PplWare Mobile

Os 100 dias de Tim Cook como CEO da Apple

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. BrunoM says:

    acho que difícil saber isso… a mesma pergunta podia ter sido feita à 14 anos atrás… mas como se costuma dizer o padre que foi embora é melhor que o que veio….

  2. Pedro Pinto says:

    Bem, relativamente a esta questão apercebo-me que o mercado tecnológico estava mais “agitado” antes do Steve morrer e agora, perto do Natal, parece que tudo está parado, sem novidades… Penso que o Steve Jobs não faz só falta à Apple mas sim ao mundo da tecnologia…Tim Cook não tem carisma (pelo menos nao o demonstrou até ao momento….e isso também vende).

    • Tiago Dias says:

      Mesmo as keynotes nunca mais serão as mesmas sem o Steve Jobs. Notou-se isso já na última, não foi a mesma coisa.

      O Tim Cook até pode ter o seu carisma, mas tal como dizes nunca conseguirá substituir Jobs e o que ele representava, tanto para dentro da empresa, como para fora dela, para todo o mundo tecnológico.

      Tim Cook pode até ter consequências negativas com isto, porque há muita gente à espera de um Steve Jobs 2, e ele nunca o será. As pessoas podem ficar “decepcionadas” com Tim Cook, porque mesmo sendo ele um excelente profissional, mais que habilitado para o cargo, não consegue marcar aquela diferença que SJ marcava, não consegue dar aquele brilho às keynotes que o Steve conseguia.

      Pode ser que melhore, principalmente nas keynotes, que servem sempre para cativar os consumidores, e da última vez não conseguiu. Provavelmente quando apresentou o iPhone 4S estaria a par da situação clínica de Steve Jobs, visto que faleceu poucas horas depois, e é normal que não estivesse no seu melhor.. mas vamos esperar para ver o que TC nos traz no futuro…

      Próxima grande prova de fogo… iPad 3!

    • kekes says:

      Eu notei nas Keynotes… Eu nao sou fa da Apple mas gostava de ver o Steve a trabalhar… Era um homem de muito carisma e inteligente, o Tim a beira dele é um menino…

  3. Mário says:

    Penso que nos próximos 2 anos será homem certo para liderar a Apple.Pois está dentro de todos os futuros projectos que ainda possuem dedo do Jobs.
    Após este tempo,a Apple terá de reinventar…Com este CEO ou com outro…

  4. Eu mesmo says:

    não tem carisma, e o efeito do RFD vai começar a desvanecer

  5. Tavares says:

    Não, Tim Cook será apenas o CEO da Apple, na minha perspectiva, ele não faz ideia do que a Apple representa no mundo tecnológico, tal como acontece em 1985, quando Steve Jobs foi despedido, a Apple foi-se abaixo de tal modo que se viu-se obrigada a comprar uma empresa em 97, que estava a tirar o segundo lugar à Apple, a NeXT que por ironia era do Ex-CEO Apple Steve Jobs, com esta pequena breve história da Apple o que pretendo dizer é que Steve Jobs Adorava o que fazia, fazia por prazer, com convicção de inovar o mundo…

    Tim Cook CEO por cash….

    • nando says:

      @tavares, sabes o que o tim cook fez na apple ? nao sabes eu digo-te…

      fez nada mais do que isto: consegui reduzir a rotaçao de stock de componentes dos macs de 3 meses para apenas 2 dias e as vezes em apenas 24 horas.

      sabes o que isto significa ? exemplo : se uma hard drive chega ao stock control no dia 6 de dezembro no dia 7 ja esta a ser montada, passado 7 dias ou menos ja esta nas maos de um cliente.

      o tim consegui mudar a localizaçao das fabricas dos fornecedores da apple para localizaçoes mais favoraveis reduzindo o transporte e custos.

      sabem porque a apple vende tanto ipad e os outros fabricantes teem dificuldade em acompanhar os preços e a construçao, eu digo , a apple comprou todos os ecran possiveis aos maiores fornecedores da china, com pagamento adiantado esgotando o stock

      a apple fretou todos os avioes de cargo e barcos para os seus productos e para evitar que os outros fabricantes tivessem hipotese de poupar alguns milhares de dolares em transporte, esgotou todos os meios para o transporte de productos

      a apple investiu em 300 maquinas de corte de vidro numa fabrica da china ( so tinham 15 ) que custa meio milhao de euros cada maquina.

      a apple acompanha o fabrico e sabe o que quer, e o tim cook esta a frente de todo este processo e foi graça a ele que as relaçoes china / apple estao em progresso.

      a apple investe e ganha, a china produz , e cria riqueza para o pais.

      • Pedro says:

        Excelente comentário… Só não concordo com um ponto…
        “a apple investe e ganha” sim… “a china produz , e cria riqueza para o pais.” Errado… O preço é muito alto para a China e qualquer dia os efeitos da sobrexploração vão se sentir…

        • Vítor M. says:

          A China enriquece sim e de que maneira, o factor de desequilíbrio está mesmo no sector laboral, mas o poder económico está bem patente na capacidade financeira da China.

          São hoje o país com mais poder financeiro, com mais “tesouraria” se colocarmos isso num patamar empresarial.

          Graças a muito do que disse o nando e graças a politicas de subjugação laboral, mas isso não quer dizer que não seja gerada riqueza com este tipo de produção a baixo preço.

      • aver says:

        “… a apple fretou todos os avioes de cargo e barcos para os seus productos…esgotou todos os meios para o transporte de productos”

        Que história é essa ? Como é que os produtos dos concorrentes chegam a algum lado ? A nado ? 😀

        • pedro says:

          realmente é só rir…
          A maçã cogelou o mundo e nada mais chegou a lado nenhum, então é por isso q as lojas do chines aqui ao lado da minha casa tem as prateleiras vazias 🙂 enfim cada um acredita no q quer e fanaticos há en todo o lado

      • Tavares says:

        Muito obrigado pela, sua resposta, mas como deve saber todo o que mencionou não foi o Tim cook o autor dessas grandes façanhas que enunciou, mas sim Steve Jobs, porém, Tim Cook faz muito bem em ficar com os créditos de do seu antecessor, pois motiva-o a iguala-lo.

  6. Vítor M. says:

    Tim Cook poderá ser o CEO que a Apple moderna necessita: alguém equilibrado e mais centrado na área criativa.

    A parte de “combate” ficará agora a cargo de Bob Mansfield, um vice-presidente com uma determinação muito ao estilo Jobs, que encara a Apple como o projecto da sua vida.

    Um futuro lider, na minha opinião, será Jonathan Ive, um criador, um designer visionário que tem a percepção futurista, Ive é o “artista” da Apple. Determinado, um dos eleitos de Jobs e que será uma peça importante no futuro da Apple.

    Philip Schiller é o homem forte da Apple. Por ele passam os grandes e arrojados projectos e sempre foi o braço direito de Steve Jobs, ele é um pilar desta empresa e foi um dos grande obreiros dos grandes projectos da empresa de Cupertino.

    Tim Cook é o elo forte entre os fortes elos, é o elo unificador.

    • Bruno Bettencourt says:

      Talvez o Phil Schiller é um brincalhão, tem uma grande legião de fãs e tem um grande à vontade em “palco”.

      Na minha opinião, as keynotes deviam ser mais “obra” dele. Se bem que Tim é um grande líder. Defendo vivamente que, o Ipad 3 irá ser um teste para aquela keynote.

      • Francisco Pinto says:

        Não me admirava que as keynotes passassem a ser apresentadas pelo phil.O Tim só apresentou a ultima para “dizer” “aqui agora mando eu”. O tim sera mais um CEO puro e duro!

  7. nando says:

    o tim esta bem e e recomenda-se, pelos menos ate ao lançamento de novos productos supervisionados por ele.

    aquela equipa software, hardware , design , logistica, marketing sao muitos fortes e´preciso e´terem um lider que os oriente.

  8. Carlos says:

    Bom, se o xôr Cook se limitar a seguir um suposto guião deixado pelo xôr Jobs, a Apple está tramada é que uma coisa é ver o que os outros estão a fazer bem e juntar tudo num só produto (se formos ver bem, praticamente todas, senão mesmo todas as “inovações” do iPhone já existiam em milhentos outros produtos, só que cada 1 deles tinha uma e o iPhone juntou-as todas) outra é saber onde para a tecnologia daqui a 2 ou 3 ou até mesmo 5 anos.

    E isso é coisa que nem o mais visionário dos visionários é capaz de fazer, basta ver a literatura de ficção científica que apesar de acertar em muitas coisas, falha em montes de pormenores.

  9. serva says:

    Boa tarde ,

    O @Carlos tem aqui um ponto importante , eu estou totalmente de acoro com ele , quero dizer no entanto que seria sempre difícil , fosse que fosse substituir o SJ , estive a ver no Sábado passado o filme Igenius , e de facto é preciso perceber que estamos a falar de uma personalidade muito rara de se encontrar em qualquer parte do Mundo .

    No entanto gostaria de acrescentar que numa empresa de tecnologia não se podem medir os 100 dias desta maneira , o homem pode não ter muito jeito para apresentar as keynotes , mas pode de facto dar continuidade aquilo que a Apple tem vindo a fazer nestes últimos anos , mesmo para Cook que estava na empresa a 10 anos , é substancialmente diferente o que ele neste momento faz e o que fazia , portanto a que ter calma e perceber qual é que vai ser o seu desempenho nos próximos 12 meses , neste momento ele ainda está a orientar-se , um cargo desta responsabilidade não pode sr tomado de animo leve , provavelmente seria mais preocupante se ele se pusesse a anunciar lançamento de produtos cujo factor sucesso pudesse ser duvidoso , suponho que ele sabe que te os olhos dos accionistas bem centrados na sua pessoa e isso dá uma caga emocional enorme .

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  10. Paulo Bastos says:

    Enquanto Jonathan Ive estiver na APPLE não há problema, pior vai ser quando sair, pois a APPLE era a simbiose perfeita entre Jonathan Ive e Steve Jobs.

  11. serva says:

    Desculpem as várias faltas de letras , preciso substituir as baterias do teclado .

    Cumprimentos

    Serva

  12. serva says:

    Esqueci-me de dizer , que com a Microsoft passou-se exactamente o mesmo , embora o Bill não tenha partido e ainda possa ajudar , o que é certo é que Steve Balman tem se portado muito bem , ultrapassou a péssima imagem que a Microsoft estava com o Windows Vista e lançou o 7 , está a abordar o mercado móvel com muita força e está a pensar de uma forma integrada , irá lançar o 8 , que é um desafio , mas que a partida é inédito no mercado tecnológico um SO que corra em todas as plataformas , por tudo isto é preciso ter um pouco mais de calma com o Sr. Cook

    Cumprimentos

    Serva

  13. aver says:

    Ah, e tal, sem Steve Jobs a Apple afunda-se.
    Pelo menos não se afundou a confiança dos investidores – nos 100 dias as acções da Apple, com altos e baixos, valorizaram-se 4,3%.
    Nada mau, nos tempos que correm.

  14. Bruno Silva says:

    FALHANÇO TOTAL

    O iOS 5, depois 5.0.1, 5.0.2 abandonado e agora 5.1 tudo isto para corrigir um BUG de bateria!
    FAIL!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.