Os antivírus grátis para Android serão bons?

Por Hélder Ferreira para o PPLWARE.COM
Numa navegação pelos sites que diariamente visito, encontrei um dado curioso e pertinente.

Encontrei no site do AV Test, um relatório de um teste realizado aos antivírus grátis mais descarregados no Android Market. Esse relatório foi disponibilizado no site no passado 10 de Novembro.

Eu como utilizador Android, preocupo-me pela segurança dos dados que tenho no telemóvel e quando procuro por um antivírus grátis, encontro uma vasta lista, mas fico na dúvida, serão eficientes?


O AV Test, também ficou com a mesma dúvida, e levou a cabo um teste aos antivírus grátis mais descarregados no Android Market para acabar com as dúvidas e com as dúvidas dos utilizadores Android.

Produtos usados para o teste:

Durante o teste, foram considerados alguns aspectos, como por exemplo, scan aos ficheiros no cartão SD, o que a maioria das aplicações usadas neste teste não fazem.
O equipamento usado para o teste tinha instalado 83 aplicações (APK) e 89 Dalvik binaries (DEX) um total de 172 ficheiros.

E depois dos testes, os melhores resultados foram do F-Secure Mobile Security (não disponível no Android Market ainda) e do Kaspersky Mobile Security, que detectaram pelo menos 50% do total de malwares.

Dos produtos free, o melhor resultado vai para o Zoner AntiVirus Free, com uma detecção de 32% de malwares (55 / 172 32% em Manual Scan e 8 / 10 80% em On Installation).

O Zoner AntiVirus é um dos antivírus com um descarregamento médio no Market Android (50.000 – 100.000), contra o mais descarregado, o Antivirus Free (1.000.000 – 5.000.000), que apesar de ter um rating de 4.5 no Market é um dos piores antivírus free, com 0% de detecção de malwares (tanto a nível de Manual Scan como em On Installation).

O GuardX Antivirus, o LabMSF Antivirus beta e o Privateer Lite também nada detectaram a nível do Manual Scan / On Installation, contudo o Privateer Lite foi o único que detectou um malware (1 de 10 equivalente a 10%) em On Installation.

O Kinetoo Malware Scan, apesar de ser um dos menos preferidos (10.000 – 50.000), foi o segundo melhor antivírus grátis dos testados.

Dados provenientes do relatório disponibilizado pelo AV Test.

Como se pode concluir através da tabela acima, quase 50% dos produtos usados neste teste, não passaram.
Os resultados obtidos são muito maus, e a maior parte dos utilizadores Android que usam soluções free, estão em risco elevado de terem os seus equipamentos infectados com malwares.

Eu apesar, dos que estão na lista, só ter testado o Zoner AntiVirus Free e o Kaspersky Mobile Security, já usei alguns outros não free. AVG Security Pro (Actualmente a experimentar), Lookout Security & Antivirus (É um antivírus muito bom) e Dr.Web Anti-Virus (Versão Free e Pro).

No meu ver se o AV Test tivesse incluindo o AVG Antivirus Free e o Dr. Web Anti-Virus Light neste teste, acho que tinham obtido resultados, talvez, muito bons.

Conclusão, a maioria dos utilizadores Android, instalam antivirus só pelo rating e pela quantidade de pessoas que já fizeram download, o que leva a crer que vão por meio de influência dos números e não por onde deveriam ir, pela eficiência.

Também, o Android Market deveria ter muito mais controlo sobre as aplicações que são enviadas. A questão segurança, é uma questão muito séria, e não se pode vacilar deixando perdurar aplicações que não protegem nada ou com sérias falhas, levando assim os utilizadores em erro e a pensarem que estão seguros.





  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


76 Comentários

  1. lol mas ha antivírus para android ??

  2. Pois eu estou à espera de receber a licença 1 ano para o eset tal como aqui foi mencionada, em alguns posts atrás.

  3. É preciso usar antivírus no Android?

    Já me basta aturar o do computador…

    • Convém…
      Por conta desse impasse do uso ou não uso antivírus no Android, o vírus DroidDream e derivados infectou meio mundo Android.

    • Bastava duas coisas para não ser preciso anti-virus.

      1. Updates como deve de ser.
      2. Market ser um local seguro.

      Isto automaticamente se fosse assegurado, ajudada os utilizadores a não precisarem de antivirus. Tendo sempre a consciência que deveria unica e exclusivamente confiar na market oficial e não em APK’s de onde a origem seja desconhecida.

  4. Obrigado iPhone por não me obrigares a preocupar-me com isto…

  5. Não consideraram o Bitdefender Mobile Security porque? É free e é muito bom ;)

  6. E deixam de fora aquele que é um dos mais populares antivírus para Android, o Lookout? :o

  7. Bom artigo, e vai de encontro ao que pensava, os anti-virus para android não estão ainda a nível aceitável.

    • Nao estao mesmo, eu recebi uma copia do avg pro, e ele foi o unico q avisou do virus de uma pagina de navegaçao, embora ele é assim, ou vc deixa ele para verificar os arquivos q forem instalados, ou na navegaçao da internet.

      ele é beeem leve, testei uns, mas as qualidades pro deles precisavam de pagar, testei um o tal de dr web, mas nao sei pq ele apagou meu jogo shadow warrior sem mais nem menos.

      e ainda deu um erro no prey :|

      entao para nao ficar sem estou com o avg pro….

  8. Parabéns pelo post.
    Para quem usa o S.O. android para smartphone como eu, veio mesmo a calhar.
    Escolhi o Lookout Security & Antivirus desde que saiu e comprovo que a escolha feita foi acertada, foi sorte há mistura, mas li e procurei a informação disponível na net, para me proteger.
    São os sites e blogues como o pplware que nos ajudam e ensinam a estar no rumo certo.
    Obrigado equipa do pplware.

  9. Não uso anti-vírus por achar que é desnecessário… :)

  10. Uma pergunta para quem usa regularmente anti-virus no android. Notaram alguma diferença em relação ao consumo de bateria com o anti-virus instalado?

    • Eu pessoalmente, com o antivírus que uso (AVG Security Pro), não noto drenagem exagerada da bateria.

      Já experimentei outros, e também não notei grande coisa…

      A bateria do meu Android, dura-me 3 dias e algumas horas.

      Onde se nota algum consumo, é quando está em scan, mas também é compreensível.

      Gasta-se muito mais bateria quando se navega na internet do que com o antivírus ou mesmo em modo scan.

    • Eu notei uma grande diferença no Consumo da bateria!!!
      Acho que o AVG Free consome mta bateria,
      Alias eu passei por este site precisamente por isso,
      Gostava de saber dos Antivirus Gratuitos qual aquele que consome menos Bateria

  11. Existem sim anti-virus a altura.
    O problema é que não meteram o melhor anti-vírus freeware em teste – Bitdefender :)

  12. Boas,

    Estão qual recomendam instalar no Android?

    AVG Pro?
    Kaspersky?
    Norton?

    Cumprs e obrigado =)

    • Depende da perspectiva de cada um…
      Mas equaciona experimentares o AVG Antivirus Pro e o Lookout Security & Antivirus, neste momento são os que recomendo.

      Apesar do Kaspersky Mobile Security ter detectado no mínimo 50% dos malwares, ainda precisa de ser melhorado, tanto a nível de design, funcionalidades e também melhorarem a eficácia.

  13. Como funciona um antivírus no android???

    Atenção! Não estou a dizer que não existe malware no Android, ou a por em causa o excelente artigo do Hélder Ferreira. Eu estou é a duvidar da eficácia desses antivírus.

    No android cada app (como é lógico o antivírus também é uma app) “roda” numa máquina virtual com a sua própria “user id”, ou seja “roda” numa “pasta isolada” e não podem aceder à “raiz” do sistema.
    Sabendo isso como é que um antivírus vai fazer um scan???

    É preciso relembrar que o sistema de permissões do android chega a ser até mais seguro que de uma distribuição Linux “tradicional”. O problema são as atualizações. Por isso que uma distribuição Linux “tradicional” é muito “mais segura”. No android falta as atualizações. (culpa dos fabricantes).

    “E depois dos testes, os melhores resultados foram do F-Secure Mobile Security (não disponível no Android Market ainda) e do Kaspersky Mobile Security, que detectaram pelo menos 50% do total de malwares.”

    O mais provável é que Kaspersky Mobile Security e todos os outros AV não encontram nada ou simplesmente encontram “falsos positivos”.

    O F-Secure Mobile Security é o único que NÃO está no market. Ele deve usar um “root exploit” para conseguir aceder a pasta root e fazer um verdadeiro scan no sistema. Por isso que ele não entra no market. Porque estaria a violar os “termos e condições” do android market.

    O Google também podia apertar o cerco ao malware. Como sabem, para enviar apps para o market é preciso fazer um registo e pagar uma taxa de 25 dólares. Eles deviam verificar a autenticidade dos dados do “developer” (nome, morada, nº cartão de credito etc…) assim era mais fácil identificar o autor e agir judicialmente contra ele, no caso de ser encontrado malware na app.

    Resumindo…
    Eu posso estar enganado até porque não sou o dono da verdade :P
    Mas analisando o artigo do Hélder Ferreira, cheguei a conclusão de que o F-Secure Mobile Security deve ser o único que está fazendo um verdadeiro scan ao sistema. E como se trata de uma empresa relativamente conhecida podemos abrir uma excepção e instalar essa app que não está no market.

    Mas mesmo assim continuo desconfiado da eficácia dos antivírus no android. O ideal é haver atualizações frequentes.
    Também seria interessante o Google considerar implementar o SELinux no android.

    Cumprimentos

    • É uma boa questão. A Arquitectura do iOS é semelhante, funciona em sandbox também cada App, ou seja, para além delas não terem acesso à root há excepção das API’s disponibilizadas pelo sistema, cada app não consegue ler nem escrever outras apps. São totalmente isoladas uma das outras.

      No Android, o “problema” é que, o isolamento não é total, ou seja, existe a possibilidade de Apps se lerem umas às outras, dentro do mesmo nível, em ocasiões onde a permissão é dada pelo user. Ou seja, provavelmente essa permissão aparecerá quando se instala o antivirus.

      • Mais uma vez, não digas barbaridades sem primeiro te informares.

        Não há App nenhuma em Android que leia os dados de outra, sem que essa outra dê permissão. (Isto pelos métodos normais disponíveis via API)

        • Jovem, quando tiveres numa empresa a comandar programadores iOS e Android vens cá falar. Depois da barbaridade que disseste mais acima fazias melhor figura estar calado.

          Tentas descredibilizar o que digo depois dizes o mesmo que eu disse.

          Tu no Android TENS SEMPRE essa possibilidade. No iOS, não existe NENHUMA FORMA de uma App ler outra. De forma simplificada, percebeste agora melhor ou é preciso um desenho?

          • No Android *NÃO* tenho essa possibilidade a não ser que o programador da App partilhe a informação, não o utilizador.
            E estou a falar dos métodos normais, não de roots e jailbreaks.

            Se tiveres uma empresa com esse programdores iOS e Android, tão diz lá aí aos teus mutchachos do Android para aceder ao ficheiro de preferencias do Farmácias num terminal sem root e me darem os valores que lá estão.

            Não estou a tentar descridibilizar ninguém, apenas a dizer-te que estás enganado e que isso não funciona como pensas.

  14. A nível de infecções directamente para o android através de apps, é preciso ter cuidado, mas agora infecções pela internet mesmo que as descarreguem 90% delas não terão efeito no android->linux based, porque a maior parte é para Win…

    • Não propriamente…
      Um malware, pode ser feito de forma a ser multiplataforma, ou em parte ser.

      Um colega meu, especialista em redes informáticas e certificado com excelentes valores pela Cisco (só para garantir o conhecimento do rapaz), criou um malware poderosíssimo em Java, e ele corria em qualquer plataforma que corresse Java.

      Apesar do malware que o meu colega fez não criasse estragos (porque ele assim não quis), pode-se concluir que os malwares podem ser multiplataforma ou em parte.

      Por exemplo, o DroidDream, foi baseado num genérico dos mais conhecidos para Windows, daí a eficácia do vírus ter infectado meio mundo Android.

      As bases dos vírus, normalmente são genéricas, isto é, servem para criar outros vírus para outras plataformas.

      Por exemplo, o Kaspersky detecta o Z4root como tendo um exploit de base genérica usada em muitos conhecidos trojans para Windows.

  15. Bom artigo Hélder, após lê-lo desprezo ainda mais os anti-vírus.

    Há uns tempos deixei uma resposta num artigo que falava de malware de Android. Respondi à pergunta “há alguma necessidade de instalar um dos imensos antivírus que há no Market???”. Vou citar a resposta e opinião pessoal:

    “Depende.
    Vamos supor 2 casos:
    1 – Utilizador normal que instala exclusivamente aplicações do Market: todos sabemos que as aplicações submetidas no Android Market não são analisadas minuciosamente contra estes ataques de malware. Ora, sempre que uma dessas aplicações mal intencionadas é detectada, a Google é a primeira a removê-la. De que valeria aí um antivírus? Rigorosamente nada. Nesse sentido, os antivírus são puro marketing.
    2 – Utilizador que instala aplicações fora do Market, provenientes de fontes desconhecidas, do “black market” e crackadas: nesse caso, um antivírus pode ou não ser útil mas, apenas, se conhecer a aplicação ou forma de código lá existente… isso significa que muito provavelmente não detectará novas formas de malware… o que nos leva ao mesmo: de pouco valeria um antivírus.
    Friso que o exploit que consegue acesso permanente à root do sistema, por exemplo recorrendo à aplicação Z4root, é detectado em antivírus convencionais no PC… Ora, se o antivírus do PC detecta “esses pedaços de código”, porquê estar a gastar uns “cobres” em antivírus para o Android? Ainda por cima para sobrecarregar o sistema?? No, thanks.
    Na minha opinião, é puro marketing.
    Quanto ao problema do malware no Android: a meu ver, apenas será resolvido quando a Google adoptar a estratégia da Apple, analisando minuciosamente todas as aplicações. Depois, aplicações fora do market com malware… cada um deverá ser responsável por aquilo que instala. Um utilizador que sabe procurar aplicações crackadas terá obrigação de saber os riscos que corre e nunca poderá culpar o sistema de o ter deixado instalar aplicações “que mandaram automaticamente SMSs de custo acrescentado” ou whatever.”

    A acrescentar os factos deste artigo e do comentário do “s-k”, estou ainda mais convicto… e a solução, obviamente, passa por seguir a política da AppStore da Apple, só assim será possível conter “a bicharada”.

    • Concordo Hugo…

      Mas não esquecer que o nível de tecnologia cada vez está a aumentar mais, e não só ao nível de equipamentos electrónicos.

      Hoje em dia, vêem-se vírus todos artilhados e muito sofisticados mesmo tanto a nível de ofuscação do código malicioso como da própria camuflagem como também do que podem fazer, que na maioria dos casos passam sem serem detectados a não ser que se faça uma análise muito rigorosa ao código.

  16. acho isso dos AV’s para android uma ‘desnecessidade’

  17. Eu gostaria de ver um teste ao Lookout uso a 3 anos e nunca me deixou mal e tem backup de contactos e fotos e alarme anti roubo com localização GPS!!!
    E quanto a alguns que dizem que não é necessário, só vos digo que merecem todos os vírus já criados e spam também!!!!

  18. Pois, realmente há coisas que só dão dores de cabeça!
    É pena que a nossa raça seja assim, gananciosa ao extremo. É simplesmente impossível “comercializar” um S.O completamente imune a vírus pois isso iria destruir o mercado das empresas de segurança informática. Por mais seguro que um sistema diga que é, essas mesmas empresas, são as primeiras a tentar desenvolver algo para penetrar essas defesas, caso contrario é a sua empresa que fica sem sustento.
    É pena que as coisas funcionem assim, quem diz na segurança informática diz na saúde, combustíveis e afins… ! Para 10, 1000000 são prejudicados! Enfim…

    Bem mas deixando os pensamentos profundos de lado, lol, não me lembro de ver aqui no pplware uma analise a antivírus para MAC, nem mesmo uma noticia a falar de algum. Como adquiri há relativamente pouco tempo, e como ultimamente as noticias de vírus para MAC começam a aumentar, gostaria de saber se há alguma solução de confiança para Mac!

    Cumprimentos

  19. eu nunca na vida vou comprar um iphone… na minha opinião só compra quem se deixa influenciar por mariquices de marketing…
    mas quem quer gastar dinheiro gasta…
    não percebo é a ideia da malta que usa iphone vir para aqui arrotar postas de pescada… eu uso linux e não vou para os posts do windows ou da apple “ainda bem que uso ubunto à 5 anos… nunca mais tive problemas!” :)

    faz-me lembrar um gajo quando se sente roubado, tenta roubar ou enganar outra da mesma forma… uma costela portuguesa que eu dispenso!

  20. Faltam aqui bastantes anti-virus free para Android, eu uso o LookOut e por acaso gostaria de saber se é bom ou não!

  21. So utilisei dois que não estão aqui, em varias pesquisas cheguei a conclusao que eram os melhores.

    Old:
    Lookout Antivirus et Sécurité

    New:
    Webroot Security & Antivirus

  22. Olá,

    Sim também achei estranho não mencionarem o Lookout free e o Dr. Webb light free.

    Serão melhores que os testados?

    Alguém sabe?

    Obrigado!

    Bem hajam!

  23. E o AVG Free??? Não entendo porque não abordaram esse!

  24. lookout é o que uso e estou muito satisfeito.Recomendo vivamente.

  25. Fica aqui um desafio…

    Quem tiver um dispositivo Android e que não se importe de o usar como dispositivo de testes, que se disponibilize para fazer testes aos outros antivírus free aqui mencionados.

    Por exemplo:
    Lookout
    AVG Free
    Dr. Web Light

    Acho que depois o Vítor M. ou alguém dos administradores não se vai importar, de fazer um update a este tópico com os novos dados.

  26. A um nível puramente filosófico e fora da realidade, o melhor é ir à loja e dizer assim para o funcionário, bem… mais um esterco com Android / Windows 7 Mobile? Eu não quero ser roubado! Isso não me protege. Quando fizerem o sistema operativo à prova de programas malignos aí tudo bem, até lá fiquem com o lixo.
    São peças demasiado caras para ser confundidos com telemóveis a sério… e quando digo telemóveis, digo aquela peça que funciona e que não esgota o saldo, espia-me, etc.

  27. Boas. Já por aí vi referência ao Webroot Security & Antivirus.
    Eu uso embora sem saber qual as suas verdadeiras capacidades.
    Seria bom se pudessem juntar este e outros que aqui foram descritos e realizarem um novo teste.

  28. Boas,

    Instalei o Zoner para testar (tenho usado o Lookout e também já experimentei o Dr. Webb e não tenho razão de queixa mas…). Depois de fazer o primeiro scaner obtive a informação de que o telefone está vulnerável. Vulnerabilidade essa resultante das próprias aplicações como o Juice, o Skype, o Android lost, etc. Existe forma de alcançar outro status sem desinstalar as aplicações? Presumo que não haverá problema ou devo ficar preocupado. Alguém testou e sabe elucidar o pessoal? Obrigado!

    Bem hajam!

  29. Boas outra vez!

    Fiz umas pesquisas, alterei as configurações, nomeadamente o Scheduled scan, o location provider e o usb debugging e já estã com o status de “protegido”.

    Fica a informação!

    Bem hajam!

  30. O Kaspersky Mobile Security 9 permite experimentar durante 30 dias (penso que o artigo dava a ideia que depois de fazer o download não se poderia usar sem comprar uma licença…).

    • Bem, posso ter elucidado a isso, mas não era isso que queria transmitir…

      O Kaspersky, tal como o F-Secure é um software trial, para uma utilização mais duradoura (acima de 30 dias), normalmente quando instalamos um antivírus não o experimentamos só durante 30 dias, é necessário uma licença.

      Foi neste sentido que escrevi.

      • Não estava a criticar, era só para quem quiser experimentar saber que o pode fazer antes de comprar, e pelo texto podia não ter essa noção.

        Eu instalei-o porque pouco depois de ler este teu artigo deparei-me com o Kaspersky na AppStore da Samsung e resolvi experimentar. Nunca tinha instalado nenhum anti-virus e sinceramente não me faz sentir muito mais seguro, acho que resolvi instalar mais por curiosodade. Devo dizer que fiquei satisfeito por não ter acusado nenhum malware no meu telemóvel mas não confio muito em nenhum anti-virus,
        Uma coisa que gostei foi de o Kaspersky trazer integrado um Call Blocker.
        Parece-me que o telemóvel ficou um pouco mais pesado com o anti-virus, acho que o vou desinstalar antes dos 30 dias…

  31. Quais os Antivirus gratuitos que consomem menos bateria? sendo eficientes…

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.