PplWare Mobile

OpenSUSE opta pelo KDE por omissão

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pplware


  1. Confesso que também ando com vontade dar uma volta no novo KDE…

  2. Ana Narciso says:

    É verdade que o openSuse sempre teve tradição com o KDE, embora não conste nas minhas preferências.

    Bom bom era o KDE chegar ao nível de estabilidade do Gnome… é um ambiente gráfico cheio de potencialidade, mas que peca em bugs. Espero que sim.

  3. c.p says:

    usei o kde 4 com o ubuntu normal e jurei NUNCA mais usar. aquilo é a floresta amazónica e os bugs sao os macacos!, ou seja… IMENSOOOOOS

    • Rui Oliveira says:

      A versão 4.3 está bastante melhor. e o opeSUSE, é um caso à parte, sempre foi a melhor distribuição de linux onde a experiência com o utilizador no KDE é superior.

      Experimenta esta versão Live e até podes mudar de ideias 😉

      http://home.kde.org/~binner/kde-four-live/KDE-Four-Live.i686-1.3.0.iso

      Atenção
      login: linux e root não têm password 😉

    • @ALL: Sempre preferi KDE ao Gnome, mais pelos “problemas visuais” do Gnome do que pelas qualidades do KDE. Exemplo: gnome “come” “nativamente” muito espaço da tela.

      @ C.P.: os macacos da Amazônia são muitos, mas não imensos (morei alguns anos tendo a floresta amazônica como meu quintal, bases militares). Mas com certeza não pode haver lugar com mais “bugs” no mundo do que lá (insetos de todos os tipos e tamanhos, esses sim, inacreditavelmente imensos!!!). 🙂

  4. Qualquer says:

    Por acaso nunca usei KDE… Só tenho experiência com Gnome, OpenBox e XFCE. É uma boa altura para corrigir isso!

    Existe algum método de gravar facilmente para uma pen USB o OpenSUSE? Lembro-me da última vez que testei (há umas 2 semanas atrás) que o OpenSUSE não estava adaptado a isso (incompatível com o Unetbootin apesar de estar listado dentro da app para download, por exemplo), mas que era necessário uns quantos comandos, edições de ficheiros e muito mais em Linux para o fazer.

  5. delaorden says:

    Rui Oliveira, ha certo tempo tento encontrar qual é a tradução mais adequada para a palavra “default” e claro que ja tinha tentado “defeito”, “omissão” e etc… mas a palavra que mais se aproxima da realidade nosssa PT-PT/PT-BR é PADRÃO. Então seria :

    Open Suse opta pelo KDE como padrão ou OpenSuse opta como padrão o KDE. Não importa a ordem na frase, mas o sentido. Então eu passei a usar “padrão” como tradução para “default”.

    Por favor, isto não é uma correção que estou a fazer mas sim uma constatação que pode servir a alguns que não entendam ou confundam o título do post.

    Pelo demais, good job and keep it up !

    🙂

    • Ana Narciso says:

      Por omissão, padrão, pré-definido, por norma, significa tudo a mesma coisa. Quem entende português, entende o título do artigo. 😉

      São é usados de forma diferente:
      O KDE é o ambiente gráfico PADRÃO do OpenSuse.
      O KDE é o ambiente gráfico PRÉ-DEFINIDO do OpenSuse.

      Repare-se na inversão, que está correcta tal como no título do artigo:
      O OpenSuse opta pelo KDE POR OMISSÃO.

      E ainda se pode ver, embora eu prefira o padrão ou pré-definido:
      O KDE é o ambiente gráfico por omissão do OpenSuse.

      Enfim, é assim a beleza da língua, muitas voltas para dizer o mesmo.

      • Oi! Traduzir “by default” literalmente como “por defeito” ou como “por falta” faz com que se perca o sentido principal dessa expressão:

        “by default” = “by default happening because something else has not happened”

        Em português, “by default” significa por “por padrão” (por um valor pré-definido).

        A tradução literal do significado é algo como: “em caso de falha, valerá a configuração predefinida XYZ”. – MAS EM CASO DE FALHA? Literalmente, isso não corresponde ao que o(s) texto(s) (geralmente) quer(em) dizer.

        Então a tradução informal do significado pode ser algo como: “se nenhuma configuração for definida, valerá a configuração predefinida XYZ”. – em forma resumida: “por padrão”.

        Ah, uma dúvida: “predefinir” tem/tinha hífen em Portugal?

        []’s,

        Mikhail Miguel

        • Vítor M. says:

          Não gosto de uilizar o termo “padrão”. Prefiro o predefinição, parece-me muito acertado e lógico. O padrão aqui em Portugal é utilizado noutros contextos, embora neste esteja também correcto. Utiliza-se o “por defeito” embora também não o ache o mais indicado, “por omissão” também tem o mesmo peso não pejorativo do “por defeito”, são usados mas na tradução à letras podem não ser o mais indicado. No conjunto, fazem sentido.

    • CarlosMC says:

      A tradução mais correcta de “(by) default” é “por omissão”.

      “Por defeito” é que já não existe 😉 (a tradução literal seria “por falta”).

  6. delaorden says:

    Eu levantei essa lebre com a maior humildade, para facilitar o entendimento do leitor que não esta muito afeito a certos termos, exemplo : “por defeito” (horroroso), “por omissão” (omitir o que ?).
    A amiga Ana Narciso argumentou que…” Por omissão, padrão, pré-definido, por norma, significa tudo a mesma coisa. Quem entende português, entende o título do artigo.” não quis levar o papo mais longe, mais faltou humildade ao reconhecer que 99,9% dos participantes entenderiam muito melhor o simples termo “padrão”. Mas tambem não quis impor minha ideia,mas sugerir. Amigos, o errado sou eu ao dar palpite onde não me chamam… isso, alguns chamam de SPAM.
    abraço

    • Vítor M. says:

      Hehehe gosto desse teu tom de anjo…inho. De facto tiveste uma sugestão que ajudaria a perceber o titulo, sim tudo bem, a Ana e muito bem aumentou a forma de contextualizar um “by default” sem qualquer falsa modéstia… mas como tens falta de humildade, tiveste que vir criticar, como não aceitaste uma explicação também ela correcta. Enfim, é escusado, não entendes e não vais entender o que é ser participativo com educação e humildade de quem partilha conhecimento… não vale a pena.

  7. J.C says:

    Estranho… Entao o OpenSuse é visto como os amiguinhos da Microsoft… e a Microsoft tem vindo a apoiar o projecto Mono que é desenvolvido pelo criador do… Gnome… E o OpenSuse é reconhecidamente uma das melhores distro para correr o Mono… que grande salada aqui vai 🙂

  8. J.C says:

    Bem… já é para ai a 5 ou 6 vez que tento meter um comen tario e isto nem da erro nem mete comentário. Desisto.

    • J.C says:

      E agora apareceu. enfim. desde que se mudaram para o sapo que ha alguma coisa que falha quando se mete um comentario. por vezes nao o mostra e vai para o inicio da pagina.

      • Vítor M. says:

        Negativo não vi nada de errado. Podem eventualmente passar pela moderação ou pelo anti-spam, ferramentas que existem no WordPress e que podem de alguma forma fazer os comentários parar lá (tipo casa da partida) mas nada tem a ver com a entrada para o SAPO pois a estrutura é exactamente a mesma. 😉

    • Ana Narciso says:

      Por vezes o nosso filtro de spam filtra coisas a mais. Somos nós que nesses casos aprovamos cada comentário retido, um a um.

      Pedimos desculpa por qualquer incómodo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.