita um tanto ao quanto po vistoso e vaidoso, é verdade que o XP quando saiu tinha os seus problemas mas pa quem tem um portatil com 3 anos como eu é impensavel gatsar mais 1200 eurois so para ter o novo SO da M$, coisa um tanto ao quanto pro estupida digo eu! prefriro instalar uma skin e ja se resolve o problema sem problemas sejam eles quais forem.

    Quanto a era dos SO, nao se esqueçam que andam ai mais empresas sem ser a M$ e pa quem nao sabe temos mais do simplesmente a Mac e o Linux/Unix.

    Cada um é livre de dar a sua openiao e a sua experiencia com os SO que usam! Liberdade de expressao mas nao grosseira!

  46. zezao says:

    “Não façam do Fiat uno” um Subaruno 😀

  47. cartoon says:

    Marco Martins:

    Não foi a Microsoft a primeira a inventar um SO com janelas. Muitos anos anos já a MAC o tinha feito. E o facto da Microsoft ser hoje o que é, deveu-se a um dos maiores erros comerciais de que alguma vez se ouviu falar: o da IBM 😉

  48. Gustavo says:

    freud2004, uso Windows desde o Windows 3.0, quando lançado o Windows Vista comprei um computador especial so para ele, e foi uma grande decepção, meu computador também estava voando que nem o seu, mas achei que ele não cumpriu o que se esperava dele, acabei migrando de vez para o Linux, ele também tem suas instabilidades (as vezes até mais, porque é um sistema em atualização constante), mas é bem melhor do que o Vista, você ter sua opinião e posta-la aqui é até, ainda que seja oposta do consenso geral (incluindo opiniões, dos melhores programadores e utilizadores do mundo), so não pode vim aqui agredindo os outros como se você dono da verdade. Ate porque você não deve ser grande coisa no munda da informática, so de ser um utilizador fanático de Windows, já me mostra isso. tenha mais humildade rapaz!!!!

  49. Estou feliz de mais com o Windows XP. Não me lembro a última vez que houve um crash no sistema ou aquela famigerada “Tela Azul da Morte”.

    Esse Vista está mais para Windows Millenium. O sistema era um lixo, todos odiavam ele e o tempo de vida não passou de 3 anos, pois logo na seqüência veio o XP.

    Tomara que assim seja com o Vista!

    Que o próximo OS da MS seja tão bom (sem exagero) quanto o XP foi na época de seu lançamento.

    []!

    ——————————————————-
    http://technodia.blogspot.com

  50. André says:

    Comprem um mac!

  51. B80 says:

    Na mionha opinião: Windows Vista=Windows ME, um péssimo sistema operativo de transição para tapar buracos.

    http://blogdosanos80.wordpress.com/

  52. Paulo says:

    Desculpem la, mas acho essa discussão sobre os OS uma perca de tempo. É uma discussão em círculos. Claro que todos temos direito a expressar a nossa opinião, mas depois tentar enfiar-la pelas “goelas” dos outros… Santa paciência!
    Bom, agora mais levezinho 😉 gostava de saber como perguntei à pouco, se alguém já instalou o Longhorn? Não o reloaded. É que gostaria de saber se realmente faz justiça ao vídeo… É que assim ainda transferia e exprimentava, pois o format c: esta preste a acontecer!
    Obrigado desde já.
    Abraços e tenham cuidado com os cabelos brancos!!! 😉

  53. Concordo com o Paulo acima, e obrigado ao meu compatriota Paulo Rogério pelo apoio.

    Eu espero que o Vista se torne tão bom quanto o XP, o melhor SO da Microsoft.

    Abraços.

    P.S. Paulo Rogério, se quiser manter um contato, me mande uma mensagem pelo meu blog.

  54. Mauro says:

    @cartoon

    MAC como escreves, é um diminutivo de um producto: Macintosh.

    A empresa é a Apple, que possui também, na minha humilde opinião, o melhor SO que experimentei.

    Um abraço a todos

  55. Nuno Peralta says:

    @Espog

    Acessibilidade????? Fogo!!! Muito mais acessível é o Vista!
    Principalmente quando a gente quer fazer um upload, o explorer é muito mais prático para procurar os ficheiros!!!

    Desculpe lá, mas isso não foi resposta.

    Volto a repetir:

    “Digam-me, se fizerem o favor: quais são os problemas do Vista?
    Só leio “é uma bosta. é instável”… mas podem ser mais específicos? dar exemplos? incompatibilidade?????? eu tenho todos os programas que tinha no XP… só o antivirus é que não funciona, mas neste momento não tenho anti-virus e o Vista continua a funcionar bem…
    vão-me dizer que é por ter tantos virus, que o Vista até funciona melhor?

    sejam-me mais específicos.
    Obrigado.”

  56. JC says:

    Em relação à questão da estabilidade e da fiabilidade sempre tantas vezes colocada em causa nos sistemas operativos da MS, uma noticia recente diz que o MAC OS X teve em 2007 só 10x mais falhas criticas do que o Vista e o XP juntos.(pag. 16 da exame informatica de fev. 2008)

    Segundo ainda a Exame Informática, o Windows xp + vista tiveram em 2007, 23 falhas criticas. O Mac OS X teve 234.

    No entanto e segundo a mesma revista, a visibilidade das do windows é superior porque obviamente a comunidade hacker ataca mais o windows.

    Qualquer pessoa com dois dedos de testa, dos pequeninos até, saberá a razão! Mas para o que não os têm eu explico: $$$$$. Perceberam agora? A fatia do mercado do windows é tal que é o mais rentavel para explorar em termos de vulnerabilidades. Vale mais o esforço aparentemente.

    Alguns comentários que se lê aqui neste blog são no minimo infelizes. E pessoalmente faz-me uma certa confusão que o blog destes que é hoje uma referência em Portugal e até lá fora (a julgar pelos comentários de brasileiros que se vai vendo) se dê ao luxo de ter os seus autores a colocar posts com chaves de registo do windows e links para download de software no que me parece um incentivo a pirataria. Acho que é no minimo corajoso nos dias de hoje, tanto do autor como do dono deste espaço.

    Acho que os gestores deste blog deviam ponderar muito bem o tipo de informação que colocam no mesmo. Apenas a opinião de um assiduo leitor e casual comentador que gostaria de ver este espaço evoluir cada vez mais e por muitos anos.

  57. Pedrituh says:

    Alguem me podia ajudar? n consigu extrair os ficheiros .aa,.ab,.ac,etc…….
    o winrar n funciona =/ do longhorn

    desde ja obrigado

    cumps

  58. Nelson N says:

    Concordo plenamente com o Nuno Peralta.
    incompatibilidades digam quais! Até progragamas do win98 correm no Vista melhor do que no XP!

  59. johnito says:

    Eu ja tive a oportunidade de experimentar o Vista, no entanto não tenho ideias de mudar para o Vista tão cedo, fico pelo meu XP/Ubuntu que funciona como um relogio.

    Concordo com o Marco Martins se não fosse o Sr. Bill Gates talvez o “Linux” não fosse grátis mas muito bem pago.

  60. Laggunna says:

    Parece-me que há por aqui grandes confusões. A maioria do pessoal aprecia ou admira o pplware e tem o Vitor em grande consideração mas depois, criticam o Freud2000 e dizem que o Vista não presta, o que, em si mesmo é uma grande contradição. Não me parece que o discurso do Freud2000 tenha sido grave. Aceito porém que haja pessoas que se possam ter sentido ofendidas, Quanto a isso, é uma questão de susceptibilidades e não há nada a dizer. Eu não conheço o Víctor mas, parece-me, pelo que leio aqui, que será uma pessoa entendida e esclarecida. Leram bem o que ele disse em resposta ao Freud2000? Leram? Parece-me que não!
    Parece-me também que o que é colocado aqui pelo post não é a questão do Vista ser bom ou mau, mas a ética da empresa na colocação no mercado não dum produto novo devidamente testado mas sim num produto que no fundo é o desenvolvimento de outros sem trazer propriamente algo de novo ou de fundamental. Essa inovação “extraordinária” ainda está ou estará para sair e, parece que essa era a linha do Longhorn. Apesar dos defeitos que possam existir o Vista é um bom SO e isso é um facto. Ora vejam lá o que o Víctor disse. Leiam, leiam!!!

    Todavia faço aqui um reparo. O Víctor embora defenda o André dizendo que assina por baixo do que ele disse, acaba por dizer que o Vista é bom porém, Victor o André não diz o que defendes. O Post do André, a não ser que saibas (em conversas com ele) mais do que aquilo que ele diz no post não defende o Vista nem o elogia como tu fazes.

    Seja como for, creio que é importante que as pessoas colaborem e dêm opiniões. Críticas insultuosas ou comentários do tipo é bom porque é bom ou é mau porque é mau não bastam.

    Já uma vez tive oportunidade de referir aqui que era útil que os visitantes fossem catalogados por categorias visto tratar-se de um site técnico e que acaba por ser um modelo de ensinamentos para todos.

    Assim, quando se lê certo comentário poder-se-ia ter em consideração ou não esse mesmo comentário.

    Imaginem qualquer coisa da género. Se um indivíduo é técnico avalisado poderia responder a um questionário colocado pelo pplware. Há certas perguntas colocadas por um médico que só outro médico é capaz de responder (exemplo).

    Então quando essa pessoa comentasse apareceria a informação “expert” por exemplo. Quando um iniciado lê sobre certo artigo poderá considerar esse comentário com mais propriedade. Se não tem essa classificação não aparecia nada e assim podia-se distinguir o trigo do joio e aprender com quem de facto sabe o que está a dizer. Fica a ideia.

    Bem hajam!

  61. Shadow says:

    tens de extrair um ficheiro ISO que tenha 780Mb

    ou se tentaste com sacar no Badongo tenta trocar no nome do ficheiro:
    aa troca por: part1
    ab troca por: part2
    ac troca por: part3
    ad troca por: part4
    ae troca por: part5
    af troca por: part6
    ag troca por: part7
    ah troca por: part8

  62. Freud2004 says:

    Paulo Rogério

    “Boa tarde.
    Sou um grande frequentador deste Blog. Tenho sempre em meus favoritos e sim sou brasileiro! Vi logo no inicio o Johnnyum, um brasileiro como eu, comentar sobre o Blog e seu conteudo. Em seguida deu sua contribuição sobre o tema lançado, Windows Longhor. Infelizmente notei que outro usuário, o senhor Freud2004 rebateu o simples comentário de meu compatriota com ironia, despreso e pouquissima eduçação. Não sei ao certo se esse infeliz tem tanta raiva de nós brasileiros ou não estava em um dia muito bom. Mas sei de uma coisa.”

    Não tornes isto numa guerra Portugal X Brasil, pois nem reparei que o utilizador era Brasileiro. Para mais sempre disse à boca cheia que o Brasil a nível de informática está a anos luz ( para melhor ) que Portugal.
    Então se formos para o Linux, o Brasil têm uma comunidade imensa e informada a qual admiro e com a qual aprendi muito. Portanto não vaz por aí…

    Voltando ao Vista, pergunto quando dos users que aqui postaram contra o Vista, tiveram o cuidado de desligar o serviço de indexação? Dá cabo da performance e é algo que não serve à maioria dos utilizadores…E a desfragmentação automática ? Isto são serviços para ajudar o utilizador, mas que se não necessitamos desligamos.
    Isto é má utilização, se não necessitamos desligamos o que não é necessário. O problema é que ninguém perde tempo a ler a aprender, quer tudo e agora se fazer o minimo de esforço.

    Quantos dos que postaram tem versões como o Black XP, onde alguém já fez o favor de optimizar a sua performance, para que não percam tempo a ler e a pesquizar. è sem duvida mais fácil, mas convém ler para aprender.

    Exemplo prático: Hora um colega meu resolveu montar uma rede em casa, rede wireless, uma manhã inteira e nada…. Depois de muito ler, lá descobriu que tinha de ligar um serviço “serviço 0, para redes sem fios “. Uma manhã e meia tarde para montar uma rede sem fios no XP.
    No Vista uma rede igual, com o mesmo router, no vista demorou 1 minuto. Já comparam a gestão de redes do Vista com o XP ? Então comparem e digam se é igual….

    Já perderam tempo para ver como o Vista gere os programas abertos ? Evitando que um programa bloqueado atire um sistema inteiro abaixo ? Então pesquisem.

    Vejam as coisas pelos voços olhos e pesquisem as coisa antes de as instalarem e vão ver que tudo corre melhor.

    Também li bastante antes de instalar o meu distro Linux, experimentei LiveCD, etc, só depois instalei a distro que melhor se adaptava ás minhas necessidades. Se fosse pela cabeça dos outros tinha instalado logo o Ubuntu, e instalava um sistema em GNOME e se calhar odiava a experiência. Assim instalei um sistema em KDE, e adorei a experiência.

    Apenas vos deixo este conselho: Leiam, pesquisem, antes de algo e não deixem de experimentar um produto lá porque alguém resolve dizer mal de algo.
    Um abraço

  63. Nelinho says:

    boas…

    concordo plenamente com o freud2004…

    tudo tem a sua ordem das coisas, quem é que aqui experimentou o xp mal ele saiu? um sistema com incompatibilidades entre software e o hardware? um sistema em que tinha graves problemas de segurança…e muitas outras coisas…
    o xp hoje é um sistema ja muito amadurecido, cm é obvio…
    Á quanto tempo saiu o vista?! querem milagres já?! tudo leva o seu tempo, e tenho a certeza que daqui por um ano, já tão a elogiar o vista como um bom sistema…muitos reclamam com o vista, mas muitos o têm…muitos reclamam com a microsoft, mas muitos usam SO da microsoft…enfim…muitos falam falam, mas vão lá parar.
    o windows vista é um belo sistema sim, mas é um bom sistema para maquina preparadas para ele! eu tenho um bom pc, e o vista corre muito bem…e atenção que eu uso o meu pc praticamente 24 horas por dia, para o trabalho…

    porque é que comparam o xp com o vista?! porque é que comparam um sistema que já conta com 7 anos, e o outro que tem poucos meses?!

    enfim…

  64. Laggunna says:

    E eu também gosto do Vista e nunca tive problemas. Todavia como não sou expert nem tenho problemas em dizê-lo a minha esperiência não deve servir como modelo.

    Gosto porque nunca tive problemas e acho o interface mais agradável. Num bom pc, é como conduzir um mini e depois passar para um Ferrari.

    Sei de muita gente (eu incluido) que sentiu o mesmo em relação ao XP, isto é, gostaram dele logo quando ele saiu.

    E também sei de muitos que, agora consideram o XP o melhor SO do mundo que, quando ele saiu o enforcavam se isso fosse possível.

    Só há uma coisa que ainda não consegui perceber. Ultrapassa-me! A angústia em relação à Microsoft.

    Se fosse em relação às queimadas na Amazónia eu percebia. Neste caso tenho dificuldade.

    Conhecem alguma empresa que não vise o lucro?

    E reclamar com propriedade quando algo não está bem? Já o disseram à Microsoft. O público tem muito impacto nas empresas. Escrevam para a Microsoft e digam de Vossa justiça mas têm de dizer porque é mau. Olhem que não resulta o não presta porque não presta e o não gosto porque não gosto. Não isso não chega!

    Bem hajam!

  65. PTMblogger says:

    Eu noto que grande parte dos comentários (não todos) são extremistas.

    A minha opinião é simples (até certo ponto).

    A MS devia optimizar mais o seu software. Todas as actualizações de capacidade a computadores foram devido a: Windows 95/98/2000/XP/Vista.

    O OS/2 corria perfeitamente e rapidamente sem as necessidades do Windows 95. Quase todas as distribuições Linux correm em máquinas que só aguentam o Windows 2000/98 no máximo. o KDE4 consegue correr em 128Mb de RAM.

    Eu estou a correr o Windows Vista (por enquanto) num computador com 2Gb de RAM e um processador DualCore a 2.4Ghz e o Vista corre suavemente… para navegar na net. Qualquer coisa mais e ele começa a arrastar. Eu comprei este computador não faz 2 meses e ele vinha originalmente com o Vista. Eu já tive BSODs, talvez por falta de memória, não sei, mas sei que já os tive neste computador.

    Eu tenho o Ubuntu Linux num computador com 512Mb de RAM e 1.1Ghz e ele não se arrasta, eu não tenho problemas e posso fazer o que quiser.

    Além disso, para um sistema operativo “novo”, ele não tem as características de que eu estava à espera.

    E a incompatibilidade é óbvia. Eu digo alguns programas: Codec Samsung MPEG-4 (instala, dá para fazer DirectShow decode, mas não mostra vídeo, e foi feito para o Windows Vista), uma Impressora Lexmark (o site diz que suporta Windows Vista e não consegue instalar correctamente, nem i ficheiro .inf).

    E admitamos: a Apple já fez asneirada óbvia, tal como distros Linux, não é só a MS a ser criticada.

    Além disso, a Apple não quere governar o mercado, senão tinham disponibilizado o SO para funcionar noutros PCs. E o Linux está muito espalhado, não há união, logo não conseguem aumentar o número de utilizadores.

    Nenhum SO é perfeito, mas quando se diz que um SO não presta, há motivos…

  66. PTMblogger says:

    PS: O que eu quero dizer é que o Windows Vista não vai arrastar numa máquina dedicada, mas ele não devia ter tais necessidades desde o início.

  67. Regis says:

    Ok gostei muito de ler este post bem como os consequentes.
    Para lançar mais uma acha para a fogueira deixo aqui este link:
    http://weblog.infoworld.com/save-xp/
    Sem mais comentários…
    Regis

  68. Freud2004 says:

    PTMblogger
    “Eu estou a correr o Windows Vista (por enquanto) num computador com 2Gb de RAM e um processador DualCore a 2.4Ghz e o Vista corre suavemente… para navegar na net. Qualquer coisa mais e ele começa a arrastar. Eu comprei este computador não faz 2 meses e ele vinha originalmente com o Vista. Eu já tive BSODs, talvez por falta de memória, não sei, mas sei que já os tive neste computador.”

    Desliga a Indexação ( provavelmente não necessitas dela ) e a desfragmentação automática ( fazes manualmente ) e vais ver que ele voa pela NET. Tenho um Portátil igual, regra geral utilizo o firefox e ele voa baixinho, portanto tens aí algo que te está a queimar a performance do PC.

    Para quem tem duvidas sobre as capacidades do Vista aqui fica o meu levado ao extremo da personalização porque é uma área que aprecio, como podem ver, tem muita coisa no arranque e mesmo assim desliza. Obviamente desliguei muitas das coisas que não necessitava.
    Mas tive de ler, para saber que serviços desligar, etc.


    Carregue na imagem para aumentar

    O Vista é um bom SO, no entanto, tal como no XP é necessário apreender a viver com ele e com os seus truques.

  69. Freud2004 says:

    Bom parece que o blog não mostra o código html da imagem, aqui fica o link directo para os interessados: http://www.hdd.pt//images//1169777518Capturar.JPG

    Um abraço

  70. StAnger says:

    Não sei porque é que tanto se discute sobre os “maleficios” do Windows e da Microsoft.

    “se enjoam porque é que insistem?”

    Não compreendo porque é que não se mudam!

    Quem tá mal muda-se.

    Existe pelo menos 3 sistemas base à escolha e acesso do consumidor:
    O da Microsoft, o da Apple e distribuições Linux, sem referir os outros SO’s à disposição de cada um.

    Se não gostam de “Bitoque de Microsoft” comam “Bitoque da Apple”!

    Eu gosto do Windows quer do XP quer do Vista, tambem gosto do Ubuntu, em casa uso os tres.

    Todos tem os seus Prós e Contras, tal como nas revistas de automoveis.

    Uso o Vista desde que saiu para as mais diversas funções, desde aplicações leves até algumas mais pesadas, e posso dizer que em termos de estabilidade, na minha experiencia, o Vista leva vantagem sobre o XP.
    Quanto a incompatibilidades no meu caso ZERO, nem de hardware nem de software, já no linux não posso dizer a mesma coisa.

    O Vista uso-o num portatil que vinha com XP, e foi instalado de raiz com as respectivas drivers.

    Por isso antes de dizer mal, experimentem e tirem depois as conclusões, não se limitem a dizer e repetir o que outros comentam.

    Usem e Abusem

  71. Tiago says:

    @Freud2004
    Não te importas de me dizer aonde é que arranjaste esses add-ons todos?

    Em relação aos serviços que desligaste, aonde é que viste essa tal documentação? É que eu estou farto de pesquisar, e nada, só há documentação que aborda esse assunto muito ao de leve, deixando os utilizadores mais inexperientes entre a espada e parede, se se confrontarem com um serviço que não sabem para que serve =(

    Cumprimentos,
    Tiago Teixeira

  72. Cartoon says:

    Mauro:

    Tens razão. Lapso meu 😉

  73. Paulo says:

    Bom, como ninguém me responde (por falta de tempo, pois anda tudo numa de ver que SO é o melhor, coisa que acho que não era o tema central do post) vou fazer o download e assim que puder vou exprimentar e ver se o video lhe faz justiça. Como a discussão ainda deve durar, os comentários devem ser desactivados, mas eu depois digo alguma coisa em relação ao LONGHORN (tema do post).
    Mais uma vez abraços ao pessoal do pplware!

  74. aver says:

    A mim faz-me uma certa confusão a discussão sobre se o melhor SO é o XP ou é o Vista. Se só deram por eles ao ligar e ao desligar o computador é porque são bons.

    Os SO servem para correr aplicações e o critério para saber que é o melhor é – qual é o que corre melhor as aplicações que preciso com o computador que tenho.

    A discussão fica viciada quando não se separa o SO do hardware. É evidente que se eu tiver um dual-core com 2 GB de RAM não tenho problemas em correr o Vista. Mas neste PC, que até nem é muito mauzito, o XP é melhor.

  75. André says:

    Antes de mais, peço a todos que se acalmem pois esta discusão não vai dar frutos.
    Eu nunca disse que o Windows Vista era uma porcaria. A unica coisa que disse foi que o seu lançamento foi prematuro e que a Microsoft não devia de ter sedido à presão para o lançar o mais rápido possível.
    Outra coisa que referi mas não muito especificamente, foi o enorme salto tecnologico que se deu de um dia para o outro. Claro que tudo tem de evoluir mas não assim (tem de ser gradualmente). Houve demasiadas espectativas e publicidade durante 6/7 anos. Muitas pessoas melhoraram os seus PCs (gastaram dinheiro) à espera do Vista e depois quando o instalaram sentiram-se desiludidos.

    O Windows Vista tem base para o futuro devido às novas técnicas que foram aplicadas uma vez que foi feito de raiz. Eu não digo o contrário, mas actualmente encontra-se ainda muito incompleto para ser estável.

    Será o Windows Vienna um tipo de passagem do 95 para o 98? Resta esperar para ver…

  76. carlos rajas says:

    primeiro, parabéns Vitor, belo artigo….
    concordo plenamente com o Freud2004, muito se fala sem base, transformando milhares de usuarios em simples ‘SEGUIDORES’ dos palpiteiros, que sem testar e sem vontade de pesquisar, navegam nessa corrente com destino à ignorancia.
    Sou brasileiro da Bahia e não vi nenhum comentário maldoso em relação aos nascidos nesta terra, sem rei e sem lei. (favor, patriotadas não, obrigado)
    Sobre o artigo direi que à época do desenvolvimento do Longhorn, talvez não seria interessante o lançamento de um sistema que fosse inovativo, belo e que não requeresse um upgrade considerável no hardware dos usuários.Isso não seria interessante para a industria que segue o líder ( com toda justiça e merecimento) do mercado em sistemas operacionais ou operativos. O descontentamento da grande clientela, fabricantes de hardware e industrias chegando ao varejo, fez o genio da MIcrosoft enterrar o projeto que se desenhava promissor.
    Não tenho dúvidasque o Vista será o grande sistema no prazo de mais dois anos. O Xp ainda tem muitos anos de sobrevida.
    Sobre o Mac concordo que é o mais perfeito e que não interessa à Apple populariza-lo, talvez para evitar se transformar em vidraça.
    Sobre o LInux, concordo com o comentário feito acima ; é um sistema que poderia ser UM sistema. Infelizmente existem centenas, isso mesmo, centenas de distros e ninguem sabe mais escolher. è um bom sistema, sim mas para a minoria dos usuários. As pessoas querem sentar na frente do micro, ligar e operar com o minimo de esforço possível, e isso a Microsoft consegue.
    Tudo isto é pura e simplesmente minha opinião e aceito qualquer divergência.
    Discussão de baixo nível já basta aqui no congresso nacional.
    VIVEMOS UM TEMPO EM QUE TEMOS FERRAMENTAS PARA DERRUBAR UM GOVERNO DE LADRÓES, FALTA APRENDER A USAR O COMPUTADOR E ESQUECER DO ORKUT, brasileiros, uni-vos, mas por favor
    não em comunidades do orkut…………viva la revolucion !

    • Recruta says:

      Vim do futuro e direi o irá acontecer

      – Em 2009 será lançado o Windows 7
      – Em 2012 será lançado o Windows 8 e no ano seguinte o 8.1
      – o 9 será pulado
      – em 2015 será lançado o Windows 10

      – O Vista não se tornará um grande SO, mas pelo menos, será mais popular que o Linux
      – O Windows 7 roubará o lugar do XP como o SO líder no mercado

  77. Tjda says:

    Freud2004 o vista é melhor e mais fácil que o XP até tudo bem, mas a parte em que a estabilidade e as compatibilidades sejam normais em novos sistemas operativos, isso é um absurdo pois o que aconteceu no passado não tem de acontecer no presente e no futuro, o que revela um mau trabalho por parte da microsoft nessa parte, pois errou e volta a errar e ai é que se percebe a citação:

    “Devido à pressão a nível mundial a Microsoft lançou um sistema operativo dado pelo nome Windows Vista, prematuro, instável, incompatível com muito software/hardware”

  78. Miguel Jeri says:

    Eh lá parece que em poucas horas isto já deu pano para mangas 😀

    Estou com falta de tempo, mas não queria deixar passar a oportunidade sem dar os parabéns pelo artigo e pela investiação realizada.

  79. Laggunna says:

    @André,

    Percebi muito bem mas devo ter sido dos poucos.

    O tema era um e ninguém ou quase percebeu.
    A angústia incompreensível em relação à Micosoft é tal que perturba o raciocínio. Fala-se muito e não se diz nada.

    Eu não conheço o Freud2000 como não conheço o André. Em meu entender o Freud2000 teve uma frase infeliz e que foi esta “Realmente existem pessoas que deveriam proibidas de dar a sua opinião na Internet…”. Mas, o André não esteve melhor. A fúria com que reagiu não abona em seu favor. Como autor ou co-autor (se assim lhe posso chamar) deste espaço deveria ter sabido dar a volta por cima. Não soube.

    Apesar deste tempo todo (já não é a primeira vez que acontece) vocês às vezes lidam mal com a crítica e você deixou transparecer quezílias antigas com o Freud200 que não eram para aqui chamadas.

    No post você não disse mal do Vista mas também não disse bem. E o que disse também não foi nada de bom. Eu percebi a essência do seu post mas de facto ele não era evidente e ressaltava essa frase em que deixa o vista “mal visto”.

    Aconselho-os, se me permitem a serem mais claros e precisos quanto ao que querem dizer.

    Quem escreve para terceiros deve ter não só, neste caso, o conhecimento técnico mas, preocupar-se com a língua portuguesa e com a clareza de ideias e raciocínio.

    Você devia ter dito no post o que disse agora.

    Espero que os que diziam muito mal do Vista continuem a dizer o mesmo agora que você afinal veio esclarecer o que não disse.

    Sabe, quando se escreve para terceiros deve ter-se em conta que nem todos são einsteins nem frankensteins.

    Bem hajam,

  80. Nelinho says:

    é a microsot que tem de criar um SO compativel com o hardware, ou são os fabricantes do hardware que têm que criar os seus produtos de maneira a serem compativeis com o SO?!

    pois bem m parecia…pensem antes de dizerem asneiras…

  81. Rui Couto says:

    Concordo completamente com o Freud200. O Vista é um SO digno de respeito. Não venham com coisas do género “o XP é mais estável”, “o XP é compatível com mais programas”, “o XP corre suavemente”… Tudo isso é verdade. Mas por algum motivo todos os SO’s têm requisitos MÍNIMOS para “andarem”. Tal como todos o vista também os tem. Embora o Vista peça muito e bom hardware também acaba por compensar no facto de ser mais rápido. Claro que se instalarem o Vista, num “renault twingo” ele não vai andar assim tão depressa. Claro que o Vista não é completamente estável. Obviamente que o XP é muito mais, mas não esqueçamos que o XP tem 7 anitos, e o Vista poucos meses. O XP tem milhares de updates. O vista tem umas dezenas.
    Quanto a compatibilidade de programas software: este problema muitas vezes não é do SO, mas sim das empresas desenvolvedoras de software. São essas empresas que têm de adequar e modificar software para que ele cumpra as exigências tecnológicas que vão aumentando.
    E não se esqueçam que usar o Vista uma hora, não demonstra as suas capacidades. Quando recebi o Vista, também pensei: ” é pá, que m***a”… Mas com a utilização constante fiquei “adepto” e aguardo agora updates que o colocaram ao mesmo nível que o XP. E, provavelmente, 10 anos mais tarde estaremos aqui a dizer que o Vista é estável, suave, compatível com tudo e mais alguma coisa, enquanto que o novo Windows X é um grande falhanço… É o mundo da informática em constante mudança…

  82. ZeX says:

    cartoon diz:

    “Não foi a Microsoft a primeira a inventar um SO com janelas. Muitos anos anos já a MAC o tinha feito.”

    O Steve Jobs fez o mesmo. Viu o primeiro GUI com janelas e rato no Xerox PARC em 1979. O Apple Lisa (1983) nasceu inspirado quase directamente no Xerox ALTO (1973).

    http://en.wikipedia.org/wiki/Image:Xerox_Alto.jpg
    http://en.wikipedia.org/wiki/Image:Apple_Lisa.jpg

    Ora bolas prá originalidade… 😉

  83. Jorge Miguel says:

    Eu, neste momento uso vista (para testar) e consigo melhor rendimento que com o xp, tudo bem que ‘come’ mais ram e ocupa muito mais no disco, mas corre muito mais rápido, para já não falar que não preciso de procurar drivers para nada, tudo o que não suporta directamente, consigo ir buscar o driver pelo windows update… Quanto a ser ou não instavel, bem, nunca tive qualquer tipo de problema, em xp a minha grafica dava algumas vezes tilt.. aqui nunca tive nada

  84. Demon says:

    PTMblogger:

    “E a incompatibilidade é óbvia. Eu digo alguns programas: Codec Samsung MPEG-4 (instala, dá para fazer DirectShow decode, mas não mostra vídeo, e foi feito para o Windows Vista), uma Impressora Lexmark (o site diz que suporta Windows Vista e não consegue instalar correctamente, nem i ficheiro .inf).”

    o que é que a microsoft tem a ver com o que as OUTRAS empresas fazem?
    se as outras empresas fazem drivers/software incompatível com o vista o erro é dessas empresas e não da microsoft.

  85. Nuno Peralta says:

    @Jorge Miguel

    como eu concordo… ^^

  86. Miguel Jeri says:

    Para todos os que defendem que um novo SO implica que se tenha de adquirir novo hardware, muito mais poderoso e que isso é impossível de contornar, digo-vos que acho esse argumento muito fraco. O Ubuntu é um óptimo exemplo disso; não é por o XP e o Vista se terem arrastado aquando dos seus lançamentos que tem de ser assim.

    Em suma, relembrar que o XP tinha os seus defeitos quando foi lançado, como justificação para que agora aconteça, não me parece um bom argumento.

    Cumps!
    (aos educados)

  87. Joaquim Almeida says:

    A discussão foi interessante: há pontos de vista diferentes como era de esperar. O grande problema teve a ver com algumas frases infelizes de várias pessoas (não só do Sr. Freud204), não vou comentar os gostos/opiniões dos SOs, apenas uma que me chocou que teve a ver com a referida pessoa sobre à Lingua Portuguesa: estavam correctos, mas penso que apesar de referir que escreve cada vez pior, encontrei erros ortográficos graves como : “pelos voços olhos” ou então o uso do “tem” quando no plural se escreve “têm”. Este acto foi praticado por alguém que não tem moral para o fazer e ainda por cima num local onde os erros nem sequer devem ser motivo para comentar – Eu não o estou a fazer, pois como 99.9% dos portugueses também dou erro, apenas não gostei do comentário….

  88. Paulo R says:

    Não concordo. Escrever sem erros é o mínimo que se pode exigir a quem quer que seja que escreva em público. Não quero com isto dizer que seja a principal razão de comentar, nada disso, mas acho extremamente negativo que se deixem de apontar os erros. Perde-se a oportunidade de deixar o site com um bom português, que, volto a frisar, é no mínimo obrigatório.

  89. Vítor M. says:

    Miguel Jeri mas o UBUNTU já requer máquinas com algum poder gráfico… não bem aquilo que se quer fazer ser, atenção.

    Eu respeito o gosto de cada um, eu concordo com os argumentos de diferenciam os SO’s, mas volta não volta andam todos à volta da mesa a defender os sistemas operativos.

    Eu gosto do Vista, é estável, é flexível, é poderoso e responde bem quando usamos aplicações poderosas, tem problemas, é verdade, mas é recente e vai superar as lacunas.

    Linux é gratuito. é interessante do ponto de vista do desafio, tem uns efeitos giros mas muito do bom software não corre sobre o mesmo, garanto.vos que quando o Linux conseguir correr as aplicações que o Windows corre as máquinas para Linux serão também recheadas de tecnologia de ponta.

    MAC, bom é um culto, é caro, é fechado e é limitado, não tem a abertura a liberdade de correr aplicações, jogos, etc. que o Windows permite. Usei algumas vezes, tenho uma opinião, embora limitada ás poucas horas que tenho de MAC, quem utiliza em modo profissional diz que é limitado e aborrecido (utilizadores que conheço). O software é caro e escasso.

    Se fosse muito bom, além de refinado corte de design (embora sempre na mesma linha) era utilizado por mais utilizadores, mas de facto que tem um MAC sabe utilizar um pc, mais tarde ou mais cedo terá de o utilizar, quem tem um pc não tem propriamente necessidade de trabalhar com um MAC (apenas refiro a realidade e não as razões da mesma).

    Dizem mal da Microsoft porque cobra muito dinheiro pelo Windows e pelo Office, a Apple lança um portátil que é apenas um AR, caríssimo e todos batem palmas como se estivesse ali um sonho de máquina.

    Respeito mas prefiro o Windows, gosto de brincar no UBUNTU, gosto de ver os efeitos e algumas ferramentas do Leopard mas é o meu Windows Vista que me leva a todo o lado.

    Só uma sugestão, o melhor SO de sempre sai em Fevereiro, salvo erro, Windows Server 2008 😉

  90. Miguel Jeri says:

    Viva Vítor
    Sem querer alongar (muito) mais este tópico, mas o Ubuntu usa de facto relativamente pouco. Os recursos mínimos são um processador de 500Mhz, 192MB de RAM e placa para resolução de 1024*768.

    “Algum poder gráfico” é uma expressão subjectiva, é certo, mas diria que estes requisitos estão ao alcance da grande maioria das máquinas. O Ubuntu 7.10 foi lançado em Outubro de 2007, vários meses depois do Vista, e ainda assim pede claramente menos recursos de hardware. Se é melhor ou não, prefiro também deixar o debate para outro post que este daqui a nada chega aos 100! 😉

  91. Freud2004 says:

    Joaquim Almeida & Paulo R, Se bem que a escrita do “bom” Português é de extrema importância, isto não é um fórum de literatura.

    Todos temos falhas e erros, é por isso que eu nunca daria opinião num Blog sobre “bem escrever” ou “língua portuguesa”, porque reconheço as minhas limitações e falo do que sei e não do que julgo saber. Não me considero um Nuno Rogeiro, que opina sobre tudo e todos. Portanto limito-me a opinar sobre informática e tecnologia, que é o cerne deste blog.

    Desde já, e mais uma vez, as minhas desculpas sobre o meu mau Português.

    Um abraço

  92. Freud2004 says:

    Em jeito de conclusão e sobre o SO ( se é que lhe podemos chamar SO ) Longhorn:

    A tecnologia envolvida no Longhorn, não está perdida e foi um bom balão de ensaio para ser integrada em futuros SOs ou aplicações, foi uma experiência que não foi para a frente por questões de prazos e pela necessidade de lançar um novo SO para substituir o XP, que já tinha barbas.

    Na minha opinião a Microsoft, e muito bem, reparou que lançar tecnologias antes do seu tempo só trás prejuízo. Se não veja-se os sistemas a 64 bits. Quem os utiliza, quem tem 4 GB de ram e pouco mais. Qual a necessidade de processamento a 64 Bits no momento actual ? È claramente um tecnologia que não está a ser nem pouco mais ou menos aproveitada.
    Creio que a Microsoft têm ganho muito pouco ( leia-se lucro ) com os sistemas a 64 bits, valerá apena apostar em tecnologia antes do seu tempo isto do ponto de vista EMPRESARIAL ( visa o lucro ), é a pergunta que eu deixo….

  93. Vítor M. says:

    Freud2004 sem dúvida que a tecnologia não está perdida, e ainda vamos (felizmente) gramar com o Windows por muitas décadas.

    Agora fugindo ao assunto:
    Caro amigo agora sim estou a gostar de te ver a comentar no Pplware, assim é de facto nos entendemos e aprendemos.

    Espero que possas comentar mais vezes nessa toada directa e ponderada, ajuda a esclarecer ideias e a vincar opiniões..

  94. Nuno Martins says:

    Sem dúvidas que eu pensso que o Longhorn iria ser um BOOM total, aquilo estava a ficar bem engraçado, mas realmente secalhar já era avançado demais para a época em que estamos, provavelmente veremos mais disto no novo windows, uma nova era e vamos entrar em 2010 daqui a 2 anos por isso tecnologia assim justifica-se apartir desse ano, para já axo que está muito bem como está, pois passar do XP para uma coisa como o Longhorn ia ser seria a meu ver passar de um opel para um porsche por exemplo e que nem todos tem maozinhas para eles, por isso ir com calma axo que é a melhor maneira, pois isto das tecnologias está a ir a um ritmo muito grande mesmo.
    Quando o Vista estiver como pensso que irá estar meto sem problemas nenhuns, eu gosto do Vista, é um bom SO mas só para quem sabe mexer nele.

  95. Laggunna says:

    Caros amigos,

    Não tendo nada a ver com o post em si mesmo mas, comentando as referências ao português, devo dizer que é de suma importância que se fale e escreva bem.

    Eu também dou erros, felizmente e a maioria das vezes por distração mas, escrever bem a nossa língua não é senão um imperativo.

    É a 3ª. língua mais falada no mundo e temos uma história milenar. Devemos orgulhar-nos disso e, em conjunto com os povos irmãos, brasileiros, timorenses, indianos e africanos que falam esta nossa língua (comum a todos estes povos – perdoem-me se esqueci algum), procurar dignificá-la. E isso só é possível falando-a e escrevendo-a o mais correctamente que nos for possível.

    Independentemente de sermos jornalistas escritores ou o que for é imperativo, nesta vida que, não nos satisfaçamos se não com a excelência. A procura da excelência deve orientar-nos em tudo o que fazemos na vida.

    Bem hajam!

  96. mushi says:

    gostava de deixar a minha assinatura neste artigo

  97. Paulo R says:

    Caro Freud
    Bem sei que isto não é um fórum de literatura. Além disso, não é um fórum (ou blog) de boas maneiras, o que não significa que, por exemplo, não esteja implícito que as tenhamos de ter. Em suma, há coisas que estão implícitas na mais corriqueira das nossas tarefas, mesma a de escrever num blog.

    Também não acho que seja preciso ser-se um expert para apontar uma gralha. Mesmo que nós mesmos as demos, não fica mal avisar, e acho que até fazemos um favor aos autores que, às vezes por cansaço, se descuidam na escrita. Não preciso de me descentrar do assunto da tecnologia para apontar um erro.

    Não precisa de pedir desculpa pelos erros. O que fazemos é apontá-los – não é propriamente um ataque pessoal.

    Para concluir, deixe-me só dizer mais uma coisa. Nota-se que sabe argumentar suficientemente, por isso não acho necessário uma entrada tão violenta que lhe valeu várias críticas, quando poderia ter dito o mesmo de forma bem-educada. Repare que está tão seguro das suas ideias quando o André que (se seguisse a teoria do “há pessoas que nem devem dar a sua opinião”) poderia ter bloqueado o seu comentário. Não lhe digo bem-vindo pois de facto fiquei mal-impressionado, mas desejo-lhe boa estadia por cá.

  98. PTMblogger says:

    @Freud2004
    Desculpa se não me fiz perceber. Ao tentar ser imparcial eu também fui extremista e não especifiquei bem o que queria dizer.
    Eu disse que consigo navegar às mil maravilhas na Internet, eu corro o Firefox sem problemas. Alguns jogos leves (Sims2 é relativamente leve) não correm sem nenhum problema (eu também não aprecio jogos).

    Mas para correr o ReactOS (muito leve) no QEMU ou VirtualBox é uma dor valente. Converter vídeos pelo Super também (chegando a consumir toda a RAM e processador).

    O computador vinha com muita tralha que eu desinstalei desde o início: Norton Trial, Office Trial. Além disso eu desabilitei o QuickTime e a Barra Lateral de correrem ao arranque. Eu teria ficado com o ClamWin se não sentisse falta da falsa sensação de segurança de um Antivírus residente.

    Para o que eu faço, o computador está leve. Para o que eu às vezes faço, já não.

  99. Jorge Miguel says:

    “Ubuntu usa de facto relativamente pouco. Os recursos mínimos são um processador de 500Mhz, 192MB de RAM e placa para resolução de 1024*768”
    Sim o UBUNTU usa pouco, mas se tiveres 1giga, mesmo assim vai faltar ram e numa maquina a 100Mhz vais sentir muitas vezes o sistema lento… mas voltando aquela de todos contra a M$… é natural que digamos mal, custa um pouco pagar tanto por um sistema operativo, mas linux e derivados não são completamente compativeis com todo o hard que temos, por exemplo, eu nunca consegui ter som 5.1 em linux… mas tb pronto em vista tambem não tenho.
    Alguem iniciou informatica sem ser com o windows (ou dos para os mais cotas)? é por isso que todos nos usamos, memso que seja pirata é dificil alguem ter pc em casa sem um windows qualquer…

  100. codezulo says:

    a questao para mim é a seguinte para que lançar 1 windowns se a unica coisa que ele nos obriga é a comprar maquina nova …reparem bem VISTA é apenas uma ilusao optica …digam-me o que tem de novo em relaçao ao xp …as opçoes sao as mesmas é só ter o trabalho de ter que andar á procura delas …eu gostava era de ver 1 windowns que realmente me supreendesse pelas suas inumeras opçoes nao pelas suas vistas..

    PS: trabalho numa escola e tenho aqui ordem para formatar 40 windows vista e meter o xp 😉

  101. Miguel Jeri says:

    Jorge Miguel eu sei, recursos mínimos é pouco mais que suficiente para fazer a máquina rodar, mas resolvi comparar recursos mínimos com recursos mínimos. Poderia tê-lo feito com recursos recomendados (256 vs 512), é verdade, mas resolvi fazer assim; não muda a conclusão: o Ubuntu 7.10 pede menos e é mais acessível em hardware, apesar de mais recente. Pelo menos, em comparação com o Vista.

    Um abraço

  102. Jorge Cunha says:

    Caros a conversa ao inicio dos sistemas repete-se, no inicio do XP a história era a mesma. Quanto ao projecto abandonado, não tenho informação relevante sobre o assunto. Peço a todos mais moderação nos comentários, pois não ajuda o BLOG.

    Boas Noites

  103. francisco says:

    coitado daquele que usa microsoft

  104. Marcus Vinicius Suporte Velox says:

    Oi pessoal!!!
    Td bem???

    Alguem sabe me dizer qual a senha do rar para descompactar a Iso do Longhorn Reloaded???

    Obrigado amigos?

    http://www.badongo.com/pt/file/5172919

  105. user says:

    Como extraio o iso das várias partes do site Bandongo?

  106. user says:

    oops, ja descobri.
    @Marcus: não é preciso senha nenhuma, simplesmente extrai com o winrar

  107. Danilo says:

    Alguém já testou? É bom mesmo?

  108. Johnny says:

    Boas, saquei do link rapid share e dá erro ao carregar os ficheiros do windows para instalar…fica, na parte “a instalar o windows”:D
    É uma pena…
    Se alguém experimentou e com sucesso comente…

    Abraço

  109. ana says:

    Olá,á pouco baixei os icons (em Rar) do windows black xp , alguém é capaz de me explicar como se instalam?Agradeço,pois ando um pouco aos Papeis.

  110. mariana lima says:

    com tantos misterios a internet ainda e a preferida de todos!!!!!!!!!!!

  111. Caio França says:

    Só vou comentar uma asneira de muitas por ambos os lados…

    Alguém escreveu:
    “Meus senhores, se a 20 e tal anos, o Bill Gates e Companhia não tivessem inventado o Windows, ainda estávamos na pré-história dos computadores.”

    Bill Gates, Paul Allen… (esqueci o nome do outro) só fizeram roubar programas de outros programadores.

    Bill Gates pode ser um gênio, mas é um gênio de negócios e não de informática. Gênio mesmo é Steve Jobs que programava, participava.

    Os computadores da Apple são os melhores. Alguém também disse que… :

    “[b]Prematuro, instável, com muito software/hardware[/b]; não foi o que aconteceu com o Windows 98, com o XP e agora com o Vista, não é esta a ordem natural das coisa, não é o mesmo que acontece com os jogos para computador ? Sempre mais e melhor hardware, sempre incompatibilidades, sempre instabilidade com aplicações desenhadas e programadas para outros SOs que não aquele em questão.”

    Quem escreveu isso, não conhece a Apple Computers

    Tudo o que vocês vêem no Windows desde o Windows 3.1, que eu duvido que vocês não conheçam, já existia a pelo menos 3 anos antes, Inclusive o “Windows Vista, Longhorn, Vienna, Seven” todos umas porcarias todos copias do OS X da Mac.

    Acessem :
    http://br.youtube.com/watch?v=b9ifQvQCO7Y Esse tinha tudo pra ser o Windows perfeito.
    http://www.apple.com

  112. tom182 says:

    galera aew do blog se tiver algum tipo de pack sei la um programa para deixar o loghorn da hora em PT …VLW aew galera se puder agradesso MTo

  113. Marlon says:

    Pirataria é crime sabia?

  114. Windowstec says:

    podemos ver que depois de tanto tempo o longhorn desperta interesse em todos nós, até a mim, a versão que eu tenho é 4074, já muito fixe mas eu ando a muito tempo a procura do que ta nesse vídeo ai em cima, mas não encontro, sé alguém me podesse dar um link agradecia.

  115. Blastedboy says:

    Pessoal têm qe me ajudar… Eu baixei o longhorn pelo rapidshare.. Quando vai a extrair diz qe o arquivo está currompido… O qe posso fazer eu?

  116. Blastedboy says:

    Esqeçam já nao perciso de ajuda! ;D! Baixei a 1ª parte outravez e funcionou.
    Mas agora tenho outra duvida.. Como é qe vai caber num CD-R??

    Aguardo resposta!
    😉

  117. Blastedboy says:

    Mas quando vou a gravar com o Nero eu insiro um DVD e o nero pede um CD-R.

  118. mestre says:

    excelente topico.
    uma duvida é qto a rodar em maquinas de 32bits.
    um amigo meu teve muitas dificuldades, com hard no pc dele, depois q o colocou.
    nessa versão acima dita ser a melhor, alguem já experimentou num pc de 32?

  119. Blasted says:

    Pessoal eu baixei todas as partes do longhorn reloaded e depois de ter extraido nao me apareceu nenhum ficheiro iso. alguem me pode ajudar? o qe é qe fiz mal?

    thanks

  120. mestre says:

    mesma dificuldade do Blasted.
    particionei meu hd e mesmo assim, não instala.

  121. armandinhuu says:

    quem quiser testar uma formataçao
    faça os downloads
    =p

  122. lucas says:

    alguem ja testou esse lognhorn reloaded,?? ele tem linguagem pt br?? se não, tem como traduzilo com patch de tradução p vista ??

  123. Bruno says:

    Termino de baixar o chamado por muitos como SO em pouco tempo, mas a msg que deixo é para pedir uma pequena ajuda sobre o sistema, que ao termino da instalação vou tentar utiliza-lo para tarefas diarias. Portanto, não critico vocês, quero apenas um SO mais leve que o vista, não que eu tenha uma conduta ruim sobre ele, mas o considero, na minha opnião um pouco “brusco” para um SO, ele utiliza 500mb aqui, com o tempo chega aos 1007mb~. Coisa que o windows xp não utiliza 310mb (mas nada contra o SO, vista). Mas voltando a minha pergunta, o longhorn é compativel com os programas como o windows xp ou ele é um bom sugerido SO, mas não indicado para jogos e atividades diarias avançadas? Obrigado!

  124. No começo, em 2002, o Longhorn foi previsto para 2004, com o nome de Vista (abreviação de “Windows NT VI WorkSTAion”), onde VI é número romano e siginifica 6. Derivado primeiramente do código do Microsoft Windows XP, o projeto evoluindo com novos recursos, Mas ao decorrer do projeto, ele foi ficando pesado e cheio de insetos (bugs)

    Quando estava na sua Milestone 5 (Lê-se: compilação 4015), os desenvolvedores Microsoft o acharam muito pesado (O Longhorn acabou só rodando em verdadeiras máquinas possantes) e problemático, então foi necessário uma reprogramação “do zero”, que foi seguindo até o mais reputado Milestone 7 (Lê-se: compilação 4074), que foi apresentado no WinHEC 2004. O projeto seguiu rumo com o WinFS, Avalon e mais uns recursos que não lembro o nome até a compilação 4093 (Agosto de 2004) que ficou muito instável, a ponto de a Microsoft desistir do Longhorn baseado no código fonte do Microsoft Windows XP

    Para “resolver”, a Microsoft pegou o código-fonte do Windows Server 2003 e mesclou partes do abandonado Longhorn baseado no código do Windows XP, resultando numa nova linha Longhorn, mas sem alguns recursos presentes no Longhorn baseado no código fonte do Microsoft Windows XP, que seguiu rumo ao destino final: O Windows Vista, com nova arquitetura de gerenciamento de drivers, com incompatibilidade com drivers do Windows XP, e exigindo uma máquina robusta, principalmente para executar o Aero aceitavelmente.

    Todos estes fatores acabaram fortalescendo o Windows XP, apesar de ser antigo (lançado no dia 25 de Outubro de 2001) é mais leve e compatível com os programas e drivers.

    Quanto ao vídeo mostrado, é apenas um conceito (o autor grafa como “Longhorn Concept”), baseado no Longhorn 3718. Mas por outro lado seria muito bom se esse Windows (do vídeo) não estivesse com todos aqueles problemas de desempenho e estabilidade e fosse lançado comercialmente em 2004. Não deixaria o Windows XP tão forte no mercado como é desde o Service Pack 2.

  125. Marcus says:

    Alguém sabe me dizer qual a versão do Windows Longhorn do video do youtube e onde posso achar???

  126. Bru... says:

    queria saber se esse longhorn é compativel com os programas do windows xp ou se ele é um SO incompativel com os programas do xp e por isso é apenas para curiosidade msm. Obrigado!

  127. juciano says:

    pessoal eu tenho 2 versões do longhorn mas não consigo instalar nem uma o longhorn 4074 e o reloaded dão erro uando eu vou instalalos logo apos a primeira reinicialização no começo da instalação o erro é esse ai STOP: 0×0000007B(0xF789e610,0×00000034,0×00000000,0×00000000)
    meu pc é um notbook mirax 4200
    se alguem puder ajudar eu agradeço segue ai meu email:jucitks@hotmail.com

  128. GIGA-COM says:

    Oi, eu tinha o windows vista instalado em 2 pc’s, 1 pc com pentium4 e outro com dual core, o pentium 4 supera o dual core com o vista, o windows vista é excelente para quem sabe usa-lo eu uso uma placa grafica com 89megas no Pentium4 e o windows tem aero e tudo é excelente, ontem instalei o windows 7 tambem é bom e é o que estou a usar agora mas na minha opiniao quem sabe usar o windows vista é o melhor de todos e o windows vista supera o windows 7!!!
    contactem-me sobre este assunto se quiserem gigacom2010@hotmail.com

  129. Cassio says:

    é realmete isso já mostrava que não ia dar certo pois como vemos na verção original do 4074 na winhec a microsoft queria lancar um sistema windows com funções do mac e linux entre uma das funções estava o tal do controle parental do mac o efeitos 3d do linux beril mas não deu certo foi 3 anos jogado fora pois era pra ser lançado em 2005,2006 mas não foi ainda mais com os atrasos feitos na construção do service pack 2 do xp server que atrasou mais ainda
    mas como sabemos a microsoft não corrige seus erros pois se o vista ainda tem erros de compatibilidade e desempenho grafico encontrado no gdi do sistema porque não corrigiu no sp1 ele sempre pensam em ganhar dinheiro com os outros ai lançam o windows 7 para apagar esse fato de vez por todas ai é mais vantajoso vc criar um novo sistema ao inves de corrigir

  130. Fernando says:

    Cara concordo com o Cassio, apesar de usar o vista por ser obrigado, mas queria que o link estivesse disponível, não cheguei a testar pois na época que foi publicado o artigo, nem PC eu tinha, o vista consome muitos recursos da máquina principalmente na versão rtm, quando eu atualizei pro sp2, acreditem se quiser, meu hd liberou 30 GB de espaço, nem eu imaginava tudo isso fora que o sistema ficou mais rápido…
    O vista tem tudo para ser um bom sistema se não fosse o consumo de memória…
    Na realidade ele é um bom sistema, mas os PCs de muitos aqui no Brasil são de 512, Acho que a microsoft deveria voltar com o longhorn para a classe Média- Baixa com um preço mais acessível, e poderia até mudar o nome do sistema para dar uma disfarçada, Garanto que eles iriam ficar feliz e nós usuários também, não gostei muito do Se7en não…

    • yan says:

      eu encontrei e estou baixando essa versão longhorn reloaded para mim testar no meu pc. Pois naquela época eu ainda não tinha nem mexido em um computador. atualmente uso o ubuntu e as vezes o windows.na minha opinião o windows vista o melhorou muito desde que foi lançado vieram os sps e melhorou tudo eu falo isso por que usava o vista desde que foi lançado(Comprei no dia do lançamento)e sei que ele tinha muitos bugs mais isso melhorou com a chegada dos service packs. mas um amigo meu que tem mais experiencia em informatica disse que antigamente quando o xp foi lançado muita gente se recusava trocar o 2000 pelo xp pelas mesmas causas do vista. ja o windows 7 realmente e um bom sistema bonito e leve e o mesmo vista com algumas ferramentas diferentes!!!!

  131. Robson Cleber Zornitta says:

    Boa noite, realmente concordo com os demais posts sobre o vista e tbm gostaria que o LongHorn tivesse voltado a ativa, a grande arma secreta da MS para o LongHorn era exatamente o tipo de partição WinFS, ela seria revolucionaria, mais rapida, mais estável e etc… pena que a MS pisou na bola e cancelou o projeto… recentemente consegui links do LongHorn Reloaded 4074, e agora com a licença do Autor do post e do Blog vou postar aqui, o serial é o mesmo do post acima

    Part 1: http://www.megaupload.com/?d=R3YIY0AU
    Part 2: http://www.megaupload.com/?d=CJF9OR1L
    Part 3: http://www.megaupload.com/?d=NT3VBTJT
    Part 4: http://www.megaupload.com/?d=6LOO0YOZ
    Part 5: http://www.megaupload.com/?d=NAYL73F0
    Part 6: http://www.megaupload.com/?d=BYB1N5S3
    Part 7: http://www.megaupload.com/?d=IU3G59T0
    Part 8: http://www.megaupload.com/?d=T5XO57QB
    Part 9: http://www.megaupload.com/?d=3O18L9EE

    Obrigado e Parabens pelo Blog!

  132. Muito boa a matéria. Gosto do material publicado no Pplware.

    Bom, eu acompanho o desenvolvimento do sucessor do XP desde o começo. Tenho contato com o windows desde a versão 3x.

    Na época do desenvolvimento do LongHorn,vim acompanhando-o na medida do possível, já que vivo no Brasil, um país que sofreu um atraso tecnológico significativo. Sempre achei muito interessante as propostas que foram sendo apresentadas. Nunca fui beta-teste de nenhuma das compilações do LongHorn. Nunca tinha usado ele até econtrar a versão Reloaded.

    Outro dia, numa de minhas andanças pelo Google, tomei conhecimento dessa “nova” versão em cima da compilação 4074 do finado Windows Long Horn. Resolvi então experimentá-lo. Achei ele em um torrent e baixei. Instalei no meu notebook usado. Um P4, 2.4, com uma placa de vídeo que não consigo configurar no vista e nem o 7.

    Coloquei o LongHorn nesse notebook e, pra minha surpresa, o resultado foi muito bom. Não vou dizer que é a melhor coisa do mundo, pois sabemos que nada é perfeito e windows nenhum é. Mas, ele tem se portado muito bem no notebook.

    Ja tem um bom tempo que estou com ele instalado nesse notebook e está funcionando bem.

    Quanto a hardware não tive problemas, pois alguns foram reconhecidos automaticamente pelo windows, como rede e som, e os demais usei drivers do XP.

    No quesito de programas eu tive poucos problemas de compatibilidade. O que roda em XP normalmente roda no LH. Mas, nem sempre essa é uma verdade confiável. Os sofwares que tive algum problemas foram, um antivírus q

    Ja usei vista e atualmente estou com o 7 e ele.

    • Bom continuando…

      Eu tive problema em encontrar um anti-vírus que funcione nele. Das versões free mais eficientes, eu consegui fazer com que o ESET NOD32 funcione. Tem um pouquinho de instabilidade, mas tem funcionado.

      No que se refere ao office, eu só consegui instalar e rodar a versão 2003. Cheguei a conseguir instalar a versão 2007, mas não entrava em nenhum dos programas. Dava erro.

      O windows live messenger (MSN), eu consegui instalar a versão 8.5, mas ela ficou um bocado instável. Dai, dando uma vasculhada no google, consegui encontrar a versão 7.5. Ela e funciona 100%.

      No mais tenho rodado o Gtallk, Nero 7.5 Lite, Winrar e Trout Music Player. O media center que veio no LH que baixei, também, funciona. O media player que sencontra lá é a versão 9 e está totalmente funcional. O internet explorer que está presente no LH Reload que consegui baixar é baseado na versão 6.0. Ele está funcional, mas usa um motor desatualizado. Em substituição a ele, o melhor navegador que consegui encontrar, e que funciona 100% no LH, foi a última versão do Opera (v.10). Está rodando flash.

      Todos os programas que tenho instalado nele, procuro sempre colocar versões em português. Tem funcionado.

      Quanto ao efeito “Aero Glass” (transparência) eu consegui esse efeito na barra de tarefas e na barra lateral. No mais está com o restante do visual normal sem transparência. Ele tem um visual muito bonito, com transparência ou sem.

      Atualmente estou com o LongHorn Reloaded rodando no meu notebook P4, e com o Windows 7 rodando no meu desktop.

      Estou satisfeito com os dois. Ambos tem baixo consumo e funcionam muito bem aqui. Vamos ver por quanto tempo mais o LongHorn funciona por aqui.

      Para quem quizer baixar de forma segura, recomendo usar torrent. Procure no Google que vc encontra torrent dele.

      Refriso que este S.O. foi descontinuado, e agora que a Microsoft barrou o desenvolvimento do Reloaded, não dá pra assegurar que ele seja totalmente confiável. Pode apresentar problemas diversos.

  133. Teletubies says:

    Ahhh usa LINUX que é melhor…

  134. Andi says:

    tem algo de de muitoo estranhoo para o bill nao deixar esse windows ser usado

  135. cassio says:

    assim como o ballmer disse na conferencia winhec em 2007

    “O Windows Vista é bom mas o Windows 7 será melhor”

    o que eu acho estranho nesta história que sempre a microsoft passa a perna nos usuários pois antes não conseguiam corrigir todos os erros do vista ai fizeram o 7 ai conseguiram? malandros!

  136. Gustavo says:

    então quer diser que o windows é uma farsa? eu pensei que era do xp,7 e agora o 8!

  137. estevan says:

    acho que a microsoft deveria retomar o longhorn

  138. luis says:

    serei eu o unico a achar o longhorn de 2004 melhor que o windows 8 de 2013… ups, acho que a microsoft se enganou a lançar as versões…xD

  139. Maison da Silva says:

    Alguém teria como upar a imagem do mesmo, vasculhei a web e não achei, fico muito agradecido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.