Os Macs que ajudaram a NASA a colocar o Curiosity em Marte

Há uns dias fiquei curioso com a quantidades de Macs que a equipa de cientistas e engenheiros do Jet Propulsion Laboratory da Nasa usam, como é referido neste artigo da Tuaw.

Cada vez mais os Macs são usados nos mais avançados projectos, em que se necessita de um sistema que não falhe e que seja o mais fiável possível. Mas não é de agora esta aposta na fiabilidade dos Macintosh, isto já vem dos tempos do Defeito de ponto flutuante existente nos Pentium. Mas isso é uma longa história, que ainda faz lembrar os PowerPC G3 que eram, de todos, os mais fiáveis.


Segundo informações avançadas por Steven Sande, parece que os cientistas e engenheiros do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, responsável pelo Mars Science Laboratory, e pelo conhecido Curiosity, veículo que tem percorrido a superfície de Marte desde o dia 6 de Agosto, são utilizadores convictos dos MacBooks Pro com Mac OS X. E é essa a imagem que de pode ver da sala de controlo da missão.

Também foram utilizados iPads no MSA (Área de Suporte de Missão) quando estavam a receber o streaming da missão onde recebiam a telemetria da nave espacial, enquanto esta descia para a superfície de Marte. Além disso, claro, estavam em cima da mesa muitos iPhones. É um dado adquirido que os engenheiros da NASA são adeptos da Apple, e não será certamente pelo status, mas sim pela qualidade e garantias que os equipamentos dão ao utilizador.

A imagem em cima é particularmente interessante, pois revela bastante sobre o tipo de utilização que é dada a um Mac. Confirma que os engenheiros usam o Mac OS X e não nenhuma versão do Windows ou Linux. Releva também que é utilizado o Parallels para colmatar a necessidade de correr aplicações que foram desenhadas apenas para Windows, e que eventualmente sejam usadas no Jet Propulsion Laboratory. Vemos ainda os browsers Firefox e Chrome, bem como aplicações Apple como o Xcode ou o Aperture, entre outras.

Os Macs ajudaram e foram determinantes à colocação do projecto Curiosity, que custou 2,5 mil milhões de dólares e que passou por sete minutos de terror na entrada do planeta Marte após mais de oito meses de viagem. Sete minutos para corações fortes e com os olhos postos nos ecrãs dos Macs.

Em relação à adopção dos Macs na década de 90, tudo tem uma razão de ser:

O engenheiro referiu o erro de divisão de ponto flutuante nos anos 90 do Pentium como uma razão para adaopção dos Macs. As estações de trabalho Mac PowerPC dessa era não usavam o microprocessador Intel e não foram afectadas pela falha aritmética do CPU Pentium; a falha era tão obscura que foi necessário um grande número de experiências teóricas para a explicar, mas a falta de brio da resposta inicial da Intel não caiu bem nas pessoas que não poderiam arriscar um erro “mínimo” de milhões de dólares. 

Mel Martin da Tuaw termina com uma alfinetada em tom de mensagem subliminar:

Quando alguém diz “Os Macs são brinquedos”, podem relembrar gentilmente que estes são bastante populares para o “trabalho a sério”, como ajudar aeronaves de 2.6 mil milhões de dólares a aterrar a 352 milhões de milhas. A missão MSL tem como objectivo explorar a origem geológica de Marte e talvez saber se alguma vez lá existiu vida. 

Embora actualmente todos os sistemas operativos tenham muita qualidade e sejam garantidamente de alto desempenho, o ecossistema Apple proporciona outro tipo de fiabilidade, pelo menos para os engenheiros da NASA, como podemos ver nestes testemunhos.





  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


243 Comentários

  1. ai “jasus”, agora é que vai ser a sério… FIGHT.

  2. Por isso é que a nasa não tem dinheiro para as cassetes e teve de usar a cassete com os videos da ida à lua… agora tudo faz sentido! LOOL xP

  3. A NASA utiliza Solaris, Red Hat Enterprise Linux, mais recentemente começou a usar Ubuntu Linux nos desktops. O que se vê na imagem são os funcionários a actualizar os facebooks e twitters pessoais com os Macs.

  4. Boas! Bom, o artigo é um pouco… tendencioso, sem querer ofender ninguém, mas nota-se pela escrita. Não critico, de todo, até porque sou mac user e partilho da mesma opinião. A estabilidade e o way-of-doing é diferente, e pese embora tb utilize o (excelente) windows 7 e o Ubuntu (ou o mint), a minha preferência vai sempre para o mac. Provavelmente será mais do que o OSX, mas sim a integração hardware/software que resulta na perfeição, para além da qualidade do material que, convenhamos, é excelente. Estou já a imaginar a quantidade de comentários que este artigo vai provocar (a “já-cansa” guerrinha dos haters e fanboys), mas, de forma descomprometida, creio que poderemos todos concordar que os mac não são “brinquedos”… :) Votos de um bom fim de semana para todos!

    • Nada de tendencioso, basta veres o vídeo, leres os artigos que suportam o que escrevi e verás que nada mais é do que a constatação da realidade.

      Vê e lê.

      • Olá Vitor, uma vez mais não me leves a mal, mas a observação que fiz foi construtiva, e aparentemente não fui o único a achar o mesmo. Volto a dizer, sou utilizador mac (ipad, iphone e estou para lá de satisfeito) e da mesma forma que não compreendo tanto hate pela apple, tb não a vou “endeusar”. Tenho direito a ter a minha opinião, e o artigo de facto parece-me um pouco tendencioso, mas OK, tb existe espaço para artigos assim, e não isso não provoca mal nenhum no mundo. Tb estou farto de ver artigos tendenciosos acerca das virtudes magníficas do Android, e tal tb não provoca mal ao mundo. São visões particulares e específicas. De igual modo achei o artigo interessante, e desconhecia que a NASA utilizava macs (sinceramente julgava que era linux e afins).

        • Repara, aqui a visão está no que é descrito pelos jornalistas do Tuaw e pelo que é visto e descrito no vídeo. Além disso é explicado um ou outro pormenor mais técnico e outro mais social, ligado á cultura norte-americana. São constatações que são feitas nesse âmbito.

          Estão lá as citações na primeira pessoa, são apenas para mostrar a curiosidade dos factos. ;)

          • “jornalistas” do tuaw?!? O tuaw é um mais um clude fans da Apple, tem tanta credibilidade jornalística como tu, desculpa lá!

          • Então se tem tanta quanto a minha, estão bem cotados, por isso eles estão cá desde 2004 e nós desde 2005 e somos muito bons no nosso segmento que tem crescido e cimentado posições.

            Por isso, paciência, mas se não gostas de ler sobre Apple, passa para o post seguinte, tens lá outros assuntos.

            Se não fosse como digo, o tempo já nos tinha tirado a razão… mas olha :D não é que temos razão no que falámos?

            Pois é… enfim, é a vida meu caro ;)

            E sim, estás desculpado.

    • Jony ,

      Boa tarde quem diz que os Macs são brinquedos não entende nada de tecnologia , já os Ipads são em grande parte usados para entretenimento , mas isso também não quer dizer que só sirvam para entretenimento , depende das pessoas que os compram .

      Cumprimentos

      Serva

  5. Que estranho, podiam ter o seu próprio OS.

  6. O que usarão os russos?

    Que têm garantido a sobrevivência da estação espacial…

    • deve ser software proprio ou Unix

    • Arcadiy Kulchinskiy

      Eu sou Russo e utilizo Windows 8 e Linux ubuntu! :D lol Porque um russo-russo a sério não utiliza brinquedos tipo Mac. :P Nós deixámo-nos para os tolos da NASA. x)

      Agora a sério, o “ROSCOSMOS” utiliza sistemas operativos próprios e algumas maquinas utilizam linux. Pelo menos foi o que vi quando mostraram a reportagem de “ROSCOSMOS”.

      :)

      • Aaa e tal os que perdem submarinos… naaa esses não são tolos… ;)

        Agora a sério, usa o que te der mais jeito, mas não fales do que não conheces. Russo a sério… prova primeiro o vodka antes de o criticar.

        • Brincando com a questão :)

          Os russos, são mais aqueles tipos que em vez de gastar milhões a desenvolver uma caneta que fosse capaz de escrever na ausência de gravidade, utilizaram os lápis… Que tontos,o vodka tem destas coisas ;)

          • é bem verdade que a América é uma terra de sonhos e quase que as pessoas descolam da realidade!!

          • Mas hoje onde querias morar/trabalhar? Na Rússia ou nos EUA?

            A verdade é só uma e os tolos são os que não sabem avaliar a realidade, são os “distraídos” ;)

            Pois é pois é….

    • Se o dinheiro que está a ser gasto pela NASA fosse gasto pelos Russos na exploração espacial já estaríamos a fazer viagens para fora do nosso sistema solar! São muito mais inteligentes…Basta dizer que lançaram o primeiro satélite e depois o EUA fizeram aquela palhaçada da “suposta” ida à lua, tudo encenado, claro está…

      Quanto ao sistema. É mais uma manobra de promoção de Macs! Isto é tipo testemunhas de Jeová e Cientologia…
      Devo dizer ainda que vejo dezenas e dezenas de documentários sobre os mais variados temas científicos e conto uma ou duas vezes em que vi um MAC…mas pronto.
      Continuem lá com a promoção!

      Já agora: gastar biliões para enviar um Robot a Marte para saber praticamente o que já sabíamos?!?!

      PATÉTICOS!

      • O que dizes é uma realidade, mas não deve advir da superioridade genética dos russos…como os alemães pensavam…..deve-se as condições estremas em que vivem…o ser humano quando vive em condições estremas como vivem os russos, desenvolve-se mais rápido, pois caso contrario…espera-os a morte.
        Isso contribui para que tenham uma capacidade de analise superior na avaliação de questões complicadas, e claro…como teem um tempo do mais severo que existe(neve gelo frio), são mais dados a cultivarem-se do que ir para a Praia como fazem os tugas e outros mais…
        Os alemães também são o que são devido a estes factores, mas os Russos são melhores, e isso vai da Aviação até aos submarinos a tudo…a forma de estar deles é diferente!!

        cmps

        • Pois mas também não acho que seja genético. Tem a ver com a cultura. A Rússia Imperial produziu grandes cientistas e artistas…
          Tem razão quanto ao clima, pois afecta a percentagem de tempo que dedicamos a certas actividades e depois isso reflecte-se no nosso desenvolvimento.
          Mas de resto, os Russos eram umas “cabeças” dos diabos :)

  7. Não é novidade nenhuma, basta ver há anos que sempre que dá algum documentário no Discovery Channel ou National Geographic…que os cientistas de todas as áreas a sua grande maioria tem sempre um Mac ao seu lado.

  8. A NASA começou a usar Macs por causa do problema que existiam nos processadores Intel.
    Ainda bem que a Apple não usa processadores Intel…oh, wait!!??

    • Situa lá isso no tempo e no espaço, dessa forma até parece que sabes do que estás a falar… se sabes… então não mistures os assuntos.

      • Pelo texto do artigo, fica a saber-se que a NASA passou a usar Macs por usarem os processadores PowerPC da IBM, por não confiar na fiabilidade dos processadores Intel.
        Mais tarde, por ironia do destino a Apple passou a usar os processadores da Intel depois de os ter exposto ao ridículo em campanha publicitárias. Apenas estava a ironizar com a situação da Apple e dos engenheiros da NASA que apesar de criticarem tanto os processadores Intel os passarem a usar e nem por isso os sistemas passaram a ser menos fiavéis. :-)

        • Depois da Inter ter resolvido o problema, ora lê o artigo sobre o erro.

          • Eu sei que o problema surgiu apenas em alguns modelos dos processadores. Mas, como o texto indica, o problema foi a forma como a Intel reagiu ao problema, preferindo ignorar numa primeira fase, embora depois tenha-se disponibilizado para trocar os processadores a quem quisesse, mesmo não sendo afectado pelo problema.
            Eu só ponho em causa a explicação da mudança para Macs. Aceitava melhor que fosse feita por causa das qualidades do sistemas Apple do que por demérito momentâneo da Intel. Acho que a explicação é um pouco forçada, mas é apenas a minha opinião.

          • Joke:
            Poderiam utilizar AMD (CPU e GPU), com o stock de azoto líquido que têm, calor não iria ser problema…

            Foi só uma questão de resposta ao mercado, pois a IBM não tinha nada “a jeito” para responder ao muiti-core. Se fosse hoje era bem diferente.
            Dá para ter uma ideia da adaptação para “Mac’s” caseiros:
            http://news.cnet.com/8301-13924_3-20015297-64.html

    • Actualmente utilizam, no entanto actualmente ainda esse problema inicial já não existe.

      Na altura a Intel negou o problema apesar das explicações e demonstrações da NASA e tentativas de report para que o problema fosse corrigido.

      Como o mais fiável na altura e que não tinha esse problema eram os processadores PowerPC, utilizados pela Apple, eles decidiram mudar-se e até hoje continuam a utilizar sistemas Apple, principalmente pela sua fiabilidade e qualidade.

  9. Há que gastar os biliões que recebem, até ao último cêntimo.

  10. A Nasa usa nos seus datacenters 3 OS: Irix (um tipo de Unix desenvolvido pela SGI), Red Hat Enterprise Linux (na grande maioria dos seus servidores) e Fedora Linux (principalmente para streaming de video), e como clientes utilizam Windows, Mac e Linux. Ao contrário do que aqui fazem parecer, utilizam muitos PCs com Windows e Linux. Claro que também têm engenheiros que preferem Macs e cada vez mais, mas ainda não são a maioria. Mesmo quando do problema de virgula flutuante dos Pentiuns 4, os PowerPC não eram só Macs, mas também IBM com sistemas AIX e Linux, e utilizavam Windows com processadores AMD e Intel pré-P4.
    Nesse aspecto a Nasa é muito flexivel, os engenheiros utilizam o sistema que mais lhes convèm, mas apenas como cliente dos servidores e aí sim os Macs têm crescido, principalmente nos últimos 3 anos.

    Fiquem Bem,
    Pedro Coelho

    • Update: Para além dos OS que indiquei, um documento da Nasa indica que utilizam também Sun Solaris (versão pré-Oracle) e dois sistemas operativos de tempo real (RTOS), o vxWorks e RTEMS para as operações mais críticas. Qualquer outro software a que estejamos habituados não consegue concorrer com os dois RTOS (baseados em Unix) na resolução de problemas e olhem que lá em cima há bastantes.

      Fiquem bem,
      Pedro Coelho

  11. Mas também é verdade pura que a microsoft é a que fez mais ao longo dos anos para termos está tecnologia toda actualmente.

    • Olha que a realidade não será tão linear quanto isso.

      A Microsoft foi a que conseguiu colocar o seu sistema operativo nas massas…mas houve certamente quem fez mais pela tecnologia para que a possamos ter hoje da forma que temos…

      • a Apple fez bem mais que a microsoft, até porque foi precisamente a microsft que copiou a apple, apple essa que comprou licenças à xerox. mas há tantos outros… todos tiveram o seu papel. infelizmente a que mais se espalhou foi a que menos interesse tem pelos clientes, tal como se vê agora, no windows 8, em que o sistema envia para a microsoft o registo de tudo o que é transferido e instalado. isto para não falar no sistema de licenciamento das OEM que a MS tem para as BIOS novas que, basicamente, impede que as pessoas instalem o sistema operativo que quiserem no pc.

        • a Apple a unica coisa que fez pela tecnologia foi aumentar sem motivo o preço de hardware sem dar justificações para isso…queres usar o sistema operativo deles tudo bem estás em tua plena liberdade para isso obviamente mas dar dinheiro por macs? Não consigo perceber como é que as pessoas caem nesse markting parvo de pagar + por -

        • Substancia isso, andas a dizer mentiras.

    • So ser for pelos jogos e facebook, de resto

  12. Haters gonna hate.

  13. Só digo isto: Tadinho do meu mac book pro ao pé do meu desktop com win7.

    • Se queres ir por ai… tadinho do teu desktop win ao lado de um Mac Pro topo de gama… (nao macbook, mas sim as torres)

      Alem disso, nao é só pelo poder, mas sim tambem pelo desempenho. O osx é de longe mais estavel, intuitivo e fiavel que o win7. Digo isso de experincia, que tenho os 2. duvido que tu tenhas um mac para poder falar de experiência, ne!?

      Sou editor de video, e nem me aventuro profissionalmente a editar em ambiente windows. Simplesmente uma lotaria ao nivel da estabilidade… Nao é a jogar e a ir ao facebook que realmente consegues ter noçao… É sim a puxar por ele dias seguidos…

      • É um facto. Para edição de vídeo e som, é ” o preferido” por muitos profissionaos do ramo.

        Para engenharia que é o que se está a falar aqui ou não estivessmos a falar da NASA, seja ele qual for o Mac, há sempre um PC mais potente. E uma gráfica que destroi por completo o desempenho do Mac. Já para não falar em cálculo.

        São máquinas fantásticas os Mac Pro. brutais mesmo. Tive até á pouco tempo um aqui em casa (minha irmã) e como dizes e dizes bem, para editar vídeo, som e imagem é sem dúvida uma excelente opcção. Para engenharia… não serve

        • claro que serve. se até os componentes são os mesmos que os dos pcs. claro que nos pcs a fiabilidade e estabilidade são bastante menores. é por isso que são melhores para “engenharia”?

      • Duvidas mal, tenho um mbp i7 de dois núcleos que custo 1500€ que basicamente serve para live acts.
        Pelo mesmo preço o desktop com i7 com 6gb ramm e ssd dá um baile ao mbp, nomeadamente a renderizar video.
        Cada um tem o que quer e o que gosta, haja dinheiro… e ja fiquei pendurado em pleno live act com o mbp a dispara temperaturas de 80 e tal grau Celsius.Btw, há aplicações nativas que demoram uma eternidade a abrir.
        Não tenho nada contra os mac useres, simplesmente não estou convencido!
        Pelo preço que pedem, acho um exagero. Dificilmente terei um iMac em detrimento de um bom desktop pc.

      • Dá-me o dinheiro que estouraste nesse Mac e vais ver o maquinão que fica…
        Estabilidade? Isso já há muito tempo que está ultrapassado, já não é o centro da questão.

        • Um anos de pois tens um caixote de peças, num Mac continuas a ter um… Mac… vais ao mercado e vês o que recebes se o quiseres vender…

          Coisas da vida meu caro ;)

          • Epa Vitor esse argumento é tudo menos válido… Tens um Mac até a Apple decidir deixar de dar suporte e limitar-te o SO e as aplicações que podes usar… Ora vê o caso de quem comprou os MacPro com g5 deu um dinheirão por eles para depois unilateralmente acabarem com o suporte. E estamos aqui a falar de uma marca que limita o hardware… Seria assim tão difícil para a Apple continuar a suportar os clientes que despejaram rios de dinheiro para adquirirem os Macs? E a questão do caixote de peças, se calhar vende-los com mais facilidade que o mac. Ninguém quer um Mac usado :P Se é para mostrar tem que ser um novo ;)
            Depois tens a questão da garantia. Até no momento de venda são desonestos e tentam dar a volta ao cliente para venderem o care pack.
            Falta de consideração para quem lhes dá dinheiro…
            Volto a apelar para acabar-mos com estas guerrinhas inúteis.
            ;)
            Vamo-nos basear em factos e tentar por as preferências pessoais de lado :)

          • Tiago Chaves é isso, cada um que escolha o que mais gosta, o que prefere, o que pode comprar, o que entende ser o mais indicado. ;)

  14. “Os Macs ajudaram e foram determinantes à colocação do projecto Curiosity, que custou 2,5 mil milhões de dólares”

    se não usassem macs faziam o mesmo e a factura tinha sido muito mais leve, já para não dizer que não tinham que correr as aplicações em emuladores. :P

  15. Então e o Zx Spectrum que ajudou a NASA no controlo da nave que foi à lua (aldra, já alguém falou em cassetes) e ainda fez streaming de som e video para a terra.

    Isso é que era um grande computador.

  16. Alert Troll detected, here!
    V.M. já agora, isso para um user comum faz sentido? E não, a NASA não arrisca em segurança, como todas as Grandes Empresas tem as suas “manhas” ou seja, o seu bem saber.
    Estes não estão expostos ao sol. Epá, até me constipei, deve ser da sombra destes lados!

    Stay alert!

  17. É bem verdade, fazem dos Mac uma coisa de outro mundo. São bons sim, mas daí até: “foram determinantes
    à colocação do projecto Curiosity”, entre outras ….
    Enfim, não quero ofender ninguém, mas porquê esta publicidade toda a uma empresa?

    • Hmmm isso tens de perguntar aos engenheiros da NASA. Repara no vídeo e o artigo constata isso mesmo, grande parte dos intervenientes usam Macs.

      Porque será?

      Já a malta da Google é tudo Macs, porque será?

      • Porque querem gastar mais para ter o mesmo…
        Linux não lhes servia…? Duvido que não servisse.

        Provavelmente já estão a sentir os efeitos do Pós-Jobs. Nota-se que já se agarram a números e a “eventos” destes.
        No outro dia foi uma notícia sobre números, ou seja, que a Apple, só com o Iphone, facturava mais do que a MS toda com os seus produtos todos.
        Agora é isto…
        Foi-se o Jobs, foi-se a Apple! Acreditem. Ele era o mentor, o cérebro por trás de tudo.
        A partir daqui vamos ter o declínio da Apple. Chamem-me pessimista ou hater, mas daqui a 10 anos voltamos a esta página e comparamos a realidade com o meu comentário…

        • Pois é isso, tem-se notado. Aliás profetas da desgraça como tu… apareceram logo no dia que o Steve morreu… ou até antes e hoje a Apple vale muito mais que naquela altura.

          Deixa-te disso homem, usa o que melhor de serve não profetizes o mal dos outros ;)

          • Profetizo, mas não desejo. É bem diferente :)

            E quanto à Apple. Vítor, sabia que uma estrela, antes de morrer, incha, cresce, brilha muito mais do que o normal..? :P
            Ah pois é..são as Leis do Universo.

          • Olá Caro Vitor,
            Antes de mais deixa-me dizer que admiro muito o teu trablaho bem com da restante equipa pplware.
            Atenção que o que o wishmaster disse não é de todo tolice. A era Jobs ainda se sente. O problema será quando as suas ideologias deixarem de ser relevantes como o são agora. Tenho a certeza de que a presença e mão de Jobs ainda se fará sentir por uns tempos … mas não será eterna.

          • JR olha que é natural que uma empresa se ressinta quando um líder carismático desaparece, mas um líder da talha de Steve Jobs… deixa legado e acredito que esse legado possa levar por muitos anos a empresa a outros voos mais audazes.

            Alias o seu legado está já a dar frutos, com esta vitória sobre a Samsung, lembras-te do que Jobs falou acerca da batalha contra o Android?

            Mas há mais, a empresa tem o seu próprio corpo intelectual e entendo que deixou há muito tempo de depender de Jobs e vemos isso nos produtos que hoje são projectados e que veremos daqui em diante lançados no mercado.

            Alguns que fazem parte de rumores, por norma com bastante certeza de mercado.

            Mas… o futuro a Deus pertence e como tal, vamos deixar o rumo das coisas fluir e depois falamos.

            Quantos não profetizaram o fim da Apple quando esta perdeu Jobs nos anos 90? E o que aconteceu?

            Vamos aguardar para ver ;)

  18. QUE TENDECIOSO é este artigo. Deferia haver moderação na colocação de artigos aqui no pplware… A NASA não usa MACs quando precisa de processamento ou de fiabilidade, utilizam muito Solaris e vários SOs Linux.

  19. Apple possui um contrato com o governo americano – http://www.apple.com/r/store/government/

    Não foram escolhidos pela confiabilidade e sim pelo preço.

  20. Agora que reparei quem foi que colocou o artigo (Vítor M.) já não fico admirado com o teor do mesmo….

    • Tem sido uma constante ultimamente… apesar de ser utilizador Mac OS X estes ultimos artigos acerca dos mesmos têm sido de uma cegueira tal que faz parecer mal a quem no o usa e daí o apelidar de “fanboys” cada vez ganhar mais peso…

      • Ui tanta agonia. Foi apenas uma constatação que alguns jornalistas da Tauw, mas ao que parece deixou alguns cheios de comichão. :)

        Na verdade de virem o vídeo está presente a realidade descrita no post e nada tem a ver com uma qualquer opinião mas sim ima constatação do que podes ver.

        Mas se te fez assim tanta comoção. Será por não teres um Mac?

        Paciência.

        • Lá vem a vaidade…tão comum nos utilizadores de equipamento Apple.

          • Vaidade? Não, nem por isso, eu apenas respondi á tua falta de objectividade quanto ao assunto.

            Se estamos a falar em termos da utilização por partes dos intervenientes da Nasa, nessa missão, porque raio vens tu falar de bugalhos?

            Se aqui é vaidade daí será distracção?

          • Vaidade e arrogância ( salvo raras excepções) é quase um requesito para um utilizador de equipamentos Apple…

          • Nuno, nada disso. Repara que um user Apple não se aborrece com os outros users de outros sistemas, até agradece que existam pois também os pode colocar num Mac, por exemplo um Windows.

            Já o inverso, qualquer outro user, não suporta a ideia da Apple ter nalguns segmentos um grande protagonismo e ser mesmo quem determina tendências de mercado.

            No entanto, e como temos visto, no segmento smartphone a Apple lidera em tendência, influencia e vendas, desde que lançou no mercado o iPhone, nos tablets até hoje não tem concorrente e já lá vão uns anos que o iPad está no mercado, agora a Apple foi considerada a marca que mais produz computadores, é a empresa que melhor construiu até hoje um ecossistema para os seus clientes.

            Achas isso arrogância?

            Eu não, entendo que é trabalho e qualidade.

            Ainda tem muito o que lhe dar para, em termos de abrangência, ter um SO como o Windows, mas no resto… está no topo.

            Não concordas?

      • PROMOÇÃO, caro amigo! Chama-se PROMOÇÃO! Ou num termo mais pomposo: Marketing.

    • Miguel ao menino Jesus pede um Mac, já que o teu problema é a soberba, um pecado mortal. Fala-se num cenário concreto e como não tens nada de jeito a argumentar dizes coisas sem nexo.

      Fala sobre o que vê no vídeo e sobre os artigos que estão em causa e deixa lá a ânsia de teres um dia um Mac.

  21. Na 1ª foto, no canto inferior direito, parece-me que está um fulano inteligente :D

    O pc dele é um thinkpad da IBM/Lenovo. Estarei enganado?

    • Sim também há quem prefira outros sistemas ;)

    • os thinkpad não sãod a IBM à muito tempo. valiam a pena quando eram, é verdade. agora não. mesmo que não gostemos, os unicos portateis decentes são os da apple. isto por causa dos ecrãs, visto que todas as outras marcas apostam em ecrãs de má qualidade, com pouca resolução e formatos inuteis (16:9). pelo que vi, a hp foi a ultima a deixar-se levar pela moda dos ecrãs-lixo. eu prefiro a asus, sinceramente, mas o meu proximo portatil vai ter mesmo que ser apple. a não ser que se metam a fazer ecrãs da treta, como os outros. aí volto aos desktops. lol

      • Agora quem está a ser tendeciosa? Claro que numa media markt ou lojas do género não os encontras mas se procurares bem vais ver que há pc’s com ecrãs superiores ao mac…
        Claro que se estás a comparar um pc de 599 com um macbook pro ai ganha de certeza o mac mas se subires para o patamar de preço do mac pode ser que te surpreendas.

        PS: Se for preciso ajuda posso indicar alguns modelos ;)

      • LOLOL Só dizes asneiras, é por isso que as equipas de F1 usam todos Lenovo… Não te trates não.

      • @Ana, eu sei que os thinkpad não são da IBM que vendeu essa divisão à lenovo, mas o design é identico daí eu ter colocado IBM/Lenovo. Pode ser de uma marca ou de outra, certo? Se for IBM será um modelo antigo mas certamente que poderá funcionar, ou não?

        Agora dizeres que os Lenovo não valem nada, só demonstra o quanto percebes dessa marca. Eu digo-te que são muito bons. Se quiseres acreditar, acreditas.

        E dizeres que os unicos portateis decentes são os apple… LOLOL Qual é o problema das resoluções? 1600×900 não te chegam num ecrã de 14? A Lenovo tem thinkpads assim :)

        E olha, estou a responder do meu macbook pro :P

    • Provavelmente já foi despedido … LOLOLOL

  22. J agora podiam ter dito que a Critical de Coimbra tb trabalha com a nasa….

  23. Só pelintragem. Nada de MacBook Air, o único computador de jeito segundo o Linus Torvalds.

  24. Arcadiy Kulchinskiy

    loool. Sinceramente, Vitor M. quanto é que te pagam para estares constantemente a fazer propaganda à Apple?

    Aposto que se na NASA utilizassem Windows (e aposto que utilizam), de certeza que não ia aparecer aqui um post de que “Os SO Windows que ajudaram à NASA colocar o curiosity em Marte.”

    • Nem mais…Pena o adblock não funcionar aqui!

    • Ate que tens razao nesse ponto… Tambem nao tou a ver aqui i vitinho a perder tempo a escrever isso ;-)

      Mas tambem, se o NASA funcionasse em windows, a porra do foguete estava nesta hora em plutão ou se tinha despenhado uns segundos depois…

    • A Nasa utilizar o sistema operativo utilizado por cerca de 93% da população mundial, não me parece que seja grande motivo de notícia.
      Mas utilizar um sistema desconhecido para a maioria das pessoas, já me parece que seja um bom motivo de notícia. Não vejo qual o espanto.

      • Arcadiy Kulchinskiy

        Pá, o Sistema Operativo Mac não me parece tão desconhecido quanto isso. Mac é bem famoso na America e também é bem famoso na Europa. Se a notícia fosse escrita sobre Linux, não me espantava porque sim, poucos conhecem o Linux.

          • Arcadiy Kulchinskiy

            Eu disse que poucos conhecem o linux e não poucos sabem que linux existe. Maioria sabe que Linux existe, agora usar está lá quieto.

          • Arcadiy Kulchinskiy mas tu sabes lá do que falas.

            És um autentico fala-barato, só atiras postas de pescada.

            Antes de comentares, primeiro aprende, estuda o que se está a conversar.

            dizes baboseiras atrás de baboseiras e é que não sabes mesmo de nada.

            Que raio, estes miúdos de hoje, não sabem inteirar-se primeiro dos assuntos antes de falarem, depois só dizem besteira.

    • Arcadiy, a mim não pagam nada, alias eu até nem estava ali na sala de operações.

      O facto é que se está a constatar um cenário que, juntamente com dados de mercado, que nos dizem que a Apple é actualmente a maior fabricante de computadores, importa frisar e dar a conhecer o que poderá ser um importante sinal nas alterações de consumo.

      Como no passado muitos como tu criticaram o facto de dizermos que a tendência seria para os desktops serem substituídos pelos dispositivos portáteis, essa é realidade de hoje e até são os tablets que assumem esse encargo para futuro. Mas lá está, o mercado veio aos poucos a dar esses sinais, assim como o fez quando o Windows Mobile perdeu o mercado.

      Povo obtuso como tu, não percebe esses sinais e não entende que é importante falar nestes cenários que começam a ter influencia no mercado de consumo.

      Mas lá está, tu és apenas tu, verdade?

    • Boa tarde ,

      Penso que existem comentários que são desnecessários , e sinceramente não sei se percebes que ao fazeres este comentário está praticamente a chamar de desonesto a alguém que por muito tendencioso possa ser tem as suas convicções como todos nós , se reparares praticamente todos os comentários acabam por de uma forma ou de outra terem a tendência das nossas preferências mas isso não significa que sejamos desonestos , significa simplesmente que temos as nossas paixões e isso até pode ser saudável .

      Aceitem os meus sinceros cumprimentos

      Serva

    • Nem mais!

      Ficam com uma lavagem cerebral que até mete dó!

      tenho alguns amigos que padecem dessa maleita. Não se limitam a utilizar, em silêncio! Não! lol
      Impingem aquilo. Vendem o produto como se fosse deles. Incrível…

      Eu cá tenho preferência por uma marca de computadores, por SO diferente daquele com quota de 93% e por um browser que tem para aí 1,80% de share lol

      E sabem que mais? Não ando a apregoá.lo aos 4 ventos nem a embelezá-lo como vejo a fazerem os fanboys da Apple. Mas pronto, temos que os aturar…o que havemos de fazer?
      acho que a diversidade de sistemas, de escolhas, etc é muito saudável.
      Agora, se me perguntarem se os comportamentos dos adeptos da Apple é saudável, na minha opinião, sinceramente, não acho…

      Isto para não entrar na polémica do iPhone, que está na moda…

    • Arcadiy Kulchinskiy, se fosse um outro sistema operativo, faríamos na mesma um artigo. Do ponto de vista de “cultura” tecnológica, esses são assuntos sempre interessante.
      Em tempos, escrevi estes sobre Linux

      Linux domina no segmento dos supercomputadores
      http://pplware.sapo.pt/linux/linux-domina-no-segmento-dos-supercomputadores/

      IBM Sequoia – O computador mais potente do mundo
      http://pplware.sapo.pt/high-tech/ibm-sequoia-o-computador-mais-rpido-do-mundo/

  25. Espero que o meu comentário seja útil, pois sou um utilizador do pplware desde sempre, embora não escreva muito por aqui..

    O que pretendia(e penso que outras pessoas também), era que voçês soubessem equilibrar um pouco a matéria, no que diz respeito a Windows/Mac ou mesmo Android/IOS.
    Não falem repetidamente desde ou daquele, falem com moderação, sobre todos.

    São só os meus 2 cêntimos.
    Este Forum acompanha-me no dia-a-dia desde sempre.

    Cumprimentos a toda a equipa, em especial ao Vitor pela criação do mesmo.

    Abraço

    • Viva Pedro, em relação aos temas, Apple é o que se fala menos. Se reparares Android é dos temas mais falados, mas antes disso temos Windows. Desde 2005 Windows, Linux, Android e só depois Apple… por esta ordem.

      Agora, fruto dos tempos, Apple subjects estão a crescer, assim como Android, mas faz parte. Windows Phone, Facebook… é o normal percurso do mundo da tecnologia.

  26. Esta notícia é no mínimo de “chorar a rir”.
    O que se vê são laptops onde estão a acompanhar a missão. A ver Streaming em directo e até podem estar a controlar alguns parametros…

    E então isto é que faz com o que a Apple tenham sido a base para o Curiosity?

    LOLOLOL. Qualquer Engenheiro de qualquer área, está a rir-se até chorar com isto.
    Ainda gostava de saber se foi nos Apple que foram feitas as simulações de fluidos, rigidez, fadiga, design e concepção de um projecto destes. Enfim…

    • Nas escolas portuguesas também foi “escolhido” o Magalhães.

      Agora a sério, alguém com 2 dedos de testa, não percebe que os que se passa são concursos públicos e que a Apple deve ter ganho por ter a proposta mais barata (para esta salinha de monitorização?

      Eu gostava de conhecer UM engenheiro mecânico que projecte em OS Apple. UM. Um engenheiro que faça desenvolvimento e simulações de mecância estrutural, fluídos, etc num Apple. Se o faz é parvo ou então é amante de pouca performance. A Apple tem sem dúvida excelentes produtos. Excelentes OS e junto a isso tem um aspecto bonito. Mas para trabalhar a sério em engenharia ninguém usa um Mac. Se essa sala está cheia de Mac’s, as outras 300 salas quem compôem um projecto desta envergadura está cheia de DELL’s com OS’s non-Mac.

      • DELL? LOLOLOL podias falar em qualquer marca….mas DELL? DELL é só, a par da ACER, a pior marca de computadores à face da terra. aquilo nem para aterros serve. viram a barraca q foi quando aconteceu o problema dos condensadores? aquilo devia ser considerado material perigoso, de tão mau que é.

        • Ana por acaso tou curioso com as tuas experiências informáticas. Dell é mau? Acer é mau? Quantos 1690s ainda não estão hoje por ai a funcionar? Quantos Latitudes? Parece que te baseias na mentalidade do rebanho.
          Antes de dizerem que marca X é má e marca Y é boa há que ter bases… Se comparares o volume de vendas da Acer e da Dell com o da Apple em computadores ( sim computadores, não como algumas estatísticas que incluem os iDevices) se calhar chegas a uma conclusão interessante. Segundo temos o preço médio de venda de cada computador e compara esses esses 2 critérios.
          Até à bem pouco tempo em termos de criatividade os Macs eram reis e senhores, mas de momento já muito boas alternativas no mercado para pc ( e conheço muitos editores de video, e produtores musicais que trabalham com pc todos os dias e não é por isso que a produtividade é menor ).
          Acabemos com as guerras de marcas, porque no fim o que interessa é que a concorrência seja motor para inovações e vantagens para os clientes.

          • Eu sou o honroso cliente de um 1690…tão fracos que são que…não avaria lol….server para quando faço testes em sistemas aqui em casa…

            cmps

        • Ana Santos ,

          Boa tarde , o problema da Apple que também acaba por ser a sua virtude na maioria dos casos é que são maquinas que não são versáteis tens um produto INBOX que não podes sequer substituir o que quer que seja e isto como compreenderás para processamento A SÉRIA não podes usar Mac , para isso existem os supercomputadores que certamente a Nasa também os terá para fazer os seus cálculos nanométricos .

          Claro que para servirem de monitorização serão boas maquinas como muitas outras não Apple .

          Cumprimentos

          Serva

          • Serva, não te esqueças que para isso existem os Mac Pro (torres) altamente configuráveis e escaláveis.
            São muito usados no CERN (a par de outros computadores e outros SO’s). O Brian Cox, por exemplo, usa uma bateria de 10 Macs Pro no CERN.

          • Boa tarde @Bónus , não tinha conhecimento que o Bian Cox tinha 10 macs em linha , certamente que haverá gostos pessoais para tudo , eu já várias vezes escrevi que SOs baseados em Unix são muito estáveis o que me faz não migrar para o OSX é a política da Apple e a falta de liberdade de escolha dos componentes que tenho com o Linux e a depois toda a panóplia de programas a custo zero , para além disso tal como nos anos 70 a Apple era um símbolo de irreverencia e de inovação , hoje vejo a Apple como uma corporação Ultra Capitalista que nem sequer paga bem aos seus Engºs nem empregados se compararmos aos outros 2 gigantes da tecnologia Microsoft e Google , esse para mim é um problema que me impede de aceitar a Apple de bom grado no meu dia a dia , o ecossistema que a Apple tem é todo virado só para os possuidores de Idevices e isso é outra coisa que também não aceito quando a estandardização devia ser um esforço colectivo .

            Aceita os meus cumprimentos

            Serva

  27. Os equipamentos da Apple inclusive os mais de que aqui se está a tratar são indiscutivelmente bons, têm as suas vantagens e igualmente as suas respectivas desvantagens, dicas assim como qualquer portátil ou PC. Não se trata do facto de que os investigadores da nasa usarem macs que o

  28. Não sejamos ingénuos o que cria produtividade são os softwares que se instalam nos SO e as pessoas.

    Num mundo em que 90% das maquinas correm sistemas windows estar a fazer barulho com que maquinas usam estes ou aqueles parece uma parvoíce.

    Ainda ninguém criou um sistema tão acessível e tão abrangente em hardware e software como o windows.

    Porque têm de provar tanto sobre as capacidades do OSX? um SO que esta preso a X ou Y hardware e que nem sequer podemos instalar em qualquer maquina…

    Os apple não deixam de ser produtos de nicho com muitas vendas, a sua estabilidade nasce da sua limitação ao hardware para que foram pensados. As maquinas chamadas PC também não têm a mesma estabilidade,depende da conjugação de hardware e das drivers.

    Existem entusiastas informáticos MAc? quando os entusiastas gostam de definir as suas maquinas e monta-las?
    Comparar Mac para mim é como comprar HP(etc) com um sistema proprietario nas suas maquinas, onde está o espaço para personalizar? e onde está a flexibilidade de usar essa maquina para fazer tudo o que quero seja jogar, seja fazer renders, seja fazer contabilidade?

    Lá pelos trabalhadores da Nasa usarem Macs fazem deles uma referencia?

    Poderia usar OSX caso me oferecesse a flexibilidade em hardware/software de um Windows ou até Linux. A partir do momento que para exercer aquilo que faço e gosto de fazer tenho de instalar Windows num Mac tudo deixa de fazer sentido porque não só gasto mais dinheiro como não tenho o mesmo hardware à disposição ou variedade dele.

    Correr windows é tão usual que não cria noticia o problema é como e porque o windows chegou a 90% de mercado quando muito tempo dessa conquista ele até tinham muitos problemas de estabilidade.

    • Concordo com o teu comentário.
      O OSX só pode realmente comprovar que é um sistema operativo capaz e estável quando puder ser instalado em qualquer computador como acontece com Windows ou Linux. Até lá tudo o que digam sobre o seu desempenho e fiabilidade tem de ser relativizado. É muito diferente ter um OS que é optimizado para o chipset X, processador Y e placa gráfica Z, do que ter um OS que tem de levar com todo o tipo de hardware, muitas vezes com drivers feitos às três pancadas.
      Por isso, se a Apple quer mesmo comprovar a superioridade dos seus OS permita que sejam instalados em qualquer hardware. Nessa altura poderemos comparar coisas comparáveis. Até lá é só troca de flames entre fanboys das diversas barricadas.

  29. Para quem gosta de astronomia e uma boa música calma para trabalhar, aconselho vivamente a Mission Control da Soma FM:
    http://somafm.com/missioncontrol/

    • @Bonus ,

      Já estou a ouvir eu adoro Astronomia , uma das cadeiras que acabei por fazer só por querer saber um pouco mais sobre o Cosmos foi a cadeira de mineralogia que inclui no seu programa o estudo do nosso sistema solar .

      Obrigado pela dica .

      Cumprimentos

      Serva

  30. Epa sinceramente tenho Mac e não sou afectado por esse bicho que afecta a maioria dos Mac users. Ok, usam Mac? Porreiro, mas não me venham dizer que foi isso que originou o sucesso da missão.
    Sinceramente não entendo esta necessidade de estar sempre a colocar os Macs num pedestal. Tenho um, até prefiro em relação a outras coisas (e fui Linux user durante ANOS), em termos de integração com os restantes devices não tem comparação (e não possuo nenhum), etc, etc.
    Se fosse um artigo igual mas em vez de Mac estivesse escrito Windows 7 ou Linux, seria igualmente ridículo.

    • Aqui o curioso é mesmo a quantidade de Macs que existem naquela sala de controlo ;) obviamente há uma influencia directa, mas como é normal, está por trás todo um sistema que a NASA utiliza que não é Mac OS X.

  31. Jogada de marketing da apple. Qual seria o retorno caso a apple tivesse oferecido os equipamentos à nasa? O que é que a nasa recebe em troca da publicidade? Evidências!

    • Não penses nisso. Não te esqueças que o preço de um Mac lá versus o que eles auferem fazem dos Macs máquinas apetecíveis até no preço ;)

      O resto está mais que explicado, é escusado escavar argumentos falaciosos.

  32. “Os Macs que ajudaram a NASA a colocar o Curiosity em Marte” mas quê, o robot corre OSX? Corre nos servidores da NASA?

    É usado pelos engenheiros da NASA como qualquer outro modelo de portáteis duma qualquer outra marca. Também há engenheiros da NASA no video que usam Thinkpad, também vamos ter um artigo com isso?

    Usando a analogia cliente-servidor, os Macs (sim porque no video também aparecem portáteis doutras marcas) são meros clientes. Acedem aos sistemas e software que realmente importa e esses sistemas/software é que merecem destaque.

    E já agora, Macs são apenas portáteis e felizmente nesses portáteis também se podem instalar outros sistemas operativos tanto em bare metal como virtualizados.

    Dizer que determinados modelos de portáteis ajudam a NASA a colocar o Curiosity em Marte é no minimo descabido para não dizer ridículo.

  33. Se em vez de Macs estivessem a ser usadas outro tipo de máquinas neste vídeo e nestas imagens iam escrever um artigo a falar da importância dessas mesmas máquinas? Não me parece.

  34. Mas… alguém acredita nesta viagem a marte???

    Não aprenderam nada com a viagem à lua?

    • Sabes que também já pensei nisso?? :D

      Depois do fiasco da Lua tenho muitas dificuldades (embora tente muito) em acreditar nestes senhores (sim, com letra pequena).
      Porque Senhores, são os Russos. Esses é que foram pioneiros no espaço. Os Americanos não passam de amadores.

      Nesta ida a Marte, mostram umas imagens 3D e algumas fotografias e pronto, o pessoal acredita.

      • Boa tarde ,

        Não brinquem com coisas sérias , a minha Avó coitada que já não está entre nós é que tinha esse cepticismo todo acerca da viagem a Lua , agora digam-me lá sinceramente com todos os meios que hoje existem de escrutínio da nossa Galáxia , achas que um planeta tão próximo do nosso não teria já tido contestações por parte por exemplo dos RUSSOS , custa-me ler alguns artigos que revelam grande desconhecimento cientifico e sobretudo conceitos que talvez pudessem encaixar melhor no tempo da guerra fria , é bom que aterrem e leiam um pouco mais e que se actualizem ou então que se calem para sempre .

        Cumprimentos

        Serva

        • Obviamente que muita gente gosta é de ser do contra, como sabes bem. Com tanta tecnologia e conhecimento, admira-me é não sabermos mais sobre o espaço sideral.

        • Então deve ter uma boa explicação para a próxima viagem à Lua só estar prevista para 2020…? 14 anos para preparar uma viagem que já foi feita 15 ou 16 vezes????

          Ah e tal, é por questões orçamentais! (tretas!: os EUA imprimem o dinheiro que querem…)
          Ah e tal, não havia interesse em ir à Lua porque não há lá nada! (tretas!: se não há interesse em 2006 – data do anúncio da expedição – porque haverá para 2020?)

          Poupe-me.

          Nem um foguetão impedem de explodir e de matar vários astronautas (Columbia, recorda-se?!!?!), quanto mais ir à Lua!

          Era possível ir à Lua, sim senhor, mas alguns anos ou décadas mais tarde.
          O Serva sabe muito bem que foi propaganda para arrumar com os Russos, que eram pioneiros na exploração espacial e estavam a dar umas calcinhas aos Americanos. Toda a gente sabe isso…

          E continuo a dizer: os EUA são burrinhos. Importam “toneladas de massa cinzenta”. Quer um exemplo paradigmático? Bomba atómica? II Guerra Mundial? Einstein foi importado.

          E se quiser dou-lhe dezenas e dezenas de casos de superioridade Europeia na área científica…

          • Wishmaster, explica lá então que é que colocou na lua os espelhos que são usados para medir a variação da distância da terra à lua. Essa distância não é medida só pelos americanos. É medida em vários locais do mundo.
            Os quilos de rochas que trouxeram da lua estão espalhados por várias universidades e centros de investigação cientifica por todo o mundo.

            Pelos vistos, os americanos conseguem enganar a comunidade científica em todo o mundo, mas a ti é que não te enganam! :)
            Ehehehehe…

          • Já agora, caso não saibas, é possível ver os carros lunares com o Hubble. Ou será que as imagens do Hubble também são todas montagens? :)

          • Boa noita ,

            O que o Serva sabe é que passados tantos anos da Apolo 13 ter chegado a Lua ainda existem pessoas com estas teorias da conspiração , é claro que foi a política da guerra fria que obrigou os Americanos num esforço titânico a chegarem a lua em primeiro lugar mas com imensos riscos , e como dizes com a grande ajuda dos cientistas Alemães responsáveis pelas bombas V .

            Que os Americanos na sua maioria são burros existem outros que não os podemos colocar neste patamar , e claro estou de acordo contigo com a importação de massa cinzenta de todo o Mundo , o que não posso estar de acordo contigo é sobre essa tua teoria .

            Cumprimentos

            Serva

          • Boas…eu duvido muito que os Americanos tivessem ido a lua primeiro que os Russos.
            em primeiro lugar porque o Director espacial da altura veio dizer que naquela altura os EUA não tinha tecnologia para ir a Lua, em segundo porque foi uma imposição do presidente americano e este disse…não são capazes??então falsifiquem!!!
            em terceiro porque a nasa não tinha tecnologia de foquetes de propolsão capazes de ir ao espaço quanto mais a Lua!!Mesmo com os cientistas “roubados” na segunda guerra mundial…os foguetes americanos rebentavam todos pouco depois de serem lançados e a 1 mês do grande feito tinha rebentado o ultimo…mas um mês depois la estavam eles na Lua, já nem era no espaço…
            quinto, nas supostas e polémicas imagens na lua não há sombra dos astronautas, a imagem parece ser superior a FULL HD nos capacetes dos astornautas(suposto reflexo).
            sexto…imensas pessoas que trabalharam na nasa vem dizer que foi tudo feito nos Enorma armazem nos EUA…
            com estas coisas todas eu acho que será difícil acreditar em uma coisa tão estranha…
            Ainda por cima quando alguém do plano espacial diz que é preciso tantos anos para preparar uma viagem para ir a LUA, quando naquela altura era so estalar os dedos…hummmaqui houve gato vendido por lebre!!!

            cmps

      • wishmaster, grande parte da tecnologia russa, especialmente durante os tempos da guerra fria foi adquirida via espiões russos que roubavam (através de avultados pagamentos) a tecnologia nos EUA para ser clonada na antiga USSR enquanto o povo passava necessidades – um pouco tipo Portugal actualmente…
        Os verdadeiros inovadores e pais das tecnologias míssel e foguetão como conhecemos hoje em dia eram alemães de bases nazi emigrados para os EUA.

        Está tudo documentado na História.

        • @ Bónus

          Até na Época Renascentista já era possível saber a distância que vai da Lua à Terra, bem como da Terra ao Sol… lol

          Venham essas imagens da Lua então, porque ainda não vi nenhuma.

          @ Mário Sousa

          Existia espionagem de ambos os lados. Mas se é preciso demonstrar a superioridade Russa ao longo da História então não tenho problemas nenhuns.

          Só para dar um cheirinho: sabe quem definiu a primeira tabela periódica quando nem sequer havia ferramentas tecnológicas parecidas ao que há hoje? Em meados do Século XIX(!!!!), o Russo Mendeleiev criou a tabela periódica calculando o peso atómiico de cada elemento! Mais, deixou os espaços em branco para novos elementos que ele sabia que existia mas que ainda não tinham sido descobertos!

          Os EUA baseiam-se muito na tecnologia quando devia ser precisamente ao contrário. O essencial está dentro das nossas cabeças…e quanto mais exercitado e formado com educação é, mais potente se torna…em Portugal temos vindo a assistir a uma degradação da educação, quando esta é a base de tudo. Nos EUA existe algo parecido mas também uma cultura da potência e superioridade adquirida pela tecnologia. Basta ver que nos campos de batalha os EUA apoiam-se muito na tecnologia para ganhar e estão agora muito dependentes dela…

          Sabemos que o satélite russo foi colocado em órbita e sobre isso não pairou a mais pequena dúvida. Já a Lua…francamente, tenho muitas dúvidas. Na lógica é que muitas vezes está a resposta e para mim não tem lógica que um programa Lunar tenha de ser preparado com 14 anos de antecedência com toda a tecnologia que temos hoje (40 anos depois!!!!) e principalmente quando já fizeram várias viagens.

          Este dinheiro gasto no Curiosity era muito mais bem empregue nas mãos de cientistas russos ou alemães e até portugueses, porque têm uma capacidade muito superior para encontrar soluções lógicas.
          ah inclua-se a China também. Um povo que é muito desrespeitado mas que é um povo com uma história fantástica a nível de raciocínio e desenvolvimento tecnológico…
          Cumps

    • Ehehe… sabes que eu gosto mesmo é do exercício que a malta faz para chegar a parecer mesmo que não chegaram a Lua, excelente a teoria da conspiração :D

  35. A maioria das vezes nada tem a ver com o qual é mais fiavel ou menos fiável. Tem a ver com frameworks de desenvolvimento que existem mais para um determinado sistema operativo, ou estão mais fiáveis, ou permitem fazer mais qualquer coisa. Se uma equipa utiliza maioriatariamente essa framework, faz sentido o resto da equipa utilizar também. O mesmo é válido para determinados softwares de apoio. Tudo está interligado. É criado um ecosistema de que depois é difícil fugir.

  36. Já entendi o porque de ter sido tão alto o valor da missão, foram as maças….

  37. Boas, vou deixar aqui os meus “two cents” nesta guerra Mac/PC.
    Os Macs são excelentes máquinas (não apenas pelo design), mas os PCs também o são. A instabilidade dada aos PCs deriva mais da enormidade de produtores de PCs e dos seus drivers e não tanto pelo sistema operativo (Windows).
    A fiabilidade dos Mac deve-se a existirem apenas algumas máquinas e todas da mesma marca, por isso pode-se ser muito especifico nos drivers e reduzir significativamente os erros e falhas. No Windows isso não acontece, pois há a necessidade de manter o sistema aberto (embora proprietário) para receber drivers de muitos fabricantes.
    Por outro lado quem utilizou o Windows em ambientes virtuais (Parallels, Vmware, Virtualbox, Xen, KVM, etc.) terá notado um estabilidade que os PCs normalmente não têm, isso deve-se a que as máquinas virtuais emulam um hardware estável com drivers já muito testados.
    Também não é menos verdade que devido à abertura a diversos fabricantes por parte do Windows os seus PCs têm a tendência a poder serem mais potentes que os Mac, mesmo que hoje saia um Mac ultrapoderoso, o próximo só será lançado no mercado daqui a um ano e os PCs no próximo mês já o terão ultrapassado e daqui a um ano já haverá PCs 2 ou 3 vezes mais poderosos.
    Quanto ao suposto fanatismo (ou mesmo fanatismo) por parte dos utilizadores Mac, não sei o que causa, vou-vos deixar uma história:

    O meu patrão era um defensor do Linux, daqueles acérrimos, um dia ofereceram-lhe um mac, bem foi uma viragem de opinião como nunca vi. Não lhe era posto em causa a qualidade do MacBook dele, mas alguns dos argumentos eram tão ridiculos, mas tão ridiculos que até eram motivo de chacota no escritório. Pelo menos hoje em dia já parou de tentar que todos usassemos Macs, é que era muito dificil pois a maioria das nossa ferramentas de trabalho só há ou para Linux/Unix ou para Windows, pelo que teriamos que andar a emular os sistemas.

    Claro que há alguns iluminados que também são fanaticos por Windows e por Linux, mas pela minha experiência, os utilizadores Mac são um pouco mais, talvez devido ao próprio Steve Jobs, que segundo a sua biografia e amigos era um pouco egocêntrico.

    Quanto ao Vitor M., eu não o conheço, mas os diversos anos que sigo este blog, detectei uma grande diferença entre os seus comentários e artigos de à uns anos e os actuais, pelo que acho que está um pouco tendencioso, mas também não conheço ninguém isento seja sobre o que for, nem mesmo eu próprio o sou.

    Fiquem Bem,
    Pedro Coelho

    • Sabes porque hoje são diferentes? Porque hoje temos mais escolha, mais qualidade e temos certamente mais conhecimento, já passei por todos esses sistemas, muitas horas a testar até chegar ao melhor sistema.

      Caríssimo, os anos passam e vamos ganhando experiência e… cabelos brancos ;)

      Abraço.

  38. Lá vêem os tesos criticar a Apple. Eles queriam ter um, mas falam mal pq não ha guito para comprar. Rendam-se ao poder da maçã e estejam mazé calados.

    =)

    TRUE STORY MA BOYS

    • Antes de tu teres nascido já eu tinha um apple, e jurei para nunca mais. Atualmente dou-lhes crédito pelo design, materiais usados nos equipamentos e pela qualidade gráfica, de resto ainda não me seduzem.

      nota: recentemente reparo no uso crescente de mac pro de alguns docentes na faculdade que frequento, pelo que vim a saber são-lhes atribuídos a custo zero para os influenciarem no leccionamento de objective c.

    • amigo i, acho que a ti ainda te falta o Ó, dinheiro felizmente não me falta, até porque sou dono de uma empresa, tenho muitos computadores o cheguei a comprar um mac para o meu gabinete o qual dei depois a minha filha, claro que é bom minguem pode dizer o contrario, se é melhor que o resto? não, longe disso, e se fizermos a relação preço qualidade ficasse sem comentários, a apple tem qualidade sem duvida mas ficasse pela embalagem, fica pelo aspecto, vende muito por isso, e pelo preço, e vai o pessoal as lojas fazer crédito para comprar um pc por 2500€ porque é bonito, mas não faz mais nada que um do mesmo tamanho que custe 500€, e por isso esta a apple se está a dar vem no nosso país, o pessoal só olha ao aspecto, pode não fazer mais nada com ele alem de actualizar a pagina do facebok e ler emails mas (é num mac)

    • Só elitismos…nada mais ;)

      Só se for pelo design, que é puramente subjectivo.
      A Asus monta PC’s de gamming que abafam qualquer Mac (Apple)…sim qualquer um… e nem precisamos de ir ao “topo de gama”. Com o mesmo dinheiro de um Mac compras um excelente portatil e muito provavelmente, se quiseres, ainda instalas o MacOSX.

    • “Lá vêem os tesos criticar a Apple” queres ver por exemplo o Samsung Galazy SIII não custa o mesmo? isto há cada um, e não não quero 1 apple, podia ter o iphone 4 por 250€ porque o dono comprou 1 Galaxy S3, e não o quis, portanto cala-te tu.
      Este deve dos tais que mostra um telemóvel caríssimo e come latas de sardinha em casa, tu és um teso de mentalidade!

  39. apesar de gostar da apple e do sistema baseado no nextstep prefiro o linux redhat AS para missoes criticas com o kernel personalizado e so por cli…

  40. Vitor, posso dizer-te que o facto da grande maioria do pessoal da Google no meu office usar portatil Mac é mais por questões de estética. Para o trabalho propriamente dito, não usamos Mac OS.

    • Ó é porque sim ;)

      Não é isso que se consta, aliás os “donos” do Google são fanáticos utilizadores Apple, como eles próprios confessaram, até o Steve queriam lá dentro ;)

      O resto é muita conversa ;) e sabemos bem do valor das coisas, verdade?

      • Os executives até podem ser fanáticos pela Apple.. não sei, eu sou “pequenino”, não lido com eles :p

        Aquilo que disse foi-me transmitido por alguém que trabalha cá há muitos anos e é aquilo que vou verificando também. Eu tenho um portatil da apple. Há coisas que gosto, há coisas que me deixam muito a desejar.

        Como deves compreender, eu não posso entrar em grandes detalhes. Apenas reforço a ideia que queria transmitir: lá por se usar portatil da apple, não quer dizer que se use o seu sistema operativo.

  41. O que me admiro é porque vem sempre com os mesmos comentarios de treta… Cada um utiliza a marca e modelo que quer, e mais importante do que isso, o que pode comprar…

  42. A Apple tem acordos governamentais com a NASA, fornece equipamentos com desconto a todos os funcionários (17%) [1], apesar de explicitamente ser referido que os equipamenos são para uso pessoal, graças ao BYOD (Bring Your Own Device), pode ser uma das razoes para o uso de tantos Macs.
    O Curiosity Rover utiliza um PowerPC G3 @ 200Mhz devido ao baixo consumo e resistência às altas radiações, a titulo de curiosidade, apesar de tanta fiabilidade e tecnologia, em Marte não há GPS, o Rover utiliza marcações nas rodas para medir distancias percorridas, calculando as rotações das rodas e diâmetro das mesmas.

  43. Não estou totalmente de acordo com o que é aqui dito… e tanto é que nos vídeos onde se vê toda a preparação do rover em terra desde testes, simulações e etc.. tenho visto linux e windows na sua grande parte… e seria mais correcto um titulo tipo este

    “Engs da NASA que colocaram Curiosity em Marte, têm preferência por macbook”

    e mesmo assim o titulo não expressa a total verdade… pois o que vemos ali não é o staff que colocou o rover em Marte mas sim a equipa de “Flight Control”

    só um aparte se os mac são assim tão bons… porque é que não se vê nenhum na ISS ??? porque não se vê nos centros de controlo espacial… fica a duvida no ar…

  44. Sem duvida um bom article, nao e nada de supreendente neste dias que correm e a guerra mircrosft Apple e so feita por fan boys dos dois lados, mas pronto e na Apple maioria dos Mac’s veem com Parallels or VMWare para se usar Win…
    Trabalhei para a Apple e sei como as maquinas vem equipadas para as pessoas que trabalham em determinadas areas. Esquecam guerras Apple Microsft e afins… uma precisa da outra para viver e fazerem melhor e demais isto nem devia ser grande novidade Apple neste momento e quem os professionais de certos ramos(research, engineering, medicine) etc etc confiam mais… e ate quem anda sempre as cabecadas com a Apple usa Apple…. IE Google onde eu trabalho neste moment so tem IMAC’s MBpro Mac Pro.

    Sorry for the “Portuguese”, stupid keyboard and lack of practice next time I will do it in English will be easier.

  45. Pois e o mac nao falha!!?? Faltava so dizer que e melhor que o Linux, e que o SO do robozinho ero o IOS e a linguagem utilizada para programar o AI do robozinho Objc.

    Fanboys.

  46. Oh pah… A sério!?

    O que aparece nas imagens são os portáteis pessoais dos funcionários. Como são verdadeiros hipnerds ricos, têm de ter macs para mexer nos facebooks e twitters e mais não sei quantas redes sociais da moda.

    Os desktops que são usados pela NASA para as missões e tudo o mais são os “fixos” que estão nas secretárias e nesses não vejo nenhum mac.

  47. Arcadiy Kulchinskiy

    Curto bastante como neste blog se faz a justiça. O autor só deixa passar a crítica com que ele se sinta confortável. O quê? Não tens argumentos suficientes para admitir os meus últimos dois comentários censurados?! Que eu saiba não escrevi nada que pudesse ser justamente censurado. A sério, sim senhor, bom blog, agora como autor e entendedor de algo o que quer que seja, és um ridículo. Nem vou comentar mais esta discussão.

    • Arcadiy Kulchinskiy falas falas e não dizes nada. Tens apenas que falar do tema e não enveredar por argumentos falaciosos e faltas de respeito. Se não sabes estar, se te diminuis intelectualmente ao tentares entrar noutros campos de dialogo… és banido claramente.

      Não te posso deixar expor ao ridículo.

  48. Conheço uma empresa que tem servidores Linux com vários PC´s XP pro, e há dias encontrei o indivíduo que é um “Linux junkie” que me disse ter também alguns Mac´s ligados à rede e que também é bom de trabalhar, quando lhe perguntei se tudo funcionava bem assim, ele disse-me que sim, na rede poupa dinheiro em licenças com o Linux, usa win e mac para servir ambas as plataformas dos clientes, e é preciso ter espírito aberto e gostar de informática…

  49. Por curiosidade venho ler um artigo e deparo-me com “guerrinhas” ridículas sobre SO’s… Liberdade de escolha, é difícil perceber? Cada pessoa compra o que pode e o que quer. Eu usei windows até há 2 ou 3 anos, experimentei mac e não penso voltar para windows,utilizo o computador para trabalhar e tudo funciona na perfeição sem erros, bloqueios ou reinícios. Eu escolho o que me parece melhor para mim, as outras pessoas deviam fazer o mesmo… Se todos gostássemos da mesma cor o Mundo seria uma monotonia extrema.

    • Claro que sim é isso mesmo. Cada um escolhe o que mais lhe serve. O artigo apenas tem como objectivo mostrar uma curiosidade que há uns tempos não era possível.

      Todas estas áreas eram dominadas por outras máquinas. Lembro-me de há uma década ver grandes máquinas IBM nas mãos dos engenheiros da NASA, depois outros sistemas foram tomando este lugar. É um dado curioso e um sinal de que este segmento em particular está a mudar.

      O resto é, como em tudo, muita gente que gostava de ter e não tem, outros que desconhecem o potencial e muitos outros que não entendem estes sinais que fazem parte do crescimento e desenvolvimento de um mercado cada vez mais poderoso.

      Mas, como disse a Maria e muito bem, a riqueza está na escolha diferenciada que cada um de nós pode e deve fazer.

    • O problema não etá em cada um usar o que mais lhe serve ou apetece.

      A questão está em estarem constantemente a rebaixar os outros sistemas e agem como se fossem seres superiores.
      Erros, bloqueios e reinícios??? LOL
      Tem que usar o Seven…
      A estabilidade já não +e um argumento com o pesso que tinha antes. Se há uns anos atrás percebia os utilizadores de Mac, hoje já não percebo e o facto de serem arrogantes não abona nada a favor deles.
      Mais, orgulho-me de não pertencer a essa facção! Deus me livre…

      Eu uso Seven e Linux e devo dizer que para quem quer trabalhar o Seven serve PERFEITAMENTE, seja para o que for.
      Gastam rios de dinheiro nos Macs e com o mesmo preço podem compram maquinões. Vou gastar 1700 euros num Mac? Com 1700 euros faço uma máquina que…Jesus, come o Mac vivo.
      Além disso tenho um amigo que no espaço de 5 anos gastou 1.500 € por causa do Sr. Jobs, quando no mundo pc lhe resolviam o problema por € 200…
      Simplesmente queimou, já passavam dois anos da compra e que remédio teve senão comprar outro!

      Eu respeito-vos, mas não me parece que o “Macworld” faça o mesmo…

      • Não exageres, há respeito de lado a lado desde que saibam entender que quem compra apenas o faz porque entende ser bem gasto o dinheiro e que vale a pena. E um dia, se um dia compares algum Mac, verás que temos razão, até lá, como não sabes, não podes de forma alguma sequer colocar a hipótese de criticar quem o faz. Isso sim é falta de respeito, pois não sabes o que motiva as pessoas a comprarem um sistema que é mais caro. Apenas colocas tudo no mesmo patamar e está errado… muito errado!

  50. Tenho que dar os meus parabéns ao Vítor M. Ele mostrou nos como conseguir aumentar vertiginosamente as views de um site escrevendo um artigo infeliz e sem sentido.
    Parabéns!

  51. Se tivessem usado PC´s ficavam mais bem servidos!

  52. Quando há artigos sobre a Apple, há sempre muito mais comentários e visitas ao site… ;)

    • e a razao disso é porque há muitos fanboys que acham que os MAC sao os melhores pc do mundo etc e em termos para que uma pessoa quer o pc seja para trabalho jogos design por muito menos dinheiro compras um pc com hardware muito superior e melhor!

    • ZiLOG isto é porque existe muita gente que gosta da Apple, tipo um amor secreto, e enquanto não tem um Apple usam uma espécie de argumentação complexa, um tipo de ódio que não se sabe explicar, para fundamentar não se sabe bem o quê.

      Mais tarde, comprar um Mac, mudam de nick e depois dão o braço a torcer, sabem que existe ali alguma magia e que existe diferença, que há aspectos que fazem valer o investimento.

      Depois e se puderes reparar, há uma série de indivíduos que falam mas nunca usaram nem conhecem o ecossistema Apple, falam falam mas de borla, à toa.

      O assunto é sobre “alhos” mas eles insistem em debater “bugalhos”. :D é assim porque amam secretamente a marca de Cupertino, caso contrario apenas falavam da curiosidade que falava no texto, um dado que se vê agora e que há uns anos para trás não se via, tantos Macs em tantos locais “chave” no mundo da tecnologia.

      Se reparares quando há uma visita dentro da Google o que mais vês são computadores da Apple. Dentro das grandes empresas cinematográficas tens Apple inside, nos grandes estudos de música tens Apple inside, os criativos, os artistas, designers, investigadores e até developrs dos mais variados meios investem em material Apple.

      É o que vemos, é a realidade. Não é que os restantes equipamentos não tenham qualidade, apenas existe algo com mais fiabilidade e que permite uma maior amplitude, é por isso que vemos o que vemos.

      Mas… há quem resista e ver estas coisas ;)

      Isto para nós, são importantes indicadores, são importantes chamadas de atenção que nos informam das alterações do mercado, assim como existem outros indicadores que também assinalamos noutros segmentos. Depois cria-se historial que mais tarde suportam o que damos a conhecer, é material muito importante…. são esses indicadores de há muitos anos atrás que hoje suportam alguma informação do presente que mostramos.

  53. Comprem um raspbery pi custa 25€ e faz maravilhas com linux :)

    • E vês bem, muitos Macs e… Windows XP… Então onde está o Windows 7? Linux e afins?

      Windows XP? :D

      Também, claro está, há de tudo, mas as máquinas que se viam ali, na sala de controlo, no momento crucial, eram em maior número Macs, verdade? ;)

      Mas há de tudo na NASA certamente, um pouco de tudo o que de melhor de produz no mundo.

  54. “Pepsodent e Coca-Cola ajudaram NASA a colocar curiosity em Marte”.

    - Grande parte dos engenheiros e técnicos da NASA parece preferir Pepsodent à Colgate e Coca-Cola à Pepsi. Como andam mais contentes corres-lhe melhor o trabalho…

    Vitor.. gostas de MACS usa-os! Agora artigos destes de encher chouriços dispenso. Aposto que não sou o único.

    • Simples, lê os outros. Mas há um facto, é que lês oq ue escrevo, lês estes e os outros ;) embora estejas a dizer que são para “encher chouriços” mas ficaste a saber algo novo e como inteligente que és sabes que… o saber não ocupa lugar e até soube-te bem teres mais conhecimento, verdade?

      Embora digas que não és o único, o que é verdade, basta ver a quantidade deles que leram o artigo, concordaram ou não (pelas estatísticas actuais este artigo foi lido mais de 43 mil vezes) são dados curiosos e que muita gente desconhecia e que vale a pena conhecer.

      São informações, como já referi, pontuais e que marcam gerações. Assim como muitas outras particularidades marcaram o mundo ao longo destas últimas décadas tecnológicas…. assim de repente estou a lembrar-me do meu primeiro computador, um Commodore 64… grande máquina que se destacava dos ZX Spectrum da altura.

      Fica bem.

    • Aliás caro Vítor, é tão válido acusares os outros de ódio à marca como seres acusado de a propagandeares porque gostas dela.

  55. @ Vítor M.

    “Quantos não profetizaram o fim da Apple quando esta perdeu Jobs nos anos 90? E o que aconteceu?”

    Vítor, todos sabemos o que aconteceu… lol
    O Jobs foi despedido e entretanto a empresa quase foi à falência! :P

    E o que fizeram? Contrataram de novo Jobs e foi este que a salvou.
    O problema é que agora não há Jobs…

    Só se for “jobs” for the boys, cá em Portugal..eheh :P

  56. Se usassem o Windows Vista esta hora o Curiosity estaria no fundo do oceano, ou no máximo teria pousado no deserto do Saara e achariam que estava em Marte.

  57. Bem, o artigo é claramente tendencioso. Falo como pessoa que não é maluca por tecnologia, mas que trabalha em ciências da computação. Isto porque fico com a impressão de que o autor está, de alguma forma, a tentar estabelecer uma correlação entre a qualidade dos MAC em detrimento de outros SO, apenas porque foi muito utilizado por cientistas que fizeram parte de um grande feito.

    Passo a enumerar as falhas do argumento, que já foram referidas em alguns comentários acima, embora eu não os tenha lido na sua totalidade. O facto de muitos cientistas usarem computadores pessoais MAC não significa que este SO tenha sido usado para operações críticas, como computação em massa, necessária para a missão. Como alguns referiram, há servidores que usam outros SO. Independentemente disso, o facto de o MAC fornecer serviços vitais para a operação não significa que outros SO não o façam, também, com igual qualidade.

    O artigo tenta implicar que, de facto, o MAC providencia estes serviços com uma qualidade superior a qualquer alternativa apenas porque a equipa de cientistas optou, maioritariamente, por MAC. O que interessa aqui é a razão que os levou a preferir MAC. É referido que a arquitectura PowerPC, como não possuía o tal erro, foi preterida à Intel. Isto foi nos anos 90, tendo passado quase 20 anos. Como sabemos, tal não é verdade nos dias de hoje. Para além disso, uma coisa é a arquitectura e outra é o SO. Nos anos 90, havia SO a correr em PowerPC, tal como hoje quase todos os laptop MAC correm em Intel. Consequentemente, este argumento não serve o propósito de enaltecer as qualidades do MAC.

    Como investigador na área de ciências da computação, posso confirmar que há muita gente na minha área a usar MAC, mas não necessariamente pelo facto de o SO arrasar qualquer alternativa. Alguns fazem-no por causa da facilidade de interacção com o utilizador. Outros é pela qualidade de determinadas ferramentas só disponíveis em MAC. E há, claro, aqueles que o preferem pela estabilidade e segurança. No entanto, para correr simulações pesadas, toda a gente usa clusters que correm Unix.

    Em suma, não acho correcto que se esteja a tentar estabelecer correlação entre o uso do MAC e a qualidade do trabalho produzido, até porque não há nenhum estudo objectivo e rigoroso que ilustre tal correlação. Sem isso, artigos como este não passam, na minha opinião, de anúncios publicitários.

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.