PplWare Mobile

One Tree, a árvore completa da vida

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Maria Inês Coelho


  1. Alegom says:

    Noticia interessante, só falta saber como “ler” esse gráfico. Olho para ele e é muito bonito mas fico na mesma… :/
    Talvez um esclarecimento adicional? 🙂

    • sergio says:

      começas pela linha que está no centro do círculo e vais por aí fora de ramificacão em ramificação. quanto mais tiveres de percorrer para ir de uma espécie à outra mais elas estão afastadas em termos evolutivos, ou quanto mais no centro os seus ramos se separarem mais cedo elas divergiram uma da outra. inversamente, quanto mais próximo estiver a sua separação mais recentemente elas divergiram e menos caminho terás que precorrer, logo mais próximas evolutivamente elas estão.
      algo assim!

    • Luna Thomas says:

      Cada uma das ramificações corresponde a uma espécie diferente. No ponto em que uma ramificação se separa em mais ramificações, significa que a espécie deu origem a outras espécies, sucessoras da mesma (por exemplo, o lobo deu origem ao cão e ao dingo). Claro que há milhares de espécies. Como nesta imagem não temos espaço para escrever os nomes, só estão lá reinos e subreinos. Ajudei? 🙂

  2. TiagoDM says:

    Só faltava a quantidade da espécie como área no gráfico, que iria variar consoante o tempo, ou seja, consoante fossemos descendo do centro para o perímetro iria ficando mais grossa ou mais fina, dependendo da quantidade de existência (ate podiam marcar os anos – provavelmente em milhares ou em escala logaritmica – como linhas circulares interiores)

  3. dajosova says:

    pois… é tudo muito bonito mas só pelo simples facto de estar assente num conjunto de teorias, algumas das quais falaciosas, nomeadamente os métodos de datação, já me deixa sem grande sentimento de partilha!

    Mas agradeço a divulgação!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.